tecnews - 13/08/14

3
13 | 08| 2014 www.grupoastral.com.br .br Moradores de uma vila residencial na Lapa, zona oeste de São Paulo, vivem há anos com a presença de escorpiões. Os animais são encontrados com frequência em todos os cômodos das casas, principalmente em locais mais quentes, como quadro de luz e fiação elétrica. Agentes de vigilância de saúde da Secretaria de Saúde de São Paulo estiveram no bairro nesta terça-feira (12) e recolheram alguns escorpiões para analisar a espécie e os riscos para a popu- lação. A suspeita é de que um terreno baldio vizinho seja o local de proliferação. Renato Luiz Mariati diz que já tirou mais de 40 bichos. — Minha esposa quer mudar daqui de qualquer jeito. O que eu mais queria era ter tranquilida- de para poder criar minhas filhas sem essa neura de encontrar um escorpião a qualquer momen- to e em qualquer lugar. O Centro de Controle de Zoonoses disse que vai visitar o bairro para realizar um tratamento con- tra a infestação e orienta a população sobre como se proteger. É recomendado manter quintais, jardins e garagens limpos, tampar os ralos e colocar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas – principal alimento do escorpião. ESCORPIÕES INVADEM CASAS NA ZONA OESTE DE SP Fonte: R7

Upload: grupo-astral

Post on 02-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo semanal com notícias sobre o mundo das pragas.

TRANSCRIPT

Page 1: TecNews - 13/08/14

13 | 0

8| 2

014

www.grupoastral.com.br.br

Moradores de uma vila residencial na Lapa, zona oeste de São Paulo, vivem há anos com a presença de escorpiões. Os animais são encontrados com frequência em todos os cômodos das casas, principalmente em locais mais quentes, como quadro de luz e fiação elétrica.

Agentes de vigilância de saúde da Secretaria de Saúde de São Paulo estiveram no bairro nesta terça-feira (12) e recolheram alguns escorpiões para analisar a espécie e os riscos para a popu-lação. A suspeita é de que um terreno baldio vizinho seja o local de proliferação. Renato Luiz Mariati diz que já tirou mais de 40 bichos.

— Minha esposa quer mudar daqui de qualquer jeito. O que eu mais queria era ter tranquilida-de para poder criar minhas filhas sem essa neura de encontrar um escorpião a qualquer momen-to e em qualquer lugar.

O Centro de Controle de Zoonoses disse que vai visitar o bairro para realizar um tratamento con-tra a infestação e orienta a população sobre como se proteger. É recomendado manter quintais, jardins e garagens limpos, tampar os ralos e colocar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas – principal alimento do escorpião.

ESCORPIÕES INVADEM CASAS NA ZONA OESTE DE SP Fonte: R7

Page 2: TecNews - 13/08/14

www.grupoastral.com.br

CIENTISTAS BRASILEIROS DESCOBREM SUBS-TÂNCIA NATURAL QUE COMBATE MOSQUITO DA DENGUEFonte: revistagalileu.globo.com

Biólogos da Unesp de Rio Claro anunciaram a descoberta de uma nova e promissora arma no combate contra a dengue: eles comprovaram que a substância chamada ramnolipídeo é capaz de matar o Aedes aegypti tanto em sua fase larval quanto na adulta, e também se mostrou um repelente de excelência contra o mosquito.

O composto é metabolizado por uma bactéria presente em solos contaminados por petróleo, e sua eficácia está no fato de que reduz a tensão superficial da água, impedindo que as larvas se mantenham na superfície por tempo suficiente para respirar, o que as impede de sobreviver. O ramnolipídeo também quebra a cutícula que protege o corpo do inseto adulto, provocando a sua morte.

Ao verificarem o potencial da substância, os cientistas também fizeram testes com dois ratos de laboratório, sendo que apenas um deles teve o composto borrifado pelo corpo. Quando foram expostos aos mosquitos, o animal banhado não foi picado, diferentemente do outro – eviden-ciando o caráter repelente do ramnolipídeo contra o Aedes aegypti.

A partir de agora, os esforços dos pesquisadores devem se concentrar em meios de viabilizar uma produção em larga escala da substância, para eventualmente disponibilizá-la no mercado. Atualmente, sintetizar 10 miligramas representa um custo de R$1,5 mil. “O grande desafio é continuar os estudos e tentar otimizar a produção, tornando-a mais rápida e mais barata para a exploração comercial”, disse em um comunicado Claudio Von Zuben, um dos coordenadores do estudo.

Page 3: TecNews - 13/08/14

MOSQUITOS: TIPO DE SANGUE, CONSUMO DE CERVEJA E ATÉ SUOR PODEM ATRAIR O INSETOFonte: webventure.com.br

Você já esteve em algum lugar e percebeu levar mais picadas de mosquito do que as pessoas em volta? Saiba que pode haver uma explicação para isso. Pesquisas mostram que o tipo de sangue pode afetar a atração desses insetos.

Desde 1972 pesquisadores tentam entender como os mosquitos escolhem suas vítimas. As cien-tistas britânicas Corine Wood e Caroline Dore publicaram um estudo em que sugerem que os mosquitos da espécie Anopheles Gabiae, hospedeiro e transmissor da malária são especialmente atraídos pelo sangue tipo O. Em 2004 cientistas japoneses quiseram confirmar essa preferência e foram mais fundo. 64 participantes se expuseram voluntariamente a uma série de mosquitos e mais uma vez os do tipo O foram os mais atacados. Entre eles, a maior parte dos insetos busca-vam pessoas que secretavam sacarídeos, o açúcar.

O hematologista Alexandre Mello confirmou que existe sim uma nítida atração para pessoas portadoras de sangue tipo O, em especial aquelas que têm o chamado fenótipo secretor. “Os indivíduos secretores são portadores de um gene que faz com que os antígenos, moléculas capazes de produzir anticorpos, que definem o tipo sanguíneo sejam secretados por várias mucosas do corpo”.

Mas a pergunta que permanece sem resposta é: por que os mosquitos preferem as pessoas com tipo O secretoras? Ainda não existem estudos que consigam responder isso. Mas dá para evitar alguns fatores que aumentam o interesse do mosquito como, temperatura corporal elevada, gravidez, ingestão de bebida alcoólica (em especial a cerveja), maior eliminação de gás carbôni-co, movimentação, peso corporal elevado e até certas cores de roupa como preto, azul marinho e vermelho.

Do ponto de vista médico, saber o que atrai mosquitos é uma informação que pode ajudar mui-to no controle de doenças transmitidas por esses vetores, como é o caso da malária e em nosso país em especial, a dengue. Entender os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos pode levar à descoberta de novos compostos e estratégias capazes de repelir os mosquitos.

Evitando mosquitos durante o exercício

Para os aventureiros que costumam acampar e praticar esportes ao ar livre, não só o sangue é um fator forte de atração para os mosquitos. “Vejamos o exemplo de um homem, usando roupas pretas, movimentando-se e transpirando ativamente, e obviamente, produzindo mais calor na superfície cutânea e mais gás carbônico pela respiração acelerada e maior produção de ácido lático pela musculatura. Se esse sujeito tiver sangue tipo O, fenótipo secretor, e tiver tomado um chopinho, será um verdadeiro banquete para os mosquitos”, explica o hematologista.

A solução mais indicada é utilizar repelentes que possuem o DEET, (N, N-dimetil-3-metilbenza-mida), uma substância presente nesse tipo de produto. “Os repelentes costumam ser altamente eficientes e com baixíssima toxicidade, inclusive para crianças”, finaliza Alexandre.

www.grupoastral.com.br

Anopheles Gabiae