terço dos homens: dízimo: mistérios da alegria a ...nsrainha.com.br/content/uploads/informativo...

4
Para abrir as portas, podem dizer! Mas não importa quais as portas do Reino dos céus. Como se houvesse fechaduras para transpor a passagem na vida em Deus. Sim, os chefes do Reino abrem para a vida na misericórdia de Deus. Pedro recebe de Jesus não somente a guarda das chaves, mas também o poder de “ligar e desligar”, de oferecer condições de passagem. Espantoso poder confiado a um homem com suas fraquezas, suas traições, mas também com profundos sentimentos, sinceros atos de fé, inspirados pelo Espírito. Na interrogação de Jesus, podemos encontrar algo com que alimentar o relacionamento de cada um com o Senhor. As respostas seguem a História: João Batista, Elias, Jeremias ou algum dos profetas. Temos a necessidade de referências e de figuras tradicionalmente conhecidas. Mas, isto não basta, o ingresso no Reino exige um compromisso pessoal: “E vós, quem dizeis que eu sou?” As chaves de nossas respostas encontram as fechaduras dos testemunhos trazidos pelo Cristo e sua Igreja: doação, perdão, misericórdia... Os sinais do Reino estão na atenção prestada aos pobres, em uma Igreja atuante nas periferias, como gosta de dizer o papa Francisco. Afinal de contas, é justamente a ele, ao Papa, que são confiadas as chaves! Ligar e desligar significa inserir-se no hoje de Deus, quando o dizer e o fazer estão em coerência com o amor de Deus. No dom das chaves do Reino, está a confiança sem limite que Jesus deposita em Pedro e nos seus sucessores. Concluindo, demos uma resposta livre e alegre ao “quem dizeis que eu sou?” e depositemos confiança no papa Francisco, que deseja nos mostrar os caminhos que abrem as portas do Reino. Terço dos Homens: Mistérios da Alegria Dízimo: a experiência que faltava na minha vida. Faça parte da história da sua Igreja

Upload: duonghanh

Post on 08-Jan-2019

249 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Terço dos Homens: Dízimo: Mistérios da Alegria a ...nsrainha.com.br/content/uploads/informativo 688_web.pdf · a Peregrinação do Terço dos Homens no Santuário de Nossa Senhora

Para abrir as portas, podem dizer! Mas não importa quais as portas do Reino dos céus. Como se houvesse fechaduras para transpor a passagem na vida em Deus. Sim, os chefes do Reino abrem para a vida na misericórdia de Deus. Pedro recebe de Jesus não somente a guarda das chaves, mas também o poder de “ligar e desligar”, de oferecer condições de passagem.

Espantoso poder confiado a um homem com suas fraquezas, suas traições, mas também com profundos sentimentos, sinceros atos de fé, inspirados pelo Espírito. Na interrogação de Jesus, podemos encontrar algo com que alimentar o relacionamento de cada um com o Senhor. As respostas seguem a História: João Batista, Elias, Jeremias ou algum dos profetas. Temos a necessidade de referências e de figuras tradicionalmente conhecidas. Mas, isto não basta, o ingresso no Reino exige um compromisso pessoal:

“E vós, quem dizeis que eu sou?”

As chaves de nossas respostas encontram as fechaduras dos testemunhos trazidos pelo Cristo e sua Igreja: doação, perdão, misericórdia... Os sinais do Reino estão na atenção prestada aos pobres, em uma Igreja atuante nas periferias, como gosta de dizer o papa Francisco.

Afinal de contas, é justamente a ele, ao Papa, que são confiadas as chaves! Ligar e desligar significa inserir-se no hoje de Deus, quando o dizer e o fazer estão em coerência com o amor de Deus. No dom das chaves do Reino, está a confiança sem limite que Jesus deposita em Pedro e nos seus sucessores.

Concluindo, demos uma resposta livre e alegre ao “quem dizeis que eu sou?” e depositemos confiança no papa Francisco, que deseja nos mostrar os caminhos que abrem as portas do Reino.

Terço dos Homens: Mistérios da Alegria

Dízimo: a experiência que faltava na minha vida.

Faça parte da história da sua Igreja

Page 2: Terço dos Homens: Dízimo: Mistérios da Alegria a ...nsrainha.com.br/content/uploads/informativo 688_web.pdf · a Peregrinação do Terço dos Homens no Santuário de Nossa Senhora

Pároco: Padre Alexandre Fernandes de OliveiraVigário: Padre Dalmo RiggioElaborado pela equipe de comunicação e secretaria paroquial Jornalistas responsáveis: Flavio Pereira e Matheus PompeuProjeto Gráfico: Renata Fariawww.nsrainha.comwww.twitter.com/NS_Rainha [email protected]ão: Gráfica Editora Cedáblio LTDATiragem: 2.500

2

Prezados irmãos e irmãs, graça e paz!

Com muita alegria celebramos nos últimos dias a festa de nossa padroeira e entramos na escola de Maria, mãe que nos acolhe, educa e envia. De fato, ela está conosco em nossa caminhada neste mundo e nos ensina a viver o amor a Deus e aos irmãos, em tudo buscando ser como Cristo. Ela nos ensina a levar o evangelho de Jesus às pessoas com palavras e exemplos.

Lançando agora um olhar sobre o evangelho deste domingo, vemos a chamada “entrega das chaves”, onde Jesus confere a Pedro a missão de ligar e desligar. Ora, a missão petrina continua na Igreja através da Sucessão Apostólica, sendo o Santo Padre, o Papa, o continuador legítimo de Pedro na sede de Roma.

Este é um distintivo nosso, puramente católico. De fato, a obediência ao Romano Pontífice e o reconhecimento de sua peculiar missão nos leva à unidade de todo o corpo místico de Cristo. Por isso, rezemos pelo Papa Francisco, para que conduza a Igreja de acordo com as aspirações do Espírito Santo e obtenha do mesmo Espírito saúde e força de ânimo.

Jesus, nesta semana, como fez com os discípulos em Cesareia de Filipe, olha nos nossos olhos e nos pergunta: “para você, quem sou eu? O que eu represento na sua vida”? Ele, que nos conhece por inteiro, pergunta a cada um de nós no silêncio do coração. Desta resposta depende a nossa vida e salvação. Que esta seja a nossa meditação nesta nova semana que se inicia. Deus abençoe a todos. Forte abraço!

Padre Alexandre Fernandes de Oliveira

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias.

I Leitura (Is 22,19-23)Salmo Responsorial 137(138)I Leitura (Rm 11,33-36)Evangelho (Mt 16,13-20)

2ª f.: 2Ts 1,1-5.11-12; Sl 95(96); Mt 23,13-223ª f.: 2Ts 2,1-3.14-17; Sl 95(96); Mt 23,23-264ª f.: 2Ts 3,6-10.16-18;Sl 127(128); Mt 23,27-325ª f.: 1Cor 1,1-9; Sl 144(145); Mt 24,42-516ª f.: Jr 1,17-19; Sl 70(71); Mc 6,17-29Sábado: 1Cor 1,26-31; Sl 32(33); Mt 25,14-30Domingo: Jr 20,7-9; Sl 62(63); Rm 12,1-2; Mt 16,21-27

“...Amor não teme o tempo, muito embora seu alfange não poupe a mocidade;...”. William Shakespeare

Olá! Como está o seu relacionamento conjugal? Está bem? Que ótimo! Agora saiba que como toda plantinha, ele precisa sem-pre de cuidados, de manutenção; principalmente de resgate no Amor de Deus.

Então anote aí! A paróquia NSRainha realiza o 18º Encontro de Casais nos dias 12, 13 e 14 de setembro, na Casa São José, em Belo Horizonte.

As vagas são limitadas. Faça já sua inscrição na secretaria pa-roquial.

Acompanhe as notícias da paróquia no www.nsrainha.com e na rádio Belvedere FM 87,9.

A Paróquia NSRainha tem participado efetivamente na con-strução da Catedral Cristo Rei. Já participou da Campanha do Cimento e contribuiu, junto com os fiéis, com um valor cor-respondente a duas mil unidades de sacos desse produto.

Agora na Campanha para a Praça das Famílias, já conseguiu 110 paroquianos e amigos de fé que vão escrever o nome deles e/ou de seus familiares em uma das contas do Terço.

Precisamos ampliar a Campanha para construírmos esse grande sonho de unificação de serviços e eventos da Igreja Católica na região metropolitana de Belo Horizonte.

A Catedral será um local especial onde toda a Igreja da região metropolitana da capital mineira realizará importantes cele-brações, como a Missa da Unidade, a Torcida de Deus e mui-tos outros encontros que vão reunir o Povo de Deus. Esse local também vai abrigar eventos culturais, exposições, feiras,

procissões, concer-tos, shows, atos de piedade e muitas out-ras atividades.

A Catedral Cristo Rei está sendo con-struída com a doação amorosa dos fiéis. Por isso, para con-struir mais esta etapa da Casa do Povo de Deus, precisamos da ajuda de todos.

Participe! Faça parte, você, também!

Mais informações: secretaria NSRainha ou 3286-3034

Nesta segunda-feira (25), às 20h, acontece o 42º Encontro do Terço dos Homens/Mistérios da Alegria na Paróquia Nossa Senhora Rainha.

Venha participar conosco deste momento de fé e comunhão, rezando com os homens da comunidade para, juntos, agrade-cermos a Deus por tudo que tem acontecido em nossas vidas.

O Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora Rainha ac-ontece sempre na última segunda-feira de cada mês, às 20h.

Todos os homens são convidados. Aproveite para evange-lizar e convide também um amigo e venha fazer parte desta grande família.

Informamos também que no próximo sábado (30), acontece a Peregrinação do Terço dos Homens no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Mais informações na secretaria paroquial.

ORAÇÃO DE INTENÇÕES:

Ó Deus, Pai de misericórdia e de infinita bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas vir-tudes para que, unidos pelos laços do amor, pos-samos chegar um dia às alegrias da vossa casa.

3

Page 3: Terço dos Homens: Dízimo: Mistérios da Alegria a ...nsrainha.com.br/content/uploads/informativo 688_web.pdf · a Peregrinação do Terço dos Homens no Santuário de Nossa Senhora

Trabalho o dia todo e percebo o quan-to as pessoas estão sofrendo devido as grandes dificuldades financeiras e também por dívidas altíssimas.

É impressionante como o inimigo está devorando nosso dinheiro e até mesmo destruindo vidas e famílias. Só agora tive força e fé para partilhar essa experiência que vivi.

Sou casado e tenho dois filhos. Meu salário não é o suficiente para uma família de quatro pessoas. Todo o iní-cio de mês, eu entrava em desespero para pagar as contas.

Sempre, no meu coração, sentia von-tade de colaborar com o dízimo em minha paróquia, mas nunca fui obedi-ente a esse sentimento. Tinha medo que faltasse em minha casa.

Certo dia, com meu salário em mãos, decidi confiar em Deus e fiz a ex-periência de colaborar com o dízimo.

Resolvi então fazer do dízimo uma oração de súplica e de clamor a Jesus para que Ele me ajudasse a pagar o que ainda devia. Também aproveitei para ajudar a arquidiocese na con-strução da Catedral, fazendo sempre de minha colaboração uma oração.Rezei muito e pedi a providência

Divina, de Jesus e Maria. Abri a Bíblia e minhas mãos caíram no livro de Malaquias 3,10.

A experiência foi surpreendente!

Deus me ouviu e agora tenho certeza que Ele sempre me ouvirá, ouvirá minhas súplicas. E Ele derramou suas bênçãos muito além do necessário, do que eu precisava.

Amados, será que não está na hora de fazermos todos os meses a ex-periência que Deus nos pede no livro de Malaquias 3,10?

“Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja ali-mento em minha casa.

Fazei a experiência - diz o Senhor dos exércitos - e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não der-ramo a minha bênção sobre vós mui-to além do necessário.”(Ml 3,10)

Dizimista: GMSO

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas no-vas!” 2Co 5, 17

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, acontece na Casa de Retiro Crescer em Contagem, o Retiro Vida Nova em Cristo para jovens adultos de 21 a 47 anos. Uma opor-tunidade de revermos nossa vida à luz de Cristo que nos convida a ser Nele nova criação a partir de uma reflexão através das Cartas de Paulo.

Investimento: R$ 200,00 (duzentos reais) até o dia 31/08/2014 e R$ 220,00 a partir do dia 01/09/2014

Está incluso: transporte, acomodação, refeição com-

pleta e camisa.

Esse valor pode ser pago à vista ou em 2 (duas) vezes (um cheque para agosto e outro para o dia 12/09) ou com um cheque direto para o dia 12/09.

Inscrições nos encontros do Master, missas e secretaria paroquial.

Participe! Não deixe para última hora, pois as vagas são limitadas!

24/08 Cláudio Ney de Faria Maia Carlos Henrique Faria Gonzaga Ricardo Martins Andrade Giovane Cardoso Machado Edelves Braga Jaques Gonçalves

25/08 Ivania Gonzaga Cavalcanti Sônia Elisa Azevedo Castro Luiz Roberto Gusmão Priscila Assis Nicácio Alice Peixoto Vale Cruz Fabrício da Cunha M. Quintão

26/08 Nathalia Sant’Ana Policarpo Patrícia Coutinho G. de Andrade Daniella Batista Sturzeneker Ana Paula Resende Franco Emanuelly Melo T. Dias Borges

27/08 Vera Cristina A. de M. Etrusco Fabíola Filgueiras Sarsur João Carlos de Souza Guedes Filho Luciana Álvares Pereira Kênia Coelho de M. Adolfo Evaldo Lebre de Lima Fernando Santos Cabral

28/08 Ariane Vieira Carvalho Afrânio Haroldo Miranda Mônica Wardi Cruz Ferreira Leite Emerson Salomão de Freitas Gerson Costa Lopes Ronaldo Roberto Rocha Sileida Namem Suriani

29/08 João Victor Câmara Santos Estela da Silva Netto André Luis Gouvêa Pinto

30/08 Cynthia Neves Ricieri Godinho Maria Inês Eugênio Almeida Geraldo Augusto de Almeida Andrey de Godoy Rousseff Prado Maria Inês Bahia F. P. Medeiros André Luiz Menezes de Faria Maria A ntônia Teixeira Rezende Antônio Pedro Ragazzi João Cláudio Roscoe Fernandes Hellen Lemos Henrique Patrícia Meneses Rosa

Os cumprimentos e orações de toda Paróquia aos nossos irmãos dizimistas

Terço dos Homens, uma bênção para os homens e para as famílias.

Jornalista Eduardo Costa “Estou aqui com muito gosto, à convite do meu amigo Antônio de Pádua que me falou tão bem desse Terço dos Homens da paróquia. Eu não era da comunidade e agora estou morando aqui mais perto. Meu amigo e vizinho Antônio de Pádua me trouxe recentemente para uma bênção da garganta, e hoje ele me

convidou para esse Terço. Estou aqui com muito bom gosto. Já conhecia a paróquia: não é na frequência que eu gostaria. Mas, como sempre, na Casa de Deus a gente se sente muito à vontade. Fui muito bem acolhido. Gostei do Informativo, boa diagramação. Tenho certeza que Nossa Senhora Rainha está muito feliz com tudo isso. É tão bom ver a Igreja cheia de homens. Eles sabem que aquela história de sexo forte, sexo frágil de provedor; tudo isso fica pequeno perto da nossa certeza de finitude. Na medida que temos essa consciência, sabemos o quanto somos pequenos diante da grandiosidade do universo. Temos que pegar com Deus.”

Antônio de Pádua“O Terço é muito bom. Quando a gente fica diante da grandiosidade de Deus a gente fica menor, mas feliz. Somos servos, somos filhos. Mas os pequenos nesta hora aparecem e são protegidos no Manto da Mãe. Aqui está o canal da graça da nossa família, da nossa vida.”

Bruno Rodrigo é seminarista e residente em Roma.“É minha primeira vez no Terço dos Homens NSRainha; embora eu sempre acompanhe através do amigo Wanderlei. É muito bom saber que tantos homens se reúnem aqui para este momento de louvor e adoração à Nossa Senhora. Como eu sempre digo, tem que ser muito homem para participar desse momento maravilhoso. Estudo no Vaticano, mas sou de Belo Horizonte. Nas férias de verão na Europa, venho aqui rezar com Nossa Senhora Rainha. Conheço bem a paróquia, as atividades sociais, participo também dos grupos de jovens, retiros e estou sempre presente.”

“ O Informativo pode ser uma fonte de evangelização e partilha, mas também um instrumento do mal se ele tira a sua atenção durante a missa, momento único para você vivenciar e experimentar o mistério da fé. ”

Vem aí o IV Seminário de Convivência com a Maturidade, no dia 25 de outubro. O tema será “Como está o seu envelhecimento?” Se está bem, venha compartilhar conosco; se não está, venha assim mesmo, pois neste seminário vamos partilhar temas atuais que vão mudar a vida de muita gente.

5

Page 4: Terço dos Homens: Dízimo: Mistérios da Alegria a ...nsrainha.com.br/content/uploads/informativo 688_web.pdf · a Peregrinação do Terço dos Homens no Santuário de Nossa Senhora

6

SEGUNDA-FEIRA14h30 Oração Centrante – sala João 19h30 Curso de Bíblia com Profª Milene - Auditório Paulo19h30 Curso de Bíblia com Pe. Dalmo – sala João19h30 Iniciação cristã para adultos – sala Judas Tadeu20h Pastoral da Sobriedade – sala Mateus20h Terço dos Homens

QUARTA-FEIRA07h Missa10h Curso de Bíblia com Pe. Dalmo – Auditório Paulo 14h30 Grupo TEAR17h e 19h Catequese

TERÇA_FEIRA07h Missa09h30 Curso de Bíblia com a Profª Milene17h Curso de Bíblia com Pe. Dalmo – Auditório Paulo19h Perseverança – salão Pedro19h30 Grupo de Convivência - sala Mateus20h Grupo de Oração – palestrante: Dra. Filó

QUINTA-FEIRA15h Curso de Bíblia com Profª Milene15h Terço da Misericórdia/Adoração ao Santíssimo Sacramento/Oração do Rosário19h Missa em italiano celebrada por Pe. Dalmo 19h15 GOFF – salão paroquial Pedro19h30 Encontro dos participantes da Liturgia – Auditório Paulo

SÁBADO 8h30 Terço dos Homens - Saída para Peregrinação à Serra da Piedade17h Missa

SEXTA-FEIRA 15h Terço da misericórdia/Missa

DOMINGO8h45 Missa / “Cantinho do Céu”10h30 Missa / “Cantinho do Céu”12h /17h45/19h30 Missas

Apoio:

SECRETARIA PAROQUIAL Telefone: (31) 3286-3034Rua Modesto Carvalho Araújo, 227 – Belvedere – 30320-410 Belo Horizonte – MG | [email protected]: Segunda à quinta-feira: 9h às 19h | Sexta-feira: de 9h às 18h Sábado: de 9h às 12h

Pe. Dalmo está abrindo vagas para um novo curso bíblico. Será sobre o EVANGELHO DE LUCAS. As aulas serão às segundas-feiras, das 17 às 18h30, com início dia 25 de agosto. Inscrição na secretaria paroquial.

Na quinta-feira (28), padre Dalmo Riggio celebra, na NSRainha, a Santa Missa em italiano. A missa é toda cel-ebrada em língua itali-ana, desde as leituras, as orações e os cantos. Outra motivação desta celebração mensal na Igreja do Belvedere é a grande quantidade de estudantes de língua italiana e de famílias e descendentes desse país residentes no ter-ritório da paróquia. As missas acontecem toda última quinta-feira de cada mês, às 19h. Par-ticipe!

Padre Dalmo Riggio, é natural de São Paulo – SP, Mes-tre em Teologia pelo Instituto Pontifício Teresianum, em Roma – Itália, e está na paróquia desde o ano de 2002. Padre Dalmo também atua como professor na PUC Mi-nas, lecionando nas áreas da saúde e engenharia, cursos de Filosofia, Antropologia e Ética e Bioética.

MissasTER e QUA: 07hQUI: 19hSEX: 15hSAB: 17hDOM: 8h45, 10h30, 12h, 17h45, 19h30

HOSPITAL BIOCOR:QUA: 15hSÁB: 10h