un web view§ 2º - antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... se...

13
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Edital Nº 02/2017 Normas para Avaliação Integradora Referente ao Segundo Semestre de 2017 Os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis dos campi Estoril e Cristiano machado, professores Alexson Marcelino Pereira e Leandra Oliveira Batista Ribeiro, visando a regulamentação da Prova Integradora no âmbito do curso, referente ao segundo semestre de 2017, resolvem: Art. 1º - Regulamentar a Prova Integradora (AS3) em todos os campi em que há a oferta do curso de Ciências Contábeis para os alunos dos módulos 2A, 2B, 3A e 3B. Parágrafo único: Os alunos que farão a prova global, conforme definição semestral da Vice-Presidência Acadêmica não estão regidos pelas regras previstas neste regulamento. Art.2º – O objetivo da Prova Integradora (AS3) é avaliar o desempenho dos alunos nos conteúdos programáticos, competências e habilidades das disciplinas que o aluno esteve matriculado ao longo do módulo, gerando indicadores para análise da qualidade e possíveis deficiências nos processos de ensino–aprendizagem. Art. 3º – A Prova Integradora será aplicada, aos alunos regulares e irregulares, exclusivamente, em data definida

Upload: dinhanh

Post on 06-Feb-2018

215 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISEdital Nº 02/2017

Normas para Avaliação Integradora Referente ao Segundo Semestre de 2017

Os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis dos campi Estoril e Cristiano machado, professores Alexson Marcelino Pereira e Leandra Oliveira Batista Ribeiro, visando a regulamentação da Prova Integradora no âmbito do curso, referente ao segundo semestre de 2017, resolvem:

Art. 1º - Regulamentar a Prova Integradora (AS3) em todos os campi em que há a oferta do curso de Ciências Contábeis para os alunos dos módulos 2A, 2B, 3A e 3B.

Parágrafo único: Os alunos que farão a prova global, conforme definição semestral da Vice-Presidência Acadêmica não estão regidos pelas regras previstas neste regulamento.

Art.2º – O objetivo da Prova Integradora (AS3) é avaliar o desempenho dos alunos nos conteúdos programáticos, competências e habilidades das disciplinas que o aluno esteve matriculado ao longo do módulo, gerando indicadores para análise da qualidade e possíveis deficiências nos processos de ensino–aprendizagem.

Art. 3º – A Prova Integradora será aplicada, aos alunos regulares e irregulares, exclusivamente, em data definida semestralmente e divulgada aos alunos pela coordenação do curso. O aluno realizará a prova nos períodos de 8h10min às 11h40min, se regularmente matriculados no turno da manhã e de 19h:10min às 22h30min para todos os alunos regularmente matriculados no turno da noite. Os alunos que cursam disciplinas nos dois turnos em um mesmo semestre, farão apenas no horário que ele cursa o maior número de créditos de disciplinas e, caso tenha igual número de disciplinas por turno, fará durante o período da noite.

§ 1º – O aluno só poderá entrar em sala de aula para realização das provas até as 08h50min para o turno da manhã e até 19h40min para turno da noite. Em nenhuma hipótese, será permitida a entrada posterior a este horário.

Page 2: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de

§ 2º - Somente será aplicada segunda oportunidade de prova, conforme casos previstos na RESOLUÇÃO CEPE Nº 01, DE 10 DE JULHO DE 2015 ou resoluções que venham substituí-la, desde que o aluno o protocole no SOL no prazo previsto na referida portaria e esse documento afirme que na data e horário da prova o aluno esteve impossibilitado de participar bem como após análise do documento pela Secretaria Acadêmica e Coordenação de Curso, se respeita as normas da instituição. Demais motivos de o aluno não ter feito a prova ou ter se atrasado além dos 30 (trinta) minutos de tolerância previstos no parágrafo anterior, serão recusados, tendo o aluno nota zero na referida avaliação, sendo essa a decisão final, não cabendo recurso de revisão por nenhum órgão da instituição.

Art. 4º - A Prova Integradora, enquanto AS3, será avaliada em até 20 (vinte) pontos, desde que o aluno acerte todas as questões. Assim, como exemplo, se uma prova tiver 30 (trinta) questões e o aluno acertar 15 (quinze) questões, ele terá nota 10 (dez), não se aplicando mais percentuais de 60% ou 70%, que foram dados em semestres anteriores. Portanto, para obter nota máxima, o aluno deverá acertar 100% das questões (toda a prova). Serão computados até 20 (vinte) pontos para todas as disciplinas que o respectivo aluno estiver matriculado, exceto PI, LAI, TIG, Disciplinas em EAD, PAS, TCC, Projeto de TCC e Estágio Supervisionado, que não serão contemplados na Prova Integradora e possuirão critérios de distribuição de pontos específicos. Como disciplinas matriculadas, entende-se todas que o aluno curse nos diferentes módulos do curso de formação e nos demais cursos e institutos que ele esteja regularmente matriculado, salvo as exceções já descritas neste artigo.

Art. 5º - Para a realização da Prova Integradora serão observadas as seguintes condições: § 1º - O aluno regular ou irregular receberá uma prova para cada disciplina que ele estiver matriculado (ainda que ele não esteja frequentando), pertencente aos cursos do ICSA. Portanto, a prova será por disciplina e não por módulo, terá disciplinas de outros cursos do ICSA e não terá disciplinas dispensadas.

§ 2º - Os alunos serão organizados por ordem alfabética do ICSA, campus Estoril e campus Cristiano Machado, prédio 1, devendo constar o aviso anexado na coordenação.

Page 3: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de

§ 3º - Caso o aluno faça matéria em outro Instituto (por exemplo, Engenharia), ele então deve verificar com a coordenação do outro instituto o dia da prova integradora, para fazê-la na turma do outro instituto. Caso o aluno não procure, ele terá nota zero, sendo, portanto, responsabilidade do aluno buscar saber o dia e ir regularmente fazer a prova. Na hipótese de ser no mesmo dia a prova do outro instituto e do ICSA, ele deve procurar pessoalmente o coordenador do curso de origem, para resolver tal situação.

Art. 7º - A prova integradora será por disciplina, contemplando 6 questões para matéria de 40 horas, 8 questões para matérias de 80 e 10 questões para 120 horas, além de 4 questões de conhecimentos gerais. Portanto, poderá ser inferior ou superior a 30 questões. Caso o aluno não receba caderno de prova de alguma disciplina, ou caso receba um caderno que não esteja matriculado, ele deverá comunicar ANTES de iniciar a primeira prova ao aplicador, para que o aplicador comunique a coordenação para solucionar cada caso individualmente. Caso ele comece a prova sem comunicar, nada será feito, pois o aluno não seguiu o edital. Neste caso, a nota será zero e não cabe recurso. § Parágrafo único A prova integradora será composta de questões de formação específica em sua área de formação e de questões de formação geral. Essa última pode se fazer por meio de um tema ocorrido nos últimos anos, incluindo: cultura, economia, política, meio ambiente, sustentabilidade, ética, globalização, família, violência, segurança e outros. A cobrança de questões de conhecimento geral pode se fazer com ou sem relação direta com a matéria lecionada no semestre, mas desde que tenha uma relação com a formação mais ampla do profissional enquanto indivíduo social, o que lhe exige habilidades e competência para compreender os fatos ocorridos no Brasil e no mundo.

Art. 8º - Ao sair da sala, o aluno deverá entregar o gabarito para o aplicador de prova, e deverá levar o(s) seu(s) caderno(s) de prova(s). É responsabilidade do aluno marcar as questões no gabarito exclusivamente à caneta preta ou azul. Deste modo, a instituição ficará apenas com o gabarito. Sendo o caderno de provas levado pelo aluno no próprio dia da prova.

§ 1º - A não marcação ou marcação de uma opção incorreta, implica em atribuição de erro na questão.

Page 4: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de

§ 2º - Os gabaritos preenchidos a lápis, rasurados e/ou com uso de corretivos, terão nota zero automaticamente em todas as questões que assim constarem, não cabendo segunda oportunidade ou revisão de prova, por nenhum motivo. Na impossibilidade de definir quais questões estão nesta situação, toda a prova será anulada, também não cabendo recurso ou segunda oportunidade.

Art. 9° - Durante a avaliação não será permitido ao aluno que comunique com os demais, nem troca de materiais entre si ou terceiro, nem chamar o aplicador para esclarecer qualquer dúvida, independente de qual seja. Se o aluno impetrar nestes procedimentos uma única vez, terá também nota zero em toda a avaliação, independente, por exemplo, se o assunto ou material trocado seja ou não relativo a avaliação, não cabendo segunda oportunidade ou recurso para revisão neste caso.

Art. 10 - Durante a avaliação não é permitido consultar qualquer material bibliográfico, cadernos, anotações de qualquer espécie, calculadora, nem utilizar celulares, fones de ouvido ou equipamentos eletrônicos. Em caso de presença indevida, anulará integralmente e atribuirá nota zero ao aluno, não cabendo recurso para revisão ou segunda oportunidade neste caso.

§ 1º - Será permitido o uso de calculadora para a realização das provas integradora (AS3), independente do modelo da calculadora. Não será permitido o uso de calculadora em celulares. Cada aluno, deverá ter a sua calculadora, empréstimos não serão permitidos. Em caso de uso indevido, o professor aplicador anulará integralmente e atribuirá nota zero ao aluno, não cabendo recurso para revisão ou segunda oportunidade neste caso.

§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de receber o caderno de provas, neste segundo caso, mais especificamente, para os alunos que chegarem após o horário inicial, o professor aplicador pedirá ao aluno que desligue o (s) seu(s) celular(es) ou equivalente (smartphone, tablet, etc.) e coloque-o(s) sobre a mesa do aplicador, ou em outro local, que não cause danos ou perda no aparelho, e que esteja sobre controle do professor aplicador da prova. Logo que o aluno entregar o (s) gabarito(s) o equipamento será devolvido em mãos pelo professor aplicador ao aluno. É responsabilidade do aluno sair da sala de aula com seu equipamento, não cabendo reclamações futuras após a sua saída da sala de aula em que fez a prova. Além disso, durante a prova o aparelho não deve tocar, sobre a hipótese de

Page 5: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de

anulação de sua prova. Se o aluno preferir, ele pode retirar a bateria do aparelho e manter em sua posse apenas a bateria.

Art. 11 - O aluno deve manter sobre a mesa apenas lápis ou lapiseira, borracha e uma caneta de cor azul ou preta, sendo uma unidade de cada. Qualquer outro material que esteja sobre a mesa (bolsa, capa de calculadora, etc), independente se relativo ou não a prova, ainda que permaneça sobre a mesma uma única vez, anulará integralmente e atribuirá nota zero ao aluno, não cabendo recurso para revisão ou segunda oportunidade neste caso.

Art. 12 – No dia da prova, até às 15h:00min, será divulgado pela coordenação de curso por e-mail ou blog ou outra rede social de conhecimento da maioria dos alunos, o site na qual cada aluno devidamente matriculado deve acessar com seu RA e verificar o campus, local e sala que fará a prova. O campus será àquele que está citado no contrato de matrícula, e não no campus que ele está enturmado. Não há possibilidade de mudança de sala ou campus. Se o aluno está com contrato no Estoril, mas enturmado na Cristiano Machado, ele fará a prova no Estoril, independente dos motivos, salvo se o site acima indicar informação diferente. Caso este aluno deseje fazer apenas na Cristiano Machado, ele deve, no período regular de transferência ao início do semestre, solicitar a mudança de campus, para que sua prova esteja no campus que ela estuda no semestre seguinte, mas no semestre vigente da prova integradora não é possível mudar. A coordenação e nenhum outro setor do UNI-BH poderão alterar a sala ou campus, em nenhum momento e sobre nenhuma justificativa. Além disso, no dia da prova, é responsabilidade do aluno a entrada na sala correta. Finalmente, os alunos poderão estar em salas contemplado turmas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas de diferentes cursos, e sempre estarão alocados em ordem alfabética do seu nome ou nome social informado no ato de matrícula e previsto no contrato. Parágrafo único: somente deve procurar a coordenação para falar sobre sala de aula, o aluno cujo RA não esteja na lista, encaminhando até às 16h:00min do dia da prova, tal informação por e-mail para a coordenação informa-lo também por e-mail a sala. Se ele desrespeitar o prazo, como a partir das 16h:30min a coordenação está envolvida com a coordenação da aplicação da prova, nada complementar pode ser feito. Todos os demais motivos, o aluno deve seguir exatamente a lista. O aluno que fizer a prova incorretamente, ainda que entregue o gabarito, terá nota zero e não cabe recurso ou segunda oportunidade. Assim é responsabilidade do aluno recolher

Page 6: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de

o(s) caderno(s) e entregar o(s) gabarito(s) para os aplicadores, ambos na sala correta indicada no referido site.

Art. 13 - Caso o aluno desobedeça às regras da realização da Avaliação ou caso seja percebida alguma tentativa de “cola”, ou caso ele acometa qualquer desordem ou desrespeito aos colegas, aplicadores de prova e equipe UNI-BH, mesmo que uma única vez e por menor que seja, ele terá sua Avaliação automaticamente ZERADA, não cabendo recurso de revisão ou segunda oportunidade.

Art. 14 - Nos dias da aplicação da Prova Integradora não haverá a aplicação de outra avaliação ou atividade em nenhum dos cursos envolvidos com as mesmas. Findando a prova, o aluno poderá retirar-se da sala, desde que tenha decorrido 40 (quarenta) minutos do seu início. Independente do horário que começar a prova, todo aluno deve entregar o(s) gabarito (s) finalizado (s) até às 22h:30min. Quem tentar entregar a partir de 22h:31min, não será recebido pelo professor aplicador, tendo esse aluno nota zero e não cabendo recurso e nem segunda oportunidade. Além disto, a prova não poderá iniciar antes das 19h:00min, cabendo ao aplicado esperar.

Parágrafo único: Recomenda-se ao aluno que entre em sala de aula com 15 (quinze) minutos de antecedência, para a prova começar o mais pontual possível. A prova iniciará APENAS quando a sala possuir pelo menos 40% (quarenta por cento) dos alunos previstos em lista sentados na carteira da sala correta, com os objetos sobre a mesa permitidos neste edital e tendo disponibilizado o celular ao aplicador.

Art. 15 - Nos dias de aplicação das Provas Integradoras não haverá atividade acadêmica presencial e nem atendimento ou assinatura de documento pela Coordenação em nenhum dos cursos envolvidos. É responsabilidade da coordenação de cada curso a organização da (s) sala (s) de aula do seu campus, envolvendo a colagem de adesivos, anexação da relação de alunos que farão prova naquela sala no dia, conferência da impressão das provas, e outros. A coordenação pode, a seu critério e respeitando as normas trabalhistas, convocar outro(s) professor (es) para auxiliar nesta organização, sobre sua supervisão. Esse caso ocorre, por exemplo, para coordenador que trabalham em dois campi ou turnos.

Page 7: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de

Art. 16 - Os professores responsáveis pela aplicação das provas serão escalados pelos coordenadores de cada curso, mantendo pelo menos um professor por sala, preferencialmente, àquele que lecione para a turma no dia.

Art. 17 – As ocorrências percebidas durante as provas deverão ser descritas em folha de Ata pelos professores responsáveis pela aplicação da prova. Somente serão apuradas, tanto por parte do professor quanto do aluno, reclamações registradas em atas. Demais, independente dos motivos, não serão computadas. Por esse motivo, todo aluno deve assinar a lista de presença. E, deve o penúltimo aluno aguardar o último aluno acabar a prova, para retirarem-se os três (os dois alunos e professor) da sala de aula.

Art. 18 – Semestralmente, o coordenador deverá preencher o Anexo Único deste edital, encaminhando para o responsável divulgar aos alunos a(s) seguinte(s) informação (ões): data da prova e Observações Importantes.

Art. 19 – As notas da prova integradora serão registradas no SOL até um dia antes do início do exame especial. A divulgação de nota é apenas via SOL. Contudo, em até 48 (quarenta e oito) horas úteis do término da prova, a coordenação divulgará os gabaritos oficiais de todos os cadernos de prova por e-mail, facebook, blog ou outro meio que a maioria dos alunos tenha acesso, para que eles mesmos confiram as correções e tenha a prévia da sua nota, que poderá mudar, em caso de anulação de questão. Caso o aluno discorde de sua nota, de algo que ocorreu durante a aplicação da prova ou deseje avaliar a possibilidade de anular uma questão, ele deve imediatamente abrir no SOL um protocolo de pedido de revisão e aguardar o prazo regimental para análise do seu pedido. Não será feito atendimento por e-mail, telefone, presencial ou outro modo para revisão de nota ou de prova, devendo o aluno seguir esse prosseguimento, quando ele discordar da nota ou discordar de conteúdo ou de qualquer outro item ou procedimento da prova, desde que sua reclamação (exceto para nota) esteja devidamente registrada na ata de aplicação de provas no dia e, no caso de nota, após ela ter sido registrada no SOL. Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, para nota, no SOL, não há direito a abertura de recurso via protocolo de pedido de revisão de avaliação. Neste último caso, não se fala em mudança de nota, por nenhum motivo, e nem de atendimento pela coordenação.

Page 8: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de

Art. 20 - Outras deliberações não contempladas neste Edital serão resolvidas pelo colegiado do curso, não cabendo recurso de revisão para as situações já previstas neste edital, sendo que a ação deliberada nele é definitiva e deve ser executada, sem possibilidade de mudanças posteriores a sua assinatura. Essa decisão só pode ser tomada pelos professores, no âmbito do colegiado do curso, não podendo ser tomada isoladamente por qualquer membro da instituição.

Art. 21 – Caso algum item deste edital seja revogado ou alterado, em algum momento, novo edital deve ser publicado, revogando inteiramente o presente documento.

Art. 22 – Fica, a partir de 25 de outubro de 2017, revogado os editais anteriores, de número 01/2016 e 02/2016, entrando em vigor o Edital 01/2017 retroagindo a 01 fevereiro de 2017.

Registre-se, publique-se, cumpra-se.

Belo Horizonte, 25 de outubro de 2017

Prof. Alexson Marcelino PereiraCoordenador do curso de Ciências Contábeis – Campus Estoril

Profª. Leandra Oliveira Batista RibeiroCoordenadora do Curso de Ciências Contábeis – Campus Cristiano Machado

Page 9: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de

Anexo Único ao Edital 002/2017

À todos os alunos e professores dos Cursos e campi com a oferta do curso de Ciências Contábeis.

Enviamos informações da prova integradora deste semestre:

Informação Definição para esse semestreSemestre a que se refere (por extenso)

Segundo semestre do ano de 2017

Data única da prova: (formato dd, mm, aaaa)

21/11/2017

Observações fixas para todos os semestres, já previstas em edital:Será permitido o uso de calculadoras simples ou HP12C:

Sim

Percentual de acertos para obter nota máxima na prova (por extenso)

Cem por cento.

Registre-se, publique-se, cumpra-se.

Belo Horizonte, 25 de outubro de 2017.

Prof. Alexson Marcelino PereiraCoordenador do curso de Ciências Contábeis – Campus Estoril

Profª. Leandra Oliveira Batista RibeiroCoordenadora do Curso de Ciências Contábeis – Campus Cristiano Machado

Page 10: un   Web view§ 2º - Antes de iniciar a prova integradora bem como antes de ... Se não estiver registrada na ata do dia da prova e, ... Segundo semestre do ano de