voz de esperança · novembro de 2014

28

Upload: primeira-igreja-do-evangelho-quadrangular

Post on 06-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de novembro de 2014 da PrimeiraIEQ.

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Esperança · Novembro de 2014
Page 2: Voz de Esperança · Novembro de 2014

Diretor ExecutivoPr. Eduardo Zdrojeswski

Coordenação ExecutivaFernando Klinger

EXPEDIENTE

Projeto GráficoEmerson R Batista

Arte e DiagramaçãoEmerson R. Batista

Jornalista ResponsávelMônica Amorim

RevisoresRoberto Bueno e Tarcísio Regert

voz para você

Como crianças que correm atrás do vento, assim nos comportamos

em relação à felicidade. O ser humano sempre buscou esse estado psicológico de “plenitude”, o que iniciou uma discussão que se arrasta há muito tempo e parece estar longe de chegar ao fim. Praticamente todos os dias somos bombardeados com a ideia que devemos nos curvar e adorar a felicidade, como se buscá-la fosse o sentido da nossa existência, a coisa certa a se fazer. A questão é: Sabemos realmente o que é felicidade? Devemos correr atrás dela ou ela se achegará a nós? E se formos felizes, então tudo dará certo para nós?

Você em Alta Voz.Faça parte da Voz de Esperança. Envie sua suges-tão de matéria, opiniões e comentários. Você pode estar na próxima edição!

primeiraieqcuritiba

[email protected]

para refletir 3reticências 4sabor & cia 5

vida & saúde 6curta mais 8

fé ciência 9sociedade 10

comportamento 11capa 12

especial 16

fatos & fotos 18minha história com ele 20

tempo de criança 23agenda 25

espaço cultural 26fala pastor 26

Fotografia GeralEvandro Takemiya Tiragem25.000 exemplares

CTP e ImpressãoNova Gráfica 41 9198.5210

Page 3: Voz de Esperança · Novembro de 2014

para refletir

Você já experimentou aquela sensação de euforia e de bem estar ao abrir um pacote contendo uma merca-doria nova? Mas depois de algum tempo, como um balão de festa, toda aquela energia e deslumbramento se esvaiu? Vivemos em uma sociedade materialista, dominada pela propa-ganda do “TER PARA SER” aonde real-mente o maior problema “não é tanto a abundância de coisas como nossa escravidão a elas”. (David Wong) O sábio Salomão tratou com muita propriedade este tema, a Bíblia afirma que tudo o que seus olhos dese-jaram ele possuiu. (Ecl. 2.4-10). Mas, no final de sua vida, ele fez algumas colo-cações que cabem muito bem em nos-sos dias e que nos ajudarão a encontrar a verdadeira alegria e paz interior, se as observarmos: (Ecl. 2.10-14; 3.1-13).

VIVA CADA DIA E ENTENDA QUE HÁ TEMPO PARA TODAS AS COISAS A ansiedade consumista pode nos levar a querer ter coisas fora do tempo oportuno, gerando proble-mas pessoais e familiares. Jesus nos ensinou: “Basta a cada dia as suas preocupações”. (Mt 6.34)

CUIDADO PARA NÃO CORRER ATRAS DO VENTO! Dar demasiada atenção às coisas materiais nos torna escravos de uma busca desgastante e inútil.Hoje você vibra com o celular novo, o moderno eletrodoméstico, a bolsa de grife, os últimos lançamentos, mas amanhã tudo será parte do passado, se estas coisas te dominam, você nunca se satisfará plenamente.

SEJA SÁBIO, AVALIE CUIDADOSA-MENTE AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS ESCOLHAS! Salomão afirma “que o louco não tem nada que guie sua razão nem controle suas posições enquanto ca-minha cegamente tateando em dese-

jos desenfreados”. Mas o sábio tem seus olhos bem abertos. Não se deixe levar pe-los apelos e promessas mentirosas propagadas pela mídia. Ore e avalie regularmente seu estilo de vida.

VALORIZE OS RELACIONAMENTOS E AS COISAS SIMPLES DA VIDA Na busca pelos bens, muitas vezes nos esquecemos das pessoas e dos relacionamentos humanos, que são um grande tesouro. Reflita: Se você tivesse ape-nas um mês para viver, o que você priorizaria? Adquirir coisas ou rela-cionar-se com as pessoas que Deus colocou em sua vida? “As posses em si são neu-tras. Não são nem certas nem erra-das. É o tipo de relacionamento que desenvolvemos com elas que as torna úteis ou prejudiciais”. (D. Wong)

O CAMINHO DA FELICIDADE É TER UMA VIDA FOCADA EM DEUS E NO SEU REINO! Ao final do livro de Eclesias-tes, Salomão afirma: “De tudo o que se tem ouvi-do, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem”. (Ec 12.13) Tudo o que temos e somos deve ser usado para uma vida que sir-va aos propósitos celestiais. Lembre--se, Deus quer abençoá-lo para que você seja uma bênção na vida de ou-tras pessoas. Alguém disse: “Aquele jovem era tão pobre, tão pobre, que o que tinha era só dinheiro”! A verdadeira riqueza está em uma vida pautada em Deus e na sua Palavra, com obras que O agradam. Somente estes tesouros nos seguirão na eternidade. É sua responsabilidade ad-ministrar sua vida com sabedoria porque no final você dará contas dela para o seu Criador.

O PRAZER DAVIDA

JANE CAMARGOPASTORA E LIDER DO MEI

Page 4: Voz de Esperança · Novembro de 2014

O nosso maior medo não deve ser do fracasso, mas ter êxito nas coisas da vida que realmente não importam.”

Francis chanPastOr, escritOr e educadOr americanO

compare o que você tem com o que você merece, e o contentamento chegará.”

Josemar BessaPastOr e músicO

reticências

O autocontrole é, antes de tudo, o controle da mente. O que semeamos em nossas mentes, colhemos em nossas ações.”

John stottPastOr e teólOgO britânicO. 1921 · 2011

Page 5: Voz de Esperança · Novembro de 2014

Liquidificadortorta

sabor & cia

Naquele dia o telefone tocou e eu mal sabia que seria um dia de aventura. Era uma amiga pedindo um grande favor: “faz dois empadões para a festa de aniversário do meu filho”?

Detalhe, a festa seria naquele mesmo dia. Decidi ajudá-la e só pedi para que ela comprasse os ingredientes. Enquanto fazíamos a lista, ela perguntou sobre alguns produtos específicos, inclusive a tal

da margarina. Falei que poderia ser qualquer uma, afinal, não tinha muita experiência e queria que ela economizasse. Quando comecei a dar “liga” na massa do empadão, senti algo diferente.

Não conseguia dar o ponto e a massa ficou igual de pão, parecia cola e não dava textura, achei que o motivo era a vasilha úmida que estava usando para amassar a massa. O que eu fiz?

Descartei aquela massa e da outra vez utilizei uma vasilha seca, o que acabou não dando muito certo também. (Hoje já sei que o problema não era a vasilha estar úmida ou seca, até porque, alguns

cozinheiros usam até água para fazer a massa do empadão).Já estava chegando perto da festa de aniversário, eu não tinha feito nada,

e além disso tinha estragado todos os ingredientes. Me apavorei. Liguei para uma amiga cozinheira mais experiente e contei tudo o que tinha acontecido, a reação dela foi imediata:

“Você não usou margarina com 20% de lipídios, né?” Fui olhar a embalagem e lá estavam os 20% de lipídios que tornaram o meu dia numa aventura. Eu estava sem dinheiro para comprar outra

margarina, precisava ajudar uma amiga, e o que me restava era o recheio do empadão. O que fazer? Liguei para minha irmã e ela resolveu meu problema com essa receita que estou

compartilhando com vocês, a torta de liquidificador, simples e barata. Fiz a receita pela primeira vez e levei à festa, ficou uma maravilha, foi sucesso absoluto.

Ingredientes1 copo (200 ml) de leite, 1 copo (200 ml) de óleo, 1 copo (200 ml) de trigo,

1 copo (200 ml) de amido de milho, 3 unidades de ovo, 3 colheres (sopa) de queijo ralado parmesão,1 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de Preparo1 peito de frango cozido e desfiado, cebola, alho, extrato de tomate

azeitonas sem caroço, sal a gosto

1. Bata muito bem no liquidificador o leite, o óleo, o trigo, o amido de milho, os ovos e o queijo ralado.2. Com o liquidificador desligado, acrescente uma colher de chá de fermento

e misture manualmente. Reserve a massa.3. Refogue todos os ingredientes do recheio e deixe esfriar bem.

4. Unte com óleo uma fôrma grande, e polvilhe com farinha de trigo. Coloque a maior parte da massa.4. Por cima desta massa que está untando a forma, coloque o recheio.

5. Espalhe o restante da massa (não tem problema se não cobrir todo o recheio, pois o recheio desce um pouco e a massa que está por baixo cresce)6. Leve ao forno médio, pré-aquecido, e deixe assar por 30 minutos.

Page 6: Voz de Esperança · Novembro de 2014

COMUNICAÇÃOPRIMEIRA IEQ

como se fosse um mamá”, con-ta. Já o pequeno João de 3 anos, lembra do “amigo” logo quando acorda. “Nem bem abriu os olhos e já pede pelo achocolatado, ele gosta de comer puro com a colher, mas eu fico preocupada e por isso tenho tentado controlar mais”, co-menta a mãe. E ela está correta ao ser prudente, pois de acordo com a nutricionista Nadia Cozzi, as crianças que ingerem vários copos de achocolatado por dia po-dem sofrer consequencias negati-vas em relação a saúde. “O açúcar além de viciar o paladar, quando consumido em excesso predispõe a criança a doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e obesida-de”, explica a nutricionista. Além de prejudicar o orga-nismo da criança, o açucar tam-bém pode afetar a saúde bucal. Para a cirurgiã-dentista, Denise Pazin Yamamoto, o mal está no consumo em excesso do achoco-latado e a má higinenização dos dentes. “O açucar eleva o ph do meio bucal tornando o meio pro-pício para desmineralização do esmalte e serve como substrato, alimento para as bactérias que causam lesões de cárie”. Ela orien-ta que seja feita a escovação sem-pre que possível após a ingestão do achocolatado e que a higieniza-ção dos dentes seja acompanhada dos pais. Para quem não sabe, al-guns achocolatados possuem em sua composição cerca de 80% de açúcar, porcentagem maior do

AS APARÊNCIAS ENGANAM

vida & saúde

Além dos brinquedos, giz de cera e dos coleguinhas de es-cola, o achocolatado também é um dos maiores companheiros das crianças, se tornando perso-nagem presente na infância. Para alguns, o achocolatado é consi-derado o melhor aliado na fase de crescimento dos pequenos, já que existe a crença que o achocolata-do é uma opção prática, segura e nutritiva. Essa ideia do acho-colatado ser um “alimento bom” pode ser associado às propagan-das e embalagens que anunciam no produto vitaminas e minerais que substituem uma ou mais re-feições. Apesar dessa propagan-da positiva, é preciso ter cuidado, pois você pode estar levando um vilão para casa. Sobre essa ques-tão, profissionais da área de saúde alertam os pais para que analisem os rótulos dos achocolatados, pois a realidade é bem diferente do que a anunciada nas embalagens. Ao analisar os ingredientes listados no rótulo, percebe-se alguns agen-tes no produto alimentício que em nada são favoráveis a saúde, como o açúcar, gordura, sódio e uma porção de aditivos químicos, como conservantes, flavorizantes e aro-matizantes. Nessa fase é comum as crianças se sentirem atraídas pelo achocolatado e substituírem re-feições importantes pela bebida açucarada. Jéssica Fernandes tem uma filha de 5 anos, que tem um companheiro inseparável, “ela to-mava achocolatado diariamente

Page 7: Voz de Esperança · Novembro de 2014

como se fosse um mamá”, con-ta. Já o pequeno João de 3 anos, lembra do “amigo” logo quando acorda. “Nem bem abriu os olhos e já pede pelo achocolatado, ele gosta de comer puro com a colher, mas eu fico preocupada e por isso tenho tentado controlar mais”, co-menta a mãe. E ela está correta ao ser prudente, pois de acordo com a nutricionista Nadia Cozzi, as crianças que ingerem vários copos de achocolatado por dia po-dem sofrer consequencias negati-vas em relação a saúde. “O açúcar além de viciar o paladar, quando consumido em excesso predispõe a criança a doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e obesida-de”, explica a nutricionista. Além de prejudicar o orga-nismo da criança, o açucar tam-bém pode afetar a saúde bucal. Para a cirurgiã-dentista, Denise Pazin Yamamoto, o mal está no consumo em excesso do achoco-latado e a má higinenização dos dentes. “O açucar eleva o ph do meio bucal tornando o meio pro-pício para desmineralização do esmalte e serve como substrato, alimento para as bactérias que causam lesões de cárie”. Ela orien-ta que seja feita a escovação sem-pre que possível após a ingestão do achocolatado e que a higieniza-ção dos dentes seja acompanhada dos pais. Para quem não sabe, al-guns achocolatados possuem em sua composição cerca de 80% de açúcar, porcentagem maior do

que a de cacau, o principal com-ponente da bebida. Por isso, uma sugestão da nutricionista Nadia Cozzi, é que o pais substituam o achocolatado pelo cacau. “O ca-cau possui diversas vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E. Contém também proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate em pó ou achocolatado” explica. A pequena Gabriella de 5 anos, sofria de fortes dores na ca-beça, quando diagnosticada com enxaqueca, a médica proibiu ime-diatamente o consumo do acho-colatado. Isso porque o chocolate contém tiramina, substância que libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor. Agora, a menina teve sua alimen-tação transformada, tendo aces-so apenas a alimentos saudáveis. Vitor Hugo, de 3 anos, também é adepto desse tipo de alimentação regida pro frutas e verduras, é até difícil acreditar que ele nunca to-mou achocolatado, isso devido a postura consciente de sua mãe. “Os pais são os responsáveis pelo formação do paladar dessa pes-soinha que está se desenvolven-do”, afirma Nadia. Além disso, o menino tam-bém não gosta de lanches calóri-cos e sempre opta por algo mais saudável, mostrando que desde cedo aprende-se a saborear e ficar satisfeito ao consumir alimentos saudáveis. Viu como é possível?

VESTIBULAR

AGENDADO

R. São Francisco, 204.CENTRO. CURITIBA. PARANÁ

TEL [email protected]

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS, DATAS E VALORES, ACESSE:

cvq.com.br

1965 - 2014RUMO AO JUBILEU DE OURO

Integralização dos Créditos em

T e o l o g i aPara quem? Pessoas que já concluíram o Curso Livre em Teologia, o ITQ por exemplo.

Diploma Bacharel em Teologia, reconhecido pelo MEC.

Aulas Sábado das 8h às 17h (quinzenais); ou toda terça-feira das 19h15 às 22h30.

Período Um ano letivo.

Além dos brinquedos, giz de cera e dos coleguinhas de es-cola, o achocolatado também é um dos maiores companheiros das crianças, se tornando perso-nagem presente na infância. Para alguns, o achocolatado é consi-derado o melhor aliado na fase de crescimento dos pequenos, já que existe a crença que o achocolata-do é uma opção prática, segura e nutritiva. Essa ideia do acho-colatado ser um “alimento bom” pode ser associado às propagan-das e embalagens que anunciam no produto vitaminas e minerais que substituem uma ou mais re-feições. Apesar dessa propagan-da positiva, é preciso ter cuidado, pois você pode estar levando um vilão para casa. Sobre essa ques-tão, profissionais da área de saúde alertam os pais para que analisem os rótulos dos achocolatados, pois a realidade é bem diferente do que a anunciada nas embalagens. Ao analisar os ingredientes listados no rótulo, percebe-se alguns agen-tes no produto alimentício que em nada são favoráveis a saúde, como o açúcar, gordura, sódio e uma porção de aditivos químicos, como conservantes, flavorizantes e aro-matizantes. Nessa fase é comum as crianças se sentirem atraídas pelo achocolatado e substituírem re-feições importantes pela bebida açucarada. Jéssica Fernandes tem uma filha de 5 anos, que tem um companheiro inseparável, “ela to-mava achocolatado diariamente

Page 8: Voz de Esperança · Novembro de 2014

curta mais

O maior problema dos smarthphones, apontado pelos usuários, é a duração da bateria. Mas, e se a bateria do seu smartphone conseguisse sair de 0% a 70% de carga em apenas dois minutos, ainda seria um problema ter que carregá-lo? Esse “sonho de consumo” para quem utiliza esse tipo de aparelho está perto de se tornar realidade. De acordo com as pesquisas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, isso pode acontecer já em 2016. A novidade pode revolucionar o mercado de smartphones e de eletrônicos em geral que precisam de baterias para funcionar. Além da agilidade na carga, outro benefício é o aumento significativo da vida útil das baterias. Atualmente as baterias dos smartphones aguentam 500 ciclos de recarga até começarem a apresentar problemas; com a nova tecnologia, elas poderão ser recarregadas mais de dez mil vezes, o que garantiria o funcionamento por quase 20 anos.

Smartphone, oS SeuS problemaS acabaram

Aproveitando a onda dos “jogos virtuais”, o Ministério das Comunicações lançou um edital para incentivo de games com um tipo de linguagem que ainda tem muito a ser explorada no país, a dos serious games. Esse tipo de jogo não tem como objetivo apenas o entretenimento, mas o propósito é servir como conteúdo “sério” para quem está jogando. Alguns exemplos citados é que ele seja apresentado como uma campanha política para conscientizar as pessoa sobre o assunto, uma noticia jornalística, uma ferramenta de ensino para professores, entre outras formas. A designer de games, Jane McGonigal, defende a ideia que os jogos sérios podem mudar o mundo. Para ela, além de servirem para educação e conscientização, os jogos colaborativos com temas sérios podem estimular a criação de redes de jovens em prol de boas causas. Topa mudar o mundo jogando?

JogoS “SérioS” podem Salvar o mundo

Page 9: Voz de Esperança · Novembro de 2014

fé & ciência

LUIz PIANOwSkI CIENTISTA E DOUTOr EM TECNOLOGIA FAMACêUTICA

Há vários anos tem saído reportagens e estudos científicos que demonstram, através de es-tudos do DNA, que todos descen-demos de uma Eva e de um Adão primordial. Porém, estes estudos com enfoque somente cientifico parecem apoiar, ou pelo menos tentam apoiar a teoria da evolu-ção. Esse enfoque era esperado em se tratando de estudos científi-cos, pois se sentem menores, cien-tificamente falando, se colocarem Deus nessa “equação”. Nem todos agem assim, por exemplo: Francis Collins, diretor mundial do projeto Genoma, escreveu o livro DNA, a linguagem de Deus. Ele é um cris-tão convicto e assim milhares de outros agem igualmente. Vejam uma frase dele: “Uma das gran-des tragédias de nosso tempo é a impressão criada de que ciência e religião precisam estar em guerra.” Mas, o que eu quero é mais uma vez trazer à luz aquilo que as Escrituras sempre trouxeram e a ciência aos poucos vai desven-dando. Mais uma vez, a conclusão é que todos nós (os 7 bilhões de seres humanos da Terra) tivemos origem de uma única mãe e de um

único pai. Isto está ligado ao nosso DNA, um pedacinho específico do DNA da primeira mulher e do pri-meiro homem estão impregnados no nosso núcleo celular. Dentro do núcleo de nossas células estão os cromossomos, que trazem todos os genes que possuímos e com eles a marca da criação: todos nós viemos de um casal feito por Deus. Será que, observando dessa ma-neira, não podemos entender que herdamos o pecado original de Adão? Será que podemos enten-der que de geração em geração o tal DNA se manteve, e nos faz lem-brar que tivemos um Criador? Veja o que diz o salmista: “Eu te louva-rei, porque de um modo tão admi-rável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. (Salmos 139:14) Viemos da terra e dela fomos formados, porém essa ma-téria terrena à terra voltará, mas meu espirito com Deus viverá. Se por um homem entrou o pecado, por outro – Jesus - entrou o per-dão e o pagamento da dívida que tínhamos. Essa dívida está inscri-ta no âmago do nosso ser, porém

o que crê em Jesus sabe que sua dívida foi paga. Vejamos em Cl 2.13 e 14: ” e a vós, quando está-veis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívi-da que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era con-trário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz...” Gostaria de terminar esse artigo com uma colocação: Adão pecou no paraíso, porém Jesus venceu o pecado no deserto. Que possamos entender que não é por condição econômica ou social ou ambiental que erramos, mas sim por termos impregnados em nós a herança de Adão e Eva. Porém, Jesus veio para inibir que essa condição se aflore em nós. Se pen-sarmos em genes, muitos têm ge-nes que induzem ao crescimento de canceres, porém só em alguns o câncer aparecerá. Do mesmo modo, temos resquícios do erro de Adão, mas esse erro foi lavado com sangue, o sangue de Jesus na cruz, e isso nos deixa alvos como a neve.

D E S C E N D E N T E S D E E V A

CrIOU, POIS, DEUS O HOMEM à SUA IMAGEM; à IMAGEM DE DEUS O CrIOU; HOMEM E MULHEr OS CrIOUGN 1.27

Page 10: Voz de Esperança · Novembro de 2014

SILVIO J. FAUSTINI MESTrE EM TEOLOGIA

sociedade

por que Jesus é o único caminho? A existência de tantas religiões e a afirmação de que todas elas levam a Deus tem confundido muitas pessoas, levando-as a perder as esperanças de poder alcançar a verdade absoluta no assunto. Contudo, diante de tantas “op-ções”, permita-me resaltar que apenas o cristianismo responde de maneira ple-namente satisfatória as quatro questões fundamentais que toda religião procura esclarecer: origem (Deus), significado (salvação em Cristo), moralidade (a vida de Cristo) e destino (a eternidade com Cristo). Quando comparamos Jesus com outras religiões, profetas ou ho-mens “sagrados” é fácil identificar uma suprema distinção. Moisés nunca disse ser Jeová; Buda não reivindicou ser Deus; Maomé não se identificou como Alá; e em nenhum lugar encontramos zoroas-tro reivindicando ser Ahura Mazda. Estes homens apenas alega-ram ter ouvido Deus e serem transmis-sores de sua Palavra, fato que os coloca em um mesmo nível. Jesus, em contras-te, alegou ser o próprio Deus encarnado, pois ele mesmo falou a seus discípulos, “quem vê a mim vê ao Pai” (Jo 14.9). Todos estes “profetas” citados acima prometeram mostrar-nos o caminho, ensinar-nos a verdade e guiar-nos à vida,

ao passo que Jesus afirmou Ser o Cami-nho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6). É isso que faz Jesus diferente, sua plena divindade. Nas demais religi-ões o que importa são os ensinos e não o mestre. No cristianismo, o centro de tudo é a pessoa de Jesus Cristo. Ele é o único caminho porque ele é Deus e, por-tanto, para estar com Deus, o homem deve estar em Cristo. Não existe outra forma. repetidas muitas vezes nos evangelhos, Jesus faz declarações sobre si que só um Deus poderia fazer: de ter poder para perdoar pecados; ressusci-tar os mortos; curar enfermos; de ser um com o Pai; ser a ressurreição e a vida; e ser, Ele mesmo, o próprio objeto de nossa salvação, adoração e culto. Segundo o escritor britânico C.S. Lewis, “a principal missão de Cristo, não foi ensinar, mas invadir este mundo pecaminoso com sua grandeza e amor”. Segundo o mesmo autor, “Nossa terra é um território ocupado pelo inimigo, e a história do cristianismo é um relato de como um grande rei veio à Terra na forma de servo e chamou seguidores para ficar ao seu lado”. Para o cristianis-mo puro e simples, não existe meios de vencermos o problema do pecado sozi-nhos. Somente através de uma rendição

do nosso eu a Cristo é que podemos alcançar a salvação. Somente através Dele é que podemos restaurar nosso relacionamento com o Pai. Ser cristão significa muito mais do que sermos livres do inferno. Sim, Ele começa salvando-nos das consequências espirituais de nosso pe-cado, mas seu objetivo final é levar-nos à presença do próprio Deus. A salvação, segundo Lewis, “significa participar da vida eterna de Deus, não de alguma for-ça espiritual genérica ou incomunicável, mas da vida dinâmica, da alegria e do amor que existe na Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo”. Jesus veio a este mundo a fim de permitir que participássemos deste Amor. Deus não enviou seu filho (o verbo de Deus encarnado) para padecer através de uma morte dolorosa a fim de oferecer-nos uma “opção”. Ele fez isso porque a encarnação (Natal), a morte (sexta feira santa) e a ressurreição (Pás-coa) de Cristo ofereceram o único remé-dio possível para o problema do pecado original da raça humana. Segundo as Es-crituras, ser salvo significa passar a eter-nidade adorando a Deus e, como Cristo é Deus, adorando Cristo. Desta forma, não há sentido pensar em salvação sem Cristo.

Page 11: Voz de Esperança · Novembro de 2014

comportamento

Cibele NardiCoaCh

C om a mudança no pa-pel da mulher na socie-

dade, uma função acabou desvalo-rizada ao longo dos últimos anos: a de dona de casa. atividade feminina comum antes do ápice do movi-mento feminista, na década de 70, cuidar do lar já não soa como uma tarefa de muitos louros e, constan-temente, é motivo de insatisfação por parte de mulheres que não se sentem realizadas profissionalmen-te exercendo somente este papel. em geral o problema parte da crença em acreditar não estar fazendo nada como dona de casa e precisar fazer algo para obter reco-nhecimento. É neste ponto que mui-tas mulheres se precipitam e fazem escolhas profissionais equivocadas, como abrir uma loja sem ter algum conhecimento da área de gestão. Quando não há planejamento, há frustração. É preciso se preparar para essa nova carreira, sabendo de todas as dificuldades que serão en-frentadas com este desafio. Primeiramente, é impor-tante identificar se essa mudança é um desejo real da mulher ou se é

Em busca da carteira assinada

apenas uma crença que está sabo-tando a felicidade. É preciso con-frontar a ideia de procurar outro ofício para verificar o real motivo da insatisfação. Muitas mulheres são felizes sendo donas de casa e muito bem sucedidas nessa carreira, mas não têm essa percepção. Quando constata-se que o caso é realmente procurar uma nova profissão, esta deve estar liga-da às aptidões e valores da mulher e a transição será feita de forma qualitativa, buscando uma solidez na nova carreira. Não importa se ela está preparada para atuar somente cinco anos após da tomada de deci-são, contanto que ela possa exercer a atividade com excelência, evitan-do frustrações. independente da escolha, o ideal é trabalhar de acordo com o que considera importante para ter como recompensa a felicidade. respeitam as regras da or-ganização. a natureza do homem é má, sendo assim, ser imprudente é mais fácil do que seguir as normas estabelecidas. desta forma, uma má influência pode levar outras pes-soas a terem as mesmas atitudes negativas e, assim, prejudicar a em-presa. das pequenas às grandes atitudes, a ética deve permear to-das, pois só assim os resultados se-rão enaltecidos e a imagem velada.

Por falta de reconhecimento do trabalho doméstico, donas de

casa Procuram alternativas Para obter satisfação Profissional

Page 12: Voz de Esperança · Novembro de 2014

Mônica amorim

Page 13: Voz de Esperança · Novembro de 2014

matéria de capa

tando definir, alcançar e conquis-tar a tão sonhada “felicidade”. É possível traçar uma evolução histórica dessa discus-são sobre o que seria felicidade. atualmente, estamos vivendo o período pós-modernidade, que ainda carrega consigo paradig-mas antigos, como o iluminismo e o individualismo, movimentos que propagaram o princípio liber-tador ao homem de buscar a feli-cidade de acordo com seus dese-jos e vontades. Mas, este suposto principio libertador acabou por

felicidade. “de certa forma, vive-mos uma época em que ser feliz é quase uma obrigação”, comenta. Seguindo a mesma linha de pen-samento, o filósofo francês Pascal bruckner, se dedicou a analisar a “obrigação de ser feliz”. em uma entrevista, ele disse: “antes, você tinha a possibilidade de ser feliz, era uma conquista social. agora, você é obrigado a isso, o que é completamente diferente”. Para o filósofo, a socie-dade impõe o pensamento que você precisa produzir sua própria felicidade, como se fosse possí-vel comprá-la como um produto normal. e foi nisso que aline P. acreditou, “eu tinha a sensação que só era feliz quando comprava uma roupa nova, ficava eufórica, mas no outro dia já estava triste

Correr atrás do vento é uma brincadeira comum das crianças, que ao sentirem o fres-cor passar por elas, decidem ir em busca daquela sensação des-conhecida, ou que até então ha-via passado despercebida. Sem se importarem para aonde estão indo e se irão conseguir alcançar o vento, elas correm incansavel-mente, acreditando que será pos-sível agarrar com as mãos aquela sensação invisível. exatamente dessa mesma maneira, o homem ao longo de sua história, vem ten-

Felicidade cONSTRaNGida o “ser feliz” está presente nas páginas de um livro, em um álbum de fotografias, nas redes sociais, nas revistas, nos outdo-ors de campanhas publicitárias, nos filmes, nas novelas, na roda de conversa, nas consultas tera-pêuticas, e outros vários lugares. isso significa que todos os dias a sociedade é conduzida, não so-mente por sua necessidade, mas por um sistema que dita a todo momento, como, quando e onde você encontrará a felicidade. de acordo com o psica-nalista cristão erivelto batista, esse “ser feliz” que nos é cons-tantemente bombardeado, leva a crença em um mito sobre a

colocar um peso sobre o termo “felicidade”, o que remete à reali-dade atual da sociedade, que bus-ca ser feliz de forma desenfreada. Muitas são as correntes de pensamentos, teorias, estudos e pesquisas em torno da felicida-de. o assunto, inerente ao ser hu-mano, ao mesmo tempo parece estar distante dele. Se a busca por respostas sobre a felicidade está longe de acabar, a necessidade de senti-la está cada vez mais forte.

novamente. Com o tempo, com-prar roupas já não me deixava tão feliz e eu passei a consumir outras coisas para ter momentos de feli-cidade”, comenta aline. em um trecho de seu livro a euforia Perpétua, Pascal alertou sobre estarmos condenados a sermos eufóricos o tempo todo, e esse é precisamente o problema, porque as pessoas se tornam in-felizes por serem forçadas a ser felizes. Como consequência des-se esforço em ser feliz mesmo quando não se está, criou-se a “felicidade química”. “eu via meus amigos com roupas de marca, com carros novos, namorando, e isso me fazia pensar que eu não era feliz por não ter tudo aquilo, então eu buscava a felicidade em bebidas e drogas, mas eu ficava

Page 14: Voz de Esperança · Novembro de 2014

vontade para compartilharem suas “infelicidades” nas redes sociais, “quando postei algo demonstrando que não estava bem, logo recebi co-mentários desagradáveis e piadas que me entristeceram ainda mais”, conta Murilo alves (nome fictício). Se para alguns as redes sociais os forçam a serem felizes o tempo todo, para Karla arantes, de 22 anos, este era o motivo da sua falta de felicidade. “eu via as pesso-as felizes e sorrindo a maior parte do tempo, isso me deixava angustia-da porque eu não sentia o mesmo.

declararem a felicidade hoje, mas amanhã não se sentirem da mes-ma forma. isso acontece porque experimentamos picos emocionais ao longo de nossas vidas, como quando recebemos uma promoção no trabalho, o dia do nosso casa-mento, o nascimento de um filho e tantas outras coisas. Mas esses momentos produzem sentimentos temporários de euforia, e que não são suficientes para alcançar a feli-cidade em sua totalidade. É importante entender que a felicidade é estabelecida como um “estado”, situa-se em uma con-dição ligada à situação vivenciada. Um exemplo: para quem está sem conseguir dormir direito há dias, a felicidade pode ser uma boa noite de sono; para quem passa fome, a

mente traiçoeira e perigosa, pois “ela impede os indivíduos de en-xergarem a realidade como ela se

Felicidade que GeRa iNFelicidade a censura para aquele que não está feliz é ainda muito maior em redes sociais que no cotidiano real, onde isso de fato acontece a todo tempo. “Não é à toa que não faltam demonstrações exageradas de alegria cotidiana, exageradamen-te exposta nas redes sociais, onde todas as festas são animadas, todos os casais felizes e todas as viagens incríveis”, analisa o psicanalista eri-velto. as pessoas não se sentem à

eNTeNdeNdO a Felicidade Provavelmente, cada pes-soa que resolver responder o que é felicidade, apresentará uma res-posta própria. No senso coletivo há uma ideia de felicidade genérica e que é compartilhada pela maioria das pessoas: felicidade é ter saúde, amor, dinheiro suficiente, é algo que você deve possuir: um bom imóvel, um veículo novo, uma roupa de gri-fe, realizar muitas viagens etc. de acordo com o filósofo João Mário, estas coisas não deixam de ter sua importância, pois contribuem na continuidade deste estado de bem--estar, mas a felicidade vai além. É comum as pessoas se sentirem extremamente alegres e

ainda mais triste”, conta S. Junior. de acordo com o psicanalista eri-velto, a felicidade química é alta-

Comecei a pensar que não era feliz, me sentia insatisfeita a maior parte do tempo”. de acordo com pesqui-sas atuais, essa felicidade aparente nas redes sociais tem sido a causa do aumento no número de pessoas que desenvolvem depressão. o curta-metragem What’s on Your Mind?, aborda este tipo de felicidade em redes sociais e faz du-ras críticas a essa felicidade virtual. o vídeo mostra um homem que leva uma vida monótona e deprimente, mas se esforça para tentar mostrar que é muito feliz.

alegria pode ser um prato de co-mida; quem mora em uma região de seca, a alegria pode ser alguns minutos de chuva. Nesse aspecto é necessário que o ser humano com-preenda que é saudável buscar a felicidade, mas que também é fun-damental percebê-la em pequenos detalhes. No clássico americano Ci-dadão Kane, o personagem Char-les Foster Kane, magnata multibi-lionário, que possuía prazer físico, honras, poder e dinheiro, prestes a morrer pronuncia a palavra “ro-sebud”, que era o nome do trenó de neve de sua infância pobre, mas que remetia à sua felicidade (amigos, afetos, brincadeiras), que nunca mais conseguiu resgatar ou comprar.

apresenta de fato e, ainda, de lidar com ela”.

Page 15: Voz de Esperança · Novembro de 2014

matéria de capa

pensada pelo homem está deturpa-da e vai contra a vontade dele, que segundo as escrituras é boa, perfei-ta e agradável (romanos 12.3). em eclesiastes 2.26 diz, “ao homem que o agrada, deus recompensa com sa-bedoria, conhecimento e felicidade”. a sociedade atual nos dita a felicidade imediata, por isso vive-mos o momento em que buscamos ser felizes a qualquer preço, desen-volvendo um sentimento egoísta. “É uma felicidade egoísta o que se quer e se oferece no presente, porque se trata do bem-estar em si e por si’”, comenta João Mário. além disso, a felicidade atual traz a ideia de uma busca absolutamente livre até da censura da sua própria consciência ou razão, não havendo limites para conquistá-la. isso também desa-grada a deus, porque ele não quer ver você feliz quando faz algo erra-do ou insensato, pois ele sabe que isso trará consequências negativas no futuro. Sobre isso, Craig cita em seu livro o caso de uma jovem, que para ser feliz ao lado do namorado tomou várias atitudes para propor-cionar um sentimento de felicidade momentâneo, mesmo sabendo que futuramente isso traria consequên-cias que a deixaria infeliz e entriste-ceria o coração de deus. o que precisamos saber é que deus deseja que sejamos mais que felizes. a felicidade deste mun-do se baseia em acontecimentos in-constantes, mas as bênçãos de deus transcendem tudo o que o mundo oferece. Por isso, devemos diminuir nossas expectativas em relação à felicidade terrena e começar a bus-car a felicidade eterna, aquela que se

Felicidade que NãO paSSa Todo homem e toda mulher quer ser feliz e busca isso. Mas mui-tos não a encontram porque vivem longe de si mesmos, ou seja, vivem procurando fora, enquanto a felici-dade está dentro de nós, fora de nós só existe o vazio, a ilusão e a fanta-sia. Mesmo que não seja possível dizer com clareza o que é a felicida-de, todas as tentativas de defini-la remetem a algo maior do que nós, que devemos buscar enquanto vi-vermos. a Felicidade neste sentido apontaria para um aspecto divino. Quando lemos a bíblia, en-contramos a história do grande rei Salomão, o qual relata momentos em que experimentou o prazer, as ri-quezas e as recreações culturais na busca da satisfação e do “ser feliz”. “Vamos. Vou experimentar a alegria. descubra as coisas boas da vida!”, pensou Salomão (eclesiastes 2.1). Porém, nada disso lhe proporcionou a real felicidade, a insatisfação em seu viver continuou (eclesiastes 11). em sua reflexão, o sábio rei concluiu que os prazeres e riquezas não dão felicidade, e que toda aquela busca havia se revelado inútil. Para ele, so-mente em deus e na sua vontade pode o ser humano encontrar paz, satisfação e alegria permanente. o escritor Craig Groeschel escreveu o livro “o cristão ateu”, o qual possui um capítulo sobre a feli-cidade a qualquer preço. em um dos trechos, o autor explica que deus não quer que sejamos felizes quando nossa felicidade se baseia nas coisas deste mundo, porque a felicidade

conquista quando nos aproximamos de deus, buscamos ter intimidade e confiamos nele. “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2.9) Você pode ser feliz aqui se começar pelas coisas mais simples: buscar a deus, amar ao próximo e fazer o bem ao semelhante. Fazer alguém feliz pode ser um começo para se alcançar a felicidade. e, fa-zendo isto ainda estaria cumprindo o mandamento do Senhor Jesus (João 13.34), e para quem consegue acredi-tar, pode ser um instante de se alcan-çar a felicidade. É exatamente isso que Priscila lima tem experimenta-do desde que iniciou como voluntária em um projeto no orfanato, pois para ela a felicidade possui um novo signi-ficado. “a felicidade conquistada com bem material vai embora, ou dura pouco, mas o que ganhamos daque-las crianças não é palpável, porém é visível, e fica conosco um sentimento para a vida inteira”. Sobre a felicidade, rick War-ren escreveu o livro “Você não está aqui por acaso”, em um dos capítulos, rick diz: “Ninguém é completamente feliz porque não é para ser mesmo! a Terra não é nosso lar definitivo, fo-mos criados para algo melhor. Um peixe nunca seria feliz vivendo na ter-ra, porque foi feito para viver na água. Uma águia jamais ficaria contente se não lhe fosse permitido voar. Você nunca se sentirá plenamente satis-feito aqui, porque foi feito para algo maior. Terá momentos felizes, mas nada comparado ao que deus tem planejado para você na eternidade”.

Page 16: Voz de Esperança · Novembro de 2014

O Batismo nas Águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é um sagrado sinal exterior de uma obra in-terior. Em Marcos 16.16 (NVI), Jesus nos diz: “quem crer e for batizado será salvo; quem po-rém não crer será condenado” este é um mandamento do Senhor. No batismo declara-mos no reino espiritual que cremos em Deus, aceitamos a proteção divina sobre nós e nos arrependemos de nossos pecados. No reino físico testi-ficamos a todos a nossa nova vida em Jesus.

Ao crerem em Jesus e reco-nhecer que somente nele há redenção dos pecados, Deus dá a oportunidade de sepul-tar tudo o que fizemos ante-riormente e nascer de novo, como está escrito na carta de Paulo aos Colossenses: “Isso aconteceu quando vocês fo-ram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o res-suscitou dentre os mortos”. (Cl 2.12)

Já! O batismo relatado no novo testamento é o passo seguinte ao crer em Jesus, no livro de Atos 2.41 (NVI) “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”. Não há motivos que possam nos fazer postergar a decisão do batismo, se cremos que nossa salvação está em Jesus está decisão deve ser imedia-ta. Você não precisa “sentir”, ou esperar que um anjo ou Jesus lhe apareça pessoal-mente, basta decidir. Sendo o batismo uma decisão em fun-ção do crer em Jesus, é preci-so entender o seu significado, por isso não são batizado re-cém nascidos, estes são apre-sentados ao Senhor.

horÁrioS9h, 16h30 e 19h

O que é? Por que? Quando?

Queremos te convidar a tomar um ato de fé! Venha participar do “Celebrando nas Águas”, se batizando e declarando o seu amor ao Senhor e aceitando viver com Ele não apenas aqui, mas na eternidade.

Page 17: Voz de Esperança · Novembro de 2014

especial

Algumas pessoas se julgam incapazes ou despreparadas para o batismo, no entanto a palavra é clara em Atos 8.36-38 (NVI) “Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? Disse Filipe: Você pode, se crê de todo o coração. O eunu-co respondeu: Creio que Je-sus Cristo é o Filho de Deus. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou”. Após este fato ambos retornaram a ro-tina de seus compromissos, Filipe pregando a palavra e o eunuco no palácio real, po-rém como um novo homem. Você também pode!

Por imersão, ou seja, mergu-lhando todo o corpo na água. A Palavra “batismo” deriva do vocábulo grego “baptizo”, que significa mergulhar, afundar ou submergir. João batista batizava e batizou Jesus no rio Jordão Marcos 1.4-5 (NVI) “Assim surgiu João, batizan-do no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. A ele vinha toda a região da Ju-déia e todo o povo de Jerusa-lém. Confessando os seus pe-cados, e eram batizados por ele no rio Jordão”.

O Batismo é gratuito, mas cus-tou um alto preço, em 1 Pedro 3.18-21 (NVI) lemos: ”Pois tam-bém Cristo sofreu pelos peca-dos uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir--nos a Deus... (...) quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas al-gumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água, e isso é representado pelo ba-tismo que agora também salva vocês — não a remoção da su-jeira do corpo, mas o compro-misso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo”. Deus tem um plano para salva-ção e redenção do homem pela vida, morte e ressurreição de Je-sus. Ele espera pacientemente. Você vai ficar fora ou vai entrar na arca?

Quem? Como? Quanto?

Portanto, vão e façam discíPulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do filho e do esPírito santo,

mateus 28:19

Page 18: Voz de Esperança · Novembro de 2014

fatos & fotosfatos & fotos

No dia das Crianças, a rua alberto Folloni é invadida pela dança, peças de teatro, muita música, além dos tradicionais brinquedos e barracas de comida. a equipe responsável realizou várias atividades, brincadeiras e recreações com a criançada e também com os mais grandinhos. esse foi um momento de muita alegria e comunhão entre a igreja, pais, filhos e a comunidade. Não conseguiu vir esse ano? Não se preocupe, no próximo ano tem muito mais.

Rua do lazer

Page 19: Voz de Esperança · Novembro de 2014

A equipe de evangelistas do Ministério Mais Missões esteve empenhada durante o mês de setembro, realizaram Impacto Evangelístico em Niterói e em cinco cidades da região de Paranavaí, onde Pr. Eduardo é superintendente. Foi um trabalho maravilhoso e muitas pessoas foram alcançadas com o amor de Jesus.

Mais Missões

Page 20: Voz de Esperança · Novembro de 2014

Me chamo Maria Ana, sou de uma família de poloneses, meu pai e minha mãe conversavam muito em casa na língua nativa deles, eu ouvia e comecei a falar também. Mas, com o tempo fui esquecendo e já não conseguia mais me comunicar tão facilmente. Nasci em um lar cristão, mesmo assim, minha avó ainda não sabia ao certo quem era Jesus Cristo. Ela dizia que O amava, só não entendia que precisava falar com Ele, pedir para Ele perdoar os seus pecados, declarar e aceitar Ele como Senhor e Salvador da sua vida para ir para o céu. E ela queria ir para o céu. Diante disso, em meu coração ia surgindo a vontade de falar de Jesus para ela e explicar o plano de salvação, mas a maior dificuldade era a questão do idioma. Minha avó só falava polonês, pois os europeus antigos não falavam outro idioma. Ela entendia algumas palavras em português porque se comunicava com os netos e bisnetos, e foi com essa pequena oportunidade que comecei a falar sobre Jesus com ela. Comecei contando sobre o nascimen-to de Jesus, e nisso ela chorou ao ouvir a história. Mas quanto mais eu falava, mais ela queria aprender e conhecer sobre Jesus. Confesso que ainda no início, precisei falar em português por-que para mim era difícil falar polonês, eu havia esquecido muitas coisas. Durante os 15 dias que me dediquei a estar com ela, beijando, abraçando e conversando, foi voltan-do a memória as palavras em polonês e assim fui exercitando e criando o hábito de me comunicar com ela em sua língua nativa. Minha grande opor-tunidade de falar sobre Jesus para ela foi em uma madrugada quando ela ficou mal e chamou minha mãe. Eu ouvi e corri bater na porta do quarto

dos meus pais para que eles fossem atender minha avó que não estava bem, mas eles estavam dormindo. Acredito que eles não acordaram por-que o Senhor não permitiu, porque era naquela hora que o Senhor queria me usar. Foi naquele momento que eu abracei ela e comecei falar para ela sobre Jesus, a aplicar o caminho da salvação como fazia com as crianças, de uma maneira fácil e simples. Expliquei sobre o amor de Deus, que mandou Seu filho Jesus, que nasceu e se fez menino, cresceu, morreu na cruz do Calvário pelos nossos pecados, para nos dar salva-ção. E depois de três dias, Ele viveu de novo e Ele não está morto, Ele está vivo e quer morar no nosso cora-ção, quer perdoar nossos pecados. Lembro que eu a abracei e falei: “Vó, Jesus quer morar no seu coração, Ele é seu amigo, Ele cuida, Ele guarda.” Lembro que a abracei, e ela tremia e dizia “Eu quero Jesus, como é que eu faço?” Eu comecei a orar com ela. Fo-ram 10 minutos falando e explicando sobre Jesus em polonês para minha avó, que decidiu confessar e receber Jesus em sua vida. Depois disso ela viveu mais dois meses, e nesse tempo sempre contava para todos os filhos, netos, bisnetos, que ela havia conhecido Jesus e agora ela queria ir para o céu porque ela sabia que iria morar com Ele. Para mim toda essa experiência foi maravilhosa, ainda mais porque eu queria tanto que ela conhecesse Jesus, era meu sonho. Toda essa situação nos aproximou tanto que, ao ficar doente, ela foi para o hospital e queria que eu fosse ficar com ela. Fui, fiquei umas duas horas e ela faleceu para ir ao céu encontrar Jesus.

história sobre

pers

istê

ncia

Uma

MArIA ANA zDrOJEwSkIPASTOrA DA PrIMEIrA IEQ

Page 21: Voz de Esperança · Novembro de 2014

LANÇAMENTO

E AQUELES QUE RECEBEM A ABUNDÂNCIA dA GRAÇA REINAM EM VIDA - RO 5:17

contatos e convites: [email protected]

Des

envo

lvid

o po

r you

canm

kt.com

fogooficial.com

Page 22: Voz de Esperança · Novembro de 2014

[email protected] 8829.6694 (TIM) . PR JHOW

VAGASLIMITADAS

INVESTIMENTODE CARTÃO

OU CHEQUE420,INSCRIÇÕESATÉ28DEZ

11 a 17JAN10 A 14 ANOS

INFORMAÇÕES

Page 23: Voz de Esperança · Novembro de 2014

O que te deixa muito feliz? Ganhar um presente? Um brinquedo ou um jogo novo? Ou então um celular, tablet? Uma roupa nova? Enfim

muitas coisas boas podem nos fazer felizes, mas quanto tempo essa felicidade dura? Logo precisamos de algo para substituir aquilo que ganhamos para continuarmos felizes, não é verdade? Às vezes pensamos que ter muitos amigos nos tornará felizes, porém muitas

vezes eles falham e nos decepcionam. Amiguinhos a verdadeira felicidade, aquela que nunca se acaba só podemos encontrar em Jesus! Ele é quem alegrará todos os dias os nossos corações, mesmo quando alguma coisa triste acontece, temos a certeza que, com Jesus, tudo vai

passar e não precisaremos ter coisas para sermos felizes.As coisas passam, quebram, ficam velhas, fora de moda ou perdem a graça,

os amigos nem sempre estão ao nosso lado, mas em Jesus todos os dias temos motivos para ser feliz! Pois Ele não

falha, nos ama tanto que morreu na cruz em nosso lugar, dando-nos o maior presente que poderíamos ganhar: o

perdão dos nossos pecados e “a vida eterna”. Entregue sua vida a Jesus e faça o que a Palavra de Deus nos ensina em Filipenses 4:4:

“ALEGrEm-sE sEmPrE nO sEnhOr. nOvAmEntE DirEi: ALEGrEm-sE”!

O QUE TE FAZ FELIZ?

BOLA · FÉRIAS · FUTEBOLAMIZADE · CHUTEIRA

CAÇAPALAVRASRESPOSTA

tempo de criança

Page 24: Voz de Esperança · Novembro de 2014
Page 25: Voz de Esperança · Novembro de 2014

Conexão Kids (7 a 9 anos - no cenáculo).Quando: domingos em três horários (9h, 16h30 ou 19h).

Culto Infantil (5 a 10 anos) Quando: Simultâneo aos cultos adultos.

Berçário (0 a 2 anos) e Maternal (2 a 4 anos) Quando: Domingo pela manhã, tarde e noite; quarta-feira e sexta-feira, à noite.

SANTA CEIADia 2 de novembro, domingo às 9h, 16h30 e 19hDia 7 de novembro, sexta-feira às 14h30

CULTO DA FAMíLIADia 9 de novembroo, domingo às 9h, 16h30 e 19h

CULTO DE MISSõESDia 16 de novembro, domingo às 9h e 19h

BATISMO Dia 23 de novembro , domingo às 9h, 16h30 e 19hDia 26 de novembro , quarta-feira às 14h30

Adolescentes (14 a 18 anos)Quando: sexta-feira às 20h (no templo).

Conexão Teens (juniores de 10 a 14 anos - no templo).Quando: domingos em três horários (9h, 16h30 ou 19h).

JUNIEQ - Culto de Juniores (10 a 14 anos - no templo).Quando: Quarta-feira às 20h.

Jovens. Quando: sábado às 19h30.

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Quando: sábados, das 17h às 18h. Espaço 60, na rua Alberto Folloni, 60. Contato: 9576-7915 (TIM - Magali).

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Terceira idade. Quando: quinta-feira, às 14h30. (Templo)[email protected]

agenda

Page 26: Voz de Esperança · Novembro de 2014

Cada membro da família precisa amar seus familiares como Jesus amou a sua igreja. E como Jesus amou a sua igreja? A ponto de dar a sua vida por ela! Lutar pelo que se quer é o meu, o seu papel. Deus não abençoa quem desiste, porque é preciso esperar e crer no Senhor, mesmo que isso pareça difícil ou até impossível. Se eu e você, como membros da família, lutarmos e dermos tudo que é possível em favor de nossos familiares, nós seremos mais do que vencedores

Conheça o primeiro CD do Ministério Entrega Total, intitulado “Você esta preparado?”. Com esse CD, o ministério tem como visão e objetivo levantar uma geração de adoradores que entendam que o arrebatamento da igreja esta próximo de acontecer. O álbum trás como tema principal a volta de Jesus!Você pode adquirir esse CD e conferir muitas outras novidades do ministério através do site; www.entregatotal.com.br

JONATAS ALVESPASTOR,LíDER DE LOUVOR

PRIMEIRAIEQ

CD

VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

Pr. Eduardo Zdrojewski

Autor: Sérgio Carrielo Editora: Geográfica

Esse livro proporciona uma perspectiva muito interessante para a importante história da obra de Deus. Um texto bem escrito e imagens fortes chamam a atenção desta excelente versão da Palavra de Deus. De fácil compreensão e com desenhos impecáveis, ricos em detalhes épicos, as histórias são contadas de forma objetiva, em ordem cronológica, o que facilita a memorização dos fatos bíblicos. Mesmo para quem já tem uma Bíblia, vale à pena adquirir um exemplar que será utilizado por toda a família, independente da idade.

ANDRIELLI PRUSSAK ALVES

Livro

BíBLIA EM AçÃO: A HISTóRIA DA SALVAçÃO DO MUNDO

espaço cultural

Page 27: Voz de Esperança · Novembro de 2014
Page 28: Voz de Esperança · Novembro de 2014

RUA ALBERTO FOLLONI, 143 TEL 41 3151.5100CURITIBA . PR

PRIMEIRA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

UMA FAMÍLIA PARA TODOS

9h16h3016h3019h19h

MANHÃ DA BENÇÃOENCONTROS DE VIDACULTO INFANTILCULTO DO PODER E LOUVORCULTO INFANTIL

14h3020h3020h30

TARDE DA PROVISÃOREUNIÃO DO EMPREENDEDORCULTO INFANTIL

8h14h3020h

ORAÇÃO E JEJUM (TEMPLO)INTERCESSÃO (TEMPLO)CULTO DE ORAÇÃO

18h19h30

CULTO DOS SURDOS (CENÁCULO)ALTA FREQUÊNCIA - JOVENS

14h30 TARDE COM DEUS (3ª IDADE)

8h14h3014h3020h20h20h

MANHÃ DA BENÇÃOTARDE DA BENÇÃOCULTO INFANTILNOITE DOS LOUVORESJUNIEQ | JUNIORES (TEMPLO)CULTO INFANTIL

14h3020h20h19h3022h3022h30

LIBERTAÇÃO E PROSPERIDADECULTO INFANTILNOITE DOS MILAGRESMAD - ADOLESCENTES (TEMPLO)CULTO INFANTILCURA E LIBERTAÇÃO

8h30 às19h

HORÁRIOSDE CULTOS NAPRIMEIRA IEQ

HORÁRIOSDE CULTOS NO

CENTROEVANGELÍSTICO

8h30 às 16h

8h30 às12h14h às 16h

RUA SENADOR ALENCAR GUIMARÃES, 97 1º ANDAR . CENTRO . TEL 41 3224.5274 *ENTRE A RUA EMILIANO PERNETA E A PRAÇA OSÓRIO EM CIMA DA BOUTIQUE DIM DOM.

DOM

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SAB

SEG.

À SEX

TA

SAB

DOM

EMOCIONANTE, SURPREENDENTE,

CONTAGIANTE, E MAIS DE SEIS MIL ESPECTADORES.

VEM AÍ…

O MUSICAL DE NATALDA PRIMEIRA IEQ

O MUSICAL DE NATALDA PRIMEIRA IEQ

EMOCIONANTE, SURPREENDENTE,

CONTAGIANTE, E MAIS DE SEIS MIL ESPECTADORES.

VEM AÍ…

EMOCIONANTE, SURPREENDENTE,

CONTAGIANTE, E MAIS DE SEIS MIL ESPECTADORES.

VEM AÍ…

EMOCIONANTE, SURPREENDENTE,

CONTAGIANTE, E MAIS DE SEIS MIL ESPECTADORES.

VEM AÍ…

EMOCIONANTE, SURPREENDENTE,

CONTAGIANTE, E MAIS DE SEIS MIL ESPECTADORES.

VEM AÍ…

13 à 18D E Z E M B R O

C E L E B R A N D O N A SC E L E B R A N D O N A SC E L E B R A N D O N A SC E L E B R A N D O N A S

QUEREMOS TE CONVIDAR A TOMAR UM ATO DE FÉ, VENHA PARTICIPAR DO “CELEBRANDO NAS ÁGUAS”, SE BATIZANDO E DECLARANDO

O SEU AMOR AO SENHOR E ACEITANDO VIVER COM ELE NÃO APENAS AQUI, MAS NA ETERNIDADE.

E S P E R A M O S P O R V O C Ê !

NOV16

Prosperidadecampanha da

25 DE DEZEMBRO À 3 DE JANEIRO

DOMINGO ÀS 9H, 16H30 E 19H SEGUNDA A SÁBADO ÀS 9H, 14H30 E 20H