um modelo macroestrutural de redação nota 1000

24
MODELOMACROESTRUTURALDEREDAÇÃONOTA1000 Manoel Neves

Upload: manoel-neves

Post on 20-Jan-2017

2.032 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

MODELOMACROESTRUTURALDEREDAÇÃONOTA1000ManoelNeves

Page 2: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

REDAÇÃO01ESTUDODECASO:MODELOMACROESTRUTURALDEREDAÇÃONOTA1000

Page 3: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Folhaembranco,deRaphaelLuanCarvalhodeSouza

DuranteoséculoXX,oestímuloàproduçãoindustrial,porGetúlioVargas,eoincentivoàintegraçãonacional,deJuscelinoKubitschek,foramfatoresquepossibilitaram a popularização dos meios de comunicação no Brasil. Comisso, cresceu também a publicidade infantil, que busca introduzir nascrianças, desde cedo,oprincípio capitalistade consumo.Noentanto, essavisão negativa pode ser significativamente minimizada, desde queacompanhada de uma forte base educacional que auxilia as crianças adiscernirpormeiododesenvolvimentodesensocríticopróprio.Éindiscutívelapresençadefatoresprejudiciaisnaspropagandasdirigidasaessafaixaetária.Segundooconceitodefelicidade,discutidonafilosofiadaantiguidade por Aristóteles, a eudaimonia é alcançada com a uniãoequilibradaentrerazãoesatisfaçãodeprazeres.Contudo,evidencia-seque,nainfância,oindivíduonãopossuiaindadiscernimentoracionalsuficiente,oque faz com que a criança, ao ter acesso a publicidades, pense que oproduto divulgado é extremamente necessário. Isso acarreta, de formanegativa,aformaçãodejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

Page 4: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequadadopúblico-alvodomercadopublicitárioinfantil.Segundoatábularasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,hajavistaqueestassãoinfluenciadaspelomeioemquevivem.Comoapoiodabase familiar, somadaàescolar,cria-seosensocrítico,quepossibilitaagradativa menor influência da linguagem publicitária. Desse modo,evidencia-se que o poder de persuasão do mercado apelativo não éabsoluto.Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagens com o auxílio doMinistério da Educação e Cultura e governosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

Page 5: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

REDAÇÃO02ESTUDODECASO:MODELOMACROESTRUTURALDEREDAÇÃONOTA1000

Page 6: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Equilíbrioaristotélico,deRaphaelLuanCarvalhodeSouza

Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI aoXXI, o pensamentomachista consolidou-se e permaneceu forte. Amulhereravista,demaneiramais intensanatransiçãoentrea IdadeModernaeaContemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao votoconquistadoapenasnadécadade1930,comachegadadaEraVargas.Comisso, surge a problemática da violência de gênero dessa lógica excludenteque persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelainsuficiênciadeleis,sejapelalentamudançadementalidadesocial.Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenhasidoumgrandeprogressoemrelaçãoàproteçãofeminina,hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimasquedeixamdeefetivaradenúnciapor serem intimidadas.Dessemodo,evidencia-seaimportância do reforço da prática da regulamentação como forma decombateàproblemática.

Page 7: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessalinhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamília com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta davivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusãofeminina,transmitidodegeraçãoageração,funcionacomofortebasedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

Entende-se, portanto, que a continuidadeda violência contra amulher nacontemporaneidadeéfrutodaaindafracaeficáciadasleisedapermanênciado machismo como intenso fato social. A fim de atenuar o problema, oGoverno Federal deve elaborar um plano de implementação de novasdelegaciasespecializadasnessaformadeagressão,aliadoàesferaestadualemunicipaldopoder,principalmentenasáreasquemaisnecessitem,alémdeaplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas detelevisãocomo formadeestímuloàdenúnciadesses crimes.Dessa forma,com base no equilíbrio proposto por Aristóteles, esse fato social serágradativamenteminimizadonopaís.

Page 8: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

TÍTULOESTUDODECASO:MODELOMACROESTRUTURALDEREDAÇÃONOTA1000

Page 9: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

FolhaembrancoEquilíbrioaristotélico

ANÁLISEREMETEOLEITORAUMAPARTEDOTEXTO

FOLHA EM BRANCO: sintetiza conceito de John Locke, segundo o qual acriançapodesermoldadapormeiodaeducação;

EQUILÍBRIOARISTOTÉLICO:aludeaosegundoparágrafo,noqualargumentaemdefesadeumasociedadedemocráticaejusta;

RESUMEOTEXTOFOLHA EM BRANCO: a educação pode levar a criança a se afastar daspropagandasnocivasEQUILÍBRIOARISTOTÉLICO:emumasociedadejusta,háquesedefenderasmulheres/minorias;

APRESENTA(INDIRETAMENTE)OTEMAFOLHAEMBRANCO:acriançaéafolhaembranco.EQUILÍBRIOARISTOTÉLICO:asociedadedeveprotegerosdireitosdetodososqueacompõem.

Page 10: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

INTRODUÇÃOESTUDODECASO:MODELOMACROESTRUTURALDEREDAÇÃONOTA1000

Page 11: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

DuranteoséculoXX,oestímuloàproduçãoindustrial,porGetúlioVargas,eoincentivoàintegraçãonacional,deJuscelinoKubitschek,foramfatoresquepossibilitaram a popularização dos meios de comunicação no Brasil. Comisso, cresceu também a publicidade infantil, que busca introduzir nascrianças, desde cedo, o princípio capitalista de consumo.No entanto, essavisão negativa pode ser significativamente minimizada, desde queacompanhada de uma forte base educacional que auxilia as crianças adiscernirpormeiododesenvolvimentodesensocríticopróprio.

ANÁLISEDAINTRODUÇÃODAREDAÇÃO01CONTEXTUALIZAÇÃO

DuranteoséculoXX,oestímuloàproduçãoindustrial,porGetúlioVargas,eoincentivoàintegraçãonacional,deJuscelinoKubitschek,foramfatoresque possibilitaram a popularização dosmeios de comunicação no Brasil.Com isso, cresceu tambéma publicidade infantil, que busca introduzir nascrianças, desde cedo, o princípio capitalista de consumo.No entanto, essavisão negativa pode ser significativamente minimizada, desde queacompanhada de uma forte base educacional que auxilia as crianças adiscernirpormeiododesenvolvimentodesensocríticopróprio.

TEMA

DuranteoséculoXX,oestímuloàproduçãoindustrial,porGetúlioVargas,eoincentivoàintegraçãonacional,deJuscelinoKubitschek,foramfatoresquepossibilitaram a popularização dos meios de comunicação no Brasil. Comisso, cresceu também a publicidade infantil, que busca introduzir nascrianças,desdecedo,oprincípiocapitalistadeconsumo.Noentanto,essavisão negativa pode ser significativamente minimizada, desde queacompanhada de uma forte base educacional que auxilia as crianças adiscernirpormeiododesenvolvimentodesensocríticopróprio.

TESE

DuranteoséculoXX,oestímuloàproduçãoindustrial,porGetúlioVargas,eoincentivoàintegraçãonacional,deJuscelinoKubitschek,foramfatoresquepossibilitaram a popularização dos meios de comunicação no Brasil. Comisso, cresceu também a publicidade infantil, que busca introduzir nascrianças,desdecedo,oprincípio capitalistade consumo.Noentanto,essavisão negativa pode ser significativamente minimizada, desde queacompanhada de uma forte base educacional que auxilia as crianças adiscernirpormeiododesenvolvimentodesensocríticopróprio.

SUBSTANTIVOSTEMÁTICOS

DuranteoséculoXX,oestímuloàproduçãoindustrial,porGetúlioVargas,eoincentivoàintegraçãonacional,deJuscelinoKubitschek,foramfatoresquepossibilitaram a popularização dosmeios de comunicação no Brasil. Comisso, cresceu também a publicidade infantil, que busca introduzir nascrianças, desde cedo,oprincípio capitalistadeconsumo.Noentanto,essavisão negativa pode ser significativamente minimizada, desde queacompanhada de uma forte base educacional que auxilia as crianças adiscernirpormeiododesenvolvimentodesensocríticopróprio.

ARTICULADORES

DuranteoséculoXX,oestímuloàproduçãoindustrial,porGetúlioVargas,eoincentivoàintegraçãonacional,deJuscelinoKubitschek,foramfatoresquepossibilitaram a popularização dos meios de comunicação no Brasil. Comisso, cresceu também a publicidade infantil, que busca introduzir nascrianças,desde cedo,oprincípio capitalistade consumo.Noentanto, essavisão negativa pode ser significativamente minimizada, desde queacompanhada de uma forte base educacional que auxilia as crianças adiscernirpormeiododesenvolvimentodesensocríticopróprio.

ELEMENTOSDERETOMADA

DuranteoséculoXX,oestímuloàproduçãoindustrial,porGetúlioVargas,eoincentivoàintegraçãonacional,deJuscelinoKubitschek,foramfatoresquepossibilitaram a popularização dos meios de comunicação no Brasil. Comisso, cresceu também a publicidade infantil, que busca introduzir nascrianças, desde cedo, o princípio capitalista de consumo.Noentanto,essavisão negativa pode ser significativamente minimizada, desde queacompanhada de uma forte base educacional que auxilia as crianças adiscernirpormeiododesenvolvimentodesensocríticopróprio.

Page 12: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

AolongodoprocessodeformaçãodoEstadobrasileiro,doséculoXVIaoXXI,o pensamento machista consolidou-se e permaneceu forte. A mulher eravista, de maneira mais intensa na transição entre a Idade Moderna e aContemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao votoconquistadoapenasnadécadade1930,comachegadadaEraVargas.Comisso, surge a problemática da violência de gênero dessa lógica excludenteque persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelainsuficiênciadeleis,sejapelalentamudançadementalidadesocial.

ANÁLISEDAINTRODUCÃODAREDAÇÃO02CONTEXTUALIZAÇÃO

Ao longodoprocessode formaçãodoEstadobrasileiro,doséculoXVIaoXXI,opensamentomachistaconsolidou-seepermaneceuforte.Amulhereravista,demaneiramaisintensanatransiçãoentreaIdadeModernaeaContemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao votoconquistadoapenasnadécadade1930,comachegadadaEraVargas.Comisso, surge a problemática da violência de gênero dessa lógica excludenteque persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelainsuficiênciadeleis,sejapelalentamudançadementalidadesocial.

TEMA

AolongodoprocessodeformaçãodoEstadobrasileiro,doséculoXVIaoXXI,o pensamento machista consolidou-se e permaneceu forte. A mulher eravista, de maneira mais intensa na transição entre a Idade Moderna e aContemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao votoconquistadoapenasnadécadade1930,comachegadadaEraVargas.Comisso, surge a problemática da violência de gênerodessa lógica excludenteque persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelainsuficiênciadeleis,sejapelalentamudançadementalidadesocial.

TESE

AolongodoprocessodeformaçãodoEstadobrasileiro,doséculoXVIaoXXI,o pensamento machista consolidou-se e permaneceu forte. A mulher eravista, de maneira mais intensa na transição entre a Idade Moderna e aContemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao votoconquistadoapenasnadécadade1930,comachegadadaEraVargas.Comisso, surge a problemática da violência de gênero dessa lógica excludenteque persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelainsuficiênciadeleis,sejapelalentamudançadementalidadesocial.

SUBSTANTIVOSTEMÁTICOS

Ao longo do processo de formação doEstado brasileiro, do século XVI aoXXI, o pensamentomachista consolidou-se e permaneceu forte. Amulhereravista,demaneiramais intensanatransiçãoentrea IdadeModernaeaContemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao votoconquistadoapenasnadécadade1930,comachegadadaEraVargas.Comisso, surge a problemática da violência de gênero dessa lógica excludenteque persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelainsuficiênciadeleis,sejapelalentamudançadementalidadesocial.

ARTICULADORES

Ao longo do processode formação do Estado brasileiro, do século XVI aoXXI, o pensamentomachista consolidou-se e permaneceu forte. Amulhereravista,demaneiramais intensanatransiçãoentrea IdadeModernaeaContemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao votoconquistadoapenasnadécadade1930,comachegadadaEraVargas.Comisso, surge a problemática da violência de gênero dessa lógica excludenteque persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelainsuficiênciadeleis,sejapelalentamudançadementalidadesocial.

ELEMENTOSDERETOMADA

AolongodoprocessodeformaçãodoEstadobrasileiro,doséculoXVIaoXXI,o pensamento machista consolidou-se e permaneceu forte. A mulher eravista, de maneira mais intensa na transição entre a Idade Moderna e aContemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao votoconquistadoapenasnadécadade1930,comachegadadaEraVargas.Comisso, surge a problemática da violência de gênerodessa lógica excludenteque persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelainsuficiênciadeleis,sejapelalentamudançadementalidadesocial.

Page 13: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

DESENVOLVIMENTOESTUDODECASO:MODELOMACROESTRUTURALDEREDAÇÃONOTA1000

Page 14: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Éindiscutívelapresençadefatoresprejudiciaisnaspropagandasdirigidasaessafaixaetária.Segundooconceitodefelicidade,discutidonafilosofiadaantiguidade por Aristóteles, a eudaimonia é alcançada com a uniãoequilibradaentrerazãoesatisfaçãodeprazeres.Contudo,evidencia-seque,nainfância,oindivíduonãopossuiaindadiscernimentoracionalsuficiente,oque faz com que a criança, ao ter acesso a publicidades, pense que oproduto divulgado é extremamente necessário. Isso acarreta, de formanegativa,aformaçãodejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

ANÁLISEDOARGUMENTO01DAREDAÇÃO01IDEIAGERAL

Éindiscutívelapresençadefatoresprejudiciaisnaspropagandasdirigidasaessafaixaetária.Segundooconceitodefelicidade,discutidonafilosofiadaantiguidade por Aristóteles, a eudaimonia é alcançada com a uniãoequilibradaentrerazãoesatisfaçãodeprazeres.Contudo,evidencia-seque,nainfância,oindivíduonãopossuiaindadiscernimentoracionalsuficiente,oque faz com que a criança, ao ter acesso a publicidades, pense que oproduto divulgado é extremamente necessário. Isso acarreta, de formanegativa,aformaçãodejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

PROVA=OAC

É indiscutível a presença de fatores prejudiciais nas propagandas dirigidas aessa faixaetária.Segundoo conceitode felicidade,discutidona filosofiadaantiguidade por Aristóteles, a eudaimonia é alcançada com a uniãoequilibradaentre razãoe satisfaçãodeprazeres. Contudo,evidencia-seque,na infância,o indivíduonãopossuiaindadiscernimento racional suficiente,oquefazcomqueacriança,aoteracessoapublicidades,pensequeoprodutodivulgado é extremamente necessário. Isso acarreta, de forma negativa, aformaçãodejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

ANÁLISEDAPROVA/OAC

É indiscutível a presença de fatores prejudiciais nas propagandas dirigidas aessa faixa etária. Segundo o conceito de felicidade, discutido na filosofia daantiguidadeporAristóteles,aeudaimoniaéalcançadacomauniãoequilibradaentrerazãoesatisfaçãodeprazeres.Contudo,evidencia-seque,nainfância,oindivíduonãopossuiaindadiscernimentoracionalsuficiente,oquefazcomqueacriança,aoteracessoapublicidades,pensequeoprodutodivulgadoéextremamente necessário. Isso acarreta, de forma negativa, a formação dejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

FECHO=PROBLEMA1

É indiscutível a presença de fatores prejudiciais nas propagandas dirigidas aessa faixa etária. Segundo o conceito de felicidade, discutido na filosofia daantiguidadeporAristóteles,aeudaimoniaéalcançadacomauniãoequilibradaentrerazãoesatisfaçãodeprazeres.Contudo,evidencia-seque,nainfância,oindivíduonãopossuiaindadiscernimentoracionalsuficiente,oquefazcomquea criança, ao ter acesso a publicidades, pense que o produto divulgado éextremamente necessário. Isso acarreta, de forma negativa, a formação dejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

SUBSTANTIVOSTEMÁTICOS

É indiscutível a presença de fatores prejudiciais naspropagandas dirigidas aessa faixa etária. Segundo o conceito de felicidade, discutido na filosofia daantiguidadeporAristóteles,aeudaimoniaéalcançadacomauniãoequilibradaentrerazãoesatisfaçãodeprazeres.Contudo,evidencia-seque,nainfância,oindivíduonãopossuiaindadiscernimentoracionalsuficiente,oquefazcomquea criança, ao ter acesso a publicidades, pense que o produto divulgado éextremamente necessário. Isso acarreta, de forma negativa, a formação dejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

ARTICULADORES

É indiscutível a presença de fatores prejudiciais nas propagandas dirigidas aessa faixa etária. Segundo o conceito de felicidade, discutido na filosofia daantiguidadeporAristóteles,aeudaimoniaéalcançadacomauniãoequilibradaentrerazãoesatisfaçãodeprazeres.Contudo,evidencia-seque,nainfância,oindivíduonãopossuiaindadiscernimentoracionalsuficiente,oquefazcomquea criança, ao ter acesso a publicidades, pense que o produto divulgado éextremamente necessário. Isso acarreta, de forma negativa, a formação dejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

EXPRESSÕESDERETOMADA

É indiscutível a presença de fatores prejudiciais nas propagandas dirigidas aessa faixa etária. Segundo o conceito de felicidade, discutido na filosofia daantiguidadeporAristóteles,aeudaimoniaéalcançadacomauniãoequilibradaentrerazãoesatisfaçãodeprazeres.Contudo,evidencia-seque,nainfância,oindivíduo não possui ainda discernimento racional suficiente,o que faz comqueacriança,aoteracessoapublicidades,pensequeoprodutodivulgadoéextremamente necessário. Isso acarreta, de forma negativa, a formação dejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

PALAVRASDEOPINIÃO

É indiscutívela presença de fatoresprejudiciais nas propagandas dirigidas aessa faixa etária. Segundo o conceito de felicidade, discutido na filosofia daantiguidadeporAristóteles,aeudaimoniaéalcançadacomauniãoequilibradaentrerazãoesatisfaçãodeprazeres.Contudo,evidencia-seque,nainfância,oindivíduo não possuiainda discernimento racional suficiente, o que faz comqueacriança,aoteracessoapublicidades,pensequeoprodutodivulgadoéextremamente necessário. Isso acarreta, de forma negativa, a formação dejovenseadultosexcessivamenteconsumistas.

Page 15: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequadadopúblico-alvodomercadopublicitárioinfantil.Segundoatábularasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,hajavistaqueestassãoinfluenciadaspelomeioemquevivem.Comoapoiodabase familiar, somadaàescolar, cria-seo sensocrítico,quepossibilitaagradativa menor influência da linguagem publicitária. Desse modo,evidencia-se que o poder de persuasão do mercado apelativo não éabsoluto.

ANÁLISEDOARGUMENTO02DAREDAÇÃO01IDEIAGERAL

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequada do público-alvo do mercado publicitário infantil. Segundo atábula rasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,hajavistaqueestassãoinfluenciadaspelomeioemquevivem.Comoapoiodabase familiar, somadaàescolar, cria-seo sensocrítico,quepossibilitaagradativa menor influência da linguagem publicitária. Desse modo,evidencia-se que o poder de persuasão do mercado apelativo não éabsoluto.

PROVA=OAC

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequadadopúblico-alvodomercadopublicitárioinfantil.Segundoatábularasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,hajavistaqueestassãoinfluenciadaspelomeioemquevivem.Comoapoiodabase familiar, somadaàescolar, cria-seo sensocrítico,quepossibilitaagradativa menor influência da linguagem publicitária. Desse modo,evidencia-se que o poder de persuasão do mercado apelativo não éabsoluto.

ANÁLISEDAPROVA/OAC

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequadadopúblico-alvodomercadopublicitárioinfantil.Segundoatábularasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,haja vista que estas são influenciadas pelo meio em que vivem. Com oapoio da base familiar, somada à escolar, cria-se o senso crítico, quepossibilita a gradativamenor influência da linguagem publicitária. Dessemodo,evidencia-sequeopoderdepersuasãodomercadoapelativonãoéabsoluto.

FECHO=PROBLEMA2

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequadadopúblico-alvodomercadopublicitárioinfantil.Segundoatábularasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,hajavistaqueestassãoinfluenciadaspelomeioemquevivem.Comoapoiodabase familiar, somadaàescolar, cria-seo sensocrítico,quepossibilitaagradativa menor influência da linguagem publicitária. Desse modo,evidencia-se que o poder de persuasão do mercado apelativo não éabsoluto.

SUBSTANTIVOSTEMÁTICOS

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequada do público-alvo do mercado publicitário infantil. Segundo atábula rasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,hajavistaqueestassãoinfluenciadaspelomeioemquevivem.Comoapoiodabasefamiliar,somadaàescolar,cria-seosensocrítico,quepossibilitaagradativa menor influência da linguagem publicitária. Desse modo,evidencia-se que o poder de persuasão do mercado apelativo não éabsoluto.

ARTICULADORES

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequadadopúblico-alvodomercadopublicitárioinfantil.Segundoatábularasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,hajavistaqueestassãoinfluenciadaspelomeioemquevivem.Comoapoiodabase familiar,somadaàescolar,cria-seosensocrítico,quepossibilitaagradativa menor influência da linguagem publicitária. Desse modo,evidencia-se que o poder de persuasão do mercado apelativo não éabsoluto.

EXPRESSÕESDERETOMADA

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequadadopúblico-alvodomercadopublicitárioinfantil.Segundoatábularasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,hajavistaqueestassãoinfluenciadaspelomeioemquevivem.Comoapoiodabase familiar, somadaàescolar, cria-seo sensocrítico,quepossibilitaagradativa menor influência da linguagem publicitária. Desse modo,evidencia-se que o poder de persuasão do mercado apelativo não éabsoluto.

PALAVRASDEOPINIÃO

Entretanto, essa tendência pode ser revertida se somada à instruçãoadequadadopúblico-alvodomercadopublicitárioinfantil.Segundoatábularasa de John Locke, nascemos como uma folha em branco, semconhecimento, e o adquirimos por meio da experiência. A partir dessepensamento,épossívelentenderqueéfunçãodospaiseducarascrianças,hajavistaqueestassãoinfluenciadaspelomeioemquevivem.Comoapoiodabase familiar,somadaàescolar,cria-seosensocrítico,quepossibilitaagradativa menor influência da linguagem publicitária. Desse modo,evidencia-se que o poder de persuasão do mercado apelativo não éabsoluto.

Page 16: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenhasidoumgrandeprogressoemrelaçãoàproteçãofeminina,hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimasquedeixamdeefetivaradenúnciapor serem intimidadas.Dessemodo,evidencia-seaimportância do reforço da prática da regulamentação como forma decombateàproblemática.

ANÁLISEDOARGUMENTO01DAREDAÇÃO02IDEIAGERAL

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenhasidoumgrandeprogressoemrelaçãoàproteçãofeminina,hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimasquedeixamdeefetivaradenúnciapor serem intimidadas.Dessemodo,evidencia-seaimportância do reforço da prática da regulamentação como forma decombateàproblemática.

PROVA=OAC

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausas do problema. De acordo com Aristóteles, a política deve serutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMaria da Penha tenha sido um grande progresso em relação à proteçãofeminina,hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimas que deixam de efetivar a denúncia por serem intimidadas. Dessemodo,evidencia-sea importânciadoreforçodapráticadaregulamentaçãocomoformadecombateàproblemática.

ANÁLISEDAPROVA/OAC

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenha sido um grande progresso em relação à proteção feminina, hábrechas que permitem a ocorrência dos crimes, como asmuitas vítimasque deixam de efetivar a denúncia por serem intimidadas. Dessemodo,evidencia-se a importânciado reforçodapráticada regulamentação comoformadecombateàproblemática.

FECHO=PROBLEMA1

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenhasidoumgrandeprogressoemrelaçãoàproteçãofeminina,hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimasquedeixamdeefetivaradenúnciaporseremintimidadas.Dessemodo,evidencia-seaimportância do reforço da prática da regulamentação como forma decombateàproblemática.

SUBSTANTIVOSTEMÁTICOS

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenha sido um grande progresso em relação à proteção feminina, hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimasquedeixam de efetivar a denúncia por serem intimidadas. Desse modo,evidencia-se a importânciado reforçodapráticada regulamentação comoformadecombateàproblemática.

ARTICULADORES

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenhasidoumgrandeprogressoemrelaçãoàproteçãofeminina,hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimasquedeixamdeefetivaradenúnciapor serem intimidadas.Dessemodo,evidencia-seaimportância do reforço da prática da regulamentação como forma decombateàproblemática.

EXPRESSÕESDERETOMADA

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenhasidoumgrandeprogressoemrelaçãoàproteçãofeminina,hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimasquedeixamdeefetivaradenúnciapor serem intimidadas.Dessemodo,evidencia-seaimportância do reforço da prática da regulamentação como forma decombateàproblemática.

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenhasidoumgrandeprogressoemrelaçãoàproteçãofeminina,hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimasquedeixamdeefetivaradenúnciapor serem intimidadas.Dessemodo,evidencia-seaimportância do reforço da prática da regulamentação como forma decombateàproblemática.

PALAVRASDEOPINIÃO

Éindubitávelqueaquestãoconstitucionalesuaaplicaçãoestejamentreascausasdoproblema.DeacordocomAristóteles,apolíticadeveserutilizadademodoque,pormeiodajustiça,oequilíbriosejaalcançadonasociedade.Demaneiraanáloga,épossívelperceberque,noBrasil,aagressãocontraamulherrompeessaharmonia,hajavistaque,emboraaLeiMariadaPenhatenhasidoumgrandeprogressoemrelaçãoàproteçãofeminina,hábrechasquepermitemaocorrênciadoscrimes,comoasmuitasvítimasquedeixamdeefetivaradenúnciaporserem intimidadas.Dessemodo,evidencia-seaimportância do reforço da prática da regulamentação como forma decombateàproblemática.

Page 17: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessalinhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamília com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta davivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusãofeminina,transmitidodegeraçãoageração,funcionacomofortebasedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

ANÁLISEDOARGUMENTO02DAREDAÇÃO02IDEIAGERAL

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessalinhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamília com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta davivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusãofeminina,transmitidodegeraçãoageração,funcionacomofortebasedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

PROVA=OAC

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagirede pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade.Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o preconceito degênero pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se umacriança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lotambém por conta da vivência em grupo. Assim, o fortalecimento dopensamento da exclusão feminina, transmitido de geração a geração,funcionacomo fortebasedessa formadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

ANÁLISEDAPROVA/OAC

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessa linhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamíliacomessecomportamento,tendeaadotá-lotambémporcontadavivênciaemgrupo.Assim,ofortalecimentodopensamentodaexclusãofeminina,transmitidodegeraçãoageração,funcionacomofortebasedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

FECHO=PROBLEMA2

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessalinhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamília com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta davivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusãofeminina, transmitido de geração a geração, funciona como forte basedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

SUBSTANTIVOSTEMÁTICOS

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessalinhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamília comesse comportamento, tende a adotá-lo tambémpor conta davivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusãofeminina,transmitidodegeraçãoageração,funcionacomofortebasedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

ARTICULADORES

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessalinhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamília comesse comportamento, tende a adotá-lo tambémpor conta davivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusãofeminina,transmitidodegeraçãoageração,funcionacomofortebasedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessalinhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamília comesse comportamento, tende a adotá-lo tambémpor conta davivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusãofeminina,transmitidodegeraçãoageração,funcionacomofortebasedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

Outrossim,destaca-seomachismocomo impulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessalinhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamília com esse comportamento, tende a adotá-lo tambémpor conta davivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusãofeminina,transmitidodegeraçãoageração,funcionacomofortebasedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

EXPRESSÕESDERETOMADA

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessa linha de pensamento, observa-se que o preconceito de gênero podeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamíliacomessecomportamento,tendeaadotá-lotambémporcontadavivênciaemgrupo.Assim,o fortalecimentodopensamentodaexclusãofeminina,transmitidodegeraçãoageração,funcionacomofortebasedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

PALAVRASDEOPINIÃO

Outrossim,destaca-seomachismocomoimpulsionadordaviolênciacontraamulher.SegundoDurkheim,ofatosocialéumamaneiracoletivadeagiredepensar,dotadadeexterioridade,generalidadeecoercitividade.Seguindoessalinhadepensamento,observa-sequeopreconceitodegêneropodeserencaixadonateoriadosociólogo,umavezque,seumacriançaviveemumafamília com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta davivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusãofeminina, transmitido de geração a geração, funciona como forte basedessaformadeagressão,agravandooproblemanoBrasil.

Page 18: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

CONCLUSÃOESTUDODECASO:MODELOMACROESTRUTURALDEREDAÇÃONOTA1000

Page 19: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagens com o auxílio doMinistério da Educação e Cultura e governosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

ANÁLISEDACONCLUSÃODAREDAÇÃO01ARTICULADORCONCLUSIVO

Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagens com o auxílio doMinistério da Educação e Cultura e governosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

RETOMADATEMA/TESE

Por fim,entende-seque,emboraapublicidade infantil sejapreocupante,talefeitoéreduzidocomodesenvolvimentodosensocrítico,sejanabasefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagens com o auxílio doMinistério da Educação e Cultura e governosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

SOLUÇÃODEPROBLEMA

Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagenscomoauxíliodoMinistériodaEducaçãoeCulturaegovernosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

FECHO/RETOMADA

Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagenscomoauxíliodoMinistériodaEducaçãoeCulturaegovernosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagens com o auxílio doMinistério da Educação e Cultura e governosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

SUBSTANTIVOSTEMÁTICOS

Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagens como auxílio doMinistério da Educação e Culturaegovernosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

ARTICULADORES

Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagens com o auxílio doMinistério da Educação e Cultura e governosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

EXPRESSÕESDERETOMADA

Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagens com o auxílio doMinistério da Educação e Cultura e governosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

PALAVRASDEOPINIÃO

Porfim,entende-seque,emboraapublicidadeinfantilsejapreocupante,talefeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico, seja na basefamiliar, seja na escolar. A fim de atenuar o problema, o Estado deveimplementar, no ensino de base, projetos educacionais de análise delinguagens com o auxílio doMinistério da Educação e Cultura e governosmunicipais, visando a evidenciar, para a faixa etária infantil, a sumarelevância da consciência sobre reais necessidades de consumo. Dessaforma, a folha em branco ao nascer poderá ser preenchida, formandocidadãos,defato,conscientes.

Page 20: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

Entende-se, portanto, que a continuidade da violência contra amulher nacontemporaneidadeéfrutodaaindafracaeficáciadasleisedapermanênciado machismo como intenso fato social. A fim de atenuar o problema, oGoverno Federal deve elaborar um plano de implementação de novasdelegaciasespecializadasnessaformadeagressão,aliadoàesferaestadualemunicipaldopoder,principalmentenasáreasquemaisnecessitem,alémdeaplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas detelevisão como formadeestímuloàdenúnciadesses crimes.Dessa forma,com base no equilíbrio proposto por Aristóteles, esse fato social serágradativamenteminimizadonopaís.

ANÁLISEDACONCLUSÃODAREDAÇÃO02ARTICULADORCONCLUSIVO

Entende-se,portanto, que a continuidadeda violência contra amulher nacontemporaneidadeéfrutodaaindafracaeficáciadasleisedapermanênciado machismo como intenso fato social. A fim de atenuar o problema, oGoverno Federal deve elaborar um plano de implementação de novasdelegaciasespecializadasnessaformadeagressão,aliadoàesferaestadualemunicipaldopoder,principalmentenasáreasquemaisnecessitem,alémdeaplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas detelevisão como formadeestímuloàdenúnciadesses crimes.Dessa forma,com base no equilíbrio proposto por Aristóteles, esse fato social serágradativamenteminimizadonopaís.

RETOMADATEMA/TESE

Entende-se,portanto,queacontinuidadedaviolênciacontraamulhernacontemporaneidade é fruto da ainda fraca eficácia das leis e dapermanência domachismo como intenso fato social. A fim de atenuar oproblema,oGovernoFederaldeveelaborarumplanodeimplementaçãodenovas delegacias especializadas nessa forma de agressão, aliado à esferaestadual e municipal do poder, principalmente nas áreas que maisnecessitem, além de aplicar campanhas de abrangência nacional junto àsemissorasabertasde televisãocomo formadeestímuloàdenúnciadessescrimes.Dessa forma,combasenoequilíbriopropostoporAristóteles,essefatosocialserágradativamenteminimizadonopaís.

SOLUÇÃODEPROBLEMA

Entende-se, portanto, que a continuidade da violência contra amulher nacontemporaneidadeéfrutodaaindafracaeficáciadasleisedapermanênciado machismo como intenso fato social. A fim de atenuar o problema, oGoverno Federal deve elaborar um plano de implementação de novasdelegaciasespecializadasnessaformadeagressão,aliadoàesferaestadualemunicipaldopoder,principalmentenasáreasquemaisnecessitem,alémdeaplicarcampanhasdeabrangêncianacional juntoàsemissorasabertasde televisão como forma de estímulo à denúncia desses crimes. Dessaforma,combasenoequilíbriopropostoporAristóteles,essefatosocialserágradativamenteminimizadonopaís.

FECHO/RETOMADA

Entende-se, portanto, que a continuidade da violência contra amulher nacontemporaneidadeéfrutodaaindafracaeficáciadasleisedapermanênciado machismo como intenso fato social. A fim de atenuar o problema, oGoverno Federal deve elaborar um plano de implementação de novasdelegaciasespecializadasnessaformadeagressão,aliadoàesferaestadualemunicipaldopoder,principalmentenasáreasquemaisnecessitem,alémdeaplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas detelevisãocomo formadeestímuloàdenúnciadessescrimes.Dessa forma,com base no equilíbrio proposto por Aristóteles, esse fato social serágradativamenteminimizadonopaís.

SUBSTANTIVOSTEMÁTICOS ARTICULADORES

Entende-se,portanto, que a continuidadeda violência contra amulher nacontemporaneidadeéfrutodaaindafracaeficáciadasleisedapermanênciado machismo como intenso fato social. A fim de atenuar o problema, oGoverno Federal deve elaborar um plano de implementação de novasdelegaciasespecializadasnessaformadeagressão,aliadoàesferaestadualemunicipaldopoder,principalmentenasáreasquemaisnecessitem,alémdeaplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas detelevisão como formadeestímuloàdenúnciadesses crimes.Dessa forma,com base no equilíbrio proposto por Aristóteles, esse fato social serágradativamenteminimizadonopaís.

EXPRESSÕESDERETOMADA

Entende-se, portanto, que a continuidade da violência contra amulher nacontemporaneidadeéfrutodaaindafracaeficáciadasleisedapermanênciado machismo como intenso fato social. A fim de atenuar o problema, oGoverno Federal deve elaborar um plano de implementação de novasdelegaciasespecializadasnessaformadeagressão,aliadoàesferaestadualemunicipaldopoder,principalmentenasáreasquemaisnecessitem,alémdeaplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas detelevisãocomoformadeestímuloàdenúnciadessescrimes.Dessa forma,com base no equilíbrio proposto por Aristóteles, esse fato social serágradativamenteminimizadonopaís.

PALAVRASDEOPINIÃO

Entende-se, portanto, que a continuidade da violência contra amulher nacontemporaneidade é fruto da ainda fraca eficácia das leis e dapermanência do machismo como intenso fato social. A fim de atenuar oproblema,oGovernoFederaldeveelaborarumplanodeimplementaçãodenovas delegacias especializadas nessa forma de agressão, aliado à esferaestadual e municipal do poder, principalmente nas áreas que maisnecessitem, além de aplicar campanhas de abrangência nacional junto àsemissorasabertasde televisãocomo formadeestímuloàdenúnciadessescrimes.Dessaforma,combasenoequilíbriopropostoporAristóteles,essefatosocialserágradativamenteminimizadonopaís.

Page 21: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

BIBLIOGRAFIABRASIL.MinistériodaEducação.ManualdecapacitaçãoparaavaliaçãodasredaçõesdoENEM-2015.Brasília:INEP/CESPE-UNB,2015.

Page 22: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

SIGA-MENASREDESSOCIAIS!questõesdeartesnaprovadelinguagens

Page 24: Um modelo macroestrutural de redação nota 1000

ConhecemeulivroderedaçãoparaoENEM?

Vendas:www.manoelneves.com