trabalho realizado por: maria e miguel 8ºc · ou água calcária, é uma água que contém grandes...

15
Trabalho realizado por: Maria e Miguel 8ºC

Upload: vuhuong

Post on 28-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Trabalho realizado por: Maria e Miguel 8ºC

A água é o constituinte mais característico da Terra e é o ingrediente essencial da vida.

Ilustrando esta essencialidade da água: "Um certo indivíduo está num deserto e necessita de água. Neste caso, a água é tão importante que este indivíduo deixa qualquer riqueza que possua e passa a querer a água antes de qualquer outra

coisa". Este conceito é chamado pelos economistas pelo nome de utilidade marginal.

Algumas curiosidades sobre a importância da águaA utilização média diária de água em Portugal é de cerca de 100 litros por habitante.

Todos os anos 1,5 milhões de pessoas morrem por falta de água, 90% das quais crianças com menos de 5 anos de idade.

Todos os anos 10 milhões de pessoas morrem, metade com menos de 18 anos, com doenças que não existiriam se a água fosse ministrada.

Prevê-se que muito em breve, a falta de água seja motivo de inúmeros conflitos e guerras entre nações.

Dados divulgados recentemente pela ONU dão conta de que 2 biliões de pessoas sofrem com a escassez de água. Em 2025, o número deve saltar para 4 biliões, o equivalente a 50% da população mundial. Esses números mostram o

tamanho do desafio que aguarda a humanidade num futuro próximo.

Esse líquido essencial na constituição da vida existente na terra, embora abundante na superfície do planeta, sua divisão é desequilibrado. De toda água presente na crosta

terrestre, 97,6% é salgada e somente 2,4% é água doce, da qual 79% se encontra na forma de geleira, 20,96% são águas subterrâneas restando apenas 0,04% sob a forma de

rios e lagos.Essa distribuição ressalta claramente a importância das águas subterrâneas como a maior

e melhor fonte de água aproveitável para consumo humano, principalmente se considerarmos que aquelas disponíveis nos rios e lagos estão cada vez mais ameaçadas

pelas diversas formas de poluição.

Há várias medidas para economizar água, sendo elas:Tomar duches rápidas ao invés de banhos demorados ou de

imersão. Manter a torneira fechada enquanto se lava o corpo, o cabelo, a

louça ou escovar os dentes. Colocar uma garrafa com areia no autoclismo ou adquirir um

autoclismo com duas hipóteses de descarga. Não poluir os rios, protegendo assim este recurso essencial à

vida.

Os estados físicos e tipos de água

A água encontra-se em diversos estados físicos. Na atmosfera ela está em estado gasoso, proveniente da evaporaçãode todas as superfícies húmidos – mares, rios e lagos; em estado líquido é a mais usual forma da água, encontrada nos grandes depósitos do planeta, nos oceanos e mares (água salgada), nos rios e lagos (água doce) e também no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos. Para finalizar, também encontramos a água no estado sólido, nas regiões frias do planeta, os pólos e nas grandes altitudes. Do estado gasoso, presente na atmosfera, a água pode se precipitar em estado líquido, como chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo (ver ciclo da água).

Água de minaÁgua que deriva de uma formação subterrânea, da qual a água corre naturalmente para a superfície terrestre. As águas de nascente fazem parte deste grupo de águas

engarrafadas. É de salientar que águas de diferentes minas podem ser vendidas sob a mesma marca registada.

Água purificadaÁgua subterrânea ou de superfície previamente tratada para se adequar na íntegra ao

consumo humano. É basicamente igual à água das torneiras, porém adicionada de sais minerais para imitar a água mineral verdadeira.

Água artesianaÁgua que vem de poços profundos e que é aproveitada para consumo.

Água gaseificadaÁgua que sofre um tratamento e adicionamento de dióxido de carbono. No fim do seu tratamento terá a mesma quantidade de dióxido de carbono que teria na fonte donde

foi extraída.Água não gaseificada artificialmente

Água que não sofre adição de dióxido de carbono, ou seja é retirada da sua fonte naturalmente com dióxido de carbono.

Água dura: Ou água calcária, é uma água que contém grandes quantidades de cálcio e magnésio. Este tipo de água acaba por ser benéfica para a saúde, pois constitui um acréscimo de cálcio, que é um elemento importante para o organismo.

Água Poluída:Considera-se que a água está poluída sempre que contenha substâncias poluentes, tóxicas, bactérias patogénicas e temperaturas excessivas.

Água Bruta:Água natural (superficial ou subterrânea) que não foi submetida a nenhum processo de tratamento.

Água Mineral:Água mineral: é um tipo de água caracterizada por ter características próprias para o consumo humano e ter um nível relativamente constante de sais minerais e outros compostos benéficos à saúde. Geralmente são oriunda do subsolo.

Onde e como é “produzida” a água que consumimos na escola?

A água que utilizamos é habitualmente captada em rios ou albufeiras e devidamente tratada de forma a garantir a sua qualidade. Este tratamento decorre em Estações de Tratamento de Água (ETA), de acordo com uma sequência de procedimentos, de entre os quais se podem destacar alguns dos mais utilizados.Depois desses procedimentos a água é vendida a uma empresa chamada FAGAR e essa depois vende aos habitantes por um preço apropriado.

Quem nos vende e a que preços a água da escola?FAGAR criada com base em pressupostos mal avaliados

Autarquia de Faro decide poupar pensionistas no aumento das tarifas

Os preços da água vão aumentar em Faro, com a actualização das tarifas já a partir de Março, anunciou a autarquia. A medida deve-se à situação financeira da empresa municipal responsável pelo sector, a FAGAR, a qual terá sido constituída, em 2005, “com base em pressupostos que não foram devidamente avaliados”.

Segundo disse hoje Augusto Miranda, vereador da Câmara Municipal e presidente do conselho de administração da FAGAR –Faro, Gestão de Água e Resíduos, EM –, durante a apresentação dos resultados da auditoria ao modelo financeiro da empresa, 53% dos consumidores terão aumentos máximos de 1,06 euros, numa “política de preocupação social”.

Munícipes com consumos até 5 m3 vão ter uma variação máxima na factura de 0,98 euros.

Quanta água consumimos na escola actualmente?

Ano passado

Este Ano...

Consumo de Água na Escola 2008

0

50

100

150

200

250

300

350

400

04-Abr-08

06-Abr-08

08-Abr-08

10-Abr-08

12-Abr-08

14-Abr-08

16-Abr-08

18-Abr-08

20-Abr-08

22-Abr-08

24-Abr-08

Data

m3

rega automatica escola total

DATA CONSUMO REGA (m3)

CONSUMO ESCOLA (m3)

CONSUMO TOTAL (m3)

04-Abr-08 0,000 0,000 0,000

09-Abr-08 70,391 28,626 99,017

11-Abr-08 100,851 60,672 161,523

16-Abr-08 153,861 91,172 245,033

18-Abr-08 180,942 95,643 276,585

23-Abr-08 227,929 141,487 369,416

Onde e como é consumida essa água?

O nosso grupo foi investigar a quantidade de torneiras que existe na nossa escola. Fomos verificar onde e como gastamos a água na escola.Vimos que existem ao todo 172 fontes na escola onde gastamos a água.

Tais como: Torneiras existentes em algumas salas (10), casa de banho (43 fontes que gastam água), cozinha (6 lavatórios e 2 maquinas), repuxos de água (3), rega (19), mangueiras (5), balneários (66 fontes que gastam água), sala dos funcionários (18 fontes que gastam água).

A grande parte da água que gastamos é no exterior da escola. Na rega por exemplo.

Medidas de redução do consumo de água para cada sector da escola.

Torneiras de agua nas salas: como essas torneiras não são muito utilizadas pelos alunos nem professores não há muito para propor nesse sector.Casa de banho: Se alguns autoclismos permitem interromper a descarga completa,permitindo a poupança de metade do volume do autoclismo;Se já há uma variedade de dispositivos que permitem a poupançade água no autoclismo: sistemas de regulação de volumesou contrapesos, que se introduzem dentro do autoclismo,sem interferir com os sistemas de descarga. Assim com um sistema desses a escola pouparia imenso no gasto de agua. Cozinha: As cozinheiras deviam tomar mais atenção em não deixar as torneiras abertas muito tempo e utilizar menos vezes as maquinas.

Dia se chuva e a rega está a funcionar.

Repuxos de água: Os repuxos de água são mais utilizados pelos alunos, por isso deviam por umas torneiras especiais para que quando o aluno acabar de beber a água a torneira se desliga sozinha.Rega: A rega é um sector que gasta mais água do que todos os outros sectores em conjunto. Na nossa opinião o auxiliar responsável pela rega devia desliga-la quando esta nos dias de chuva, e nos dias de calor em vez de passar o dia todo a funcionar podiam só a por nas horas mais quentes, por exemplo das 12h até 14h. E depois não ligar a rega a noite. É desnecessário.Mangueiras: Não são muito utilizadas por isso não há nada para propor para esse sector.Balneários: Os alunos que tomam banho lá deviam ter mais cuidado em utilizar os chuveiros por exemplo quando tiverem a por o champô ou um gel de banho desligarem a água e depois disso voltar a ligar.Sala dos funcionários: Este sector é pouco utilizado por isso não há nenhuma medida para propor.

Referências bibliográficas

•Manual escolar “ Planeta Vivo” sustentabilidade na terra, 8º ano.

•http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/onde_vem_a_agua.htm

•http://www.mass.gov/dep/water/drinking/drinkpor.htm

•Public.box.net/waterworks