tutoria na aps – avaliação · pdf filetutoria na aps –...

14
TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da avaliação: SELO BRONZE A1. Atributo – Gestão da unidade Item avaliação Forma de verificação AV1 AV2 Observação 1. A unidade de saúde possui placa na entrada para identificação da unidade de acordo com o padrão da SMS. Verificar se há placa na entrada, segundo o padrão definido pela SMS. 2. A unidade de saúde possui quadro com a identificação dos profissionais, dias e horários que estão em atendimento na unidade, em local visível à população. Verificar a existência do quadro e, se está em local visível para a população. 3. A unidade de saúde possui sinalização interna dos serviços prestados. Verificar sinalização de acordo com padronização da SMS, SESA ou MS. 4. A unidade de saúde garante acessibilidade a pessoas com deficiência e idosos. Verificar se há banheiro adaptado, com vaso, acessórios com pia, dispensador para sabonete e papel em nível adequado, barras de apoio, portas com abertura para fora e área que permita manobra de cadeira de rodas. Plano de contingência para gerenciamento de risco onde não houver possibilidade de reforma. 5. Os pisos, paredes e teto da unidade de saúde são de superfícies lisas e laváveis. Verificar se os pisos, paredes e tetos das unidades são lisos e laváveis. 6. A unidade tem computadores com acesso à internet, disponíveis, na recepção e consultórios. Verificar a existência dos computadores na recepção, consultórios e o acesso à internet. 7. A unidade de saúde possui atendimento em saúde bucal. Verificar a existência de consultório de saúde bucal equipado e registro de manutenção. 8. O número de consultórios da UAPS permite o atendimento aos cidadãos de forma adequada. Verificar a existência de consultório em número suficiente, para realizar as atividades da equipe. 9. A UAPS possui sala para realização de curativo e sutura de pacientes. Verificar a existência de sala equipada para a realização das atividades. POP para atividades de risco.

Upload: trinhliem

Post on 07-Feb-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da avaliação:

SELO BRONZE

A1. Atributo – Gestão da unidade Item avaliação Forma de verificação AV1 AV2 Observação

1. A unidade de saúde possui placa na entrada para identificação da unidade de acordo com o padrão da SMS.

Verificar se há placa na entrada, segundo o padrão definido pela SMS.

2. A unidade de saúde possui quadro com a identificação dos profissionais, dias e horários que estão em atendimento na unidade, em local visível à população.

Verificar a existência do quadro e, se está em local visível para a população.

3. A unidade de saúde possui sinalização interna dos serviços prestados.

Verificar sinalização de acordo com padronização da SMS, SESA ou MS.

4. A unidade de saúde garante acessibilidade a pessoas com deficiência e idosos.

Verificar se há banheiro adaptado, com vaso, acessórios com pia, dispensador para sabonete e papel em nível adequado, barras de apoio, portas com abertura para fora e área que permita manobra de cadeira de rodas. Plano de contingência para gerenciamento de risco onde não houver possibilidade de reforma.

5. Os pisos, paredes e teto da unidade de saúde são de superfícies lisas e laváveis.

Verificar se os pisos, paredes e tetos das unidades são lisos e laváveis.

6. A unidade tem computadores com acesso à internet, disponíveis, na recepção e consultórios.

Verificar a existência dos computadores na recepção, consultórios e o acesso à internet.

7. A unidade de saúde possui atendimento em saúde bucal.

Verificar a existência de consultório de saúde bucal equipado e registro de manutenção.

8. O número de consultórios da UAPS permite o atendimento aos cidadãos de forma adequada.

Verificar a existência de consultório em número suficiente, para realizar as atividades da equipe.

9. A UAPS possui sala para realização de curativo e sutura de pacientes.

Verificar a existência de sala equipada para a realização das atividades. POP para atividades de risco.

Page 2: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

10. Existem pias exclusivas para lavagem das mãos em todas as salas necessárias e lembretes visíveis de higienização das mãos próximos às pias.

Verificar existência de pias exclusivas para lavagem das mãos, sabonete líquido, toalhas de papel e lembretes de higienização das mãos próximo às pias.

11. Os profissionais têm acesso ao álcool gel nos pontos de cuidado dos pacientes.

Verificar existência de frascos com álcool gel, identificados (identificação do produto, data, prazo de validade e se embalado na unidade, nome do profissional responsável).

12. A equipe dispõe de materiais adequados para o processamento de desinfecção e esterilização de artigos médico odontológicos e realiza controle de qualidade de esterilização.

Verificar: a) existência de POP de desinfecção, armazenamento e distribuição de materiais. b) se a equipe tem conhecimento do POP. c) registro dos testes de controle de qualidade de esterilização.

13. A equipe dispõe de procedimentos adequados de limpeza e desinfecção de superfícies, descritos em POP.

Verificar a existência de POP de limpeza e desinfecção, se o mesmo é de conhecimento da equipe e se a equipe executa as atividades conforme POP.

14 A UAPS dispõe de geladeira exclusiva para guarda das vacinas, com termômetro, controle de temperatura e higienização adequados.

Verificar: a) existência de geladeira exclusiva para sala de vacina, com termômetro. b) POP de sala de vacina, controle de temperatura e higienização afixado em local visível e próximo à geladeira.

15. A UAPS tem definido um plano de contingência para queda de energia na sala de vacina.

Verificar se a UAPS possui plano de contingência afixado em local visível na sala de vacina. O Plano deve contemplar sábados, domingos, feriados e período noturno.

16. A equipe conhece o fluxo de encaminhamento para acidentes biológicos.

Verificar se o fluxo está afixado em local visível e se há o conhecimento desse pela equipe (técnico de enfermagem, enfermeiro, serviço gerais, dentista).

17. A UAPS possui materiais (embalagens e lixeiras) e condições estruturais adequados para o gerenciamento correto dos resíduos gerados.

Verificar se a Unidade possui lixeiras com tampa/pedal para o descarte dos resíduos sólidos e recipientes para os resíduos líquidos e perfuro-cortantes em quantidade suficiente, além de locais para armazenamento temporário e final dos resíduos gerados.

18. A equipe gerencia os resíduos gerados corretamente.

Verificar se a equipe segrega, acondiciona, armazena e encaminha corretamente os resíduos gerados.

19. A equipe acondiciona os medicamentos de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

Verificar se os medicamentos estão dentro do prazo de validade, acondicionados em local limpo e seco, na temperatura adequada a cada um e, se houver medicamento controlado, se está armazenado em armário trancado.

Page 3: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

20. Todos os profissionais estão com crachás de identificação.

Verificar se 100% dos profissionais está com crachá de identificação.

21. Todos os profissionais estão com uniforme, conforme padronização.

Verificar se 100% dos profissionais está uniformizado conforme categoria profissional.

22. Os profissionais dispõem e utilizam de Equipamentos de Proteção Individual - EPI básicos para o trabalho.

Verificar: a) a existência na Unidade de Saúde de lista com os EPIs fornecidos por categoria profissional. b) o controle de recebimento e perda desses. c) a utilização adequada do EPI por 100% dos profissionais.

23. Os profissionais seguem as regras de biossegurança.

Observar a utilização de jaleco fechado, sapato fechado, cabelos presos, brincos pequenos, esmalte claro e unhas curtas.

24. Os profissionais estão: a) habilitados ao exercício profissional conforme legislação. b) cadastrados no CNES. c) cadastrados no sistema BMJ.

Verificar: a) a existência de documentação exigida pela SMS e conselhos de classe para 100% dos profissionais da equipe (cópias do certificado do conselho de classe, carteira trabalho para CLT, ou comprovante de contratação para os profissionais estatutários). b) relação de profissionais com o CNES. c) Solicitar para que 3 profissionais, aleatoriamente, acessem o sistema/plataforma BMJ.

25. Todos os profissionais estão com o cartão de vacinas atualizado.

Verificar controle das vacinas para 100% dos profissionais (cópia do cartão ou declaração assinada pelo profissional). Hepatite B, Influenza, dT adulto e Febre Amarela.

26. Todas as profissionais da Unidade do sexo feminino com Citologia Oncótica.

Verificar controle da Citologia Oncótica para 100% das profissionais (cópia do resultado do exame com intervalo máximo de 3 anos ou declaração assinada pela profissional).

27. O Coordenador da Unidade de Saúde gerencia a escala de férias e/ou folga, horas extras, atestados médicos dos profissionais da unidade.

Verificar controle d a escala de férias, folgas, horas extras e atestados médicos dos profissionais da unidade.

28. Os profissionais tem controle do patrimônio da unidade.

Eleger 3 itens aleatórios, verificar no inventário de patrimônio da unidade e conferir o número, caso não tenha, solicitar documento de controle patrimonial.

A2. Atributo – Primeiro contato Item avaliação Forma de verificação AV1 AV2 Observação

Page 4: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

29. A UAPS funciona de forma ininterrupta, todos os dias úteis.

Verificar: a) se há um quadro de horário de funcionamento da unidade visível para os usuários. b) se há escala dos profissionais em local visível para os usuários.

30. A equipe possui o mapa da sua área de abrangência no qual estão discriminadas as microáreas de responsabilidade dos ACS.

Verificar: a) se há um mapa com microáreas atualizadas, disponível para a equipe da APS. b) se 100% dos profissionais da equipe conhecem o mapa. c) mapeamento das condições crônicas, áreas de vulnerabilidade e principais condições agudas.

31. A equipe tem identificado no mapa os equipamentos sociais da área de abrangência (escolas, creches, cursos profissionalizantes, associações, ambulatórios, igrejas, hortas comunitárias, etc.) – Mapa inteligente.

Verificar a identificação desses equipamentos sociais no mapa da área de abrangência.

32. A equipe tem uma padronização para a identificação segura dos pacientes.

Verificar documento que comprove a padronização.

33. Os profissionais da UAPS utilizam no mínimo 3 marcadores para identificar um paciente antes de fornecer qualquer, ou, fazer qualquer procedimento.

Verificar se existe a conferência de, no mínimo, três marcadores para identificar o paciente (por exemplo: nome completo, data de nascimento e nome da mãe).

34. É exigido o Cartão SUS para todos os atendimentos na unidade.

Verificar se ao recepcionar o cidadão é solicitado o Cartão SUS para todos.

35. A equipe realiza classificação de risco para as condições agudas, conforme protocolo de classificação de risco, todos os dias da semana, em todos os turnos.

Verificar registros que comprovem a realização da classificação de risco em todos os turnos, todos os dias da semana.

36. A equipe realiza atendimento às condições agudas todos os dias da semana e em todos os turnos.

Verificar disponibilidade na agenda médica e do enfermeiro para atendimento a cidadãos com condição aguda, todos os dias da semana e em todos os turnos.

37. A equipe dispõe de equipamentos e insumos em condições adequadas indicadas para o primeiro atendimento nos casos de urgências e emergências.

Verificar: a) a padronização pela SMS dos equipamentos e insumos para atendimento de urgências e emergências. b) a existência dos equipamentos e insumo na Unidade. c) se estão em condições de uso com segurança (identificação adequada dos medicamentos e insumos com data de validade, equipamentos com funcionamento adequado).

Page 5: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

38. A equipe realiza atendimento de urgência e emergência em saúde bucal, adotando Protocolo de Classificação de Risco, todos os dias da semana e em todos os turnos.

Verificar registros da realização da classificação de risco, diariamente em todos os turnos.

39. Existe agendamento de atendimento para saúde bucal todos os dias da semana.

Verificar registro que comprove o agendamento.

A3. Atributo - Longitudinalidade Item avaliação Forma de verificação AV1 AV2 Observação

40. As crianças, da área de responsabilidade da equipe, com até um ano de vida são identificadas e estratificadas por grau de risco, seguindo a linha guia da Rede Mãe Paranaense.

Verificar: a) o número de crianças menores de 1 ano identificadas pela equipe. b) 100% de crianças menores de um ano estratificadas por grau de risco. c) se há registro no prontuário que comprove a estratificação de risco das crianças (sortear 3 crianças acompanhadas na UAPS e verificar no prontuário).

41. As crianças, da área de responsabilidade da equipe, com até um ano de vida estão em acompanhamento de acordo com a estratificação de risco estabelecida na linha guia da Rede Mãe Paranaense e são identificados os casos de sífilis congênita.

Verificar: a) o número de consultas programadas para esta faixa etária, conforme o grau de risco. b) na agenda, a comprovação da marcação das consultas. c) no prontuário, o registro dos acompanhamentos (sortear o prontuário de 3 crianças, verificação). d) no prontuário registro de acompanhamento e tratamento das crianças com sífilis congênita.

42. As crianças e adolescentes estão vacinadas de acordo com a o Calendário Estadual de Imunização. Os cidadãos de áreas endêmicas da dengue estão vacinados conforme preconizado pela SESA.

Verificar: a) se o aprazamento está organizado por mês. b) se as doses foram aplicadas de acordo com o aprazamento (sortear 3 fichas de meses anteriores e observar se não há aprazamento com data anterior a da avaliação). c) se os cidadãos, conforme faixas etárias foram vacinados contra Dengue. d) Verificar % de vacinação da Dengue realizada no município.

43. A equipe realiza busca ativa das crianças e adolescentes faltosos à vacinação.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário da criança/ adolescente faltoso.

Page 6: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

44. As gestantes da área são captadas e estratificadas por grau de risco a cada consulta de pré-natal e identificados os casos de sífilis na gestação, seguindo a linha guia da Rede Mãe Paranaense.

Verificar: a) o número de gestantes identificadas pela equipe. b) se 100% de gestantes estratificadas por grau de risco. c) a % de gestantes captadas antes de 12 semanas de gestação. d) se há registro no prontuário que comprove a estratificação de risco da gestante (sortear 3 gestantes acompanhadas na UAPS e verificar no prontuário). e) registro de acompanhamento e tratamento das gestantes com sífilis.

45. As gestantes têm 7 ou mais consultas de pré-natal, conforme a linha guia da Rede Mãe Paranaense.

Verificar planilha de programação, agenda e prontuário, comprovando o acompanhamento das gestantes, conforme o grau de risco (verificar no prontuário das gestantes de alto risco, atendidas no último trimestre).

46. A equipe realiza busca ativa das gestantes faltosas ao pré-natal.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário das faltosas (verificar prontuário de 3 gestantes faltosas).

47. A consulta de puerpério das gestantes atendidas na Unidade é realizada até 42 dias após o parto, conforme a linha guia da Rede Mãe Paranaense.

Verificar: a) planilha de programação, agenda e prontuário, o acompanhamento das puérperas (verificar no prontuário de 3 puérperas, atendidas no último trimestre). b) registro em prontuário se a puérpera está recebendo alta da maternidade com plano de alta, contra referência ou no mínimo com anotação na carteira da gestante relatando possíveis intercorrências que possa ter apresentado durante a internação.

48. A equipe realiza busca ativa das puérperas faltosas à consulta puerperal.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário das faltosas.

49. As mulheres na faixa etária preconizada estão com o exame de citologia de colo de útero realizado conforme as Diretrizes Para o Rastreamento do Câncer de Colo do Útero - INCA/MS.

Verificar: a) se há aprazamento para coleta de exame de citologia oncótica mensal. b) se os exames foram realizados de acordo com o aprazamento (sortear 3 prontuários de meses anteriores e observar registro de realização do exame).

50. A equipe realiza busca ativa das mulheres faltosas ao exame de citologia de colo de útero.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário das faltosas.

Page 7: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

51. As mulheres na faixa etária preconizada estão com o exame de mamografia realizado conforme as Diretrizes Para o Rastreamento do Câncer de mama - INCA/MS.

Verificar: a) se há aprazamento para mamografia. b) se os exames foram realizados de acordo com o aprazamento (sortear 3 prontuários de meses anteriores e observar registro de realização do exame).

52. A equipe realiza busca ativa das mulheres faltosas ao exame de mamografia.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário das faltosas.

53. Os diabéticos da área são identificados e estratificados por grau de risco, seguindo a Linha Guia do Diabetes.

Verificar: a) o número de diabéticos identificados pela equipe. b) se no mínimo 70 % de diabéticos estão estratificados por grau de risco. c) se há registro no prontuário que comprove a estratificação de risco (sortear 3 pacientes acompanhados na UAPS e verificar no prontuário).

54. Os diabéticos, da área de responsabilidade da equipe, estão em acompanhamento de acordo com a estratificação de risco estabelecida na Linha Guia do Diabetes.

Verificar: a) o número de consultas programadas, conforme o grau de risco. b) na agenda, a comprovação da marcação das consultas. c) no prontuário, o registro dos acompanhamentos (sortear o prontuário de 3 pacientes para verificação).

55. A equipe realiza busca ativa dos diabéticos faltosos aos atendimentos.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário dos faltosos.

56. Os hipertensos da área são identificados e estratificados por grau de risco, seguindo a Linha Guia de Hipertensão através do risco cardiovascular global.

Verificar: a) o número de hipertensos identificados pela equipe. b) 70 % de pacientes estratificados por grau de risco. c) se há registro no prontuário que comprove a estratificação de risco (sortear 3 pacientes acompanhados na UAPS e verificar no prontuário).

57. Os hipertensos, da área de responsabilidade da equipe, estão em acompanhamento de acordo com a estratificação de risco estabelecida na Linha Guia de Hipertensão.

Verificar: a) o número de consultas programadas, conforme o grau de risco, nos relatórios. b) na agenda a comprovação da marcação das consultas. c) no prontuário o registro dos acompanhamentos (sortear o prontuário de 3 pacientes para verificação).

58. A equipe realiza busca ativa dos hipertensos faltosos aos atendimentos.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário dos faltosos.

Page 8: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

59. As pessoas com transtorno mental da área são identificadas e estratificadas por grau de risco, seguindo o Caderno da 8ª Oficina APSUS.

Verificar: a) o número de pacientes identificados pela equipe. b) se no mínimo 70% de pacientes identificados estão estratificados por grau de risco. c) se há registro no prontuário que comprove a estratificação de risco (sortear 3 pacientes acompanhados na UAPS e verificar no prontuário).

60. As pessoas com transtorno mental, da área de responsabilidade da equipe, estão em acompanhamento de acordo com a estratificação de risco estabelecido na 8ª Oficina APSUS.

Verificar: a) o número de consultas programadas, conforme o grau de risco, nos relatórios. b) na agenda a comprovação da marcação das consultas. c) no prontuário o registro dos acompanhamentos (sortear o prontuário de 3 pacientes para verificação).

61. A equipe realiza busca ativa das pessoas com transtorno mental faltosos aos atendimentos.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário dos faltosos.

62. As pessoas com dependência de álcool e/ou substâncias psicoativas da área são identificadas e estratificadas por grau de risco, seguindo a 8ª Oficina APSUS.

Verificar: a) o número de pacientes identificados pela equipe. b) 70 % de pacientes estratificados por grau de risco. c) se há registro no prontuário que comprove a estratificação de risco (sortear 3 pacientes acompanhados na UAPS e verificar no prontuário).

63. As pessoas com dependência de álcool e/ou substâncias psicoativas, da área de responsabilidade da equipe, estão em acompanhamento de acordo com a estratificação de risco estabelecida na 8ª Oficina APSUS.

Verificar: a) o número de consultas programadas, conforme o grau de risco, nos relatórios. b) na agenda a comprovação da marcação das consultas. c) no prontuário o registro dos acompanhamentos (sortear o prontuário de 3 pacientes para verificação).

64. A equipe realiza busca ativa das pessoas com dependência de álcool e/ou drogas psicoativas faltosas aos atendimentos.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário dos faltosos.

65. Os idosos da área são identificados e rastreados conforme Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável – VES 13, segundo a 9ª Oficina do APSUS - Saúde do Idoso.

Verificar: a) o número de idosos identificados. b) 100% dos idosos rastreados por grau de risco. c) se há registro no prontuário que comprove o rastreamento de risco (sortear 3 pacientes acompanhados na UAPS e verificar no prontuário).

Page 9: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

66. Os idosos da área de responsabilidade da equipe estão em acompanhamento de acordo com o rastreamento de risco estabelecido na 9ª Oficina do APSUS - Saúde do Idoso.

Verificar: a) o número de consultas programadas, conforme o grau de risco, nos relatórios. b) na agenda a comprovação da marcação das consultas. c) no prontuário o registro dos acompanhamentos (sortear o prontuário de 3 pacientes para verificação).

67. A equipe realiza busca ativa dos idosos faltosos aos atendimentos.

Verificar se há registro da busca ativa, no prontuário dos faltosos.

68. A equipe possui protocolo para identificar fatores de risco no domicílio relacionados à queda de idoso.

Verificar existência de protocolo.

69. A equipe possui protocolo para identificar fatores de risco ambientais relacionado à queda de pacientes na UAPS.

Verificar existência de protocolo (por exemplo: prevenção de queda de maca).

70. A equipe possui protocolo para prevenir a Lesão por Pressão. Verificar existência de protocolo.

71. Os cidadãos com tuberculose, residentes no território, são diagnosticados e tratados pela equipe e tem tratamento concluído.

Verificar o número de casos, e, nos respectivos prontuários, se há registro do acompanhamento e conclusão do tratamento.

72. Os cidadãos com hanseníase, residentes no território, são diagnosticados e tratados pela equipe.

Verificar o número de casos, e, nos respectivos prontuários, se há registro do acompanhamento.

73. Os cidadãos residentes no território de responsabilidade da equipe estão estratificados segundo o grau de risco para a saúde bucal, conforme Linha Guia de Saúde Bucal.

Verificar: a) o número de pacientes que iniciaram tratamento nos últimos 6 meses. b) número de gestantes identificadas pela equipe. c) 100% das gestantes da UBS com risco estratificado. d) se há registro no prontuário que comprove a estratificação de risco (sortear 3 pacientes acompanhados e verificar no prontuário).

74. A equipe garante agenda para a continuidade do tratamento de um cidadão que iniciou seu tratamento em saúde bucal.

Verificar: a) % de pacientes que concluíram o tratamento nos últimos 6 meses b) o agendamento dos atendimentos.

75. Os casos de dengue, chikungunya e zika vírus de cidadãos residentes no território são atendidos e acompanhados pela equipe, conforme Protocolo do MS.

Verificar: a) se há casos de dengue, chikungunya e zika vírus no território, verificar registros no prontuário do paciente; b) se há notificação dos casos no SINAN. c) se não houver casos, solicitar relatório ou registro em ata de ações realizadas para identificação de criadouros e controle do vetor.

A4. Atributo - Integralidade Item avaliação Forma de verificação AV1 AV2 Observação

Page 10: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

76. A equipe realiza teste rápido para sífilis e HIV e orienta a fase pré-analítica dos exames de apoio diagnóstico.

Verificar: a) registro de testes rápidos realizados e checar anotação no prontuário de 03 pacientes. b) se a equipe dispõe de formulários que orientem o preparo do paciente para a coleta. (Exame de sangue, urina, endoscopia, ultrassom).

77. A equipe viabiliza aos usuários os resultados dos exames laboratoriais no tempo determinado no contrato com o laboratório.

Verificar: a) se os profissionais recebem o retorno do resultado dos exames laboratoriais no tempo adequado (conforme contrato com o laboratório), para dar continuidade ao tratamento do paciente. b) se os resultados dos exames são analisados, anotados nos prontuários e informados aos pacientes, em caso de alteração.

78. A equipe viabiliza, às gestantes estratificadas como risco intermediário e alto risco, consultas no pré-natal de risco, conforme a linha guia da Rede Mãe Paranaense.

Verificar: a) se a equipe agenda as consultas no pré-natal de risco, conforme a linha guia (sortear 3 gestantes de alto risco e 3 de risco intermediário para verificação). b) se 100% das gestantes de alto risco são encaminhadas para consulta de pré-natal de risco (sortear 3 gestantes de alto risco para análise do prontuário).

79. As gestantes estão vinculadas às maternidades de referência, de acordo com sua estratificação de risco.

Verificar se 100% das gestantes estão vinculadas às maternidades conforme grau de risco. Ver registro das vinculações no prontuário de 03 gestantes (01 Baixo Risco, 01 Intermediário e 01 Alto Risco).

80. A equipe realiza o seguimento das mulheres com citologia de colo uterino com resultado alterado.

Verificar: a) existência de registro de agendamento das mulheres com citologia de colo uterino com resultado alterado para o centro de referência. b) no prontuário o registro do acompanhamento.

81. A equipe viabiliza transporte sanitário de urgência e ou SAMU para o usuário que necessita ser transferido para um serviço adequado para a resolução do problema.

Verificar registro de transferência para o transporte sanitário de urgência.

82. A equipe viabiliza transporte sanitário eletivo para o usuário que necessita deste atendimento: fisioterapia, tratamento ambulatorial oncológico, terapia renal substitutiva, etc.

Verificar registro de transferência para o transporte sanitário.

83. A lista da REMUNE (Relação Municipal de Medicamentos) está disponível para o médico, enfermeiro, dentista e farmacêutico.

Verificar se a lista está disponível e é de fácil acesso para o médico, enfermeiro, farmacêutico e dentista.

Page 11: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

84. A equipe realiza o controle e descarte de medicamentos vencidos com a assistência farmacêutica, de acordo com as normas da vigilância sanitária.

Verificar o registro de controle de medicamentos vencidos e condições de descarte.

85. Todos os medicamentos utilizados na UAPS são padronizados pela SMS.

Verificar se não existe medicamento fora da padronização da SMS (por exemplo: amostras grátis).

86. Os medicamentos e imunobiológicos são passíveis de rastreabilidade na UAPS, do almoxarifado à disponibilização ao usuário.

Verificar documento que comprove a rastreabilidade dos medicamentos e imunobiológicos na UAPS e os dispensados aos usuários (por exemplo: planilha com controle dos lotes dos medicamentos armazenados e dispensados na unidade).

A5. Atributo - Coordenação Item avaliação Forma de verificação AV1 AV2 Observação

87. Todos os profissionais da UAPS, NASF, Academia de Saúde, assistência farmacêutica, entre outros tem acesso ao prontuário eletrônico do paciente conforme nível de permissão e preenchem corretamente os atendimentos realizados.

Verificar: a) registro de consulta de todos os profissionais de nível superior. b) registro de atendimentos prestados, procedimentos realizados e visitas domiciliares.

88. As crianças menores de 1 ano possuem carteiras com registros atualizados.

Verificar se as carteiras da criança são disponibilizadas e preenchidas corretamente (vacina em dia e curva de crescimento e desenvolvimento).

89. As gestantes possuem as carteiras devidamente preenchidas.

Verificar se as carteiras de gestante são disponibilizadas e preenchidas corretamente (consultas, exames, vacinas).

90. O preenchimento, digitação e a atualização do E-SUS é de responsabilidade da equipe da UAPS.

Verificar: a) Se o E-SUS está disponível na UAPS e

é digitado pela equipe e/ou SMS. b) se os dados estão atualizados. c) relatórios do e-SUS confirmando a

atualização.

91. O preenchimento e atualização do CNES são de responsabilidade da equipe na UAPS/SMS.

Verificar se o CNES da UAPS está atualizado comparando com a relação de profissionais que atuam na unidade.

92. Os relatórios do E-SUS e/ou os indicadores pactuados pela SMS são discutidos pela equipe.

Verificar documentação que comprove.

93. São realizadas notificações de todas as doenças e agravos de notificação compulsória.

Verificar: a) registro de notificações com dados padronizados pela Vigilância em Saúde (semana epidemiológica, data de notificação, nº do SINAN, tipo de agravo, nome e nº do prontuário). b)registro em prontuário do cidadão se as notificações referentes às situações de violência sexual e tentativa de suicídio foram realizadas em até 24 horas.

Page 12: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

94. A equipe alimenta os sistemas de informação sob sua responsabilidade.

Verificar os registros do SISPRENATAL WEB, SISCAN, E-SUS, SINAN, SISVAN.

95. A equipe realiza o monitoramento das internações por condições sensíveis da APS ocorridas em seu território.

Verificar se há redução das internações por complicação de hipertensão e diabetes no último semestre.

A6. Atributo – Centralização familiar Item avaliação Forma de verificação AV1 AV2 Observação

96. As famílias da área de abrangência estão classificadas segundo o grau de risco.

Verificar no prontuário familiar ou planilha se as famílias estão identificadas de acordo com a classificação por grau de risco.

97. As equipes de UAPS e NASF desenvolvem junto às famílias ações abordando a saúde da criança e adolescente.

Verificar documentação que comprove.

98. As equipes de UAPS e NASF desenvolvem junto às famílias ações abordando os cuidados no pré-natal, parto e puerpério.

Verificar documentação que comprove.

99. As equipes de UAPS e NASF/Academia da Saúde desenvolvem junto às famílias, ações relacionadas à alimentação saudável, atividade física, prevenção do tabagismo, alcoolismo, entre outros.

Verificar documentação que comprove.

100. As equipes de UAPS e NASF/Academia da Saúde desenvolvem ações junto às famílias, relacionadas aos cuidados com a hipertensão e/ou diabetes.

Verificar documentação que comprove.

101. As equipes de UAPS e NASF realizam visitas domiciliares às famílias.

Verificar documentação que comprove.

A7. Atributo – Orientação comunitária Item avaliação Forma de verificação AV1 AV2 Observação

102. A UAPS tem Conselho Local ou representante no Conselho Regional e/ou Municipal de Saúde.

Verificar documentação que comprove.

103. A equipe identifica as principais lideranças da comunidade.

Verificar registro contendo a relação nominal e endereço das lideranças comunitárias

104. As equipes da UAPS e NASF /Academia da Saúde realizam trabalhos intersetoriais (escolas, CREAS, CRAS, igrejas entre outros) e/ou participa de eventos de relevância para a comunidade.

Verificar registro de participação nos eventos.

105. A comunidade tem algum mecanismo de manifestar formalmente a sua opinião em relação à UAPS.

Verificar se há mecanismos para a manifestação da comunidade (por exemplo: ouvidoria, pesquisa, caixa de sugestões, etc.).

Page 13: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da

ANOTAÇÕES

Page 14: TUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO · PDF fileTUTORIA NA APS – AVALIAÇÃO FINAL Regional de Saúde: Município: Nome UAPS: Nome do gerente da Unidade de Saúde: Avaliadores: Data da