turmas de medicina - upvix.com.br · são restos ou vestígios preservados da existência de...

20
TURMAS DE MEDICINA Dia: 22/10 - Das 08h s 12h Biologia - Química - Física História - Geografia Matemática - L. Portuguesa Língua Estrangeira 2016 2º SIMULADO TRADICIONAL

Upload: trandieu

Post on 22-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDUCANDO PARA SEMPRE

TURMAS DE MEDICINA

Dia: 22/10 - Das 08h às 12h

Biologia - Química - Física

História - Geografia

Matemática - L. PortuguesaLíngua Estrangeira2

01

6 2º SIMULADO TRADICIONAL

PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA

FORMA

ERRADA DEPREENCHIMENTO

FORMA

CORRETA DEPREENCHIMENTO

É PROIBIDO COLOCAR QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO NESTE LOCAL

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

1

BIOLOGIA

1. Hospitais apontam surtos de viroses A Santa Casa de Limeira, Humanitária e

Medical informaram ontem a ocorrência de surtos de viroses na cidade, com muitas pessoas procurando atendimento médico devido a vômitos e a diarreia. Muitos também apresentam dor abdominal. Crianças são as que mais têm sofrido e algumas chegam a precisar de soro e até de internação. Os vírus, segundo médicos, são propagados por meio da alimentação e do contato pessoal. A recomendação geral é manter boa higiene e hidratação constante.

Trecho retirado de: http://www.gazetainfo.com.br/ns/noticia.php?r=noticias&id=4302

9#sthash.QX9xjE6M.dpuf, acesos em 03/10/2016.

Dentre as viroses humanas, aquela que poderia ser adquirida como o evidenciado é

a) a cólera b) a dengue c) a hepatite A

d) a difteria e) a amebíase

2.

Como foi gerado o primeiro bebê saudável com DNA de 3 pessoas

Reprodução assistida com doação mitocondrial permite que crianças saudáveis sejam geradas por mães que apresentam genes anômalos

Um bebê portador de DNA de três indivíduos diferentes nasceu em abril de 2016 e foi declarado saudável pelos médicos que acompanharam a fertilização. É a primeira vez que o procedimento dá certo. A técnica que permitiu que a criança nascesse com material genético de três “pais” (na verdade, duas mães e um pai) se chama doação mitocondrial. A partir dela, mulheres com alto risco de gerar filhos com doenças genéticas graves e incuráveis, ligadas ao DNA mitocondrial delas, podem gerar bebês completamente saudáveis.

Trecho de matéria publicada em www.nexojornal.com.br/expresso/2016/09/29/Como-foi-gerado-o-primeiro-bebê-saudável-com-DNA-de-3-pessoas, acesso em

03/10/2016.

A partir do apresentado no trecho, e usando os conhecimentos sobre os assuntos abordados, pode-se inferir que

a) a técnica usa dois espermatozoides e um óvulo para produção do bebê.

b) em condições normais, o DNA mitocondrial é sempre igual ao DNA mitocondrial do pai.

c) mães portadoras de defeitos mitocondriais sempre transmitiriam tais defeitos a seus filhos, independentemente do sexo.

d) pais portadores de defeitos mitocondriais sempre transmitiriam tais defeitos a seus filhos, independentemente do sexo.

e) as mitocôndrias possuem metade da carga genética de origem paterna e metade de origem materna.

3. O tucunaré, peixe trazido da Amazônia para as

lagoas de captação das usinas estabelecidas ou em construção nos rios Paraná, Tietê e Grande, adaptou-se às condições locais e serviu como

elemento de controle das populações de piranhas que ameaçavam proliferar nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Minas Gerais e São Paulo. O mesmo tucunaré terá sua criação incrementada na barragem de Itaipu, afastando o perigo do domínio das águas do Rio Paraná por cardumes de piranhas. A relação tucunaré-piranha pode ser considerada como um método de controle utilizado pelo homem para

a) aumento de taxa de mortalidade b) competição intraespecífica. c) variação de nicho ecológico. d) alteração cíclica da população. e) controle biológico por predatismo. 4. Observando-se cuidadosamente o trecho abaixo,

"I é um celenterado (hidra) que vive sobre a concha vazia do molusco II, agora ocupada por um crustáceo III (sem carapaça) e IV é um peixe carnívoro. I consegue alimento mais facilmente que quando fixado sobre uma rocha; por sua vez, III lucra, podendo alimentar-se dos restos de I além de defender-se de IV que se alimenta de III mas evita aproximar-se devido à presença de I, que ele teme". Está certo dizer que há uma relação ecológica de

a) comensalismo entre I e III. b) protocooperação entre I e III. c) predação entre I e IV. d) mutualismo entre II e III. e) há duas respostas corretas. 5. A proteção da superfície corporal dos mamíferos

contra os elementos físicos e químicos do ambiente externo é feita pelo tecido __________, por meio de __________.

a) conjuntivo – osteoblastos e adipócitos b) conjuntivo fibroso – fibrócitos e mioblastos c) epitelial glandular – secreção exócrina e endócrina d) reticular denso – células endoteliais e de uma

camada de colágeno e) epitelial de revestimento – melanócitos e de uma

camada de queratina 6. O sangue é um tecido corporal complexo que

exerce diversas funções no corpo humano, entre elas, transporte de gases, defesa contra patógenos e coagulação. Assinale a alternativa correta em relação ao sangue e seus componentes.

a) As hemácias humanas são células que se dividem continuamente, mantendo um número adequado, para realização do transporte de gases.

b) As plaquetas são importantes componentes do sangue responsáveis pela captura e destruição de partículas invasoras, como algumas bactérias.

c) Os megacariócitos são células que se convertem em macrófagos, importantes para os processos de fagocitose de partículas invasoras.

d) O plasma sanguíneo contém uma série de substâncias destacando-se a água, proteínas, íons, hormônios, nutrientes e gases.

e) Os linfócitos são tipos especializados de eritrócitos, responsáveis pela produção de anticorpos.

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

2

7. Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:

a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.

b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.

c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.

d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.

e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

8. Sabemos que a seleção natural é um ponto

importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural ou da seleção artificial:

a) As diferentes raças de cães constituem um bom exemplo de seleção artificial.

b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência, e apenas os mais aptos sobrevivem.

c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.

d) Superbactérias são variedades selecionadas em relação aos vários antibióticos utilizados na medicina.

e) As superbactérias surgem por causa dos antibióticos que induzem às mudanças nas bactérias.

9. Observe os cortes transversais de animais

pertencentes aos grupos de Platelmintos e Nematódeos.

Marque a alternativa correta:

a) A estrutura identificada pelo número 1 é a epiderme, impermeável nos dois casos, o que impossibilita a captura de gases pelos animais.

b) O pseudoceloma, presente no corte do verme à direita, está representado pelo número 4 e é importante na circulação de nutrientes e na sustentação do verme.

c) O número 5 identifica a estrutura nervosa, evidenciando, no caso, cordão nervoso que atravessa o corpo do animal, portador de sistema nervoso ganglionar.

d) As estruturas identificadas pelo número 6 representam o sistema respiratório dos animais esquematizados.

e) A estrutura identificada pelo número 3, nos dois casos, tem origem ectodérmica e está associada à locomoção do animal.

10. Notícias recentes informam que, no Brasil, há mais

de quatro milhões de pessoas contaminadas pela esquistossomose. A doença, que no século passado era comum apenas nas zonas rurais do país, já atinge mais de 80% das áreas urbanas, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde uma das doenças mais negligenciadas no mundo. A esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni.

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

3

Marque a alternativa correta: a) O Schistosoma mansoni pertence à classe

Cestoda, um grupo de vermes endoparasitas sem sistema digestório.

b) A existência do verme hermafrodita nos vasos do sistema porta hepático é um indicativo de que futuramente poderá acontecer hepatomegalia.

c) Cercária e Miracídeo são aspectos larvais que penetram, respectivamente, nos hospedeiros intermediário e definitivo do ciclo de vida da verminose.

d) A fase 2 representa o local e as únicas condições necessárias para a manifestação da verminose no humano.

e) As fases 1, 2 e 3, identificadas no esquema, representam os estágios: humano, aquático e no interior do molusco, respectivamente.

QUÍMICA 11. Para se determinar o conteúdo de ácido

acetilsalicílico (AAS), em um comprimido analgésico, que associa esse fármaco à cafeína, 1,0g do comprimido foi dissolvido numa mistura de etanol e água. Essa solução consumiu 40,0 mL de solução aquosa de NaOH, de concentração 0,0500 mol/L, para reação completa. São dadas as fórmulas estruturais do AAS e da cafeína:

A porcentagem em massa de ácido acetilsalicílico no comprimido é, aproximadamente,

a) 0,20% b) 2,0% c) 18% d) 36% e) 55%

12. Com relação aos íons K+ e Cl

–, é incorreto afirmar

que a) ambos são isoeletrônicos do átomo de argônio.

b) o ânion Cl– tem raio maior que o cátion K

+.

c) o átomo neutro de potássio absorve energia para

se transformar no cátion K+.

d) a introdução de um elétron no átomo neutro de

Cl(g) para formar o Cl–(g) é um processo que

libera energia.

e) um elétron é transferido do Cl– para o K

+ , quando

esses íons se ligam.

13. Considerando-se as misturas abaixo nos estados físicos indicados:

I. Etanol (l) + Água (l) II. Dióxido de carbono (g) + Oxigênio (g) III. Octano (l) + Água (l) IV. Cloreto de sódio (s) + Água (l)

Constituem sempre um sistema homogêneo, independente das quantidades,

a) somente I e III b) somente II c) somente II e III

d) somente I e II e) todos

14. Misturar, oxidar, diluir, sublimar, metilar, isomerizar,

enferrujar, cristalizar, digerir, destilar e acidificar são exemplos de fenômenos químicos (Q) e de fenômenos físicos (F). A sequência que representa a classificação correta desses fenômenos na ordem citada é

a) F, F, Q, F, Q, F, Q, Q, Q, Q, F b) F, Q, F, F, Q, Q, Q, F, Q, F, Q c) Q, Q, F, F, Q, F, Q, Q, F, F, F d) Q, F, Q, Q, F, F, F, Q, F, Q, Q e) F, F, F, Q, Q, F, Q, Q, F, F, Q 15. Um íon com carga 2+ apresenta um total de 15

elétrons, e o seu número de prótons é duas unidades menor que seu número de nêutrons. Logo, o número de massa do elemento é de

a) 17 b) 21 c) 32

d) 36 e) 39

16. O tamponamento do sangue é feito por vários

tampões, dentre eles, a mistura bicarbonato: ácido carbônico, na proporção de 20:1. Sabendo-se que

o pKa do H2CO3 é de 6,1, qual o pH estimado do sangue?

a) 5,8 b) 6,1 c) 6,4 d) 7,0 e) 7,4

17. Quantos compostos orgânicos diferentes, incluindo isômeros planos e isômeros espaciais, podemos encontrar com a fórmula molecular C4H10O?

a) 4 b) 5 c) 6 d) 7 e) 8

18. A destilação fracionada de uma amostra com todos

os isômeros encontrados na questão anterior, colocados em quantidades equimolares, produzirá quantas diferentes frações?

a) 4 b) 5 c) 6 d) 7 e) 8

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

4

19. De acordo com o sistema reacional abaixo, são feitas as seguintes afirmações?

I. O compostos A apresenta caráter ácido, e o

composto B apresenta caráter básico;

II. O composto C possui cadeia cíclica,

saturada, heterogênea e ramificada; III. A reação é uma substituição nucleófila;

IV. O composto C possui caráter ácido.

Estão corretas as afirmações

a) I, II e IV. b) I e III c) I, III e IV. d) II e III e) II e IV 20. Analise o sistema reacional e marque a única

opção incorreta.

2 · H O2Pr opanal cloreto de propilmagnésio produto A

a) O composto A possui dois estereoisômeros

b) O composto B possui carbono híbrido sp2.

c) O composto C apresenta estereoisomeria.

d) O composto D possui quatro estereoisômeros

e) O composto C é o propanal.

FÍSICA 21. Um piloto de corridas está a 115,2 km/h quando se

aproxima de um espectador em repouso próximo à linha de chegada. O espectador dispara uma buzina cujo som é ouvido pelo piloto. Considerando a velocidade do som no ar igual a 320m/s, a frequência do som da buzina que é ouvido pelo observador

a) aumenta 10% em relação à do som original b) diminui 10% em relação à do som original c) aumenta 15% em relação à do som original d) diminui 15% em relação à do som original e) aumenta 20% em relação à do som original 22. Um prisma transparente chamado Prisma de Porro

consiste de um bloco prismático de base triangular reta e isósceles. Um raio de luz monocromática incide na hipotenusa dessa base, perpendicularmente à mesma. Para garantir que o raio de luz emerja pela mesma face que incidiu, o índice de refração do material que constitui o prisma

a) deve ser maior que √5

b) deve ser menor que √3

c) deve ser maior que √3

d) deve ser menor que √2

e) deve ser maior que √2 23. Um gaúcho deseja tomar chimarrão, para isso vai

aquecer 0,8 litros de água de 20 C até 70 C.

Ele conta com um aquecedor de imersão que

deverá ser ligado a uma fonte de 120 V. Sendo a

resistência do mesmo de 30 Ω (OHMS), quanto

tempo ele deverá esperar, em segundos, até que água atinja a temperatura desejada?

Considere:

3água água

calc 1 ;1cal 4,2J; d 1g / cm

g c

a) 160 b) 350 c) 380 d) 420 e) 480

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

5

24. Em um laboratório de física é proposta uma experiência onde os alunos deverão construir um termômetro, o qual deverá ser constituído de um bulbo, um tubo muito fino e uniforme, ambos de vidro, além de álcool colorido, conforme a figura abaixo.

O bulbo tem capacidade de 32,0 cm , o tubo tem

área de secção transversal de 2 21,0 10 cm e

comprimento de 25 cm.

No momento da experiência, a temperatura no laboratório é 30 C, e o bulbo é totalmente

preenchido com álcool até a base do tubo. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação do

álcool é 4 111 10 C e que o coeficiente de

dilatação do vidro utilizado é desprezível comparado ao do álcool, a altura h, em cm, atingida pelo líquido no tubo, quando o termômetro for utilizado em um experimento a 80 C, é

a) 5,50

b) 11,0

c) 16,5

d) 22,0 e) 25,0 25. O corpo humano é um condutor do tipo eletrolítico

porque apresenta cargas livres sob a forma de íons. Na fisioterapia as correntes elétricas são usadas em tratamentos para aliviar a dor e para reabilitação muscular. Um aparelho aplica 120 volts de tensão contínua durante 10 segundos no braço de um paciente. A resistência elétrica da pele humana diminui muito quando ela se encontra molhada, favorecendo a passagem de corrente elétrica. Supondo que a resistência da pele onde foi aplicada a tensão seja de 1.000 ohms, podemos afirmar que a energia térmica transmitida pelo aparelho para a pele é de

a) 104 Joules; b) 144 Joules; c) 184 Joules; d) 224 Joules; e) 264 Joules.

26. Suponha que um flash do tipo usado em máquinas fotográficas seja disparado pela energia armazenada por três capacitores idênticos associados em paralelo. Considere que a associação de capacitores foi totalmente carregada por quatro pilhas associadas em série com tensão de 1,5 V cada. A capacitância de cada capacitor é de 10μF, e os processos de carga e descarga são feitos com os capacitores já associados em paralelo. A energia liberada na emissão do flash é de

a) 4,2 × 10-4J; b) 4,6 × 10-4J; c) 5,0 × 10-4J; d) 5,4 × 10-4J; 27. Um tubarão de 100 kg está se deslocando a uma

velocidade de 36 km/h, para a esquerda. Em um certo instante, ele engole um peixe de 10 kg que se deslocava em sua direção, a uma velocidade de 3,6 km/h, para a direita. Qual o módulo da velocidade do tubarão, em m/s, imediatamente depois de engolir o peixe? Despreze a força de atrito dos peixes com a água.

a) 5 m/s b) 6 m/s c) 7 m/s d) 8 m/s e) 9 m/s 28. A figura mostra a válvula de segurança de uma

caldeira a vapor. A haste de comprimento 0,30 m é articulada no ponto A e gira no sentido anti-horário, abrindo a válvula, quando a pressão na caldeira ultrapassa um valor determinado. Supondo que a haste e o tampão T têm massas desprezíveis em comparação com a massa do bloco M, calcule a força mínima sobre o tampão, em N, a partir da qual a válvula abrirá.

a) 30 N b) 45 N c) 53 N d) 70 N e) 81 N

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

6

HISTÓRIA 29. No início do século XX, os médicos brasileiros

começaram a alarmar-se com os índices crescentes da mortalidade infantil no Brasil. Atente ao que se diz acerca das causas desse fenômeno.

I. O desinteresse e a negligência do Estado pela situação das crianças abandonadas, bem como as péssimas condições de higiene nas instituições assistenciais contribuíam para o agravamento da situação.

II. A hereditariedade patológica, a ignorância e a pobreza eram os maiores fatores de mortalidade infantil, segundo o discurso médico.

III. As famílias mal constituídas, desequilibradas, formadas por pais bêbados e de moral duvidosa poderiam dar origem aos problemas infantis que evoluiriam para a morte.

É correto o que se afirma em

a) I apenas b) I e II apenas. c) I e III apenas. d) I, II e III. e) II e III apenas. 30.

A caricatura satiriza a Revolta da Vacina, ocorrida durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906). Ela evidencia que

a) a política saneadora do então presidente visava, principalmente, atender aos apelos das camadas populares, que reivindicavam melhorias das condições de higiene da cidade.

b) o programa de reurbanização e saneamento da cidade do Rio de Janeiro pretendia estimular a imigração e a entrada de capitais estrangeiros, modernizando a capital e dando fim às epidemias.

c) a execução do programa do presidente era voltada para o bem-estar da massa popular, entretanto, por falta de informação e instigados pela propaganda socialista, o povo se revoltou em motins.

d) o médico sanitarista Oswaldo Cruz, antes de iniciar o processo de vacinação em massa da população, esclareceu os mesmos a respeito dos benefícios médicos, o que não impediu o levante.

e) tal revolta ocorreu devido ao descontentamento popular frente ao governo, pois não foram disponibilizadas o número suficiente de vacinas para toda a população carente.

31. Fundado em 1942, o Serviço Especial de

Saúde Pública (SESP) funcionou como uma agência bilateral brasileiro-americana, com um estatuto jurídico especial que lhe garantia ampla autonomia em relação ao Ministério da Educação e Saúde. O motivo original para a organização do Sesp está diretamente ligado ao interesse norte-americano em fomentar políticas sanitárias em determinadas regiões do Brasil.

CAMPOS, André Luiz Vieira. Políticas internacionais de saúde na Era Vargas: o Serviço Especial de Saúde

Pública, 1942-1960. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/>. Acesso em 01

abr. 2014.

Considerando o contexto de criação do SESP, o interesse norte-americano representa a

a) adoção de política de saúde para levar mais médicos ao interior do país.

b) criação de condições de produção de matérias-primas para uso na guerra.

c) ação de investidores internacionais para desestabilizar o governo brasileiro.

d) prestação de ajuda humanitária aos bolsões de pobreza no nordeste nacional.

e) ocupação de terras férteis na região amazônica sem o conhecimento do governo.

32.

A imagem acima foi retirada de uma flâmula produzida pelo Centro Acadêmico da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, hoje UFRJ, por volta de 1968. Sobre o movimento estudantil durante a ditadura militar, é correto afirmar que

a) a relação política de cooperação entre o governo militar e os estudantes deu suporte às mobilizações organizadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

b) o endurecimento do regime contra o movimento estudantil foi estimulado pela decretação do Ato Institucional Número 5.

c) a morte e as prisões de estudantes resultaram da ofensiva militar contra a privatização do ensino superior no Brasil.

d) os Centros Acadêmicos universitários aceitaram passivamente a desestruturação das organizações estudantis.

e) a clandestinidade do movimento estudantil, desde o início da ditadura, impossibilitou formas bem-humoradas de comunicação entre os universitários.

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

7

33. “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da

a) polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.

b) polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.

c) polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.

d) polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado, a Inglaterra; Rússia, Estados Unidos e França de outro.

e) a disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.

34. Os 45 anos que vão do lançamento das bombas

atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.

b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.

c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.

d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.

e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

35. Em agosto de 1961, na "Conferência Econômica e

Social de Punta Del Este", o presidente John Kennedy apresentou aos países latino-americanos o projeto da "Aliança para o Progresso", o qual previa, em linhas gerais, o aperfeiçoamento e o fortalecimento das instituições democráticas, mediante a autodeterminação dos povos, a aceleração do desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos, a erradicação do analfabetismo e a garantia aos trabalhadores de uma justa remuneração e adequadas condições de

trabalho. Situando a "Aliança para o Progresso" no contexto das relações internacionais vigentes no Pós-Guerra, constatamos que sua criação se deveu ao desejo do governo norte-americano de

a) bloquear a acentuada evasão de capitais latino-americanos, resultante da importação maciça de bens de consumo japoneses e das altas taxas de juros pagas aos países integrantes do "Pacto de Varsóvia" por conta dos empréstimos contraídos na década de 50.

b) conter o avanço dos movimentos revolucionários na América Latina, reafirmando, assim, a liderança exercida pelos EUA sobre o Continente, numa conjuntura de acirramento da Guerra Fria por conta da Revolução Cubana.

c) desviar, para a América Latina, parte dos investimentos previstos no "Plano Global de Descolonização Afro-Asiática", em virtude das revoluções socialistas de Angola e Moçambique, que tornaram a posição norte-americana na África insustentável.

d) impedir que a República Federal Alemã, país de orientação socialista, firmasse acordos com a finalidade de transplantar tecnologia nuclear para o Terceiro Mundo, a exemplo do que havia ocorrido no Brasil sob o governo JK.

e) reabilitar os acordos diplomáticos entre os EUA e os demais países latino-americanos, que haviam sido rompidos quando da invasão de Honduras e do Equador pelas tropas norte-americanas, fortalecendo, assim, a OEA.

GEOGRAFIA

36. Assinale a alternativa correta sobre características e comportamento da demografia no Brasil.

a) O ritmo do crescimento vegetativo vem aumentando com o tempo no país.

b) O número de imigrantes recebidos mostra expressivo crescimento desde 1934.

c) A distribuição da população pelo território mostra-se regular e balanceada.

d) O crescimento natural (ou vegetativo) é mais significativo que as imigrações.

e) As taxas de natalidade no Brasil são mais elevadas que a dos países africanos.

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

8

37. Observe o gráfico abaixo.

Sobre a distribuição da população mostrada pelo gráfico, é correto afirmar que

a) a base estreita é o resultado da baixa fecundidade atual no Brasil, ao mesmo tempo em que se percebe a expectativa de vida maior das mulheres.

b) a base estreita é o resultado da alta taxa de natalidade, ao mesmo tempo em que se percebe a baixa expectativa de vida da população.

c) a base estreita é o resultado da alta taxa de mortalidade, ao mesmo tempo em que se percebe a igualdade entre os sexos.

d) a base estreita é o resultado da alta taxa de mortalidade infantil, ao mesmo tempo em que se percebe a maior quantidade de população masculina.

e) as causas da base estreita da pirâmide, com os dados disponíveis atualmente no país, não podem ser determinadas.

38. Observe o gráfico abaixo, sobre a fecundidade no Brasil.

Considerando as informações contidas no gráfico, é correto afirmar que

a) o Brasil é um país onde os casais têm muitos filhos, colocando os estudiosos em alerta quanto à possibilidade de explosão populacional.

b) o declínio da taxa de fecundidade deve-se ao aumento da mortalidade infantil, observado nos últimos anos. c) a quantidade de filhos no Brasil é compatível com a caracterização de país de Terceiro Mundo, pois pobres

têm muitos filhos. d) o gráfico é demonstração exemplar do poder das mulheres sobre seus corpos. e) o declínio da fecundidade para um patamar inferior a 2 coloca o Brasil com índice abaixo da taxa de reposição

da população, significando que, nos próximos anos, a população nascida no país deve diminuir.

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

9

39.

“As cidades são o principal local onde se dá a reprodução da força de trabalho. Nem toda melhoria das condições de vida é acessível com melhores salários ou com melhor distribuição de renda. Boas condições de vida dependem, frequentemente, de políticas públicas urbanas - transporte, moradia, saneamento, educação, saúde, lazer, iluminação pública, coleta de lixo, segurança. Ou seja, a cidade não fornece apenas o lugar, o suporte ou o chão para essa reprodução social. Suas características e até mesmo a forma com se realizam fazem a diferença”.

Fonte: Revista Fórum, número 73, agosto de 2013.

Analisando o texto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

( ) A cidade é um espaço complexo, onde diversos interesses estão em jogo: aqueles que dela necessitam para sua reprodução (os trabalhadores) e aqueles que dela retiram lucro (os capitalistas).

( ) As políticas públicas podem melhorar a vida nas cidades, possibilitando aos que nela vivem uma maior qualidade de vida.

( ) As políticas públicas citadas no texto se distribuem igualmente pelo espaço urbano de acordo com as condições salariais de seus habitantes, sendo a todos acessíveis.

( ) O acesso a bens coletivos urbanos é uma forma de distribuição indireta de renda àquela parcela da população que tem na cidade o espaço de reprodução de sua força de trabalho.

A sequência correta, de cima para baixo, é

a) V F F V b) V V F V c) F F V V d) F V F V e) F F F V

40. Analise os gráficos a seguir.

A partir da leitura dos dados, é correto inferir que, no período analisado, houve

a) redução constante da natalidade. b) incremento na expectativa de vida. c) crescimento da mortalidade infantil. d) ampliação do crescimento vegetativo. e) minimização da demanda previdenciária. 41. A Federação das Indústrias de São Paulo

comparou indicadores de transporte do Brasil com equivalentes de países que são referência para o mundo todo. A conclusão do estudo é que, em dez anos, a eficiência de nossa infraestrutura não avançou. O Brasil é grande, mas parece maior ainda para quem leva peças de São Paulo a Manaus. “Demora de 15 a 20 dias. O caminhão sai daqui carregado, vai até Rio Branco, de Rio Branco é transportado para a balsa e vai via fluvial até Manaus”, conta o empresário José Kovacs. Assinale a alternativa que não indica um dos fatores que contribuem para o problema abordado no texto.

a) A reduzida exploração do potencial de navegação dos rios.

b) As condições precárias das rodovias que cortam o país.

c) A saturação da capacidade operacional de portos e aeroportos.

d) A prioridade dada ao modal ferroviário pela política de transporte nacional.

e) O elevado custo do modal rodoviário, sendo o mais utilizado no Brasil.

MATEMÁTICA 42. Num concurso de tiro, um alvo é lançado numa

trajetória parabólica e a altura atingida pelo objeto lançado, em metros, é descrita pela equação

2th(t) 200

3

, na qual t representa o tempo em

segundos após o lançamento. Depois de um estudo minucioso, um competidor descobriu que a maior chance de acertar o alvo é quando ele atinge a altura de 152 metros. Sendo assim, após o alvo ser lançado, se o atirador o acertar conforme planejado, a bala atingirá o objeto k segundos após o seu lançamento. O valor de k é, portanto,

a) 10. b) 11.

c) 12. d) 13.

e) 14.

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

10

43. Na festa de fim de ano de uma empresa, foi realizado um sorteio no qual o prêmio principal era uma televisão de 42 polegadas. Entre os funcionários presentes, 120 eram homens e 80 eram mulheres. Dentre os homens, 80 são casados e 40 são solteiros. Já entre as mulheres, 50% são solteiras. Sabendo-se que o sorteado era uma pessoa casada, então, a probabilidade de ele ser homem é, aproximadamente, igual a

a) 34%. b) 50%. c) 60%. d) 67%. e) 75%. 44. Sobre uma artéria média, sabe-se que o diâmetro

externo de uma seção reta e a espessura da parede medem 0,04 dm e 1mm, respectivamente.

Considerando que uma seção reta dessa artéria, obtida por dois cortes transversais distantes 1,5 cm

um do outro, tem a forma de um cilindro circular reto, quantos mililitros de sangue ela deve comportar, em relação ao seu diâmetro interno?

(Considere a aproximação: 3)π

a) 0,018 b) 0,045 c) 0,18 d) 0,45 e) 0,54 45. Para combater a subnutrição infantil, foi

desenvolvida uma mistura alimentícia composta por três tipos de suplementos alimentares: I, II e III. Esses suplementos, por sua vez, contêm diferentes concentrações de três nutrientes: A, B e C. Observe as tabelas a seguir, que indicam a concentração de nutrientes nos suplementos e a porcentagem de suplementos na mistura, respectivamente.

Nutriente

Concentração dos Suplementos Alimentares (g kg)

I II III A 0,2 0,5 0,4

B 0,3 0,4 0,1

C 0,1 0,4 0,5

Suplemento Alimentar

Quantidade na Mistura (%)

I 45

II 25

III 30 A quantidade do nutriente C, em g kg, encontrada

na mistura alimentícia é igual a a) 0,235 b) 0,265 c) 0,275 d) 0,295 e) 0,300

46. Considerando a redução do volume de vendas de seus produtos, uma empresa comercial adotou os seguintes procedimentos: 1. Reduziu em 12%, no mês de junho, seu quadro

de vendedores, tendo como base o total existente no mês de maio.

2. Após nova avaliação, reduziu novamente, no mês de novembro, seu quadro de vendedores, desta vez em 5%, considerando o total existente no mês de outubro.

Após os dois procedimentos, a empresa ficou com 1881 vendedores. Se de junho a outubro o número de vendedores ficou estável, então, o número de vendedores no mês de maio localizava-se

a) abaixo de 2225. b) entre 2218 e 2224. c) entre 2225 e 2235. d) entre 2235 e 2245. e) acima de 2245.

47. Um motorista abasteceu seu carro Flex num posto com 10 litros de álcool e 30 litros de gasolina pagando R$90,00. Na semana seguinte, no mesmo posto, abasteceu com 30 litros de álcool e 20 litros de gasolina pagando R$102,00. Se não houve alteração nos preços, podemos afirmar que

a) o preço do álcool é R$ 1,60. b) o preço da gasolina é 40% superior ao do álcool. c) o preço da gasolina é R$ 2,40. d) o preço do álcool é 12% inferior ao da gasolina. e) o preço da gasolina é R$ 1,80.

48. Uma porta giratória de uma joalheria nos dá a ideia de dois planos, perpendiculares entre si, girando em torno da reta de intersecção desses planos, a qual coincide com o eixo do cilindro de revolução.

A figura abaixo é uma adaptação da área do piso ocupada pela referida porta ao sistema ortogonal cartesiano. Sendo r: y = x - 2 a reta suporte do segmento AE; s: y = - x + 8 a reta suporte do segmento BD e C o centro da circunferência que contém os pontos A, B, D e E, a área (colorida na figura) destinada ao acesso a essa joalheria é de

a) 9

b) 2

9

c) 8

d) 7

e) 2

7

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

11

49. Carla está projetando uma pequena barragem (B) no rio que passa pela sua propriedade rural. O estudo do projeto requer que seja determinada a vazão de cheia da bacia hidrográfica da qual o rio faz parte. A fórmula que faz esse cálculo precisa, entre outros dados, da medida da área de drenagem da bacia do rio em estudo. A linha tracejada da figura define a área de drenagem da bacia do rio. Pode-se afirmar que toda a água precipitada nessa área, que não evaporar ou não se infiltrar mais profundamente, escoará através da seção B. Para calcular a medida da área de drenagem, Carla copiou o mapa da bacia hidrográfica em um papel quadriculado e em seguida estimou quantos quadradinhos estão contidos nela: além dos quadradinhos inteiros do interior da região, considerou, em torno da borda, quadradinhos formados por meio de compensações.

Se na figura a área de cada quadradinho equivale a 0,05km², a medida da área de drenagem é, em quilômetros quadrados, aproximadamente,

a) 0,5 b) 1,0 c) 1,5 d) 2,0 e) 2,5

LÍNGUA PORTUGUESA 50. Considerando a norma padrão da língua escrita,

assinale a alternativa correta. a) Na última terça-feira, fui ao cinema para ver o

último filme de Woody Allen. Embora a crítica não tenha se posicionado favoravelmente ao longa-metragem, a sessão à qual assisti estava praticamente lotada.

b) Os jornais publicaram uma notícia terrível sobre os temporais ocorridos no oeste do estado. Apesar das matérias serem esclarecedoras, nenhum de nós compreendemos bem o que e como tudo aconteceu.

c) Ontem à tarde, levei as nossas filhas a praça para brincarem no parquinho. Quando voltamos, elas tomaram banho, jantaram e foram se deitar. Como estavam cansadas, deixei-as dormirem bastante.

d) No último encontro, expliquei aos alunos toda à situação. A maioria da turma entendeu e concordou com os motivos pelos quais ficaram sem aula nos dois primeiros meses do ano.

e) Na reunião dos diretores, ficou estabelecido que todos os inscritos participarão do debate na Câmara de Vereadores do município. Embora os governantes tem de discutir as propostas, a responsabilidade não cabe apenas a eles.

51. Marque a alternativa sintaticamente correta. a) Vão anexo os formulários. b) Todos estavam alertas. c) A porta estava meia aberta. d) Eu comi meio tomate. e) Inclusa seguem as notas.

52. Assinale a alternativa correta quanto à sintaxe de colocação pronominal.

a) Nunca deixe-me, eu te peço! b) Convidariam-me para a festa se não estivesse

tão doente. c) Eles tinham despedido-se calorosamente. d) Pedro tinha convidado-a para sair, mas ela

não quis. e) Dir-lhe-ia que a vida vale a pena para quem não

tem a alma pequena.

53. Considere o texto a seguir que nos informa sobre a continuidade do trabalho desempenhado por esses grupos.

Os alunos dessa sala, após os devidos esclarecimentos feitos pela professora, resolveram transformar o que estudaram em dicas ecopráticas e publicar essas dicas ecopráticas no portal da escola. Para isso, redigiram um manual explicativo e digitaram esse manual explicativo, acrescentando ilustrações dos próprios colegas.

A repetição dos termos, que estão em destaque no texto, pode ser evitada pelo emprego adequado dos pronomes. Assinale a alternativa em que isso ocorre.

a) publicar-lhes ... o digitaram b) publicar-lhes ... lhe digitaram c) publicá-las ... o digitaram d) publicar-las ... lhe digitaram e) publicá-las ... digitaram-o

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

12

54. Observe o poema ilustrado:

Um dos elementos fundamentais das chamadas vanguardas brasileiras (Concretismo, Tropicalismo) é a conexão antropofágica com as vanguardas europeias, em voga no Velho Mundo durante os primeiros anos do século XX. O texto acima pode, por conta da concepção de ideias e pela semântica, ser relacionado ao(s)

a) poemas visuais do Simbolismo b) poemas do início do Modernismo c) antipoemas do Surrealismo d) jogo de palavras do Barroco e) nacionalismo do Romantismo 55. Observe a tirinha do artista gráfico Laerte:

Disponível em http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/

Caso fosse um “texto literário”, a tirinha se aproximaria do

a) Simbolismo, pela situação pouco usual, ligada à questão mística.

b) Realismo, pela ironia imputada na relação futebol-homem-bola.

c) Naturalismo, pela cena patológica, em que a cabeça, separada do corpo, propõe a mutilação.

d) Condoreirismo, pela referência social, marcada pela opressão entre os homens.

e) Romantismo, pela exploração do elemento idealizado.

56. É dado o poema PRONOMINAIS, de Oswald de Andrade:

Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro

O texto a) traz à tona uma discussão típica de oposição ao

século XIX: a linguagem poética não deve ser sacralizada.

b) refere-se ao fato de que outras formas de expressão poética não são bem vistas pela elite intelectual.

c) propõe uma oposição linguístico-social entre professor, representado pelo branco dominante, e o aluno, representado pelo bom negro.

d) discute as oposições linguísticas entre os vários segmentos da nação brasileira – exceto pelo “mulato sabido”.

e) avalia a multiplicidade de discurso entre segmentos raciais e sociais.

57. Leia o texto e responda à questão:

Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra.

Em ronco que aterra, Berra o sapo-boi: - "Meu pai foi à guerra!" - "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

O sapo-tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: - "Meu cancioneiro É bem martelado.

Vede como primo Em comer os hiatos! Que arte! E nunca rimo Os termos cognatos.

O meu verso é bom Frumento sem joio. Faço rimas com Consoantes de apoio.

Vai por cinquenta anos Que lhes dei a norma: Reduzi sem danos A fôrmas a forma.

Clame a saparia Em críticas céticas: Não há mais poesia, Mas há artes poéticas..." Urra o sapo-boi: - "Meu pai foi rei!"- "Foi!" - "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". Brada em um assomo

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

13

O sapo-tanoeiro: - A grande arte é como Lavor de joalheiro.

Ou bem de estatuário. Tudo quanto é belo, Tudo quanto é vário, Canta no martelo".

Outros, sapos-pipas (Um mal em si cabe), Falam pelas tripas, - "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".

Longe dessa grita, Lá onde mais densa A noite infinita Veste a sombra imensa;

Lá, fugido ao mundo, Sem glória, sem fé, No perau profundo E solitário, é

Que soluças tu, Transido de frio, Sapo-cururu Da beira do rio...

BANDEIRA, Manuel. Os Sapos. In: Poesia Completa. São Paulo: Globo, 1984

É correto dizer que a ironia do texto reside a) na sua composição estrutural b) na comparação entre sapos e poetas c) no deboche dclarado aos parnasianos d) na resignação do sapo modernista e) na destruição dos dogmas parnasianos

LÍNGUA ESTRANGEIRA

INGLÊS – OPÇÃO DE CURSO: 000

58.

Qual é a incoerência apresentada no cartoon acima?

a) O fato de a abordagem ser inovadora. b) O elogio à ideia, mas o fato de ela não ser

aprovada por não ter sido aplicada antes. c) O fato de a abordagem não ter precedentes. d) O fato de essa abordagem não poder ser

considerada. e) O fato de o chefe não aceitar ideias inovadoras

apresentadas por seus subordinados. Leia o texto para responder às questões abaixo.

Genetically modified foods Genetically modified (GM) foods are foods

derived from organisms whose genetic material (DNA) has been modified in a way that does not occur naturally, e.g. through the introduction of a gene from a different organism. Currently available GM foods stem mostly from plants, but in the future foods derived from GM microorganisms or GM animals are likely to be introduced on the market. Most existing genetically modified crops have been developed to improve yield, through the introduction of resistance to plant diseases or of increased tolerance of herbicides.

In the future, genetic modification could be aimed at altering the nutrient content of food, reducing its allergenic potential, or improving the efficiency of food production systems. All GM foods should be assessed before being allowed on the market. FAO/WHO Codex guidelines exist for risk analysis of GM food.

(www.who.int) 59. De acordo com o texto, uma das vantagens dos

produtos agrícolas geneticamente modificados existentes é que esses produtos

a) se caracterizam por uma aparência padronizada. b) alteram o DNA de pragas resistentes a herbicidas. c) aumentam a tolerância a alergias. d) possibilitam variação ilimitada das espécies. e) oferecem maior produtividade. Texto para a próxima questão:

GM wheat no more pest-resistant than ordinary crops, trial shows

GM wheat designed to repel aphids is no more effective at repelling the bugs than standard varieties a major

field trial has revealed Ian Sample, June 25, 2015.

A major field trial of GM wheat that is designed

to repel aphids (small insects) has found the crop is no better protected against the pests than conventional wheat. The results come from two years of trials that compared aphid attacks on standard wheat plants with those suffered by a GM version modified to release a natural aphid repellent.

Scientists created the GM wheat strain in the hope that it would deter aphids, which devour the crops and can leave them with infections. They modified the wheat to produce a natural pheromone which aphids release when under attack from predators. The “aphid alarm” makes the bugs flee to safety. Aphids are not the only organisms that release the odour though. More than 400 plants have evolved to secrete the same substance, called E-betafarnesene, or EBF, including

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

14

peppermint. The chemical doubles up as an attractant for some insects that kill aphids, such as parasitic wasps.

Prior to the field trial, lab tests at Rothamsted found that the pheromone worked as a highly-effective aphid repellent. The work bolstered researchers’ hopes that the trial would demonstrate the crop’s resilience against aphids in the wild. An aphid-resistant wheat crop could have huge benefits for farmers and the environment because the plants would no longer need to be sprayed with insecticides.

“The disappointing thing is that when we tested it in the field, we didn’t find any significant reduction in aphid settlement in the test plots,” said Toby Bruce, who worked on the trial. Details of the trial are published in the journal Scientific Reports.

(www.theguardian.com. Adaptado.)

60. O objetivo do experimento com trigo geneticamente modificado foi

a) reproduzir em laboratório as condições análogas às encontradas em campo.

b) corrigir, em condições naturais, as falhas encontradas em testes de laboratório.

c) fazer com que o trigo GM evitasse a infestação por afídeos.

d) comparar o desempenho de plantações de trigo GM ao de plantações borrifadas com inseticidas.

e) criar um repelente de insetos que poderia ser usado em outras plantações.

ESPANHOL – OPÇÃO DE CURSO: 111

Texto para as próximas duas questões:

58. Em ambos os trechos “Si no se trata es mortal” e “Si tiene estos síntomas, busque atención médica ya”, o conector “Si” relaciona as informações de forma

a) alternativa, em que um estado ou uma ação anula outro estado ou outra ação. b) condicional, em que um estado ou uma ação é requisito para o outro estado ou a outra ação. c) comparativa, em que um estado ou uma ação é comparado(a) com outro estado ou com outra ação. d) aditiva, em que um estado ou uma ação é somado(a) a outro estado ou a outra ação. e) simultânea, em que um estado ou uma ação é concomitante com outro estado ou outra ação.

2016 – TURMA DE MEDICINA - 2º SIMULADO TRADICIONAL

15

59. O objetivo central da campanha sobre o dia mundial da diabetes é

a) mostrar o que se deve evitar quando se tem diabetes.

b) divulgar outras doenças relacionadas com a diabetes.

c) solicitar que as pessoas com diabetes busquem tratamento.

d) manifestar preocupação com o aumento do número de casos da doença.

e) alertar para Indícios relacionados com a doença. Texto para a próxima questão.

MARIO MOSCATELLI: “QUE LOS REGATISTAS SE VACUNEN DE

LA HEPATITIS A” PEDRO CIFUENTES Río de Janeiro 2 AGO 2015 - 22:25 CEST

Las autoridades brasileñas reconocieron en

junio la imposibilidad de limpiar la bahía de Guanabara antes de que se dispute la competición olímpica de vela, incumpliendo así la promesa hecha por el Gobierno de Lula da Silva en 2009, cuando la candidatura de Río consiguió los Juegos. Un de los desperdicios de esta ciudad de millones de habitantes fluyen al mar sin ser tratados previamente; se calcula que diariamente se arrojan a la bahía carioca entre y toneladas de basura.

Las quejas de deportistas nacionales e internacionales son constantes, aunque el Comité Organizador garantiza la seguridad de los atletas: “Un nuevo sistema de canalización va a llevar todos los residuos para fuera de la bahía y hemos mapeado las corrientes en la bahía para saber cómo se desplazan los desechos, de manera que el área de competición estará protegida por una flota de ecobarcos y ecobarreras”, afirma su director de Comunicación, Mario Andrada.

El biólogo Mario Moscatelli estudia la bahía de Guanabara y reclama su regeneración desde hace más de 20 años. Atiende por email a EL PAÍS.

Pregunta. ¿Cuál es el problema de Guanabara: la llegada constante de residuos o la imposibilidad de limpiar la bahía?

Respuesta. No es imposible técnicamente, lo que falta históricamente es una gestión competente del poder público. A mi entender, hacen falta acciones de corto y largo plazo para recuperarla. A corto plazo, instalar unidades de tratamiento en los ríos, que hoy son avenidas de basura, para blindar la bahía, y

también limpiar seriamente playas y fondos. Eso lleva unos dos años. A largo plazo, unos 20 años, podrían implementarse políticas públicas de vivienda, transporte y saneamiento en todos los municipios circundantes. Pero, desafortunadamente, no veo en la cultura política brasileña esa estrategia a largo plazo. La recuperación de la bahía no se ha dado porque los políticos se benefician de su degradación: cada cierto tiempo reciben recursos millonarios para su limpieza, pero no gastan con responsabilidad. La bahía de Guanabara degradada es una mina de oro para gestores acostumbrados a la impunidad.

P. ¿Hay riesgos concretos para la salud de los regatistas?

R. La intensidad de la contaminación dependerá directamente de las condiciones ambientales. Si llueve y la marea está baja y hay vientos en dirección al océano, habrá más problemas. Mi consejo es que se vacunen contra la hepatitis A.

P. ¿Las autoridades brasileñas confiaban realmente en 2009 que su promesa de limpiar el

de las aguas era factible? R. No… Simplemente se comprometieron para

ganar las Olimpiadas. Desde el principio no vi empeño alguno en honrar los compromisos asumidos con el COI, el mundo y principalmente los cariocas. Algo muy parecido a lo que pasó con los Juegos Panamericanos de 2007. Ahora dirán que falta dinero… Pero hace cinco años la economía estaba mucho mejor que hoy y no tuvieron interés. La ausencia de políticas públicas permanentes y eficientes en saneamiento, vivienda y transporte transforma a los ríos en zanjas muertas llenas de residuos y a la bahía en una letrina. Pueden invertirse cientos de millones de dólares en el próximo siglo, pero la bahía continuará siendo la letrina que es hoy, intencionalmente.

Disponible en: <http://deportes.elpais.com/deportes/2015/08/02/actualidad/1438538

841_349391.html> Acceso en 26/08/2015, a las 16h22min (adaptado).

60. Al analizar algunas partes del reportaje y de la

entrevista del biólogo Mario Moscatelli hecha por el periódico El País, es correcto afirmar que

a) el complemento “la” destacado en “recuperarla” es un pronombre objeto directo y se refiere a la gestión competente del poder público.

b) las palabras “bahía” y “competición” se acentúan porque son agudas terminadas en diptongo.

c) el adjetivo “largo” es un falso cognado, por eso no tiene el mismo significado que la palabra similar en portugués.

d) la conjunción “e” destacada en el segundo párrafo está mal empleada y debería ser sustituida por “y”.

e) el sustantivo “área” está precedido por el artículo “el” porque es una palabra masculina.

65%6.5

80 100

80%