tecnologia educacional na organizaÇÃo do...

96
TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: Possibilidades, desafios e a mediação do professor e do pedagogo neste processo. http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

Upload: vuonghanh

Post on 20-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA ORGANIZAÇÃO DO

TRABALHO PEDAGÓGICO:

Possibilidades, desafios e a mediação do professor e do pedagogo neste processo.

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

AUTORCARLINHO ALVES DOS SANTOS

• Professor de Ciências e Matemática da Rede Estadual de Ensino, vinculado a Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná – SEED.

• Professor PDE 2008/2009 – Gestão Escolar – Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu – PR.

• E-mail: [email protected]

http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/mafaldamaquina.jpg

“As tecnologias informação e comunicação facilitam o acesso a textos, documentos e mapas. Todo o acesso, de forma rápida via internet e via rede, contribui para melhorar o ensino. Isto porque seus recursos possibilitam produzir e organizar hipertextos em multimídias que combinam som, imagem, texto, movimento e animação” (TERUYA, 2006, p. 94).

E você pedagogo:

1.O que pensa sobre a utilização das novas tecnologias na educação (Computador, Internet, TV Multimídia, Pendrive, etc)?

2.Das tecnologias mencionadas, quais você já utilizou na organização de seu trabalho na escola?

PARA REFLETIR...

3.Você se considera preparado para utilizar tais recursos?

4.Na sua opinião, que fatores julga necessários para que ocorra maior utilização dos recursos disponíveis?

PARA REFLETIR...

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

A democratização do uso das tecnologias no contexto escolar contribui para organização do trabalho pedagógico e para a ação educativa ou potencializa a exclusão? Contradições, desafios e possibilidades.

PROBLEMA

OBJETO DE ESTUDO

Análise do uso das tecnologias e sua contribuição para organização do trabalho pedagógico e da ação educativa.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

COMO SURGIU A IDÉIA DO PROJETO?

• Democratização dos recursos midiáticos disponíveis na escola.

• Fluxo de informações.• Reuniões com Professores de

Matemática do NRE – necessidade de conhecer os recursos disponíveis

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

COMO O PROJETO FOI IMPLEMENTADO?

• Curso de Extensão – parceria com a Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu.

• Carga horária: 32 horas em cada curso ofertado.

• Número de Turmas: 02 turmas (no primeiro e no segundo semestre de 2009)

PÚBLICO-ALVO DO PROJETO

• Escola Estadual Beatriz Biavatti: Diretora, professores pedagogos professores de disciplinas e técnicos administrativos.

• Professores de Matemática do NRE de Francisco Beltrão.

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

REFERENCIAL TEÓRICO

A pesquisa buscou a contribuição do método materialista histórico dialético

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

TRABALHO COLETIVO PARA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS

NO CONTEXTO ESCOLAR

Na primeira parte do artigo, discute-se o trabalho coletivo e democrático como necessidade para inserção das tecnologias na organização do trabalho pedagógico.

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Na segunda parte do texto apresenta-se sugestões, com o objetivo de refletir as contradições, desafios e possibilidades de inserção das tecnologias na organização do trabalho pedagógico.

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

CAMINHOS PERCORRIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁXIS

PEDAGÓGICA

Na última parte apresenta-se o caminho percorrido na experiência, tendo em vista a construção de uma práxis pedagógica a partir do uso das tecnologias na escola.

METODOLOGIA

• Pesquisa-ação, tendo como princípio o trabalho coletivo e democrático.

• Os trabalhos realizados na forma grupo de estudos e minicursos no Laboratório Paraná Digital.

“A escolha das técnicas a utilizar e o sentido que lhes dará dependerá da atitude de cada um, no cultivo de finalidades verdadeiramente humanas, no esforço pela eliminação das circunstâncias naturais e sociais nocivas”

(PINTO, 2005, p.746).

FILMEHOLISTIC

http://www.youtube.com/watch?v=yEMtUfAmGgI

FILME HOLISTIC

Sinopse: O filme reflete sobre a evolução da tecnologia, sua contribuição e consequência para a humanidade quando não é bem utilizada. Muito interessante!

Duração: 9:25min.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yEMtUfAmGgI

PARA DISCUSSÃO...

1.O filme têm alguma relação com a proposta da tecnologia na escola?

2.O conjunto de ferramentas da tecnologia traz benefícios à ação educativa?

3.Quais são as possibilidades para organização do trabalho pedagógico?

4.Que desafios precisam ser superados?

ALGUMAS POSSIBILIDADES!Recursos tecnológicos

pesquisados

Arquivo pessoal: imagem produzida pelo autor

APRESENTAÇÕES

APRESENTAÇÕES

Criar slides, e ou, aproveitar as apresentações disponíveis na internet, representam uma possibilidade para enriquecer as aulas. Os slides podem ser criados no Escritório BrOffice.org Impress e ou no Windows Microsoft Office PowerPoint. Para utilização na TV Multimídia é necessário transformar em imagem (extensão JPG) para que possam ser reproduzidos na TV.

ÁUDIO E VÍDEOS

http://www.youtube.com/watch?v=7S3iW_sbqsA

ÁUDIO E VÍDEOS

Pesquisar áudio e vídeos na internet, fazer o dowloand (baixá-los) e transformá-los para serem utilizados na TV Multimídia, ou em ambientes digitalizados são recursos interessantes para todas as disciplinas.

BLOG

http://www.blogger.com

BLOG

Também conhecido como weblog, blogue ou caderno digital. É uma página da Web que permite a atualização rápida. Organizados cronologicamente, como um diário, permite que seja escrito por um número variável de pessoas. A criação e edição de um blog são atrativas pelas facilidades que oferecem.

COMEEKO

http://www.comeeko.com

COMEEKO

É um site com ferramentas para criar histórias em quadrinhos personalizadas. Na construção é possível definir o layout da tirinha, enviar imagens próprias, adicionar balões de diálogo e efeitos especiais. O software é grátis.

E-MAIL OU CORREIO ELETRÔNICO

http://200.189.113.93/expressoMail1_2/index.php

E-MAIL OU CORREIO ELETRÔNICO

É uma forma de comunicação entre usuários da internet, incluindo textos, imagens e arquivos. Pode ser usado entre uma pessoa e outra, ou entre várias pessoas, desde que exista uma lista específica para este fim. Um único ambiente pode ser utilizado de forma coletiva, desde que o endereço e a senha sejam comuns para o grupo.

GEOGEBRA

Arquivo pessoal: produzido pelo autor com os recursos do GeoGebra

GEOGEBRAÉ um programa livre de geometria dinâmica. Permite realizar construções utilizando pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas e funções e alterar estes objetos após construção, entre outras possibilidades. O programa reúne ferramentas tradicionais da geometria, álgebra e cálculo. O GeoGebra está disponível em múltiplas plataformas.

GIMP

É um editor de imagens e fotografias. Seu uso inclui criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover partes não desejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagens.

IMAGENS

IMAGENS

As imagens são recursos interessantes para enriquecer as aulas. É importante conhecer os programas para converter e redimensionar uma imagem preparando-a para ser utilizada na TV Multimídia e ou nos ambientes digitais de aprendizagem.

PESQUISAS NA INTERNET

http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/Noticias/virtual.jpg

PESQUISAS NA INTERNET

As pesquisas devem ser usadas, preferencialmente, em sites conhecidos garantindo a qualidade dos materiais pesquisados. É importante conhecer os mecanismos de busca, facilitando assim a localização das informações pretendidas.

PLANILHAS ELETRÔNICAS

PLANILHAS ELETRÔNICAS

As planilhas eletrônicas podem ser exploradas, por exemplo, para elaboração de tabelas e gráficos, resultados de operações matemáticas, estatística e financeira. Servem também para elaboração de cruzadinhas, caça-palavras, entre outros, permitindo maior interação do aluno nos conteúdos abordados.

PORTAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

PORTAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO

O Portal do Estado do Paraná permite o acesso a uma diversidade de informações e produções, disponibilizados nos ambientes: educadores, alunos, escola e comunidade. Implantado num modelo de aprendizagem colaborativa, visando a valorização dos saberes oferece aos educadores uma gama de possibilidade de pesquisa, bem como, espaço para inserção de suas produções.

PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO

http://www.dominiopublico.gov.br

PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO

O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital desenvolvida em software livre que oferece a todos os usuários da rede mundial, de forma livre e gratuita, o acesso às obras literárias, artísticas e científicas na forma de textos, sons, imagens e vídeos.

PORTAL DO PROFESSOR

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

PORTAL DO PROFESSOR

É um espaço gratuito, destinado a professores do ensino fundamental e médio. Oferece propostas de aulas nas diversas disciplinas de acordo com cada etapa do ensino, recursos multimídia, cursos de formação de professores, um jornal, links diversos, fóruns, blogs, entre outras opções. Entre os materiais disponíveis há fotos, mapas, vídeos e animações.

TV MULTIMÍDIA

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

TV MULTIMÍDIA

Também conhecida como TV Pendrive, o televisor de 29 polegadas possui entradas para VHS, DVD, cartão de memória e Pen Drive e saídas para caixas de som e projetor multimídia. Possibilita a integração entre computador e a televisão, de forma rápida e prática, sendo possível reproduzir sons, imagens e vídeo.

WEBQUEST

WEBQUEST

É uma metodologia de pesquisa orientada, em que os recursos utilizados são, geralmente, provenientes da Web. Para desenvolvê-la é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.

WIKI / WORKS

http://professorcarlinhos.pbwiki.com/

WIKI / WORKSÉ uma ferramenta para criação colaborativa de páginas interligadas (hipertextos) que pode ser visitada por qualquer pessoa, por meio de um navegador web. Uma das características da tecnologia wiki, e que a diferencia das outras páginas na internet, é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas pelos usuários que por ele navegam.

VÍDEO TECNOLOGIA E METODOLOGIA

Sinopse: O vídeo mostra que só a tecnologia não é necessária para a mudança no processo ensino e aprendizagem. É necessário aliar os recursos tecnológicos a uma mudança no encaminhamento metodológico do conhecimento que pretende explorar com o aluno. Duração: 3:06. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4

PARA REFLETIR...

Que perguntas deve ser feita pelo professor e pelo pedagogo na elaboração do plano de trabalho docente?

ROTEIRO SUGERIDO

1.Qual concepção que orienta o projeto político-pedagógico da escola?

2.O plano de trabalho docente está de acordo com as diretrizes curriculares estaduais e proposta pedagógica curricular?

3.Que conteúdo será trabalhado?

4.O que e para quem será ensinado?

ROTEIRO SUGERIDO

5.Qual é a melhor metodologia?

6.Os recursos didáticos e tecnológicos selecionados contribuem para o trabalho educativo?

7.Os critérios e instrumentos de avaliação tem relação com os objetivos pré-estabelecidos no PTD?

8.Quais os referenciais que embasam o PTD?

ENTREVISTA: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=597

ENTREVISTA: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Sinopse: O programa com o professor José Manuel Moran, doutor em Ciências da Comunicação pela USP, aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na educação e a aprendizagem colaborativa.

3º TRABALHO DE GRUPO

1.Leitura do texto “Trabalho coletivo para inserção das tecnologias no contexto escolar”. Recorte do artigo de Carlinho Alves dos Santos.

2.Questões para discussão

3.Apresentação dos grupos: um representante por grupo e debate coletivo.

ALGUNS DESAFIOS!

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:a29_ri_PnOmm5M:http://blogs.opovo.com.br/educacao/files/2010/01/Os_Mitos_da_Tecnologia-300x324.jpg

VÍDEO APRESENTANDO O LIVRO

Sinopse: O vídeo conta a história da evolução do papiro para o livro e as dificuldades enfrentadas naquele momento histórico. Na relação com os recursos tecnológicos de hoje, percebe-se o mesmo desafio, medo e ansiedade.

Tempo de duração: 2:40min

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M1NbUI1TQpo

FILME: O LIVRO

http://www.youtube.com/watch?v=M1NbUI1TQpo

ALGUNS DESAFIOS!

• Transformar o contexto escolar num espaço crítico para análise e apropriação dos recursos midiáticos;

• A discussão é, na maioria das vezes pautada em saber ou não utilizar a técnica;

• Vencer o fantasma do medo e lançar-se na aventura do desconhecido;

ALGUNS DESAFIOS! • Apropriar-se das possibilidades que os

recursos tecnológicos oferecem ao trabalho pedagógico;

• Estar atento para que a utilização das tecnologias não se torne continuidade de tarefas que deveriam ser executadas na escola;

• Tomar cuidado com o excesso de informações que circulam na internet – é preciso saber onde e o que pesquisar;

ALGUNS DESAFIOS!

• Não privilegiar alunos que têm acesso ao computador além da escola;

• A elaboração do Plano de Trabalho Docente que contemple o que e como vai utilizar o recurso selecionado.

ALGUNS DESAFIOS!

Pais e professores: devem orientar as crianças e adolescentes em relação aos perigos do uso da Internet.

http://ruifms.files.wordpress.com/2009/03/criancas-e-a-internet.jpg

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/5pedagogia/8encontrovirtual.jpg

ALGUNS DESAFIOS!

Pais e professores: devem orientar as crianças e adolescentes em relação aos contatos mantidos na internet.

 

ALGUNS DESAFIOS!

Em casa: os pais devem controlar o tempo de uso do computador e para que é utilizado.

 

ALGUNS DESAFIOS!

Na escola: os professores devem orientar e acompanhar a pesquisa.

CONSIDERAÇÕES

http://blog.opovo.com.br/educacao/files/2010/02/retrospectiva11.jpg

CONSIDERAÇÕES

• Novas formas de organização do trabalho pedagógico.

• Salto qualitativo na profissão.

• Oportunidade de contribuir na formação de colegas que participaram do processo.

• Desmistifica a idéia de que o professor não quer estudar.

CONSIDERAÇÕES

• Possibilidade de construção de uma nova práxis, estendendo os benefícios da tecnologia existente aos sujeitos da escola pública.

• Necessidade de um plano bem elaborado para não perder de vista a intencionalidade do ato educativo.

CONSIDERAÇÕES

• Contradições – vencer o medo do novo.

• Desafios – o próprio uso dos recursos e número de alunos x números de equipamentos disponíveis.

• Educador – mediador no uso crítico dos recursos.

• Tornar o ambiente da escola em um espaço para troca de perspectivas e vivências.

CONSIDERAÇÕES

• Os recursos tecnológicos x experiência do professor: deve contribuir no processo de ensino e aprendizagem, pois o uso de diferentes linguagens amplia o acesso às informações, facilitando a construção do conhecimento.

• A importância de novas pesquisas e reflexões.

CONSIDERAÇÕES

• Os professores têm necessidade de compreender o uso dos recursos da tecnologia no ensino, em especial do computador, para além da técnica, especificamente a função eminentemente pedagógica e a intencionalidade ao utilizar recursos midiáticos na ação educativa.

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

TRABALHO DE GRUPO(Definição de ações e avaliação final)

1.Leitura do texto “Caminhos percorridos para uma práxis pedagógica” – recorte artigo de Carlinho Alves dos Santos.

2.Questões para discussão:

3.Apresentação dos grupos.

“... só é possível pensar que o computador no ensino possa se associar com alterações sociais para a construção de uma ordem mais justa, se julgarmos que essas alterações prescindam do agir político”

(CROCHIK, 1998, p. 134).

VIDEOCLIPE

http://www.youtube.com/watch?v=bkhmyZrwj8I

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LivrosCROCHIK, José Leon. O computador no ensino e a limitação da consciência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. FALKEMBACH, Elza Mª Fonseca. Planejamento participativo: uma maneira de pensá-lo e encaminhá-lo com base na escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.GENTILI, Pablo & ALENCAR, Chico. Educar na esperança em tempos de desencanto. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livros

IMBERT, Francis. Para uma práxis pedagógica. Tradução de Rogério de Andrade Córdova. Brasília: Plano Editora, 2003.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Matemática. Curitiba: SEED/DEB, 2008.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASLivros_______. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Coordenação do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Uma Nova Política de Formação Continuada e Valorização dos Professores da Educação Básica da Rede Pública Estadual – Documento-Síntese. Curitiba: SEED – PR, 2007._______. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. TV Multimídia: pesquisando e gravando conteúdos no pen drive. Curitiba: SEED – PR, 2008.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livros

PARO, Vitor Henrique. A gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2008.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, 2v.

SAMPAIO, Marisa Narcizo e LEITE, Lígia Silva. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LivrosSÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. Tradução de Maria Encarnacioón Moya. 1. ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007.SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LivrosTERUYA, Teresa Kazuko. Trabalho e educação na era midiática: um estudo sobre o mundo do trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá, PR: Eduem, 2006.THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

DOCUMENTOS CONSULTADOS ON-LINE

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>. Acesso em 29 de jun. de 2008.Banco Internacional de Objetos Educacionais: Régua e compasso (C.a.R.). Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180>. Acesso em: 12 de nov. de 2008.

DOCUMENTOS CONSULTADOS ON-LINE

Blogger. Disponível em: <http://www.blogger.com>. Acesso em: 12 de nov. de 2008.Creating Comic strips from your photos. Disponível em: <http://www.comeeko.com>. Acesso em: 26 de nov. de 2008. Dia-a-dia Educação – Colabore! Faça parte você também desta comunidade! Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br>. Acesso em: 09 de out. de 2008.Domínio Público. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/>. Acesso em: 09 de out. de 2008.

DOCUMENTOS CONSULTADOS ON-LINE

Geogebra. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Geogebra>. Acesso em: 12 de nov. de 2008.

NEVADO, Rosane Aragon. Ambiente de aprendizagem: do “ensino da rede” à “aprendizagem em rede”. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt2.htm>. Acesso em: 27 de jun. de 2008.

Portal do professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/>. Acesso em 11 de nov. de 2008.

DOCUMENTOS CONSULTADOS ON-LINE

Prof. Carlinho Alves dos Santos. Disponível em: <http://professorcarlinhos.pbwiki.com/>. Acesso em: 11 de nov. de 2008.

Secretaria da Educação – TV Multimídia. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/>. Acesso em: 17 de out. de 2008.

The Gimp Downloand. Disponível em: <http://www.baixaki.com.br/download/the-gimp.htm>. Acesso em: 16 de jun. de 2009.

DOCUMENTOS CONSULTADOS ON-LINE

Tutorial do HagáQuê. Disponível em: <http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/tutoriais/hagaque>. Acesso em: 12 de nov. de 2008.Weblog. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog>. Acesso em: 17 de out. de 2008.WebQuest. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest>. Acesso em: 17 de out. de 2008. Wiki. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki>. Acesso em: 07 de out. de 2008.

FILMES/VÍDEOS

Apresentando o Livro. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M1NbUI1TQpo Acesso em 26 de jun. de 2010.Holistic. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yEMtUfAmGgI. Acesso em 26 de jun. de 2010. Tecnologia e Medologia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4. Acesso em: 26 de jun. de 2010.