viagens com autores - 2015

31
P L V V I A G E N S C O M A U T O R E S

Upload: pinto-lopes

Post on 07-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Pinto Lopes Viagens

TRANSCRIPT

Page 1: Viagens com Autores - 2015

PL

V

V I A G E N S CO

M

AU

TO

R

ES

Page 2: Viagens com Autores - 2015

Natural da Figueira da Foz, colheita Maio 68, vive há 20 anos a viajar eescrever sobre isso. É autor de vários livros, escreve em diversaspublicações e assina documentários para a RTP. Em 2003-04 deu uma voltaao mundo sem aviões, em 2007 outra seguindo a rota de Fernão de Magalhãese, em 2008, outra ainda para seguir as suas ondas de surf de sonho.

PL

V

V

I A G E NS

CO

M

AU

TO

R

ES

Gonçalo Cadilhe E S C R I T O R V I A J A N T E

É dos mais destacados escritores portugueses contemporâneos. A sua obraficcional e poética figura em dezenas de antologias traduzidas num vastonúmero de idiomas e é estudada em diversas universidades nacionais eestrangeiras. Tem vindo a arrecadar prémios como o Prémio Literário JoséSaramago, em 2001, o Prémio Cálamo Otra Mirada, em 2007, e o Prémiode Poesia Daniel Faria, em 2008. Os seus romances estão traduzidos numtotal de vinte idiomas.

José Luís PeixotoE S C R I T O R

Vencedora do prémio literário revelação Agustina Bessa-Luís em 2009,divide-se entre a arte de viajar e a paixão de escrever. Além de colaborar comdiversos jornais e revistas, publica impressões sobre os vários cantos do mundono seu blog. É formadora de Escrita Criativa na Escola Escrever Escrever e temdado diversos cursos no país e no estrangeiro a convite do Instituto Camões.

Raquel Ochoa E S C R I T O R A

Para o Maestro Vitorino de Almeida, Rui Massena é “um dos músicos maisimportantes da sua geração”. Além de já ter dirigido o Conservatório de Músicada Madeira e de ter sido Director Artístico e Maestro Titular da OrquestraClássica da Madeira, foi o primeiro maestro português a dirigir no CanergieHall, em Nova Iorque. Aos 40 anos, já teve a oportunidade de dirigir um poucopor todo o mundo e esgotou a Sala Suggia com três semanas de antecedência.

Rui Massena M A E S T R O

Leia as biografias completas no nosso site, em

www.pintolopesviagens.com

Os autores são os responsáveis pela existência destas viagens no nosso catálogo. Isso significa que, a partir de um conhecimento prévio e fundamentadodo destino, criaram o conceito, a estrutura, o itinerário, as visitas e as opções de alojamento. Sendo este projeto da sua autoria, os autores não se limitam aassiná-lo, claro. Estarão presentes ao longo de toda a viagem certificando-se que tudo corre como planearam. Por fim, a sua presença não é apenas reguladora:é pró-ativa. Para um autor, esta é uma oportunidade única e irrepetível de contactar o seu público, de lhe explicar os seus pontos de vista, a sua perspetivaoriginal sobre um destino em particular e sobre a vida em geral. É uma partilha. Uma viagem com um autor é uma experiência sem paralelo na forma deviajar e de olhar o mundo.

Page 3: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

José Rodrigues dos SantosE S C R I T O R E J O R N A L I S T A

Nasceu em 1964 na Beira, em Moçambique. É escritor, jornalista da RTP eprofessor universitário na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou na BBCe com a CNN e ganhou vários galardões pela sua atividade enquantojornalista, incluindo o Grande Prémio de Jornalismo do Clube Portuguêsde Imprensa e três prémios de reportagem pela CNN. Publicou 13romances, traduzidos para mais de 20 línguas, tendo Fúria Divina ganho oPrémio do Clube Literário do Porto 2009 e A Mão do Diabo conquistado oPrémio do Portal da Literatura para Melhor Romance de 2012. O Codex632 e A Fórmula de Deus foram ambos selecionados para o PrémioLiterário IMPAC de Dublin. É o escritor que mais livros vende em Portugal.

Hélio LoureiroC H E F

Natural do Porto, fez estágio em várias cidades do mundo, antes de abrirhotéis de 5 estrelas em Portugal, em companhias como Meridien, OrientExpress e Sheraton. Promoveu a cozinha tradicional portuguesa em mais detrinta países e editou dezassete livros de cozinha. Acompanhou váriasmissões oficiais da Presidência da República que lhe mereceram distinçõeshonoríficas como grande Oficial da Ordem de Mérito. Autor do romancehistórico “O Cozinheiro do Rei Dom João VI”, publicado em Portugal e noBrasil, e apresentador, durante mais de sete anos, do programa “Gostos eSabores” na RTPn, é um defensor acérrimo da autenticidade nacional.Fundou a Confraria das tripas à moda do Porto e é membro de mais devinte e cinco confrarias gastronómicas e enófilas nacionais e estrangeiras.

Henrique Sá PessoaC H E F

Tirou o curso de cozinha no Pennsylvania Institute of Culinary Arts, E.U.A.Começou a sua carreira em Londres, no prestigiado Park Lane Hotel, emPicadilly, e teve oportunidade, através de uma transferência na cadeiaStarwood, de ir para Sydney trabalhar no Sheraton on the Park. Em 2005,venceu o Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o mais prestigiante concursode cozinha em Portugal. Iniciou uma nova etapa na sua carreira com oprograma Entre Pratos da RTP2 e, no ano de 2009, montou o seu primeiroprojeto próprio intitulado Alma, Henrique Sá Pessoa. Com estreia emnovembro de 2010, O Ingrediente Secreto é o novo programa semanal dochefe no horário nobre da RTP2. Em 2015, está prevista a abertura do novoAlma na zona mais nobre da cidade, o Chiado.

7

VIA

GENS C

OM

AUTORES

página

6

Page 4: Viagens com Autores - 2015

QUEDA DO IMPÉRIOITÁLIA BIZANTINA E LONGOBARDA

7 dias

16 a 22 de abril de 2015 - A) 8 a 14 de outubro de 2015

Uma cortinaimpenetrável demitos e silênciocobre os séculos quemedeiam entre a quedado Império Romano (476d.C.) e o início do segundomilénio, quando o Ocidentedescobre que afinal o mundo nãoacaba no ano mil. O que resta dessa Itália fustigada porinvasões bárbaras, pelas pestes e pela fome? Roma éapenas uma aldeia, os Longobardos dominam a maiorparte da península, um enclave bizantino mantém amemória formal de um império que entretanto fugiu paraOriente. Mas esse período de trevas esconde umarevelação: o encontro de culturas de norte e sul daEuropa será a génese do futuro. Durante uma semanavisitaremos alguns dos momentos e monumentos maissignificativos desta Itália, testemunhos únicos no mundode um dos períodos menos conhecidos da História.

GUBBIOP

L

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

Gonçalo Cadilhe

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) – ROMA Depois da chegada a Roma e do check-in, visitamos um dos maisextraordinários complexos de arte paleo-cristiana de Itália, o mausoléu SantaCostanza e a igreja de Sant’Agnese com as catacumbas homónimas.Terminamos o dia no centro de Roma com a visita dos mosaicos da capela deSan Zenon (séc. IX) e de Santa Maria Maggiore (séc. V). Dormimos em Roma.Alojamento no Hotel Imperiale Roma 4* ou similar.

2º DIA – ROMA – SPOLETO Saímos de Roma em direcção ao monte Subiaco, onde S. Bento fundou no sécIV a ordem beneditina, dando origem ao clero regular no Ocidente.Consequência directa das invasões bárbaras, a instituição monástica expandiu-sepor toda a Cristandade. Visitamos o mosteiro do Sacro Speco, fundado pelosanto sob as ruínas da villa de Nero; e o mosteiro de Santa Scolástica.Dirigimo-nos a Spoleto, antiga capital do reino longobardo, hoje uma dascidades de média dimensão mais agradáveis da Itália Central. Visitamos acidade e os dois lugares Património Unesco ligados à gesta longobarda, a igrejade San Salvatore e o templo de Campello sul Clitunno. Dormimos em Spoleto.Alojamento no Hotel San Luca 4* ou similar.

Page 5: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

3º DIA – SPOLETO – GUBBIO – RIMINI – RAVENNA Percorrendo o Corredor Bizantino, via segura de ligação entre Ravenna e Roma durante as invasões bárbaras, seguimos por Gubbio e pelo esplêndido valedo Metauro até Ravenna. Chegamos ao Adriático em Fano e visitamos Rimini,a cidade natal de Fellini. Embora seja hoje conhecida no mundo inteiro pelassuas praias, Rimini, que fazia parte da Pentapolis Marítima bizantina, temimportantes monumentos romanos e renascentistas à nossa espera.Dormimos em Ravenna. Alojamento no Hotel Palazzo Bezzi 4* ou similar.

4º DIA – RAVENNAPassamos o dia em Ravenna, Património Unesco, a capital do Império deOcidente no século V. Ravenna possui a melhor concentração de monumentosbizantinos do mundo. Ponto máximo da nossa viagem, que visitaremos compormenor. Dormimos em Ravenna.

5º DIA – RAVENNA – VENEZA De manhã seguimos para a Abadia de Pomposa, lugar único perdido no delta doPó e que remonta ao século VII. Durante a tarde navegaremos na Laguna deVeneza para conhecermos a ilha de Torcello, embrião e protótipo de Veneza,com um dos complexos bizantinos mais extraordinários do mundo, PatrimónioUnesco e outro ponto máximo da nossa viagem. Terminamos o dia na praça deSan Marcos. Dormimos em Mestre. Alojamento no Antony Hotel 4* ou similar.

6º DIA – MESTRE – AQUILEIA – CIVIDALE – MESTREArrancamos cedo para as ruínas de Aquileia, cidade bizantina destruída pelosHunos de Átila. Os sobreviventes fundaram na lagoa Veneta a aldeia deTorcello, que agora já conhecemos. Visitamos as ruínas de Aquileia, com abasílica bizantina. De tarde seguimos para Cividale del Friuli, um doslugares mais evocativos da epopeia longobarda. Ambos os sítios deste diasão Património Unesco. Dormimos em Mestre.

7º DIA – MESTRE – PÁDUA – AEROPORTO DE MALPENSA (AVIÃO)– PORTO OU LISBOA De manhã visitamos em Pádua os frescos da capela Scrovegni, obra-primaabsoluta de Giotto, que coloca o último prego no caixão da arte bizantina efunda a arte ocidental. Almoço em Pádua. De tarde, voo de regresso.

Fim da nossa viagem e dos nossos serviços.

INCLUI:Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Roma e Milão / Porto ouLisboa em voo regular TAP, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e re-spetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (150 €);Circuito em autocarro de turismo; Viagem de Vaporeto para Torcello; Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares; Meia pensão (2 almoços e 4 jantares);Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Gonçalo Cadilhe;Visitas e entradas conforme programa; Taxas de entrada nas cidades italianas;Taxas hoteleiras, serviços e IVA;Seguro Multiviagens (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado comoincluído.

NOTA:Gonçalo Cadilhe rejeita a grafia do NAO.A) O programa da partida de abril é ligeiramente diferente. Consulte-nos para receber

o programa detalhado.

TODAS AS FOTOGRAFIAS SÃO DA AUTORIA DE GONÇALO CADILHE

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplementos:Quarto individual (partida de abril) – 285 €Quarto individual (partida de outubro) – 230 €

Sinal – 515 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se àdata de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data deemissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

1.545 € 150 €

VALOR FINAL

1.695 €

RAVENNA

RIMIN I

VENEZA

ROMA - MOSAICOS DA CAPELA DE SAN ZENON

9

VIA

GENS C

OM

AUTORES

página

8

Page 6: Viagens com Autores - 2015

LIGÚRIAO MEDITERRÂNEO EM VERTICAL

6 dias

23 a 28 de abril 201515 a 20 de outubro de 2015

Um dos pedaços de litoral mais requintados e exclusivos do mundo, a Riviera da Ligúria é também um dos destinos menos badalados de Itália. Quem sabe porquê? Talvez porque quem conhece e gosta, não divulga, guarda para si. Uma atitude que começa nos próprioshabitantes, os lígures. É a única razão que encontro para explicar como é possível que as fachadas de Portofino, as 5 aldeias das 5 Terre, o centro histórico de Génova ou a Baía do Silêncio em Sestri Levante não tenham a mesma notoriedade que a ponte do Rialto, a galeriados Uffizzi, a ilha de Capri ou a praça Navona. A minha perplexidade é justificada, vivi durante a década de 90 na Riviera, com o marTirreno à distância de uma janela aberta, trabalhei no Verão em Portofino, velejei no Inverno no golfo do Tigullio, caminhei na Viadell’Amore enamorado do próprio caminho e sempre achei que pisava solo abençoado por uma luz e uma paisagem irrepetíveis.

E hoje que viajei tanto e vi tanto, sei que na altura não me enganava: este é um dos lugares mais bonitos do mundo.

5 TERRE

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

Gonçalo Cadilhe

Page 7: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) – MILÃO – RAPALLOViajamos de autocarro privativo desde o aeroporto até ao nosso hotel em Rapallo,onde ficaremos durante toda a nossa viagem. Rapallo é uma das mais elegantes eantigas estâncias balneares da Riviera, com uma atmosfera belle époque que nosrecorda quantos viajantes ilustres fugiram ao inverno europeu para “svernare” nolitoral do Mediterrâneo: Ezra Pound, Nietzsche, Sibellius, Lizt, Hemingway, entretantos outros. Alojamento no Hotel Grande Albergo 4* ou similar.

2º DIA – GOLFO DO TIGULLIODelimitado a noroeste pela aldeiazinha de Portofino e a sudeste pela cidade de SestriLevante, o golfo encerra algumas das paisagens, modos de vida e experiências mais emblemáticas da Riviera e mesmo de todo o Mediterrâneo. Rapalloencontra-se no centro deste golfo e passamos o dia a percorrê-lo com serenidade eatenção. De particular relevo a caminhada de 5 kms que liga Santa Margherita aPortofino, à beira-mar, entre enseadas de sonho e mansões de milionários quepreenchem as páginas das revistas do jet-set, nem sempre pelas melhores razões.

3º DIA – AS 5 TERREA pique sobre o mar, numa posição estupenda, iguais ao que eram há séculos porque háséculos que deixou de haver espaço para construir mais, as “5 aldeias” são um dos últimossegredos de Itália, e permitem o contacto com a outra face da península: a culturarural, camponesa, piscatória, rude e simples, e por isso mesmo a forma mais antiga egenuína do Homem se relacionar com o Mediterrâneo. Recusamos a estrada, que sobee desce em ziguezague os apeninos verticais, preferimos o comboio que fura amontanha em túneis horizontais e que nos conduz em poucos minutos de uma aldeiapara a outra.

4º DIA – GÉNOVA*É uma das mais importantes cidades da História da Europa e não por acaso o seucentro histórico é Património UNESCO. Riquíssima de detalhes e de mistério,Génova não se oferece com facilidade ao visitante. Mas a década de cordial relaçãoentre Gonçalo Cadilhe e a Ligúria serve precisamente para, no espaço de um dia eatravés de um bem pensado percurso pedonal, ficarmos a conhecer o melhor da antigaRepública que permitiu as Cruzadas e a glória seiscentista de Espanha.

5º DIA – OS MÁRMORES DE CARRARAAo longo dos séculos, os mais famosos escultores da Humanidade vieram buscar aosalpes apuanos, na fronteira da Toscana com a Ligúria, o mármore que deu origem àssuas obras-primas, desde a coluna de Trajano às estátuas de Miguel Ângelo, deBernini e de Canova. O centro histórico de Carrara, a cidade no sopé destas montanhas,revela-nos toda a história deste principesco material e é também a nossa base de partidapara explorar pedreiras que têm a amplitude de catedrais, neves eternas que afinal sãoapenas o pó do mármore pousado sobre as encostas, estradinhas a pique por umamontanha feita de ouro branco que cristalizou a Eternidade numa obra de arte.

6º DIA – RAPALLO – MILÃO (AVIÃO) – PORTUGALDeixamos a manhã livre para compras ou visitas culturais na elegante estância deRapallo, seguindo depois em autocarro privativo para o aeroporto de Milão.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

INCLUI:Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Milão / Porto ou Lisboa em voo regular TAP, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivastaxas de aeroporto, segurança e combustível (conforme partida);Viagens de comboio mencionadas;Viagens de autocarro de turismo mencionadas; Alojamento e pequeno-almoço no hotel mencionado ou similar;Meia pensão (5 jantares); Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Gonçalo Cadilhe;Taxas hoteleiras, serviços e IVA;Seguro Multiviagens (assistência, cancelamentoe interrupção).

EXCLUI:Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.

NOTA:Na viagem não incluímos, por opção do autor, visitas aos museus de Génova. Sendo tantos e tão densos e recheados, requerem pelo menos um par de horas para cada um. Uma vezque o espírito da viagem é a de dar um panorama geral da Riviera da Ligúria,e dada a limitação do número de dias disponíveis, Gonçalo Cadilhe optou por outras alternativas. Iremos caminhar regularmente nesta viagem: pelos centros históricos de Génova e das Cinque Terre e pela marginal de 5 kms que separa Portofino de SantaMargherita. Não iremos caminhar em terreno difícil nem inclinado, mas esperamos que todos os participantes se sintam em forma para caminhar.Na partida de outubro, o alojamento será no Hotel Best Western Tigullio Royal 4* ou similar. Gonçalo Cadilhe rejeita a grafia do NAO.

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplementos:Quarto individual (partida abril) – 150 € • Quarto individual (partida outubro) – 200 €

Sinal – 450 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data de emissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

1.300 € 150 €

VALOR FINAL

1.450 €

TODAS AS FOTOGRAFIAS SÃO DA AUTORIA DE GONÇALO CADILHE

Partida abril

1.365 € 130 € 1.495 €Partida outubro

5 TERRE

GÉNOVA

11

VIA

GENS C

OM

AUTORES

página

10

Page 8: Viagens com Autores - 2015

7 dias

4º DIA – DELTA DO OKAVANGO Continuação das visitas no Delta do Okavango. Alojamento.

5º DIA - MAUNTerminamos a nossa incursão no Delta do Okavango e regressamos àcidade de Maun, onde passamos a tarde. Alojamento no Maun Lodge.

6º DIA – MAUN – NATAContinuamos viagem em direcção a Nata, cidade que marca o limiteoriental do deserto do Kalahari, e ponto de partida para o extraordináriovazio de referências que é o lago seco Magkadigkadi Pan. Alojamento noNata Lodge ou similar.

7º DIA – NATA Passamos o dia a explorar o Magkadigkadi Pan, um lugar extraordinário eirrepetível à face da Terra. Alojamento.

8º DIA – NATA – KASANESeguimos para o Parque Nacional de Chobe, um dos lugares maisextraordinários de África. Nas margens do rio congrega-se uma multidãode animais africanos, e nós iremos avistá-los a bordo de um mini-cruzeiroque navega preguiçosamente o rio acima e abaixo. Pôr-do-sol a bordo.Alojamento no Chobe Safari Lodge ou similar.

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) ...Em horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido para embarque em voo regular com destino a Maun, via Frankfurt e Joanesburgo. Noite a bordo.

2º DIA – … – MAUNDepois do desembarque, controlo de passaportes e check-in no nossohotel, passamos o resto do dia a conhecer Maun, pitoresco entrepostodo Kalahari. Alojamento no Maun Lodge ou similar.

3º DIA – DELTA DO OKAVANGO Voamos num pequeno aeroplano de Maun para a ilha de Moremi, em pleno Delta. Navegaremos por esse universo líquido sem par no mundo, mas também caminharemos pelas inúmeras ilhas que o constituem, acompanhados por guias experientes na vida selvagem.Alojamento no Moremi Crossing ou similar.

NO KALAHARI! BOTSUANA,ZÂMBIA, ZIMBABUÉ

14 dias

20 de junho a 3 de julho de 2015

Os meus rios desaguam no mar. Mas este rio confunde-me. Contraria a ordemdo planeta e desagua no deserto. O Kalahari actua como uma concha colossal dedez mil quilómetros quadrados onde o rio Okavango desaparece, submergindo-senas areias desta terra sem fim, ou simplesmente evaporando-se primeiro. Paraconhecer todo este universo de artérias flutuantes, juncos e embondeiros,navegaremos num “mokoro”, a embarcação tradicional do Delta, escavada a partirde um único tronco.Dias depois, navegaremos no rio Chobe, avenida de acesso à observaçãopróxima e segura, a bordo de um cruzeiro, de alguns dos animais mais espantososde África, como hipopótamos, crocodilos, búfalos, elefantes. Entre rios e desertos,teremos também a oportunidade de visitar um dos lugares mais irreais do planeta,o lago seco do Magkadigkadi Pan, um excesso de nada no meio do Kalahari.A nossa viagem termina naquela que para mim é a mais espantosa das trêsgrandes quedas de água do planeta, as Victoria Falls. Fechamos com chavede ouro a travessia de um dos desertos mais interessantes do planeta.

DELTA DO OKAVANGO

PL

V V I A G E N

S

C

OM

A

UT

O

RE

S

GonçaloCadilhe

Page 9: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 530 € . Sinal – 1.500 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data de emissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

4.335 € 660 €

VALOR FINAL

4.995 €

INCLUI:

Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Joanesburgo / Maun e Livingstone / Joanesburgo / Porto ou Lisboa em voo regular Lufthansa e SouthAfrican Airways, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxasde aeroporto, segurança e combustível (660 €);Voo em avioneta Maun / Moremi / Maun; Transporte em autocarro e veículos 4 x 4;Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;Pensão completa desde o jantar do 2º dia ao jantar do 9º (almoços do 3º ao 7º diasserão tipo packed lunch a fim de se cumprirem as visitas e voos internos no Deltado Okavango); Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Gonçalo Cadilhe;Guias locais falando Espanhol ou Inglês durante as visitas;Visitas e entradas conforme programa;Passeio de helicóptero nas Cataratas de Vitória; Gratificações a guias e motoristas;Visto de entrada na Zâmbia e no Zimbabué; Taxas hoteleiras, serviços e Iva; Seguro multiviagens VIP (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:

Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado comoincluído.

NOTA:Obrigatório visto e passaporte com validade mínima de 6 meses.Gonçalo Cadilhe rejeita a grafia do NAO.

9º DIA – KASANEMadrugada dedicada à exploração do Parque Nacional de Chobe emjeep. Tarde livre para visitar Kasane, reatear souvenirs nos mercados derua, e relaxar. Alojamento.

10º DIA – KASANE – LIVINGSTONEDepois de uma memorável travessia fluvial da fronteira entre o Botsuanae a Zâmbia, desta vez navegando o rio Zambezi, chegamos ao princípioda tarde a Livingstone, a cidade na margem norte das cataratas deVictoria. Tour das cataratas do lado da Zâmbia. Alojamento no ProteaHotel Livingstone ou similar.

11º DIA – LIVINGSTONEDe manhã visitamos a ilha de Livingstone, que permite uma observação apique das cataratas, na orla próprio salto das águas. De tarde, visitamosas cataratas desde o lado do Zimbabué. Terminamos o dia com um chácolonial no mítico Victoria Falls Hotel. Alojamento.

12º DIA – LIVINGSTONE De manhã, sobrevoamos as cataratas num pequeno helicóptero. Temosa tarde livre para compras e visita cultural da cidade de Livingstone.Terminamos o dia com um cruzeiro - sunset cruise - no Zambezi.Alojamento.

13º DIA – LIVINGSTONE … Regresso a Portugal via Joanesburgo e Frankfurt. Noite a bordo.

14º DIA – … – PORTO OU LISBOA Chegada a Portugal

Fim da viagem e dos nossos serviços.

PARQUE NACIONAL DE CHOBE

CATARATAS DE VICTORIA

13

VIA

GENS C

OM

AUTORES

página

12

TODAS AS FOTOGRAFIAS SÃO DA AUTORIA DE GONÇALO CADILHE

Page 10: Viagens com Autores - 2015

grupos étnicos minoritários. Desembarque e continuação para Chiang Rai,perto do rio Mekong e da fronteira com o Laos. Alojamento no HotelLegend ou similar.

6º DIA – CHIANG RAI – CHIANG MAISaída para Chiang Mai, importante cidade no tempo de Fernão MendesPinto e que dará origem a um dos episódios mais rocambolescos daPeregrinação, a Guerra do Chianmai. Visita. Alojamento no HotelDuangtawan ou similar.

7º DIA – CHIANG MAI (AVIÃO) – BANGKOK – AYUTHAYA Transfer ao aeroporto para embarque em voo regular com destino a Bangkok.Continuação para Ayutthaya. Alojamento no Hotel Classic Kameo ou similar.

8º DIA – AYUTTHAYA – BANGKOK (AVIÃO) – YANGON Visita a Ayutthaya, a Odiá da Peregrinação. Capital do Reino Tailandêsdurante 417 anos, acolheu Mendes Pinto e tantos portugueses seuscontemporâneos. Destruída pelo exército birmanês em 1767 e hoje umgrupo de ruínas magníficas, Ayutthaya é um sítio classificado comoPatrimónio da Humanidade pela UNESCO. Em horário a combinar,regresso ao aeroporto de Bangkok para embarque em voo regular comdestino a Yangon. Alojamento no Hotel Kandawgyi Palace ou similar.

9º DIA – YANGON – BAGO – KYAIKHTIYO Partimos para Bago que, nos tempos de Fernão Mendes Pinto era a capitalda Birmânia do Sul, e se denominava Pegu. Visita com destaque para o PagodeShwemawdaw, o Templo Dourado, que Mendes Pinto apelidou de Varelade Comquiay e que pensou ser o Vaticano dos budistas. Continuamos emautocarro para o sopé da Montanha Kyaikhtiyo e, de pick up, subimos poruma estrada de curvas até onde podem chegar os carros. Depois, em meiahora de caminho alcançaremos o topo, onde se encontra a enigmáticaRocha de Ouro, talvez o símbolo budista mais famoso do mundo.Assistimos ao fantástico pôr-do-sol sobre a rocha. Alojamento no HotelMountain Top ou similar.

10º DIA – KYAIKHTIYO – YANGON Apreciamos o sereno nascer do sol sobre a Rocha de Ouro entre centenasde peregrinos budistas que a veneram, momento ideal para refletir nasdescrições que Mendes Pinto nos deixou da religião budista. Regressamosao sopé da montanha. Estamos na região do reino de Martavão, onde MendesPinto será feito prisioneiro pelo rei do Pegu. Retomamos o regresso paraBago e Yangon, visitando Shwethalyaung – o Buda Sentado, a 2ª maiorestátua de Buda no país, construída no ano de 994 d.C.. Alojamento noHotel Kandawgyi Palace ou similar.

11º DIA – YANGON (AVIÃO) – LAGO INLETransfer ao aeroporto e embarque em voo regular com destino ao

lago Inle, um dos lençóis de água mais bonitos da Ásia, quepermite o delírio de qualquer antropólogo. Observaremos

o modo de vida tradicional dos seus habitantes, quepescam no lago com uma técnica

absolutamente original. Alojamento noHotel Aureum Palace Resort ousimilar.

12º DIA – LAGO INLE (AVIÃO) – MANDALAY

Transfer ao aeroporto e embarque emvoo regular com destino a Mandalay.Visitaremos a pitoresca colina Sagaing,uma aérea com uma incrível quantidadede pagodes e mosteiros, e que éconsiderada o centro religioso daBirmânia (abriga mais de 3.000monges e cerca de 100 centros demeditação). Por fim, chegaremos aAwa, a capital da Birmânia do Norteno tempo de Fernão Mendes Pinto,

16 dias

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

GonçaloCadilhe

NA ÁSIA COM FERNÃO MENDES PINTOBIRMÂNIA, LAOS E TAILÂNDIA

7 a 22 de setembro de 2015

Fernão Mendes Pinto é o maior viajante da História de Portugal. Durante20 anos andou aos ziguezagues pela Ásia, por vezes embaixador, outraspirata, outras ainda mercenário, mercador, missionário, o que fosse possível.As suas andanças, recolhidas na celebérrima Peregrinação foram duranteséculos consideradas pura fantasia. Hoje, sabemos que aconteceram.Gonçalo Cadilhe propõe seguir dois dos episódios mais trepidantes daPeregrinação: a embaixada ao Calaminhão, em que Mendes Pinto viajadesde a atual Birmânia até ao Laos navegando o rio Mekong; e a guerrado Chianmai, em que o português acompanha o rei do Sião desde Ayuthaya atéao norte da Tailândia. Viajaremos de braço dado à Peregrinação, no lugar ondeela aconteceu há 500 anos, mas com o conforto e a segurança do presente.

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) ... Em horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido paraembarque em voo regular com destino a Luang Prabang, via Madrid eBangkok. Noite a bordo.

2º DIA – … – LUANG PRABANGDepois do desembarque, controlo de passaportes e check in no nossohotel, passamos o resto do dia em adaptação ao fuso horário e relax.Alojamento no Hotel Villa Santi ou similar.

3º DIA – LUANG PRABANG Visita à lindíssima antiga capital Luang Prabang, a cidade que MendesPinto denomina de “Tinhão” e que será certamente uma das mais opulentasque o escritor conheceu. Mantém-se, na minha opinião, uma das cidadesmais bonitas do mundo. Ao final do dia, subimos da colina que dominaLuang Prabang para contemplar o pôr-do-sol sobre a cidade, os 2 riosque a rodeiam e as montanhas cobertas de florestas. Alojamento.

4º DIA – LUANG PRABANG (CRUZEIRO)– PAK OU – PAKBENGManhã cedo, transfer para o porto de Luang Prabang e embarque a bordo do barco Luang Say até Pakbeng,no Rio Mekong, recuperando um dos itinerários deMendes Pinto para alcançar o reino do Calaminhão.Paragem nas misteriosas grutas de Pak Ou, queMendes Pinto descreve como “A Lapa dosPenitentes”. Visita a Tam Ting, a Gruta dos MilBudas. No percurso para Pakbeng paragem paraobservar o processo tradicional de fabrico deálcool de arroz. Alojamento no PakbengLodge ou similar.

5º DIA – PAKBENG – HOUEI SAY – CHIANG RAI Continuação para a 2ª etapa docruzeiro, em direção à fronteirade Houei Say. Breve paragemna aldeia Ban Houy Phalam.No percurso, possibilidade paraobservar a vida rural e visitar

Page 11: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

mencionada regularmente na Peregrinação. Passeio, de caleche, até aoMosteiro Bagayam construído em madeira e ruínas do Palácio Real.Fim da tarde em U Bein, a mais longa ponte de madeira do mundo,velha de séculos, uma das imagens mais emblemáticas da Birmânia.Regressamos a Mandalay. Alojamento no Mandalay Hill Resort ousimilar.

13º DIA – MANDALAY (AVIÃO) – BAGAN Voamos para Bagan, no centro da Birmânia, um dos sítiosarqueológicos mais espantosos do planeta. Capital da Birmânia durantevários reinados, abandonada antes de Fernão Mendes Pinto chegar àÁsia, conta ainda com cerca de 2.200 templos dos 4.400 construídos.Terminamos o dia a bordo de um cruzeiro no Rio Ayeyarddy à esperado pôr-do-sol. Alojamento no Hotel Aureum Palace Resort ou similar.

14º DIA – BAGAN (AVIÃO) – YANGON Continuamos a visita da mais espantosa ruína arqueológica da Ásia,incluindo o seu importante Museu. Embarque em voo regular comdestino a Yangon. Alojamento no Hotel Kandawgyi Palace ou similar.

15º DIA – YANGON (AVIÃO) …Visita aos lugares mais importantes de Yangon, ligando a sua Históriaatribulada à História de Portugal. Esta tranquila cidade de 4 milhões de

TRAVESSIA DO RIO MEKONG

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 725 € . Sinal – 1.475 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data de emissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

4.275 € 575 €

VALOR FINAL

4.850 €

INCLUI:

Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Luang Prabang e ChiangMai / Bangkok / Yangon / Porto ou Lisboa em voo regular Thai Airways com direitoa 1 peça de bagagem até 30 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (575 €);Voos internos Yangon / Heho / Mandalay / Bagan / Yangon com direito a umapeça de bagagem até 20 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível;Circuito em autocarro de turismo;Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;Pensão completa, desde o jantar do 2º dia ao almoço do 15º;Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Gonçalo Cadilhe;Guias locais falando Português ou Espanhol durante as visitas Visitas e entradas conforme programa; Vistos de entrada na Birmânia (45 €) e Laos (30 €); Gratificações a guias e motoristas; Taxas hoteleiras, serviços e IVASeguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:

Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado comincluído.

NOTA:Obrigatório visto e passaporte com validade mínima de 6 meses.

Gonçalo Cadilhe rejeita a grafia do NÃO.

habitantes, banhada pelos Rios Yagon e Bago, é a capital de facto daBirmânia. Dominada pelo verde de muitos jardins e pelo dourado dostemplos e pagodes budistas, destacamos o magnífico Pagode Shwedagon,símbolo do próprio país. Transfer ao aeroporto para embarque em vooregular com destino a Portugal, via Bangkok e Madrid. Noite a bordo

16º DIA – … – PORTO OU LISBOA Chegada a Portugal.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

TODAS AS FOTOGRAFIAS SÃO DA AUTORIA DE GONÇALO CADILHE

15

VIA

GENS C

OM

AUTORES

página

14

Page 12: Viagens com Autores - 2015

7 dias

DIA 6 – CUSCO É dia de recuperar forças e estabilizar na cidade de Cusco, a grande cidade doscolonizadores, outrora o grande centro do império inca. Aqui encontramo-nosao mesmo tempo com a exportada cultura europeia e a cultura pré-colombiana.Vamos “perder-nos” nas ruas, no mercado, nos miradouros, nas igrejas e nos museus.

DIA 7 – CUSCO – PUNO Chegou a altura de palmilhar esta terra, progredir no terreno vendo as paisagensque desenham este país. De Cusco dirigimo-nos a Puno de autocarro, a portade entrada para o obrigatório Lago de Titicaca. Alojamento no Hotel SonestaPosadas del Inca Puno ou similar.

DIA 8 – PUNO – LAGO TITICACA – PUNO O lago mais alto do mundo é dividido por duas nações e nós começamos pornavegá-lo no lado peruano, que além de ilhas e vistas inesquecíveis tem asfamosas ilhas flutuantes, uma obra-prima do homem (com a ajuda da natureza)- ao aglomerar uma espécie de juncos, construíram ilhas que andam à deriva nolago, consoante as correntes. Ainda existem hoje em dia e podemos visitá-las, pisá-lase perceber como se organizava a comunidade à volta deste precioso junco, a base e matéria-prima para quase todas as suas atividades.

DIA 9 – PUNO – COPACABANA – ISLA DEL SOL – LA PAZ De Puno atravessamos a fronteira e entramos na Bolívia para Copacabana,agora a cidade que dá vida ao lado boliviano do lago Titicaca (e onde se

DIA 1 – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) … Viagem para Lima.

DIA 2 – … – LIMA Chegada de manhã. Vamos ter algumas horas para visitar Lima, uma cidadeque não espelha o país de que é capital. Sente-se o corrupio na misturadesajeitada de grandiosos prédios coloniais com a descaracterização dosgrandes arranha-céus. É uma cidade de pequenas livrarias, muitas igrejas, e uma enorme exposição ao mar. Alojamento no Hotel Casa Andina SelectMiraflores ou similar.

DIA 3 – LIMA – S. PEDRO DE CASTA – MARCAHUASI – LIMA De Lima fazemos a primeira deslocação e primeira grande incursão aosAndes – S. Pedro de Casta é um local bastante inacessível, que prometeuma viagem pelo emaranhado das montanhas e vistas soberbas. É o últimosítio onde se imaginaria construir uma aldeia. Marcahuasi, no entanto,ainda surpreende mais, um planalto, um conjunto de rochas graníticasassumem formas humanas, de animais e outras. Regresso a Lima.

DIA 4 – LIMA (AVIÃO) – CUSCO – VALE SAGRADO – CUSCO Da capital fazemos o voo para Cusco. Visita ao Vale Sagrado, um dosconjuntos de ruínas mais importantes de toda a civilização inca, e começamos a viajar no tempo, a compreender através destas incursões o seu modus vivendi. Alojamento no Sonesta Hotel Cusco ou similar.

DIA 5 – CUSCO – MACHU PICHU – CUSCO Completamos a visita ao Vale Sagrado e visitamos Machu Pichu, o grandecolosso, a grande testemunha de uma civilização fascinante, a pérolaesquecida debaixo da floresta que resistiu a todos os inimigos e hoje é umdos locais mais visitados do mundo. É um encontro com um passadocultural impossível de eliminar e ao mesmo tempo um encontro com oextraordinário da natureza.

“O VENTO DOS OUTROS”AMÉRICA DO SUL

PERU, BOLÍVIA E CHILE

18 dias

6 a 23 de outubro de 2015

“Olhando em volta encontrava uns escandalosos desfiladeiros, vales tãoreentrantes, tão esculpidos, fruto de uma criatividade que explica comodeverá ser o centro da Terra”.

Raquel Ochoa in “O Vento dos Outros”

“Temos a liberdade de ir, temos a liberdade de não ir. Eu escolho ir. Nuncame arrependi.

” Raquel Ochoa in “O Vento dos Outros”

Uma viagem à América do Sul é uma visita àquilo que a natureza, eventualmente,terá criado de mais admirável neste planeta. E nunca se consegue ver tudo.Há alguns anos Raquel Ochoa embarcou numa deambulação ao longo de6 meses e pouco depois escreveu um relato apaixonado do que viu e viveu.Resumimos essa aventura neste percurso, criando a oportunidade de viajaracompanhados pela Autora e com ela perceber porque é que até o vento, naquelecontinente de vulcões e sociedade em convulsão, parece diferente.É uma viagem que ora espreita o Pacífico, ora percorre a cordilheira. É umaviagem que encontra o equilíbrio entre as visitas dos pontos turísticos imperdíveise os locais remotos que raríssimas vezes vêm um autocarro passar.

PL

V V

I A G E NS

CO

M

AU

TO

RE

S

Raquel Ochoa

GEISERVALE DE LA LUNA

BOLÍVIA - ISLA DEL SOLMULHERES AYMARA

Page 13: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

CHILE - PARQUE NACIONAL LAUCA

comem trutas de mil maneiras). Visitaremos a lindíssima Isla del Sol e, deseguida, viajamos para La Paz, a capital mais alta do mundo. Alojamento noHotel Presidente ou similar.

DIA 10 – LA PAZ – TIWANAKU – LA PAZ Tendo como ponto de partida e chegada La Paz, dirigimo-nos às ruínas deTiwanaku para termos contacto com uma cultura pré-incaica explorando a históriadesta zona, entendendo porque é que ficou conhecida como o umbigo do mundo.

DIA 11 – LA PAZ – PARQUE NACIONAL LAUCA – PUTRE De La Paz avançamos para a fronteira com o Chile e é notória a diferença entreestes dois países. O Parque Nacional Lauca são dois vulcões gémeos e geladosencravados entre a cordilheira e o começo do Deserto do Atacama a refletirem-senum lago. Noite em Putre. Alojamento no Hotel Qantati ou similar.

DIA 12 – PUTRE – SALAR DE SURIRE – ARICA A história do Chile, económica, política e social, é bastante diferente dos outrosdois países já visitados, bem como a geografia ou a paisagem social. O país estádividido em 12 regiões e nós entramos na zona menos divulgada, atravessandoo deserto para encontrar os seus recantos pouco procurados. Saímos de Putreem direção ao Salar de Surire (Piscinas Termais) e dali para a cidade mais a norte do Chile, Arica. Alojamento no Hotel Gavina Express ou similar.

DIA 13 – ARICA – SALITRERA – HUMBERSTONE – IQUIQUE Arica é uma cidade-enclave entre o deserto e o oceano. Aqui podemos visitaras múmias mais antigas do mundo e claro subir ao altiplano. Sairemos paraIquique com passagem e visita a Salitrera e Humberstone, cidades-fantasmaque pararam (secaram) no tempo, outrora muito movimentadas devido àextração de minerais importante pilar económico durante o séc. XIX. Noiteem Iquique. Alojamento no Hotel Gavina Iquique ou similar.

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 725 € . Sinal – 1.875 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data de emissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

5.700 € 555 €

VALOR FINAL

6.255 €

INCLUI:

Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Lima / Cusco e Calma / San-tiago do Chile / Lisboa ou Porto em voo regular Lan, com direito a uma peça debagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (555 €); Circuito em autocarro de turismo; Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares; Pensão completa desde o almoço do 2º dia ao almoço do 17º; Acompanhamento por nosso guia durante todo o circuito; Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Raquel Ochoa;Guias locais falando Português ou Espanhol durante as visitas; Visitas e entradas conforme programa;Gratificações a guias e motoristas;Taxas hoteleiras, serviços e IVA; Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:

Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado com in-cluído.

NOTA:Obrigatório passaporte com validade mínima de 6 meses.Recomendamos roupa e sapatos confortáveis, chapéu e protetor solar.

DIA 14 – IQUIQUE – CALAMA – S. PEDRO DE ATACAMA De Iquique viajamos para Calama e S. Pedro de Atacama e pelo caminho nãopodemos perder os Geoglifos de Pintados, figuras criadas por uma culturaancestral que usou uma técnica original para deixar a sua obra resistente aotempo. Alojamento no Hotel Altiplánico ou similar.

DIA 15 – S. PEDRO DE ATACAMA – VALE DA LUA – S. PEDRO DE ATACAMAS. Pedro de Atacama, além de ser uma bonita vila é o centro de onde partemtodas as incursões às surpresas do Deserto. Esqueçam a imagem de dunasdouradas sem nada a destoar. Aqui há catos-candelabro, vida animal de nosdeixar boquiabertos, formações rochosas que imitam a Lua, e geisers para“animar a malta”. Visita ao Vale de La Luna.

DIA 16 – S. PEDRO DE ATACAMA – EL TATIO – S. PEDRO DE ATACAMA (AVIÃO) – SANTIAGO DO CHILEContinuamos a explorar as belezas naturais, visita a El Tatio Geysers, mas não só. Aqui também encontramos vestígios da passagem e fixação de antigastribos e culturas como a ayamara, mapuche e outras. Quando os espanhóischegaram não imaginavam a resistência que tinham pela frente. De S. Pedrode Atacama voamos para Santiago do Chile. Alojamento no Hotel Plaza SanFrancisco ou similar.

DIA 17 – SANTIAGO DO CHILE (AVIÃO) …. Conhecemos três países e vamos embora com a sensação de termos estado nocoração da América Latina.

DIA 18 – … – PORTO OU LISBOA Chegada.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

PERU - MACHU PICHU

17

VIAGENS COM AUTORES

página

16

Page 14: Viagens com Autores - 2015

7 dias

5º DIA – DIU (AVIÃO) – BOMBAIMDe manhã, vamos conhecer Nagoa Beach e os estaleiros navais de Diu,em riquexó. Constroem-se grandes barcos de madeira e é impossível nãoidentificarmos a tradicional arte portuguesa. À tarde, voaremos paraBombaim. Não podíamos estar num sítio mais diferente! Há pouco nabucólica ilha de Diu, hoje numa das mais caóticas cidades do mundo. AÍndia é esta sucessão de contrastes. Alojamento no Hotel Vivanta by TajPresident ou similar.

6º DIA – BOMBAIM (AVIÃO) – BANGALORE – HOSPET Viajamos para o outrora reino de Vijaynagara. Seguimos de avião atéBangalore e continuamos de autocarro até Hampi, passando por Chitradurgapara visita ao seu Forte. Chegada a Hampi, um reduto arqueológico comvários complexos de templos, um império que, uma vez derrotado pelosinimigos, ficou ao abandono como Machu Pichu ou Angkor. Localiza-senuma paisagem rochosa improvável, quer disfarçando os templos, querrealçando-os. É também a nossa incursão ao estado de Karnataka que temdiferenças culturais significativas dos estados por onde já passámos.Alojamento em Hospet, no Hotel Royal Orchid ou similar.

7º DIA – HOSPET – HAMPI – HOSPET Todo o dia dedicado às visitas deste Património Mundial (Unesco) numapaisagem de pedras redondas cor laranja cuja organização natural as fazparecer canteiros sucessivos, durante quilómetros. Ao impressionantetemplo de Virupaksha, ao templo de Vittala com a sua icónica carroça depedra, ao templo de Krishna e ao Lotus Mahal (palácio das rainhas), àestátua do pequeno e do grande Ganesh. No final do dia aproximamo-nosdo rio, sagrado também para os hindus.

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) – BOMBAIMViagem de avião para Bombaim, via Frankfurt. Chegada e viagempara o hotel. Alojamento no Hotel Vivanta by Taj President ou similar.

2º DIA – BOMBAIMPasseio de autocarro com paragem em dois locais: Gateway of India e Malabar Hill. Visita ao Mercado Crawford e ao mais sossegado KamalaNehru Park. Subida ao monte Malabar e visita aos jardins HangingGardens, bem como ao Bairro Português. Durante um dia inteiro vamosconhecer os pontos mais bonitos e mais altos da cidade que foi umdos mais valiosos dotes da história ocidental, concedido por Portugala Inglaterra. Alojamento no Hotel Vivanta by Taj ou similar.

3º DIA – BOMBAIM – DAMÃOViagem até Damão onde chegaremos no início da tarde. Vamos visitarDamão Grande - onde se situa o bairro dos indo-portugueses e ondealmoçaremos - o Forte da praça, bem como algumas igrejas, passagempela casa do Governador, as ruínas de S. Domingos. Em DamãoPequeno, do outro lado do rio, vamos ao Forte de S. Gerónimo e comparamos as diferenças. Visita à praia de Jampore de riquexó. O ambiente histórico português convive com o corrupio diário dosmilhares de indianos no seu quotidiano. Alojamento numa zonapacata junto ao mar, no Hotel Gold Beach Resort ou similar.

4º DIA – DAMÃO – BOMBAIM (AVIÃO) – DIU Saída de Damão para Bombaim onde apanhamos o avião. Nessamesma tarde estamos na encantadora ilha de Diu. Aproveitaremos a tarde para ver a pequena cidade, a igreja de Nossa Senhora dasMercês, o Forte português e Fortim do Mar ao pôr do sol. Nesta alturajá começamos a compreender a importância do mar na ocupação doterritório na Índia e de como a comunidade indo-portuguesa subsistecom uma identidade notável, apesar do pouco ou nenhum contactocom Portugal. Alojamento no Hotel Radhika Beach Resort ou similar.

ÍNDIA PORTUGUESA:MEMÓRIA(S) PARA SEMPRE

16 dias

21 de novembro a 6 de dezembro de 2015

Este percurso está idealizado para conhecer quase todos os locais ondea presença portuguesa alterou de modo profundo a cultura local e aindahoje marca a diferença perante os restantes estados da Índia. Em Diu,Damão e Goa, perceberemos como era a vida desde há quinhentos anosaté 1961 e observamos como se manteve aquela identidade única, a originalidade indo-portuguesa reconhecível na língua (ainda praticada),na religião, na gastronomia e num certo modo de estar cultural. Mas tambémquer revelar o outro lado de uma nação heterogénea, com diferençassociais acentuadas, impregnada num exotismo que marca o visitante. Ao mesmo tempo que nos sentimos em casa, pactuamos do frenético ritmodas ruas, das multidões, contactamos com a espiritualidade na forma de religiões tão distintas.

“ A Índia estraga a pessoa que se traz de outros continentes e ainda bemque o faz.”Raquel Ochoa in “A Casa-Comboio”

GOA - IGREJA DE S. FRANCISCO

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

RaquelOchoa

Page 15: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

8º DIA – HOSPET – PATTADAKAL – BADAMI Últimas visitas. Juntamente com Bombaim, Hampi é a nossa segundaestadia na Índia profunda que nos proporcionará o contacto com a culturahindu antes de voltarmos para a ex-capital da Índia portuguesa. Viagemem direção a Goa com visita ao complexo de templos hindus de Aihole.Dormida em Badami. Alojamento no Hotel Badami Court ou similar.

9º DIA – BADAMI – GOA Visita às Grutas de Badami: quatro grutas das quais 2 estão dedicadas aVishnu, “O Preservador”, o deus que mantém o universo e uma a Shiva“O Transformador ou Destruidor”, dois dos deuses da trindade hindu. A 4ª gruta foi esculpida honrando a religião Jainista. Continuação paraGoa. Alojamento no Hotel Vivanta by Taj Panjim ou similar.

10º DIA – GOADe manhã, visita a Velha Goa – visita à Basílica do Bom Jesus, CatedralSta Catarina, Igreja de São Francisco Xavier, Sé Catedral, Museu deVelha Goa, Igreja de Sto Cajetan. Almoço no Museu Etnográfico deGoa. À tarde, ida aos templos do interior do estado Shri Mahalsa e ShriShantadurga. Alojamento.

11º DIA – GOA Visita a Dona Paula, um dos pontos estratégicos aquando da tomadapela União Indiana. Visita ao Altinho e outras zonas de Pangim.Almoço na Casa dos Colaços, um antigo palacete português à beiraMandovi. Visita ao Bairro das Fontainhas onde jantaremos no típicorestaurante Venite. Alojamento.

12º DIA – GOA – PRAIA ASHVREM – GOA Dedicamo-nos ao norte do estado, rumo ao Forte de Tiracol, ondeapreciaremos uma das vistas mais bonitas de Goa. Foi aqui que se deramos últimos episódios do fim do império na Índia. E porque Goa é mundialmentefamosa pelas praias, vamos desfrutar de uma delas - Ashvrem. Almoço degrupo à beira-mar. Regresso a Goa. Jantar em “Alfama” com fados…Alojamento.

13º DIA – GOA (AVIÃO) – COCHIM Manhã livre. Viagem de avião para Cochim, onde completamos o nossopériplo de conhecimento “desta família lusitana, assim pelo mundorepartida”. Alojamento no Hotel Dream Cochin ou similar.

14º DIA – COCHIMCochim é um amontoado de ilhas e estreitas penínsulas que os portuguesesdecidiram povoar. Mas é também um local eclético. Se por um lado aqui seencontra a igreja mais antiga da Índia, também há mesquitas, uma comunidadejudaica e a forma de pescar é tipicamente chinesa. As aldeias à beiramar são uma viagem no tempo. Sem querer, estamos no Portugalmedieval que nunca conhecemos. É o local perfeito para nos despedirmosda Índia, provavelmente já cheios de vontade de um dia aqui voltar.

COCHIM - ESPETÁCULO TÍPICO

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 690 € . Sinal – 1.100 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data de emissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

3.165 € 510 €

VALOR FINAL

3.675 €

INCLUI:

Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Bombaim / Porto ou Lisboaem voo regular Lufthansa, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivastaxas de aeroporto, segurança e combustível (445 €);Voos internos Bombaim / Diu / Bombaim / Bangalore e Goa / Cochim / Bombaim,com direito a uma peça de bagagem até 15 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (65 €);Circuito em autocarro de turismo;Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares; Pensão completa, desde o almoço do 2º dia ao jantar do 15º, excluindo o almoço do 4º;Acompanhamento por nosso guia durante todo o circuito;Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Raquel Ochoa;Guias locais falando Português ou Espanhol durante as visitas;Visitas e entradas conforme programa; Água a bordo do autocarro e nos quartos dos hotéis;Visto (aprox. 65 €);Taxas hoteleiras, serviços e IVA;Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:

Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.

NOTA:Obrigatório visto e passaporte com validade mínima de 6 meses.

15º DIA – COCHIM (AVIÃO) …Continuação das visitas a Cochim. Jantar de despedida e transfer aoaeroporto para embarque em voo regular com destino a Portugal, viaBombaim e Frankfurt. Noite a bordo.

16º DIA – … – PORTO OU LISBOAChegada a Portugal.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

HAMPI

TODAS AS FOTOGRAFIAS SÃO DA AUTORIA DE RAQUEL OCHOA

19

VIAGENS COM AUTORES

página

18

Page 16: Viagens com Autores - 2015

7 dias

da modernidade do país, com 452 metros de altura. A Estação de comboios(Old Central Station), misturando arquitetura ocidental e oriental, é uma boaoportunidade para assistir à multiplicidade que compõe a sociedade malaia.Todos esses contrastes ficam também expostos nas ruas de Bukit Blintang, o bairro com uma imensa vitalidade comercial, a um ritmo frenético que sóse encontra na Ásia. A Mesquita Nacional irá ajudar-nos a compreender a importância da religião maioritária no país. Ao final do dia, Jalan Alor iráapresentar-nos o seu incomparável fervilhar de cores, cheiros, sabores:multidões escolhem entre as dezenas de restaurantes que cozinham todo o tipo de peixes e mariscos, acabados de chegar do Golfo de Bengala ou doMar da China. Alojamento.

4º DIA – KUALA LUMPUR –MALACA – SINGAPURAVisitar Malaca é, também, passar por um dos caminhos da história portuguesa.A Igreja de São Paulo, a Porta de Santiago da Fortaleza de Malaca, conhecidacomo "A Famosa", são dois dos monumentos que sobreviveram aos séculos.Mas aquilo que mais costuma impressionar os portugueses que visitam a regiãoé a presença da nossa cultura na vida das pessoas. Para assistirmos a essasmarcas, visitaremos o histórico bairro português de Malaca, o museu e teremosoportunidade de confraternizar com habitantes locais, que falam kristáng,que é uma língua crioula derivada do português arcaico. Viagem até Singapurae chegada ao hotel. Alojamento no Carlton City Hotel ou similar.

5º DIA – SINGAPURACom a sua história de independência, Singapura não deixa de ser uma incrívelmistura de culturas asiáticas que, de um modo muito próprio, criou umarealidade sem paralelo no planeta. A Orchard Road é a artéria mais conhecida detodo o território, com os seus imensos centros comerciais e as lojas de marcas deluxo. A Chinatown de Singapura é, sem dúvida, uma das mais fascinantes domundo, com um intrincado labirinto de ruas, com lojas, templos e multidõesa todas as horas. A Little India merece também uma visita atenta. E quase pareceque mudámos de país. O dia termina no lugar mais conhecido da vida noturnade Singapura: o Clarke Quay. Bares de todos tipos, com diversas inspiraçõese, muitas vezes, música ao vivo, enchem várias ruas de festa. Alojamento.

6º DIA – SINGAPURA (AVIÃO) – KUCHINGA Marina Bay é um dos espaços emblemáticos de Singapura. Os arranha-céusde arquitetura exuberante contrastam com a tranquilidade das águas da baía.O edifício Marina Bay Sands é uma das imagens de marca deste territórioque não pode deixar de ser apreciado. O mesmo acontece com os Jardins daBaía, que são um parque com mais de 100 hectares, onde a natureza se mistura

com construções futuristas de um modo único no mundo. Singapuraprecisa também de ser vista desde o rio. O passeio num dos

cruzeiros que, com muita calma, fazem esse percurso traráuma perspetiva maravilhosa que completará a visita a estacidade sem comparação. Ao final do dia, viagem deavião para Kuching, na ilha do Bornéu, e transfer aohotel. Alojamento no Hotel Pullman ou similar.

7ºDIA – KUCHING – SEMENGOOH – BATANG AIPartida em direção a Semenggoh para visita a um centro de

acolhimento de animais selvagens de espécies ameaçadas,

1º DIA – PORTO – LISBOA (AVIÃO) … Partida frente à nossa agência em autocarro privativo em direção ao Aeroportode Lisboa. Embarque em voo regular com destino a Kuala Lumpur, via Dubai.Noite a bordo.

2º DIA –… – KUALA LUMPURChegada pela tarde, assistência nas formalidades de desembarque.Transferência para o hotel, onde o repouso trará a necessária adaptação aohorário e ao clima. Jantar típico. Alojamento no Hotel Double Tree by Hiltonou similar.

3º DIA – KUALA LUMPURDia dedicado à descoberta de algumas das imagensmais marcantes da cidade. Visitaremos asimponentes Grutas de Batu, espaço emblemáticoda presença indiana, com a sua imensa escadaria,escaladas por peregrinos que levam flores para osaltares, que passam pela enorme estátua douradado deus Murugan. Também obrigatória é a subida àsTorres Petronas, ícone incontestado da cidade, símbolo

MALÁSIA, BORNÉU E SINGAPURA

12 dias

29 de agosto a 9 de setembro de 2015

Kuala Lumpur, Malaca, Singapura e Bornéu. Cada um destes destinosapresenta características ímpares, representativas de várias facetas da imensariqueza que compõe o continente asiático. Este itinerário, composto por dias

cheios dessa multiplicidade, garante uma viagem única, na companhia do escritor José Luís Peixoto, que assim regressa ao sudeste asiático para

o partilhar com este grupo de viajantes portugueses.

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

José LuísPeixotoO AUTOR EM SINGAPURA DURANTE ASUA VIAGEM À MALÁSIA

MALÁSIA - KUALA LUMPUR

MERCADO TÍPICO DA MALÁSIA

MALÁSIA - MALACA

Page 17: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

órfãos ou confiscados a moradores que os mantinham ilegalmente.Destacam-se os orangotangos que são o grande símbolo da vida selvagem do Bornéu. Continuação para Batang Ai. Visita ao mercado de Serian ondeexiste uma enorme variedade de produtos provenientes das florestas, comofrutos tropicais raros, entre muitos outros. Alojamento no Hotel Batang AiLonghouse Resort 4* ou similar.

8º DIA – BATANG AI – LONGHOUSE – BATANG AINuma região conhecida mundialmente pela incrível exuberância da suafloresta tropical e pela variedade das etnias que a habitam, faremos cruzeiroaté Longhouse para conhecer a tribo nativa Iban. Destaque para umademonstração de uma antiga arma de dardos venenosos e espetáculo dedanças tradicionais. Tempo livre. Alojamento.

9º DIA – BATANG AI – KUCHINGRodeados por uma natureza fascinante, pura como no início dos tempos,viagem de autocarro para Kuching com paragem em Lachau e na RanchanPool, uma magnifíca piscina natural. Passearemos também pelo RecreationPark entre árvores centenárias, lianas e plantas extraordinárias. Tempo Livre.Alojamento no Hotel Pullman ou similar.

10º DIA – KUCHING – DAMAI – KUCHING (AVIÃO) – KUALA LUMPURPartida para o Centro Cultural Sarawak. Esta aldeia, um “museu vivo”, conta-nosa história natural de Sarawak e retrata o estilo de vida, casas e artesanato detodas as etnias e tribos Sarawak. Espetáculo de danças tradicionais de váriastribos. Continuação para o aeroporto de Kuching para embarque em vooregular com destino a Kuala Lumpur. Chegada e transfer para o hotel.Alojamento no Hotel Double Tree by Hilton 4* ou similar.

11º DIA – KUALA LUMPUR (AVIÃO) …Dia livre. Em horário a combinar localmente, transfer para o aeroporto.Embarque em voo regular com destino a Lisboa, via Dubai. Noite a bordo.

12º DIA –… – PORTO OU LISBOA Chegada a Portugal.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 525 € . Sinal – 1.200 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data de emissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

3.620 € 375 €

VALOR FINAL

3.995 €

INCLUI:

Transfer em autocarro privativo Porto / Lisboa / Porto;Passagem aérea em classe económica Lisboa / Kuala Lumpur / Lisboa em vooregular Emirates, com direito a uma peça de bagagem até 30 kg e respetivastaxas de aeroporto, segurança e combustível (335 €);Voo interno Singapura / Kuching / Kuala Lumpur, com direito a uma peça debagagem até 30 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível(40 €);Circuito em autocarro de turismo;Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;Pensão completa, desde o jantar do 2º dia ao jantar do 10º;Acompanhamento por nosso guia durante todo o circuito; Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito - José Luís Peixoto;Guias locais falando Português ou Espanhol durante as visitas;Visitas e entradas mencionadas no programa; Água a bordo do autocarro e nos quartos dos hotéis;Gratificações a guias e motoristas; Taxas hoteleiras, serviços e IVA;Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:

Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionadocomo incluído.

NOTA:Obrigatório passaporte com validade mínima de 6 meses.

BORNÉU - NATIVO DA TRIBO IBAN, DESCENDENTE DOS LENDÁRIOS CAÇADORES DE CABEÇAS

BORNÉU - CASA TÍPICA SARAWAK

BORNÉU - ORANGOTANGOS

21

VIAGENS COM AUTORES

página

20

Page 18: Viagens com Autores - 2015

7 dias

5º DIA – PYONGYANG – NAMPO – PYONGYANGIniciaremos o dia com a visita às conhecidas Estátuas dos Líderes, no MonteMansudae. Subiremos à também icónica Torre da Ideia Juche, com vistasprivilegiadas sobre Pyongyang. No Monumento da Fundação do Partidohaverá oportunidade de perceber uma parte importante da história que levou àpresente organização social. Passeio junto ao Portão Daedong, nas margens do riocom o mesmo nome que atravessa a cidade. Viagem para Nampo, a cidade com omais importante porto da Coreia do Norte. Paragem na Barragem do Mar doOeste, a maior do país. A passagem pela Fábrica das Água Minerais de Kangsopermitirá um contacto com a realidade industrial do país. Regresso aPyongyang. Alojamento.

6º DIA – PYONYANG – MONTE MYOHYANGO Mausoléu dos líderes Kim Il-sung e Kim Jong-il, também chamado Palácio doSol, é o monumento mais venerado da Coreia do Norte. Esse é, também, umlugar onde o culto da personalidade atinge uma intensidade sem paralelo no mundoocidental. Após essa marcante visita, iremos ao Cemitério dos Mártires Revolucionários.O imenso Museu da Guerra da Coreia, com as suas enormes salas recentementeinauguradas, permitirá conhecer a versão que o regime mantém dessa guerraque dividiu a península e que tanto marcou este povo. Iremos também ao barcoPueblo, o único barco norte-americano capturado e mantido cativo fora dosEstados Unidos. Após uma passagem pelo metropolitano de Pyongyang (o maisprofundo do mundo), com algumas reminiscências das estações do metropolitano deMoscovo, iremos ao Estúdio de Arte de Mansudae, onde será possível ver algunsdos trabalhos dos artistas contemporâneos norte-coreanos. Ao fim da tarde, assistiremosao impressionante espetáculo das crianças-prodígio do Palácio das Crianças, emMangyongdae. Viagem para o Monte Myohyang, onde ficaremos hospedadosno Hotel Hyangsan, o único com cinco estrelas em todo o país.

7º DIA – MONTE MANGYONGDAE – PYONGYANGPassaremos a manhã na enorme Exposição da Amizade Internacional. Emsalões forrados a mármore, veremos uma parte de todos os objetos que, aolongo dos anos, foram oferecidos aos líderes pelas mais diversas individualidadesinternacionais. No Templo Budista Bohyon, saberemos mais sobre a presença dareligião no país. A exuberância da natureza num país quase sem poluição seráum espetáculo que poderemos presenciar no parque e na cascata de Manpok.Regresso a Pyongyang. Alojamento no Hotel Koryo 4* ou similar.

8º DIA – PYONGYANGSeremos um dos grupos de estrangeiros que terão o privilégio de assistir acelebrações do 70º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores daCoreia, que acontecerão neste dia. A imponente exposição de Kimilsungias ede Kimjongilias (flores oficiais do regime) é um acontecimento anual que teremosocasião de visitar. Num dia com esta importância para o país, iremos também à CasaNatal de Kim Il-sung, em Mangyondae, e faremos um passeio no parque entre asfestas dos populares, com piqueniques e danças. Após passagem pela Loja deSelos Coreanos, pela Exposição de Artesanato Nacional e pela Exposição deFotografias, teremos a excecional possibilidade de participar na celebração queterá lugar na Praça Kim Il-sung. Para além de outras oportunidades a confirmar,acabaremos a noite no Parque de Diversões Kaeson. Alojamento.

9º DIA – PYONGYANG – KAESONG – PYONGYANGDepois de viajarmos até ao sul, na maior autoestrada do país, seremos acompanhadospor militares na Zona Desmilitarizada, a fronteira com a Coreia do Sul, uma dasáreas de maior tensão militar do mundo. No Museu da Dinastia Koryo, conheceremosos relatos da época gloriosa que unificou a península. Passaremos depois pelacidade de Kaesong, onde visitaremos o Monte Janam, com a sua estátua deKim Il-sung e com um panorama privilegiado da cidade. Nachegada a Pyongyang, pararemos no Monumento das TrêsCartas de Reunificação. Já na capital, iremos à Livrariade Línguas Estrangeiras, onde haverápossibilidade de adquirir vários tipos de lembranças. Alojamento.

10º DIA – PYONGYANG(AVIÃO) – PEQUIM(AVIÃO) – BUSANA viagem a Pequim éimprescindível paratransitar entre asCoreias. À noite, emBusan, na segundamaior cidade daCoreia do Sul,aproveitaremos parafazer um cruzeiro

DENTRO DO SEGREDOCHINA, COREIA DO NORTE ECOREIA DO SUL

15 dias

3 a 17 de outubro de 2015

Dividida pela fronteira mais impermeável do mundo, a península da Coreia é composta por dois países de realidades radicalmente distintasmas que, há sessenta anos, eram o mesmo país. Tanto a norte, como a sul,as especificidades culturais, sociais e civilizacionais fazem com que estaseja, sem qualquer dúvida, a viagem de uma vida. Entre a rigidez extremado regime em Pyongyang e o fervilhar exuberante de Seul, com a sua áreametropolitana de vinte e cinco milhões de habitantes, haverá lugar paratodos os contrastes, surpresas e momentos únicos.Nesta terceira viagem à Coreia com um grupo turístico de viajantesportugueses, tentei melhorar ainda mais este programa, de acordo comuma experiência que, a cada regresso, deixa marcas profundas. Umaviagem incomparável.

COREIA DO SUL - CERIMÓNIA TRADICIONAL DO CHÁ

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

José Luís Peixoto

1º DIA – PORTO – LISBOA (AVIÃO) ...Não é possível ir tão longe sem uma longa viagem. Em horário acombinar, comparência frente à nossa agência para transfer aoAeroporto de Lisboa para embarque em voo regular com destino aPequim. Noite a bordo.

2º DIA – … – PEQUIMDepois de todos os procedimentos dedesembarque, chegada à China,deslocação e hospedagem no hotel,adaptação ao fusohorário e omerecidodescanso depreparação para osdias que se seguem.Alojamento noPrime Hotel Beijing5* ou similar.

3º DIA – PEQUIMSeria um desperdício imperdoável passar pela capital chinesa enão visitar alguns dos monumentos mais impressionantes domundo. A magnitude da Praça Tiananmen é obrigatória naexperiência de Pequim. O requinto monumental da Cidade Proibidae do Palácio de Verão são marcas fascinantes do império milenar queiremos descobrir. Alojamento.

4º DIA – PEQUIM (AVIÃO) – PYONGYANGA experiência invulgar da Coreia do Norte começa ainda antes dechegar, durante o voo. As particularidades do regime são evidentesem cada detalhe de uma viagem fora do comum sob múltiplasdimensões. Chegada à capital da Coreia do Norte, alojamento nohotel e visita ao Arco do Triunfo de Pyongyang, semelhante ao deParis (mas mais alto). No país mais isolado do mundo, mesmo osmomentos mais quotidianos são diferentes daquilo queconhecemos. Alojamento no Hotel Koryo 4* ou similar.

Page 19: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

PARADA MILITAR NORTE-COREANA

noturno nessa magnífica cidade costeira. Alojamento no Busan HaeundaeGrand Hotel 5* ou similar.

11º DIA – BUSANO Templo Haedong Yonggungsa é o único em toda a península situadojunto ao mar. Tradicionalmente, os templos localizam-se nas montanhas. NoParque Yongdusan, a Torre de Busan dará uma perspetiva única da cidade.No centro, no Mercado Gukje, encontra-se toda a vitalidade comercial e o imenso colorido da sociedade da Coreia do Sul. Nessa encruzilhada deruas pedonais, atravessadas por multidões, fica a Praça Biff, a imagem maisconhecida do famoso Festival Internacional de Cinema de Busan. Haveráainda tempo para visitar o Mercado Jagalchi, o maior mercado de peixe dopaís, com uma variedade de mariscos e produtos do mar. Alojamento.

12º DIA – BUSAN – GYONGJU (COMBOIO) – SEULViagem até à cidade histórica de Gyongju. Nas Grutas de Seokguram, emgranito, estaremos na presença do seu famoso Buda. Sairemos brevementeda cidade para chegarmos ao Templo Bulguksa, uma das maiores riquezasmonumentais da Coreia do Sul, reconhecido como património da humanidade pelaUnesco. Regressaremos a Gyongju para passearmos pelo Parque dos TúmulosReais, onde entraremos num desses túmulos. Teremos também ocasião depassar pelo Lago de Anapji, artificial, construído no século VII. Viagem emcomboio-bala para Seul. Alojamento no Seoul Koreana Hotel 4* ou similar.

13º DIA – SEULNuma das maiores metrópoles do planeta, começaremos por visitar o imponentePalácio Gyenongbokgung, onde testemunharemos alguns dos lugares ondese fez muita da história da Coreia. O bairro Buchon Hanok, com mais de 600 anos,dá uma ideia precisa daquilo que foi (e ainda é) a vida nos bairros tradicionaiscoreanos. Haverá também tempo para fazer compras no caleidoscópio mercado deNamdaemun e para conhecer as famosas e labirínticas ruas de Insadong.

14º DIA – SEUL Num momento em que já se terá um conhecimento razoável da realidadecoreana, subiremos à Torre de Busan, a vista mais impressionante da cidade,e visitaremos o Museu Nacional da Coreia, um dos maiores museus da Ásiae do mundo, onde se encontram algumas das maiores riquezas do patrimóniohistórico da região. O programa da tarde será livre de modo a que cada umpossa desfrutar daquilo que mais lhe seja caro na imensa oferta da cidade. À noite, regresso a Portugal. Noite a bordo.

15º DIA – … – LISBOA – PORTOChegada a Lisboa. Continuação, de autocarro, para o Porto.

Fim da viagem e dos nossos serviços

COREIA DO NORTE - PANORÂMICA DE PYONGYANG

COREIA DO SUL - SEULJARDINS DO PALÁCIO DO IMPERADOR

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 685 € . Sinal – 1.595 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data de emissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

4.880 € 405 €

VALOR FINAL

5.285 €

INCLUI:

Transfer em autocarro privativo Porto / Lisboa / Porto;Passagem aérea em classe económica Lisboa / Pequim e Seoul / Lisboa emvoo regular Emirates Airlines, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg erespetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (350 €);Voos internos Pequim / Pyongyang / Pequim / Busan e respetivas taxas deaeroporto, segurança e combustível (55 €);Circuito em autocarro de turismo;Comboio-bala entre Gyongju / Seul; Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;Pensão completa, desde o jantar do 2º dia ao jantar do 14º excluindo o almoçodo 4º e do 10º;Acompanhamento por nosso guia durante todo o circuito;Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – José Luís Peixoto;Guias locais falando Português ou Espanhol;Gratificações a guias e motoristas;Visto da Coreia do Norte;Taxas hoteleiras, serviços e Iva;Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:

Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.

NOTA:Obrigatório visto e passaporte com validade mínima de 6 meses.

23

VIAGENS COM AUTORES

página

22

Page 20: Viagens com Autores - 2015

7 dias

PL

V

V

I A G E NS

CO

M

AU

TO

R

ES

Maestro Rui Massena

que possui uma inigualável coleção de arte iniciada nos princípios do séc.,com especial destaque para Rembrandt. Almoço em restaurante local. De tarde, prosseguimento para o Museu Van Gogh, detentor da maiorcoleção de obras do célebre pintor Vincent van Gogh, oferecendo a oportunidade de acompanhar a evolução do artista. Regresso ao hotel.Ao final da tarde, saída para jantar em restaurante local, seguido de umespetáculo de jazz num dos célebres clubes da cidade. Regresso ao hotelcom passagem pelos canais de Amesterdão, com as suas pontesiluminadas e pelo “Bairro Vermelho”. Alojamento.

3º DIA – AMESTERDÃO Saída para visita guiada ao Concertgebouw, pelos bastidores do edifício,com acesso à sala do Maestro, sala principal e sala de recital. Almoço emrestaurante local. De tarde, visita ao Museu de Arte Moderna Stedelijk,um museu dinâmico que acompanha de perto a evolução da Arte, emespecial, na segunda metade do séc. XX. O espaçoso museu abriga umadas maiores coleções de arte moderna na Holanda. A exibição permanentetem seu foco em De Stijl, Cobra, Nouveau Realisme, Pop Art, pinturacolorfield e arte minimalista e zero. Alguns dos expoentes famosos dessesestilos são Picasso, os pintores holandeses Karel Appel e Piet Mondrian e os franceses Monet, Cézanne, Matisse, Chagall e Renoir. Regresso aohotel. Ao final da tarde, saída para assistir a um concerto da FilarmónicaHolandesa de Rádio, conduzido pelo galardoado Maestro Osmo Vänskä,com obras de Beethoven (Quinta sinfonia em C, op 67), Szymanowski e a estreia mundial do novo trabalho de Francesconi no Concertgebouw.Regresso ao hotel. Alojamento.

4º DIA – AMESTERDÃO (AVIÃO) – PORTO OU LISBOA Saída pela manhã para assistir a um concerto no Concertgebouw do grupo New York Polyphony, um quarteto clássico masculino vocal que irá apresentar obras de célebres compositores com destaque paraThomas Tallis e Franz Schubert. Tempo livre. Em horário a combinarlocalmente, transfer ao aeroporto para embarque em voo regular comdestino a Portugal.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) – AMESTERDÃOEm horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido paraembarque em voo regular com destino a Amesterdão, via Lisboa.Chegada a Amesterdão e início da visita panorâmica pelas principaisartérias da cidade dos canais, com destaque para alguns dos monumentosmais emblemáticos como o Palácio Real situado na Praça de Dam,Estação Central, Igreja Nova, Porto Velho e Sinagoga Portuguesa, entreoutros. Almoço em restaurante local. Após este, passeio, a pé, pelosprincipais canais, pelas ruas e vielas interditas a veículos de maior porte,com passagem pelo último mercado de flores flutuante – Bloemenmarkt,assim como pelas principais artérias comercias, por igrejas e casastípicas, por praças e cais, que transformam Amesterdão numas dascapitais mais singulares da Europa. Check in no hotel. Ao final da tarde,saída para o Concertgebouw principal sala de concertos da cidade,considerada como uma das três melhores salas de concerto do mundo,para assistir, na “Main Hall”, a um concerto de música sinfónicaconduzido pelo famoso violinista e Maestro Jan Willem de Vriend,acompanhado pela Orquestra Real, com obras de Mozart e Schubert.Regresso ao hotel. Alojamento no Hotel Double Tree by HiltonAmsterdam Centraal Station 4* ou similar.

2º DIA – AMESTERDÃOContinuação das visitas à cidade com destaque para o Bairro dosMuseus. Visita ao RijksMuseum, um marco na cidade de Amesterdão

MÚSICA EM

AMESTERDÃO

4 dias

21 a 24 de maio de 2015

Epicentro cultural da Europa, Amesterdão é amplamenteconhecida não só pela qualidade dos seus museus, como tambémpela das suas salas de música: o Concertgebouw é considerado

uma das melhores e mais visitadas salas de todo o mundo, com cerca de 900 concertos e 700 mil espectadores todos os anos.

Na inspiradora companhia do Maestro Rui Massena, venhaconhecer este outro lado da cidade dos canais e das bicicletas,com tanto de tradicional como de alternativo, tão romântica

e florida na época primaveril.

Page 21: Viagens com Autores - 2015

INCLUI:

Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Amesterdão / Porto ou Lisboa em voo regular TAP com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (155 €);Circuito em autocarro de turismo;Alojamento e pequeno-almoço no hotel mencionado ou similar;Refeições mencionadas no programa (3 almoços e 1 jantar);Acompanhamento por nosso guia durante todo o circuito;Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Maestro RuiMassena;Guia local, falando Português ou Espanhol, para as visitas Amesterdão no 2º dia;3 Concertos no Concertgebouw e Clube de Jazz em Amesterdão; Entradas e visitas guiadas ao RijksMuseum, Museu Van Gogh, MuseuStedelijk e Concertgebouw em Amesterdão;Taxas hoteleiras, serviços e IVA;Seguro Multiviagens (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:

Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionadocomo incluído.

NOTA:Programação cultural (concertos e espetáculos) sujeita a alteração.

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 305 € . Sinal – 450 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data de emissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

1.320 € 155 €

VALOR FINAL

1.475 €

CONCERTGEBOUW

AMESTERDÃO

com os nossos autores

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

Maestro Rui Massena

AINDA EM 2015, O MAESTRO RUI MASSENA ACOMPANHARÁ, SEMPRE A PRETEXTO DA MÚSICA E DO ESPETÁCULO, VIAGENS A PRAGA E A BERLIM.

FIQUE ATENTO. ASSIM QUE A AGENDA CULTURAL DAS DUAS CIDADES ESTIVER DEFINIDA, REVELAREMOS MAIS PORMENORES SOBRE ESTAS PROPOSTAS.

brevemente

BERLIM e PRAGA25

VIAGENS COM AUTORES

página

24

Page 22: Viagens com Autores - 2015

7 dias

a população, maioritariamentepescadores, vive nos seus “rorbuer”, umas casas típicasde madeira. Estamos num dos destinos turísticos com maiorsustentabilidade ambiental, assim considerado pela National Geographic.Jantar. Alojamento em casas típicas Rorbuer – complexo Svinoya.

4º DIA – SVOLVAERNeste dia teremos uma das maiores experiências que a Noruega nos podeproporcionar – a pesca do bacalhau! A bordo de um barco de pesca, iremosaprender as técnicas de pesca do “Fiel Amigo” e compreender toda a dinâmicainerente a esta atividade crucial para a economia norueguesa e fundamentalpara a gastronomia e alma portuguesas. O bacalhau, que em períodos dereprodução migra para águas rasas e calmas perto da costa, desova em locaisem que a temperatura das aguas é superior ao mar profundo. O principaldestino dos cardumes, quando chega à fase adulta, é precisamente o local ondenos encontramos - o Arquipélago de Lofoten, região no noroeste do mar da Noruega, onde se realizam as maiores pescarias de bacalhau do mundo. A espécie mais comum é o chamado Bacalhau do Atlântico, que aqui encontramosem grande quantidade. Almoço. A tarde será dedicada a contemplar as belezasnaturais do arquipélago das Lofoten. Visita à igreja Vågan, também conhecidacomo a Catedral de Lofoten, construída em 1898 com o intuito de acolhertodos os pescadores que chegavam na época das pescas. Percorreremos e visitaremos várias povoações típicas como Kabelvåg, Henningsvaer e Vikten.Jantar em restaurante local. Regresso a Svolvaer. Alojamento.

5º DIA – SVOLVAERManhã livre para atividades de cárater particular, com possibilidade de efetuaruma excursão na região. De tarde, visita de “fábricas” de secagem e preparaçãodo bacalhau e preparação do salmão. No que concerne ao bacalhau, tanto o sabor como o valor nutritivo são mantidos graças ao processo especial desalga e secagem, que tem o objetivo de retirar apenas a água do peixe,preservando suas proteínas, vitaminas e minerais. Trata-se de um processofantastico e curioso, especialmente para os portugueses, os maiores consumidoresmundiais de bacalhau seco, que tem no bacalhau uma especie de peixe

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) – OSLOEm horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido para embarqueem voo regular com destino a Oslo, via Lisboa. Chegada e assistência nasformalidades de desembarque. Instalação no hotel. Passeio, a pé, pelacidade para um primeiro contacto com a mesma. Destaque para a CâmaraMunicipal (onde se realiza a entrega do Prémio Nobel da Paz) e o PalácioReal, entre outros. Jantar no Grand Hotel, onde ficam alojados os nomeados aPrémio Nobel da Paz. A ementa desta noite será a mesma do famoso banqueteservido em honra dos nomeados a Prémio Nobel da Paz. Alojamento noRadisson Scandinavia Hotel 4* ou similar.

2º DIA – OSLO (AVIÃO) – BERGENVisita ao Parque Frogner com as impressionantes esculturas de GustavVigeland. Continuação para a Península de Bigdoy, denominada pensínsulados Museus, para visita ao Museu Fram. O museu homenageia a exploraçãopolar norueguesa e os três grandes exploradores polares norueguesesFridtjof Nansen, Otto Sverdrup e Roald Amundsen. A sua principal atracãoé o navio gigante Fram, que via¬jou para o Pólo Norte em 1893 e em 1910para o Pólo Sul. Em horário a combinar localmente, transfer ao aeroportopara embarque em voo com destino a Bergen, capital da região dos Fiordes,antiga capital e a segunda maior cidade do país. Uma joia protegida porsete montanhas, sete fiordes e pelo mar. Jantar e alojamento no First HotelMarin 4* ou similar.

3º DIA – BERGEN (AVIÃO) – SVOLVAER, ILHAS LOFOTENVisita à cidade com principal destaque para Bryggen, o antigo centro de comércio da cidade, onde os barcos atracavam, classificado comoPatrimónio da Humanidade pela UNESCO. Visita à Catedral Luterana e ao Museu Hanseático, situado num dos mais antigos e melhorpreservados edificios de madeira da cidade. Continuação para o pitorescomercado do peixe, um dos mais visitados da Noruega. Tempo livre. Emhorário a combinar localmente, transfer ao aeroporto para embarque emvoo com destino a Svolvaer, via Trondheim e Bodo Estas ilhas sãocaracterizadas pelas suas montanhas, picos e enseadas protegidas onde

PESCA DO BACALHAU NA NORUEGA

DE OSLO ÀS ILHAS LOFOTEN

6 dias

27 de abril a 2 de maio de 2015

Sendo detentora de condições ambientais favoráveis ao nascimento e crescimento saudável de várias espécies, a Noruega tem vindo a apostarna criação de leis e disposições que, a fim de possibilitar uma pescasustentável e ecológica, regem a atividade de pescadores, compradores,autoridades e organizações pertencentes à indústria pesqueira. O futurodo país e dos seus habitantes é assegurado pela riqueza dos mares, peloque se torna necessário protegê-la ao máximo. Venha aventurar-se na pesca do bacalhau, esse elemento tão fundamentalna gastronomia portuguesa, e descobrir as técnicas de preparação dosalmão, alimento com um significado muito especial para o povonorueguês – tudo na companhia do nosso sábio chef Hélio Loureiro.

PESCA DO BACALHAU

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

HélioLoureiro

Page 23: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 300 € . Sinal – 895 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data de emissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

2.650 € 335 €

VALOR FINAL

2.985 €

INCLUI:

Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Oslo / Porto ou Lisboa em voo regular TAP, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg erespetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (150 €);Passagem aérea em classe económica Oslo / Bergen / Svolvaer / Oslo em vooregular SAS, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxasde aeroporto, segurança e combustível (185 €);Deslocações mencionadas em autocarro de turismo;Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;Refeições mencionadas no programa (1 almoço e 5 jantares);Acompanhamento por nosso guia durante todo o circuito; Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Hélio Loureiro;Guias locais falando Português ou Espanhol para as visitas de Oslo e Bergen;Entrada no Museu Fram em Oslo e Museu Hanseático em Bergen;Passeio em barco de pesca no 4º dia; Taxas hoteleiras, serviços e IVA;Seguro Multiviagens (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:

Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter pessoal e tudo o que não estiver mencionadocomo incluído.

nacional, apesar de ser pescado a milhares de kilometros da sua costa.Neste dia, descobriremos tambem toda a temática inerente ao salmão – tãoimportante em termos culturais e gastronómicos para os noruegueses comoo bacalhau para os portugueses. Ao final da tarde, e na compahia do ChefHélio Loureiro, confecionaremos uma refeição destas iguarias motoras dacultura e da economia norueguesas. Será um momento especial, umaverdadeira aula de culinária “na origem”, num ambiente intimista e deconfraternizaçao do grupo, depois de todas as aventuras em torno desteicones noruegueses. Alojamento.

6º DIA – SVOLVAER (ILHAS LOFOTEN) – OSLO (AVIÃO) – PORTO OU LISBOAEm horário a combinar localmente, transfer ao aeroporto e embarque emvoo com destino a Portugal, via Bodo e Oslo.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

CHEF HÉLIO LOUREIRO NA PREPARAÇÃO DE UMA REFEIÇÃO NAS ILHAS LOFOTEN

SECA DO BACALHAU

CHEF EQUIPADO PARA A PESCA

MERCADO DO PEIXE DE BERGEN

27

VIAGENS COM AUTORES

página

26

Page 24: Viagens com Autores - 2015

COPENHAGA4 dias

11 a 14 de outubro de 2015

As hipóteses de conseguir mesa no Noma, nos dias que correm, são tão grandes como ser convidado para um jantar no Palácio com a Rainha. Apesar das dificuldades, esta não deve ser a razão para o impedir de explorar a riqueza dos restaurantes e lojas alimentares que Copenhaga tem para lhe oferecer. Enquanto a gastronomia dinamarquesa, refletida nos restaurantes da capital há 20 anos, poderia ser intitulada de tradicional

na melhor ou, sem graça, na pior das hipóteses, hoje o patinho feio transformou-se num belo cisne, onde pratos clássicos estão a ser reinventados,com foco na origem e produção, tornando-se a capital dinamarquesa numa cidade repleta de estrelas (Michelin)!

BAIRRO DE NYHAVN

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

HenriqueSá Pessoa

Page 25: Viagens com Autores - 2015

29

VIAGENS COM AUTORES

página

28

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) – COPENHAGAEm horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido paraembarque em voo regular com destino a Copenhaga, via Lisboa.Chegada e panorâmica pela capital da Dinamarca, que é um combinarde soluções simples e sustentáveis, com um estilo de vida casualsofisticado, baseado na tradição, história e cultura. Ainda assim, a cidade não parou no tempo, dando à capital uma mistura únicaentre as harmonias do charme de tempos mais antigos e o sentimentoprogressivo de uma verdadeira cidade cosmopolita. Destaque paraa Fonte da Deusa Gefión, no pitoresco bairro de Nyhavn, junto aoporto; os Palácios de Amalienborg, residência oficial da Rainha daDinamarca e a estátua da Pequena Sereia; um verdadeiro símboloda cidade, homenagem aos contos de fadas do célebre Hans ChristianAndersen. À noite, jantar no Restaurante d´ Angleterre Marchal,detentor de uma estrela Michelin desde março de 2014, e lideradopelo Chef Ronny Emborg, já premiado com duas estrelas Micheline mundialmente conhecido especialmente depois de, em 2007, terganho o prémio de Chefe do Ano. O restaurante encontra-se nasinstalações do Hotel D´ Angleterre e reflete o amor pela culináriaque paira sobre o coração e alma do estabelecimento desde 1755.Alojamento no Hotel Tivoli 4* ou similar.

2º DIA – COPENHAGA – HELSINGØR – COPENHAGASaída para visita ao Castelo renascentista de Kronborg,considerado Património da Humanidade pela UNESCO, escolhidocomo cenário para Hamlet, por Shakespeare. Regresso a Copenhaga. Almoço no Restaurante Nimb, que tem como Chefee com uma estrela Michelin Thomas Herman. Aqui poderemos teruma experiencia gourmet exclusiva, onde o bom gosto prevaleceem todo lado para agradar o paladar, mente e visão. Continuaçãodas visitas à capital da Dinamarca. Destacamos a Praça doMunicípio, o Museu Nacional; o edifício da Bolsa e o Palácio de Christianborg (atual Sede do Parlamento). À noite, jantar noKromans, estabelecimento do famoso Chef Karsten Kroman,apresentador de mais de 300 programas de culinária, na televisãodinamarquesa. O jantar será confecionado pelo grupo, sob o comando do Chef Henrique Sá Pessoa, assistido pelo ChefKarsten Kroman. Este jantar terá a particularidade de ser diferentedos restantes, uma vez que funcionará como uma aula de culináriaintimista onde iremos confecionar e degustar as iguariaspreparadas em grupo. Alojamento.

3º DIA – COPENHAGA Visita à Gliptoteca Carlsberg, museu da cultura antigamediterrânica, assim como da arte dinamarquesa e francesa doséc. XIX. Era o objetivo do fundador, Carl Jacobsen, enriqueceros seus cidadãos com a arte de estatura internacional. Visita aindaàs Joias da Coroa, com destaque para os símbolos da monarquiaque consistem na Coroa, no Cetro, o orbe, a espada do estado e a ampola. A mais antiga das joias é a espada do estado deChristian III, de 1551. Almoço no Aamaans, restaurante modernotipicamente dinamarquês, famoso pela sua especialidade de“Sandes-abertas”, que em 2007 mereceu a distinção por parte daAcademia Gastronómica Dinamarquesa e em 2011 a visita doPríncipe Herdeiro e da Princesa. Será uma experiênciagastronómica diferente, num restaurante singular, um almoço

informal, em pé, num ambiente descontraído e tipicamentenórdico. De tarde, visita ao mercado Torvehallerne. Localizado nocentro da capital, é o maior mercado de alimentos em Copenhaga.Composto por 60 barracas, e visitado semanalmente por mais de60 mil pessoas, vende uma larga variedade de alimentos, desdepeixe fresco às raras iguarias, de especiarias exóticas aos vegetaiscultivados localmente. Mercado com foco na diversidade e oportunidade para saborear produtos sazonais e raridades detoda a parte do mundo. Em cada barraca podemos encontrar umprofissional, disposto a partilhar a sua paixão pelos alimentos quevendem. Jantar no restaurante Geranium, com duas estrelasMichelin, considerado em 2013 o melhor restaurante dos paísesnórdicos e em San Pellegrino (Itália), na cerimónia de 2014, quedistingue os 50 melhores restaurantes do mundo, o 42º melhorrestaurante do mundo. Alojamento.

4º DIA – COPENHAGA (AVIÃO) – PORTO OU LISBOA Manhã livre para atividades de caráter particular. Em horário a combinar localmente, transfer ao aeroporto para embarque em voo regular com destino ao Porto, via Lisboa.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

com os nossos autores

INCLUI:Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Copenhaga / Portoou Lisboa em voo regular TAP, com direito a uma peça de bagagem até 23kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (160 €); Circuito em autocarro de turismo; Alojamento e pequeno-almoço no hotel mencionado ou similar; Pensão completa, desde o jantar do 1º dia ao jantar do 3º; Acompanhamento por nosso guia durante todo o circuito; Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Henrique SáPessoa;Entrada no Castelo de Kronborg, Museu Gliptoteca Carlsberg e Joias da Coroa em Copenhaga;Taxas hoteleiras, serviços e IVA; Seguro Multiviagens (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionadocomo incluído.

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 205 € . Sinal – 750 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se àdata de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data deemissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

2.285 € 160 €

VALOR FINAL

2.445 €

c o p e n h a g a

Page 26: Viagens com Autores - 2015

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

HenriqueSá PessoaPAÍS BASCO

4 dias

1 a 4 de novembro de 2015

País Basco, um dos destinos mais interessantes, arrojado e distinto de Espanha. Terra de um povo antigo com origens misteriosas, em que as colinas verdes descem até às praias do Atlântico, tem para lhe oferecer uma conjugação formidável entre arquitetura, tradição, história e gastronomia. Quando se fala de gastronomia e boa mesa, fala-se do Chef Henrique Sá Pessoa que o acompanhará nesta viagem

que é um verdadeiro roteiro gastronómico para apurar os seus sentidos. Disfrute dos sabores de algumas das congratuladas e melhores cozinhas Michelin e deixe-se envolver nesta experiência única.

BILBAO - MUSEU GUGGENHEIM

BILBAO - RESTAURANTE AZURMENDI

PRAIA DE SAN SEBASTIAN

LOYOLA - RESTAURANTE ETXEBARRI

Page 27: Viagens com Autores - 2015

31

VIAGENS COM AUTORES

página

30

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) – BILBAOEm horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido paraembarque em voo regular com destino a Bilbao, via Lisboa. Chegada,assistência nas formalidades de desembarque e continuação paraBilbao, centro da indústria basca. Visita guiada ao Museu Guggenheim,obra impressionante de Frank Gehry, e um dos cinco museuspertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Asexposições no museu mudam frequentemente e contêm principalmentetrabalhos realizados ao largo do séc. XX. O ponto alto, e a únicaexposição permanente, é The Matter of Time, uma série de esculturasem aço desenhadas por Richard Serra. Muitos consideram o edifícioem si mais importante do que as obras que fazem parte da coleçãodo museu. Visita ao centro histórico, zona pedonal desde 1979,considerado um centro comercial a céu aberto. Podem aqui encontrar-seautenticas joias arquitetónicas, as mais bonitas fachadas e paláciosurbanos. Destaque para a Casa Mazarredo, o Palácio Arana, a estaçãoAtxuri e a Casa Cuna. Jantar no restaurante Azurmendi, galardoadocom 3 estrelas Michelin. O Azurmendi ocupa um impressionanteedifício de vidro, deslumbrante tanto pela sua aparência como pelassuas vistas fascinantes, tendo sido criado sobre os princípios desustentabilidade. O restaurante é um ecossistema por si só, cheiode vida e plenamente integrado no meio envolvente. No interior, o chef Eneko Atxa cria pratos inovadores, com um toque pessoalcombinando a qualidade com uma capacidade técnica inquestionável.Alojamento no Hotel Barceló Nervión 4* ou similar.

2º DIA – BILBAO – SAN SEBASTIAN – BILBAO Partida em direção a San Sebastian, a mais elegante estância marítimade Espanha e a cidade com mais estrelas Michelin por km2, emque a vida dos seus habitantes gira em torno da cozinha e foi criadatoda uma cultura baseada no bom comer. Os bares e restaurantesde pratos caseiros contrastam com os mais prestigiados restaurantesinternacionais. Visita à cidade com destaque para a Baía de la Concha.Subida ao Monte Igueldo para panorâmica a partir do mais emblemáticoda cidade. Visita, a pé, pela cidade antiga, encaixada entre a baía e o rio Urumea. Destaque para a Plaza de la Constituición, umasimpática praça com arcadas e gelosias em verde e laranja; Igrejasde São Vicente e de Santa Maria del Coro, que contém um ricoportal barroco e edifício do Ayuntamento. Jantar no restaurante Ni Neu, situado em frente ao mar, no Palácio de Congressos. O Ni Neu é um lugar onde se poderá desfrutar da mais fresca e atrativacozinha de San Sebastian, com produtos da época e confecionadoscom as técnicas vanguardistas da alta cozinha. Irá realizar-se umaaula teórico-prática, com o chef Mikel Gallo, para a confeção dosfamosos Pinchos, pequenos canapés que são verdadeiras obras dearte culinária em miniatura. Finalizada a aula, o grupo disfrutarádo menu elaborado pelo chef. Regresso a Bilbao. Alojamento.

3º DIA – BILBAO – LOYOLA – BILBAO Saída em direção a Loyola, conhecida por ser a pátria do fundadordos jesuítas tem como seu principal atrativo a Basílica de SantoInácio de Loyola. Visita à Basílica, inserida num complexo barrocoe com uma dimensão grandiosa. Ainda se conserva a Casa-TorreSolariega, local onde nasceu Santo Inácio. Foi erguida inicialmenteno séc. XIV como casa forte a pedido de Beltrán Yáñez de Loiola.Este destino é também conhecido pelos seus quarteis, que são as

principais instalações militares da província. Almoço no restauranteEtxebarri, galardoado com 1 estrela Michelin. É um restauranterústico construído numa propriedade, todo em pedra e perfeitopara os amantes de pratos grelhados no carvão, cozinhados naperfeição com antigas técnicas de cozinha. O chef Victor Arguinzoniztem por paixão cozinhar com diversos tipos de madeira para confecionaros diferentes pratos, conferindo-lhes assim a harmonia perfeita,elevando ao mais alto nível o mais simples dos ingredientes. Osmenus são elaborados diariamente, consoante a época, para que sóos melhores produtos sejam utilizados e que estes resultem numaexperiencia verdadeiramente gratificante. Regresso a Bilbao e tempolivre para desfrutar do centro da capital de Viscaia. À noite, jantarno hotel confecionado pelo Chef Henrique Sá Pessoa com o grupo.Este jantar terá a particularidade de ser diferente dos restantes, uma vezque funcionará como uma aula de culinária intimista onde iremosconfecionar e degustar as iguarias preparadas em grupo. Alojamento.

4º DIA – BILBAO (AVIÃO) – PORTO OU LISBOAEm horário a combinar localmente, transfer ao aeroporto paraembarque no voo com direção ao Porto, via Lisboa.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

com os nossos autores

pa í s b a s c o

INCLUI:Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Bilbao / Porto ouLisboa em voo regular TAP, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg erespetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (160 €);Circuito em autocarro de turismo;Alojamento e pequeno-almoço no hotel mencionado ou similar;Pensão completa desde o jantar do 1º dia ao jantar do 3º, excluindo o almoçodo 2º; Acompanhamento por nosso guia durante todo o circuito;Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – Henrique SáPessoa; Guias locais para as visitas ao Museu Guggenheim e San Sebastian;Entrada no Museu Guggenheim em Bilbao e Convento de Santo Ignacio emLoyola; Taxas hoteleiras, serviços e IVA;Seguro Multiviagens (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:Bebidas às refeições; Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 100 € . Sinal – 505 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se àdata de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data deemissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

1.535 € 160 €

VALOR FINAL

1.695 €

Page 28: Viagens com Autores - 2015

INDONÉSIAE TIMOR-LESTEA ILHA DAS TREVAS

16 dias

2 a 17 de setembro de 2015

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

José Rodriguesdos Santos

praça do mundo, Praça de Merdeka, simbolizando a força e independênciada nação. Continuação para a velha Batavia, ou Kota, um dos bairrosmais históricos da cidade, que nos traz à memória o período de domínioholandês. Destaque para a praça Taman Fatahillah, antigo centroadministrativo e o canhão Si Jagur – símbolo da fertilidade (português).Alguns dos edifícios mais antigos continuam a ser usados pela populaçãoenquanto outros foram restaurados e transformados em museus, como porexemplo o Museu Wayang. Destaque ainda para a prisão de Cipinang,onde Xanana Gusmão esteve preso depois de julgado. Alojamento

4º DIA – JAKARTA (AVIÃO) – JOGJAKARTAEm horário a combinar localmente, transfer para o aeroporto para embarqueem voo com destino a Jogjakarta. Partida à descoberta do histórico emisterioso Templo Borobudur, uma das obras-primas arquitetónicas daIndonésia e Património da Humanidade pela UNESCO. Construído entre750 e 850, contem influências persas, babilónicas e gregas. Os seus painéisde pedra em relevo são história virtual da doutrina Mahayana Budista,como também dão informação detalhada sobre a vida no século VIII e IXem Java. Passagem pelos Templos Pawon e Mendut, mais pequenos, masde grande importância. Ambos faziam parte do traçado dos peregrinos, acaminho do poderoso Templo Borobudur. Alojamento no Hotel MeliaPurosani 5* ou similar.

5º DIA – JOGJAKARTA (AVIÃO) – MAKASSARPartida em direção ao centro da cidade para visitar “Kraton”, o magníficoPalácio do Sultão, concluído em 1790. É um exemplo perfeito da arquiteturatradicional de Java. Visita ao Castelo de Água, também conhecido porTamansari, que significa “Belo Jardim”. Foi mandado construir pelo SultãoHamengkubuwono I, em 1758, e servia como casa de descanso e recreiopara a família real. De tarde, visita ao Templo Prambanan um dos maisbelos templos hindus de Java, Património da Humanidade pela UNESCO. É constituído por três grandes templos: o de Shiva, o de Brahma e o de Vishnu.A proximidade do Templo Prambanan com o Templo Borobudur mostra-nosque em Java, o budismo e o hinduísmo viviam pacificamente ao lado umdo outro. Em horário a combinar localmente, transfer para o aeroportopara embarque em voo com destino a Ujung Pandang (Makasar). Chegadae transfer ao hotel. Alojamento no Singgasana Hotel 4* ou similar.

6ºDIA – MAKASSAR – TANA TORAJAPartida em direção a Tana Toraja, até Pare Pare, cidade portuária

1º DIA – PORTO OU LISBOA (AVIÃO) …Em horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido para embarqueem voo regular com destino a Jakarta, via Frankfurt. Noite a bordo.

2º DIA – … – JAKARTAChegada e assistência nas formalidades de desembarque. Transfer para ohotel. Alojamento no Alila Hotel 4* ou similar.

3º DIA – JAKARTA Visita à cidade de Jakarta. Destaque para o Museu Nacional, construído1862, considerado o melhor museu da Indonésia e um dos melhores dosudeste asiático. Este museu possui uma enorme coleção de objetosculturais de vários grupos étnicos, de instrumentos musicais e váriaspeças de bronze do período Hindu-Javanês. Destaque também para oMonumento Nacional, com 132 m de altura, elevando-se sobre a maior

Desde o início da era cristã que governantes locais absorveram,sucessivamente, modelos culturais, políticos e religiosos de outrospovos, enquanto floresciam reinos hindus e budistas. Mais de 17.500ilhas localizadas entre dois continentes – Ásia e Oceânia, fazem daIndonésia uma nação transcontinental com florestas tropicais, praiasimensas de areal branco, dourado e até negro; paisagens infinitas deum verde vivo e parques naturais; palácios e templos sagrados de rituaisancestrais, cheios de magia e onde se respira espiritualidade. Indonésia,a morada dos deuses.

JOGJAKARTA - TEMPLO BOROBUDUR

Page 29: Viagens com Autores - 2015

estrategicamente localizada na estrada que liga Makassar a Tana Toraja,ao longo de campos de arroz e casas típicas feitas de madeira e bambu.Continuação pelas montanhas indonésias até Puncak Lakawang. Breveparagem para observação da magnífica vista panorâmica. Chegada a TanaToraja. Alojamento no Hotel Misilliana Toraja 3* ou similar.

7º DIA – TANA TORAJA Dia dedicado à visita de Tana Toraja, com destaque para os túmulosconstruídos nos rochedos em Lemo. Continuação das visitas pelas grutasfunerárias de Londa e aldeia de Kete Kesu, caracterizada pela vidatradicional dos habitantes de Toraja onde encontraremos as casas de“Tongkoman” e os celeiros de arroz. Alojamento.

BAL I - TEMPLO TANAH LOT

8º DIA – TANA TORAJA – MAKASSAR (AVIÃO) – BALIPartida em direção a Makassar e transfer para o aeroporto para embarqueem voo com destino a Bali, a mais famosa estância balnear da Indonésiaonde Xanana Gusmão esteve preso algum tempo. Chegada e transferpara o hotel. Alojamento no Sanur Beach Hotel 5* ou similar.

9º DIA – BALIPartida para Alas Kedaton, floresta santa dos macacos, onde podemosencontrar milhares de macacos. Visita a Mengwi, templo da famíliareal de Taman Ayun, construído em 1634 pelo Rei da dinastia deMengwi. Parte dos templos, foram construídos com o objetivo deproteger Bali dos maus espíritos. Continuação das visitas até aoTemplo Tanah Lot, para assistir ao pôr do sol. Localizado sobre umpromontório rochoso, é um dos templos do mar mais venerado, maisconhecido e mais fotografado de Bali. Alojamento.

10º DIA – BALIDestaque para a aldeia de Batubulan e tempo para aproveitar asfamosas e tradicionais danças balinesas de Barong e Keris. Estasdanças representam as lutas entre o bem e o mal. Continuação paraKintamani, onde desfrutaremos da fantástica vista sobre o vulcão ecratera. Durante as visitas, tempo ainda para breve paragem pelasaldeias de Kemenuh e Primavesa Santa em Tampak Siring, conhecidapor “Fonte da Juventude”. Alojamento.

11º DIA – BALI (AVIÃO) – DÍLITransfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Díli.Chegada e assistência nas formalidades de desembarque. Timor-Leste,um dos países mais jovens do planeta, intimamente ligado à HistóriaPortuguesa, será um dos pontos altos da nossa viagem e ponto de ligação com o Romance que nos move - Ilha das Trevas. Com um longo caminho a percorrer na criação de infraestruturas, no desenvolvimento das suas cidades e no progresso das suas gentes,Timor toca-nos pela sua simplicidade, pelo ambiente rudimentar e pela pureza do seu povo. Início das visitas com passeio pelos pontosde maior interesse da cidade de Díli, com destaque para o monumentodo Cristo Rei na Praia da Areia Branca, Palácio do Governo, Bazar Taibesse, a Sé Catedral, o Farol e a nova zona habitacional dos Coqueiros onde se encontram as principais embaixadas.Alojamento no Hotel Timor ou similar.

JOGJAKARTA - TEMPLO PRAMBANAN

TAMPAK S IR ING - FONTE DA JUVENTUDE

33

VIAGENS COM AUTORES

página

32

BAL I - ARROZAIS

TANA TORAJA - TÚMULOS DOS ROCHEDOS DE LEMO

Page 30: Viagens com Autores - 2015

INCLUI:Lufthansa, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas deaeroporto, segurança e combustível (425 €);Voos internos entre Jakarta / Jogyakarta / Makassar / Bali / Dili / Bali / Jakarta,com direito a uma peça de bagagem até 20 kg e respetivas taxas de aeroporto,segurança e combustível (30€);Circuito em autocarro de turismo e Jeep 4x4;Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;Pensão completa, desde o jantar do 2º dia até ao jantar do 14º, excluindo o almoço do 14º dia;Acompanhamento por nosso guia durante todo o circuito;Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito – José Rodriguesdos Santos;Guias locais falando Português ou Espanhol durante as visitas;Visitas e entradas conforme programa;Visto de entrada na Indonésia (35 usd);Gratificações a guias e motoristas;Taxas de saída de Bali (20 usd) e de Timor Leste (10 usd);Taxas hoteleiras, serviços e IVA;Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento e interrupção).

EXCLUI:Bebidas às refeições;Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionadocomo incluído.

NOTAS:-Obrigatório visto e passaporte com validade mínima de 6 meses.-Timor-Leste não possui ainda infraestruturas hoteleiras que ofereçam as condições

a que estamos habituados, pelo que o alojamento é simples.

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:

Suplemento quarto individual – 590 € . Sinal – 1.450 €

* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se àdata de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até à data deemissão dos respetivos bilhetes.

VALOR BASE TAXAS*

4.420 € 455 €

VALOR FINAL

4.875 €

12º DIA – DÍLINeste dia, continuaremos as visitas numa exploração de locais ligados aoperíodo de ocupação por parte da Indonésia e ao movimento de resistênciatimorense. Destaque para o Cemitério de Santa Cruz, mundialmenteconhecido pelo massacre de 12 de novembro de 1991; a igreja de Motael,refúgio de muitos timorenses; a casa onde Xanana Gusmão foi capturado,entre outros, conhecidos pelas notícias da época e pelas memórias que"Ilha das Trevas" nos aviva. Alojamento.

13º DIA – DÍLI – GLENO – AILEU - MAUBISSE - DÍLI Saída da capital num dia em que paisagem se transforma continuamente.Numa primeira fase, ao longo da costa e depois para o interior. Alteram-seos relevos, multiplicam-se as formas e a natureza vai pintando umquadro que nos deixa nas nuvens, à medida que o vamos descobrindo,lentamente, sem pressas, por estradas sinuosas e aldeias paradas notempo. Viagem até Gleno, a capital da cultura do café. Visita a umaplantação onde poderemos saborear esta bebida à sombra de umaÁrvore Mãe-de-Cacau. Continuação para Aileu, distrito montanhosodecorado com faixas de arrozais ao longo de formosos vales ladeadospor encostas íngremes. Viagem até Maubisse, uma vila de montanha acerca de 2.000 m de altitude, na zona dos Montes Kablake e Ramelau.Regresso a Díli. Alojamento.

14º DIA – DÍLI (AVIÃO) – BALIEm horário a combinar localmente, transfer ao aeroporto paraembarque em voo regular com destino a Bali. Chegada e tarde livrepara praia e atividades de lazer ou carater particular. Alojamento noSanur Beach Hotel ou similar.

15º DIA – BALI (AVIÃO) – JAKARTA (AVIÃO) …Manhã livre para praia e atividades de lazer ou caráter particular. Emhorário a combinar localmente, transfer ao aeroporto para embarque emvoo com destino a Portugal via Jakarta e Frankfurt. Noite a bordo.

16º DIA – … – PORTO OU LISBOAChegada a Portugal.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

T IMOR-LESTE

DÍLI - IGREJA DE MOTAEL

com os nossos autores

FOTOGRAFIA GENTILMENTE CEDIDA POR ANA RODRIGUES CORDEIRO

Page 31: Viagens com Autores - 2015

com os nossos autores

Em 2016

ANTÁRTIDA

com os nossos autores

Esta será a próxima aventura

do autor José Rodrigues dos Santos com a Pinto Lopes Viagens,

prevista para o início do próximo ano.

Iremos mantê-los informados dos desenvolvimentos deste projeto.

PL

V V I A G E

NS

C

OM

A

UT

O

RE

S

José Rodriguesdos Santos