tÉcnica cirÚrgica - taimin.com.br · posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou...

19
TÉCNICA CIRÚRGICA Sistema de Haste Proximal Femoral Antirrotacional www.taimin.com.br

Upload: hadien

Post on 10-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

TÉCNICACIRÚRGICASistema de Haste Proximal Femoral Antirrotacional

www.taimin.com.br

Page 2: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

CONTEÚDOINTRODUÇÃO

• Introdução- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P2

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

• Planejamento pré-operatório - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P4

• Abertura da cavidade Medular Femoral - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P7

• Inserção da Haste - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P8

• Bloqueio Proximal - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P9

• Bloqueio Distal - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P14

• Inserção de Parafuso Tampão - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P21

• Remoção de Implante - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P22

INFORMAÇÃO DO PRODUTO

• Implantes - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P23

• Instrumental - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - P28

Page 3: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

INTRODUÇÃOHaste AR Curta (comp.: 170 mm, 200 mm, 240 mm)

03

INDICAÇÕES

CONTRA- INDICAÇÕES

ESPECIFICAÇÕES

Haste AR Longa (comp.: 320 - 440 mm)

AR Blade

02

Fratura intertrocanteriana (31- A3) Fratura subtrocanterica Alta (32-A1) Fratura pertrocantérica (31-A1 e 31-A2)

Fratura Subtrocanterica baixa Fraturas de diáfise femoral Fraturas isoladas ou combinadas do colo femoral medial

Fraturas subtrocantericas baixa com extensão Fraturas trocantéricas ipsilateraisFraturas combinadas (no fêmur proximal)

A inserção da Lâmina AR compacta o osso esponjoso. Este modo de autoestabilização é particularmente vantajoso em osso osteoporótico. A grande superfície da Lâmina cobre todo o seu comprimento, conferindo maior ancoragem ao osso osteoporótico. Comprovou-se que a maior estabilidade proporcionada pela compactação óssea ao redor da Lâmina retarda biomecanicamente tanto possíveis rotações quanto um colapso em varo.

A haste possui ângulo medial-lateral de 5°, o que possibilita a inserção pela extremidade do trocânter maior. Também apresenta maior ponto de curvatura no centro do canal intramedular. A seção lateral oblíqua e achatada simplifica a inserção e diminui a pressão no córtex lateral.

Por serem flexíveis, o canal e a extremidade da haste facilitam a inserção e evitam a concentração distal de tensão.

Dispositivos de posicionamento distais garantem a inserção precisa dos parafusos bloqueados distais. Versões dinâmica e estática.

Diâmetro proximal: 16,5 mm Curvatura proximal: 5° Ângulo colo-diáfise: 130° Material: Ti6Al4V Diâmetro distal das hastes curtas: -- 9,3 mm (parafuso bloqueado distal de 4,5 mm) -- 10 mm, 11 mm, 12 mm (parafuso bloqueado distal de 5 mm) -- Comp. das hastes curtas: 170 mm, 200 mm, 240 mmDiâmetro distal das hastes longas: -- 9,5 mm, 10 mm (parafuso bloqueado distal de 4,5 mm), 11 mm, 12 mm -- Comp. das hastes longas: 320 - 440 mm com incrementos de 20 mm -- Direita e esquerda

estático dinâmico

Page 4: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

1. Posicionamento do pacientePosicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio para pernas, de modo que permita exame por fluoroscópio. Este procedimento deve ocorrer antes da operação.Para acessar a cavidade medular sem nenhum impedimento, abduza a porção superior do corpo entre 10 e 15 graus (ou abduza o membro afetado entre 10 e 15 graus).

3. Escolha do diâmetro e comprimento

de hasteInstrumental: 267520 Régua.Após a redução da fratura, o cirurgião deve escolher o diâmetro da haste.Posicione o fluoroscópio proximal ao fêmur. Use braçadeiras para emparelhar lateralmente a 267520 Régua.Mova o fluoroscópio à porção distal e verifique a redução da fratura pela visualização em AP. Leia o comprimento da haste diretamente na Régua.

05

2. Redução da fraturaA fratura deve ser reduzida sob fluoroscópio. Caso a redução fechada não seja possível, opte pela redução aberta.

Observação: A redução anatômica do membro quebrado podem simplificar o processo de fixação e gerar resultados ideais.

O diâmetro apresentado na Régua é estimado, uma vez que os diâmetros femorais diferem em cada porção.Escolha a haste com o maior diâmetro possível para melhor adequação à cavidade medular.Posicione o painel da Régua sobre o istmo. Caso esta placa não cubra ambos os lados dos córtices, o diâmetro correspondente é aceitável.Se a técnica de alargamento for utilizada, o diâmetro do maior alargador medularaplicado deve ser 1 mm maior do que odiâmetro da haste.Sempre escolha a haste de maior diâmetroque caiba no canal intramedular (a hastecurta de 9,3 mm e a haste longa de 10 mm somente devem ser usadaspara canais intramedulares menores que 11 mm).Caso a linha da fratura seja inferior ao trocânter menor, a haste longaé recomendada. O comprimento da haste longa deve ser igual aocomprimento femoral. Não é recomendada a haste longa cujo comprimento ultrapasse a linha da fratura no diáfise femoral.

04

Page 5: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

4. Posicionamento do pacientePalpe o trocânter maior. Faça uma incisão de 5 cm proximal a partir da extremidade do trocânter maior. Faça uma incisão paralela à fáscia e, em seguida, a dissecção romba do glúteo médio alinhado com as fibras.

7. Abertura da cavidade

medular femoralInstrumental: 269450 Fresa inicial ø 17 mm 269460 Camisa protetoraIdeia central: O 269450 Fresa inicial de ø 17 mm somente combina com a 269460 Camisa protetora.

Guie o 269450 Fresa inicial de ø 17 mm pela 269460 Camisa protetora sobre o 267390 Fio guia rosqueado de ø 3,2 mm e perfure até que o Fresa inicial pare. Remova o Fresa inicial, a Camisa protetora de partes moles e o Fio guia rosqueado.

8. Alargamento para haste longaO alargamento é necessário para a inserção da haste longa. Instrumental: 269190-Fio guia olivado 2,5 269200-Redutor 269240-introdutor de fio guia 269280-Fresa flexivel 269290-Ponta Fresa, ø 9 mm 269300-Ponta Fresa, ø 10 mm 269310-Ponta Fresa, ø 11 mm 269320-Ponta Fresa, ø 12 mm 269330-Ponta Fresa, ø 1 3mmApós abrir a cavidade medular femoral, insira o 269200 Redutor pela 267100 Protetor de partes moles para reduzir a fratura e preparar o canal de trabalho para a haste longa. Use o 269240 Introdutor de fio guia para inserir o 269190 Fio guia olivado de 2,5 pelo Redutor. Uma vez que o Fio guia olivado chegar ao côndilo femoral distal, remova o Redutor e mantenha a camisa protetora em sua posição original.Conecte o 269280 Fresa flexível e a ponta fresa. Insira a Fresa pela camisa protetora sobre o fio-guia. Começando com alargador de 9 mm de cabeça, alargue num diâmetro entre 0,5 mm e 1,5 mm maior do que o diâmetro de haste escolhido. Avance o alargador com pressão moderada e constante. Não force o alargador. Parcialmente, retire o alargador repetidamente para retirar lascas do canal medular.Método mais recomendado para que o cirurgião decida o diâmetro da haste: Caso o cirurgião sinta o alargador tocar os córtices femorais, pode escolher uma haste entre 1 mm e 1,5 mm menor que odiâmetro do alargador aplicado. Remova a fresa flexível e o alargador, mas mantenha o fio-guia nacavidade medular femoral para a inserção da haste longa.

5. Determine o ponto de entradaEm visualização AP, o ponto de entrada fica normalmente na extremidade do trocânter maior, ou ligeiramente lateral a ele, num ângulo de 5° em relação à extensão da cavidade medular. Em visualização lateral, o ponto de entrada deve ser localizado no centro da cavidade medula.

0706

6. Inserção de fio-guiaInstrumental: 267390 Fio guia rosqueado ø 3,2 mm 269460 Camisa protetora trocater iniciador 269470 Ideia central. Posicione a camisa protetora 269460 e o

trocater iniciador 269470 no ponto de entrada e

insira o 267390 Fio guia rosqueado de ø 3,2 mm. Então, remova a ferramenta elétrica e o Guia.

O fio-guia deve ser inserido na cavidade femoral em, ao menos, 15 cm. O ponto e o ângulo de entrada corretos são essenciais para um resultado de sucesso. Para garantir o posicionamento correto do fio-guia, coloque um fio-guia ventralmente no fêmur e verifique com fluoroscópio.

É recomendada a abertura do fêmur com ferramenta elétrica em alta velocidade ou cuidadosamente com a mão. Para evitar o deslocamento de fragmentos da fratura, evite movimentoslaterais ou força de compressão excessiva.

Método alternativo Abra a cavidade medular femoral com Instrumental: 267530 Perfurador inicialRotacione o 267530 Perfurador inicial sobre o 267390 o Fio guia rosqueado de ø 3,2 mm a fim de abrir a cavidade medular. Remova o Perfurador inicial e o Fio guia rosqueado.

Page 6: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

INSERÇÃO DA HASTE

2. Abordagem

0908

Instrumental:269410 Guia 130° para bloqueio estático 267140 Parafuso de conexão p/ guia 130°

Monte o 269410 Guia 130° para bloqueio estático apropriado e fixe-o firmemente à Guia de inserção com o 267140 Parafuso de conexão p/ guia 130°.

Instrumental: 267460 Dispositivo de compressão267150 camisa protetora p/ lâmina AR 267160 Trocar 3.2267170 Trocar, ø 3.2mm

Prenda firmemente a 267460 Dispositivo de compressão à 267150 Guia de broca para lâmina AR. Rotacione o dispositivo de compressão até que atinja o final da Camisa protetora. Insira a 267160 Trocar 3.2 e 267170 Trocar,de ø 3,2 mm pela camisa protetora.

Instrumental opcional: Instrumental 267120 Suporte para inserção.267130 Conector para inserção267450 Martelo

Acople o 267130 Conector para inserção à guia de inserção e fixe a 267120 Suporte para impacção e o 267130 Insertion Conector para inserção. Use o 267450 Martelo para empurar o Conector para inserir a haste. Remova a Suporte parainserção e o Conector para inserção

A haste longa deve ser inserida sobre o Fio guia olivado, mas a haste curta não. Remova o Fio guia olivado quando a haste longa for inserida adequadamente para garantir que não afete os passos seguintes.

Use controle de fluoroscópio para inserir a haste.

Cuidadosamente insira a haste com as mãos o mais profundamente possível no canal femoral. Girar ligeiramente a Guia de inserção auxilia a inserção. Se a haste não puder ser inserida, selecione uma haste de diâmetro menor ou alargue a cavidade medular a um diâmetro que seja, ao menos, 1 mm maior do que aquele da haste selecionada.

A correta profundidade de inserção da haste é alcançada assim que a Lâmina projetada for posicionada na metade inferior do colo femoral.Posicionar uma régua sob visualização em AP permite a verificação do posicionamento da Lâmina. Deve-se evitar um posicionamento cranial ou caudal em excesso da haste, uma vez que isto pode levar ao posicionamento errado da Lâmina.

A anteversão pode ser determinada pela inserção de um fio-guia ventralmente em relação ao colo femoral. Pela visualização mediolateral, posicione a guia de inserção paralelamente ao fio-guia para alinhar a rotação correta da haste. Remova o fio-guia. Descarte o fio-guia sem reutilizá-lo.

1. MontagemInstrumental:269400 Guia de inserção269420 Parafuso de conexão267240 Chave hexagonal de cabeça esféricaGuie o 269420 Parafuso de conexão pelo 269400 guia de inserção e fixe a haste junto à guia de inserção com uma 267240 Chave hexagonal de cabeça esférica.

1. Monte o braço guia

2. Preparação da inserção do fio

Certifique-se de que a conexão entre a haste e o guia de inserção esteja firme para evitar deslocamentos ao inserir a Lâmina pela guia de inserção. Não posicione o Braço do guia por enquanto.

Sempre se certifique de que a haste esteja firmemente acoplada ao guia de inserção. Evite o uso desnecessário de força para não haver perda de redução ou fratura iatrogênica.

BLOQUEIO PROXIMAL

Page 7: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

1110

Instrumental:267390 Fio guia rosqueado, ø 3,2 mmAvance todo o conjunto camisa para Lâmina AR pelo Braço do guia até a pele. Faça uma incisão na região da extremidade do Trocar. Avance o conjunto camisa pelos tecidos moles no sentido do córtex lateral atéque ocorra um clique no Braço do guia.

Instrumental:267180 medidor de profundidade p/ fio guia ø 3.2mmVerifique a posição do fio-guia em AP e ML antes de medir o comprimento.Avance o 267180 medidor de profundidade até a camisa protetora sobre o fio-guia de ø 3,2 e leia o comprimento.A ponta da Lâmina AR deve estar entre 10 e 15 mm abaixo do nível da articulação. A ponta do fio-guia fica 5 mm abaixo do nível da articulação de modo que o comprimento da Lâmina AR seja deduzido 10 mm da leitura da medição. Remova o medidor de profundidade e o Trocar.

Ø 3,2. Perfure até a o fim para abrir a cortial lateral.

Insira um 267390 Fio guia rosqueado, ø 3,2 mm pelo Trocar. Verifique a posição e o sentido em visualização AP e ML sob fluoroscópio. Pela vista AP, a posição do fio-guia deve ser a metade inferior do colo femoral e, pela ML, o fio-guia deve estar no centro da cabeça femoral. Insira o fio-guia na cabeça femoral, mas a uma distância de, no mínimo, 5 mm abaixo do nível da articulação.

Insira o conjunto de camisa até o corte lateral. Avance a camisa protetora ao córtex lateral com ligeiras rotações no sentido horário da dispositivo de compressão.

3. Guie a inserção do fio4. Meça o comprimento da Lâmina AR

5. Abra a cortial lateralInstrumental:267370 Fresa canulada p/ lâmina ARDeslize a 267370 Fresa canulada p/ lâmina AR sobre o fio-guia de

6. Perfure o orifício para Lâmina AR (opcional)

Importante: use Fresa para lâmina AR somente em ossos de boa qualidade. Instrumental:267360 Fresa para lâmina AR267400 Stop, ø 10mm

Observação: Certifique-se de que a conexão entre a haste e a guia de inserção esteja firme para evitar deslocamentos ao inserir a Lâmina pela guia de inserção. Não posicione o Braço do guia por enquanto.

Observação: O conjunto de camisa deve estar em contato com o osso antes da inserção da Lâmina. Não aperte o dispositivode compressão muito firmemente, uma vez que isto poderiaatrapalhar a precisão da guia de inserção e do conjunto camisa.

Observação: É aceitável que o fio-guia esteja um pouco posterior, uma vez que a qualidade do osso, nesta região, é relativamente boa e a Lâmina AR tem melhor desempenho antirrotacional um parafuso de quadril único.

A fresa para lâmina somente deve ser usada em ossos que apresentarem boa qualidade. Em caso de idosos ou de pessoas com ossos osteoporóticos, não use a f r e s a . A fresa somente deve ser usada após o córtex lateral ser aberto.Caso o fio-guia de ø 3,2 tiver se flexionado durante a inserção, guie a fresa sobre o fio-guia com movimentos cuidadosos para frente e para trás. Contudo, se o fio-guia de ø 3,2 tiver se curvado demais, faça sua reinserção ou substitua-o por um novo. Caso contrário, a extremidade da fresa invadirá a articulação.

Determine o comprimento da lâmina escolhido na 267360 Fresa para lâmina AR fixando o 267400 Stop, 10mm na posição correspondente. Obtenha a leitura correta do comprimento pelo lado do stop que estiver apontando no sentido da ponta do alargador. Empurre a Fresa para lâmina AR sobre o fio-guia de 3,2 e perfure até o stop. O Protetor evita que a perfuração continue.

Page 8: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

13

7. Conjunto de Lâmina AR e Chave de parafuso

12

Instrumental:267350 chave p/ lâmina ARA Lâmina AR deve estar travada.Acople a Lâmina AR à 267350 chave p/ lâmina AR: use pouca pressão no sentido anti-horário (marcação <attach> no apoio para a mão) para inserir a chave p/ lâmina AR na lâmina AR selecionada até a parada.

9. Travamento da Lâmina ARGire a chave em sentido horário até o stop (repare na marcação <lock> no apoio para as mãos). A Lâmina AR está, agora, travada. Não aperte demais. Verifique o travamento da Lâmina AR intraoperatoriamente. A Lâmina AR está travada se todos os vãos estiverem fechados

A Lâmina AR está travada.

Remova a chave p/ lâmina AR. Retire e descarte o fio-guia.

Libere e remova a camisa protetora e o dispositivo de compressão pressionando o botão no dispositivo de trava do guia.

8. Inserção de Lâmina ARInstrumental:267450 MarteloInsira a Lamina AR conectada na chave para Lamina AR sobre o fio-guia de ø 3,2 pela camisa protetora. O formato particular da Lâmina AR requer que ela seja alinhada com a Camisa protetora para a inserção. Segure a alça preta da chave de parafuso e manualmente insira a Lâmina sobre o fio-guia o mais profundamente possível na cabeça femoral.Empurre sutilmente a chave p/ lâmina AR com o martelo até que a chave de parafuso atinja a camisa.

Sempre se certifique de que a haste esteja firmemente acoplada à guia de inserção. Evite o uso desnecessário de força para não haver perda de redução ou fratura iatrogênica.

Caso a Lâmina AR não possa ser travada, remova-a e substitua-a por uma nova Lâmina AR (veja Remoção de Implante, ponto 1)

Observação: É muito importante inserir a Lâmina AR até o stop de modo que a chave tenha que alcançar acamisa. Não use força desnecessária ao inserir a LâminaAR. Use intensificador de imagem para verificar a posiçãoda Lâmina AR.

(AR Blade está em estado destravado)

(Lâmina AR está em estado travado)

Page 9: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

1. Selecionando o guia de bloqueio distal

2a. Opção A: bloqueio distal estático

1514

Instrumental:267190 Camisa externa para parafuso de bloqueio distal 267200 Guia de broca 4,0267210 Trocar, ø 4 mm267340 Broca, ø 4 ¬mm

Insira o conjunto camisa (267190 Camisa externa para parafuso de bloqueio, 267200 Guia de broca 4.0 e 267210 Trocar, 4.0mm) pelo orifício estático do guia. Faça uma incisão e uma separação romba do tecido mole. Avance o Trocar ø 4.0 até o osso. Remova o Trocar.Use a 267340 Broca de ø 4 mm para perfurar ambos os córtices. A ponta da broca deve ficar saliente entre 2 e 4 mm. Certifique-se de que a guia da broca esteja posicionada firmemente no córtex mais próximo e faça a leitura da medida na broca calibrada na parte traseira da guia da broca. Esta medida corresponde ao comprimento apropriado do parafuso bloqueado distal. Remova a broca e o guia de broca.

O bloqueio distal dinâmico ou estático pode ser realizado pelo uso de diferentes guias.

Sempre se certifique de que nenhuma diástase tenha ocorrido intraoperatoriamente antes de iniciar o bloqueio distal. A diástase pode retardar a recuperação do paciente. Sempre se certifique também de que a conexão entre a haste AR, a Guia de inserção e o guia estejam firmes. Caso contrário, a perfuração para o bloqueio distal pode danificar a haste AR.

O bloqueio distal para hastes curtas descrito nesta técnica cirúrgica utiliza um parafuso bloqueado de 4,5 mm para haste de 9,3 mm. Para hastes de outras medidas, favor consultar a tabela abaixo:

BLOQUEIO DISTALBLOQUEIO DISTAL DE HASTES CURTAS (170 mm / 200 mm / 240mm)

INSTRUMENTAL OPCIONAL

Instrumental:267220 Medidor de profundidade para parafuso de bloqueio

Remova a broca e o guia após ambos os córtices serem perfurados. Avance o 267220 Medidor de profundidade para parafuso de bloqueio pela Camisa externa e perfure ambos os córtices. Puxe o medidor até que ele enganche no córtex oposto. Faça a leitura a t r a v é s do medidor de profundidade. Certifique-se de que o parafuso bloqueado com comprimento adequado seja escolhido.

Page 10: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

1716

Instrumental:267230 Chave para parafuso de bloqueio distal 267540 dispositivo de conexãoMonte a 267230 Chave para parafuso de bloqueio distal com

o parafuso bloqueado com o auxílio do 267540 dispositivo deconexão. Insira um parafuso bloqueado até que a extremidadedo parafuso fique saliente no córtex oposto entre 1 mm e 2 mm.Rotacione a dispositivo de conexão no sentido anti-horário eremova tanto a Chave de parafuso quanto a Camisa externa.

2b. Opção B: bloqueio distal dinâmico

1. Montagem dos dispositivos de guia distal

Instrumental:269440 Guia 130° para bloqueio dinâmico

Remova o guia 130° para bloqueio estático e acople o 269440 guia 130° para bloqueio dinâmico no guia de inserção. Proceda conforme descrito na etapa “2a” para o bloqueio dinâmico.

Instrumental:269100 Guia proximal para haste longa 269110 Guia distal para haste longa269120 Guia de bloqueio distal anterior269250 Parafuso de conexão (proximal)269260 Parafuso de conexão (centralizador) 269270 Parafuso de conexão (distal)

Remova o guia 130° para bloqueio estático preto. Acople o 269100 guia proximal para haste longa a guia deinserção com um 269270 parafuso de conexão (distal). Emseguida, acople a 269110 Guia distal para haste longa

O bloqueio distal de hastes longas pode ser realizado à mão livre ou como equipamento orientador especial disponibilizado.

BLOQUEIO DISTAL PARA HASTES LONGAS

Observação: Favor reparar nas marcações do guia proximal indicando “Left” (lado esquerdo) e “Right” (lado direito). Equipare as setas do guia proximal com as do guia distal de acordo com o comprimento de haste selecionado.

Acople o 269120 Centralizador ao guia distal com 269260 parafuso de conexão ( centralizador)

a o guia proximal com um 269250 parafuso conexão (proximal).

Page 11: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

1918

2. Posicionamento de Centralizador

269140 269150 269160 269170 269180 269340 269350

Broca posicionadora ø 5,2 mm Posicionador de haste em T ø 5,2 mm Camisa Trocar 8.1Guia de Broca 5.2

Trocar 8.1Trava Posicionador de Haste em T

I N S T R U M E N T A L

Insira o conjunto camisa (269160 Trocar 8.1,269170 Guia de Broca 5.2 e 269180 Trocar 8.1) pelo orifício do Guia distal anterior. Faça uma incisão e separação romba do tecido mole. Avance o Trocar até a superfície óssea. Remova o Guia de Broca e a camisa.

Insira o 269170 Guia de broca 5.2 e use a 269150 Broca de ø 5,2 mm para perfurar até que a broca encoste na haste. Remova a broca. Utilize a 269140 Camisa de posicionamento de ø 5,2 mm para remover lascas de osso da plataforma da haste. Retire a Broca e Guia de broca.

Usar a guia do posicionador para remover lascas de osso é essencial para a precisão do bloqueio distal. Insira a 269350 Posicionador de haste em T pelo orifício pré-perfurado até encostar na haste. Use a 269340 trava para fixar o posicionador de haste em T.

Page 12: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

21

Há dois orifícios na braço do guia proximal. No orifício distal, há um bloco oval com um orifício redondo. Em cada lado do bloco oval, há uma marcação indicando “dynamic” (dinâmico) e “static” (estático). Ao posicionar o bloco oval com o orifício redondo perto da marcação “dynamic”, o bloqueio dinâmico poderá ser realizado. Ao posicionar o bloco oval com o orifício redondo perto da marcação “static”, o bloqueio estático poderá ser realizado.

3. Bloqueio Distal

20

Modo estático

Dynam

ic

Dynam

ic

Static

Static

Modo Dinâmico

O bloqueio distal para hastes longas descrito nesta técnica cirúrgica utiliza parafuso bloqueado de 4,5 mm para haste de 9,5 mm. Para hastes de outras medidas, favor consultar a tabela abaixo:

Proceda conforme descrito no bloqueio distal para haste curta “2ª” para perfurar o orifício. Não insira o parafuso bloqueado ainda. Posicione o Posicionador de haste em L no orifício. Em seguida,coloque o bloco oval com orifício redondo perto da marcação “static” e fixe-o com o pino na porçãodistal da braço do guia distal.Proceda conforme descrito em “2a” e insira um parafuso bloqueado no orifício.Remova o pino de conexão do primeiro orifício e insira um parafuso bloqueado.Verifique a posição dos parafusos bloqueados com o auxílio de aparelho de intensificação deimagem e remova todos os equipamentos posicionadores. Para o bloqueio distal dinâmico, ainserção de um parafuso no Segundo orifício é o suficiente.

INSERÇÃO DE PARAFUSO TAMPÃO

REMOÇÃO DO IMPLANTE

1. Inserção de tampão

1. Remoção da Lâmina AR

Instrumental:267250 Fio guia com gancho 267260 Chave canulada para tampão 267410 Chave combinada

Insira o 267250 Fio guia com gancho pelo tampão. Em seguida, guie a 267260 Chave canulada para tampão por cima do Fio guia com gancho até o tampão. O tampão fica retido automaticamente assim que esta conexão é estabelecida. Guie o tampão até a extremidade proximal da haste e fixe-o.Remova a 267260 Chave canulada para tampão e o Fio guia com gancho.

Instrumental:267390 Fio guia rosqueado, ø 3,2 mm 267320 Parafuso de extração para lâmina AR 267310 Impactor267480 Chave para lâmina AR

Após incisão por cicatriz antiga, localize a lâmina por palpação sob fluoroscópio. Insira o 267390 Fio guia rosqueado de ø 3,2 mm pela lâmina. Empurre o 267320 Parafuso de extração para lâmina AR sobre o fio-guia e pressione suavemente para girar no sentido anti-horário até a lâmina (observe a marcação <unlock>). Use golpes de 267310 Impactor para remover a lâmina.

Use a 267480 Chave para lâmina AR para remover a lâmina do parafuso de extração, caso necessário.

Bloqueio Estático

Bloqueio Dinâmico

Page 13: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

INFORMAÇÕES DOS PRODUTOS

2322

1. Inserção de tampão

1. Remoção da Lâmina AR

2. Remoção de tampão

3. Remoção de parafuso bloqueado e haste

Instrumental:267330 Chave de parafuso Hexagonal

Insira a 267330 Chave de parafuso Hexagonal no tampão e gire-a no sentido anti-horário para remover o tampão.

Instrumental:267300 Dispositivo de extração de haste267230 Chave de parafuso de bloqueio distal 267310 Martelo

Antes da remoção do parafuso bloqueado, monte o 267300 Dispositivo de extração de hastecom a haste e fixe-o firmemente. Remova o parafuso bloqueado com Chave de parafuso de bloqueio distal.

Extraia a haste com ligeiros golpes de 267310 Martelo.

LimpezaInstrumental:267290 Fio de limpeza

Use o 267290 Fio de limpeza para limpar o instrumental canulado, caso necessário.

I M P L A N T E S

Nº de Produto Descrição Tamanho Material Distal Locking Screw 32805017 Haste Neogen Ar 9.3x170mm TA 4.5mm32805020 Haste Neogen Ar 9.3x200mm TA 4.5mm32805024 Haste Neogen Ar 9.3x240mm TA 4.5mm32803017 Haste Neogen Ar 10x170mm TA 5.0mm32803020 Haste Neogen Ar 10x200mm TA 5.0mm32803024 Haste Neogen Ar 10x240mm TA 5.0mm32804017 Haste Neogen Ar 11x170mm TA 5.0mm32804020 Haste Neogen Ar 11x200mm TA 5.0mm32804024 Haste Neogen Ar 11x240mm TA 5.0mm39591117 Haste Neogen Ar 12x170mm TA 5.0mm39591120 Haste Neogen Ar 12x200mm TA 5.0mm39591124 Haste Neogen Ar 12x240mm TA 5.0mm

CURTA

Page 14: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

2524

I M P L A N T E S

Nº de Produto Descrição Tamanho Material Distal Locking Screw 32820232 Haste Neogen Ar 9.5x320mm TA 4.5mm32820234 Haste Neogen Ar 9.5x340mm TA 4.5mm32820236 Haste Neogen Ar 9.5x360mm TA 4.5mm32820238 Haste Neogen Ar 9.5x380mm TA 4.5mm32820240 Haste Neogen Ar 9.5x400mm TA 4.5mm32820242 Haste Neogen Ar 9.5x420mm TA 4.5mm32820244 Haste Neogen Ar 9.5x440mm TA 4.5mm32821232 Haste Neogen Ar 10x320mm TA 4.5mm32821234 Haste Neogen Ar 10x340mm TA 4.5mm32821236 Haste Neogen Ar 10x360mm TA 4.5mm32821238 Haste Neogen Ar 10x380mm TA 4.5mm32821240 Haste Neogen Ar 10x400mm TA 4.5mm32821242 Haste Neogen Ar 10x420mm TA 4.5mm32821244 Haste Neogen Ar 10x440mm TA 4.5mm32822232 Haste Neogen Ar 11x320mm TA 5.0mm32822234 Haste Neogen Ar 11x340mm TA 5.0mm32822236 Haste Neogen Ar 11x360mm TA 5.0mm32822238 Haste Neogen Ar 11x380mm TA 5.0mm32822240 Haste Neogen Ar 11x400mm TA 5.0mm32822242 Haste Neogen Ar 11x420mm TA 5.0mm32822244 Haste Neogen Ar 11x440mm TA 5.0mm32823232 Haste Neogen Ar 12x320mm TA 5.0mm32823234 Haste Neogen Ar 12x340mm TA 5.0mm32823236 Haste Neogen Ar 12x360mm TA 5.0mm32823238 Haste Neogen Ar 12x380mm TA 5.0mm32823240 Haste Neogen Ar 12x400mm TA 5.0mm32823242 Haste Neogen Ar 12x420mm TA 5.0mm32823244 Haste Neogen Ar 12x440mm TA 5.0mm

LONGA

H A S T E L O N G A

Nº de Produto Descrição Tamanho Material Distal Locking Screw 32820132 Haste Neogen Ar 9.5x320mm TA 4.5mm32820134 Haste Neogen Ar 9.5x340mm TA 4.5mm32820136 Haste Neogen Ar 9.5x360mm TA 4.5mm32820138 Haste Neogen Ar 9.5x380mm TA 4.5mm32820140 Haste Neogen Ar 9.5x400mm TA 4.5mm32820142 Haste Neogen Ar 9.5x420mm TA 4.5mm32820144 Haste Neogen Ar 9.5x440mm TA 4.5mm32821132 Haste Neogen Ar 10x320mm TA 4.5mm32821134 Haste Neogen Ar 10x340mm TA 4.5mm32821136 Haste Neogen Ar 10x360mm TA 4.5mm32821138 Haste Neogen Ar 10x380mm TA 4.5mm32821140 Haste Neogen Ar 10x400mm TA 4.5mm32821142 Haste Neogen Ar 10x420mm TA 4.5mm32821144 Haste Neogen Ar 10x440mm TA 4.5mm32822132 Haste Neogen Ar 11x320mm TA 5.0mm32822134 Haste Neogen Ar 11x340mm TA 5.0mm32822136 Haste Neogen Ar 11x360mm TA 5.0mm32822138 Haste Neogen Ar 11x380mm TA 5.0mm32822140 Haste Neogen Ar 11x400mm TA 5.0mm32822142 Haste Neogen Ar 11x420mm TA 5.0mm32822144 Haste Neogen Ar 11x440mm TA 5.0mm32823132 Haste Neogen Ar 12x320mm TA 5.0mm32823134 Haste Neogen Ar 12x340mm TA 5.0mm32823136 Haste Neogen Ar 12x360mm TA 5.0mm32823138 Haste Neogen Ar 12x380mm TA 5.0mm32823140 Haste Neogen Ar 12x400mm TA 5.0mm32823142 Haste Neogen Ar 12x420mm TA 5.0mm32823144 Haste Neogen Ar 12x440mm TA 5.0mm

DIREITA

Para produtos esterilizados, favor acrescentar "R" ao código atual do produto. Por exemplo, 32805017R.

Page 15: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

2726

H A S T E L O N G A

Nº de Produto Descrição Tamanho Material Distal Locking Screw 33112025 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x26mm TA Dourado33112030 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x30mm TA Dourado33112035 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x35mm TA Dourado33112040 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x40mm TA Dourado33112045 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x45mm TA Dourado33112050 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x50mm TA Dourado33112055 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x55mm TA Dourado33112060 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x60mm TA Dourado33112065 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x65mm TA Dourado33112070 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x70mm TA Dourado33112075 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x75mm TA Dourado33112080 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x80mm TA Dourado33112085 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x85mm TA Dourado33112090 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x90mm TA Dourado33112091 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x95mm TA Dourado33112092 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x100mm TA Dourado33112093 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x105mm TA Dourado33112094 Parafuso de Bloqueio NeoGen 5.0x110mm TA Dourado33111025 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X26mm TA Azul33111030 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X30mm TA Azul33111035 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X35mm TA Azul33111040 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X40mm TA Azul33111045 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X45mm TA Azul33111050 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X50mm TA Azul33111055 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X55mm TA Azul33111060 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X60mm TA Azul33111065 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X65mm TA Azul33111070 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X70mm TA Azul33111075 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X75mm TA Azul33111080 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X80mm TA Azul33111085 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X85mm TA Azul33111090 Parafuso de Bloqueio NeoGen 4.5X90mm TA Azul

DIREITA

L Â M I N A A RNº de Produto Descrição Tamanho Material

3280107032801075328010803280108532801090328010913280109232801093328010943280109532801096

T A M P Ã ONº de Produto Descrição Tamanho Material

32806000 End Cap TA32806005 End Cap +5mm TA32806010 End Cap +10mm TA32806015 End Cap +15mm TA

Haste Neogen ArHaste Neogen ArHaste Neogen ArHaste Neogen ArHaste Neogen ArHaste Neogen ArHaste Neogen ArHaste Neogen ArHaste Neogen ArHaste Neogen ArHaste Neogen Ar

10,3x70mmHaste 10,3x70mm10,3x75mm10,3x80mm10,3x85mm10,3x90mm10,3x95mm10,3x100mm10,3x105mm10,3x110mm10,3x120mm

TATATATATATATATATATATA

Page 16: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

2928

INSTRUMENTAL

269460 Camisa Protetora 269470 Trocater iniciador 267120 Suporte para inserção

267130 Conector para suporte 267150 Camisa protetora

para lâmina AR

267160 Trocar 3.2 267170 Trocar, 0 3.2mm 267180 Medidor de profundidade

para Fio guia 0 3.2mm

2267190 Camisa externa

bloqueio distal

267200 Trocar 4.0 267220 Medidor de

profundidade Bloqueio distal

267260 Chave de Parafuso

para tampão

267290 Dispositivo de

limpeza

267350 Chave para

lâmina AR

267320 Extrator para lâmina

269450 Fresa inicial

267410 Chave combinada

267270 Extensão canulada

267300 Extrator para haste

267360 Fresa para lâmina AR

267330 Chave hexagonal

267390 Fio guia

rosqueado 3,2

269410 Guia 130º com

bloqueio estático

269420 Parafuso de conexão

da haste

267310 Martelo para

guia

267370 Fresa canulada

para lâmina

267340 Broca 0 4.0mm

267400 Stop, 0 10mm

269440 Guia 130º com

bloqueio dinâmico

267230 Screwdriver for

Distal Locking Screw

267240 Chave Hexagonal

com Cabeça esférica

267250 Fio guia

com Gancho

267140 Parafuso de

Conexão 130°

Page 17: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

3130

269200 Redutor

269250 Parafuso

de conexão (proximal)

269280 Fresa flexível

269310 Ponta

Fresa 0,11mm

269340 Trava

269370 Guia de

broca 4,3

267560 Fio Guia

267450 Martelo

269210 Chave sws para

parafusos de conexão

269260 Parafuso

de conexão (para guia)

269290 Ponta

Fresa 0,9mm

269320 Ponta

Fresa 0,12mm

269350 Posicionador de

Haste em T

269380 Chave para Stop

269480 Posicionador de

Haste em L

269900 NeoGen AR Instru-

ment Set

267460 Dispositivo de 267470 Protetor de parte 267480 Chave para lâmina AR

compressão partes moles

269400 Cabo introdutor 267510 Guia para martelo 267520 Régua

de haste

267530 Perfurador inicial 267540 Dispositivo de conexão 269430 Cabo em T com

engate rápido

269100 Guia proximal para

haste longa

269140 Broca posicionadora 5,2mm 269150 Broca, 5.2mm 269160 Trochar Sleeve 8.1

269170 Guia de broca 5.2 269180 Trochar 8.1 269190 Fio Guia 2.5

269110 Guia distal para

haste longa

269120 Centralizador

269240 Introdutor/extrator de

fio guia

269270 Parafuso

de conexão (distal)

269300 Ponta

Fresa 0,10mm

269330 Ponta

Fresa 0,13mm

269360 Broca

269390 Stop Ø 4,3mm

267210Trocar 0,4 mm

Page 18: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

3332

LISTA DE INSTRUMENTAL SISTEMA HASTE NEOGEN AR

SET INSTRUMENTOS HASTE NEOGEN AR

Page 19: TÉCNICA CIRÚRGICA - taimin.com.br · Posicione o paciente de modo supino em mesa extensora ou cirúrgica translúcida. Abduza a perna sã o máximo possível e posicione-a no apoio

www.taimin.com.br

CHANGZHOU KANGHUI MEDICAL INNOVATION CO., LTD

Add: No.11, North Changjiang Road, Xinbei Zone, Changzhou, Jiangsu 213022, P.R.China Tel: +86-519-85139851 Fax: +86-519-85128628www.kanghui.com Shanghai OfficeAdd:Builing 18,No.1000,Jinhai Road, PuDong District, Shanghai,China 201206 Tel: +86-21-50319916 Fax: +86-21-50312913