cláudia nº10 8ºc

5
Pepetela A Montanha da Água Lilás

Upload: missxica

Post on 15-Apr-2017

249 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cláudia  nº10 8ºc

PepetelaA Montanha da Água Lilás

Page 2: Cláudia  nº10 8ºc

Pepetela Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos nasceu em 29 de outubro de 1941 em

Benguela e é um escritor angolano.

Pepetela concluiu o ensino primário na sua cidade natal e depois partiu para o Lubango, onde foi possível prosseguir com os estudos. Foi no liceu Diogo Cão que Pepetela completou o ensino secundário.

Em 1997 foi premiado com o prémio Camões pelo conjunto da sua obra. Pepetela foi o primeiro autor angolano e segundo africano a ganhar este prestigiado prémio.

Algumas obras de Pepetela:

• Mayombe;

• Contos de morte;

• O planalto e o estepe;

Page 3: Cláudia  nº10 8ºc

Resumo

A história passa-se numa montanha que estava dividia por um muro de pedra chamado "Muro da poesia", onde existia muita rivalidade. De um lado encontravam-se os carnívoros e algumas espécies de herbívoros, do outro lado do muro encontravam-se os "Lupis".

Os Lupis eram uma espécie muito estranha, mas muito simpática e inteligente e só comiam frutas . Ao longo dos tempos os Lupis foram criando uma espécie muito maior e bastante mandões chamados "Jacalupis".

Com esta nova espécie -os jacalupis- é que começaram a surgir os problemas. Certo dia o lupi poeta descobriu uma fonte de água lilás que tinha poderes curativos. Começaram a construir um tanque para não a desperdiçar Com a descoberta dessa água entraram todos em guerra.

Os carnívoros queriam ter sob o seu poder essa água e em troca eles davam-lhe carne, mas os outros não aceitaram por receio de que eles lhe fizessem algum mal.

Descobre o que irá acontecer...

A montanha de água lilás

Page 4: Cláudia  nº10 8ºc

Reflexão

Esta história, no fundo, relata a realidade dos nossos tempos. Está aqui demostrada a ganancia dos carnívoros e dos jacalupis. Não demonstraram partilha de opiniões nem souberam partilhar a parte material.

Na minha opinião, apesar das diferenças entre as espécies, deveriam saber partilhar, acabando com as guerras, porque a união faz a força.

Page 5: Cláudia  nº10 8ºc

Trabalho elaborado por:

Cláudia Gomes Nº 10 8ºC