trabalho escolar

4
Fonte: http://historiabruno.blogspot.com.br/2013/05/historia-do- imperio-romano.html Por: Bruno Ferreira O império romano surge através da cidade de Roma que fica localizado na península itálica os etruscos dominaram aquela região e com a influência de Gregos que fundaram cidades naquela região surgiram uma das mais formidáveis civilizações da antiguidade que iria ser conhecido pela sua força e poder. Influenciado todo um período a civilização romana passa por três fases políticas que divide sua história que são: Monarquia Republica e Império e chega ao seu fim quando é dividido entre dois impérios orientais e ocidentais o primeiro suporta até o século XIV e o segundo chega ao seu fim com a invasão dos povos bárbaros que derruba Roma. Monarquia. Monarquia – Início da organização política de Roma passando por uma organização que envolve – Rei, Senado e Assembleia Curial O Rei – Era Juiz e fiscalizava a assembleia Curial, São os Reis : Rômulo, Numa Pompílio, Tulio Hostilio, Arco Márcio, Tarquínio Prisco ( o Antigo), e Tarquínio (o Soberbo). O Senado – formado por cidadãos idosos responsáveis pela chefia das grandes famílias (Genos). A Assembleia Curial - grupos em Cúrias ( conjunto de Clãs) Podemos dividir a sociedade romana em: em Patrícios, Clientes, Plebeus e escravos o processo que levou a sociedade entra em rebelião e passou para a republica que ocorre por causa.

Upload: llplo22

Post on 11-Nov-2015

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

asdkal sdkfnsdf sdjkfnsdkf

TRANSCRIPT

Fonte: http://historiabruno.blogspot.com.br/2013/05/historia-do-imperio-romano.htmlPor: Bruno Ferreira

O imprio romano surge atravs da cidade de Roma que fica localizado na pennsula itlica os etruscos dominaram aquela regio e com a influncia de Gregos que fundaram cidades naquela regio surgiram uma das mais formidveis civilizaes da antiguidade que iria ser conhecido pela sua fora e poder.Influenciado todo um perodo a civilizao romana passa por trs fases polticas que divide sua histria que so: Monarquia Republica e Imprio e chega ao seu fim quando dividido entre dois imprios orientais e ocidentais o primeiro suporta at o sculo XIV e o segundo chega ao seu fim com a invaso dos povos brbaros que derruba Roma.

Monarquia.Monarquia Incio da organizao poltica de Roma passando por uma organizao que envolve Rei, Senado e Assembleia CurialO Rei Era Juiz e fiscalizava a assembleia Curial, So os Reis : Rmulo, Numa Pomplio, Tulio Hostilio, Arco Mrcio, Tarqunio Prisco ( o Antigo), e Tarqunio (o Soberbo).O Senado formado por cidados idosos responsveis pela chefia das grandes famlias (Genos).A Assembleia Curial - grupos em Crias ( conjunto de Cls)

Podemos dividir a sociedade romana em: em Patrcios, Clientes, Plebeus e escravos o processo que levou a sociedade entra em rebelio e passou para a republica que ocorre por causa.Das as famlias ficaram insatisfeitas com as medidas adotadas por esse rei etrusco em favor dos plebeusPara controlar diretamente o poder em Roma os Patrcios, que fumaravam o Senado, rebelaram-se contra o rei, expulsando o e estabelecendo uma nova organizao poltica: a Repblica.

Republica

A republica foi organizada da seguinte forma:Patrcios organizaram um estrutura social que permitia exercer domnio sobre Roma.Controlavam os altos cargos da RepublicaCnsules havia dois e eram auxiliados pelo senado composto por 300 destacados cidadosMagistraturasAssembleia dos Cidados manobrada pelos ricos patrcios.

Na sociedade ocorre um conflito entre plebeus epatrciosPlebeus maioria da populao no poderia participar da poltica, tinham apenas deveres como pagar impostos e lutar no exercito.Os plebeus recusaram a servir o exercito o que representou um golpe na estrutura militar de Roma, iniciando uma luta entre patrcios para que pudessem exercer cargos polticos.A partir desses conflitos a plebe consegue alguns direitos e participao do poder social, como a famosa lei das doze tabuas base de um novo direito romano, e consegue conquistas como proibio da escravido por dividas.

Revolta dos Escravos

Na Repblica ocorreram tambm revoltas escravas.Inconformados com a explorao o que eram submetidos, os escravos organizaram vrias revoltas contra as classes dominantes. Entre 136 e 132 a.C., saquearam a Sicilia. Mais tarde, em 73 a.C, quase 80 mil escravos, sob a liderana de Espartano, organizaram um forte exrcito, que ameaou o poder romano, sob o comando de licinio crasso conseguiu vencer o exrcito de escravos liderados por Espartano.Aps essa vitria, a represso romanas aos escravos rebeldes foi extremamente dura, para servir de exemplo a todos. Mais de 6 mil seguidores de Espartano foram presos e crucificados em diversos locais das estradas romanas. Espartano, porm, parece ter sido morto em batalha.

A sua expanso ocorre atravs das guerras pnicas contra Cartago vencendo essa poderosa cidade estado e posterior o aumento de conquistas pelo mediterrneo com avano de Roma ocorre as suas consequncias como:O Estilo de vida romano evoluiu ou seja o padro simples de vida passou a ser mais sofisticado.Isso refletia no padro das casas, vesturio e alimentao sendo apenas um porcentagem da populao pequena.Com as conquistas aumento da interao com outras culturas como a grega.Os ricos tornaram donos de grande latifndiosInmeros camponeses migraram para a cidade criando massas de desocupados e pobres.A republica chega ao seu fim com O aumento da massa de plebeus pobres e miserveis tornava cada vez mais tensa a situao social e poltica de Roma. A sociedade dividia-se em dois grandes polos.De um Lado, o povo e seus lideres, que reivindicavam reformas sociais urgentes. De outro, a nobreza, formada por comerciantes abastados e grandes proprietrios rurais.

Read more:http://historiabruno.blogspot.com/2013/05/historia-do-imperio-romano.html#ixzz3ZY0qKDAr