unip homem e sociedade aps 8 acertos

8
Fazer teste: Trabalho Integrado I Conteúdo Sugestões de Tecnologia de Apoio [é aberta numa nova janela] Instruções Descrição Instruções Várias tentativas Este Teste permite 6 tentativas. Esta é a tentativa número 3. Conclusão de Força Esse Teste pode ser salvo e retomado posteriormente. Estado de Conclusão da Pergunta: Pergunta 1 1. A explicação evolucionista mais aceita sobre a origem geográfica do ser humano afirma que: Resposta a . Nossa espécie teve origem em algumas famílias de macacos da África, e só mais tarde surgiram os primeiros hominídeos no Norte (Europa) e no Oriente Médio. b . Somos originários da Europa e, por isso, durante muito tempo, ela foi chamada de “o velho continente”; dali partiram as correntes migratórias humanas para o resto do globo. c . O ser humano teria surgido ao mesmo tempo em dois pontos do globo - África e Europa -, tendo se dispersado pelo resto do mundo a partir das eras glaciais. d . O ser humano teve origem em algumas famílias de hominídeos africanos que se dispersaram pelo globo em busca de alimento, adquirindo características locais em consequência da adaptação a diferentes ambientes. e . Para o evolucionismo, o ser humano surgiu do fenômeno denominado big bang, a grande explosão terrestre que deu origem ao homem. 1 pontos Pergunta 2 1. -“[...] é o conjunto dos comportamentos, saberes e saber fazer característicos de um grupo humano ou de uma sociedade dada, sendo S alvare Enviar

Upload: francilene-mourao

Post on 25-Jul-2015

850 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: UNIP Homem e Sociedade Aps 8 Acertos

Fazer teste: Trabalho Integrado I

Conteúdo

Sugestões de Tecnologia de Apoio [é aberta numa nova janela]

Instruções

Descrição

Instruções

Várias tentativas Este Teste permite 6 tentativas. Esta é a tentativa número 3.

Conclusão de Força

Esse Teste pode ser salvo e retomado posteriormente.

 Estado de Conclusão da Pergunta:

 

Pergunta 11.  

A explicação evolucionista mais aceita sobre a origem geográfica do ser humano afirma que: 

Resposta

a.

 Nossa espécie teve origem em algumas famílias de macacos da África, e só mais tarde surgiram os primeiros hominídeos no Norte (Europa) e no Oriente Médio.

b.

 Somos originários da Europa e, por isso, durante muito tempo, ela foi chamada de “o velho continente”; dali partiram as correntes migratórias humanas para o resto do globo.

c.

 O ser humano teria surgido ao mesmo tempo em dois pontos do globo - África e Europa -, tendo se dispersado pelo resto do mundo a partir das eras glaciais.

d.

 O ser humano teve origem em algumas famílias de hominídeos africanos que se dispersaram pelo globo em busca de alimento, adquirindo características locais em consequência da adaptação a diferentes ambientes.

e.

 Para o evolucionismo, o ser humano surgiu do fenômeno denominado big bang, a grande explosão terrestre que deu origem ao homem. 

1 pontos    

Pergunta 21.  

-“[...] é o conjunto dos comportamentos, saberes e saber fazer característicos de um grupo humano ou de uma sociedade dada, sendo essas atividades adquiridas através de um processo de aprendizagem e transmitidas ao conjunto de seus membros.” (LARAIA, Roque de Barros, “Da natureza da cultura ou da natureza à cultura”In: Cultura: um conceito antropológico).  Escolha, entre as alternativas a seguir, aquela que corresponde ao conceito exposto anteriormente: 

Resposta

a.

 Cultura.

Salvar e Enviar

Page 2: UNIP Homem e Sociedade Aps 8 Acertos

b.

 Antropologia.

c.

 Sociologia.

d.

 Sociedade.

e.

  Vida. 

1 pontos    

Pergunta 31.  

Dentre as características de comportamento que estão associadas à evolução do ser humano, é incorreto afirmar que foram determinantes: 

Resposta

a.

 A capacidade de cooperar, a linguagem e a transformação da natureza.

b.

  A acumulação de conhecimentos e a plasticidade de comportamento.

c.

 A aquisição da postura ereta, o polegar opositor que capacita habilidades manuais e a caixa craniana em aumento progressivo.

d.

 A sociabilidade, a socialização e a simbolização.

e.

 Os instintos, a dificuldade de adaptação a novos meios e uma prole biologicamente evoluída. 

1 pontos    

Pergunta 41.  

A cultura interfere no plano biológico. Essa afirmação pode ser considerada: 

Resposta

a.

 Verdadeira, pois em cada cultura, nascemos com uma herança biológica diferente; assim, os traços físicos de um japonês serão diferentes dos traços de um mexicano, e assim por diante.

b.

 Falsa, pois a cultura faz parte do nosso comportamento, sem ter qualquer relação com nossas características biológicas.

c.

 Verdadeira, pois de acordo com cada costume, os indivíduos se relacionam diferentemente com seus corpos, e as doenças psicossomáticas são exemplos dos efeitos possíveis de um tipo de vida sobre nosso organismo.

d.

 Verdadeira, pois em todas as culturas, as mulheres praticam necessariamente rituais que modelam ou alteram a forma física.

e.

 Falsa, pois a biologia não determina nenhum tipo de cultura. 

1 pontos    

Pergunta 5

Page 3: UNIP Homem e Sociedade Aps 8 Acertos

1.  A respeito do evolucionismo, podemos afirmar que: 

Resposta

a.

 Os evolucionistas e antropólogos encaram a espécie humana como um exemplo especial da evolução, uma vez que as outras espécies vivas evoluem muito mais lentamente pelo fato de não terem desenvolvido um cérebro equivalente ao nosso. Isso permitiu que nossa espécie sofresse modificações que dificilmente serão igualadas por qualquer outro ser vivo.

b.

  Segundo o evolucionismo, todas as espécies conseguem evoluir; portanto, não existe possibilidade de mudança na quantidade de espécies existentes, e sim na sua condição biológica, que sofre alterações a cada passo da evolução.

c.

 A busca de restos humanos pré-históricos nos obrigou a considerar a evolução da espécie humana como a de outro animal qualquer. Além disso, segundo essa teoria, todas as espécies vivas, e não apenas o ser humano, são frutos de uma longa e lenta evolução. Devemos, então, compreender que o processo da vida é evolutivo, inacabado e sem objetivo ou plano predefinido.

d.

 Para os evolucionistas, todo organismo evolui. Evolução, para eles, significa que todas as espécies que evoluem se tornam necessariamente melhores, mais fortes e com organismos superiores aos que existiam há milhares de anos.

e.

 Segundo o evolucionismo, apenas as espécies superiores evoluem, enquanto as inferiores acabam sofrendo extinção. 

1 pontos    

Pergunta 61.  

Leia o texto abaixo, que se encontra incompleto, contendo três lacunas: “Desde a Antiguidade, os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém, as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o _________________ como o _________________ são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado _________________.” (LARAIA, Roque de Barros, “Da natureza da cultura ou da natureza à cultura” In: Cultura: um conceito antropológico).  Quais são os termos que completam, na sequência, o parágrafo acima de modo correto? 

Resposta

a.

 Antropólogo; sociólogo; etnocentrismo.

b.

 Determinismo biológico; determinismo geográfico; endoculturação.

c.

  Social; cultural; antropologia.

d.

 Determinismo biológico; etnocentrismo; cultura.

e.

 

Page 4: UNIP Homem e Sociedade Aps 8 Acertos

 Estruturalismo; etnocentrismo; relativismo. 

1 pontos    

Pergunta 71.  

Sabemos que a cultura é dinâmica, que se transforma de acordo com inúmeros fatores. Assim, a cultura que recebemos de nossos pais não será a mesma que nossos netos conhecerão. Essas transformações podem ser explicadas como se segue: 

I. A capacidade de aprendizado do ser humano faz a cultura ter a característica de ser acumulativa; a cada geração selecionamos, descartamos ou aperfeiçoamos a herança cultural recebida.II. O contato com outras culturas agiliza as mudanças; muitas vezes, esse contato pode influenciar algumas características, transformando-as.III. As transformações podem ser o resultado do impacto de alguns fatos históricos, como guerras e revoluções; por isso, culturas semelhantes em um momento histórico podem ser diferentes em outra época.IV. As transformações culturais são o resultado da capacidade que cada cultura tem para se adaptar a uma nova situação histórica, funcionando como uma espécie de “seleção natural”. As mudanças culturais podem determinar quais sociedades serão dominantes e quais serão dominadas. 

Indique a alternativa verdadeira: 

Resposta

a.

 Estão corretas as afirmações II e III.

b.

 Apenas a afirmação I está correta.

c.

 Todas as afirmações estão corretas.

d.

 Estão corretas as afirmações I, II, III e IV.

e.

 Estão corretas as afirmações I, II e III. 

1 pontos    

Pergunta 81.  

Page 5: UNIP Homem e Sociedade Aps 8 Acertos

O contato com a diferença é necessário para que um povo tome consciência de sua própria identidade cultural. Essa afirmação: 

Resposta

a.

 É correta, pois no encontro com o outro, realizamos a alteridade, abandonando a perspectiva que naturaliza a cultura e as identidades que ela produz.

b.

 Pode ser considerada incorreta, pois cada povo constrói, ao longo de sua história, uma identidade de forma consciente e racional, sendo desnecessário o contato com a diferença para que sua própria identidade seja valorizada.

c.

  É incorreta, pois a identidade cultural faz parte da essência, da alma de um povo, dispensando qualquer processo de contato.

d.

 Pode ser considerada correta, pois não existem exemplos, na História, de povos que refletissem conscientemente sobre sua própria identidade cultural sem o contato com a diferença.

e.

 Pode estar correta, quando se tratam de traços individuais da identidade; está incorreta quando nos referimos a traços que dão identidade às práticas coletivas de uma cultura. 

1 pontos    

Pergunta 91.  

Em seu texto “O etnocentrismo”, Claude Lévi-Strauss afirma que é muito antiga a atitude que “consiste em repudiar pura e simplesmente as formas culturais, morais, religiosas, sociais e estéticas mais afastadas daquelas com que nos identificamos.”A respeito do comportamento etnocêntrico, assinale a alternativa incorreta: 

Resposta

a.

 Consiste numa visão de mundo em que nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos por meio de nossos valores, nossos modelos e nossas definições da existência.

b.

  Significa a supervalorização da própria cultura em detrimento das demais.

c.

 É uma atitude universal, pois todos os indivíduos creem que a sua própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.

d.

 As apreciações negativas dos padrões culturais dos povos diferentes nunca foram utilizadas para justificar a violência praticada contra o “outro”.

e.

 

 A propensão a considerar o nosso modo de vida como o mais natural e o mais correto pode levar a numerosos conflitos sociais, tais como xenofobia, racismo, guerras étnicas, preconceito e estigmas; segregação e discriminação; baseados na raça, na etnia, no gênero, na idade ou na classe social.  

1 pontos    

Pergunta 10

Page 6: UNIP Homem e Sociedade Aps 8 Acertos

1.  “ Os dados científicos de que dispomos atualmente não confirmam a teoria segundo a qual as diferenças genéticas hereditárias constituiriam um fator de importância primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as culturas e as obras das civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos. Eles nos informam, pelo contrário, que essas diferenças se explicam antes de tudo pela história cultural de cada grupo. Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, de fato, uma das características específicas do Homo sapiens.” (Declaração redigida por vários cientistas em 1950, no pós-nazismo, no encontro da UNESCO em Paris.) 

“ Nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação à outra”, segundo Lévi-Strauss. 

Os dois pensamentos citados têm como objetivo: 

Resposta

a.

 Confirmar as teses que atribuem ao homem aptidões e comportamentos inatos.

b.

 Afirmar que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.

c.

 Negar a grande diversidade cultural da espécie humana.

d.

 Negar as teses deterministas biológicas, lutando contra o preconceito racista e todas as tentativas de discriminação e de exploração.

e.

 Legitimar a hierarquia das raças. 

1 pontos    

 Salvar e Enviar