um estudo breve sobre as questões avaliadas no enem na área de linguagens e códigos e suas...

23
Enem: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias Professora Julianne Paulino

Upload: jupaulino

Post on 20-Jul-2015

129 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

Enem: Linguagens e

Códigos e suas

TecnologiasProfessora Julianne Paulino

Page 2: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

ENEM

1) Organize seu tempo2) Aproveite o ano letivo3) Faça resumos4) Conheça as habilidades cobradas5) Informe-se, mas não se contente com o básico6) Exercite-se7) Redação"O estudante deve saber explicar razões, procurar levantar causas, consequências, não apenas falar que é importante. É importante por quê?“8) Troque ideias9) Ferramentas online 10) Não se esqueça de relaxar

Dicas para se dar bem no ENEM

Page 3: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

RAIO X DO ENEM

ENEM

Page 4: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

ENEM(ENEM/2010) Por volta do ano de 700 a.C., ocorreu um importante invento na Grécia: o alfabeto. Com isso, tornou-se possível o preenchimento da lacuna entre o discurso oral e o escrito. Esse momento histórico foi preparado ao longo de aproximadamente três mil anos de evolução e da comunicação não alfabética até a sociedade grega alcançar o que Havelock chama de um novo estado de espírito, “o espírito alfabético”, que originou uma transformação qualitativa da comunicação humana. As tecnologias da informação com base na eletrônica (inclusive a imprensa eletrônica) apresentam uma capacidade de armazenamento. Hoje, os textos eletrônicos permitem flexibilidade e feedback, interação e reconfiguração de texto muito maiores e, dessa forma, também alteram o próprio processo de comunicação.

CASTELLS, M. A. Era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo:Paz e Terra, 1999 (adaptado).

Page 5: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

Com o advento do alfabeto, ocorreram, ao longo da história, várias implicações socioculturais. Com a Internet, as transformações na comunicação humana resultama) da descoberta da mídia impressa, por meio da produção de livros, revistas, jornais.b) do esvaziamento da cultura alfabetizada, que, na era da informação, está centrada no mundo dos sons e das imagens.c) da quebra das fronteiras do tempo e do espaço na integração das modalidades escrita, oral e audiovisual.d) da audiência da informação difundida por meio da TV e do rádio, cuja dinâmica favorece o crescimento da eletrônica.e) da penetrabilidade da informação visual, predominante na mídia impressa, meio de comunicação de massa.

Page 6: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

A DANÇA E A ALMA A DANÇA? Não é movimento,súbito gesto musical.É concentração, num momento,da humana graça natural. No solo não, no éter pairamos,nele amaríamos ficar.A dança – não vento nos ramos:seiva, força, perene estar. Um estar entre céu e chão,novo domínio conquistado,onde busque nossa paixãolibertar-se por todo lado... Onde a alma possa descreversuas mais divinas parábolassem fugir à forma do ser,por sobre o mistério das fábulas.

(Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 366.)

Page 7: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

(ENEM/2005) A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema éa) a mais antiga das artes, servindo como elemento de comunicação e afirmação do homem em todos os momentos de sua existência.b) a forma de expressão corporal que ultrapassa os limites físicos, possibilitando ao homem a liberação de seu espírito.c) a manifestação do ser humano, formada por uma seqüência de gestos, passos e movimentos desconcertados.d) o conjunto organizado de movimentos do corpo, com ritmo determinado por instrumentos musicais, ruídos, cantos, emoções etc.e) o movimento diretamente ligado ao psiquismo do indivíduo e, por conseqüência, ao seu desenvolvimento intelectual e à sua cultura

Page 8: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

(ENEM/2010)

Page 9: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

Calvin apresenta a Haroldo (seu tigre de estimação) sua escultura na neve, fazendo uso de uma linguagem especializada. Os quadrinhos rompem com a expectativa do leitor, porquea) Calvin, na sua última fala, emprega um registro formal e adequado para a expressão de uma criança.b) Haroldo, no último quadrinho, apropria-se do registro linguístico usado por Calvin na apresentação de sua obra de arte.c) Calvin emprega um registro de linguagem incompatível com a linguagem de quadrinhos.d) Calvin, no último quadrinho, utiliza um registro linguístico informal.e) Haroldo não compreende o que Calvin lhe explica, em razão do registro formal utilizado por este último.

Page 10: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

(ENEM/2010)

Page 11: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

Esse texto é uma propaganda veiculada nacionalmente. Esse gênero textual utiliza-se da persuasão com uma intencionalidade específica. O principal objetivo desse texto éa) comprovar que o avanço da dengue no país está relacionado ao fato de a população desconhecer os agentes causadores.b) convencer as pessoas a se mobilizarem, com o intuito de eliminar os agentes causadores da doença.c) demonstrar que a propaganda tem um caráter institucional e, por essa razão, não pretende vender produtos.d) informar à população que a dengue é uma doença que mata e que, por essa razão, deve ser combatida.e) sugerir que a sociedade combata a doença, observando os sintomas apresentados e procurando auxílio médico.

Page 12: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

(ENEM/2001) No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo. “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era  talvez  a  mais  atrevida  criatura  da  nossa  raça,  e,  com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que  já  lhe coubesse a primazia da beleza,  entre as mocinhas do  tempo, porque  isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas  também não digo que  lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca,  saía  das  mãos  da  natureza,  cheia  daquele  feitiço, precário  e  eterno,  que  o  indivíduo  passa  a  outro  indivíduo, para os fins secretos da criação.”

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.

Page 13: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

 

A frase do  texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:

 a) ... o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às 

sardas e espinhas ...b) ... era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça ...c) Era  bonita,  fresca,  saía  das  mãos  da  natureza,  cheia 

daquele feitiço, precário e eterno, ...d) Naquele  tempo  contava  apenas  uns  quinze  ou 

dezesseis anos ...e) ...  o  indivíduo  passa  a  outro  indivíduo,  para  os  fins 

secretos da criação

Page 14: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias
Page 15: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

Na  letra  da  canção  apresentada,  o  compositor  Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor  explora  o  extrato  sonoro  do  idioma  e  o  uso  de termos coloquiais na seguinte passagem: a) “Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2)b) “Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3)c) “Que devora a voz do morto” (v. 9)d) “lobo-bolo//Tipo pra  rimar  com ouro de  tolo?  (v. 11-12)e) “Tease me, tease me outra vez” (v. 14)

Page 16: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

ENEM

Page 17: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

ENEM(ENEM/2010)

Page 18: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, aa) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.b) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.c) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.d) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.e) forma apresenta contornos e detalhes humanos.

Page 19: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

ENEM(ENEM/2009)

ECKHOUT, A. “Índio Tapuia” (1610-1666). Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br.Acesso em: 9 jul. 2009.

A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos.Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.

CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br.Acesso em: 12 ago. 2009.

Page 20: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

ENEMAo se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se quea) ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.b) o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira realista, ao passo que texto é apenas fantasioso.c) a pintura e o texto têm uma característica em comum, que é representar o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.d) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e a cultura indígena.e) há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índio representado é objeto da catequização jesuítica.

Page 21: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

ENEM(ENEM/2010)

Prima Julieta           Prima  Julieta  irradiava  um  fascínio  singular.  Era  a feminilidade em pessoa. Quando a conheci, sendo ainda garoto e já  sensibilíssimo  ao  charme  feminino,  teria  ela  uns  trinta  ou trinta e dois anos de idade.          Apenas pelo  seu andar percebia-se que era uma deusa, diz Virgílio  de  outra  mulher.  Prima  Julieta  caminhava  em  ritmo lento,  agitando  a  cabeça  para  trás,  remando  os  belos  braços brancos.  A  cabeleira  loura  incluía  reflexos  metálicos.  Ancas poderosas. Os olhos de um verde azulado borboleteavam. A voz rouca e ácida, em dois planos: voz de pessoa da alta sociedade.

MENDES, M. A idade do serrote. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968. 

Page 22: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

ENEMEntre os elementos constitutivos dos gêneros, está o modo como se organiza a própria composição textual, tendo-se em vista o objetivo de  seu  autor:  narrar,  descrever,  argumentar,  explicar,  instruir.  No trecho, reconhece-se uma sequência textual a) explicativa,  em  que  se  expõem  informações  objetivas referentes à prima Julieta.b) instrucional,  em  que  se  ensina  o  comportamento  feminino, inspirado em prima Julieta.c) narrativa, em que se contam fatos que, no decorrer do tempo, envolvem prima Julieta.d) descritiva,  em  que  se  constrói  a  imagem  de  prima  Julieta  a partir do que os sentidos do enunciador captam.e) argumentativa,  em  que  se  defende  a  opinião  do  enunciador sobre prima Julieta, buscando-se a adesão do leitor a essas ideias.

Page 23: Um estudo breve sobre as questões avaliadas no Enem na área de Linguagens e códigos e suas tecnologias

OBRIGADA POR

PARTICIPAREM ATÉ A

PRÓXIMA!

ENEM