um dia, setúbal perguntou á fortaleza : - que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada...

23

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

103 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?
Page 2: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza :Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza :

- Que fazes aí em cima, no alto desse monte, - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?tão isolada e distante de mim ?

Page 3: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

E a Fortaleza respondeu:E a Fortaleza respondeu:

Como podes ser tão ingrata e de memória tão fraca?Como podes ser tão ingrata e de memória tão fraca? Eu lembro-me de ti desde Eu lembro-me de ti desde finais do século XVI.finais do século XVI.

Chamavam-te, na época, “ notável Vila de Setúbal “, Chamavam-te, na época, “ notável Vila de Setúbal “, mas enfim...vou avivar-te um pouco a memória.mas enfim...vou avivar-te um pouco a memória.

A minha construção deve-se a Filipe I de Portugal e II A minha construção deve-se a Filipe I de Portugal e II de Espanha. O início da obra data de1582 e a sua de Espanha. O início da obra data de1582 e a sua

finalidade era a tua defesa, mediante o controlo da finalidade era a tua defesa, mediante o controlo da entrada da barra onde o forte de Outão, com origem no entrada da barra onde o forte de Outão, com origem no

século XIV, representava a principal peça defensiva.século XIV, representava a principal peça defensiva.

Page 4: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

Na época era essa a minha função - e penso que a cumpri Na época era essa a minha função - e penso que a cumpri - mas hoje, mudados os tempos, ela já não parece tão - mas hoje, mudados os tempos, ela já não parece tão

importante. Não deixei, todavia, de ter interesse. Concorda importante. Não deixei, todavia, de ter interesse. Concorda que a minha permanência aqui também te valoriza. que a minha permanência aqui também te valoriza.

Considero-me o teu principal Miradouro.Considero-me o teu principal Miradouro.

Page 5: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

No Século passado, não sei se te No Século passado, não sei se te lembras, o teu povo dizia que eu lembras, o teu povo dizia que eu estava assombrada, que a partir de estava assombrada, que a partir de certa hora da noite se ouviam certa hora da noite se ouviam gritos e uivos. gritos e uivos. Eram fantasmas, dizia o povo. Eram fantasmas, dizia o povo. Histórias criadas por uma certa Histórias criadas por uma certa ingenuidade. ingenuidade.

Page 6: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

Hoje não tenho fantasmas mas tenho uma PousadaHoje não tenho fantasmas mas tenho uma Pousada..

Page 7: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?
Page 8: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

Quem me visita pode avistarQuem me visita pode avistar

o rio Sado, a teus pés,o rio Sado, a teus pés,

Page 9: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

A Península de Tróia, mais alémA Península de Tróia, mais além

Page 10: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

e, com alguma sorte, vislumbrar as evoluções e, com alguma sorte, vislumbrar as evoluções dos golfinhos, dos golfinhos,

esses simpáticos mamíferos aquáticosesses simpáticos mamíferos aquáticos..

Page 11: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

Pode, ainda, espraiar os olhos pelos verdes Pode, ainda, espraiar os olhos pelos verdes campos das serras da Arrábida e de S. Luís .campos das serras da Arrábida e de S. Luís .

Page 12: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?
Page 13: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?
Page 14: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

E terá, de ti, uma bela imagem.E terá, de ti, uma bela imagem.

Page 15: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

Sabias que tens uma dasSabias que tens uma das MAIS BELAS BAÍAS DO MUNDO?MAIS BELAS BAÍAS DO MUNDO?

Page 16: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

Quem me visita pode, enfim, confirmar aquilo que de ti Quem me visita pode, enfim, confirmar aquilo que de ti dizem os teus filhos - que és uma das mais bonitas dizem os teus filhos - que és uma das mais bonitas

cidades de Portugal.cidades de Portugal.

Page 17: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

E, como dizia o PoetaE, como dizia o Poeta(Mário Regalado)

Onde é que existe um rio azul Igual ao teu ?Onde é que existe um rio azul Igual ao teu ?

Page 18: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?
Page 19: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

Seria bom que os teus habitantes me Seria bom que os teus habitantes me visitassem com mais frequência, para poderem visitassem com mais frequência, para poderem

usufruir de tudo o que te descrevi e, por si usufruir de tudo o que te descrevi e, por si mesmos, descobrirem muitas outras belas mesmos, descobrirem muitas outras belas

imagens.imagens.Se conseguires trazê-los até mim ganharemos Se conseguires trazê-los até mim ganharemos

todos - eu, tu e eles. todos - eu, tu e eles. Por minha parte ficar-te-ei muito grataPor minha parte ficar-te-ei muito grata..

Page 20: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?
Page 21: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?
Page 22: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?
Page 23: Um dia, Setúbal perguntou á Fortaleza : - Que fazes aí em cima, no alto desse monte, tão isolada e distante de mim ?

Setúbal, 20 de Março de 2007Setúbal, 20 de Março de 2007 [email protected]@gmail.com

Formatação: Jacques Soares Formatação: Jacques Soares

Fotos : Jacques & Luís SoaresFotos : Jacques & Luís Soares

Dedico esta brincadeira a todos os AmigosDedico esta brincadeira a todos os Amigosdede

SetúbalSetúbal

Agradecia a divulgação desta História Agradecia a divulgação desta História

SETÚBAL e a FORTALEZASETÚBAL e a FORTALEZA

AGRADECEMAGRADECEM