tempo aspeto modalidade

5
Tempo A localização temporal pode ser estabelecida em função: do momento em que um enunciado é produzido (funcionando deiticamente ), (vi) Localização temporal expressa deiticamente: Ex: Amanhã não há aula. (a referência de "amanhã" só é identificável se se conhecer o momento em que o enunciado é produzido) de um valor temporal expresso que é tomado como ponto de referência ou perspetiva (funcionando anaforicamente). (vii) Localização temporal expressa anaforicamente: Ex: Em 2004, deu-se uma revolução. Mas não foi apenas isso o que aconteceu nesse ano. (a referência de "nesse ano" é determinada pela ocorrência da expressão "em 2004")

Upload: blog12cad

Post on 21-Dec-2014

359 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Tempo aspeto modalidade

Tempo  A localização temporal pode ser estabelecida em função: •  do momento em que um enunciado é produzido (funcionando deiticamente), (vi) Localização temporal expressa deiticamente: Ex: Amanhã não há aula. (a referência de "amanhã" só é identificável se se conhecer o momento em que o enunciado é produzido) • de um valor temporal expresso que é tomado como ponto de referência ou perspetiva (funcionando anaforicamente).

(vii) Localização temporal expressa anaforicamente: Ex: Em 2004, deu-se uma revolução. Mas não foi apenas isso o que aconteceu nesse ano. (a referência de "nesse ano" é determinada pela ocorrência da expressão "em 2004")

Page 2: Tempo aspeto modalidade

Através desta categoria, é possível, face ao tempo que é tomado como referência, estabelecer relações de ordem cronológica de:

 

•  SIMULTANEIDADE (viii) Relação de simultaneidade (parcial ou total) entre duas situações ou face ao momento em que o enunciado é produzido: Tu entraste na sala, quando eu estava a falar. A Maria está em casa agora.

•  ANTERIORIDADE (ix) Relação de anterioridade entre uma situação e outra: Eu discursei antes de o Pedro chegar ao jantar. Relação de anterioridade face ao tempo em que o enunciado é produzido: A Maria esteve em casa. Em 1974, dá-se uma revolução em Portugal.

•  POSTERIORIDADE (x): Relação de posterioridade entre uma situação e outra: Vou sair depois de te ires embora. Relação de posterioridade face ao tempo em que o enunciado é produzido: A Ana casa-se na próxima semana. Amanhã, não vai chover.

Page 3: Tempo aspeto modalidade

ASPETO

LEXICAL (expresso pelo significado de uma palavra ou conjunto de palavras)

SITUAÇÕES ESTATIVAS (não levam a mudança de estado e

são durativas)

EVENTOS (implicam mudança de estado)

Durativos

Não durativos (situações pontuais, momentâneas

Escreveu um livro notável. Eu li o livro.

- Ele conhece a situação como ninguém. - O Pedro mora no Porto. - Eu gosto de poesia. - Ele fala espanhol

- Senti-me sozinho naquele momento. - O João abriu a porta. - O João espirrou. - O Pedro atirou a bola para a baliza. - A vítima morreu.

Aspeto e modalidade

Page 4: Tempo aspeto modalidade

ASPETO

GRAMATICAL (construído através da combinação entre a informação dada pelo aspeto lexical e o valor dos tempos verbais, de verbos auxiliares, de estruturas de quantificação, de tipos de

nomes ou de modificadores)

Saí logo que pude.

Estou a preparar-me para sair.

Valor perfetivo

Valor imperfetivo

Habitualmente, vejo o Telejornal.

O homem é racional.

Valor habitual

Valor genérico

Tens andado preocupado.

Valor iterativo

Deitei-me às 23:00.

Valor pontual

Estive a estudar toda a noite.

Valor durativo

Aspeto e modalidade

Page 5: Tempo aspeto modalidade

MODALIDADE (atitude do locutor face a um enunciado ou aos participantes no discurso)

APRECIATIVA (para expressar apreciações)

- Não gostei nada do que disseste.    - Felizmente, está a chover. - Lamento que tenhas reprovado. - Francamente, esta situação não é clara.

EPISTÉMICA (para representar valores

de probabilidade, possibilidade ou certeza)

DEÔNTICA (para representar

permissão ou obrigação)

-Talvez termine a leitura do livro até sexta.    - Duvido que chova. - A Maria, certamente, não sabe do que está a falar.

-Tens de ir a minha casa amanhã. - Não entres! - Podes sair esta noite.

Aspeto e modalidade