trabalho com a imaginação ativa.doc

1
http://malprg.blogs.com/francoatirador/2004/08/ o_mtodo_das_qua.html em 10/10/2008 Trabalho com a imaginação ativa Outras maneiras de registrar a Imaginação Ativa. - Alguns praticam a Imaginação Ativa de maneiras especiais. Podem expressar suas imagens interiores através da dança ou tocando música, desenhando, pintando, esculpindo ou recitando o diálogo em voz alta. Certa vez tive uma paciente que era dançarina e só conseguia expressar os eventos e diálogos de sua imaginação dançando. A primeira vez que ela fez isso, fiquei realmente espantado e sem fala. Ela representou todo o drama, toda a tragédia, a beleza, a crueza, a luta que se passava em sua vida interior - tudo através da dança. Ela dançou cada personagem, representou cada papel, retratou animais rosnando, grunhindo, gritando, lutando, chorando. Quando sua sessão terminou, eu estava encolhido, tentando esconder-me em minha cadeira. Ela disse alegremente: "Ok, Robert, pode sair agora." Depois de cada sessão, ela colocava em palavras o que havia dançado, o que havia sentido e visto na sua imaginação e o que significava para ela. Isto me foi útil, uma vez que a dança era uma linguagem estranha para mim. Falar também foi útil para ela, pois a deixava mais consciente. Se você usar um destes outros modos, tais como a dança, a pintura - ou seja o que for - para representar a imaginação ou registrá-la, ainda é bom que escreva alguma coisa. Escrever sempre ajuda a concentrar e tornar consciente. Para a maioria das pessoas, escrever é a melhor forma e a mais acessível.

Upload: isaias-zuza-junior

Post on 14-Nov-2015

8 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

http://malprg.blogs.com/francoatirador/2004/08/o_mtodo_das_qua.htmlem 10/10/2008

Trabalho com a imaginao ativa

Outras maneiras de registrar a Imaginao Ativa. - Alguns praticam a Imaginao Ativa de maneiras especiais. Podem expressar suas imagens interiores atravs da dana ou tocando msica, desenhando, pintando, esculpindo ou recitando o dilogo em voz alta.

Certa vez tive uma paciente que era danarina e s conseguia expressar os eventos e dilogos de sua imaginao danando. A primeira vez que ela fez isso, fiquei realmente espantado e sem fala. Ela representou todo o drama, toda a tragdia, a beleza, a crueza, a luta que se passava em sua vida interior - tudo atravs da dana. Ela danou cada personagem, representou cada papel, retratou animais rosnando, grunhindo, gritando, lutando, chorando.

Quando sua sesso terminou, eu estava encolhido, tentando esconder-me em minha cadeira. Ela disse alegremente: "Ok, Robert, pode sair agora."

Depois de cada sesso, ela colocava em palavras o que havia danado, o que havia sentido e visto na sua imaginao e o que significava para ela. Isto me foi til, uma vez que a dana era uma linguagem estranha para mim. Falar tambm foi til para ela, pois a deixava mais consciente.

Se voc usar um destes outros modos, tais como a dana, a pintura - ou seja o que for - para representar a imaginao ou registr-la, ainda bom que escreva alguma coisa. Escrever sempre ajuda a concentrar e tornar consciente. Para a maioria das pessoas, escrever a melhor forma e a mais acessvel.