tempo de ler_maio 2013

27
1

Upload: eunice-silva

Post on 22-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista sobre livros, lançamentos, autores.

TRANSCRIPT

Page 1: Tempo de Ler_Maio 2013

1

Page 2: Tempo de Ler_Maio 2013

Novidades Abril: 3Destaques Abril: 8Novidades Maio: 13Os Mais Vendidos em Portugal: 16Notícias: 17Pulitzer 2013: 19Autor do Mês – Dan Brown: 21O Que andei a ler em Abril: 23

2

Page 3: Tempo de Ler_Maio 2013
Page 4: Tempo de Ler_Maio 2013

4

Page 5: Tempo de Ler_Maio 2013

5

Page 6: Tempo de Ler_Maio 2013

6

Page 7: Tempo de Ler_Maio 2013

7

Page 8: Tempo de Ler_Maio 2013

8

A Praia das Pétalas de Rosa é o mais recente livro de Dorothy Koomson editado em Portugal. Depois de quinze anos de um grande amor e um casamento perfeito, Scott, marido de Tamia, é acusado de algo impensável e tudo aquilo em que ela acreditava - amizade, família, amor e intimidade - parece não ter qualquer valor. O que estaria disposta a fazer para salvar a sua família?

O 3º livro da série Tornleigh, A Rainha Cativa, chega agora às nossas prateleiras para nos levar até à Inglaterra do século XVI, no rescaldo da fracassada Revolta de Wyatt. Embora Honor esteja disposta a pôr em risco a sua segurança pela futura rainha, Isabel I, a participação numa nova revolta contra a impiedosa Maria, Rainha dos Escoceses, obriga-a a fazer uma escolha impossível…

Ken Follett está de volta com mais um excelente thriller, baseado em factos históricos, intitulado Triplo. Em 1968 Israel esteve envolvida no desaparecimento de 200 toneladas de urânio mas nunca foi possível determinar como um carregamento destas dimensões desapareceu no mar alto, sem deixar provas.

Page 9: Tempo de Ler_Maio 2013

9

A editora TopSeller lançou este mês a edição portuguesa do primeiro livro da série Private, de James Patterson: Agência Internacional de Investigação, uma reputada agência de investigação e segurança herdada pelo ex-fuzileiro Jack Morgan a quem chegam diariamente os segredos dos homens e mulheres mais poderosos.

Na Galileia, em 1025, um cavaleiro templário infiltra-se numa cidadela antiga e descobre um tesouro sagrado há muito escondido no labirinto do forte: o Bachal Isu, um ícone de valor incalculável que contém um poder misterioso e aterrador que promete mudar a humanidade para sempre. Este é o enredo de Linhagem Sangrenta, o novo livro de James Rollins; o 8º volume da série Sigma Force.

Uma das nossas autoras favoritas, Nora Roberts, voltou à lista de novidades no mês de Abril com o romance Um Dia Perfeito, o primeiro livro da série Quarteto de Noivas! Mackensie Elliot é uma fotógrafa bonita e independente que adora captar os momentos felizes e únicos que descobre nos casamentos. Mas tanta felicidade ao seu redor por vezes recorda-lhe um passado de amargura e que quer deixar para trás.(Ler Opinião)

Page 10: Tempo de Ler_Maio 2013

10

Eu, pessoalmente, ADORO esta série! Ninguém consegue colorir Romance Histórico com o humor de Julia Quinn!Em Abril, Amor e Enganos, o terceiro livro da série Bridgerton, estava definitivamente no topo da minha lista de livros a adquirir!Sophie Beckett tinha um plano ousado: fugir de casa para ir ao famoso baile de máscaras de Lady Bridgerton. Apesar de ser filha de um conde, ela viu todos os privilégios a que estava habituada serem-lhe negados pela madrasta, que a relegou para o papel de criada. Mas na noite da festa, a sorte está do seu lado. Sophie não só consegue infiltrar-se no baile como conhece o seu Príncipe Encantado…(Ler Opinião)

E já que estamos a falar de fantásticas séries de Romance Histórico: Abril foi também o mês de lançamento do primeiro livro da série Bedwyn, depois das prequelas Uma Última Noite e Um Verão Inesquecível.Em Ligeiramente Casados, Aidan, um nobre orgulhoso tem também um coração leal e apaixonado prometeu confortar e proteger a irmã do soldado falecido, mas nunca pensou deparar com uma mulher como Eve Morris.(Ler Opinião)

Page 11: Tempo de Ler_Maio 2013

11

Continuando com as séries…

No género da literatura erótica, saiu o 2º livro da Saga de Gabriel, O Êxtase de Gabriel que é já um sucesso de vendas no nosso país.Nesta brilhante sequela, O Êxtase de Gabriel, Sylvain Reynard tece uma sofisticada história de amor que irá tocar para sempre a alma, o corpo e a mente do leitor.

Escondida é o 10º livro da série Casa da Noite a ser editado em Portugal. Finalmente Zoey conseguiu o que queria. A verdade sobre Neferet é revelada e o mal é exposto, mas a vampyra está longe de se dar por derrotada e inicia uma série de ataques devastadores.

No 2º livro da Trilogia Todas as Almas, Nas Trevas da Noite , Diana e Matthew viajam no tempo para a Londres de 1590, mas rapidamente se apercebem de que o passado pode não ser um lugar seguro. Matthew alia-se ao Escolha da Noite, um grupo radical de amigos e desregrados demónios, onde se encontram o dramaturgo Christopher Marlowe e o matemático Thomas Harriot e ao assumir as suas anteriores funções como espião de Isabel I, fica em contato com o submundo de uma Londres em ebulição e sedenta da caça às bruxas.

Page 12: Tempo de Ler_Maio 2013

12

Quanto a autores portugueses destaco a biografia de Fernanda Serrano, intitulada Também Há Finais Felizes. No dia do nascimento da sua segunda criança, por mero acaso, Fernanda Serrano tocou no peito e sentiu um caroço, um cancro, como mais tarde se concluiu - e muito agressivo. Depois de muita luta, a actriz conseguiu ultrapassar a doença só que, três meses depois, tudo desabou outra vez. A única coisa que os médicos lhe tinham proibido aconteceu: Fernanda engravidou e voltou, assim, a ficar numa situação dramática.

E, num género bem diferente, destaco Liliana Lavado com um autêntica caça ao tesouro: Inverno de Sombras, protagonizado por seres mágicos, feiticeiros poderosos sedentos de sangue. Em 1833, em Lisboa, cinco monges reúnem-se para decidir o destino a dar a uma caixa secreta e à sua chave. Muitos anos depois, uma família ainda as guarda, escondidas do mundo através das gerações. Mas há alguém que entende que é a chegada a hora desse poder lhe pertencer e está decidido a encontra-las e a fazê-las mudar de mãos.

Page 13: Tempo de Ler_Maio 2013
Page 14: Tempo de Ler_Maio 2013

14

Page 15: Tempo de Ler_Maio 2013

15

Page 16: Tempo de Ler_Maio 2013

16

A literatura erótica continua a ter uma enorme relevância na lista de livros mais vendidos em Portugal, especialmente com a trilogia As Cinquenta Sombras de Grey, mas também com o 2º livro da série Crossfire, Refletida; O Inferno de Gabriel e O Êxtase de Gabriel; e o recente S.E.C.R.E.T.

Desde que foi lançado, A Filha do Papa tem figurado em posições de prestígio entre os livros mais vendidos; tal como O Livreiro, O Impiedoso País das Maravilhas e Manuscrito Encontrado em Accra.

As preferências dos leitores portugueses incluem também o thriller Em Parte Incerta, A Vidente (série Joona Linna #3), A Confissão e A Filha do Conspirador (Guerra Entre Primos #4).

Férias em Saint-Tropez tem-se revelado uma das escolhas preferidas das leitoras de romance feminino.

Page 17: Tempo de Ler_Maio 2013

17

Feira do Livro do Porto suspensa

A autora da série Divergent revelou o título atribuído ao terceiro e útlimo livro da série: Allegiant!Na conclusão da trilogia, com lançamento agendado para 22 de Outubro do presente ano, Tris Prior terá que enfrentar difíceis escolhas quanto à sua lealdade e à forma como poderá viver fora de Chicago.

Veronica Roth divulga título do 3º livro

Page 18: Tempo de Ler_Maio 2013

18

Exumação de Pablo Neruda

Page 19: Tempo de Ler_Maio 2013

19

Na categoria de Ficção, o prémio foi atribuído ao escritor Adam Johnson pelo livroThe Orphan Master’s Son, «um romance requintadamente trabalhado que leva o leitor numa viagem aventureira através das profundezas do regime totalitário da Coreia do Norte e dos mais íntimos espaços do coração humano», de acordo com o conselho responsável pela atribuição do prémio literário. Este ano o nível de expectativa quanto à atribuição de prémio nesta categoria era muito elevado já que no ano passado, e pela primeira vez em 35 anos, não foi atribuído nenhum prémio em Ficção.

Nathan Englander (What We Talk About When We Talk About Anne Frank) e Eowyn Ivey (The Snow Child) foram finalistas nesta categoria. 

No género Drama, o prémio Pulitzer foi entregue a Ayad Akhtar por Disgraced. 

Friedrik Logevall recebeu o prémio na categoria de História, pelo livro Embers of War: The Fall of an Empire and the Making of America’s Vietnam, deixando para trás os finalistas Bernard Bailyn (The Barbarous Years: The Peopling of British North America: The Conflict of Civilizations, 1600-1675) e John Fabian Witt (Lincoln’s Code: The Laws of War in American History).

Page 20: Tempo de Ler_Maio 2013

20

A Biografia vencedora foi The Black Count: Glory, Revolution, Betrayal, and the Real Count of Monte Cristo, do escritor Tom Reiss. 

Na categoria de Poesia, o prémio foi atribuídos a Sharon Olds por Stag's Leap, um conjunto de poemas escritos após a conclusão do casamento de 30 anos da poetisa, em 1997. Collected Poems, de Jack Gilbert e The Abundance of Nothing, de Bruce Weigl, faziam parte dos finalistas nesta categoria. 

O livro Devil in the Grove: Thurgood Marshall, the Groveland Boys, and the Dawn of a New America, de Gilbert King, foi premiado pelo prémio Pulitzer na categoria de literatura não ficcional. 

Por último, Partita for 8 Voices, uma peça musical escrita por Caroline Shaw, venceu na categoria de Música.

Os prémios Pulitzer começaram a ser distribuídos em 1917, sob a administração da Columbia University e são actualmente os mais prestigiados e publicitados prémios americanos atribuídos a autores, argumentistas, compositores e jornalistas. Cada vencedor recebe $10.000 e um nível de publicidade ao seu trabalho que não só aumenta grandemente o número de vendas mas também permitirá definir as suas carreiras. 

Para conhecer os vencedores em Jornalismo, clique aqui.

Fontes: The New York Times; USA Today; The Pulitzer Prizes; 

Page 21: Tempo de Ler_Maio 2013

21

O autor norte americano, Dan Brown, ficou conhecido pelo sucesso do seu livro Código Da Vinci, com mais de 80 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O mais velho detrês filhos, Brown distribui os seus interesses pela criptografia, códigos e chaves, uma vertente que usa bastante na construção das suas obras. Filho de uma organista de igreja e de um professor de matemática, Dan Brown formou-se no Amherts College e na Phillips Exeter Academy onde trabalhou como professor de inglês antes de concentrar as suas atenções na escrita a tempo inteiro. 

Os seus livros foram traduzidos para 52 línguas, e Dan Brown tem o mérito de ter conseguido colocar quatro dos seus livros em simultâneo na lista de mais vendidos do New York Times. 

Apesar do mediatismo que O Código Da Vinci atraiu, bem como a polémica que gerou grassando ao seu autor adjetivos menos agradáveis, incluindo a designação de anti-Cristo, Brown afirma que o seu objetivo neste tipo de escrita é a promoção de discussões espirituais e do debate, levando as pessoas a explorar a sua própria fé. 

Dan Brown foi nomeado em 2005 como uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time. Motivo? - manter industria de publicação literária a correr, renovar o

Page 22: Tempo de Ler_Maio 2013

22

interesse por Leonardo da Vinci e pela história do cristianismo, promover o aumento de turismo em Paris e Roma, o aumento de membros de sociedades secretas, desencadear a ira dos Cardinais de Roma, a publicação de diversos thrillers históricos por outros autores e 7 guias para os seus próprios livros e um filme de grande sucesso. 

Além de O Código Da Vinci, Dan Brown é autor deFortaleza Digital, Anjos e Demónios, O Símbolo Perdido, A Conspiração e o mais recente, a ser editado pela Bertrand em Julho de 2013: Inferno. 

Curiosidades:O nome de Robert Langdon tem origem em John Langdon, o artista que criou o ambigrama utilizado na capa americana de Anjos e Demónios. O nome do editor de Robert Langdon, Jonas Faukman, é uma brincadeira com Jason Kaufman, editor de Dan Brown. A personagem Leigh Teabing de O Código Da Vinci é uma homenagem aos autores de O Santo Graal e Linhagem Sagrada - Richard Leigh e Michael Baignet (Teabing é anagrama de Baignet).

Page 23: Tempo de Ler_Maio 2013

23

O Que Andei a Ler: AbrilO Que Andei a Ler: Abril

Preferidos do Mês:1. O Processo - 5★2. Amor e Enganos- 5 ★3. A Loja dos Suicídios - 4★4. Irmãos de Sangue - 4★5. Ligeiramente Casados - 4★6. A Filha do Papa - 4★7. O Verão dos Segredos - 3★8. Um Dia Perfeito - 3★9. À Procura de Alasca - 3★

Page 24: Tempo de Ler_Maio 2013

24

Comecei o mês a ler O Verão dos Segredos, um livro cheio de surpresas e reviravoltas que nos prende do início ao fim. O cenário é esplendidamente exótico e serve-nos como estimulante pano de fundo enquanto somos conduzidos até à resolução do mistério... Contudo, e apesar de ser (pelo menos para mim) bastante inesperado, o final deixou um bocadinho a desejar.

Em A Loja dos Suicídios Jean Teulé oferece-nos uma narrativa simples cheia de pormenores vividamente descritos que nos deleitam com a sua hilaridade e ironia. O sentido de humor do autor, deliciosamente sombrio e macabro, resultou em algo que, além de uma fabulosa leitura, é uma óptima experiência.

Na segunda semana do mês terminei A Filha do Papa e, de uma forma bastante resumida e geral: gostei bastante! O enredo é intrigante e o autor, Luís Miguel Rocha, partilhou através desta impressionante narrativa informações que transformam o livro rico em conteúdo e sedutoramente denunciador.

Numa narrativa envolvente e cheia de acção, Nora Roberts dá início à trilogia Signo dos Sete com Irmãos de Sangue equilibrando, como ninguém, os diversos elementos que constituem este enredo. Adorei a história e a forma como a autora a desenvolveu e fiquei super curiosa para continuar esta trilogia.

Depois das prequelas Uma Noite de Amor e Um Verão Inesquecível, chega o primeiro livro da Saga Bedwin: Ligeiramente Casados... Mais uma vez, adorei a

Page 25: Tempo de Ler_Maio 2013

25

maneira como a autora recheia a narrativa com detalhes esplendorosos da época mas sem no entanto os debitar de forma exaustiva. Gostei bastante tanto do enredo como das personagens que o protagonizam: Eve e Aiden! Mau mesmo só o facto de ter que esperar pelo próximo.

Em À Procura de Alasca também gostei das personagens mas, completamente condicionada pelo facto de ter gostado tanto de A Culpa é das Estrelas, não consegui identificar neste livro a mesma profundidade filosófica nem a mesma validade nos dilemas existenciais dos jovens personagens. Ainda assim, a leitura é jovial e agradável, transportando mensagens bastante significativas.

Em Um Dia Perfeito, a escrita de Nora Roberts é, como sempre, 5 ! As descrições são óptimas, a caracterização das ★personagens é detalhada mas objectiva e o estilo de narrativa é elegante mas contemporâneo. Infelizmente, o elemento fraco deste livro é mesmo o seu enredo...

«Entra-se em certos livros e em certos escritores como numa casa familiar» (Fernando Namora: «Jornal Sem Data»). Para mim, e para o bem ou mal que isso possa implicar, um destes escritores é Kafka. O Processo é o meu terceiro livro de Kafka e, tal como aconteceu com os dois primeiros, especialmente A Metamorfose, adorei!

Amor e Enganos, o fabuloso terceiro livro da série Bridgerton, foi a minha última leitura deste mês... e não podia ter acabado melhor! Julia Quinn conseguiu pegar

Page 26: Tempo de Ler_Maio 2013

26

num clássico tão nosso conhecido e ainda assim manter a originalidade, enriquecendo-o com o seu excelente sentido de humor, sem cortar na componente romântica, mágica e

sonhadora.

Em suma: gostei de todos os livros que li este mês e não há nenhum cuja leitura eu não recomende! ( っ◕‿◕ ) っ ♥

Page 27: Tempo de Ler_Maio 2013

27