usina aÇucareira guaÍra É homenageada pela...

4
USINA AÇUCAREIRA GUAÍRA É HOMENAGEADA PELA “REVISTA AGRO S/A” Pela primeira vez na história do município, aqueles que têm contribuído para o desenvolvimento e crescimento da agricultura foram lembrados e homenageados. A homenagem foi realizada no último dia 20 de julho, onde a Usina Açucareira Guaíra recebeu o 1° Prêmio Especial de Reconhecimento da Revista Agro S/A pelos trabalhos realizados nas áreas ambiental, produtividade e tecnologia agrícola. Dentre os homenageados, estavam empresas da agroindústria, transporte e logística, produtores rurais que contribuíram para formação de uma agricultura estruturada fazendo parte do crescimento econômico do município. Não menos importantes também foram homenageados o Sindicato Rural de Guaíra e personalidades políticas com forte atuação no município, cooperando para o desenvolvimento socioeconômico e da atividade agrícola do mesmo. A Usina Açucareira Guaíra foi reconhecida por todos os trabalhos realizados na preservação do meio ambiente, investimentos em novas tecnologias, aumento de produtividade e geração www.uag.com.br AÇÕES VOLTADAS À PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PROPORCIONARAM A EMPRESA O CERTIFICADO “DESTAQUE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL” A situação do meio ambiente no mundo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social e econômico justo. Tem-se observado que a degradação ambiental, através da contaminação e degradação dos ecossistemas vem crescendo em ritmo acelerado, motivo pelo qual se torna necessário reduzir o impacto ambiental para obter um desenvolvimento ecologicamente equilibrado, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. Diante deste cenário, sustentabilidade se tornou uma das áreas mais importantes dentro das empresas e gerenciá-la de maneira eficaz pode garantir nossa permanência neste planeta. A Usina Açucareira Guaíra é um exemplo deste compromisso com o meio ambiente. Em maio, a empresa foi certificada através do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, como “Destaque em Preservação Ambiental” no ano de 2012. de empregos à população de Guaíra e região. Ações como estas têm garantido a sustentabilidade da Empresa, apresentando uma nova forma de desenvolvimento econômico e social, utilizando os recursos naturais de forma inteligente, atendendo as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Upload: lycong

Post on 08-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

USINA AÇUCAREIRA GUAÍRA É HOMENAGEADA PELA “REVISTA AGRO S/A”

Pela primeira vez na história do município, aqueles que têm contr ibuído para o desenvolvimento e crescimento da agricultura f o r a m l e m b r a d o s e h o m e n a g e a d o s . A homenagem foi realizada no último dia 20 de julho, onde a Usina Açucareira Guaíra recebeu o 1° Prêmio Especial de Reconhecimento da Revista Agro S/A pelos trabalhos realizados nas áreas ambiental, produtividade e tecnologia agrícola. Dentre os homenageados, estavam empresas da agroindústria, transporte e logística, produtores rurais que contribuíram para formação de uma agricultura estruturada fazendo parte do crescimento econômico do município. Não menos importantes também foram homenageados o Sindicato Rural de Guaíra e personalidades políticas com forte atuação no município, cooperando para o desenvolv imento socioeconômico e da at iv idade agrícola do mesmo. A Usina Açucareira Guaíra foi reconhecida por todos os trabalhos realizados na preservação do meio ambiente, investimentos em novas tecnologias, aumento de produtividade e geração

www.uag.com.br

AÇÕES VOLTADAS À PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PROPORCIONARAM A EMPRESA O CERTIFICADO

“DESTAQUE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL”A situação do meio ambiente no mundo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social e econômico justo. Tem-se observado que a degradação ambiental, através da contaminação e degradação dos ecossistemas vem crescendo em ritmo acelerado, motivo pelo qual se torna necessário reduzir o impacto ambiental para obter um desenvolvimento ecologicamente equi l ibrado, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. Diante deste cenário, sustentabilidade se tornou uma das áreas mais importantes dentro das empresas e gerenciá-la de maneira eficaz pode garantir nossa permanência neste planeta. A Usina Açucareira Guaíra é um exemplo deste compromisso com o meio ambiente. Em maio, a empresa foi certificada através do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, como “Destaque em Preservação Ambiental” no ano de 2012.

de empregos à população de Guaíra e região. Ações como estas têm garantido a sustentabilidade da Empresa, apresentando uma nova forma de desenvolvimento econômico e social, utilizando os recursos naturais de forma inteligente, atendendo as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações.

www.uag.com.br

USINA AÇUCAREIRA GUAÍRA PARTICIPA DO HXGN LIVE 2013 HEXAGON GLOBAL NETWORK EM LAS VEGAS

De 03 a 06 de junho, ocorreu em Las Vegas, no MGM Grand Hotel & Cassino, a conferência Hexagon Live 2013 e contou com mais de 3.500 participantes de mais de 70 países. A conferência reuniu profissionais e clientes de todas as empresas do Grupo Hexagon, dentre elas: Intergraph PPM e SGI, Leica Geosystems, Erdas e Metrologia para apresentações, demonstrações de novas tecnologias, palestras e workshops. A Usina Açucareira Guaíra participou com a apresentação do projeto “Guaíra – SmartAgri”. Essa apresentação é o resultado de muitas soluções da parceria entre a Usina e a SISGRAPH, que fornece um software de GIS (Geographic Information System) Geomedia. O projeto tem o objetivo de customizar o sistema, visando tornar mais simples o uso da ferramenta e mais direcionado para a agricultura de precisão. Dessa forma, os usuários do SmartAgri não irão necessitar de conhecimento no nível de um analista de geoprocessamento para realizar os trabalhos que atendam as demandas da agricultura de precisão no mundo. O SmartAgri proporciona maior segurança e confiabilidade para projeção de orientação das linhas de passadas do plantio e todas as demais operações. Com esta ferramenta vamos aumentar o número de linhas no plantio por hectare, quando comparado ao método convencional. O projeto vai além da automação das projeções de orientação para piloto automático, desenvolvendo uma barra de ferramentas direcionadas nas necessidades da agricultura de precisão com uma interface amigável, facilitando as interpolações, a geração dos mapas de recomendações de insumos, integrações com sistemas de controle agrícola e um Webportal. O GIS SmartAgri é uma ferramenta indispensável na gestão eficiente dos dados de campo, possibilitando o conhecimento das variações espaciais e uma melhor condição para tomada de decisão. Através dessa ferramenta podemos realizar análises espaciais

VISITA DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)No dia 22/06/2013, a Usina Açucareira Guaíra recebeu a visita de 24 alunos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Uberlândia. A finalidade da visita foi conhecer na prática o que foi visto em teoria. Os alunos puderam visitar vários setores da empresa, bem como acompanhar o trabalho de conservação do solo e meio ambiente. Durante a visita foi apresentado aos alunos o vídeo institucional e uma breve introdução dos números de desempenho e práticas agrícolas sustentáveis empregadas pela empresa. Em seguida foram encaminhados

ao campo, visitando as fazendas e conhecendo várias operações ali realizadas, obtendo explicações dos gestores responsáveis, como: amostragem de solo com a confecção

visualizando informações como mapas de fertilidade e classes de solos, ambiente de produção e integração com o banco de dados da lavoura. Em parceria com a Sisgraph, empresa do Grupo Hexagon, surgiu a ideia de desenvolver um facilitador focado nas necessidades da agricultura de precisão, de forma que qualquer usuário possa trabalhar de forma fácil e em qualquer formato de dados, atendendo as mais variadas máquinas agrícola ou demandas, para isso foi criado o Projeto Guaíra – SmartAgri. Hoje estamos trabalhando com a primeira versão da solução e com poucos passos podemos projetar linhas de orientação para pilotos automáticos, linhas que já estão sendo usadas no plantio e colheita e isso é só o início de um grande projeto, onde esperamos que possamos contribuir para a evolução da agricultura mundial. O vídeo da apresentação está publicado no YouTube, digitando “SmartAgriculture – Empresa SISGRAPH”.

do grid amostral, operação de “quebra- lombo”, enleiramento da palha, cultivo da soqueira, adubação, aplicação de sólidos em taxa variável e fixa, fertirrigação, aplicação de defensivos agrícolas através de autopropelido (Uniport/Jacto), colheita mecanizada utilizando piloto automático (GPS) e industrialização da cana de açúcar. Desta forma, a Usina Açucareira Guaíra auxilia na formação dos novos profissionais que em breve estarão no mercado de trabalho, norteando sua formação acadêmica e consequentemente sua vida profissional.

www.uag.com.br

EMPRESA RECEBE VISITA DO PRESIDENTE MUNDIAL DA MICHELIN PARA NEGÓCIOS ESTRATÉGICOS E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Na primeira semana do mês de julho, a Diretoria e o Corpo Técnico Gerencial da Usina Açucareira Guaíra, receberam a visita do Presidente Mundial da Michelin, Sr. Emmanuel Ladent – Presidente Mundial da unidade de negócios estratégicos de pneus agrícolas (CEO), Sr. Pierre Caghassi – Diretor Comercial Zona Exportação de pneus agrícolas e o Sr. Marcio Dezen – Responsável Técnico de Contas. O objetivo da visita foi conhecer a organização da empresa (área agrícola), os trabalhos desenvolvidos e informações relacionadas ao uso e desempenho dos pneus Michelin. A visita teve início com a ida ao campo, onde foi possível apresentar os processos

USINA AÇUCAREIRA GUAÍRA SEDIA 2° SEMINÁRIO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DO GSO

No dia 28/06/2013,foi realizado no Clube das Mangueiras “Wanda Ferreira Junqueira”, na sede da Usina Açucareira Guaíra, o 2.º Seminário do Grupo de Saúde Ocupacional da Agroindústria Sucroenergética (GSO). O evento reuniu centenas de profissionais das áreas de segurança, saúde do trabalho e meio ambiente, que entre outros temas discutiram a elaboração de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), conceitos e aplicabilidade na prática, com a exposição do Sr. Armando Henrique – Presidente da Federação dos Técnicos de Segurança do trabalho (FENATEST); o quê e como fazer na prática para atender a NR 12 no setor Sucroenergético com a exposição de Carlos Gustavo Jacóia – Engenheiro Mecânico, atual Sócio Proprietário e Coordenador de Segurança do Trabalho da Ambiental Qualidade de Vida no Trabalho Ltda; Ações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no agronegócio brasileiro – realidade dos autos de infração, com a exposição de Mario Marcio dos Santos – Gerente Segurança e Saúde do Trabalhado da

Usina Açucareira Guaíra e Diretor Presidente do GSO, o qual esteve representando a Dra. Elimara Assad Sallun – Advogada e responsável pela assessoria sindical da Unica – União da Indústria de Cana de Açúcar e também dos Sindicatos da Indústria do Açúcar (Siaesp) e da Indústria e Fabricação do Álcool (Sifaesp) no Estado de São Paulo; Benefícios do uso do Líquido Gerador de Espuma (LGE) para o combate a incêndios florestais com alto índice de aproveitamento tanto na palhada como no canavial, com a exposição de Roberto

Caetano – Diretor da Multspuma. Além das proveitosas exposições, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o “Projeto Outsourcing” – loja in-company, passo a passo do funcionamento e benefícios da tercerização de EPI’s in company, com a exposição de Antonio Macaubas – Gestor de Contatos da Nexus EPI’s. O evento contou com representantes de usinas de diversos Estados como: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, além de participantes de outros segmentos em busca de informações, orientações e melhorias a serem empregadas.

em relação ao CCT – (Corte, Carregamento e Transporte) de cana. Eles auxiliaram e acompanharam a pesagem de um trator a fim de determinar a lastragem correta e a relação entre peso x potência. Após o acompanhamento destas atividades no campo, os mesmos foram recepcionados no escritório de tecnologia agrícola pelo Sócio Diretor Dr. Eduardo Junqueira da Motta Luiz. Nesta reunião foi apresentado o vídeo institucional da empresa, discutidas novas oportunidades de negócios e apresentado os dados técnicos e desempenho dos pneus em relação aos índices controlados através do Sistema de Gestão (SAP – Sistema de Aplicação e Produção). A Usina Açucareira Guaíra é parceira no desenvolvimento mundial dos pneus radiais Michelin, onde os pneus agrícolas e veiculares lançados são testados pela empresa. O Presidente e os Diretores da Michelin apresentaram um breve resumo das ações realizadas no último ano, tais como as novas dimensões de pneus, que visa à redução dos custos operacionais e principalmente a redução do consumo de combustível. Encerrando a reunião, o Sócio Diretor da empresa abordou uma visão ampla e clara do setor sucroenergético e as suas perspectivas futuras, assim como a expectativa da Usina Açucareira Guaíra em relação ao uso dos pneus radiais Michelin na redução de compactação do solo e do consumo de combustível. Após a visita o Sr. Emmanuel Ladent concedeu uma entrevista para o Jornal Folha de São Paulo, publicada no dia 09/07/2013, ponderando sobre investimentos, economia e a tecnologia avançada dos pneus radiais Michelin.

Informativo UAG: Produzido pela Usina Açúcareira Guaíra e Fazenda Rosário. Autorizada a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Tiragem: 3500 exemplares Redatoras-chefes: Paula e Sofia Junqueira da Motta Luiz Redação: Anderson Faria Malerba Editoração Eletrônica: Alfredo Barbosa Neto Colaboradores (matérias): Alfredo Barbosa Neto, Adriano Matins Peres, Anderson Faria Malerba, Giuliano Francisco de Oliveira, Gustavo Villa Gomes, Marcelo Stábile Ulian, Mario Marcio dos Santos e Mateus Sebastião G. da Silva Endereço: SPV - 110 Joaquim Garcia Franco Km -16 Fazenda Rosário Guaíra-SP Fone: 17 3331-9000 Fax: 17 3331-9030 E-mail: [email protected] Impressão e Fotolito: Prol Editora Gráfica Fone: 11 2169-6174

EXPEDIENTE

FESTA JUNINA NA FAZENDA ROSÁRIOA alegria foi geral e contagiou a todos que compareceram na Festa Junina realizada no último dia 22 de junho, no Clube das Mangueiras Wanda Ferreira Junqueira, na Fazenda Rosário. O salão estava todo decorado, ao melhor estilo country. O evento proporcionou diversão e entretenimento para toda a família. A noite estava linda e fez da

EMPRESA PARTICIPA DA CAMPANHA DO AGASALHO 2013Com o slogan “Roupa Boa a Gente Doa”, o Fundo Social de Solidariedade de Guaíra, em parceria com o Fundo Social de São Paulo, lançou a Campanha do Agasalho 2013. O objetivo da campanha foi a efetiva arrecadação de roupas, agasalhos, sapatos, roupas de cama e banho e cobertores para serem distribuídos às famílias carentes do município. A Usina Açucareira Guaíra participa da campanha há vários anos com a doação de cobertores e novamente aderiu à causa. A entrega dos cobertores foi realizada junto a Presidente do Fundo Social e primeira dama Selma Mello que agradeceu a participação e compartilhou que a campanha deste ano superou as expectativas com uma excelente colaboração da população e empresas.

CRISE PROVOCA FECHAMENTO DE USINAS E GERA DESEMPREGO

Nos últimos cinco anos, 58 usinas brasileiras de açúcar e álcool deixaram de moer cana e “quebraram”. Além destas, outras 49 entraram em regime de recuperação judicial por grandes dificuldades financeiras. O maior problema é a questão da perda de produtividade agrícola, ocasionado por alguns fatores como a falta de recursos para a reforma dos canaviais, além disso,

o setor vem de uma sequência de três safras com problemas climáticos: uma muito seca, uma muito chuvosa e, no ano passado houve geada em vários locais. Outros fatores que contribuíram para a atual situação foram o aumento dos custos com insumos aplicados nos canaviais, diesel utilizado nas operações agrícolas, mão de obra especializada e encargos trabalhistas. O setor não tem como repassar estes custos

para o preço dos produtos, já que há uma estagnação do preço do açúcar e o subsídio do governo para manutenção do preço da gasolina tem onerado ainda mais o caixa das empresas do Setor. Estes fatores contribuíram para o aumento do endividamento das Usinas e tem restringido cada vez mais a capacidade de continuar produzindo, agravando a crise financeira e consequentemente os números de trabalhadores sem emprego.

nossa Festa Junina novamente um grande sucesso. O touro mecânico, as barraquinhas de comidas típicas e as barraquinhas de jogos com brindes foram as grandes atrações para a criançada. Agradecemos a diretoria da empresa por proporcionar estes momentos especiais de confraternização e a todos os colaboradores que abrilhantaram o evento com sua presença.