tribunal de impostos e taxas - apet - cursos de direito ... · 2 - crédito indevido do icms, ......

23
TRIBUNAL DE IMPOSTOS E TAXAS NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO Decisões das Câmaras Reunidas Sessão de 12/03/2009 DOE 28/03/2009 PROCESSOS JULGADOS: Processo: DRT-06-4977/1999 - AIIM 2029834-1 Recorrente: OLIVEIRA & GROCELLI LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Jose Roberto Rosa Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Jair Lopes Ementa: ICMS. ITEM 1 - FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO APURADO POR MEIO DE LEVANTAMENTO FISCAL. ITEM 2 - FALTA DE EXIBIÇÃO AO PÚBLICO DA INFORMAÇÃO SOBRE OS DOCUMENTOS DE EMISSÃO OBRIGATÓRIA DO ESTABELECIMENTO. Não conheço quanto às preliminares da Ufesp, em virtude da Súmula 2; quanto ao termo de início da correção monetária, em virtude de o paradigma ser favorável a Fazenda; quanto à alteração de alíquota de 17 para 18% por falta de prequestionamento em sede de ordinário. Quanto ao mérito, não conheço do item 1 - falta de pagamento do imposto apurada por meio de levantamento fiscal - por implicar em vedado reexame de provas - Não conheço do item 2 - falta de exibição ao público de cartaz sobre os documentos fiscais de utilização obrigatória do estabelecimento - por total inadequação do paradigma que se refere a remessa de mercadoria sem documentação fiscal. Não conheço do recurso especial do contribuinte. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-10-1748/1997 - AIIM 46990-S Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: NORONHA GUSTAVO & FILHO LTDA Relator: Jorge Jamil Zamur Neto Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Ementa: ICMS. FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO. Recurso Especial da Fazenda Pública. Falta de pagamento do imposto por substituição tributária. Entrada em estabelecimento varejista de óleo lubrificante adquirido em outro Estado. O que poderia vir a ser objeto de exigência fiscal seria o recolhimento antecipado das operações próprias de saída da Recorrida. Todavia, não é disso que trata a acusação que, expressamente em seu relato, exige imposto devido por substituição tributária. Prejudicado o lançamento efetuado, por a ele

Upload: doantuong

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TRIBUNAL DE IMPOSTOS E TAXAS

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO

Decisões das Câmaras Reunidas

Sessão de 12/03/2009 DOE 28/03/2009 PROCESSOS JULGADOS:

Processo: DRT-06-4977/1999 - AIIM 2029834-1 Recorrente: OLIVEIRA & GROCELLI LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Jose Roberto Rosa Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Jair Lopes Ementa: ICMS. ITEM 1 - FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO APURADO POR MEIO DE LEVANTAMENTO FISCAL. ITEM 2 - FALTA DE EXIBIÇÃO AO PÚBLICO DA INFORMAÇÃO SOBRE OS DOCUMENTOS DE EMISSÃO OBRIGATÓRIA DO ESTABELECIMENTO.

Não conheço quanto às preliminares da Ufesp, em virtude da Súmula 2; quanto ao termo de início da correção monetária, em virtude de o paradigma ser favorável a Fazenda; quanto à alteração de alíquota de 17 para 18% por falta de prequestionamento em sede de ordinário.

Quanto ao mérito, não conheço do item 1 - falta de pagamento do imposto apurada por meio de levantamento fiscal - por implicar em vedado reexame de provas - Não conheço do item 2 - falta de exibição ao público de cartaz sobre os documentos fiscais de utilização obrigatória do estabelecimento - por total inadequação do paradigma que se refere a remessa de mercadoria sem documentação fiscal. Não conheço do recurso especial do contribuinte.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-10-1748/1997 - AIIM 46990-S Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: NORONHA GUSTAVO & FILHO LTDA Relator: Jorge Jamil Zamur Neto Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Ementa: ICMS. FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO. Recurso Especial da Fazenda Pública. Falta de pagamento do imposto por substituição tributária. Entrada em estabelecimento varejista de óleo lubrificante adquirido em outro Estado. O que poderia vir a ser objeto de exigência fiscal seria o recolhimento antecipado das operações próprias de saída da Recorrida. Todavia, não é disso que trata a acusação que, expressamente em seu relato, exige imposto devido por substituição tributária. Prejudicado o lançamento efetuado, por a ele

faltar a precisa identificação da matéria tributável, um de seus elementos constitutivos essenciais, consoante o art. 142 do CTN.

Recurso conhecido e não provido.

RECURSO CONHECIDO. NEGADO PROVIMENTO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Negado provimento. Decisão não unânime Processo: DRT-05-3266/2000 - AIIM 2000300-6 Recorrente/Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida/Recorrente: TECELAGEM HUDTELFA LTDA Relator: Edson Takashi Kondo Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Josemar Estigaribia Ementa: ICMS. INFRAÇÕES RELATIVAS AO PAGAMENTO DO IMPOSTO e AO CRÉDITO DO IMPOSTO.

1 - Falta de pagamento do imposto por guia de recolhimentos especiais, na importação de máquina de amaciamento e envelhecimento de tecidos, destinados ao ativo imobilizado. Benefício fiscal - Isenção condicionada. Para gozar dos benefícios concedidos em isenção condicionada, o contribuinte deve comprovar que atendeu todas as condições previstas em norma específica. Houve a apreciação pelo julgador do recurso ordinário, que concluiu pela falta de documentos previstos na Portaria CAT - 51/94. Após determinação judicial, o contribuinte apresentou “Atestado de Inexistência de Produção Nacional”, expedido pela ABIMAQ, deixando, contudo, de apresentar outros documentos exigidos na citada Portaria. Ausência de paradigmas e vedado reexame de provas nesta fase recursal.

2 - Crédito indevido do ICMS, por meio de escrituração do imposto destacado em notas fiscais de entrada, relativo a importação de bens destinados a integrar seu ativo imobilizado. Itens 2.2 a 2.4 do DDF - DECADÊNCIA - Aplicação do disposto no artigo 150, parágrafo 4º do CTN. Matéria analisada em grau de Recurso Ordinário. Ausência de paradigma para cotejamento da divergência. Apesar de tratar de matéria de Ordem Pública, entendo que deve ser indicado paradigma, para demonstrar a divergência. Em casos de importação, o contribuinte emite notas fiscais para promover o ingresso das mercadorias em seu estabelecimento, atendendo dispositivo legal, indicando data da entrada da mercadoria e identificando o sujeito passivo da obrigação tributária, ou seja, acaba exercendo uma atividade, que possibilita ao Fisco, o lançamento de ofício dentro do prazo previsto no referido artigo 150.

Decisão: Não conhecimento dos Apelos Fazendário e do Contribuinte.

RECURSO DA FAZENDA NÃO CONHECIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME. RECURSO DO CONTRIBUINTE NÃO CONHECIDO.

DECISÃO UNÂNIME Recurso Fazenda: não conhecido. Decisão não unânime. Recurso Contribuinte: não conhecido. Decisão unânime Processo: DRTC-II-6978/1998 - AIIM 139929-A Recorrente: CONCORDE PRESTACAO DE SERVICOS LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Augusto Toscano

Tipo de Recurso: Pedido de Revisão Advogado: Dr(a). Valter do Nascimento Ementa: ICMS. LEVANTAMENTO FISCAL - ESTOQUE - FALTAS DE RECOLHIMENTO DO IMPOSTO RELATIVAS À DOCUMENTAÇÃO FISCAL EM RECEBIMENTO e ESTOCAGEM DE MERCADORIAS.

Decisão unânime de CC.RR. que não conheceu do Recurso. Pedido de Revisão em que há protesto tempestivamente formulado por realização de sustentação oral que restou ignorado pelo Relator. No âmbito administrativo expediu-se convite para sustentação oral para o dia 30.01.2007 tendo o julgamento sido efetuado em 23.01.2007. Apelo do contribuinte requerendo a decretação da nulidade da decisão de que se conhece e provê para o fim pretendido em obediência ao princípio constitucional do exercício do direito à ampla defesa.

PEDIDO CONHECIDO. PROVIDO. ANULADA DECISÃO ANTERIOR. DECISÃO UNÂNIME Anulada(s) decisão(ões) anterior(es). Decisão unânime Processo: DRT-13-521526/2002 - AIIM 2122051-7 Recorrente: NEC DO BRASIL S/A Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Rose Sobral Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Luiz Carlos Fróes Del Fiorentino Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO. AQUISIÇÕES DE MERCADORIAS PARA USO e CONSUMO DO ESTABELECIMENTO. Depósito Judicial. Pleito pela exclusão de multa e juros. Ausência de divergência jurisprudencial. Decisão atacada verificou que não foi feito o depósito da integralidade do crédito tributário, nos termos do artigo 151, inciso II do CTN. Supostos paradigmas analisaram situações especiais. Recurso Especial não conhecido.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-15-508007/2001 - AIIM 2134453-0 Recorrente: CIBRAPAR VEÍCULOS LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Olga Maria Castilho Arruda Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Evandro Alves da Silva Grili Ementa: ICMS. FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO POR EMISSÃO e ESCRITURAÇÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS RELATIVOS a SAÍDAS a TÍTULO DE SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM GARANTIA COM ERRO NA APLICAÇÃO DA ALÍQUOTA. Nulidades inexistentes, utilização da Taxa SELIC é matéria sumulada e mérito desprovido de indicação de paradigma. Recurso não conhecido.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-16-9059916/2002 - AIIM 2131437-8 Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: GUAÇU S/A DE PAPEIS e EMBALAGENS

Relator: Edson Takashi Kondo Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Flavia Marcandoro Ementa: ICMS. INFRAÇÕES RELATIVAS AO PAGAMENTO DO IMPOSTO. DEIXOU DE PAGAR o ICMS INCIDENTE NA IMPORTAÇÃO DE UMA MÁQUINA USADA DO EXTERIOR. Impossibilidade da aplicação do artigo 173, inciso I, após a fluência do prazo previsto no artigo 150, parágrafo 4º, todos do CTN. O STJ - Superior Tribunal de Justiça em decisões recentes e reiteradas tem rechaçado o prazo decadencial de dez anos. Recurso conhecido e improvido.

RECURSO CONHECIDO. NEGADO PROVIMENTO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Negado provimento. Decisão não unânime Processo: DRT-09-582413/2001 - AIIM 2108421-0 Recorrente: CLEALCO AÇÚCAR e ÁLCOOL S.A Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Virgilio Cansino Gil Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Marcelo Duarte de Oliveira Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO DO ICMS LANÇADO EXTEMPORANEAMENTE - CRÉDITO INDEVIDO DO ICMS CORRESPONDENTE À CORREÇÃO MONETÁRIA. CRÉDITO INDEVIDO DO ICMS LANÇADO EXTEMPORANEAMENTE CORRESPONDENTE a MATERIAL DE USO e CONSUMO.

Matéria sumulada - reexame de provas defeso em Sede de Recurso Especial - Recurso não conhecido.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME. Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-07-74670/2002 - AIIM 2102076-0 Recorrente: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BAURU Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Nelson Paschoal Biazzi Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Ana Maria Sanches Pereira Ementa: ICMS. FALTA DE RECOLHIMENTO. OPERAÇÕES DE SAÍDAS DE MERCADORIAS (MEDICAMENTOS) CONSIDERADAS NÃO TRIBUTADAS. IMUNIDADE CONSTITUCIONAL. Decisão da E. 5ª Câmara Temporária pela confirmação do AIIM inicial. Decisões do STF considerando as operações realizadas pelas entidades filantrópicas alcançadas pela imunidade do ICMS. Parecer da Representação Fiscal pelo não conhecimento do recurso. Decisão: a exemplo de decisões deste Tribunal, inclusive em processos da mesma interessada, dou provimento ao recurso, cancelando as exigências.

RECURSO CONHECIDO. PROVIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME. Provido. Decisão não unânime Processo: DRT-06-259814/2005 - AIIM 3031810-5 Recorrente: BIO SOJA INDÚSTRIAS QUÍMICAS e BIOLÓGICA LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO

Relator: Jose Roberto Rosa Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Elton Fernandes Réu Ementa: ICMS. IMPORTAÇÃO - FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO POR GUIA DE RECOLHIMENTOS ESPECIAIS - IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS QUE a EMPRESA ENTENDE ABRANGIDOS PELA ISENÇÃO POR SE TRATAREM DE FORMICIDAS e INOCULANTES.

O Fisco entende se tratar de matéria prima para insumos agrícolas e que a isenção somente se aplica ao produto final - Paradigma apresentado se refere a produto diverso, em relação ao qual se entendeu que já se caracterizava como defensivo, inclusive com registro como tal nos órgãos competentes. Decisão recorrida, entretanto, entende que o beneficio se aplica aos produtos prontos e não às matérias primas, não havendo, na decisão recorrida, qualquer conclusão no sentido de que o material importado já estivesse registrado como defensivo nos órgãos competentes. Outro paradigma trata da possibilidade de extensão de diferimento a hipóteses em que o produto final teria isenção com manutenção de crédito, o que me parece situação diversa dos autos. Não caracterizado dissídio jurisprudencial. Não conheço do recurso especial do contribuinte.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-05-320852/2005 - AIIM 3034563-7 Recorrente: CAR CENTRAL DE AUTO PEÇAS e ROLAMENTOS LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Augusto Toscano Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Laurindo Leite Júnior Ementa: ICMS. GLOSA DE PARCELA DE CRÉDITO DE ICMS APROVEITADO PELA RECORRENTE EM VALOR SUPERIOR AO COBRADO NA OPERAÇÃO DE SAÍDA DE UNIDADES DA FEDERAÇÃO, TENDO EM VISTA o CRÉDITO FISCAL PRESUMIDO CONCEDIDO PELO DISTRITO FEDERAL e PELO ESTADO DE GOIÁS NAS OPERAÇÕES INTERESTADUAIS.

Alegação de usurpação de competência do poder judiciário. Violação ao princípio federativo e à autonomia dos Estados Membros. Enriquecimento sem causa do Estado de São Paulo. Violação ao princípio da não-cumulatividade. Aplicação retroativa do Comunicado CAT 36/04. Ausência de calculo na exigência do estorno.

A decisão recorrida foi publicada no D.O. de 22 de fevereiro de 2007 e o apelo protocolado em 12 de abril de 2007. Recurso Especial de que não se conhece em face da intempestividade de sua interposição.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-05-7055/1993 - AIIM 83904-U Recorrente: SHERWIN-WILLIAMS DO BRASIL IND. COM. LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO

Relator: Debora Pulino Sagradi Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Leo Krakowiak Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO. DIFERENÇA DE ALÍQUOTA INTERESTADUAL. DEPÓSITO JUDICIAL. Nulidade do AIIM por ter sido lavrado na vigência de medida suspensiva - NÃO CONHECIDO. Arestos inservíveis. Medida judicial não suspendia o crédito, mas, pelo contrário, permitia expressamente a autuação do Fisco.

Impossibilidade de exigência de multa - NÃO CONHECIDO. Arestos inservíveis. O termo utilizado pelo Judiciário foi “autuações”, o que implica lavratura do AIIM com todas as suas conseqüências legais, ou seja, imposto, multa, juros.

Mérito - não foi objeto de recurso. Ademais, a decisão em sede de ordinário consigna que o contribuinte confessou que os atos por ele praticados estavam em desconformidade com as normas em vigor.

NÃO CONHEÇO do Recurso Especial do Contribuinte. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRTC-III-575370/2004 - AIIM 3026532-0 Recorrente: MILBOR COM DE PROD QUIMICOS LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Gianpaulo Camilo Dringoli Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Chien Chin Huei Ementa: ICMS. FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO POR CONSIGNAR VALORES DIFERENTES NAS RESPECTIVAS VIAS DAS NOTAS FISCAIS.

Não ocorreu a alegada decadência. Em caso de comprovada ocorrência de dolo, fraude ou simulação, aplica-se o inciso I do artigo 173 do CTN.

Preliminar de nulidade deve ser afastada. O acórdão recorrido está fundamentado nas provas dos autos, sobretudo no reconhecimento do dolo específico de lesar o fisco inerente à infração praticada.

Mérito: Não há recurso sobre a questão de fundo destes autos.

Recurso conhecido e desprovido no tocante às preliminares de nulidade e à decadência.

RECURSO CONHECIDO. NEGADO PROVIMENTO. DECISÃO UNÂNIME Negado provimento. Decisão unânime Processo: DRTC-III-561725/2003 - AIIM 3009912-2 Recorrente: PAES MENDONÇA S.A.

Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Edson Takashi Kondo Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Heitor Faro de Castro Ementa: ICMS. INFRAÇÕES RELATIVAS AO CRÉDITO DO IMPOSTO.

CRÉDITO INDEVIDO DO ICMS. CRÉDITOS

EXTEMPORÂNEOS, a TÍTULO DE CORREÇÃO MONETÁRIA e CORREÇÃO MONETÁRIA DE SALDOS CREDORES DE IMPOSTOS, LANÇADOS NAS GIAS - CAMPO OUTROS CRÉDITOS - e SEM a CORRESPONDENTE ENTRADA DE MERCADORIAS NO ESTABELECIMENTO. Decadência - Créditos indevidos. Art. 173, inciso I, do CTN. Matéria analisada em grau de Recurso Ordinário. Ausência de paradigma para cotejamento da divergência. Apesar de tratarse de matéria de Ordem Pública, não há a ocorrência da decadência, se aplicado o dispositivo citado, que tem prevalecido nas votações deste plenário.

Vício Formal. Violação do princípio da legalidade.

Cerceamento de defesa. Inocorrências. Sujeito passivo identificado, Infração e penalidade imputadas devidamente comprovada e fundamentada. Contribuinte vem exercendo na plenitude seu direito ao contraditório e a defesa.

Multa com caráter de confisco. Art. 150, Inciso IV da Carta Magna, veda o tributo com efeito de confisco. Multa não é tributo. Dosimetria da multa proporcional a gravidade de infração imputada.

Correção monetária de créditos extemporâneos e de saldos credores pretéritos. Súmula 3 deste E. TIT.

Recurso do contribuinte NÃO CONHECIDO, por ausência de paradigmas e pelo vedado reexame de provas nesta fase recursal.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão não unânime Processo: DRTC-III-207553/2004 - AIIM 3018033-8 Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: TIA COMÉRCIO DE LINGERIE LTDA. Relator: Edson Takashi Kondo Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). José Rena Ementa: ICMS. INFRAÇÕES RELATIVAS AO CRÉDITO DO IMPOSTO. CRÉDITO INDEVIDO DO ICMS, POR MEIO DE ESCRITURAÇÃO NÃO FUNDADA EM DOCUMENTO FISCAL e SEM a CORRESPONDENTE ENTRADA DE MERCADORIAS. Impossibilidade da aplicação do artigo 173, inciso I, após a fluência do prazo previsto no artigo 150, parágrafo 4º, todos do CTN. O STJ - Superior Tribunal de Justiça em decisões recentes e reiteradas tem rechaçado o prazo decadencial de dez anos. Recurso conhecido e improvido.

RECURSO CONHECIDO. NEGADO PROVIMENTO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Negado provimento. Decisão não unânime Processo: DRTC-II-677424/2005 - AIIM 3041348-5 Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: ESLEI TEIXEIRA DE SOUZA JÚNIOR Relator: Gianpaulo Camilo Dringoli Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Evelin Teixeira de Souza Ementa: ICMS. FALTA DE EXIBIÇÃO DE IMPRESSOS e LIVROS FISCAIS.

O prazo para guarda de livros e impressos fiscais é de cinco anos contados da data de encerramento das atividades da empresa, conforme disposto no artigo 230 do RICMS/2000. Recurso conhecido e provido.

RECURSO CONHECIDO. PROVIDO. DECISÃO UNÂNIME Provido. Decisão unânime Sessão de 17/03/2009 PROCESSOS JULGADOS:

Processo: DRT-15-9056411/2001 - AIIM 2132602-2 Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: PARAISO BIOENERGIA LTDA Relator: Nelson Paschoal Biazzi Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Ementa: ICMS. CRÉDITOS INDEVIDOS: MERCADORIA DE USO e CONSUMO.

Acolhido, pela 6ª Câmara Efetiva, o Pedido de Retificação de Julgado da Fazenda, pela 6ª Câmara Efetiva, para anular o julgamento do RO e, em novo julgamento, para manter a decisão pelo cancelamento das acusações dos itens 5, 6 e 7 do AIIM e para manter as exigências dos demais itens 1 a 4 e 8 do AIIM. Recurso Especial da Fazenda protestando pela manutenção dos itens cancelados. Contra-razões apresentadas, pelo não conhecimento do recurso, por se tratar de reexame de provas.

Recurso conhecido, não se tratando de questões de provas, mas sim do reconhecimento de que os bens adquiridos não se referem a produtos intermediários.

RECURSO CONHECIDO. PROVIDO. DECISÃO UNÂNIME Provido. Decisão unânime Processo: DRTC-II-11213/1997 - AIIM 37528-A Recorrente: EICASA IND. e COM. LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Durval Ferro Barros Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Ana Cristina de Castro Ferreira Ementa: ICMS. FALTA DE RECOLHIMENTO DO IMPOSTO. LEVANTAMENTO FISCAL; CRÉDITO INDEVIDO POR FALTA DE APRESENTAÇÃO DAS PRIMEIRAS VIAS e FALTA DE APRESENTAÇÃO DE GIAS.

O recurso não comporta conhecimento quanto ao tema SELIC: Súmula 08 e Questão de Ordem nº 15.

Quanto ao tema multa, a pretensão da Recorrente é de seu afastamento por entender que aplicada “de forma abusiva” em razão de seu montante. Não conheço do recurso quanto a ambos os temas.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRTC-II-8377/1997 - AIIM 29649-A Recorrente: FORTUNA IMPORTAÇÃO e COMÉRCIO LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO

Relator: Fabio Henrique Bordini Cruz Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). José Etuley Barbosa Gonçalves Ementa: ICMS. FALTA DE PAGAMENTO DE IMPOSTO APURADO POR LEVANTAMENTO FISCAL. FALTA DE ESCRITURAÇÃO DE NOTAS FISCAIS DE VENDAS TRIBUTADAS. CRÉDITO INDEVIDO POR ESCRITURAÇÃO NO LIVRO REGISTRO DE ENTRADAS, EM VALOR SUPERIOR AO IMPOSTO DESTACADO NO DOCUMENTO FISCAL. CRÉDITO INDEVIDO DECORRENTE DA FALTA DE COMPROVAÇÃO DE SUA ORIGEM. FALTA DE ESCRITURAÇÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS RELATIVOS a ENTRADAS DE MERCADORIAS. APRESENTAÇÃO DE GIAS COM DADOS INCORRETOS.

I - Preliminar de cerceamento de defesa por falta de intimação para sustentação oral na fase ordinária. Rejeitada, visto que as intimações foram expedidas regularmente ao contribuinte e patrono, exatamente nos endereços indicados nos autos, somente tendo sido comunicada a alteração de endereço mais de 4 meses após a expedição das intimações para sustentação oral.

II - Alegação de decadência por entrega posterior de documentos de instrução do AIIM. Recurso conhecido. No mérito, nega-se provimento. Decisão recorrida, por unanimidade, concluiu que a intimação aperfeiçoou-se com a publicação no Diário Oficial, tendo havido recusa do contribuinte em receber cópia do auto de infração. Acrescento que, em 19/05/97, o sócio da empresa tomou ciência pessoal do AIIM e de todos os documentos que o instruíram à época, não havendo que se falar em decadência, posto que o AIIM reporta-se a fatos datados de 31/08/95 a 31/12/96.

Recurso Especial a que se nega provimento. RECURSO CONHECIDO. NEGADO PROVIMENTO. DECISÃO UNÂNIME Negado provimento. Decisão unânime Processo: DRT-05-2684/1998 - AIIM 76839-Q Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: MINASA TVP ALIMENTOS e PROTEINAS SA Relator: Nelson Paschoal Biazzi Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Luiz Gonzaga Nogueira Ementa: PROCESSUAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. REQUISITOS DESATENDIDOS. INADMISSIBILIDADE. I - Verificando-se que a decisão recorrenda (i) não foi consagrada por unanimidade e (ii) já havia, quando proferida, ao menos uma outra decisão que serviria de paradigma para que se cuidasse de interpor pedido de revisão, findaram desatendidos os requisitos do recurso extraordinário na modalidade do artigo 48, II, da Lei nº 10.081/68.

II - Recurso de que não se conhece. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-06-9038355/2001 - AIIM 2100532-1 Recorrente: VIRTUAL BY J & B COMERCIAL LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Marcio Roberto Simões Gonçalves Alabarce

Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Airto Aravechia Ementa: ICMS. NULIDADE. Caracteriza prejuízo à defesa do contribuinte na fase ordinária de julgamento perante este Tribunal Administrativo a ausência de comunicação para que produza a Sustentação Oral oportuna e regulamente requerida quando da interposição de seu Recurso Ordinário. O cerceamento à defesa cometido pela decisão recorrida é flagrante, e isso implica a decretação de sua nulidade. Recurso conhecido e provido para anular a decisão anterior.

RECURSO CONHECIDO. PROVIDO. ANULADA a DECISÃO ANTERIOR. DECISÃO UNÂNIME Anulada(s) decisão(ões) anterior(es). Decisão unânime Processo: DRTC-II-255799/1999 - AIIM 143517-A Recorrente: TOTA IND COM DE AUTO PECAS LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Egle Prandini Maciotta Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Alfredo Roberto Heindl Ementa: ICMS. INFRAÇÕES RELATIVAS AO PAGAMENTO DO IMPOSTO e À APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÃO ECONÔMICO FISCAL.

1. FALTA DE PAGAMENTO APURADA ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO FISCAL; 2. APRESENTAÇÃO DE GIAS COM INDICAÇÃO INCORRETA DE DADOS.

Fundada na “Questão de Ordem nº 12” (D.O. 25/09/04), dou o recurso como Tempestivo.

Superada essa questão, NÃO CONHEÇO, por inexistência de divergência no critério de julgar em relação aos seguintes pontos: a autuação está fundada em presunção (1), o julgador não poderia reformar o lançamento realizado (2), erro na aplicação da multa quanto à apresentação de GIAs com indicação incorreta de dados (3).

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME. Vencido o voto da Juíza Relatora que não conhecia do recurso por Intempestividade.

Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRTC-III-611664/2004 - AIIM 3028631-1 Recorrente: CARBONO LORENA LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Carmine Lourenço Del Gaiso Gianfrancesco Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Paulo Augusto Rosa Gomes Ementa: ICMS. FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO POR MEIO DE GUIA DE RECOLHIMENTOS ESPECIAIS, POR ERRO NA DETERMINAÇÃO DA BASE DE CÁLCULO OU ALÍQUOTA APLICÁVEL.

Não foi apresentada a necessária divergência jurisprudencial. Recurso Especial não conhecido. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRTC-II-110636/2005 - AIIM 3029802-7

Recorrente: BRTEC EQUIPAMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Carmine Lourenço Del Gaiso Gianfrancesco Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO. Falta de exibição de primeiras vias de notas fiscais. Exibição das notas fiscais feita em sede de Recurso Especial. Não foi apresentada a necessária divergência jurisprudencial. Matéria envolve análise de provas, vedado nessa fase recursal.

Recurso Especial não conhecido. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-13-1097/2000 - AIIM 2039240-0 Recorrente: MARCO POLO TEXTIL IND e COM LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Francisco Antonio Feijó Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Ana Maria Sanches Pereira Ementa: ICMS. DEIXAR DE PAGAR IMPOSTO SOBRE NOTAS FISCAIS INDEVIDAMENTE CANCELADAS. Recurso não conhecido, paradigmas lançados à vista de exame de provas, o que é vedado nesta fase recursal. Discussão sobre aplicação de Taxa SELIC, pacificada neste E. Tribunal.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão não unânime Processo: DRT-04-508808/2001 - AIIM 2084190-5 Recorrente: SVEDALA LTDA. Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Olga Maria Castilho Arruda Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Juan Pedro Brasileiro de Mello Ementa: ICMS. FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO POR EMISSÃO DE DOCUMENTO FISCAL COM ERRO NA DETERMINAÇÃO DA ALÍQUOTA; FALTA DE ESCRITURAÇÃO DE DOCUMENTO FISCAL (OPERAÇÃO TRIBUTADA). Se o próprio STJ analisando o tema concluiu que as empresas de construção civil não podem ser obrigadas ao recolhimento do diferencial de alíquota, porquanto não são contribuintes, por óbvio deve o Estado remetente exigir a aplicação da alíquota interna - 18% (dezoito por cento).

RECURSO CONHECIDO e DESPROVIDO restando mantida a decisão recorrida, por seus próprios e jurídicos fundamentos, incluindo a parte remanescente do item 4 não questionada pelo ora recorrente.

RECURSO CONHECIDO. NEGADO PROVIMENTO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Negado provimento. Decisão não unânime Processo: DRT-03-247202/2006 - AIIM 3050868-0 Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: PILKINGTON BRASIL LTDA Relator: German Alejandro San Martín Fernández

Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Milton Fontes Ementa: ICMS. REMESSA DE MERCADORIAS COM DESTINO À ZONA FRANCA DE MANAUS PARA POSTERIOR COMERCIALIZAÇÃO e INDUSTRIALIZAÇÃO. SUPOSTA AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE INTERNAMENTO PELA FALTA DE DISPONIBILIZAÇÃO DA “DECLARAÇÃO DE INTERNAMENTO” NO SITE DA SUPRAMA.

Juntada das cópias autenticadas do livro de registro de entradas dos estabelecimentos destinatários, validação das notas fiscais pela Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas (selo de trânsito) e conhecimentos de transporte. Ausência de pedido de vistoria técnica pelo contribuinte. Recurso Ordinário a que se deu provimento por votação unânime, face à ausência de refutação pela Representação Fiscal da não entrada das mercadorias nos estabelecimentos destinatários e suficiência das provas alternativas apresentadas pelo contribuinte com vistas a comprovar o internamento das mercadorias em área incentivada. Recurso Especial da Fazenda que não se conhece, em virtude do necessário reexame do contexto fático-probatório, vedado nesta fase processual.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Sessão de 19/03/2009 PROCESSOS JULGADOS:

Processo: DRT-03-9013521/2000 - AIIM 2005859-7 Recorrente/Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida/Recorrente: MONSANTO DO BRASIL LTDA.

Relator: Carlos de Oliveira Vianna Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Pedro A. Lino Gonçalves Ementa: ICMS. RECURSO ESPECIAL DO CONTRIBUINTE:

ITEM 2 DO AUTO DE INFRAÇÃO. FALTA DE PAGAMENTO NA IMPORTAÇÃO DE GLIFOSATO.

Trata-se de importação de produto técnico conforme se conclui pelo registro desse produto no ministério da agricultura com essa qualidade. Esse registro é decisivo para determinar a natureza do produto. Ao produto técnico que equivale à mera apresentação do produto para fins de transporte deve ser dado o mesmo tratamento tributário do produto na sua apresentação para consumo. Entendimento reiterado da consultoria tributária e deste tribunal nesse sentido. Recurso conhecido por determinação do Plenário e quanto ao mérito provido para cancelar o item 2 do auto de infração.

RECURSO ESPECIAL DA FAZENDA: RECORRE A FAZENDA DA DECISÃO QUE DETERMINOU a APLICAÇÃO DA ALÍQUOTA DE 17% EM RELAÇÃO AOS FATOS GERADORES DE 1997 CUJA ELEVAÇÃO PARA 18% FOI TIDA POR INCONSTITUCIONAL. A norma que elevou a alíquota a 18% não foi retirada do ordenamento jurídico e nem a decisão do STF mencionada produz efeitos ao contribuinte que não foi parte no processo. Recurso conhecido e quanto ao mérito dado provimento.

RECURSO DO CONTRIBUINTE CONHECIDO. PROVIDO. RECURSO DA FAZENDA CONHECIDO. PROVIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Recurso Contribuinte: Provido.Descisão não unânime.

Recurso Fazenda: Provido. Decisão não unânime Processo: DRT-05-726/1994 - AIIM 49608-L Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: DU PONT DO BRASIL SA Relator: Odmir Fernandes Tipo de Recurso: Pedido de Revisão Advogado: Dr(a). Luiz Alexandre Yoshida Ementa: ICMS. PEDIDO DE RETIFICAÇÃO DE JULGADO DA FAZENDA.

Decisão que no Pedido de Revisão cancelou a autuação por entender que não houve coisa julgada material no Mandado de Segurança cuja segurança foi denegada, com apreciação do mérito. Existência de coisa julgada formal e material, estreme de dúvida. Erro de fato ou erro in judicando reconhecido. Pedido de Retificação de Julgado da Fazenda provido para restabelecer a autuação.

RECURSO CONHECIDO. PROVIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Provido. Decisão não unânime Processo: DRTC-III-9039688/2001 - AIIM 2022240-3 Recorrente: CFA TRAT. AGUA e EFLUENTES IMP. EXP. LTD Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Gianpaulo Camilo Dringoli Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Aline Zucchetto Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO DE IMPOSTO PELA EXCLUSÃO DO VALOR DO IMPOSTO DE SUA PRÓPRIA BASE DE CÁLCULO.

A decisão de recurso ordinário expressamente afirma não ter ocorrido a alegada denúncia espontânea. Portanto, para admitir o presente recurso especial seria necessário o vedado reexame das provas neste patamar processual. Ademais, há decisão judicial favorável à Fazenda com trânsito em julgado. Recurso de que não se conhece.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRTC-III-1801/1996 - AIIM 18940-A Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: CARREFOUR COM IND LTDA Relator: Coriolano Aurelio de Almeida Camargo Santos Tipo de Recurso: Pedido de Revisão Advogado: Dr(a). José Gomes Rodrigues da Silva Ementa: ICMS. REFORMA DE JULGADO - CREDITAMENTO INDEVIDO DA PARCELA DO IMPOSTO REFERENTE À REDUÇÃO DE 41,67% NA BASE DE CÁLCULO, OPERAÇÕES INTERESTADUAIS - DECISÃO RECORRIDA FUNDAMENTADA NA EXTINTA SÚMULA 5 DESTE E. TIT - SÚMULA 5 CANCELADA EM 05 DE NOVEMBRO DE 2005 - OPERAÇÕES REALIZADAS COM BASE NO CONVÊNIO 66/88, Art. 32, INCISO II, VEDA CRÉDITO PROPORCIONAL AO BENEFÍCIO DA REDUÇÃO.

À época do julgado recorrido, a jurisprudência judicial e assim também a força vinculante da Súmula 5 - vigente, à época - ditaram a decisão do Plenário que acertadamente decidiu nos termos do verbete.

Aduzo que nos termos do art. 39 da Lei 10.941/2001, as súmulas da Corte têm caráter vinculante. Isto responde à questão fundamental: o Plenário julgou como estava obrigado a julgar na espécie por força da vinculação sumular e, ainda, porque era dessa forma que se punha a jurisprudência dominante quer na Casa, quer no Judiciário.

Ausentes, assim, os requisitos ensejadores do pedido de reforma do julgado, dele não conheço.

PEDIDO DE REFORMA DE JULGADO NÃO CONHECIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME. Vencido o voto do Juiz Relator que deu provimento ao recurso.

Não conhecido. Decisão não unânime Processo: DRTC-III-17585/2000 - AIIM 2021787-0 Recorrente: MORIFARMA LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Rose Sobral Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Evandro Alves da Silva Grili Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO DE PARCELA DO IMPOSTO INDEVIDAMENTE DESTACADO EM OPERAÇÕES DE COMPRA. CONTRIBUINTE PROTEGIDO POR LIMINAR EM MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. PRODUTOS FARMACÊUTICOS.

Recurso Especial do autuado não conhecido. Decisão recorrida fundada nas provas dos autos. Vedação ao reexame do acervo probatório. Descumprimento do parágrafo 1º do artigo 37 da Lei 10.941/2001 por ausência de demonstração precisa de divergência jurisprudencial entre a decisão atacada e o suposto paradigma.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-12-3111/1992 - AIIM 56733-T Recorrente: MULTI COM MATS e EQUIPS REPROGRAFICOS LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Rose Sobral Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Jair Lopes Ementa: ICMS. INFRAÇÕES RELATIVAS AO PAGAMENTO DO IMPOSTO (ITEM I.1) e AO CRÉDITO DO IMPOSTO (ITENS II.2 a II.8).

Preliminares. Termo inicial da correção monetária, UFESP e prescrição intercorrente. Temas não analisados em sede de Pedido de Reconsideração.

Identidade fática. Ausência de divergência jurisprudencial entre decisão recorrida e supostos paradigmas. Itens II.3 e II.5: debate restrito à correção monetária de créditos, objeto da Súmula 3. Itens II.7 e II.8: uso e consumo; imprestabilidade do aresto colacionado por ter tratado de situação específica.

Demais itens não foram objeto de apreciação em sede de Pedido de Reconsideração.

Inaplicabilidade do Decreto 44.970/00 aos itens I.1, II.4 e II.6 do auto de infração. Pagamentos limitados ao valor original do imposto. Anistia condiciona pagamento da correção monetária do imposto.

Recurso Especial do autuado não conhecido. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-06-9103128/2001 - AIIM 2100649-0 Recorrente: JAMIL DIB HUSSEIM Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Rose Sobral Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Jair Lopes Ementa: ICMS. RECEBIMENTO DE MERCADORIAS TRIBUTADAS DESACOMPANHADAS DE DOCUMENTAÇÃO FISCAL HÁBIL. DOCUMENTOS INIDÔNEOS.

Preliminares afastadas.

UJPDS são competentes para, em primeira instância administrativa, julgar qualquer processo administrativo tributário, ainda que ultrapasse 2000 (duas mil) UFESPS. Decisões plenárias desta Corte Administrativa.

Inexiste cerceamento de defesa decorrente de não instrução dos autos com Ofício DEAT-G. Inidoneidade demonstrada pelo conjunto probatório dos autos. Suposto paradigma não abordou esta questão.

Taxa Selic: Súmula 8 deste E. TIT.

Questão de fundo. Ausência de dissídio jurisprudencial. Decisão recorrida fundada nas provas dos autos. Decisões indicadas como paradigmáticas inservíveis para confronto quer por terem sido favoráveis à FESP, quer por terem decorrido da análise dos elementos de prova. Vedação ao reexame de provas na presente recursal.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRTC-II-431694/2004 - AIIM 3024085-2 Recorrente: ISOCRYL IMPERMEABILIZANTES LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: German Alejandro San Martín Fernández Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Marcos Antonio da Conceição Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO. VALORES OBJETO DE CREDITAMENTO SUPOSTAMENTE ORIGINADO EM RECOLHIMENTOS INDEVIDOS RELATIVOS AO “CÁLCULO POR DENTRO” DO ICMS e MAJORAÇÃO DE ALÍQUOTA (DE 17% PARA 18%) PROMOVIDA PELA INCONSTITUCIONAL LEI ESTADUAL N.º 6.556/89.

Ausência de paradigma e necessidade de nova análise das provas para ultrapassar o óbice imposto pelo art. 166 do CTN nessa hipótese. Recurso do contribuinte que não se conhece nesse tópico.

Alegações em sede preliminar de decadência, ilegalidade da Taxa SELIC e incompetência absoluta das UJPDS para julgar débitos superiores a 2000 UFESPs. a aplicação ou não do artigo 173, I, do CTN, bem como do parágrafo 4º do artigo 150 do mesmo código, caracteriza tese jurídica decorrente da interpretação da legislação tributária e, portanto, necessita da demonstração de divergência, mediante indicação precisa do processo paradigma. À míngua dessa indicação, NÃO SE PODE CONHECER DO RECURSO ESPECIAL DO CONTRIBUINTE, em virtude de ausência de pressuposto de sua admissibilidade.

Demais preliminares rejeitadas.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME. Vencido o voto do Juiz Relator que conhecia de ofício para declarar decadência parcial.

Não conhecido. Decisão não unânime Processo: DRT-16-635691/2002 - AIIM 2131635-1 Recorrente: ROBERTO VINICIUS VALLE Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Olga Maria Castilho Arruda Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Daniel Carajelescov Ementa: ICMS. TRANSFERÊNCIA DE CRÉDITO DO IMPOSTO EM HIPÓTESE NÃO PERMITIDA PELA LEGISLAÇÃO. RECURSO NÃO CONHECIDO - Não há divergência jurisprudencial ou paradigma que se preste ao confronto, até porque o Recurso Ordinário foi igualmente não conhecido porquanto havendo idêntica ação judicial a solução da querela na esfera administrativa produziria efeito nulo.

Esclareço que inexistentes as nulidades alegadas. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-05-496280/2003 - AIIM 3008360-6 Recorrente: IRMAOS PARAZZI LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Rose Sobral Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Vítor Rodrigo Sans Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO DO IMPOSTO DECORRENTE DE APROVEITAMENTO DE VALORES SUPERIORES AOS EFETIVAMENTE COBRADOS. DOCUMENTOS ELABORADOS COM VÍCIO DE SUPERFATURAMENTO.

Recurso Especial do autuado não conhecido. Ausência de dissídio jurisprudencial. Decisão atacada fundada nas provas dos autos. Supostos paradigmas imprestáveis para confronto. Vedação ao reexame do acervo probatório.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Sessão de 24/03/2009 PROCESSOS JULGADOS:

Processo: DRT-13-1293/1999 - AIIM 19409-V

Recorrente: SUZANPLINT COM. REPRESENTAÇÕES LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Cacilda Peixoto Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Edson Baldoino Júnior Ementa: ICMS. ITEM 1: AQUISIÇÃO DE MERCADORIAS DESACOMPANHADAS DE DOCUMENTOS FISCAIS, CONFORME APURADO EM LEVANTAMENTO FISCAL ESPECÍFICO. ITEM 2:

PROMOVER SAÍDA DE MERCADORIAS DESACOMPANHADAS DE DOCUMENTOS FISCAIS, CONFORME APURADO EM LEVANTAMENTO FISCAL ESPECÍFICO. ITEM 3: EXTRAVIO DO LIVRO REGISTRO DE ENTRADAS e SUA RECONSTITUIÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO FISCO. ITEM 4: APRESENTAÇÃO DE GIAS COM DADOS INCORRETOS.

Decisão recorrida fundamentada nas provas dos autos. Vedado o reexame de provas. Indicação de paradigmas inábeis à demonstração de dissídio jurisprudencial, com relação às infrações dos itens 1 e 2. Alegações sem indicação de paradigma (multa confiscatória e inexistência de prejuízo ao fisco, com relação às infrações dos itens 3 e 4). Afastada a alegação de inaplicabilidade da Taxa Selic: Súmula 8 e questão de ordem nº 15. Não atendidos os pressupostos de admissibilidade do recurso especial.

Recurso Especial não conhecido. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-06-435418/2003 - AIIM 3006151-9 Recorrente: SAVEGNAGO-SUPERMERCADOS LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Cacilda Peixoto Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Evandro Alves da Silva Grili Ementa: ICMS. ITENS 1 e 2: CRÉDITO INDEVIDO DE ICMS, RELATIVO a PERÍODO ABRANGIDO PELA DECADÊNCIA, CORRESPONDENTE a DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA (MAJORAÇÃO, CONSIDERADA INCONSTITUCIONAL). ITENS 3 e 4: CRÉDITO INDEVIDO DE ICMS, RELATIVO a VALORES DESTACADOS, RESPECTIVAMENTE, EM DOCUMENTOS FISCAIS DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE TELEFONIA e EM DOCUMENTOS FISCAIS DE AQUISIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

Recurso Especial CONHECIDO no que tange à alegação de nulidade da decisão de primeira instância por ter sido proferida por UJPD e DESPROVIDO.

Recurso Especial NÃO CONHECIDO quanto às demais questões suscitadas, inclusive a alegação de prescrição intercorrente na sustentação oral. Taxa SELIC, com fundamento na Súmula 8 e Questão de Ordem nº 15. Nulidade da multa aplicada, posto que não demonstrado dissídio na interpretação da legislação; o Recorrente indica paradigma no qual houve a recapitulação da multa aplicada com base na alínea “h” do inciso II, para a alínea “b”, mas, por entender que não há penalidade para a infração cometida, afirma que a mesma deve ser excluída.

Quanto aos itens 1 e 2 do AIIM, alega que não teria ocorrido a decadência do seu direito de creditar-se dos valores impugnados, por entender que o prazo

decadencial para tanto seria de 10 anos. Não indicou decisão paradigmal a respeito do tema. Alegado direito à recuperação dos créditos: paradigma com decisão final favorável à Fazenda Pública.

Com relação aos itens 3 e 4 do AIIM, as decisões indicadas tratam de situações fáticas distintas destas que são objeto dos presentes autos e, além disso, foram proferidas pautando-se nas provas e no contexto das situações fáticas dos seus correspondentes autos, bem como na legislação vigente à época dos fatos neles constituídos; no caso em exame, há dispositivos específicos na Lei Complementar 87/96 que regulam a matéria. Recurso Especial parcialmente conhecido. Desprovido.

RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO, e NESTA PARTE NEGADO PROVIMENTO. DECISÃO UNÂNIME Negado provimento. Decisão unânime Processo: DRT-06-479057/2001 - AIIM 2100751-2 Recorrente: MAGAZINE LUIZA S/A Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Jose Roberto Rosa Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). José Etuley Barbosa Gonçalves Ementa: ICMS. ITEM 1 - CRÉDITO INDEVIDO REFERENTE a MAJORAÇÃO DA ALÍQUOTA DE 17% PARA 18%; ITEM 2 - CRÉDITO INDEVIDO DE CORREÇÃO MONETÁRIA DOS VALORES MENCIONADOS ACIMA.

Em relação à alegação de inadequação da capitulação da multa, conheço, eis que há paradigma que se refere à mesma situação - Processo DRT-6-SF-96993/00, entretanto nego provimento conforme as decisões deste TIT que tem privilegiado a posição fazendária como tomada nestes autos. Ressalte-se que, nestes autos, o contribuinte utilizou o estratagema de misturar o lançamento de crédito extemporâneo como se fosse aquisição/ transferência de mercadorias, com o código 1.22 - Quanto ao mérito, em relação à tese da desnecessidade de comprovação da não repercussão, não conheço, tendo em vista a inadequação dos paradigmas. - Quanto ao lançamento da correção monetária (item 2), não conheço invocando a Súmula 3 deste TIT.

RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO, e NESTA PARTE NEGADO PROVIMENTO. DECISÃO UNÂNIME Negado provimento. Decisão unânime Processo: DRT-06-663470/2002 - AIIM 2098405-4 Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: MAEDA S/A AGROINDUSTRIAL Relator: Gianpaulo Camilo Dringoli Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Luiz Paulo Facioli Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO DECORRENTE DA SIMULAÇÃO DE OPERAÇÕES INTERNAS COMO SE FOSSEM INTERESTADUAIS.

Tendo sido reconhecida expressamente a simulação das operações interestaduais, pois a circulação física das mercadorias ocorreu apenas dentro do território paulista, resta desnecessária a declaração de inidoneidade dos documentos fiscais, pois são documentos que não refletem a realidade das operações. O crédito glosado corresponde precisamente à diferença entre a

carga tributária calculada pelas alíquotas vigentes para operações interestaduais e internas. A responsabilidade da autuada decorre do aproveitamento indevido do imposto destacado à alíquota de 12% (doze por cento), em operação de circulação física das mercadorias restrita ao território paulista. Está sendo responsabilizada por ato próprio, e não por ato de terceiro. Recurso conhecido e Provido.

RECURSO CONHECIDO. PROVIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Provido. Decisão não unânime Processo: DRTC-III-204512/2003 - AIIM 3000227-8 Recorrente: ESPAÇO PROPAGANDA LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Braulio da Silva Filho Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). José Rena Ementa: ICMS. FALTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO POR CONSIDERAR NÃO TRIBUTADAS a VEICULAÇÃO DE PROPAGANDA MEDIANTE CARTAZ, PAINEL OU “OUTDOOR”.

Paradigmas indicados não se prestam ao confronto. No primeiro processo indicado, a decisão final foi favorável à Fazenda. No segundo, a decisão somente foi favorável ao contribuinte, pela existência de ação judicial favorável em nome do mesmo contribuinte. Ademais, essa segunda decisão foi tomada à luz das provas daqueles autos.

Ademais, a Constituição Federal de 1988 não recepcionou completamente a Lista Serviços a que se refere o artigo 8º do Decreto-Lei 406/68, sobretudo, alguns itens dessa lista anteriores à Constituição Federal que não mais prevalecem, caso da “publicidade” - “promoção ou difusão ao público de determinados produtos, bens, pessoas, serviços ou idéias”. A veiculação de propaganda por meio dos chamados “outdoors”, painéis ou cartazes é modalidade da prestação de serviço de comunicação, portanto, sujeita apenas ao ICMS. Recurso de que não se conhece RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-09-44140/2005 - AIIM 3030882-3 Recorrente: DIANA-DESTILARIA DE ÁLCOOL N. AVANHANDAVA LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Rose Sobral Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Marcelo Duarte de Oliveira Ementa: ICMS. EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS CONSIGNANDO DECLARAÇÃO FALSA QUANTO AO ESTABELECIMENTO DE DESTINO. OPERAÇÃO ESTADUAL.

Preliminar. Capitulação da infração e da multa. Recurso Especial do autuado conhecido e parcialmente provido. Inclusão dos artigos 395 e 402, inciso II do RICMS/91 na capitulação da infração, o que não configura em nulidade da

acusação, conforme artigo 15 da Lei 10.941/2001. Multa corretamente capitulada.

Questão de fundo. Recurso Especial do autuado não conhecido. Ausência de divergência entre a decisão recorrida, fundada em provas, e os supostos paradigmas. Vedação ao reexame do acervo probatório.

RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO, e NESTA PARTE PROVIDO PARCIALMENTE. DECISÃO UNÂNIME Provido Parcialmente. Decisão unânime Processo: DRT-10-649810/2006 - AIIM 3059727-4 Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: DESTILARIA SANTA FANY LTDA Relator: Alberto Podgaec Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Luiz Paulo Jorge Gomes Ementa: ICMS. INFRAÇÃO RELATIVA AO CREDITAMENTO DO IMPOSTO PELA AQUISIÇÃO DE MATERIAS DE USO e CONSUMO. Decisão recorrida que afastou da exigência fiscal determinados insumos por constarem expressamente da decisão normativa CAT nº 01/2001.

Decisões tidas como paradigmáticas não cuidam do fulcro da decisão guerreada, tratando da impossibilidade do crédito nos casos de não estar demonstrada sua utilização no processo produtivo.

Ainda que assim não fosse, para a verificação da plausibilidade dos argumentos recursais, teria de ser reanalisado o material probatório constante dos autos. Recurso não conhecido.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-13-270661/2000 - AIIM 18046-V Recorrente: DENVER IND. e COM. LTDA. Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Vanessa Pereira Rodrigues Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Adalberto Calil Ementa: ICMS. INFRAÇÕES RELATIVAS a DOCUMENTOS FISCAIS e IMPRESSOS FISCAIS, PELA NÃO ENTREGA NO PRAZO PREVISTO PELA FISCALIZAÇÃO.

Decisão paradigmal com alegação de possibilidade de sanar a irregularidade até o julgamento final da ação fiscal. Recurso especial não conhecido, visto que a decisão recorrida levou em consideração a apresentação dos documentos no prazo superior a 5 anos do período fiscalizado. Situações Fáticas Distintas.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-04-334229/2004 - AIIM 3021200-5 Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: THERMOID S/A MATERIAIS DE FRICCAO Relator: Fabio Henrique Bordini Cruz Tipo de Recurso: Recurso Especial

Advogado: Dr(a). Luiz Roberto de Souza Noronha Ementa: ICMS. CREDITAMENTO INDEVIDO. FALTA DE EXIBIÇÃO DAS PRIMEIRAS VIAS.

I - Decisão recorrida cancelou a exigência contida no item 5, por considerar legítimos os créditos em face da apresentação, pelo autuado, de cópias autenticadas das segundas vias das notas fiscais de aquisição, obtidas junto ao fornecedor. II - Recurso Especial de que não se conhece. A aceitação da segunda via em substituição à primeira, muito embora não prevista na lei vigente, já foi objeto de aceitação por esta Corte, contudo depende da análise das peculiaridades fáticas de casa caso, o que demandaria o reexame das provas, vedado nesta sede recursal.

Recurso Especial da Fazenda Pública de que não se conhece. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Processo: DRT-08-451208/2002 - AIIM 2107089-1 Recorrente: A. DAHER & CIA LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Cacilda Peixoto Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Adriana Levantesi Ementa: ICMS. CRÉDITO INDEVIDO DE ICMS, CORRIGIDO MONETARIAMENTE, QUE FOI UTILIZADO NO MÊS DE FEVEREIRO DE 2002, a TÍTULO DE RECUPERAÇÃO DE IMPOSTO PAGO a MAIOR DECORRENTE DA MAJORAÇÃO DA ALÍQUOTA DE 17% PARA 18%, NAS OPERAÇÕES DE SAÍDAS INTERNAS REALIZADAS NO PERÍODO DE JUNHO/1991 a DEZEMBRO/1997. Paradigma indicado (Processo DRTC-I-10106/97), por tratar de situação fática distinta - levantamento fiscal - não se presta à demonstração de divergência. Decisão recorrida fundamentada nas provas dos autos, consignando que o contribuinte sequer logrou provar a origem dos créditos. Recurso Especial não conhecido. Não atendidos os pressupostos de admissibilidade do artigo 37 da Lei nº 10.941/01.

RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão unânime Sessão de 03/03/2009 Processo: DRT-14-152437/2003 - AIIM 2128239-0 Recorrente/Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida/Recorrente: LOJAS AMERICANAS S/A Relator: Casimiro Moises Rodrigues Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Daniel Gontijo Magalhães Ementa: ICMS. RECEBIMENTO DE MERCADORIA DESACOMPANHADA DE DOCUMENTAÇÃO FISCAL HÁBIL. REMESSA e TRANSPORTE DE MERCADORIA CONSIGNANDO DESTINATÁRIO EM SITUAÇÃO IRREGULAR PERANTE o FISCO. DECADÊNCIA.

Recurso da Fazenda:

O montante relativo ao imposto indevidamente creditado não foi oferecido ao fisco para homologação, do que decorre que a exigência deve-se a lançamento de ofício, cujo prazo decadencial é aquele previsto no art. 173, inciso I do CTN,

havendo de ser mantida incólume a decisão guerreada. Recurso da Fazenda Conhecido. Negado provimento.

Recurso do contribuinte:

O prazo de decadência para o lançamento de ofício é regrada pelo disposto no art. 173 do CTN. Ademais, a decisão pautou-se na inaplicabilidade do prazo previsto no art. 150, parágrafo 4º do CTN em virtude da ocorrência de dolo. Quanto ao mais, a decisão a que se refere o presente recurso foi pautada na análise do conjunto das provas. A apreciação do recurso do contribuinte remete ao exame desta decisão, o que implicaria nova análise do elenco probatório, o que é vedado nesta etapa processual, conforme disposto no art. 20, parágrafo 2º da Lei 10.941/2001.

Recurso do contribuinte conhecido apenas quanto à decadência. Negado provimento. RECURSO DA FAZENDA CONHECIDO. NEGADO PROVIMENTO. RECURSO DO CONTRIBUINTE PARCIALMENTE CONHECIDO (DECADÊNCIA), e NESTA PARTE NEGADO PROVIMENTO. DECISÃO UNÂNIME

Recurso Fazenda: Negado provimento. Decisão unânime Recurso Contribuinte: Parcialmente conhecido (decadência), e nesta parte Negado provimento. Decisão unânime (Publicado novamente por ter saído com incorreção.)

Sessão de 05/03/2009 Processo: DRTC-I-163830/2003 - AIIM 2047640-1 Recorrente: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Recorrida: SADIVE S/A DISTRIBUIDORA DE VEICULOS Relator: Cacilda Peixoto Tipo de Recurso: Recurso Especial Advogado: Dr(a). Walter Carlos Cardoso Henrique Ementa: ICMS. RECURSO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA CONTRA DECISÃO QUE DEU PARCIAL PROVIMENTO AO RECURSO ORDINÁRIO DO CONTRIBUINTE, AFASTANDO a EXIGÊNCIA DE ICMS NAS SAÍDAS DE MERCADORIAS NOVAS EM RAZÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM GARANTIA, ALÉM DE PERMITIR o CRÉDITO LANÇADO a TÍTULO DE RECUPERAÇÃO DE ICMS PAGO NAS SAÍDAS DE MERCADORIAS NOVAS EM SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM GARANTIA, MANTENDO a COBRANÇA DA CORREÇÃO MONETÁRIA.

Resumo da decisão publicado no D.O. de 01/01/2005 e autos encaminhados para a Representação em 04/01/2005. Pedido de republicação da ementa feito pela Representação Fiscal em 26/01/2005 e Recurso Especial interposto somente em 18/10/2005, após a republicação da ementa correta, feita no D.O. de 24/09/2005.

Recurso não conhecido em razão da sua intempestividade.

Inobservância do parágrafo 3º do art. 37 da Lei 10.941/2001. RECURSO NÃO CONHECIDO. DECISÃO NÃO UNÂNIME Não conhecido. Decisão não unânime (Publicado novamente por ter saido com incorreção)

Decisão da Primeira Câmara Temporária Sessão de 18/02/2009

Processo: DRT-06-247709/2007 - AIIM 3068868 - 1 Recorrente: REFRESCOS IPIRANGA INDUSTRIA e COMERCIO LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Marcelo Alves Tipo de Recurso: Recurso Ordinário Advogado: Dr(a). Alda Catapatti Silveira Provido parcialmente. Decisão não unânime Decisão da Sexta Câmara Temporária Sessão de 13/01/2009 Processo: DRTC-II-61400/2006 - AIIM 3046941 - 7 Recorrente: JORSIL IND e COM LTDA Recorrida: A FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO Relator: Durval Ferro Barros Tipo de Recurso: Recurso Ordinário Advogado: Dr(a). José Arnaldo Strepeckes Negado provimento. Decisão não unânime (Publicado novamente por ter saído com incorreção