encerra-se o “ano da fé”: a fé é a luz começa nesta quinta...

4
Os chefes dos sacerdotes e os soldados teriam tido consciência de quem era Jesus? “Se tu és o rei dos Judeus, salva- te a ti mesmo!”, lhe disseram. Pensando bem, que espécie de realeza esta que hoje celebramos?! Quem é este rei, nascido numa gruta, que entrou somente uma vez em um palácio, e mesmo assim, para lá ser condenado? Quem é este rei que demonstra sua realeza, cavalgando um jumento, enquanto seus súditos não lhe estendem tapete vermelho, mas folhas de árvores, como ocorreu por ocasião de sua entrada em Jerusalém? Quem é este rei, finalmente, cujo primeiro trono foi uma manjedoura de animais e o último, uma cruz? Quem é este rei que vem, não para ser servido, mas para servir? Quem é este rei sem exército e sem ambição política? Todas estas são perguntas humanas às quais o Filho de Deus responde divinamente: “O meu reino não é deste mundo; se fosse deste mundo eu teria guardas que lutariam para que eu não fosse entregue nas mãos dos judeus” (Jo 18,36). Durante toda a sua vida, Jesus anunciou a chegada do Reino de Deus e, em toda a sua vida, lutou contra as confusões que povo e autoridades faziam relativas à sua identidade. Os seus interlocutores, quer fossem militantes zelotes, aristocratas saduceus, piedosos fariseus ou mesmo seus discípulos, não compreenderam que, no seu Reino, não existe título honorífico, pessoas que exigem ser chamadas de “mestres” ou “benfeitores”. Não há pessoas que mandam e pessoas que obedecem, alguns que são os primeiros e outros que são os últimos, mas pessoas que são irmãos e irmãs. Para compreender que o Reino de Jesus é um reino de serviço, de amor, de misericórdia é indispensável promover uma completa reviravolta em nossa mentalidade e cultura. Com o Bom Ladrão, apressemo-nos em dizer: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres inaugurar o teu Reino” (Lc 23,42). Encerra-se o “Ano da Fé”: a fé é a luz para os nossos passos; é ver o invisível. Padre Dalmo celebra na próxima quinta- feira, 28, encerrando o ciclo deste ano. Começa nesta quinta, 28, a 19ª edição da Feira da Amizade, que tem confir- mados cinquenta expositores.

Upload: builiem

Post on 08-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Encerra-se o “Ano da Fé”: a fé é a luz Começa nesta quinta ...nsrainha.com.br/content/uploads/informativo 649_web.pdfde onde vem seu senhorio e em quais valores está imerso

Os chefes dos sacerdotes e os soldados teriam tido consciência de quem era Jesus? “Se tu és o rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo!”, lhe disseram. Pensando bem, que espécie de realeza esta que hoje celebramos?! Quem é este rei, nascido numa gruta, que entrou somente uma vez em um palácio, e mesmo assim, para lá ser condenado? Quem é este rei que demonstra sua realeza, cavalgando um jumento, enquanto seus súditos não lhe estendem tapete vermelho, mas folhas de árvores, como ocorreu por ocasião de sua entrada em Jerusalém? Quem é este rei, finalmente, cujo primeiro trono foi uma manjedoura de animais e o último, uma cruz?

Quem é este rei que vem, não para ser servido, mas para servir? Quem é este rei sem exército e sem ambição política? Todas estas são perguntas humanas às quais o Filho de Deus responde divinamente: “O meu reino não é deste mundo; se fosse deste mundo eu teria guardas que lutariam para que eu não fosse entregue nas mãos dos judeus” (Jo 18,36).

Durante toda a sua vida, Jesus anunciou a chegada do Reino de Deus e, em toda a sua vida, lutou contra as confusões que povo e autoridades faziam relativas à sua identidade. Os seus interlocutores, quer fossem militantes zelotes, aristocratas saduceus, piedosos fariseus ou mesmo seus discípulos, não compreenderam que, no seu Reino, não existe título honorífico, pessoas que exigem ser chamadas de “mestres” ou “benfeitores”. Não há pessoas que mandam e pessoas que obedecem, alguns que são os primeiros e outros que são os últimos, mas pessoas que são irmãos e irmãs.

Para compreender que o Reino de Jesus é um reino de serviço, de amor, de misericórdia é indispensável promover uma completa reviravolta em nossa mentalidade e cultura.

Com o Bom Ladrão, apressemo-nos em dizer: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres inaugurar o teu Reino” (Lc 23,42).

Encerra-se o “Ano da Fé”: a fé é a luz para os nossos passos; é ver o invisível.

Padre Dalmo celebra na próxima quinta-feira, 28, encerrando o ciclo deste ano.

Começa nesta quinta, 28, a 19ª edição da Feira da Amizade, que tem confir-mados cinquenta expositores.

Page 2: Encerra-se o “Ano da Fé”: a fé é a luz Começa nesta quinta ...nsrainha.com.br/content/uploads/informativo 649_web.pdfde onde vem seu senhorio e em quais valores está imerso

2

Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente.

I Leitura (2 Sm 5,1-3)Salmo Responsorial 121(122)II Leitura (Cl 1,12-20)Evangelho (Lc 23,35-43)

2ª f.: Dn 1,1-6.8-20; Sl Dn 3; Lc 21,1-43ª f.: Dn 2,31-45; Sl Dn 3; Lc 21,5-114ª f.: Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28; Sl Dn 3; Lc 21,12-195ª f.: Dn 6,12-28; Sl Dn 3; Lc 21,20-286ª f.: Dn 7,2-14; Sl Dn 3; Lc 21,29-33Sábado: Rm 10,9-18; Sl 18(19A); Mt 4,18-22Domingo: Is 2,1-5; Sl 121(122); Rm 13,11-14; Mt 24,37-44

Irmãos e irmãs, graça e paz!

Este domingo se reveste de um especial significado, pois fechamos dois importantes ciclos: o ano litúrgico e o ano da fé. E tudo isso acontece sob o véu grandioso da solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo. De fato, temos muitos motivos para nos alegrar e alargar ainda mais o coração para receber as graças que o Senhor reserva para cada um de nós.

O ano da fé conclamado pelo Papa Emérito Bento XVI fez despontar na Igreja uma renovada experiência do significado do acreditar, do confiar, do ter fé. E isso é central para a nossa vida cristã, uma vez que a fé, dom precioso do Pai para todos nós, é certeza daquilo que se espera, é o abandonar-se diariamente nas mãos de Deus e ter a certeza inabalável que ele nos ama e quer que sejamos felizes e plenos. Que o Senhor derrame copiosamente em nossos corações o Espírito Santo para aumentar em nós o dom da fé concedido no Batismo e nos instruir na Verdade que conduz à vida. O ano especial de graças termina, mas devemos manter acesa sem cessar no coração essa chama que ilumina os nossos passos e nos dá a garantia do belíssimo horizonte que Deus sonhou para mim e para você.

A Solenidade de Cristo Rei conclui o ano litúrgico com a imagem do Cristo triunfante, Rei e Senhor invencível. E para descobrir o real significado desta invencibilidade do Salvador, para saber de onde vem seu senhorio e em quais valores está imerso o seu reinado, o evangelista Lucas, no texto desta celebração, nos apresenta o Cristo Crucificado, chagado pelos pecados do homem, cordeiro levado ao abate diante do qual todos viram o rosto! Que realidade maravilhosa: a cruz é seu trono e a obediência ao Pai seu cetro! O reino de Jesus é aquele onde a caridade e a entrega ao próximo tem o primeiro lugar. Em seu Santo Sacrifício o Mestre vive radicalmente o mandamento do amor que deixou para todos que o querem seguir e tomar parte de seu triunfo na glória dos Céus. E para lá que caminhamos, para a glória definitiva. Esta é a promessa que Ele concede aos que se colocaram, neste mundo, sob sua guia, sob seu reinado. Deus os abençoe!

Pe. Alexandre Fernandes de Oliveira

Agora temos um novo espaço de evangelização e diálogo todas às quintas-feiras, às 6h50 da manhã, na Rádio Globo AM 1150.

A nosso encontro se chama “Palavra Amiga” dentro do programa “A Hora é Agora”.Deus abençoe mais esse meio de comunicação e propagação do Evangelho.

Eu espero por você!

Acompanhe as notícias da paróquia no www.nsrainha.com e na rádio Belvedere FM 87,9.

3

Todo ser humano desenvolve toda sua experiência existencial entre dramas e ameaças: viver entre a vida e a morte; entre o amor de Deus e sua cólera. E a fé aparece como a bússola que indica a vida e amor, enquanto que a incredulidade aponta para a morte e para a ira de Deus. Trata-se de uma reflexão de grande complexidade. E nosso embaraço torna-se ainda maior quando o tema é a salvação eterna, a salvação do homem, visto que só se alcança a salvação através da fé. Só de falar a palavra “salvação” já nos deparamos com a realidade de uma existência ameaçada, suscetível de escapar da morte ou de cair nela; existência julgada, passível de perdão ou de condenação; existência trágica, capaz de terminar na infidelidade ou na bem-aventurança. Crer ou não crer: eis a questão! Eis o problema. O mundo hoje parece caminhar para o ateísmo desenfreado. A fé parece que vai, aos poucos, se tornando uma pequena ilha num enorme oceano de incredulidade. Na verdade, fé e ateísmo serão sempre a realidade de toda a humanidade, em todas as coordenadas de

tempo e espaço. Dentro da realidade de cada um de nós existe sempre um crente e um ateu. No ateu que habita em nós, o crente é o eterno pesadelo. Já no crente que habita em nós, o ateísmo é a eterna tentação. A experiência dos santos pode nos ajudar a perceber esta dimensão de nossa existência.

Ninguém como Santa Teresinha do Menino Jesus, por exemplo, poderia considerar-se mais isenta da tentação

do ateísmo. Mas mesmo circundada de gigantescos muros e vivendo sob a solidez de uma religiosidade, mesmo com todo o aparato de austeridade do Carmelo, lemos como na sua autobiografia, ela alude aos seus problemas de fé. A fé é a luz para os nossos passos. A fé é o indicador para o nosso caminho. A fé é aceitar o inaceitável ou o incompreensível. A fé é ver o invisível. A fé é o caminho da salvação. Por isso neste ano da fé que vai terminando tivemos a oportunidade de aprofundar a fé crida, celebrada e testemunhada. Encerra-se o ano da fé, é verdade, mas a tarefa de continuarmos aprofundando nossas reflexões não termina aqui. Cabe a nós homens e mulheres de fé levar ao mundo a consciência do quanto a fé tem para oferecer na construção de um mundo de paz, amor e fraternidade. Procuremos conhecer mais e melhor a Encíclica do Papa Francisco “Lumen Fidei”. Sejamos verdadeiros arautos da fé em Cristo Jesus , Ressuscitado e Vivo, Senhor do Universo e Mediador de nossa salvação.

Padre Dalmo Riggio

Na próxima quinta-feira, dia 28, às 19h, a NSRainha se reúne como família para celebrar a santa missa em língua italiana. A celebração será presidida pelo vigário paroquial, Padre Dalmo Riggio, e é toda preparada em italiano, desde os cantos até a homilia e os textos rituais. Segundo Padre Dalmo “é uma bela experiência, pois evidencia-se de maneira bastante real a universalidade da Igreja”. O sacerdote ainda acrescentou que “independentemente do idioma, a missa é uma realidade central na vida de cada cristão”. A celebração da próxima quinta-feira encerra o ciclo deste ano. Para a paroquiana Elena Tornetti, “rezar na língua nativa dos pais é muito gratificante. Adoro as músicas, gosto de acompanhar atentamente as leituras e a homilia. Sinto-me com o coração cheio de alegria todas

as vezes que participo”. A missa italiana é uma ótima experiência para os estudantes de italiano, para aqueles que gostam do idioma e para os que apreciam rezar ao único Deus em uma língua diversa. Todos estão convidados para este momento de fé, oração e cultura. Dia 24, às 19h, na NSRainha!

Page 3: Encerra-se o “Ano da Fé”: a fé é a luz Começa nesta quinta ...nsrainha.com.br/content/uploads/informativo 649_web.pdfde onde vem seu senhorio e em quais valores está imerso

Durante vários meses deste ano, toda quarta-feira, o animado Grupo Tear – um grupo especial de senhoras da Paróquia Nossa Senhora Rainha se reuniu, no salão Mateus, para confecção de trabalhos manuais, avaliação e organização da Feira da Amizade que acontece no próximo dia 28 e vai até o dia 1º de dezembro.

A Feira está em sua 19ª edição e tem confirmados cinquenta expositores.O encontro semanal é um momento de boa convivência, confraternização e alegria. Tempo para o preparo de todo material que será exposto

e vendido na feira. Elas bordaram panos de prato, toalhas de rosto, conversaram muito, trocaram experiências, deram muitas gargalhadas e mostraram que estão de bem com a vida. Atualmente, cerca de vinte voluntárias fazem parte do Tear da NSRainha, que fazem desse trabalho manual uma maneira bonita de servir a Deus e aos irmãos mais necessitados.

Não deixe para o último dia da feira. Essa é mais uma grande oportunidade para você adquirir ótimos produtos para a sua família e amigos. O dinheiro

arrecadado na Feira é revertido para os trabalhos sociais desenvolvidos pela paróquia.

Informações: Secretaria da Paróquia (31) 3286-3034

Três dias especiais para os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Rainha que puderam ver e ouvir de perto uma das maiores vozes da Igreja Católica no mundo.

Estamos falando da Irmã Kelly Patrícia, fundadora do Instituto Hesed, dona de uma voz suave, quase silenciosa, e com um repertório que vai desde músicas fortes de meditação, como as composições da Noite Escura de São João da Cruz, até a singela e especial música dedicada ao Anjo da Guarda.

Ela participou das missas no domingo (17), de uma santa celebração especial na segunda (18) com padre Alexandre, e também cantou, encantou e emocionou muita gente no Grupo de Oração com a dra. Filó, na terça-feira (19).

Irmã Kelly tem uma vida dedicada a experimentar, viver e “cantar as misericórdias do Senhor”, por meio da oração, adoração, contemplação, expiação, celebração, ação de graças e missão.

Em maio de 2011, durante cerimônia transmitida pela TV Século XXI, a Ir. Kelly Patrícia foi premiada com o Troféu “Louvemos o Senhor”, o prêmio nacional da música católica, nas categorias de melhor cantora do ano e melhor gravação do ano, com o álbum “Busca de Deus”. Também neste ano, Ir. Kelly Patrícia ganhou disco de ouro da Gravadora

Canção Nova pelo CD “Viver de Fé”. Seus cds e dvds podem ser encontrados na Loja NSRainha, dentre eles “Anjo da Guarda”.

A irmã, juntamente com o ministério de música do Instituto Hesed realizam momentos de intensa oração em vários lugares do Brasil e do exterior através da música, buscando proporcionar experiências de paz, reencontro com Deus e suscitando o chamado vocacional no coração de muitos. Mais informações sobre a Irmã: http://www.institutohesed.org.br/

Irmã Kelly Patrícia veio a Belo Horizonte a convite da Paróquia para gravar um programa especial dentro da nova temporada do “Vai na Fé”, chamado “Vitrola da Fé”.

Nossos agradecimentos especiais à Irmã Kelly Patrícia, Irmã Tereza Maria, Irmã Jane Madeleine, Irmã Maria Sagrado Coração, Irmã Maria Goreti e Irmã Beatriz Maria.

4

Vamos aprender com a Sagrada Família a obediênciaàs Leis de Deus, rezando pela nossa família, e por todas as famílias do mundo.

A noite desta segunda-feira (25), a Paróquia Nossa Senhora Rainha será muito especial; o Terço dos Homens vai rezar os Mistérios da Glória, o Terço da Sagrada Família e conta com a presença de toda comunidade paroquial. Padre Alexandre convida a todos para este momento de fé com as bênçãos de Nossa Senhora, que fortalece a caminhada de toda a família, este pilar para a sociedade. O Terço é um momento de ação de graças por tudo que tem acontecido nas nossas vidas.

O Terço dos Homens da NSRainha existe há 2 anose acontece na última segunda-feira de cada mês, às

20h, com a entrada da imagem de Nossa Senhora e do seu manto sagrado. Logo após, inicia-se a recitação tradicional do Terço, sendo cada parte da oração realizada por um convidado. Ao final passa-se o manto de Nossa Senhora sobre os participantes, abençoando-os.

Em dezembro o Terço dos Homens acontece no dia 16, e serão contemplados os Mistérios da Alegria.

Venha participar deste movimento de fé, confraternização, partilha, oração, amor a Deus e à Nossa Senhora, principalmente, na alegria de reunir toda a família cristã.

24/11 Ernani Miranda de Souza Luci Vilela Junqueira Marcelo Silas Rancanti Marcos Vinícius Froes R. Martins Rosa Alda de Meira Camelo Walter Guimarães Leite25/11 Ana Cristina Lobo Antônio Carlos Marzinetti Bruno Abreu de Oliveira Joaquim Batista dos Santos Juliano Soares Simões26/11 Gisele de Matos Fonseca Ramiro Botelho Ulhôa27/11 Juarez de Carvalho Campos Roberto Mário Gonçalves S. Filho28/11 Agostinho de Mello Neto Marcos Manfré Afonso Vany Pires Chaves Parreiras29/11 Desirée de Fátima Moraes Alves Elson Eduardo de Souza Maria Paula Carvalho Pereira Paula Botelho Almeida30/11 Andrea Coelho Brasil Mara Durães Nazaré Magalhães Marco Aurélio Toledo de Miranda Maria de Fátima Maruch Silvana Regina Alves Guimarães Maia

Os cumprimentos e orações de toda Paróquia aos nossos irmãos dizimistas

Campanha de Doação de brinquedos

As gêmeas Andressa e Alyssa de Andrade Neves Lauar (8), que foram batizadas na Paróquia NSRainha, logo que ficaram sabendo da campanha de doação de brinquedos para as crianças em tratamento de Câncer do Hospital da Santa Casa, fizeram uma grande mobilização na família, no prédio e na escola. A mãe, a advogada Érica Lisboa Lauar ressalta a importância desse gesto das filhas. “Elas ganham muitos brinquedos e muitas vezes ficam guardados. Nasceu no coração delas essa atitude de doar. Nós, pais devemos ensinar a solidariedade dentro de casa; devemos valorizar o que temos e saber que muita gente não tem. O nosso pouco pode ser muito e fazer a diferença para uma outra criança,

uma família. Gostamos de ajudar, de doar. Isso fortalece a relação familiar e os valores humanos . O exemplo de hoje fica no coração para o dia de amanhã.”

Pais e filhos: Grupo de Oração com a dra. Filó e Perseverança

Deixamos no coração das crianças. Eles é que lembram do encontro da Perseverança e nós, pais, fazemos a nossa parte. Trazemos com muito carinho, fazemos tudo para apoiar. Eles falaram que gostaram muito do Pachecão. Vamos buscá-los na escola e de lá viemos direto pra cá. Enquanto isso, nós aproveitamos e participamos de outra bênção de Deus na paróquia, o Grupo de Oração com a dra. Filó. Bênção para toda a família. Dra. Filó emociona, toca o nosso coração, fala na nossa alma. Precisamos dar mais valor no nosso dia a dia. Temos que agradecer muito. Somos abençoados.” Weslei Rocha, Jussara Azevedo e os filhos Leandro e Lucas.

Page 4: Encerra-se o “Ano da Fé”: a fé é a luz Começa nesta quinta ...nsrainha.com.br/content/uploads/informativo 649_web.pdfde onde vem seu senhorio e em quais valores está imerso

Apoio:

SECRETARIA PAROQUIAL Telefone: (31) 3286-3034Rua Modesto Carvalho Araújo, 227 – Belvedere – 30320-410 Belo Horizonte – MG | [email protected]: Segunda à quinta-feira: 9h às 19h | Sexta-feira: de 9h às 18h Sábado: de 9h às 12h

SEGUNDA-FEIRA10h Curso de Bíblia com Pe. Dalmo - Auditório Paulo14h30 Oração Centrante – sala João19h30 Curso de Bíblia com a Profª Milene – Auditório Paulo19h30 Iniciação Cristã para Adultos – sala Filipe20h Pastoral da Sobriedade – sala Mateus20h Terço dos Homens

SEXTA-FEIRA15h Terço da Misericórdia e Missa

SÁBADO17h Missa

DOMINGO08h45 Missa / NÃO TEREMOS “Cantinho do Céu”10h30 Missa / NÃO TEREMOS “Cantinho do Céu”12h Missa16H Encontro do GOFF17h45 Missa19h30 Missa

QUARTA-FEIRA07h Missa17h e 19h Catequese 19h Catequese

QUINTA-FEIRA15h Curso de Bíblia com a Profª Milene 15h Terço da Misericórdia – Adoração ao Santíssimo Sacramento – Oração do Rosário15h INÍCIO DA 19ª FEIRA DA AMIZADE – Salão Paroquial Pedro 19h Missa em italiano - celebrante: Pe. Dalmo

6

TERÇA-FEIRA7h Missa9h30 Curso de Bíblia com a Profª Milene – Aud. Paulo17h Curso de Bíblia com Pe. Dalmo - Escritos Paulinos – Auditório Paulo19h Perseverança – Salão Paroquial Pedro19h30 Grupo de Convivência – sala Mateus19h30 Grupo de Oração – palestrante: Dra. Filó

Acompanhe as notícias da paróquia no www.nsrainha.com e na rádio Belvedere FM 87,9.