web viewaqui no brasil, os escritores ... a ficção regionalista (iniciada no...

3
Naturalismo Século XIX. Nessa época, surgiram novas concepções a respeito do homem e da vida em sociedade e os estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia estavam em alta. Os naturalistas começaram a analisar o comportamento humano e social, apontando saídas e soluções. Aqui no Brasil, os escritores naturalistas ocuparam-se, principalmente, com os temas mais obscuros da alma humana (patológicos) e, por causa disso, outros fatos importantes da nossa história, como a Abolição da Escravatura e a República, foram deixados de lado. O Naturalismo surgiu na França, em 1870, com a publicação da obra Germinal” de Émile Zola. O livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão na França do século XIX. O naturalismo é uma ramificação do Realismo e uma das suas principais características é a retratação da sociedade de uma forma bem objetiva. Os naturalistas abordam a existência humana de forma materialista. O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais (zoomorfização). Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, além de estar sempre à mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente. Características do Naturalismo A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. Descrições minuciosas e linguagem simples Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público. Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas. Era uma forma de tentar reformar a sociedade. Principais Autores Aluísio Azevedo Aluno(a) - ___________________________________ Série: __2ª __ ____ E.M. Professora – Suzete Beppu Data - ___/___/2014 ATIVIDADES DE LITERATURA

Upload: nguyenthien

Post on 07-Feb-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Web viewAqui no Brasil, os escritores ... A ficção regionalista (iniciada no Romantismo) teve continuidade durante o naturalismo. As principais obras regionalistas são: Luzia-Homem

Naturalismo  

Século XIX. Nessa época, surgiram novas concepções a respeito do homem e da vida em sociedade e os estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia estavam em alta.

Os naturalistas começaram a analisar o comportamento humano e social, apontando saídas e soluções.Aqui no Brasil, os escritores naturalistas ocuparam-se, principalmente, com os temas mais obscuros da

alma humana (patológicos) e, por causa disso, outros fatos importantes da nossa história, como a  Abolição da Escravatura e a República, foram deixados de lado.

O Naturalismo surgiu na França, em 1870, com a publicação da obra “Germinal” de Émile Zola. O livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão na França do século XIX.

O naturalismo é uma ramificação do Realismo e uma das suas principais características é a retratação da sociedade de uma forma bem objetiva.

Os naturalistas abordam a existência humana de forma materialista. O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais (zoomorfização).

Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, além de estar sempre à mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente.

Características do Naturalismo

A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. Descrições minuciosas e linguagem simples Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público. Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas. Era uma forma de tentar reformar a sociedade.

Principais Autores

Aluísio AzevedoCom a publicação de O Mulato (1881), Aluísio Azevedo consagrou-se como um escritor naturalista. A

publicação dessa obra marca o início do Naturalismo brasileiro.O livro causou impacto na sociedade, principalmente entre o clero e a alta sociedade de São Luís do

Maranhão.O Mulato aborda temas como o puritanismo sexual, o anticlericalismo e o racismo.Em 1890, o Naturalismo atinge o seu ápice com a publicação de O cortiço (obra repleta de personagens

marginalizados).

Inglês de SouzaEm 1891, Inglês de Souza publicou O Missionário, obra que aborda a influência do meio sobre o

individuo.

Adolfo CaminhaPublicou as obras A Normalista, em 1892 e O bom crioulo, em 1895 que falam sobre desvios sexuais e

mais especificamente, o homossexualismo em O bom crioulo.A ficção regionalista (iniciada no Romantismo) teve continuidade durante o naturalismo. As principais obras regionalistas são: Luzia-Homem de Domingos Olímpio.

Aluno(a) - ___________________________________ Série: __2ª __ ____ E.M.

Professora – Suzete Beppu Data - ___/___/2014

ATIVIDADES DE LITERATURA

Page 2: Web viewAqui no Brasil, os escritores ... A ficção regionalista (iniciada no Romantismo) teve continuidade durante o naturalismo. As principais obras regionalistas são: Luzia-Homem

Dona Guidinha do poço de Manuel de Oliveira Paiva.ATIVIDADES

1- Examine as frases abaixo. Escreva V ou F nos parênteses. Se for F, justifique no espaço disponível.

I ( ) Os representantes do Naturalismo fazem aparecer na sua obra dimensões metafísica do homem, passando a encará-lo como um complexo social examinado à luz da psicologia. II ( ) No Naturalismo, as tentativas de submeter o Homem a leis determinadas são consequências das ciências, na segunda metade do século XIX. III ( ) Na seleção de “casos” a serem enfocados, os naturalistas demonstram especial aversão pelo anormal e pelo patológico.

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

2- Das citações apresentadas abaixo, qual não apresenta, evidentemente, um enfoque naturalista? a) Às esquinas, nas quitandas vazias, fermentava um cheiro acre de sabão da terra e aguardente.b) ... as peixeiras, quase todas negras, muito gordas, o tabuleiro na cabeça, rebolando os grossos quadris trêmulos e as tetas opulentas.c) Os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos.d) ... batiam-lhe com a biqueira do chapéu nos ombros e nas coxas, experimentando-lhes o vigor da musculatura, como se estivesse a comprar cavalos.e) À porta dos leilões aglomeravam-se os que queriam comprar e os simples curiosos.

Justifique sua resposta.____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

3- O mesmo da questão anterior: a) Viam-se deslizar pela praça os imponentes e monstruosos abdomes dos capitalistas.b) ... viam-se cabeças escarlates e descabeladas, gotejando suor por debaixo do chapéu de pelo.c) O quitandeiro, assentado sobre o balcão, cochilava a sua preguiça morrinhenta, acariciando o seu imenso e espalmado pé descalço.d) A Praia Grande, a Rua da Estrela contrastavam todavia com o resto da cidade, porque era aquela hora justamente a de maior movimento comercial.e) ... uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas...

Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

4- Pesquise a análise da obra “O mulato”, de Aluísio de Azevedo. Escreva, no caderno (manuscrito), o seu resumo (mínimo de 25 linhas) e os elementos naturalistas presentes nessa obra.