via saÚde | ed. 2

4
MÁ CIRCULAÇÃO? MEXA-SE JÁ! Previna-se de doenças vasculares pracando atudes saudáveis. Confira! Pág 02 Bate-papo ESPECIAL EFEITOS DO FUMO SALTO ALTO provoca varizes? Conversa com a doutora Aline Meira Marns. Pág 03 Os riscos do tabagismo na área vascular. Pág 04 Confira a resposta na seção Você Sabia? Pág 04 Um informavo da Clínica Viarengo Ano II - Edição 02

Upload: vv-ideias

Post on 27-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Confira mais um informativo da Clínica Viarengo em Jundiaí especializada em cirurgia vascular, endovascular e laser.

TRANSCRIPT

Page 1: VIA SAÚDE | ED. 2

Má circulação? MEXa-SE Já! Previna-se de doenças vasculares praticando atitudes saudáveis. Confira! Pág 02

Bate-papoESPEcial

EFEiToS DoFuMo

SalTo alToprovoca varizes?

Conversa com a doutora Aline Meira Martins. Pág 03

Os riscos do tabagismo na área vascular. Pág 04

Confira a resposta na seçãoVocê Sabia? Pág 04

Um informativo da Clínica Viarengo Ano II - Edição 02

Page 2: VIA SAÚDE | ED. 2

colaborar, incentivar e tratar, mas cada pessoa é res-ponsável pela vida que deseja ter. “Não existe nenhum medicamento ou substância natural que seja mais benéfico para sua circulação do que andar”, destaca e completa que o cérebro é um instrumento divino e todas as pessoas devem usá-lo sem medo.

“Pense sobre o que está ingerindo e exercite-se! Cé-rebro e pernas: esta é a receita para uma vida saudá-vel”, conclui o médico.

Luiz Marcelo Viarengo ainda pondera que, caso um problema de circulação já esteja instalado, é neces-sário procurar um médico o quanto antes. “Use seu cérebro e tome uma atitude! O importante é nunca se automedicar, mesmo que se trate de medicamentos ou substâncias naturais”.

Ter bons hábitos de saúde é a melhor maneira de prevenir doenças e ter uma vida saudável.

Manter uma boa circulação depende do combate de todos os fatores de riscos, que podem ser controlados: o sedentarismo, o fumo, o controle do diabetes, o co-lesterol, as triglicérides, a hipertensão arterial e a obe-sidade. Além de manter um estilo de vida saudável, ter amigos e, claro, sorrir muito!

Para Luiz Marcelo Aiello Viarengo, doutor em Cirurgia pela UNICAMP, tudo isso está ao alcance de qualquer indivíduo. “Eu penso que tudo que precisamos para manter uma boa circulação já nos foi dado: as pernas e o cérebro. Cada um de nós é responsável pelo que fazemos com nosso corpo”, defende.

De acordo com o especialista, uma vida longa e pro-dutiva depende de atitude. Nenhum médico sabe fa-zer milagres, por mais competente que seja. Ele pode

Má circulação: tome uma atitude

Um informativo da Clínica Viarengo2

FAÇA ESCOLHAS SAUDÁVEIS• Movimente-se! Escolha um exercício físico que te

agrade e vá em frente! Vale caminhada, hidroginás-tica, andar de bicicleta, pilates... Só não vale ficar parado!

• Faça uma dieta rica em frutas, legumes e hortaliças. Esses alimentos possuem nutrien-tes que ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e melhorar a circulação.

• Evite o fumo e bebidas alcoólicas.

• Não permaneça sentado por muito tempo, levante-se com frequência e lembre-se de esti-car as pernas de vez em quando.

Page 3: VIA SAÚDE | ED. 2

Ano II - Edição 02 3

Na mídia Bate-papoespecial comDra. aline meira martinsTVE Jundiaí

O doutor Luiz Marcelo Aiello Viarengo esteve na TVE Jundiaí para uma entrevista ao vivo no programa ‘Boa Tarde’. A entrevista, com dura-ção de cerca de 20 minutos, buscou solucionar diversas dúvidas sobre os tratamentos de varizes e vasinhos. Quem deseja assistir, pode acessar o vídeo, disponível no blog da clínica Viarengo. (www.clinicaviarengo.com)

Por que escolheu a medicina?Desde bem pequena, as pessoas perguntavam o que

eu iria ser quando crescesse, eu dizia que seria médi-ca. Foi assim, eu nunca nem me questionei o motivo, até porque nunca pensei em outra opção.

O que mais gosta em sua profissão?Adoro a ciência médica. Estudar a fisiologia e o fun-

cionamento de tudo em nosso corpo, das doenças e dos medicamentos, mas o que mais gosto mesmo é de conhecer as pessoas. Gosto de ter o privilégio de poder mergulhar na vida de uma pessoa, de seus pro-blemas, de sua família e de poder caminhar junto com elas, de poder ajudá-las a melhorar sua saúde e suas vidas.

Quais são as maiores dificuldades e alegrias? O grande desafio é exercer a verdadeira medicina,

aquilo que eu sonhei desde pequena, ser uma médica no grande sentido da palavra em tempos de convênio, autorização, guias, tabelas... Minha alegria acontece a cada dia, com cada cirurgia, cada consulta, cada pa-ciente.

Por que decidiu se especializar em cirurgia vascular?Já estava fazendo residência em cirurgia geral e gos-

tava de todas as especialidades, mas, durante os plan-tões, frequentemente tínhamos que chamar a equipe da cirurgia vascular para resolver urgências ou com-plicações de outras especialidades. Fui criando grande admiração por essa área que vinha quase como sal-vação, como resolução dos problemas e queria fazer parte deste time.

Confira a Clínica nas redes sociais

www.clinicaviarengo.com

www.facebook.com/clinicaviarengo

www.twitter.com/clinicaviarengo

Minha alegria acontece a cada dia, a cada consulta.

Na reportagem Mulher de fases, o doutor con-tribui com informações sobre o surgimento de casos de varizes, quatro vezes mais frequentes nas mulheres do que nos homens e destaca a im-portância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças.

Revista Mídia Magazine

Page 4: VIA SAÚDE | ED. 2

Você Sabia? cigarro é prejudicial não só para quem fuma

Pessoas que não fumam, mas são expostas ao cigar-ro, apresentam um risco 30% maior de desenvolver câncer no pulmão e doenças cardíacas e têm de 25% a 35% mais chances de sofrer de doenças coronarianas agudas, comparado às pessoas que não estão expos-tas à fumaça do cigarro.

FuMo cauSa DoENçaS VaScularES

A área vascular também sofre com o tabagismo; atual-mente, os portadores de doenças vasculares causadas pelo fumo são a terceira causa de procura por um angiologis-ta. Isso porque ele interfere, principalmente, na circulação sanguínea. “O efeito do cigarro é visto em quase todos os órgãos importantes do corpo, tanto do tabagista como das pessoas que convivem com fumantes e inalam a fumaça”, afirma Luiz Marcelo Aiello Viarengo.

De acordo com o médico, fumantes ativos e passivos apresentam um risco até quatro vezes maior de desenvol-ver doenças cardiovasculares, tais como derrame cerebral (AVC), Infarto do Miocárdio, e um risco até 10 vezes maior de desenvolver doença vascular periférica, como entupi-mento das artérias das extremidades, aneurismas, entre outros problemas. “A fumaça do cigarro contém inúmeras substâncias tóxicas que agem sobre o sistema cardiovascu-lar, causando reações adversas”, explica Viarengo.

Em relação aos problemas vasculares, essa fumaça pro-duz aumento da frequência cardíaca, vasoconstrição, au-mento da pressão arterial e agressão à parede vascular, favorecendo a deposição de gorduras com formação das placas de ateroma, causando a aterosclerose. “Estas placas produzem um estreitamento da luz dos vasos sanguíneos, diminuindo ou obstruindo completamente a passagem do sangue, o que pode desencadear em uma doença isquê-mica cerebral, cardíaca, periférica ou visceral, dependendo do território circulatório mais afetado”, conclui.

O tabagismo interfere na circulação sanguínea, prejudicando fumantes ativos e passivos.

Salto alto não provoca varizes! Pesquisas mostraram que o problema não aumenta devido ao uso de salto alto. Ele pode ser ruim para os ossos, mas para a circulação é ótimo! Quan-do você eleva o calcanhar um pou-quinho, você torna a musculatura da panturrilha mais efetiva no auxílio ao

bombeamento do sangue para o coração. Claro que um sal-

to muito alto, todos os dias, não é o mais indicado, mas ainda sim, usar um saltinho é preferível a andar de ras-teirinha.

av. Nove de Julho, 1717sala 42 centro Jundiaí SPfone/fax: +55 . 11 . 4586.4444

Projeto Editorial

Direção geral - Natalia VilalbaJornalistas - Vanessa Peres e Tatiane Bardi

EXPEDiENTE:

o efeito do cigarro é visto em quase todos os órgãos importantes do corpo.

Um informativo da Clínica Viarengo4

www.clinicaviarengo.com