informativo semanal da paróquia nossa senhora rainha |...

4
INFORMATIVO Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 754 | De 29 de novembro a 05 de dezembro de 2015 NS Rainha I DOMINGO DO ADVENTO 5º domingo da Campanha do Dízi- mo: “partilha que nasce do amor”. Seja dizimista da Paróquia NSRai- nha e ajude importantes projetos de evangelização! A Oração do Terço Mariano, na Co- munidade BJVale, vem ganhando um número cada vez maior de devotos de Maria, incluindo as crianças. Par- ticipe e traga a sua família e amigos. Vem aí, mais uma Sexta Santa! Progra- me-se para participar, na Paróquia NS- Rainha, de um profundo momento de louvor, partilha, reflexão e ensinamento. Deixe Deus derramar o Seu amor! PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 06 “Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória”! (Lc 21, 27) Estamos começando um tempo de graça que é o advento, tempo de preparação para a vinda do Senhor. O evangelho deste domingo fala sobre a segunda volta de Jesus Cristo. Lucas propõe, no texto, que vivamos as vicissitudes do tempo presente como lugar aberto ao testemunho dos cristãos. Com as reflexões deste tempo, vamos aprender que não somente o Templo passa, mas também o sofrimento, a perseguição e a morte. Todas estas realidades não são a última palavra da existência humana. Em Jesus Cristo, vencedor do mal e da morte, todas essas re- alidades serão transformadas em alegria e em consolação, pois é por ele que todos participam de sua vitória! O Senhor é nossa proteção, re- fúgio e fortaleza!

Upload: hadung

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

De 11 a 13 de dezembro.A Comunidade Oração Centrante da NSRainha convida aos que participaram do Curso de Introdução à OC para um retiro em dezembro, de 11 a 13, no Recanto Coqueiro D’Água. O retiro será conduzido pela contemplativa Maru Guevara da Extensão Contemplativa Internacional. Aqueles que se sentirem atraídos para um fim de semana em profunda intimidade com Deus no Silêncio Sagrado, favor entrar em contato com a coordenadora Rosa Assis para as devidas informações.

RETIRO CONTEMPLATIVO

COMUNIDADE BOM JESUS DO VALE

30/11 – SEGUNDA-FEIRA19h00 – Oração do Terço Mariano

06/12 – DOMINGO 09h00 – Missa

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA O NATAL DAS CRIANÇAS CARENTES

Mais uma vez, queremos contar com a sua ajuda nes-sa importante campanha de doação de brinquedos para o Natal. Pedimos a doação de BRINQUEDOS NOVOS, que não remetam a armas (revólver, faca, entre outros) ou estimulem a violência. As doações podem ser entregues na igreja, durante os horários de missa, ou na secretaria paroquial, durante a se-mana, de 9 às 19 horas, até o dia 06 de dezembro.

Celebração do 1° sábado do Imaculado Coração de Maria

Venha participar da filial e amorosa cruzada de reparação às ofensas ao Coração Imaculado de Maria.

Dia 05/12 às 15h30

29/11 Vanessa Ferreira Botelho Darino Moreira Tenório Maria Paula Carvalho Pereira Juliana Santos de Sá Rodrigues Desirée de Fátima Moraes Alves Elson Eduardo de Souza

30/11 Maria de Fátima Maruch Silvana Regina Alves Guimarães Maia Mara Durães Nazaré Magalhães Ludmila Ferreira Viana Marco Aurélio Toledo de Miranda

01/12 Vanessa Henrique Souza Josiane Rodrigues de Almeida Izolda Maia Guiduce Sheila Nara Silva Leão Viviane Trindade Carvalho Waldit Alves Pereira Luciana Moraes Raso Sardinha Pinto Júlio Cesar Paschoalin

02/12 Júnia Novaes Braga Nunes Roberta Camargos Carneiro Clara Vieira Bello de Oliveira Fernandes Daniel de Freitas Faria Marta Morais de Carvalho Pinto Patrícia Reis Pinho Márcia Pinto Eulálio de Souza Pollyanna Macedo Menezes

03/12 Antônio Messias Prado Décio Freire João Marques Fernandes Maria José Ferber Teixeira de Araújo Allysson de Abreu Morais Fabiana Guimarães de Araújo Garcia Felipe Miguel Andrade Martini04/12 Cláudia Custódia Fernandes Henrique dos Santos Costa Gomes Henrique Guilherme Lucas Bastos Selmara Raquel Gomes Sales Simone Rezende de Barros

05/12 Marisa Lages Ribeiro Gislene Santos Souza Magnoni Marina Nogueira Dantas Ricardo Delfino Barbosa Martins Kelly Brasil Nabak Maria Imaculada C. Gonçalves Bagno

Relação de Dizimistas aniversariantes

Os cumprimentos e as orações de todaa Paróquia aos nossos irmãos dizimistas!

INFORMATIVO

Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 754 | De 29 de novembro a 05 de dezembro de 2015

NSRainhaI DOMINGO DO ADVENTO

5º domingo da Campanha do Dízi-mo: “partilha que nasce do amor”. Seja dizimista da Paróquia NSRai-nha e ajude importantes projetos de evangelização!

A Oração do Terço Mariano, na Co-munidade BJVale, vem ganhando um número cada vez maior de devotos de Maria, incluindo as crianças. Par-ticipe e traga a sua família e amigos.

Vem aí, mais uma Sexta Santa! Progra-me-se para participar, na Paróquia NS-Rainha, de um profundo momento de louvor, partilha, reflexão e ensinamento. Deixe Deus derramar o Seu amor!

PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 06

Ef 4,1-7.11-13 - 2ª parte

Período: 29/11 a 05/12Tema: A Igreja – Plenitude de CristoObjetivo: Atingirmos a plenitude de CristoIrmãos!

Apliquemo-nos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, para chegarmos juntos à unidade da Fé e do Conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito, à maturidade e estatura de Cristo em sua plenitude.

Nessa vocação de edificar o seu Corpo, a Igreja, tomemos o próprio Cristo como modelo, sendo humildes, mansos e pacientes, tolerando e dando suporte com amor e misericórdia.

Sejamos unos, pois há um só Corpo e um só Espírito, uma só esperança e um só Senhor, uma só fé e um só batismo.Instituídos e capacitados pelos dons e ministérios do Espírito, trabalhemos em harmonia para atingir a maturidade de Cristo:

“Deus pôs tudo debaixo dos seus pés e o constituiu acima de tudo, como Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude daquele que se plenifica em todas as coisas”.

Ef 1,22-23

Que nosso Pai e Deus, que reina, age e permanece em todos, assim conceda à nossa Célula, pela intercessão de Maria, Mãe da Igreja.

ESTUDO SEMANAL DAS CÉLULAS PAROQUIAISDE EVANGELIZAÇÃO

“Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória”! (Lc 21, 27)

Estamos começando um tempo de graça que é o advento, tempo de preparação para a vinda do Senhor. O evangelho deste domingo fala sobre a segunda volta de Jesus Cristo. Lucas propõe, no texto, que vivamos as vicissitudes do tempo presente como lugar aberto ao testemunho dos cristãos. Com as reflexões deste tempo, vamos aprender que não somente o Templo passa,

mas também o sofrimento, a perseguição e a morte. Todas estas realidades não são a última palavra da existência humana. Em Jesus Cristo, vencedor do mal e da morte, todas essas re-alidades serão transformadas em alegria e em consolação, pois é por ele que todos participam de sua vitória! O Senhor é nossa proteção, re-fúgio e fortaleza!

Programação da semana DIVERSOS

Apoio:

30NOV

02DEZ

01DEZ

03DEZ

05DEZ

04DEZ

06DEZ

TERÇA-FEIRA 07h00 – Missa09h30 – Curso de Bíblia com a Profª Milene Auditório Paulo17h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo19h00 – Grupo de Perseverança Salão Paroquial Pedro19h30 – Grupo de Oração – Palestrante: Dra. Filó20h00 – API Grupo de Apoio a Perdas Irreparáveis sala Filipe

QUARTA-FEIRA 07h00 – Missa10h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo09h00 / 17h00 / 19h00 – Catequese

QUINTA-FEIRA 10h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo15h00 – Oração Centrante – sala Mateus15h00 – Terço da Misericórdia/ Adoração ao Santíssimo Sacramento/ Oração do Rosário15h00 – Curso de Bíblia com Profª Milene Auditório Paulo19h00 – Missa19h30 – Não haverá encontro do GOFF19h30 – Grupo de Convivência – sala Mateus19h30 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo

SEXTA-FEIRA 15h00 – Terço da Misericórdia e Missa19h30 – Curso “Vícios e Virtudes” - com Pe. Luís20h00 – Sexta Santa

SÁBADO 15h30 – Devoção do 1º sábado do Imaculado Coração de Maria – Oração do Terço17h00 – Missa

DOMINGO 08h45 / 10h30 – Missas / “Cantinho do Céu” 12h00 / 17h45 / 19h30 – Missas

SEGUNDA-FEIRA17h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo18h00 – Oração Centrante – sala Mateus19h30 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo sala João19h30 – Curso de Crisma para Adultos sala Judas Tadeu19h30 – Curso de Bíblia com Profª Milene Auditório Paulo20h00 – Pastoral da Sobriedade – sala Mateus20h00 – Terço dos homens

NOVA TEMPORADA DO PROGRAMA VAI NA FÉ

Depois de muito trabalho, dedicação e apoio de todos vocês, a Temporada Estúdio Nova Canção, do programa Vai Na Fé, que dessa vez contou com 15 produtores musicais e 34 artistas, além de uma equipe com mais de 40 profissionais da produtora NSRainha e da TV Canção Nova, estreou na última quinta-feira, dia 26/11, na TV Canção Nova.

Não perca!

2Acompanhe as notícias e eventos da paróquia pelos endereços: www.nsrainha.com, www.twitter.com/NSRainha e www.belvederefm.com

Irmãos e irmãs em Cristo,

Neste domingo, a Igreja no mundo inteiro inaugura um novo ano litúrgico que se abre sempre com o tempo do Advento. Mas o que é este tempo especial no qual o sacerdote se reveste de roxo?

Advento significa espera, vigilância. É o tem-po que precede e prepara a grande festa do Natal, o mistério da encarnação do Filho de Deus: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14).

Esse tempo nos faz compreender a grandeza da graça de Deus que cumpre suas promessas, que nos visitou em nossa fragilidade, e voltará uma segunda vez para julgar, pelo amor, toda a humanidade.

A segunda vinda do Senhor e o discurso escatológico, ou seja, a reflexão sobre os últimos acontecimentos, são recorrentes no tempo do Advento. Isso porque, olhando para a primeira vinda de Jesus em seu Natal, somos impelidos a voltar nosso olhar para a grande esperança cristã e para a única promessa de Deus que ainda não se cumpriu: a vinda gloriosa do Cristo ressuscitado.

E por isso, a Igreja convida seus filhos para reforçarem, nestas quatro semanas que antecedem a celebração do nascimento do Senhor, a vigilância, a oração e a espera. Essas três palavras formam um místico tripé no qual se desenvolve a espiritualidade do tempo do advento.

Com muito carinho, convoco a igreja do Belvedere para viver, com grande intensidade, o tempo do Advento, preparando o coração para receber o Salvador que vem curar nossas feridas e que Maria Santíssima, Mãe de Deus, que deu à luz ao Sol da Justiça, abençoe a todas as famílias!

Grande abraço!

Padre Alexandre Fernandes de Oliveira

ORAÇÃO DO DIAÓ Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro de Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.

I Leitura (Jr 3,14-16)Salmo Responsorial 24(25)II Leitura (1Ts 3,12-4,2) Evangelho (Lc 21,25-28.34-36)

2ª f.: Rm 10,9-18; Sl 18(19A); Mt 4,18-223ª f.: Is 11,1-10; Sl 71(72); Lc 10,21-244ª f.: Is 25,6-10; Sl 22(23); Mt 15,29-37 5ª f.: Is 26,1-6; Sl 117(118); Mt 7,21.24-276ª f.: Is 29,17-24; Sl 26(27); Mt 9,27-31Sábado: Is 30,19-21.23-26; Sl 146(147A); Mt 9,35-10,1.6-8Domingo: Baruc 5,1-9; Sl 125(126); Fl 1,4-6.8-11; Lc 3,1-6

LITURGIA DA PALAVRA

EDITORIAL A HORA DO FILHO DO HOMEM (LC 21,25-28.34-36)

ORAÇÃO DO TERÇO MARIANO NA COMUNIDADE BOM JESUS DO VALE

AS VELAS DA COROA DO ADVENTO

Na noite profunda e longa desta grande tribulação, “fiquemos aten-tos, oremos a todo momento, nossos corações não fiquem insensíveis pela gula, embriaguez e preocupações da vida, para termos força e ficarmos de pé na hora do Filho do Homem” (cf. 34-36).

Exorcizemos o torpor e o cansaço e “levantemos as frontes, pois nossa libertação está próxima” (cf. 27). Pois já ressoa ‘na meia-noite o clamor: “Vem o esposo, saí-lhe ao encontro”.

É o Cordeiro imolado, que retor-na vitorioso do reino da morte. Seu coração trespassado venceu a batalha que “encheu de pavor as nações e com sinais o sol, lua e estrelas; que atemorizou o mar e abalou as forças do céu e desmaiou os homens de medo” (cf. 25-26). E dela ressurge o “Filho do Homem com grande po-der e glória” (cf. 27), ostentando as marcas do crucificado e os despojos do Mal e da Morte.

Acendamos, pressurosos, o azeite das lâmpadas e corramos a seu en-contro, exaltando o “Alfa e Ômega,

Primeiro e Último e Princípio e Fim, Fiel e Verdadeiro, brilhante Estrela da manhã, Água da Vida”.

Com todos os povos e tempos e toda a criação nos elevemos em adoração:

“Só tu és santo, ó Cordeiro imo-lado, só tu és digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor pelos séculos dos séculos. Amém”.

Mas calemos, contemplemos, ou-çamos o Filho do Homem! É Moisés que entra na Terra Prometida, é o Filho de Davi que triunfa na cidade santa; é Deus, que, à noiva amada, adornada em linho alvinitente, entoa seu Cântico de Núpcias:

“Levanta-te, minha amada, for-mosa minha, vem a mim!

Vê o inverno: já passou! Olha a chuva: já se foi!

As flores florescem na terra, o tempo da poda vem vindo, e o canto da rola ouve-se em nosso campo.

Despontam figos na figueira, e a vinha florida exala seu perfume. Levanta, minha amada, formosa mi-nha: e vem”.

E o Espírito e a Esposa respon-dem: ”Vem”.

E quem ouve diga: ”Vem”. Aquele que atesta estas coisas diz:

”Sim, venho breve”. Amém!

Ronaldo Moura

A Oração do Terço Mariano, na Comunidade Bom Jesus do Vale (Avenida Dimas Henrique de Freitas, 17, Vale do Sereno, em Nova Lima), da Paróquia Nossa Senhora Rainha, vem ganhando um número cada vez maior de devotos de Maria, incluindo as crianças.

Muitos pais trazem seus filhos, que participam, também, de todas as orações e cânticos.

Realizada todas as segundas-feiras, a Oração do Terço é uma ótima oportunidade para compartilhar momentos de fé, oração, união e confraternização entre os fiéis e as famílias.

Participe e traga um amigo ou um familiar!

5º DOMINGODízimo: partilha que nasce do amor

O verdadeiro amor se aprende, e a partilha é um gesto concreto des-se amor. Deus é amor! O amor é a maior virtude de todo cristão. Deus nos envia seu único Filho como prova de amor pela humanidade. O Cristo nos ensina a partilhar o que temos e o que somos em favor dos excluídos e marginalizados.

Quando falamos de dízimo e de opção pelo dízimo, estamos afirman-do a necessidade de amar a comu-

nidade. A proposta de Jesus é clara: “Amai-vos uns aos outros” (Jo 13, 34). O amor é uma forma de colocarmos a nossa fé em ação e tudo que faze-mos por amor não se perde jamais. A partilha nasce do amor profundo. Trata-se de colocar o que “é seu” ao dispor de todos e para todos, tornando-o nosso.

O dízimo nos conduz à partilha, mostrando-nos que é possível ser so-lidário apesar dos desafios da vida. De forma concreta e organizada, em co-munhão com nossa Igreja, podemos, por meio do dízimo, testemunhar que o amor cristão transforma vidas.

Muita gente se pergunta quais são realmente as cores das velas da coroa do advento e por qual delas se deve começar a acender.

Pelo que se sabe, não consta uma ordem oficial ou tradicional, a não ser, justamente, que a vela rosa deve ser acesa no terceiro domingo (Gaudete) do Advento. As outras três velas são da cor roxa, embora possam ser também brancas.

Podemos perceber que não há nenhuma ordem estabelecida, po-rém, mais discutidas que tudo isto, são as origens dessa coroa de velas.

O costume da coroa se espalhou e passou a ser utilizado pelas outras igrejas, incluindo a católica, e por ou-

tros países como os Estados Unidos nos anos 30. A coroa é um símbolo que a maioria das denominações cristãs pode compartilhar e apreciar.

O simbolismo é muito bonito. O círculo da coroa, sem começo e nem fim, e feito sempre de verde, representa a nossa esperança na vida eterna, que só pode ser en-contrada em Cristo. As quatro velas representam as quatro semanas do advento, e seu acendimento pro-gressivo expressa a expectativa e a esperança da chegada do Messias.

Existem várias maneiras de inter-pretar as quatro semanas. Por exemplo, a primeira semana evoca os patriar-cas e a virtude da esperança. A se-

gunda recorda os profetas e a paz. A terceira, João Batista e a alegria, e a quarta e última semana traz a figura de Maria e a virtude do amor.

Se houver uma quinta vela (branca, no centro), ela representa Cristo, a luz do mundo, e é acesa na vigília de Natal ou no dia de Natal.

Padre DalmoVigário paroquial

DÍZIMO, UM CAMINHO PARA AJUDAR OS POBRES

ORAÇÃO

Seja dizimista da Paróquia NRainha e ajude o projeto de evangelização para que a Palavra de Deus seja levada à todos que precisam! Procure a secretaria paroquial!

Senhor, Deus de amor, com vosso Filho aprendemos, verdadeiramente, a amar os irmãos e irmãs. Que o nosso Dízimo se torne nosso gesto concreto da partilha do amor. E que, por meio de nossas iniciativas sociais, possamos afagar aos que sofrem, promovendo a vida. Que a virtude da caridade esteja sempre presente em nossas ações comunitárias para que, unidos com Cristo, transformemos nossa sociedade.

Por Cristo, nosso Senhor, amém!

2Acompanhe as notícias e eventos da paróquia pelos endereços: www.nsrainha.com, www.twitter.com/NSRainha e www.belvederefm.com

Irmãos e irmãs em Cristo,

Neste domingo, a Igreja no mundo inteiro inaugura um novo ano litúrgico que se abre sempre com o tempo do Advento. Mas o que é este tempo especial no qual o sacerdote se reveste de roxo?

Advento significa espera, vigilância. É o tem-po que precede e prepara a grande festa do Natal, o mistério da encarnação do Filho de Deus: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14).

Esse tempo nos faz compreender a grandeza da graça de Deus que cumpre suas promessas, que nos visitou em nossa fragilidade, e voltará uma segunda vez para julgar, pelo amor, toda a humanidade.

A segunda vinda do Senhor e o discurso escatológico, ou seja, a reflexão sobre os últimos acontecimentos, são recorrentes no tempo do Advento. Isso porque, olhando para a primeira vinda de Jesus em seu Natal, somos impelidos a voltar nosso olhar para a grande esperança cristã e para a única promessa de Deus que ainda não se cumpriu: a vinda gloriosa do Cristo ressuscitado.

E por isso, a Igreja convida seus filhos para reforçarem, nestas quatro semanas que antecedem a celebração do nascimento do Senhor, a vigilância, a oração e a espera. Essas três palavras formam um místico tripé no qual se desenvolve a espiritualidade do tempo do advento.

Com muito carinho, convoco a igreja do Belvedere para viver, com grande intensidade, o tempo do Advento, preparando o coração para receber o Salvador que vem curar nossas feridas e que Maria Santíssima, Mãe de Deus, que deu à luz ao Sol da Justiça, abençoe a todas as famílias!

Grande abraço!

Padre Alexandre Fernandes de Oliveira

ORAÇÃO DO DIAÓ Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro de Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.

I Leitura (Jr 3,14-16)Salmo Responsorial 24(25)II Leitura (1Ts 3,12-4,2) Evangelho (Lc 21,25-28.34-36)

2ª f.: Rm 10,9-18; Sl 18(19A); Mt 4,18-223ª f.: Is 11,1-10; Sl 71(72); Lc 10,21-244ª f.: Is 25,6-10; Sl 22(23); Mt 15,29-37 5ª f.: Is 26,1-6; Sl 117(118); Mt 7,21.24-276ª f.: Is 29,17-24; Sl 26(27); Mt 9,27-31Sábado: Is 30,19-21.23-26; Sl 146(147A); Mt 9,35-10,1.6-8Domingo: Baruc 5,1-9; Sl 125(126); Fl 1,4-6.8-11; Lc 3,1-6

LITURGIA DA PALAVRA

EDITORIAL A HORA DO FILHO DO HOMEM (LC 21,25-28.34-36)

ORAÇÃO DO TERÇO MARIANO NA COMUNIDADE BOM JESUS DO VALE

AS VELAS DA COROA DO ADVENTO

Na noite profunda e longa desta grande tribulação, “fiquemos aten-tos, oremos a todo momento, nossos corações não fiquem insensíveis pela gula, embriaguez e preocupações da vida, para termos força e ficarmos de pé na hora do Filho do Homem” (cf. 34-36).

Exorcizemos o torpor e o cansaço e “levantemos as frontes, pois nossa libertação está próxima” (cf. 27). Pois já ressoa ‘na meia-noite o clamor: “Vem o esposo, saí-lhe ao encontro”.

É o Cordeiro imolado, que retor-na vitorioso do reino da morte. Seu coração trespassado venceu a batalha que “encheu de pavor as nações e com sinais o sol, lua e estrelas; que atemorizou o mar e abalou as forças do céu e desmaiou os homens de medo” (cf. 25-26). E dela ressurge o “Filho do Homem com grande po-der e glória” (cf. 27), ostentando as marcas do crucificado e os despojos do Mal e da Morte.

Acendamos, pressurosos, o azeite das lâmpadas e corramos a seu en-contro, exaltando o “Alfa e Ômega,

Primeiro e Último e Princípio e Fim, Fiel e Verdadeiro, brilhante Estrela da manhã, Água da Vida”.

Com todos os povos e tempos e toda a criação nos elevemos em adoração:

“Só tu és santo, ó Cordeiro imo-lado, só tu és digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor pelos séculos dos séculos. Amém”.

Mas calemos, contemplemos, ou-çamos o Filho do Homem! É Moisés que entra na Terra Prometida, é o Filho de Davi que triunfa na cidade santa; é Deus, que, à noiva amada, adornada em linho alvinitente, entoa seu Cântico de Núpcias:

“Levanta-te, minha amada, for-mosa minha, vem a mim!

Vê o inverno: já passou! Olha a chuva: já se foi!

As flores florescem na terra, o tempo da poda vem vindo, e o canto da rola ouve-se em nosso campo.

Despontam figos na figueira, e a vinha florida exala seu perfume. Levanta, minha amada, formosa mi-nha: e vem”.

E o Espírito e a Esposa respon-dem: ”Vem”.

E quem ouve diga: ”Vem”. Aquele que atesta estas coisas diz:

”Sim, venho breve”. Amém!

Ronaldo Moura

A Oração do Terço Mariano, na Comunidade Bom Jesus do Vale (Avenida Dimas Henrique de Freitas, 17, Vale do Sereno, em Nova Lima), da Paróquia Nossa Senhora Rainha, vem ganhando um número cada vez maior de devotos de Maria, incluindo as crianças.

Muitos pais trazem seus filhos, que participam, também, de todas as orações e cânticos.

Realizada todas as segundas-feiras, a Oração do Terço é uma ótima oportunidade para compartilhar momentos de fé, oração, união e confraternização entre os fiéis e as famílias.

Participe e traga um amigo ou um familiar!

5º DOMINGODízimo: partilha que nasce do amor

O verdadeiro amor se aprende, e a partilha é um gesto concreto des-se amor. Deus é amor! O amor é a maior virtude de todo cristão. Deus nos envia seu único Filho como prova de amor pela humanidade. O Cristo nos ensina a partilhar o que temos e o que somos em favor dos excluídos e marginalizados.

Quando falamos de dízimo e de opção pelo dízimo, estamos afirman-do a necessidade de amar a comu-

nidade. A proposta de Jesus é clara: “Amai-vos uns aos outros” (Jo 13, 34). O amor é uma forma de colocarmos a nossa fé em ação e tudo que faze-mos por amor não se perde jamais. A partilha nasce do amor profundo. Trata-se de colocar o que “é seu” ao dispor de todos e para todos, tornando-o nosso.

O dízimo nos conduz à partilha, mostrando-nos que é possível ser so-lidário apesar dos desafios da vida. De forma concreta e organizada, em co-munhão com nossa Igreja, podemos, por meio do dízimo, testemunhar que o amor cristão transforma vidas.

Muita gente se pergunta quais são realmente as cores das velas da coroa do advento e por qual delas se deve começar a acender.

Pelo que se sabe, não consta uma ordem oficial ou tradicional, a não ser, justamente, que a vela rosa deve ser acesa no terceiro domingo (Gaudete) do Advento. As outras três velas são da cor roxa, embora possam ser também brancas.

Podemos perceber que não há nenhuma ordem estabelecida, po-rém, mais discutidas que tudo isto, são as origens dessa coroa de velas.

O costume da coroa se espalhou e passou a ser utilizado pelas outras igrejas, incluindo a católica, e por ou-

tros países como os Estados Unidos nos anos 30. A coroa é um símbolo que a maioria das denominações cristãs pode compartilhar e apreciar.

O simbolismo é muito bonito. O círculo da coroa, sem começo e nem fim, e feito sempre de verde, representa a nossa esperança na vida eterna, que só pode ser en-contrada em Cristo. As quatro velas representam as quatro semanas do advento, e seu acendimento pro-gressivo expressa a expectativa e a esperança da chegada do Messias.

Existem várias maneiras de inter-pretar as quatro semanas. Por exemplo, a primeira semana evoca os patriar-cas e a virtude da esperança. A se-

gunda recorda os profetas e a paz. A terceira, João Batista e a alegria, e a quarta e última semana traz a figura de Maria e a virtude do amor.

Se houver uma quinta vela (branca, no centro), ela representa Cristo, a luz do mundo, e é acesa na vigília de Natal ou no dia de Natal.

Padre DalmoVigário paroquial

DÍZIMO, UM CAMINHO PARA AJUDAR OS POBRES

ORAÇÃO

Seja dizimista da Paróquia NRainha e ajude o projeto de evangelização para que a Palavra de Deus seja levada à todos que precisam! Procure a secretaria paroquial!

Senhor, Deus de amor, com vosso Filho aprendemos, verdadeiramente, a amar os irmãos e irmãs. Que o nosso Dízimo se torne nosso gesto concreto da partilha do amor. E que, por meio de nossas iniciativas sociais, possamos afagar aos que sofrem, promovendo a vida. Que a virtude da caridade esteja sempre presente em nossas ações comunitárias para que, unidos com Cristo, transformemos nossa sociedade.

Por Cristo, nosso Senhor, amém!

2Acompanhe as notícias e eventos da paróquia pelos endereços: www.nsrainha.com, www.twitter.com/NSRainha e www.belvederefm.com

Irmãos e irmãs em Cristo,

Neste domingo, a Igreja no mundo inteiro inaugura um novo ano litúrgico que se abre sempre com o tempo do Advento. Mas o que é este tempo especial no qual o sacerdote se reveste de roxo?

Advento significa espera, vigilância. É o tem-po que precede e prepara a grande festa do Natal, o mistério da encarnação do Filho de Deus: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14).

Esse tempo nos faz compreender a grandeza da graça de Deus que cumpre suas promessas, que nos visitou em nossa fragilidade, e voltará uma segunda vez para julgar, pelo amor, toda a humanidade.

A segunda vinda do Senhor e o discurso escatológico, ou seja, a reflexão sobre os últimos acontecimentos, são recorrentes no tempo do Advento. Isso porque, olhando para a primeira vinda de Jesus em seu Natal, somos impelidos a voltar nosso olhar para a grande esperança cristã e para a única promessa de Deus que ainda não se cumpriu: a vinda gloriosa do Cristo ressuscitado.

E por isso, a Igreja convida seus filhos para reforçarem, nestas quatro semanas que antecedem a celebração do nascimento do Senhor, a vigilância, a oração e a espera. Essas três palavras formam um místico tripé no qual se desenvolve a espiritualidade do tempo do advento.

Com muito carinho, convoco a igreja do Belvedere para viver, com grande intensidade, o tempo do Advento, preparando o coração para receber o Salvador que vem curar nossas feridas e que Maria Santíssima, Mãe de Deus, que deu à luz ao Sol da Justiça, abençoe a todas as famílias!

Grande abraço!

Padre Alexandre Fernandes de Oliveira

ORAÇÃO DO DIAÓ Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro de Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.

I Leitura (Jr 3,14-16)Salmo Responsorial 24(25)II Leitura (1Ts 3,12-4,2) Evangelho (Lc 21,25-28.34-36)

2ª f.: Rm 10,9-18; Sl 18(19A); Mt 4,18-223ª f.: Is 11,1-10; Sl 71(72); Lc 10,21-244ª f.: Is 25,6-10; Sl 22(23); Mt 15,29-37 5ª f.: Is 26,1-6; Sl 117(118); Mt 7,21.24-276ª f.: Is 29,17-24; Sl 26(27); Mt 9,27-31Sábado: Is 30,19-21.23-26; Sl 146(147A); Mt 9,35-10,1.6-8Domingo: Baruc 5,1-9; Sl 125(126); Fl 1,4-6.8-11; Lc 3,1-6

LITURGIA DA PALAVRA

EDITORIAL A HORA DO FILHO DO HOMEM (LC 21,25-28.34-36)

ORAÇÃO DO TERÇO MARIANO NA COMUNIDADE BOM JESUS DO VALE

AS VELAS DA COROA DO ADVENTO

Na noite profunda e longa desta grande tribulação, “fiquemos aten-tos, oremos a todo momento, nossos corações não fiquem insensíveis pela gula, embriaguez e preocupações da vida, para termos força e ficarmos de pé na hora do Filho do Homem” (cf. 34-36).

Exorcizemos o torpor e o cansaço e “levantemos as frontes, pois nossa libertação está próxima” (cf. 27). Pois já ressoa ‘na meia-noite o clamor: “Vem o esposo, saí-lhe ao encontro”.

É o Cordeiro imolado, que retor-na vitorioso do reino da morte. Seu coração trespassado venceu a batalha que “encheu de pavor as nações e com sinais o sol, lua e estrelas; que atemorizou o mar e abalou as forças do céu e desmaiou os homens de medo” (cf. 25-26). E dela ressurge o “Filho do Homem com grande po-der e glória” (cf. 27), ostentando as marcas do crucificado e os despojos do Mal e da Morte.

Acendamos, pressurosos, o azeite das lâmpadas e corramos a seu en-contro, exaltando o “Alfa e Ômega,

Primeiro e Último e Princípio e Fim, Fiel e Verdadeiro, brilhante Estrela da manhã, Água da Vida”.

Com todos os povos e tempos e toda a criação nos elevemos em adoração:

“Só tu és santo, ó Cordeiro imo-lado, só tu és digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor pelos séculos dos séculos. Amém”.

Mas calemos, contemplemos, ou-çamos o Filho do Homem! É Moisés que entra na Terra Prometida, é o Filho de Davi que triunfa na cidade santa; é Deus, que, à noiva amada, adornada em linho alvinitente, entoa seu Cântico de Núpcias:

“Levanta-te, minha amada, for-mosa minha, vem a mim!

Vê o inverno: já passou! Olha a chuva: já se foi!

As flores florescem na terra, o tempo da poda vem vindo, e o canto da rola ouve-se em nosso campo.

Despontam figos na figueira, e a vinha florida exala seu perfume. Levanta, minha amada, formosa mi-nha: e vem”.

E o Espírito e a Esposa respon-dem: ”Vem”.

E quem ouve diga: ”Vem”. Aquele que atesta estas coisas diz:

”Sim, venho breve”. Amém!

Ronaldo Moura

A Oração do Terço Mariano, na Comunidade Bom Jesus do Vale (Avenida Dimas Henrique de Freitas, 17, Vale do Sereno, em Nova Lima), da Paróquia Nossa Senhora Rainha, vem ganhando um número cada vez maior de devotos de Maria, incluindo as crianças.

Muitos pais trazem seus filhos, que participam, também, de todas as orações e cânticos.

Realizada todas as segundas-feiras, a Oração do Terço é uma ótima oportunidade para compartilhar momentos de fé, oração, união e confraternização entre os fiéis e as famílias.

Participe e traga um amigo ou um familiar!

5º DOMINGODízimo: partilha que nasce do amor

O verdadeiro amor se aprende, e a partilha é um gesto concreto des-se amor. Deus é amor! O amor é a maior virtude de todo cristão. Deus nos envia seu único Filho como prova de amor pela humanidade. O Cristo nos ensina a partilhar o que temos e o que somos em favor dos excluídos e marginalizados.

Quando falamos de dízimo e de opção pelo dízimo, estamos afirman-do a necessidade de amar a comu-

nidade. A proposta de Jesus é clara: “Amai-vos uns aos outros” (Jo 13, 34). O amor é uma forma de colocarmos a nossa fé em ação e tudo que faze-mos por amor não se perde jamais. A partilha nasce do amor profundo. Trata-se de colocar o que “é seu” ao dispor de todos e para todos, tornando-o nosso.

O dízimo nos conduz à partilha, mostrando-nos que é possível ser so-lidário apesar dos desafios da vida. De forma concreta e organizada, em co-munhão com nossa Igreja, podemos, por meio do dízimo, testemunhar que o amor cristão transforma vidas.

Muita gente se pergunta quais são realmente as cores das velas da coroa do advento e por qual delas se deve começar a acender.

Pelo que se sabe, não consta uma ordem oficial ou tradicional, a não ser, justamente, que a vela rosa deve ser acesa no terceiro domingo (Gaudete) do Advento. As outras três velas são da cor roxa, embora possam ser também brancas.

Podemos perceber que não há nenhuma ordem estabelecida, po-rém, mais discutidas que tudo isto, são as origens dessa coroa de velas.

O costume da coroa se espalhou e passou a ser utilizado pelas outras igrejas, incluindo a católica, e por ou-

tros países como os Estados Unidos nos anos 30. A coroa é um símbolo que a maioria das denominações cristãs pode compartilhar e apreciar.

O simbolismo é muito bonito. O círculo da coroa, sem começo e nem fim, e feito sempre de verde, representa a nossa esperança na vida eterna, que só pode ser en-contrada em Cristo. As quatro velas representam as quatro semanas do advento, e seu acendimento pro-gressivo expressa a expectativa e a esperança da chegada do Messias.

Existem várias maneiras de inter-pretar as quatro semanas. Por exemplo, a primeira semana evoca os patriar-cas e a virtude da esperança. A se-

gunda recorda os profetas e a paz. A terceira, João Batista e a alegria, e a quarta e última semana traz a figura de Maria e a virtude do amor.

Se houver uma quinta vela (branca, no centro), ela representa Cristo, a luz do mundo, e é acesa na vigília de Natal ou no dia de Natal.

Padre DalmoVigário paroquial

DÍZIMO, UM CAMINHO PARA AJUDAR OS POBRES

ORAÇÃO

Seja dizimista da Paróquia NRainha e ajude o projeto de evangelização para que a Palavra de Deus seja levada à todos que precisam! Procure a secretaria paroquial!

Senhor, Deus de amor, com vosso Filho aprendemos, verdadeiramente, a amar os irmãos e irmãs. Que o nosso Dízimo se torne nosso gesto concreto da partilha do amor. E que, por meio de nossas iniciativas sociais, possamos afagar aos que sofrem, promovendo a vida. Que a virtude da caridade esteja sempre presente em nossas ações comunitárias para que, unidos com Cristo, transformemos nossa sociedade.

Por Cristo, nosso Senhor, amém!

De 11 a 13 de dezembro.A Comunidade Oração Centrante da NSRainha convida aos que participaram do Curso de Introdução à OC para um retiro em dezembro, de 11 a 13, no Recanto Coqueiro D’Água. O retiro será conduzido pela contemplativa Maru Guevara da Extensão Contemplativa Internacional. Aqueles que se sentirem atraídos para um fim de semana em profunda intimidade com Deus no Silêncio Sagrado, favor entrar em contato com a coordenadora Rosa Assis para as devidas informações.

RETIRO CONTEMPLATIVO

COMUNIDADE BOM JESUS DO VALE

30/11 – SEGUNDA-FEIRA19h00 – Oração do Terço Mariano

06/12 – DOMINGO 09h00 – Missa

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA O NATAL DAS CRIANÇAS CARENTES

Mais uma vez, queremos contar com a sua ajuda nes-sa importante campanha de doação de brinquedos para o Natal. Pedimos a doação de BRINQUEDOS NOVOS, que não remetam a armas (revólver, faca, entre outros) ou estimulem a violência. As doações podem ser entregues na igreja, durante os horários de missa, ou na secretaria paroquial, durante a se-mana, de 9 às 19 horas, até o dia 06 de dezembro.

Celebração do 1° sábado do Imaculado Coração de Maria

Venha participar da filial e amorosa cruzada de reparação às ofensas ao Coração Imaculado de Maria.

Dia 05/12 às 15h30

29/11 Vanessa Ferreira Botelho Darino Moreira Tenório Maria Paula Carvalho Pereira Juliana Santos de Sá Rodrigues Desirée de Fátima Moraes Alves Elson Eduardo de Souza

30/11 Maria de Fátima Maruch Silvana Regina Alves Guimarães Maia Mara Durães Nazaré Magalhães Ludmila Ferreira Viana Marco Aurélio Toledo de Miranda

01/12 Vanessa Henrique Souza Josiane Rodrigues de Almeida Izolda Maia Guiduce Sheila Nara Silva Leão Viviane Trindade Carvalho Waldit Alves Pereira Luciana Moraes Raso Sardinha Pinto Júlio Cesar Paschoalin

02/12 Júnia Novaes Braga Nunes Roberta Camargos Carneiro Clara Vieira Bello de Oliveira Fernandes Daniel de Freitas Faria Marta Morais de Carvalho Pinto Patrícia Reis Pinho Márcia Pinto Eulálio de Souza Pollyanna Macedo Menezes

03/12 Antônio Messias Prado Décio Freire João Marques Fernandes Maria José Ferber Teixeira de Araújo Allysson de Abreu Morais Fabiana Guimarães de Araújo Garcia Felipe Miguel Andrade Martini04/12 Cláudia Custódia Fernandes Henrique dos Santos Costa Gomes Henrique Guilherme Lucas Bastos Selmara Raquel Gomes Sales Simone Rezende de Barros

05/12 Marisa Lages Ribeiro Gislene Santos Souza Magnoni Marina Nogueira Dantas Ricardo Delfino Barbosa Martins Kelly Brasil Nabak Maria Imaculada C. Gonçalves Bagno

Relação de Dizimistas aniversariantes

Os cumprimentos e as orações de todaa Paróquia aos nossos irmãos dizimistas!

INFORMATIVO

Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 754 | De 29 de novembro a 05 de dezembro de 2015

NSRainhaI DOMINGO DO ADVENTO

5º domingo da Campanha do Dízi-mo: “partilha que nasce do amor”. Seja dizimista da Paróquia NSRai-nha e ajude importantes projetos de evangelização!

A Oração do Terço Mariano, na Co-munidade BJVale, vem ganhando um número cada vez maior de devotos de Maria, incluindo as crianças. Par-ticipe e traga a sua família e amigos.

Vem aí, mais uma Sexta Santa! Progra-me-se para participar, na Paróquia NS-Rainha, de um profundo momento de louvor, partilha, reflexão e ensinamento. Deixe Deus derramar o Seu amor!

PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 06

Ef 4,1-7.11-13 - 2ª parte

Período: 29/11 a 05/12Tema: A Igreja – Plenitude de CristoObjetivo: Atingirmos a plenitude de CristoIrmãos!

Apliquemo-nos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, para chegarmos juntos à unidade da Fé e do Conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito, à maturidade e estatura de Cristo em sua plenitude.

Nessa vocação de edificar o seu Corpo, a Igreja, tomemos o próprio Cristo como modelo, sendo humildes, mansos e pacientes, tolerando e dando suporte com amor e misericórdia.

Sejamos unos, pois há um só Corpo e um só Espírito, uma só esperança e um só Senhor, uma só fé e um só batismo.Instituídos e capacitados pelos dons e ministérios do Espírito, trabalhemos em harmonia para atingir a maturidade de Cristo:

“Deus pôs tudo debaixo dos seus pés e o constituiu acima de tudo, como Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude daquele que se plenifica em todas as coisas”.

Ef 1,22-23

Que nosso Pai e Deus, que reina, age e permanece em todos, assim conceda à nossa Célula, pela intercessão de Maria, Mãe da Igreja.

ESTUDO SEMANAL DAS CÉLULAS PAROQUIAISDE EVANGELIZAÇÃO

“Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória”! (Lc 21, 27)

Estamos começando um tempo de graça que é o advento, tempo de preparação para a vinda do Senhor. O evangelho deste domingo fala sobre a segunda volta de Jesus Cristo. Lucas propõe, no texto, que vivamos as vicissitudes do tempo presente como lugar aberto ao testemunho dos cristãos. Com as reflexões deste tempo, vamos aprender que não somente o Templo passa,

mas também o sofrimento, a perseguição e a morte. Todas estas realidades não são a última palavra da existência humana. Em Jesus Cristo, vencedor do mal e da morte, todas essas re-alidades serão transformadas em alegria e em consolação, pois é por ele que todos participam de sua vitória! O Senhor é nossa proteção, re-fúgio e fortaleza!

Programação da semana DIVERSOS

Apoio:

30NOV

02DEZ

01DEZ

03DEZ

05DEZ

04DEZ

06DEZ

TERÇA-FEIRA 07h00 – Missa09h30 – Curso de Bíblia com a Profª Milene Auditório Paulo17h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo19h00 – Grupo de Perseverança Salão Paroquial Pedro19h30 – Grupo de Oração – Palestrante: Dra. Filó20h00 – API Grupo de Apoio a Perdas Irreparáveis sala Filipe

QUARTA-FEIRA 07h00 – Missa10h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo09h00 / 17h00 / 19h00 – Catequese

QUINTA-FEIRA 10h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo15h00 – Oração Centrante – sala Mateus15h00 – Terço da Misericórdia/ Adoração ao Santíssimo Sacramento/ Oração do Rosário15h00 – Curso de Bíblia com Profª Milene Auditório Paulo19h00 – Missa19h30 – Não haverá encontro do GOFF19h30 – Grupo de Convivência – sala Mateus19h30 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo

SEXTA-FEIRA 15h00 – Terço da Misericórdia e Missa19h30 – Curso “Vícios e Virtudes” - com Pe. Luís20h00 – Sexta Santa

SÁBADO 15h30 – Devoção do 1º sábado do Imaculado Coração de Maria – Oração do Terço17h00 – Missa

DOMINGO 08h45 / 10h30 – Missas / “Cantinho do Céu” 12h00 / 17h45 / 19h30 – Missas

SEGUNDA-FEIRA17h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo18h00 – Oração Centrante – sala Mateus19h30 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo sala João19h30 – Curso de Crisma para Adultos sala Judas Tadeu19h30 – Curso de Bíblia com Profª Milene Auditório Paulo20h00 – Pastoral da Sobriedade – sala Mateus20h00 – Terço dos homens

NOVA TEMPORADA DO PROGRAMA VAI NA FÉ

Depois de muito trabalho, dedicação e apoio de todos vocês, a Temporada Estúdio Nova Canção, do programa Vai Na Fé, que dessa vez contou com 15 produtores musicais e 34 artistas, além de uma equipe com mais de 40 profissionais da produtora NSRainha e da TV Canção Nova, estreou na última quinta-feira, dia 26/11, na TV Canção Nova.

Não perca!

De 11 a 13 de dezembro.A Comunidade Oração Centrante da NSRainha convida aos que participaram do Curso de Introdução à OC para um retiro em dezembro, de 11 a 13, no Recanto Coqueiro D’Água. O retiro será conduzido pela contemplativa Maru Guevara da Extensão Contemplativa Internacional. Aqueles que se sentirem atraídos para um fim de semana em profunda intimidade com Deus no Silêncio Sagrado, favor entrar em contato com a coordenadora Rosa Assis para as devidas informações.

RETIRO CONTEMPLATIVO

COMUNIDADE BOM JESUS DO VALE

30/11 – SEGUNDA-FEIRA19h00 – Oração do Terço Mariano

06/12 – DOMINGO 09h00 – Missa

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA O NATAL DAS CRIANÇAS CARENTES

Mais uma vez, queremos contar com a sua ajuda nes-sa importante campanha de doação de brinquedos para o Natal. Pedimos a doação de BRINQUEDOS NOVOS, que não remetam a armas (revólver, faca, entre outros) ou estimulem a violência. As doações podem ser entregues na igreja, durante os horários de missa, ou na secretaria paroquial, durante a se-mana, de 9 às 19 horas, até o dia 06 de dezembro.

Celebração do 1° sábado do Imaculado Coração de Maria

Venha participar da filial e amorosa cruzada de reparação às ofensas ao Coração Imaculado de Maria.

Dia 05/12 às 15h30

29/11 Vanessa Ferreira Botelho Darino Moreira Tenório Maria Paula Carvalho Pereira Juliana Santos de Sá Rodrigues Desirée de Fátima Moraes Alves Elson Eduardo de Souza

30/11 Maria de Fátima Maruch Silvana Regina Alves Guimarães Maia Mara Durães Nazaré Magalhães Ludmila Ferreira Viana Marco Aurélio Toledo de Miranda

01/12 Vanessa Henrique Souza Josiane Rodrigues de Almeida Izolda Maia Guiduce Sheila Nara Silva Leão Viviane Trindade Carvalho Waldit Alves Pereira Luciana Moraes Raso Sardinha Pinto Júlio Cesar Paschoalin

02/12 Júnia Novaes Braga Nunes Roberta Camargos Carneiro Clara Vieira Bello de Oliveira Fernandes Daniel de Freitas Faria Marta Morais de Carvalho Pinto Patrícia Reis Pinho Márcia Pinto Eulálio de Souza Pollyanna Macedo Menezes

03/12 Antônio Messias Prado Décio Freire João Marques Fernandes Maria José Ferber Teixeira de Araújo Allysson de Abreu Morais Fabiana Guimarães de Araújo Garcia Felipe Miguel Andrade Martini04/12 Cláudia Custódia Fernandes Henrique dos Santos Costa Gomes Henrique Guilherme Lucas Bastos Selmara Raquel Gomes Sales Simone Rezende de Barros

05/12 Marisa Lages Ribeiro Gislene Santos Souza Magnoni Marina Nogueira Dantas Ricardo Delfino Barbosa Martins Kelly Brasil Nabak Maria Imaculada C. Gonçalves Bagno

Relação de Dizimistas aniversariantes

Os cumprimentos e as orações de todaa Paróquia aos nossos irmãos dizimistas!

INFORMATIVO

Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 754 | De 29 de novembro a 05 de dezembro de 2015

NSRainhaI DOMINGO DO ADVENTO

5º domingo da Campanha do Dízi-mo: “partilha que nasce do amor”. Seja dizimista da Paróquia NSRai-nha e ajude importantes projetos de evangelização!

A Oração do Terço Mariano, na Co-munidade BJVale, vem ganhando um número cada vez maior de devotos de Maria, incluindo as crianças. Par-ticipe e traga a sua família e amigos.

Vem aí, mais uma Sexta Santa! Progra-me-se para participar, na Paróquia NS-Rainha, de um profundo momento de louvor, partilha, reflexão e ensinamento. Deixe Deus derramar o Seu amor!

PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 06

Ef 4,1-7.11-13 - 2ª parte

Período: 29/11 a 05/12Tema: A Igreja – Plenitude de CristoObjetivo: Atingirmos a plenitude de CristoIrmãos!

Apliquemo-nos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, para chegarmos juntos à unidade da Fé e do Conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito, à maturidade e estatura de Cristo em sua plenitude.

Nessa vocação de edificar o seu Corpo, a Igreja, tomemos o próprio Cristo como modelo, sendo humildes, mansos e pacientes, tolerando e dando suporte com amor e misericórdia.

Sejamos unos, pois há um só Corpo e um só Espírito, uma só esperança e um só Senhor, uma só fé e um só batismo.Instituídos e capacitados pelos dons e ministérios do Espírito, trabalhemos em harmonia para atingir a maturidade de Cristo:

“Deus pôs tudo debaixo dos seus pés e o constituiu acima de tudo, como Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude daquele que se plenifica em todas as coisas”.

Ef 1,22-23

Que nosso Pai e Deus, que reina, age e permanece em todos, assim conceda à nossa Célula, pela intercessão de Maria, Mãe da Igreja.

ESTUDO SEMANAL DAS CÉLULAS PAROQUIAISDE EVANGELIZAÇÃO

“Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória”! (Lc 21, 27)

Estamos começando um tempo de graça que é o advento, tempo de preparação para a vinda do Senhor. O evangelho deste domingo fala sobre a segunda volta de Jesus Cristo. Lucas propõe, no texto, que vivamos as vicissitudes do tempo presente como lugar aberto ao testemunho dos cristãos. Com as reflexões deste tempo, vamos aprender que não somente o Templo passa,

mas também o sofrimento, a perseguição e a morte. Todas estas realidades não são a última palavra da existência humana. Em Jesus Cristo, vencedor do mal e da morte, todas essas re-alidades serão transformadas em alegria e em consolação, pois é por ele que todos participam de sua vitória! O Senhor é nossa proteção, re-fúgio e fortaleza!

Programação da semana DIVERSOS

Apoio:

30NOV

02DEZ

01DEZ

03DEZ

05DEZ

04DEZ

06DEZ

TERÇA-FEIRA 07h00 – Missa09h30 – Curso de Bíblia com a Profª Milene Auditório Paulo17h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo19h00 – Grupo de Perseverança Salão Paroquial Pedro19h30 – Grupo de Oração – Palestrante: Dra. Filó20h00 – API Grupo de Apoio a Perdas Irreparáveis sala Filipe

QUARTA-FEIRA 07h00 – Missa10h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo09h00 / 17h00 / 19h00 – Catequese

QUINTA-FEIRA 10h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo15h00 – Oração Centrante – sala Mateus15h00 – Terço da Misericórdia/ Adoração ao Santíssimo Sacramento/ Oração do Rosário15h00 – Curso de Bíblia com Profª Milene Auditório Paulo19h00 – Missa19h30 – Não haverá encontro do GOFF19h30 – Grupo de Convivência – sala Mateus19h30 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo

SEXTA-FEIRA 15h00 – Terço da Misericórdia e Missa19h30 – Curso “Vícios e Virtudes” - com Pe. Luís20h00 – Sexta Santa

SÁBADO 15h30 – Devoção do 1º sábado do Imaculado Coração de Maria – Oração do Terço17h00 – Missa

DOMINGO 08h45 / 10h30 – Missas / “Cantinho do Céu” 12h00 / 17h45 / 19h30 – Missas

SEGUNDA-FEIRA17h00 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo Auditório Paulo18h00 – Oração Centrante – sala Mateus19h30 – Curso de Bíblia com Pe. Dalmo sala João19h30 – Curso de Crisma para Adultos sala Judas Tadeu19h30 – Curso de Bíblia com Profª Milene Auditório Paulo20h00 – Pastoral da Sobriedade – sala Mateus20h00 – Terço dos homens

NOVA TEMPORADA DO PROGRAMA VAI NA FÉ

Depois de muito trabalho, dedicação e apoio de todos vocês, a Temporada Estúdio Nova Canção, do programa Vai Na Fé, que dessa vez contou com 15 produtores musicais e 34 artistas, além de uma equipe com mais de 40 profissionais da produtora NSRainha e da TV Canção Nova, estreou na última quinta-feira, dia 26/11, na TV Canção Nova.

Não perca!