viaje gastando menos - oseudinheirovalemais.com.br · vilha velha - es há seis belas ... só não...

8
VIAJE GASTANDO MENOS Dicas infalíveis para organizar sua viagem e economizar, desde a hospedagem até os passeios.

Upload: duonganh

Post on 13-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VIAJE GASTANDO MENOSDicas infalíveis para organizar sua viagem e economizar, desde a hospedagem até os passeios.

SUMÁRIOEscolhendo o destino ------------------------------------------------ 3Dicas de destinos nacionais e internacionais mais econômicos.

Planejando sua viagem ---------------------------------------------- 4O que pesquisar e como se organizar para gastar menos.

Planejando viagens internacionais ---------------------------------- 5Detalhes especiais que você não pode esquecer.

Economizando na hospedagem ------------------------------------- 6Descubra 5 alternativas para gastar menos, inclusive formas cooperativas.

Organizando a mala -------------------------------------------------- 7Leve tudo que precisa, economize no peso e não pague excesso.

Economizando durante a viagem ------------------------------------ 86 maneiras de fazer seu dinheiro render mais aonde for.

Escolhendoo destino

Dicas de destinos nacionais e internacionais mais econômicos.Comprando as passagens com antecedência e visitando os destinos na baixa temporada, você pode conseguir preços ainda melhores.

Caldas Novas - GOÉ a maior estância hidrotermal do mundo e possui diversos parques aquáticos.

Guarapari - ESHá desde praias com ondas para surf até praias com recifes de corais, e outras mais urbanizadas, com calçadões, bares e restaurantes.

Hopi Hari - SPÉ um dos maiores parques de diversão da América Latina e fica ao lado do parque aquático Wet'n Wild.

Vilha Velha - ESHá seis belas praias, com opções para família, para surf e outros esportes, e também para quem quer badalação; ainda é sede da fábrica de chocolates Garoto.

Serra Gaúcha - RSAtrai pela combinação do clima frio com o vinho, o chocolate e as culturas alemã e italiana; destaque para Gramado e Bento Gonçalves.

Cartagena das Índias - ColômbiaPatrimônio Mundial da Humanidade; possui arquitetura peculiar e bastante colorida, além de praias e ilhas paradisíacas.

Lima - PeruMetrópole conhecida como capital gastronômica da América Latina; possui também um shopping a céu aberto com vista para o Oceano Pacífico.

Mendoza - ArgentinaAos pés da Cordilheira dos Andes, abriga o ponto mais alto do continente, o Aconcágua; é também uma das maiores produtoras de vinho do mundo.

Montevidéu - Uruguai

Além de muita história e uma arquitetura encantadora, possui ruas arborizadas e belas paisagens; na gastronomia, destaque para a carne, o mate e o doce de leite.

Emoldurada pela Cordilheira dos Andes, está próxima a diversas estações de esqui, à vinícola Concha y Toro e a recantos, como Valparaíso e Viñas del Mar.

Santiago - Chile

Internacionais

Nacionais

Garopaba - SCAlém das praias paradisíacas para curtir o verão- como a do Silveira, a do Rosa e a Ferrugem-, o destino recebe, durante o inverno, a visita de baleias-francas, que viram atração turística do local.

Planejando sua viagem

O que pesquisar e como se organizar para gastar menos.

Meios de transporte

Decidido o destino, o próximo passo é saber como você vai chegar lá: de carro, de avião ou de ônibus? Se todas as opções forem viáveis, para economizar, compare-as. Lembre-se:

a) Viagens de carro: Podem ser interessantes para quem tem um tempo maior e gosta de curtir o trajeto e até conhecer outros lugares ao longo do caminho. Só não esqueça de que o trânsito aumenta consideravelmente em dias próximos aos feriados.É possível prever uma média de gastos com combustível e pedágios no site http://abr.ai/1j79H6R

b) Viagens de avião: Comprar com antecedência é a dica principal para gastar menos nas passagens. É bom saber que as grandes companhias aéreas costumam lançar promoções nas terças-feiras a partir das 15h. Pesquise em sites comparadores de preços usando janelas anônimas. Mas compre no site da própria companhia aérea para não pagar a taxa de serviço. Aproveite os programas de milhagem: inscreva-se no programa de uma companhia que possua os destinos que você queira ir. Escolha um cartão com uma boa conversão de pontos para milhas e planeje-se para fazer seus gastos nele.

c) Pesquise também sobre o destino escolhido, para saber quais os meios de transporte que usará por lá. É melhor ir de avião ou de ônibus e alugar um carro no destino? Ou indo de carro você economiza com o aluguel? Ou o próprio transporte público do local pode lhe levar aonde você quer ir? Para gastar menos, pesquise e faça as contas.

Clima do destino

Na internet e em apps de smartphones é possível ir acompanhando a previsão do tempo no destino escolhido. Assim, você planeja bem o que deve ou não levar e não corre o risco, por exemplo, de ter que comprar um casaco quando chegar lá porque não se planejou bem para o frio.

Bagagens em viagens aéreas nacionais

Vale a pena dar uma olhada na franquia de bagagem da companhia aérea para não ter que pagar sobrepeso depois. Pesquise no site da companhia escolhida.

Atrações e possíveis programações

Para aproveitar melhor os dias de viagem e economizar, é interessante reunir o máximo de informações possíveis sobre atrações e passeios no destino: possibilidades do que fazer, preços dos ingressos, locais de compra, dias e horários de funcionamento, distância entre atrações, descontos em dias

específicos, atrações gratuitas, etc. Assim você pode se planejar melhor. E afinal, você não vai querer voltar e descobrir que deixou de fazer algo bacana no destino simplesmente porque não sabia daquela possibilidade.

Planejando viagensinternacionais

Detalhes especiais que você não pode esquecer.

Bagagens de mão e despachadas

Em viagens internacionais, é proibido levar frascos com mais de 100 ml na bagagem de mão. Portanto: a) líquidos com mais de 100 ml devem ser acomodados nas bagagens despachadas. b) frascos com menos de 100 ml podem ser levados na mão, desde que estejam dentro de saquinhos ziplock lacrados.A franquia de bagagens internacionais é maior do que para destinos nacionais. Mas não deixe de conferir os limites de peso. Eles variam de país para país. Existe um peso máximo e um formato limite até para as bagagens de mão. Fique atento para não ter que despachá-la de última hora. Pesquise no site da companhia aérea.

PassaporteNo site da PF http://bit.ly/1SzHeca você encontra todos os passos e documentos necessários para retirar o seu. Fique atento à validade: a maioria dos países exige que, na hora da entrada, o passaporte esteja válido por mais seis meses após a data marcada para retorno. Em viagens pelo MERCOSUL, a entrada é liberada apenas com RG, desde que o documento seja original e a data de emissão seja inferior a 10 anos.

Permissão Internacional para Dirigir - PID

Se estiver pensando em alugar um carro no destino, confira a lista de países que exigem a PID: http://bit.ly/1SXa9HJ. Peça a sua no DETRAN mais próximo com antecedência (a taxa e o prazo de entrega variam de acordo com o estado).

Visto

Além do passaporte, muitos países exigem vistos na entrada (como EUA, Canadá, Austrália, Emirados Árabes, etc.). Para retirar o seu, contate a Embaixada ou Consulado do país de destino, agende uma entrevista e aguarde aprovação. É aconselhável pedir o visto com bastante antecedência e não comprar as passagens antes da aprovação para não correr riscos de ter que remarcá-las.

Seguro viagem

Para alguns destinos internacionais, também é item obrigatório para imigração (como nos países da União Europeia). Em geral, cobre imprevistos relacionados à saúde ou ainda, perda de voos ou documentos, extravio de bagagens, etc. O preço varia dependendo das garantias escolhidas e da quantidade de dias no destino. Avalie bem o custo-benefício de cada plano e seguradora. Alguns cartões de crédito oferecem assistência em viagens, incluindo seguros. Saiba mais aqui: http://bit.ly/1YalvyL

Certificado Internacional de Vacinação

É exigido por alguns países (veja quais, aqui: http://bit.ly/221Xc5n. ). Para retirar o seu, você deve tomar a vacina, no mínimo, 10 dias antes de viajar. Em seguida, fazer um pré-cadastro no site http://bit.ly/1l4fMDA e ir a uma agência ou posto da ANVISA, levando RG e comprovante de vacinação. Este serviço é gratuito.

MoedaAlguns países aceitam dólar, além da moeda local. Pesquise e compare se é mais barato comprar dólares ou a moeda do país de destino (algumas podem ser mais caras por aqui e compensa trocar só quando chegar ao destino).

Economizando na hospedagem

Descubra 5 alternativas para gastar menos, inclusive formas cooperativas.

Hospede-se num hostel

Esqueça sua antiga ideia de albergues. Os hostels estão cada vez mais modernos e equipados. Além disso, há opções de quartos coletivos ou privativos. E os preços costumam ser mais em conta do que em hotéis.

Conheça aplicativos como o http://airbnb.com, que lhe colocam em contato direto com o proprietário do imóvel (há anfitriões em mais de 34 mil cidades pelo mundo em 190 países). Cadastrando-se, é possível alugar desde um quarto na casa de alguém até um imóvel completo (há até casas-barco e castelos para aluguel). E além de conseguir preços melhores na negociação sem intermediários, ainda dá para ver comentários de hóspedes anteriores qualificando o imóvel e a recepção dos anfitriões.

Fale direto com o proprietário

Um tipo de hospedagem gratuita, o couchsurfing pode ser traduzido, ao pé da letra, como "surf no sofá". Isso porque o sofá é o que muitos anfitriões costumam disponibilizar gratuitamente para os visitantes, mas há também quem ofereça colchões e até quartos privativos.

É preciso se cadastrar em um site do serviço, como o http://couchsurfing.org, que também mostra os comentários e recomendações de outros usuários, dando mais confiabilidade ao processo.

A prática ainda possibilita um convívio bem mais próximo com pessoas de outros locais e de outras culturas, muito maior do que o contato de quem só visita a cidade e seus pontos turísticos.

Descubra o que é couchsurfing

Outra opção barata para se hospedar é trocar de casa. A ideia também funciona a partir de sites e apps, o mais famoso é o Home Exchange, com versão em português - http://www.trocacasa.com - e mais de 50 mil casas cadastradas em 150 países.

Para ter acesso, é preciso cadastrar sua casa (com fotos, inclusive) e pagar uma anuidade de U$ 9,95 para poder começar a negociar os intercâmbios, que podem ser simultâneos ou não (é possível, por exemplo, ceder a estadia e obter um crédito para uma futura hospedagem).

Troquede casa

Atualmente há vários sites para comparar preços de hotéis e pousadas pelo mundo afora. É o caso do http://booking.com, do http://trivago.com, etc. Mas há também a opção de dar seu próprio lance, dizendo quanto quer pagar em determinada área e por certa quantidade de estrelas e, se a oferta for aceita, você pode conseguir até 60% de desconto. Esse é o caso do http://priceline.com, que funciona como um leilão na opção "Name your own prive" (e também como comparador comum). Experimente.

Compare ou faça o seu próprio preço

Organizandoa mala

Leve tudo que precisa, economize no peso e não pague excesso.

1- Aproveite o friozinho do avião e vista os sapatos e casacos mais pesados que for levar, assim eles não precisam caber na mala.

2- Lembre que a bagagem da ida costuma ser mais leve que a da volta; não estoure a cota de peso antes de sair de casa.

3- Identifique sempre sua bagagem por fora e por dentro. Caso sua mala seja preta e/ou de um modelo comum, coloque uma fita colorida ou um adesivo para evitar, por exemplo, que alguém se confunda e saia com ela.

4- O que deve ir/não pode faltar na mala de mão: documentos, dinheiro e cartões, eletrônicos e carregadores, além de uma muda de roupas, caso sua bagagem seja extraviada.

5- Em viagens de férias, prefira roupas leves, neutras e que não amassam e calçados velhos, que já estão bem confortáveis.

6- Um chinelo pode ser bem útil, mesmo em climas frios, seja para usar no quarto do hotel ou para tomar banho no camping,

7- Nas saídas à noite, sapatilhas podem ser boas substitutas para os saltos, que ocupam muito espaço na mala e podem acabar incomodando no final da noite.

8- Embale os calçados em sacolas plásticas ou envolva-os em toucas de banho antes de colocá-los na mala. Os espaços dentro dos sapatos podem ser úteis para proteger objetos frágeis, isolar líquidos ou guardar meias.

9- Tente escolher peças que possam fazer várias combinações umas com as outras e aumente o número de looks sem aumentar o peso da bagagem. Veja se é possível substituir algumas peças por acessórios, que mudam o visual sem pesar na mala.

10- Para ganhar espaço, enrole as peças em vez de dobrá-las.

11- Prefira levar frascos menores de xampu, condicionador e perfumes.

12- Para evitar vazamentos, passe filme plástico entre a boca do recipiente e a tampa, depois, enrosque-a bem e coloque o produto dentro de uma sacola plástica.

13- Proteja lâminas com binder clipe.

14- Proteja objetos frágeis envolvendo-os em mantas, moletons ou toalhas e coloque-os no centro da mala, entre as camadas de roupas, afastados das laterais.

15- Use um porta-pílulas ou um estojo (penal) para levar as bijuterias.

16- Em caso de presentes, em viagens internacionais, evite pacotes totalmente fechados, pois podem rasgá-los na alfândega.

Economizandodurante a viagem

6 maneiras de fazer seu dinheiro render mais durante o passeio.

Tenha um mapa da cidadeAo chegar ao aeroporto ou estação de ônibus, procure um centro de informação turística, onde possa conseguir um mapa da cidade. Normalmente, esses mapas possuem também os trajetos de transporte público e podem até conter cupons de descontos. Assim, você se localiza melhor e evita gastos desnecessários com táxis e outros.

Economize nas refeições.No Brasil, muitos hotéis oferecem café da manhã de graça; se esse for o caso, aproveite para se alimentar bem na refeição mais importante do dia.Outra ideia para economizar nas refeições é fazer compras em supermercados, para cafés da manhã, lanches e jantares. Dá até para fazer um piquenique em um novo parque ou praça, com os alimentos comprados no supermercado.Em viagens internacionais, aproveite os menus de almoço ou jantar com preços promocionais, incluindo muitas vezes além do prato principal, uma bebida e uma sobremesa.Evite restaurantes muito turísticos ou próximos a grandes atrações. Geralmente, andando algumas ruas a mais, você consegue preços melhores.

Use Wi-Fi gratuito.Em muitos lugares do Brasil e do exterior, já é possível encontrar rede Wi-Fi com acesso gratuito. Aproveite para fazer contato com a família e os amigos nessas oportunidades e economize seu plano de dados. Você também pode conseguir a senha do Wi-Fi de alguns estabelecimentos checando no FourSquare.

Use Google Maps offlineEnquanto estiver usando Wi-Fi, busque a área desejada e digite "okay maps" no campo de pesquisa. Assim, a área visível será salva para consultas offline.

Tenha sempre uma garrafinha d'águaAntes de chegar ao aeroporto, já compre a sua. Passe pelo raio-x com ela vazia e aproveite os bebedouros dos terminais para enchê-la. Carregue-a com você durante a viagem também e encha-a, sempre que possível, evitando comprar água a todo momento. Em alguns países europeus, por exemplo, há água potável nas ruas para isso.

Pense duas vezes antes de comprar.Pequenos gastos não planejados podem virar um grande problema no orçamento. De pouquinho em pouquinho você pode acabar gastando muito. Então, controle seus impulsos (que numa viagem podem ser maiores) e fique de olho nos seus gastos. Não precisa planejar cada centavo que vai gastar na viagem. Mas dá para ter um caderninho à mão e ir anotando tudo, para não perder as contas.

DICA EXTRA:Use um cartãocom mais vantagens

Para compras no cartão de crédito, uma opção interessante pode ser o Sicoobcard, o único que utiliza na conversão de moedas o dólar comercial do dia anterior ao da compra. Assim, você se planeja melhor, sem o risco de pagar mais se a cotação do dólar subir de um dia para o outro. E o Sicoobcard ainda está alinhado com as práticas do cooperativismo, ou seja, as anuidades são reduzidas em relação aos bancos comuns e a taxa de juros é muito abaixo da média do mercado. Saiba mais aqui: http://bit.ly/1J75pcU