tropicalismo

12
TROPICALISMO

Upload: tio-pablo-virtual

Post on 03-Jul-2015

2.449 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Aula sobre Tropicalismo, voltada para o 3º ano do Ensino Médio. Nela faz-se uma ponte entre a Antropofagia Oswasldiana, passando pela Concretismo, Bossa Nova, Tropicalismo até chegar a Arnaldo Antunes e Chico Scince.

TRANSCRIPT

Page 1: Tropicalismo

TROPICALISMO

Page 2: Tropicalismo

•A explosão da Era do Rádio, sobremodo através da poderosa rádioNacional, do Rio de Janeiro,

•O nascimento da tevê com a TV Tupi, de Assis Chateaubriand, emSão Paulo, no ano de 1950

•A criação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, ainda em SãoPaulo, no ano de 1949

•O triunfo da Bossa Nova, a partir de 1958, no Rio de Janeiro, sob abatuta genial de Tom Jobim e com as decisivas participações de JoãoGilberto, como intérprete, e a de Vinícius de Moraes, como letristadas canções.

•A emergência do Cinema Novo - estética brasileira decinematografia, que buscava mostrar o país sob ângulorealista, crítico e com formas inovadoras de filmagem e montagem

•A criação por jovens artistas e intelectuais, em sua maioriaestudantes, - durante o governo João Goulart - do CPC (CentroPopular de Cultura) da U.N.E.

Contexto Histórico

Page 3: Tropicalismo

•A Guerra Fria – disputa entre as superpotências dos EstadosUnidos e da União Soviética – alimentava conflitos na AméricaLatina e no País.

•Em 1959, a Revolução Cubana transforma Fidel Castro e CheGuevara em heróis internacionais e atiça a pressão do blococapitalista sobre os países do terceiro mundo

•o presidente João Goulart (Jango) propõe uma série de reformasde base para atenuar o grave problema da desigualdade social eas pressões políticas que vinha sofrendo dos movimentos deesquerda

•formou-se um movimento da direita política e de parte dasociedade, que preconizavam uma modernização conservadora

•Até 1968, intelectuais e movimentos de esquerda podiam agirlivremente, com pequenos problemas com a censura.

Page 4: Tropicalismo

1968

•greves operárias e as manifestaçõesestudantis

•repressão policial

•aumento das guerrilhas rural e urbana

•Em 13 de dezembro, Ato Institucional Nº 5decretou o fim das liberdades civis e deexpressão

Page 5: Tropicalismo

Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musicalbrasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da“qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadaspelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligadosà esquerda.

Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradoresprocuram universalizar a linguagem da MPB, incorporandoelementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e aguitarra elétrica.

o Tropicalismo renovou radicalmente a letra de música. Letristas epoetas, Torquato Neto e Capinan compuseram com Gilberto Gil eCaetano Veloso trabalhos cuja complexidade e qualidade forammarcantes para diferentes gerações.

Page 6: Tropicalismo

Sincrético e inovador, aberto eincorporador, o Tropicalismomisturou rock mais bossanova, mais samba, maisrumba, mais bolero, mais baião.Sua atuação quebrou as rígidasbarreiras que permaneciam noPaís.

Pop x folclore. Alta cultura x cultura de massas. Tradição xvanguarda. Essa ruptura estratégica aprofundou o contato comformas populares ao mesmo tempo em que assumiu atitudesexperimentais para a época.

Page 7: Tropicalismo

Irreverente, a Tropicália transformou os critérios de gostovigentes, não só quanto à música e à política, mas também àmoral e ao comportamento, ao corpo, ao sexo e ao vestuário.A contracultura hippie foi assimilada, com a adoção da modados cabelos longos encaracolados e das roupasescandalosamente coloridas.

Page 8: Tropicalismo

“A atitude tropicalista de incorporar o nacional e o estrangeiro, oerudito e o popular, e de tentar conciliar tradições diferentes, émantida pelos compositores baianos que fizeram atropicália, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé”.

Os diálogos com obras literárias como as de Oswald de Andradeou dos poetas concretistas elevaram algumas composiçõestropicalistas ao status de poesia. Suas canções compunham umquadro crítico e complexo do País – uma conjunçãodo Brasil arcaico e suas tradições, do Brasil modernoe sua cultura de massa e até de um Brasil futurista,com astronautas e discos voadores.

Ligação entre o Tropicalismo e a Literatura Brasileira

Page 9: Tropicalismo
Page 10: Tropicalismo

Para os tropicalistas, entender a cultura de massas era tãoimportante quanto entender as massas revolucionárias.

Page 11: Tropicalismo
Page 12: Tropicalismo