tcm informativo - tribunal de contas do município de são ... · preservação da democracia e da...

20
TCM informativo Tribunal de Contas do Município de São Paulo | N o 45 | Novembro de 2010 ISO 9001 www.tcm.sp.gov.br Projeto da nova sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales que já formou mais de 10 mil alunos desde a sua criação, em 2003 (Página 10). TCM aprova as contas da Prefeitura Página 4 Edifício do Tribunal passa por reformas Página 5 TCM participa da comemoração dos 450 anos do Legislativo Paulistano Página 6 ESCOLA DE CONTAS: Começam as obras da nova sede Canteiro de obras Placa símbolo do início da construção do edifício

Upload: donguyet

Post on 14-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

TCM informativoTribunal de Contas do Município de São Paulo | No 45 | Novembro de 2010 ISO 9001

www.tcm.sp.gov.br

Projeto da nova sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales que já formou mais de 10 mil alunos desde a sua criação, em 2003 (Página 10).

TCM aprova as contas da Prefeitura • Página 4Edifício do Tribunal passa por reformas • Página 5

TCM participa da comemoração dos 450 anos do Legislativo Paulistano • Página 6

ESCOLA DE CONTAS:Começam as obras da nova sede

Canteiro de obras Placa símbolo do início da construção do edifício

Page 2: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

E S C O L A D E C O N TA SN O TA S

2

O presidente Edson Simões recebeu no dia 8 de julho, a “Medalha Comemorativa da

Revolução Constitucionalista de 32”, concedida pelo Centro de Integra-ção Empresa-Escola (CIEE) em parce-ria com a Academia Paulista de His-tória (APH), em solenidade realizada na sede do CIEE.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do CIEE e da Aca-demia Paulista de Letras Jurídicas, Ruy Martins Altenfelder Silva, a honraria foi criada para homenagear os cidadãos que contribuem com a preservação da democracia e da éti-ca na Administração Pública, pres-tando relevantes serviços ao desen-volvimento nacional.

Esta foi a primeira edição da conde-coração, que marca também a data comemorativa da Revolução Consti-tucionalista de 1932.

Também foram agraciados com a medalha, o cardeal arcebispo de São

Presidente do TCM recebe medalha

Paulo, dom Odilo Pedro Scherer; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembarga-dor Antonio Carlos Viana Santos; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Fúlvio Julião Biazzi; o diretor da Faculdade de Di-reito da Universidade de São Paulo, Antonio Magalhães Gomes Filho, o editor chefe do Jornal O Estado de S. Paulo, Roberto Gazzi; o reitor do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Manassés Claudino Fonteles; o pre-sidente da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, Marcos Jank; a colunista de Economia do Jornal Folha de S. Paulo, Maria Cris-tina Frias; o presidente da Associa-ção dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, José Carlos Madia de Souza; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Pau-lo, Antonio Magalhães Gomes Filho, e a diretora de redação da Panorama Diário Comercial e Publicidade, Már-cia Raposo.

Presidente do CIEE, Ruy Martins Altenfelder Silva, entrega medalha ao presidente Edson Simões

Visita do Instituto de Engenharia

O presidente Edson Simões, acompanhado do conselheiro corregedor Eurípedes Sa-les, recebeu, no dia 29 de julho, a visita do presidente do Instituto de Engenharia, Aluizio de Barros Fagundes e sua equipe, o vice-presidente de assuntos internos, Amândio Martins e o diretor superinten-dente da Câmara de Mediação e Arbitra-gem, Marco Antonio Vellozo Machado. Também participou do encontro, o secretá-rio geral do TCM, Renato Tuma.

Para o presidente Edson Simões “a inte-gração entre o TCM e o Instituto de Enge-nharia é muito importante porque ambos têm afinidades técnicas no enfoque de determinadas questões da cidade”.

Fagundes considerou o encontro muito produtivo e também destacou a importân-cia da relação de aproximação e coope-ração entre instituições. “Vislumbramos várias possibilidades de parcerias, uma delas com a Escola de Contas, que pode-rá ministrar cursos de aprimoramento aos engenheiros”. Fagundes também apontou a possibilidade da cooperação na área de auditoria de obras.

Ao final da reunião, o presidente Fagundes agradeceu a atenciosa recepção do TCM e convidou o presidente Edson Simões e o conselheiro corregedor Eurípedes Sales para uma visita ao Instituto.

Presidente Edson Simões e conselheiro corregedor Eurípedes Sales receberam o presidente do Instituto de Engenharia, Aluizio Fagundes, e sua equipe

Page 3: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

E D i T O r i A L

3

Quando estive na Presidência em 2008, investi prioritariamente na melhoria salarial, na capaci-

tação, na saúde e na qualidade de vida dos nossos servidores. Foi aprovada a lei 14.706 (28/02/2008) pela Câmara Municipal, que instituiu a gratificação de produtividade dos nossos servidores.

Em 2010, de volta à Presidência dessa Casa, as-sumi como principal desafio a preservação da infraes-trutura física do edifício sede do TCM e seus anexos, desgastada pelo tempo de construção e vida útil dos materiais. Com 34 anos de existência, o nosso pré-dio - considerado um dos patrimônios arquitetônicos e históricos da cidade de São Paulo -, necessitava de recuperação, readequação e modernização , que foram contempladas em um conjunto de 19 reformas e ser-viços concluídos ou em desenvolvimento, que incluem:

1 - Modernização dos elevadores que, por serem muito antigos, paralisavam constantemente por pro-blemas técnicos;2 – Serviço de manutenção corretiva da impermeabilização dos reservatórios de água do edifício sede que oferecia ris-cos de infiltração por deterioração do material em função da vida útil;3 – Readequação dos espaços da portaria de acesso B para transferência de equipamentos e documentos localizados na portaria A, com riscos de danos por ser um espaço afe-tado por enchentes; 4 - Cabeamento dos racks do sistema de telefonia do edi-fício sede, evitando a paralisação dos equipamentos e o colapso na comunicação; 5 - Substituição da aparelhagem antiga do sistema de ar condicionado do edifício sede, levando-se em conta os ris-cos de saúde, a não adaptação às normas técnicas vigen-tes e a manutenção mais barata dos novos equipamentos;6- Limpeza de dutos de ar condicionado para manter a salubridade evitando, assim, danos à saúde, conforme re-comendação técnica vigente;7 - Ar condicionado de precisão no Centro de Processamen-to de Dados do Núcleo de Tecnologia da Informação para a necessária refrigeração dos aparelhos em tempo integral, para evitar danos aos equipamentos, principalmente du-rante os meses de calor excessivo; 8 – Execução de uma nova rede de abastecimento de água no anexo II que apresentava problemas de deterioração e vazamento, com prejuízo e desperdício de água;9 – Substituição de mobiliário por motivos de avarias, ob-solescência e ergonomia;10 – Rearranjo da distribuição dos cabos de lógica e elétri-ca para suprir as necessidades operacionais das estações de trabalho criadas com a troca de mobiliário;11 - Adequação e manutenção corretiva do prédio da creche do TCM, que estava com a pintura deteriorada e apresentava fissuras, trincas e desníveis no piso do pátio;12 – Levantamento cadastral e planialtimétrico de todas as áreas do TCM, dada a existência de um arquivo antigo e incompleto que dificultava o desenvolvimento de ativida-des dependentes desses dados ;13 - Readequação das áreas existentes no edifício anexo I, com áreas maiores para arquivo e almoxarifado, que já estavam com seus espaços saturados; 14 - Reforma do sistema de som e videoconferência utili-zado nas sessões plenárias e demais atividades abertas,

Modernização é o nosso grande desafiopor problemas técnicos que criam transtornos constantes na transmissão e qualidade do som, além das dificuldades de reposição das peças ; 15 - Recuperação das placas de brise da cobertura do edi-fício sede que poderiam atingir os transeuntes devido ao risco iminente de desplacamento;16 - Necessidade de troca dos transformadores e do grupo gerador para permitir o funcionamento de todos os equi-pamentos em caso de queda de energia, evitando o com-prometimento do trabalho; 17 - Reforma do piso entre as torres do edifício sede, para correção dos desníveis e recalques ocasionados pelo solo de baixa resistência da região de várzea e enchentes onde fica instalado o TCM; 18 – Correção dos recalques e desníveis no piso do edifício anexo II, ocasionados por afundamento do solo de baixa resistência por ser região de várzea;19 - Reforma dos sanitários do edifício sede que necessita-vam de melhoria das condições de ventilação e correções dos vazamentos, além da adaptação às normas de acessi-bilidade vigentes.

Também demos início à construção da sede própria da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales - nosso braço pedagógico que previne eventuais falhas no trabalho dos servido-res públicos.

O trabalho da Escola cresceu e hoje se expande para além das fronteiras do Município, com cursos gratuitos oferecidos para um universo diversificado de servidores públicos e interessados em geral.

A mais recente inovação desse Centro de Ensi-no – que merecidamente leva o nome do conselheiro Eurípedes Sales, seu idealizador e dirigente – foi a im-plantação do sistema de ensino a distância, com o objetivo principal de tornar os seus cursos acessíveis aos servidores residentes em áreas geográficas de difí-cil acesso às dependências físicas da Escola.

Este Informativo traz, em resumo, a trajetória do trabalho da nossa Escola de Contas e da construção do seu novo edifício desde o lançamento da pedra fun-damental, em 2008, por ocasião das comemorações dos 40 anos da Corte de Contas.

O TCM também caminha na trilha da inovação e da busca permanente de modernização, com o objetivo da melhoria contínua da qualidade dos serviços. Seguimos acompanhando as novas tendências mundiais do controle externo em que os núcleos de tecnologia da informação são instrumentos primordiais. Para agilizar e racionalizar os nossos trabalhos de fiscalização, criamos os nossos próprios sistemas de tratamento de informações, como o Prisma, o Panorama e o Radar, que serão abordados em uma de nossas reportagens.

No que diz respeito à qualidade total, - em que o TCM foi um pioneiro entre os órgãos públicos -, conquistamos o certificado de transição da norma ISO 9001 na versão 2008, após avaliação da conformidade realizada pela BSI (British Standards Institution), demonstrando que esta Cor-te não apenas cumpre sua missão institucional, mas o faz com base em referências internacionais de qualidade.

Nesse esforço contínuo de aperfeiçoamento, firmamos convênios com a Associação Paulista dos Magistrados – Apamagis, com a Secretaria de Infraes-

trutura Urbana e Obras – Siurb e com a então Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratiza-ção – atual Pasta do Planejamento, Orçamento e Ges-tão, para ampliar o nosso campo de atuação com ações visando ao aprimoramento técnico-profissional nas áreas de gestão e controle externo.

No próximo mês de dezembro, firmaremos con-vênio com a AES Eletropaulo para tornar o nosso sistema de iluminação mais eficiente e econômico, sem custos para o Tribunal.

Nossos contatos com a vice-presidência e presidên-cia da AES Eletropaulo, em 2010, aconteceram para tra-tarmos do ressarcimento do grande prejuízo do TCM, em 2009, quando da sobrecarga elétrica motivada pela queda de um cabo de alta tensão na entrada do edifício anexo, que gerou contratações emergenciais para a recuperação de toda a instalação danificada. Na ocasião, lavramos um termo de ressarcimento naquela Concessionária e, um ano após o acidente, nenhuma solução havia sido anunciada, estando o mesmo arquivado.

Os contatos resultaram na conclusão do processo, com a devolução do valor integral do nosso prejuízo de R$ 334 mil, ainda no primeiro semestre desse ano.

Também retomamos a negociação iniciada com o Banco do Brasil em 2008 para a permanência de um Posto Bancário em nossas dependências e consolidamos o acor-do no último mês de setembro, segundo o qual a instituição bancária deverá repassar R$ 2.280.000,00 para o Fundo Especial de Despesas do Tribunal de forma parcelada (R$ 38 mil/mês). Com esse dinheiro serão comprados novos equipamentos para a Escola de Contas Conselheiro Eurípe-des Sales e investiremos em aperfeiçoamento, treinamen-to, eventos educacionais e culturais (seminários, palestras etc) sem a necessidade de utilização da verba pública.

Estamos efetuando negociação com a Caixa Econômica Federal para a instalação de um Posto de Serviço no TCM.

Assim seguiremos o nosso trabalho, com zelo pela maior eficiência e efetividade na gestão da coisa pública, atentos à qualidade dos serviços pres-tados ao cidadão paulistano e à preservação dos direitos fundamentais de cada indivíduo.

Boa leitura a todos.

Edson SimõesPresidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo

Tribunal de Contas do Município de São Paulo Nº 45 Novembro de 2010

Presidente Edson Simões

Page 4: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

4

N O TA S

O presidente Edson Simões, acompanhado do coordenador do Escritório da Quali-dade, Lívio Fornazieri, recebeu no TCM

o auditor da British Standards Institution (BSI), Luiz Yochikawa para avaliação de conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade realizada nos dias 20 e 21 de outubro. Na ocasião, o presi-dente colocou o Tribunal à disposição do auditor da BSI, com votos de um bom trabalho.

Na oportunidade, foram auditados o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a Subsecretaria de Fiscalização e Controle (SFC) e suas coorde-

TCM conquista certificado de transição da norma ISO 9001 na versão 2008

nadorias e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo conquistou o certificado de tran-sição da norma ISO 9001 na versão 2008.

Na apresentação do seu relatório, Yochikawa não registrou qualquer não conformidade. Sugeriu duas oportunidades de melhoria: revisão do fluxograma de inter- relação dos processos do Sistema e implantação de me-canismos de divulgação das inovações imple-mentadas e das melhorias alcançadas.

A sugestão de divulgação das atividades vem

ao encontro da medida implementada pela Pre-sidência desde o início do exercício de 2010, que determinou a veiculação eletrônica semanal dos trabalhos das diversas áreas do Tribunal.

Em suas conclusões, Yochikawa ressaltou que “fica patente o comprometimento de todos os envolvidos na manutenção do Sistema de Ges-tão da Qualidade na busca da excelência e da satisfação dos clientes do TCM”.

A próxima auditoria de manutenção está previs-ta para março de 2011.

Sessão extraordinária para apreciação das Contas da Prefeitura, tendo como relator o conselheiro Antonio Carlos Caruso

TCM aprova as Contas da Prefeitura

O Tribunal de Contas do Municí-pio de São Paulo emitiu parecer prévio favorável sobre as contas

da Prefeitura relativas ao exercício de 2009, em sessão extraordinária realiza-da no dia 28 de junho. O conselheiro re-lator, Antonio Carlos Caruso, consignou que as impropriedades apontadas no seu relatório são passíveis de correção.

Em seu voto, constam 78 determi-nações e 28 sugestões de melhoria,

afetas às impropriedades constata-das e que se mostraram importantes para o aprimoramento da gestão mu-nicipal, quer em relação à melhoria dos contratos internos quer quanto ao desempenho operacional das atividades ou programas auditados. Mereceram destaque especial no voto do conselheiro relator Antonio Carlos Caruso as seguintes ques-tões: os precatórios, as despesas

com pessoal, os gastos com educa-ção bem como os aspectos opera-cionais da função, gastos, metas e ações de saúde, transportes, meio ambiente e função urbanismo.

A íntegra do relatório e do voto do conselheiro relator Antonio Carlos Caruso pode ser acessada no en-dereço eletrônico: http://www.tcm.sp.gov.br/painelnoticias/principal/2010/40_10VotoExecutivo.html

Participaram da entrega do terceiro elevador, o presidente Edson Simões, o subsecretário Wagner Dal Medico, o coordenador administrativo Flávio Berto, o arquiteto José Berti, o supervisor de infraestrutura Edson Siqueira e o presidente da Comissão de Licitação, Maurício Trevisani

Page 5: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

5

r E f O r m A S

TCM passa por reformas

Paralelamente à construção do edifício da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales, e

dentro do projeto de recuperação, readequa-ção e modernização da infraestrutura física do TCM, elaborado pelo presidente Edson

Simões, o edifício-sede e seus anexos foram contemplados por um conjunto de 19 refor-mas com serviços concluídos ou em desen-volvimento.

Uma das prioridades foi a reforma dos ele-vadores do edifício, devido às constantes pa-ralisações dos equipamentos, sendo que três deles – das Torres I, II e IV – foram moderniza-dos e estão em atividade. A reforma do eleva-dor da Torre III terminará até 30 de dezembro. O presidente Edson Simões lembrou que o edifício é um patrimônio histórico da cidade de São Paulo e deve ser preservado: “Apesar da manutenção preventiva realizada ao longo dos 34 anos da existência do prédio, a refor-ma mostrou-se necessária, tendo em vista o período de vida útil de materiais e equipa-mentos que o compõem. Isto implica em cor-reção dos problemas existentes, provendo o Tribunal das condições ideais de operação”.

O quadro a seguir traz as 19 obras determina-das pelo presidente do Tribunal, Edson Simões:

Participaram da entrega do terceiro elevador, o presidente Edson Simões, o subsecretário Wagner Dal Medico, o coordenador administrativo Flávio Berto, o arquiteto José Berti, o supervisor de infraestrutura Edson Siqueira e o presidente da Comissão de Licitação, Maurício Trevisani

Área externa também foi reformada

Centro de Educação

Infantil do TCM também foi reformado

Descrição Problemas Intervenções

Elevadores Elevadores antigos, que paralisavam constantemente por problemas técnicos

Modernização dos equipamentos, substituição da cabine interna e do sistema elétrico de comando

Reservatórios de água do edifício sede Necessidade de impermeabilização e de troca de tubulação

Impermeabilização nova e troca de tubulação

Portaria de acesso B Guarita de controle de acesso Novas instalações para controle e espaço para sala de expediente da Segurança

Racks do PABX do edifício sede Falta de cabos para suprir a falta de fornecimento de energia elétrica aos racks

Execução de cabeamento

Ar condicionado Limpeza de dutos executada em 2009 Limpeza de dutos realizada em 2010, dada a necessidade de limpeza anual por questões de salubridade

Rede de abastecimento de água e recalque no anexo II

Rede de água e incêndio enterradas, com alta pressão e problemas de vazamento por obsolescência

Nova rede de água e incêndio executada externamente, com acesso fácil para manutenção

Mobiliário do 2º andar Mobiliário antigo e necessidade de novo layout das áreas Novo layout das áreas, com adequação de mobiliário

Cabos de lógica e elétrica do 2º andar Necessidade de reorganização em decorrência do novo layout das áreas

Novo cabeamento de lógica e elétrica

Creche do TCM Necessidade de manutenção corretiva em áreas externas, pinturas e intervenções localizadas

Áreas externas pintadas, pisos novos nos pátios, reforma em telhados e nova calçada

Levantamento planialtimétrico e cadastral

Arquivo parcial de plantas do TCM Levantamento completo e desenhos em mídia com dados planialtimétricos e cadastrais do TCM

Edifício anexo I Necessidade de readequação das áreas, impermeabiliza-ção, reforma do vestiário, pintura

Impermeabilização, reforma do vestiário, áreas destinadas a um almoxarifado, um arquivo e um depósito

Sistema de ar condicionado do edifício sede

Somente ar frio, com sistema central e controle único Ar quente e frio, com sistema central e controle individual

Sistema de som e videoconferência Equipamento antigo e com operações limitadas Novo sistema de som, instalação do sistema de videocon-ferência e melhoria da acústica do plenário

Placas de brise da cobertura do edifício sede

Desgaste do concreto e oxidação do aço, com necessida-de de manutenção corretiva

Serviços de recuperação de concreto e aço nas regiões afetadas, placas tratadas, sem risco de desplacamento de lascas de concreto

Ar condicionado de precisão para o CPD do NTI

Necessidade de substituição dos aparelhos existentes Refrigeração do ambiente com instalação de aparelhos específicos, em tempo integral

Cabine de transformação e grupo gerador

Equipamentos com necessidade de modernização e mudança de localização

Gerador e transformadores novos, localizados em área externa

Piso entre as torres do edifício sede Desníveis devido a recalques do piso Novo piso

Reforma do piso do edifício anexo II Desníveis devido a recalques do piso Instalação de piso elevado corretivo

Sanitários do edifício sede, comuni-cação visual interna e adequação às normas técnicas de acessibilidade

Sanitários com problemas de layout e ventilação, falta de sinalização interna e de adequação do prédio às normas de acessibilidade

Novos sanitários, sinalização interna completa e prédio adequado às normas de acessibilidade

Tribunal de Contas do Município de São Paulo Nº 45 Novembro de 2010

Foi concluída, no mês de setembro, a reforma do Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Gregório Westrupp, promo-vida pelo Tribunal de Contas do Municí-pio de São Paulo (TCM).

A reforma da creche foi realizada com objetivo de atender todas as neces-sidades operacionais, oferecendo às crianças e funcionários um ambiente mais confortável, além de estimular o desenvolvimento de atividades peda-gógicas ao ar livre.

Na área externa, foi construído um tan-que de areia atóxica colorida, além da colocação de grama sintética no play-ground e pintura da miniquadra e da pista para triciclo. Para a recuperação da edificação, foram reformados os te-lhados e realizada uma nova pintura da fachada externa.

Fundado em 1985, o CEI Padre Gregório Westrupp atende atualmente 68 crian-ças, de 0 a 5 anos, em período integral.

Page 6: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

6

4 5 0 a n o s

A Câmara Municipal de São Pau-lo (CMSP) realizou, no dia 16 de agosto, sessão solene para

celebrar os 450 anos da sua criação. Na ocasião, foram lançados o selo e o carimbo comemorativos aos 450 anos, com o objetivo de divulgar e perpetuar essa data histórica.

A convite do presidente daquela Casa, vereador Antonio Carlos Rodrigues, participaram da mesa de abertura o presidente desta Corte, Edson Simões, o conselheiro corregedor Eurípedes Sales e os conselheiros Antonio Car-los Caruso e Maurício Faria.

Também fizeram parte da mesa, a vice-prefeita de São Paulo e se-cretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio; o então secretário municipal de Modernização, Gestão

e Desburocratização e diretor-pre-sidente da Prodam, João Octaviano Machado Neto; o vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo e coordenador da Comissão dos fes-tejos dos 450 anos do Legislativo Paulistano, vereador Dalton Silvano; o segundo vice-presidente da Câma-ra Municipal de São Paulo, vereador Celso Jatene; os vereadores Agnal-do Timóteo e Toninho Paiva, o secre-tário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme, representando o governador de São Paulo, Alberto Goldman; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o pre-sidente da Comissão de Relações Internacionais, deputado estadual João Barbosa, representando o pre-sidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado

TCM participa das comemorações dos 450 anos do Legislativo Paulistano na Câmara Municipal

Presidente Edson Simões fez uma análise histórica do papel da Câmara Municipal de São Paulo

“O Legislativo Paulistano foi e continua sendo a base da representação do povo da cidade.”Presidente do TCM, Edson Simões

Barros Munhoz; o tenente coronel Geraldo Teste Júnior, representando o comandante major brigadeiro do ar do 4º Comando Aéreo Regional, Pau-lo Roberto Pertusi; o diretor regional dos Correios de São Paulo Metropo-litana, José Furian Filho.

A sessão solene foi oficialmente aberta pelo presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Antonio Carlos Rodrigues, que ma-nifestou a alegria “por participar dessa sessão solene histórica, que marca os 450 anos do Legislativo Paulistano.” Segundo o vereador, “é importante preservar a memória da Câmara e das personalidades que por aqui passaram.”

Na sequência, o deputado Arnaldo Faria de Sá fez uma saudação, des-tacando que “prestigiar a Câmara é sinônimo de prestigiar a democracia e a política nacional.”

O vereador Dalton Silvano, vice-pre-sidente da Câmara e coordenador da Comissão dos Festejos aos 450 anos

Page 7: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

7

Tribunal de Contas do Município de São Paulo Nº 45 Novembro de 2010

do Legislativo Paulistano, fez uma retrospectiva dos momentos mais importantes que ocorreram no Le-gislativo Municipal desde a criação, no Brasil Colônia - época em que as Câmaras exerciam poderes judiciais, além das funções de legislar e fisca-lizar as ações nas cidades.

O presidente do TCM, Edson Simões, além de fazer uma análise histórica do papel da Câmara Municipal de São Paulo, enfatizou que o Legislativo Pau-listano foi e continua sendo a base da representação do povo da cidade.

Lembrou que desde o seu ano de criação, em 1560, até 1821, o pre-sidente da Câmara era também juiz ordinário das comunidades. A figura

do prefeito surgiu em 1897, que pas-sou a dividir com o Legislativo Pau-listano a administração da cidade. Com a Proclamação da República, o poder foi centralizado, alterando mais uma vez as funções das Câ-maras, com a redução da autonomia dos municípios

Segundo o presidente, “a Câmara participou de todas as lutas brasilei-ras, desde o período colonial quando defendia os interesses de São Pau-lo contra os colonizadores explora-dores, na luta pela independência do Brasil e, posteriormente, na luta pela consolidação da democracia, além de defender os interesses da nossa população. Quando traçamos

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Rodrigues, acompanhado do vice-presidente, vereador Dalton Silvano, do vereador Agnaldo Timoteo (à dir.) e do vereador Gilberto Natalini (à esq.) durante a obliteração do selo comemorativo lançado na sessão solene dos 450 anos da CMSP

“É importante preservar a memória da Câmara Municipal de São Paulo e das personalidades que por aqui passaram, contribuindo para a construção de uma cidade melhor.”Presidente do Legislativo Paulistano,

Antonio Carlos Rodrigues

um perfil da Câmara Municipal de São Paulo verificamos que o Legisla-tivo Paulistano tem um mimestismo com a cidade de São Paulo.”

E concluiu: “Sem Parlamento não existe liberdade e essa Casa repre-senta a consolidação da democracia em São Paulo e no Brasil”.

A vice-prefeita Alda Marco Antonio parabenizou o Legislativo, destacan-do que fez questão de comparecer à sessão solene para prestar sua homenagem aos vereadores “que considero os políticos mais impor-tantes porque estão mais próximos dos seus eleitores.”

Após o encerramento da cerimônia, os presentes foram convidados a participar da inauguração de uma exposição comemorativa sobre os 450 anos do Legislativo Paulistano, no térreo da Câmara Municipal.

Page 8: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

8

C O N v ê N i O S

Termo de cooperação com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras

Em suas avaliações, 98% dos participantes consideraram os cursos excelentes ou bons

Capacitação de 800 servidores municipais por meio de convênio

dernização, Gestão e Desburocratização - atual Pasta de Planejamento, Orça-mento e Gestão -, assinaram um convê-nio em março, por meio do qual já foram capacitados 800 servidores municipais.

Na ocasião, o presidente Edson Simões enfatizou “que foi mais uma iniciativa do TCM para que a Prefeitura Municipal ofe-reça um trabalho de boa qualidade ao ci-dadão paulistano. “Queremos colaborar na modernização da Administração Públi-ca, para que o servidor possa dinamizar o seu trabalho e servir melhor à população, afinal, precisamos devolver ao contribuin-te um trabalho de qualidade.”

Os servidores participaram de aulas so-bre Lei de Responsabilidade Fiscal, Atas e Licitações, Execução de Contratos,

Controle Interno e Gestão de Recursos na Área Pública, Excelência e Desempe-nho no Serviço Público, entre outros.

Segundo o diretor e professor da Escola de Contas, Moacir Marques da Silva, “o aproveitamento foi muito bom e os par-ticipantes mostraram grande interesse nos temas desenvolvidos, com uma par-ticipação muito ativa para o esclareci-mento das dúvidas pertinentes ao traba-lho cotidiano na Administração Pública”.

Os cursos foram considerados excelen-tes/bons por 98% dos participantes, que apontaram em suas avaliações, entre outros aspectos, a experiência e capacitação dos professores,os temas abordados e as dinâmicas utilizadas durante as aulas.

O presidente Edson Simões assinou um Termo de Cooperação com o então secretário municipal de Infra-

estrutura Urbana e Obras (SIURB), Marcelo Cardinale Branco, no dia 11 de maio, com o objetivo principal de promover ações vol-tadas à execução de reformas, readequa-ções e modernização nas dependências do TCM por meio do serviço técnico-profissio-nal do Departamento de Edificações –EDIF, incluindo a construção do edifício sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públi-cas Conselheiro Eurípedes Sales e outros projetos de reforma e manutenção.

O presidente Edson Simões agradeceu a colaboração da SIURB, destacando o

excelente trabalho de manutenção dos equipamentos municipais que a Pasta tem realizado na cidade de São Paulo. “A cooperação de Edif nos permitirá avançar nas obras de construção da Escola e nas reformas no edifício do TCM, que é um pa-trimônio histórico da cidade.”

O Secretário Marcelo Branco manifestou a satisfação de firmar um termo de coopera-ção que tem como uma das vertentes prin-cipais “ a construção da sede própria da Escola de Contas, que trará para a cidade de São Paulo um benefício muito grande na medida em que o Centro de Ensino atua na qualificação e no aprimoramento do tra-balhos dos servidores públicos”.

Estiveram presentes o presidente Edson Simões, o então secretário de SIURB, Marcelo Branco, o conselheiro corregedor Eurípedes Sales, o secretário geral Renato Tuma, o subsecretário administrativo, Wagner Dal Medico e o então diretor do Edif, Valter Vendramin

O presidente Edson Simões e o então secretário Rodrigo Garcia, da Secretaria Municipal de Mo-

Page 9: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

9

Participaram da cerimônia de assinatura do convênio, o presidente do TCM, Edson Simões ; o presidente da Apamagis, desembargador Paulo Dimas;, o juiz de Direito Fernando Marcondes, representando o ministro Cezar Peluso, o juiz substituto Rubens Rihl; representando o CNJ; o vice-presidente do TCM, Roberto Braguim; o conselheiro corregedor e dirigente da Escola de Contas, Eurípedes Sales, os conselheiros do TCM, Antonio Carlos Caruso e Maurício Faria, o professor Waltércio Zanvettor, diretor geral da Fundação Escola de Sociologia e Política; Antonio Denardi, diretor de comunicação da Assembléia Legislativa de São Paulo

Estiveram presentes o presidente Edson Simões, o então secretário de SIURB, Marcelo Branco, o conselheiro corregedor Eurípedes Sales, o secretário geral Renato Tuma, o subsecretário administrativo, Wagner Dal Medico e o então diretor do Edif, Valter Vendramin

O presidente Edson Simões e o presidente da Associação Pau-lista dos Magistrados (Apa-

magis), desembargador Paulo Dimas , assinaram um convênio, no dia 15 de abril, para promover ações visando ao aprimoramento técnico-profissional de servidores e/ou associados nas áreas de gestão e de controle externo da ad-ministração pública, com foco na incor-poração de doutrinas e práticas desen-volvidas em outros países. O convênio contou com o incentivo do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso.

Tribunal de Contas assina convênio com a Apamagis

A Escola Superior de Gestão e Contas Pú-blicas Conselheiro Eurípedes Sales, vin-culada ao TCM, terá papel fundamental na difusão de conhecimentos por meio de cursos presenciais ou a distância.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do convênio, o juiz de Direito Fernando Marcondes, representando o ministro Cezar Peluso, o juiz substituto Rubens Rihl; representando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o professor Waltércio Zanvettor, diretor geral da Fundação Escola de Sociologia e Política; Antonio Denardi, diretor de comunicação da Assembléia Legislativa de São Paulo;

o vice-presidente do TCM, Roberto Bra-guim; o conselheiro corregedor e dirigen-te da Escola de Contas, Eurípedes Sales e os conselheiros do TCM, Antonio Carlos Caruso e Maurício Faria.

O presidente da Apamagis, desembarga-dor Paulo Dimas, afirmou ser uma alegria para a Associação e uma importância enorme para o Poder Judiciário a assina-tura do convênio, especialmente no que se refere à modernização na área da Justiça. “Ao firmamos parceria, especialmente com órgãos especializados na administra-ção pública como o TCM, damos um gran-de passo rumo à modernidade e à melhoria da prestação dos serviços judiciários.”

Em nome do Colegiado do TCM, o presi-dente agradeceu a oportunidade dada pela Apamagis e o apoio do STF e do CNJ e destacou o papel fundamental do ensino e da pesquisa para o avanço das civiliza-ções, ressaltando que “esse tipo de entro-samento é que fará com que o Brasil, os países latinos e os países do terceiro mun-do consigam ser guindados para a área de desenvolvimento, não somente no campo econômico, mas também nas áreas jurídi-ca, cultural, educacional e de saúde.”

Também estiveram presentes na cerimô-nia de assinatura, o secretário geral, Re-nato Tuma, a subsecretaria geral, Roseli de Morais Chaves, o chefe da Assessoria Jurídica de Controle Externo, Murilo Ma-galhães Castro, o subsecretário Admi-nistrativo, Wagner Dal Medico, o chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação, Mário Augusto de Toledo Reis, e o chefe de gabinete José Camilo dos Santos.

Tribunal de Contas do Município de São Paulo Nº 45 Novembro de 2010

Page 10: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

E S C O L A D E C O N TA S

10

A solenidade que marcou o início dos trabalhos para a construção, pelo Departamento de Edificações da Pre-

feitura de São Paulo – EDIF, da nova sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales foi realizada no dia 13 de setembro. Durante a cerimônia, foi apresentado o projeto da nova sede da Esco-la. Também foi assinada a ordem de início dos serviços da obra e descerrada uma placa-símbolo no local onde será erguido o prédio da Escola de Contas.

Em seu discurso, o presidente do TCM, Edson Simões, afirmou que a Escola de Contas não é apenas para o Tribunal, mas para a cidade de São Paulo e para o Brasil. “Para São Paulo, porque auxilia a Prefeitura ao ensinar seus 130 mil servidores que vão atender melhor a população. Para o Brasil, porque a Escola de Contas serve como modelo para vários órgãos públicos e estados brasileiros.”

Segundo o presidente, “o Tribunal ergueu-se a um patamar mais elevado ao criar, em 2003, a Escola de Contas, que merecidamente leva o nome do seu maior incentivador – conselheiro Eurípedes Sales.” E acrescentou: “Com o tra-balho da Escola, fornecemos conhecimentos para que os servidores de todas as áreas da máquina administrativa possam defender, com maior rigor e conhecimento, a lisura e a correção das contas públicas.”

O presidente saudou o conselheiro e correge-dor Eurípedes Sales e o conselheiro Maurício Faria, presentes no evento, e lembrou que o conselheiro Antonio Carlos Caruso o vice-pre-sidente Roberto Braguim sempre deram apoio à Escola de Contas.

O conselheiro corregedor Eurípedes Sales cumprimentou os alunos do curso de pós-graduação em Administração Pública da

Solenidade marca início das obras da Escola de Contas do TCM

O secretário da SIURB, Elton Santa Fé Zacarias, assinou a ordem para início das obras

Estiveram presentes no descerramento da placa símbolo, o presidente Edson Simões, o conselheiro corregedor Eurípedes Sales, o conselheiro Maurício Faria, o secretário de Siurb, Elton Santa Fé Zacarias, o secretário de Esportes, Valter Rocha; o diretor do Edif, Luiz Ricardo Santoro, o secretário geral do TCM, Renato Tuma, os arquitetos responsáveis pelo projeto, Walter Makhohl e José Berti, o diretor da Escola de Contas, Moacir Marques da Silva, e o engenheiro do Edif, Gilberto Serai

Page 11: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

11

Escola de Contas presentes na cerimônia, esclarecendo “que a Escola surgiu para disseminar conceitos de gestão na Adminis-tração Pública”.

Para o conselheiro corregedor, “o início das obras é mais uma página da nossa meta de buscar o aperfeiçoamento da gestão pública. A nossa meta é ousada e estamos sempre inovando para aperfeiçoar cada vez mais o trabalho dos servidores públicos”.

O conselheiro Maurício Faria manifestou “que a Escola expressa uma dimensão essencial do TCM, “que é o caráter pedagógico, ao formar os servidores públicos para que desenvolvam suas atividades na Administração Pública de forma eficiente e dentro das normais legais”.

Em suas considerações, o secretário de In-fraestrutura Urbana e Obras, Elton Santa Fé Zacarias, enfatizou “a importância da Escola para o aperfeiçoamento do trabalho desen-volvido pelos servidores municipais”.

O diretor do EDIF, Luiz Ricardo Santoro, con-siderou a obra “um marco dentro da Admi-nistração Pública”. O espaço físico é muito importante, mas o conceito da Escola de Con-tas é fundamental para o povo paulistano”, afirmou Santoro.

O arquiteto Walter Makhohl - responsável pelo aperfeiçoamento do anteprojeto da nova sede da Escola de Contas realizado pelo arquiteto do TCM, José Berti – mani-festou “a honra de participar dessa obra, que tem uma aparência clássica, austera e muito moderna”.

Estiveram também presentes no evento, o secretário de Esportes, Valter Rocha; Roberto Molin, representando o secretário de Trans-portes, Marcelo Branco; o ex-diretor do EDIF, Valter Vendramin, o arquiteto do TCM, José Berti; o engenheiro do EDIF, Gilberto Serai; o assessor da Companhia de Engenharia e Trânsito (CET), Coronel Valério e o diretor da

Escola de Contas, Moacir Marques da Silva.

Início das obras de construção da nova sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales

Placa símbolo da construção do edifício da Escola de Contas

Tribunal de Contas do Município de São Paulo Nº 45 Novembro de 2010

Page 12: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

12

E S C O L A D E C O N TA S

No esforço contínuo de aperfeiçoa-mento do controle externo das con-tas e da execução orçamentária

nas repartições públicas, o Tribunal de Con-tas do Município de São Paulo criou, em 2003, a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales, cuja história de sucesso – com cerca de 10 mil alunos formados – fez com que o TCM se empenhasse na construção de uma sede própria para o Centro de Ensino. A pedra fundamental do novo edifício foi lançada em 2008, na gestão do presidente Edson Simões, por ocasião das comemorações do 40º aniversário do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Dada a impossibilidade da reforma do edifí-cio do Anexo I, a Presidência determinou um novo local nas dependências do TCM para a construção da edificação. Elaborado inicial-mente por um grupo de arquitetos e enge-nheiros do TCM, coordenados pelo arquiteto José Berti, o projeto da nova sede foi desen-volvido com o apoio do escritório do arquite-to Walter Makhohl, contratado por meio de licitação. Makhohl já havia realizado alguns trabalhos na área de ensino, com os projetos dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e Escolas Técnicas. A seguir, os arquitetos

Arquitetos falam do projeto da Escola de Contas

Projeto da nova sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales

e execução de última geração para suprir as ne-cessidades propostas dos alunos.Berti - O estudante é a alma da escola e no fim tudo foi feito para atendê-lo. Desenvolvemos uma área para convivência e eventuais exposi-ções, uma cafeteria e uma praça coberta. Acre-ditamos que a aprendizagem não termina na sala de aula. A troca de informações e vivências dentro de uma ambiente favorável é essencial.

4. Quais os desafios específicos enfren-tados para desenvolver este projeto, tais como localização, terreno, insolação etc.Makhohl - O edifício, curvo, foi determinado pelo formato irregular do terreno, forma que resultou no melhor aproveitamento. As extremi-dades do edifício, arredondadas, dão a ele uma continuidade visual mais suave que os cantos retos. O edifício é dotado de recursos de con-forto, tais como a climatização, de baixo custo, devido ao vidro protetor de insolação.Berti - O maior desafio foi incluir todo o pro-grama proposto dentro de um terreno com área restrita e com o limitador de três pavimentos (estipulados por nós mesmos).

5. Fale um pouco sobre os materiais utiliza-dos no projeto, como vidros, concreto etc.Makhohl - Os materiais empregados são desde a protensão das lajes, até a impermeabilização da cobertura, as mais atualizadas que hoje existem no mercado. A associação dos materiais de acaba-mento: concreto aparente, vidro tipo glazing, pas-tilhas de vidro nas superfícies verticais, juntamen-te com granito e carpete nos pisos, resultam em conjunto harmonioso e sóbrio no pavimento térreo.Berti - O concreto aparente foi utilizado para promover uma interface com o Edifício Sede, afinal o novo prédio estará inserido no mesmo espaço (complexo do TCM). A “pele” de vidro confere um aspecto de modernidade, além de favorecer a iluminação natural dos ambientes, que foi bem valorizada neste projeto, especial-mente nas salas de aula, que recebem a luz natural sempre do lado esquerdo de quem olha a lousa. Outro material a destacar é o piso de “concregrama”, que será instalado na área de estacionamento e que permite a drenagem na-tural das águas de chuva.

Walter Makhohl e José Berti detalham como será a nova sede, já em construção:

1.Em que estilo podemos classificar o projeto?Walter Makhohl - O projeto é de um edifício contemporâ-neo, com materiais e técnicas as mais recentes. Procura ex-plorar a associação de vidro (glazing) com o concreto apa-rente, resultando em um as-pecto mais singelo. Implanta-do sobre uma plataforma, com um vão livre e pé direito duplo, distribui áreas de apoio, café,

auditório e circulações verticais.José Berti - O projeto nasceu para ser uma es-cola e prevê, além das 5 salas de aula , uma área administrativa, uma de apoio pedagógico e um auditório; e, também, uma área de convívio, que promova um ambiente estudantil saudável.

2. Qual a importância de elaborar o projeto arquitetônico para uma  Escola de Contas que já formou mais de 10 mil alunos?Makhohl - Consideramos uma responsabilida-de grande e honrosa, por sabermos que a Escola de Contas é referência nacional para todos os municípios do Brasil.Berti - É uma grande satisfação participar de um projeto de tamanha magnitude, pela im-portância da Escola de Contas, que vem, desde 2003, capacitando milhares de servidores muni-cipais tanto de São Paulo e, por meio de convê-nios, de outras partes do País. A nova sede trará conforto e excelentes condições aos alunos.

3. Qual o desafio ou diferença em projetar um prédio para uma escola de um Tribunal de Contas, em relação à uma escola co-mum, atendendo às sugestões do cliente, mas com foco no estudante? Makhohl - Considerando que o programa de uso é similar, basicamente a diferença está na caracterização do edifício, que deve ser singu-lar e com identidade própria. Além disso, foram adotados sistemas tecnológicos de informação

Page 13: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

13

Com o apoio do presidente Edson Simões ao programa de desen-volvimento do ensino a dis-

tância, a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales iniciou, em outubro, a transmis-são, por internet, do curso Administra-ção Pública em Ação – Introdução ao Direito Administrativo.

A implantação dos cursos a distância na Escola conta com a colaboração da Fun-dação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (FUNDAC), responsá-vel pela produção das filmagens das au-las e pela definição e implementação da plataforma tecnológica, em conjunto com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo – PRODAM.

A seguir, o diretor da Escola de Contas, Moacir Marques da Silva, fala sobre a importância da implantação da moda-lidade do ensino a distância e sobre o trabalho do Centro de Ensino.

1. Qual a importância dos cursos a distância?

Moacir Marques da Silva - A Escola de Contas tem se preocupado muito com essa modalidade de ensino com o objetivo de atender aos servidores residentes em áreas geográficas de difícil acesso às dependên-cias do Tribunal de Contas. Trata-se de um recurso que permite treinar várias pessoas ao mesmo tempo com a vantagem de acesso ao sistema a qualquer horário e local, inclu-sive na própria residência do servidor.

Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro

Eurípedes Sales inicia cursos a distância

Diretor da Escola de Contas, Moacir Marques da Silva

2. A Escola também atua por meio de con-vênios e parcerias?

Silva - A Escola ampliou o seu campo de atuação por meio de diversos convênios. Com as parcerias, firmamos compromis-sos para disseminar ainda mais o conhe-cimento sobre administração e contas públicas por meio da capacitação dos servi-dores das diversas instituições conveniadas. Uma vez firmado um convênio, a instituição parceira pode escolher o curso que melhor atende às suas necessidades de treinamento.

3. Fale sobre o enfoque preventivo e peda-gógico da Escola.

Silva - Com a criação da Escola de Con-tas, em 2003, acrescentamos a função pe-dagógica às tradicionais atribuições dos tribunais de contas – que têm a missão de fiscalizar a gestão dos recursos públicos. Os cursos ministrados gratuitamente pela Escola de Contas capacitam os servidores

públicos, reduzindo o número de irregularida-des, erros e falhas na Administração Pública. As aulas promovidas pela Escola de Contas também têm por objetivo sensibilizar o servidor público para mudança de postura frente à nova realidade imposta pela legislação e, principal-mente, pela demanda da sociedade por mais e melhores serviços prestados.

4. Qual a importância da Escola para o mu-nicípio de São Paulo?

Silva - Podemos afirmar que o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, por meio da sua Escola de Contas, busca a excelência de qualidade na Adminis-tração Pública da cidade de São Paulo na medida em que capacita e aprimo-ra o trabalho do servidor, contribuindo para a boa utilização do dinheiro público. Além disso, nossa Escola serve de modelo para vários órgãos públicos e estados bra-sileiros, ampliando a sua relevância para o âmbito nacional.

Tribunal de Contas do Município de São Paulo Nº 45 Novembro de 2010

Page 14: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

14

N O TA S

Opresidente Edson Simões firmou, no dia 24 de setembro, um Termo de Aditamento e Consolidação do

Termo de Permissão de Uso nº 18/86, com o objetivo principal de manter a agência do Banco do Brasil no interior do TCM.

O termo foi assinado pelo presidente Edson Simões, pelo superintendente de Governo do Banco do Brasil, Evaldo Estevão Fabiano Borges e pelo gerente geral do banco, Luis Felipides Ilkiu. Também participaram do evento o secretário geral, Renato Tuma; o assessor jurídico Chefe do Controle Externo, Murilo Magalhães Castro, o subsecretário de Fiscalização e Controle, Luiz Camargo, o chefe do Núcleo de Tecnologia da Informa-ção, Mário Augusto de Toledo Reis; o chefe de gabinete da Presidência, Miguel Kirsten, e José Camilo dos Santos.

Na ocasião, o presidente Edson Simões informou que a negociação para a perma-nência da agência do banco no Tribunal teve início em 2008, sendo retomada e efetivada em 2010. “O Banco do Brasil, criado com a chegada da Família Real Portuguesa ao Bra-sil, é a instituição financeira mais antiga do País – acrescentou - e no final do século XX sofreu algumas modificações por conta da competitividade. As mudanças para moder-

nização são positivas. O banco é de fomento e não devemos esquecer este fato”.

O presidente Edson Simões lembrou que em 1998 fez algumas considerações sobre os serviços prestados pelo BB ao Tribunal. “O Banco do Brasil cobrava juros mais altos do que o banco particular dentro do Tribunal e não queremos mais que isso aconteça. De-sejamos que o Banco dê atenção aos funcio-nários, ofertando produtos que sejam lucra-tivos para a instituição financeira, mas com atrativos e flexibilidade para os servidores “.

Ele acrescentou que o BB deverá repassar R$ 2.280.000,00 para o Fundo Especial de Despesas do Tribunal de forma parcelada (R$ 38 mil/mês) pelo uso do espaço físico da sede do TCM. Esse fundo servirá para a compra de novos equipamentos para a Es-cola de Contas Conselheiro Eurípedes Sa-les, aperfeiçoamento, treinamento, eventos educacionais e culturais (seminários, pa-lestras etc.). Para o assessor jurídico chefe do Controle Externo do TCM, Murilo Maga-lhães Castro, o aditamento do contrato com o banco “é uma conquista que atende aos anseios de todos os servidores”.

Para o superintendente de Governo do Ban-co do Brasil, Evaldo Estevão Fabiano Bor-

Termo de aditamento permite ao Banco do Brasil manter agência na sede do Tribunal

Os servidores da Secretaria de Fiscalização e Controle (SFC) e assessores do TCM participaram, no dia 31 de agosto, de um treina-mento sobre o uso do Sistema Ra-dar, uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Fiscalização e Controle em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação que

possibilita o acesso a dados relati-vos aos procedimentos licitatórios e contratuais realizados pelos entes públicos, facilitando a seleção de processos a serem fiscalizados.

O TCM também utiliza outros dois sistemas próprios: o Prisma, uma ferramenta utilizada para a análise dos adiantamentos ; e o Panorama,

que possibilita um planejamento efi-ciente das atividades da auditoria.

Com os seus próprios sistemas de informação, o TCM tem avançado na eficiência das suas fiscalizações e na qualidade da prestação de serviços ao cidadão de São Paulo cumprindo, com responsabilidade, seu papel de fiscal do dinheiro público.

TCM cria Sistemas de Informação próprios

O termo foi assinado pelo presidente Edson Simões, pelo superintendente de Governo do Banco do Brasil, Evaldo Estevão Fabiano Borges, e pelo gerente geral do banco, Luis Felipides Ilkiu

ges, a importância do contrato consolida a posição do banco dentro do TCM: “É uma parceria que remonta ao ano de 1986 e o nosso objetivo é continuar prestando um atendimento cada vez melhor ao servidor do Tribunal. “O BB está mais preparado para atender ao Tribunal e seus funcionários. O gerente geral do Banco do Brasil, Luis Fe-lipides Ilkiu, responsável pela agência no TCM, informou que, além dos produtos que o banco já vinha trabalhando com os ser-vidores, também oferecerá o financiamento imobiliário em condições semelhantes a do mercado, financiamento de automóveis, crédito ao consumidor, seguros, seguridade e planos de previdência.

Page 15: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

15

Tribunal de Contas do Município de São Paulo Nº 45 Novembro de 2010

Presidente Edson Simões reuniu-se com o diretor presidente da AES Eletropaulo, Britaldo Soares, e sua equipe

Servidores da SPTrans durante o curso de Gestão Contratual no TCM

O termo foi assinado pelo presidente Edson Simões, pelo superintendente de Governo do Banco do Brasil, Evaldo Estevão Fabiano Borges, e pelo gerente geral do banco, Luis Felipides Ilkiu

Parceria entre TCM e AES Eletropaulo

O TCM assinará, no próximo mês de dezembro, um convênio com a AES Eletropaulo para a reformulação

do sistema de iluminação do edifício sede, prédios anexos e creche, tornando-o mais eficiente e econômico.

Em 2010, o presidente Edson Simões reuniu-se inicialmente com o vice-presidente de operações da Concessionária de energia elétrica, Roberto Di Nardo, e posteriormen-te com o diretor-presidente Britaldo Soares, para dar desfecho ao processo de ressar-cimento que tramitava na Concessionária desde fevereiro de 2009, por ocasião da so-brecarga elétrica motivada pela queda de um cabo de alta tensão na entrada do edifício anexo I onde funciona, entre outras instala-ções, a nossa Escola de Contas, resultando na queima geral da parte elétrica do prédio, o que gerou contratações emergenciais para a recuperação de toda a instalação danificada, causando um prejuízo de R$ 334 mil ao TCM.

A aproximação entre a presidência dessa Casa e a vice-presidência e presidência

da Eletropaulo gerou desdobramentos positivos para a cidade.

No primeiro encontro, em março deste ano, o presidente do TCM promoveu um diálogo entre a Secretaria das Subprefei-turas, a Secretaria do Verde e Meio Am-biente e a concessionária de energia elé-trica para a efetivação do serviço de poda de árvores na cidade. Segundo a AES Ele-tropaulo, os entendimentos deram origem ao mapeamento das árvores em estado crítico e já foram iniciados os serviços de poda necessários para evitar a interferên-cia na rede de energia elétrica.

No segundo encontro, em junho, o diretor- presidente da AES Eletropaulo, Britaldo Soares, informou ao presidente Edson Simões que a concessionária de energia elétrica ressarciria ao TCM o valor do prejuízo. O valor integral de R$ 334 mil foi restituído em julho desse ano.

Na ocasião, Soares manifestou a satis-fação de estar com o presidente do TCM e destacou a importância da relação de

cooperação entre instituições, colocan-do os serviços da concessionária à dis-posição do Tribunal. Segundo Soares, é na parceria que compreendemos os desa-fios de cada órgão, estreitamos os laços e conseguimos encontrar boas soluções. Estamos à disposição para auxiliar em pro-jetos que visem à eficiência energética.”

A formalização da parceria acontecerá no próximo mês, com a assinatura do convênio.

Escola de Contas ministra curso de gestão contratual para servidores da SPTrans

Os servidores da SP Transporte (SPTrans) participaram, no dia 14 de setembro, do curso de Gestão

Contratual oferecido pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales no plenário do Tribunal.

O curso, ministrado pela subchefe da Assessoria de Controle Externo do TCM, Izabel Camargo Lopes Monteiro, teve por objetivo capacitar os participantes para uma eficiente gestão contratual, median-te uma abordagem ampla dos procedi-mentos necessários, discutindo-se situa-ções práticas verificadas pelos gestores.

O chefe de gabinete da SP Trans, Luiz Antonio Monteiro Arcuri, representando o secretário Marcelo Cardinale Branco, parabenizou a Escola de Contas pelo trabalho realizado e agradeceu ao pre-sidente do TCM, conselheiro Edson Si-mões, pelo atendimento da solicitação para a organização do curso de Gestão Contratual para os servidores da sua Pasta.“ É um curso importante para os gestores de contrato e possibilitará um desempenho mais preciso e um atendi-mento mais adequado às exigências do Tribunal”, acrescentou.

Page 16: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

16

Participaram do evento o prefeito Gilberto Kassab,o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, o presidente do TCM, Edson Simões, os conselheiros Antonio Carlos Caruso e Maurício Faria, o superintendente do IPREM, José Roberto Savoia, e secretários municipais

N O TA S

prestados à população de São Paulo, e enalteceu o excelente trabalho com sua ronda diária em áreas de proteção ambiental, como por exemplo, na região da represa do Guarapiranga e na Serra da Cantareira.

Edson Simões lembrou que a questão ambiental no município de São Paulo será um dos temas mais importantes dessa metade do século XXI, devendo ser tratada de forma científica e não da maneira como vem sendo debatida no Brasil - de uma forma romântica e, às vezes, como se fosse moda. “É necessário que se estude cientificamen-te o meio ambiente e vejo aqui, nessa reunião, essa preocupação da Guarda Civil Metropolitana e do secretário Eduardo Jorge, em trazer uma visão científica. Precisamos evitar que ocorra no final do século XXI uma tragédia ambiental por falta de um enfoque científico e de uma visão concreta de atuação do poder público no equilí-brio entre o desenvolvimento e o meio ambiente”.

Também estiveram presentes no evento as se-guintes autoridades: o ministro do Superior Tribu-nal de Justiça Militar, Flávio da Cunha Bierrenbach – que ministrou palestra sobre Política Ambiental e o Poder; o secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Eduardo Jorge Alves So-brinho – que ministrou palestra sobre Meio Am-

biente e Direitos Humanos, o comandante geral da Guarda Civil Metropolitana, Joel Malta de Sá, o inspetor Gilson Pereira de Menezes, comandan-te da Guarda Municipal de Osasco.

O encerramento do seminário foi feito pelo con-selheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Maurício Faria. Ele parabenizou a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo pela escolha do tema Meio Ambiente, destacando que isto mostra exatamente uma corporação com consciência: “É muito significativo que uma guar-da municipal tenha elegido para comemoração de seu aniversário um tema tão importante, es-sencial, vital, contemporâneo e evoluído como é o tema ambiental”. E acrescentou: “a Guarda faz parte da nossa Casa e tem um papel importante para que o Tribunal, como um todo, funcione ade-quadamente. Aprendemos a valorizá-la e temos um sentimento de reconhecimento e gratidão com a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo”.

O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Joel Malta de Sá, agradeceu a presidência do TCM pela cessão do plenário e destacou o trabalho da enti-dade não só na questão de segurança pública, mas também no papel importante que desempenha na proteção ambiental da cidade de São Paulo.

GCM e TCM fazem seminário sobre meio ambiente

Participaram do seminário, o presidente Edson Simões, o conselheiro corregedor Eurípedes Sales, os conselheiros Antonio Carlos Caruso e Maurício Faria e o secretário geral do TCM, Renato Tuma

Presidente Edson Simões e conselheiro corregedor Eurípedes Sales receberam no TCM o vereador Paulo Frange, o Subprefeito Roberto Tamura e representantes de associações de moradores e do comércio do bairro de Itaquera

Associações de Itaquera buscam informações sobre as obras fiscalizadas pelo TCM na região

acompanhados de representantes de associa-ções de moradores e do comércio do bairro de Itaquera, zona leste da cidade, para tomar conhe-cimento do andamento do processo que analisa o edital da obra do prolongamento da Radial Leste, incluindo o viaduto Guaianazes. Na ocasião, fo-ram recebidos pelo presidente do Tribunal, Edson Simões, e pelo conselheiro corregedor e relator da matéria sobre o assunto, Eurípedes Sales.

O vereador Paulo Frange agradeceu a recepção do TCM, esclarecendo que a pedido do Executi-vo, ele tem dedicado boa parte do seu trabalho parlamentar à região de Itaquera.

O Subprefeito Roberto Tamura destacou o apoio da comunidade atuante, e do Parlamento, para a mate-rialização da expectativas e necessidades da região.

O presidente Edson Simões agradeceu a pre-sença dos representantes do Parlamento, do Executivo e da Comunidade da Zona Leste, en-fatizando o preparo e a qualificação das lideran-ças da região. Ele informou aos presentes que o TCM também tem interesse no andamento da obra, avaliada como necessária dentro do plane-jamento da cidade de São Paulo.

Na sequência, o relator da matéria, conselheiro cor-regedor Eurípedes Sales, manifestou a satisfação de receber no TCM uma comunidade engajada, que almeja o progresso da região. Esclareceu que ainda existem alguns ajustes necessários no edital. Tão logo o Executivo corrija as falhas existentes - falou o conselheiro relator -, O TCM liberará da maneira mais ágil possível o andamento da obra.

O TCM cedeu o seu Plenário, no último dia 7, para a Guarda Civil Metropolitana realizar o Seminário “Meio Ambiente – Gestão Am-

biental – Novo elemento de Cidadania”, alusivo às comemorações do seu 24º aniversário de criação.

Participaram do evento, o presidente do TCM, Edson Simões, o conselheiro corregedor Eurípedes Sales , os conselheiros Antonio Carlos Caruso e Maurício Faria e o secretário geral Renato Tuma.

Em seu discurso, o presidente Edson Simões cum-primentou a Guarda pelos seus 24 anos de serviços

O vereador Paulo Frange e o Subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura, estiveram no Tribunal de Contas no dia 12 de agosto,

Page 17: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

17

Seminário sobre Previdência Complementar

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) cedeu o Plenário Paulo Planet Buarque para o encontro temático sobre o Re-gime Próprio do Funcionalismo Público, reali-zado pela Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APE-PREM) e Associação Brasileira de Institutos de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPREM) nos dias 26 e 27 de agosto.

Participaram da mesa de abertura, o presidente do Tribunal, Edson Simões, o secre-tário geral do TCM, Renato Tuma, a presidente da APEPREM, Lucia Helena Vieira, o diretor de Previdência no Serviço Público do Ministério da Previdência e primeiro palestrante do dia, Delúbio Gomes da Silva, e o presidente da As-sociação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP), Valnei Rodrigues.

As palestras foram ministradas pelo diretor de Previdência no Serviço Público do Ministério da Previdência, Delúbio Gomes da Silva; pelo vice-pre-sidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Silvio Luis da Rocha; pela livre-docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Maria Garcia, pelo procurador federal do INSS, Daniel Pulino; pela procuradora autárquica, Marcia Munari; pelo coordenador do Centro de Estudos de Seguridade Social, Wladimir Novaes; pelo juiz titular da 4ª Vara de Trabalho de Blumenau e diretor do Foro Trabalhis-ta de Blumenau, Carlos de Castro; pela procuradora aposentada do Município de São Paulo e consultora jurídica da APEPREM, Magadar R. C. Briguet; pela mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifí-cia Universidade Católica de São Paulo, Miriam Vas-concelos Fiaux Horvath, e pela advogada especialis-ta em Direito Previdenciário, Viviane Masotti.

Com as presenças do prefeito Gilberto Kassab e do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, o Tri-

bunal de Contas do Município de São Paulo sediou o seminário sobre Previdência Com-plementar realizado no dia 19 de julho pelo Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – IPREM, com a coordenação do Supe-rintendente, José Roberto Ferreira Savoia. O evento foi oficialmente aberto pelo presiden-te do TCM, Edson Simões.

Segundo o presidente, “a crescente expectati-va de vida torna necessária uma reengenharia no campo da Previdência Social e o município de São Paulo - locomotiva do País, precisa dar o exemplo e fomentar debates para que as soluções sejam encontradas, dando segurança aos servidores públicos que prestam serviços à população. Em nome do Colegiado da Casa, ofereço as nossas instalações para a realização de seminários e outros eventos que tenham por objetivo discutir a questão previdenciária.”

Estiveram presentes no evento, os conselhei-ros do TCM, Antonio Carlos Caruso e Maurício Faria, o então secretário municipal de Moder-nização, Gestão e Desburocratização, João Octaviano Machado Neto, o então secretário municipal de Planejamento e atual secretá-rio municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Valdir Simão, e os expositores Fernando Rodrigues da Silva, secretário de Previdência Social; Carlos Henrique Flory, presidente da São Pau-lo Previdência; José Cechin, superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Complementar; Renato Mandaliti, advogado e Newton Conde, atuário.

Segundo o organizador do evento, José Roberto Ferreira Savoia, “os resultados dos debates ser-virão de parâmetro para estudos e discussões, no âmbito da Prefeitura, sobre os ajustes ne-cessários para desenvolvermos e aprimorarmos o modelo previdenciário de São Paulo”.

Participaram do evento o prefeito Gilberto Kassab,o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, o presidente do TCM, Edson Simões, os conselheiros Antonio Carlos Caruso e Maurício Faria, o superintendente do IPREM, José Roberto Savoia, e secretários municipais

Regime Próprio da Previdência Social é tema de encontro no Tribunal de Contas

Participaram da mesa de abertura, o presidente do Tribunal, Edson Simões, o secretário geral do TCM, Renato Tuma, a presidente da APEPREM, Lucia Helena Vieira, o diretor de Previdência no Serviço Público do Ministério da Previdência e primeiro palestrante do dia, Delúbio Gomes da Silva, e o presidente da Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP), Valnei Rodrigues

P r E v i D ê N C i A S O C i A LTribunal de Contas do Município de São Paulo Nº 45 Novembro de 2010

Page 18: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

18

D E C i S õ E S

Decisões do Tribunal de Contas do Município de São Paulo

2.508ª S.O.

18/08/2010

1) TC 5.811.04-59

Interessadas: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA e Delta Construções Ltda. – 015/SVMA.G/2004 R$ 3.755.625,46.

Objeto: Serviços de manutenção, reparação e comple-mentação entre a Rua Nilo Pereira com a Rua Campo da Vinha com a Rua Imirim – SMSP/Itaquera.

Resultado: Julgado irregular o Contrato 015/SVMA.G/2004, consignando, no entanto, que o Conse-lheiro Maurício Faria, nos termos do voto apresentado em separado, apresentou argumentação diversa das seguintes elencadas: 1) os serviços licitados, em sua grande maioria, não se enquadram na categoria de serviços comuns e não podem ser considerados de uso habitual ou rotineiro; 2) esses serviços, na sua grande maioria, são previsíveis e se enquadram naqueles para os quais a legislação pertinente exige a execução prévia de projetos de engenharia para defini-los qualitativa e quantitativamente e, principalmen-te, para a contratação dos mesmos; 3) a previsão de que projetos com objetos mais específicos, que poderão exigir a utilização de todos os demais itens constantes do Ane-xo III (Tabelas da Prefeitura), não pertinem ao sistema de registro de preços; 4) inclusão no orçamento de itens não previstos nas tabelas de preços da Secretaria de Serviços e Obras e da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras; 5) extrapolação desmedida das estimativas que serviram para composição da ata de registro de preços; 6) insufici-ência de prévio empenhamento, com infringência ao artigo 61 da Lei Federal 4.320/64, aos artigos 3º e 5º do Decreto Municipal 23.639/87 e ao artigo 42 da Lei Complementar 101/2000. Pelos votos dos Conselheiros Edson Simões – Relator, Eurípedes Sales – Revisor, e Maurício Faria, foram aceitos excepcionalmente os efeitos financeiros produzidos até então pelos serviços prestados e compro-vadamente realizados. Vencido, em parte, o Conselheiro Antonio Carlos Caruso, que, nos termos da declaração de voto apresentada, não aceitou os efeitos financeiros produ-zidos. Ordenado a expedição de ofícios à Secretaria Muni-cipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA e à empresa Delta Construções Ltda., para ciência do presente Acórdão, e ao Ministério Público do Estado de São Paulo – Promoto-ria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital, em atenção à solicitação contida no Ofício 2732/2009, incluso à folha 411 dos autos.

Unanimidade/Maioria.

Relator: Edson Simões.

2.509ª S.O.

25/08/2010

1) TC 14.09-08

Interessadas: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA e GSV Segurança e Vigilância Ltda. – Contrato 037/SVMA/2008 R$ 14.938.420,70.

Objeto: Serviços de vigilância/segurança patrimonial desarmada para os Parques Municipais: Agrupamento 3 – Grupo Norte; Agrupamento 4 – Centro-Oeste; Agrupamen-to 5 – Grupo Ibirapuera e Agrupamento 6 – Grupo Leste.

Resultado: Julgado regular o Contrato 037/SVMA/2008. Determinado à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA que atente, em razão do vencimento da garantia contratual ter expirado um dia antes do encerra-mento do ajuste, para o dimensionamento dos prazos das garantias a seu cargo.

Unanimidade.

Relator: Roberto Braguim.

2) TC 2.269.08-89

Interessadas: Secretaria Municipal da Saúde – SMS e Empreza Limpadora União Ltda. – Pregão 058/2004 – Con-trato 154/SMS/2004 R$ 1.828.800,00 – TAs 001/05 R$ 1.814.580,84 (prorrogação de prazo e red. dos serviços em 6,41%), 002/2006 R$ 1.861.262,16 (prorrogação de prazo e reajuste de 8,74528%) e 003/2007 R$ 1.974.370,56 (pror-rogação de prazo e reajuste de 15,35371%).

Objeto: Serviços de limpeza técnica hospitalar, conserva-ção, desinfecção, desinsetização, desratização, descupini-zação e manutenção de área verde, com fornecimento de mão de obra, materiais de consumo, saneantes e domissa-nitários, utensílios, máquinas e equipamentos nas depen-dências do Hospital Municipal Maternidade Escola Doutor Mário de Moraes Altenfelder Silva.

Resultado: Acolhidos o Contrato 154/SMS/2004 e os Termos Aditivos 002/2006 e 003/2007, com relevação do atraso no envio das informações a esta Corte pelo Siste-ma Eletrônico de Remessa de Informações – Seri, bem como a extemporaneidade na publicação do Termo Aditivo 003/2007, visto que não comprometeram o interesse públi-co tutelado e nenhum prejuízo causaram ao erário. Pelos votos dos Conselheiros Antonio Carlos Caruso – Relator, Roberto Braguim e Eurípedes Sales, não acolhido o Termo de Aditamento 001/2005, em razão da não exigência da comprovação de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS no momento da assinatura do ajuste. Vencido, em parte, o Conselheiro Maurício Faria – Revisor que, nos termos da declaração de voto apre-sentada, julgou regular o aditamento. Aceitos os efeitos financeiros do termo aditivo, em prestígio ao princípio da segurança jurídica, a fim de preservar as relações patrimo-niais dele decorrentes, especialmente, pelo fato de que, nos aditamentos posteriores, ficou constatada a regula-ridade da contratada em relação ao FGTS. Conhecido o procedimento licitatório Pregão 058/2004, tendo em vista que se encontra formalmente regular. Determinado o arqui-

vamento dos autos, após as medidas regimentais.

Unanimidade/Maioria.

Relator: Antonio Carlos Caruso.

2.510ª S.O.

01/09/2010

1) TC 3.329.09-25

Interessadas: Century Construções Comércio e Serviços Ltda. – Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA.

Objeto: Representação em face do Pregão Presen-cial 030/SVMA/2009, cujo objeto é a contratação de serviços técnicos de manejo e conservação no Par-que Municipal Ibirapuera.

Resultado: Conhecida a representação proposta pela em-presa Century Construções Comércio e Serviços Ltda., por preencher os requisitos de admissibilidade, previstos no Regimento Interno desta Corte. Pelos votos dos Conselhei-ros Eurípedes Sales – Relator, Roberto Braguim – Revisor e Antonio Carlos Caruso, quanto ao mérito, julgada impro-cedente no que se refere à alegação da representante na qual sustenta que o edital, sob o aspecto do orçamento proposto pela Administração, não teria obedecido ao dis-posto no artigo 7º, § 2º, inciso II, da Lei Federal 8.666/93, por considerarem que não se representou obstáculo para que os participantes formalizassem as suas propostas para a licitação examinada, nem foi comprometida a higidez da contratação. Vencido, em parte, quanto ao mérito, o Conse-lheiro Maurício Faria, que, nos termos do voto apresentado em separado, julgou-a procedente no sentido de que deve-riam ser considerados como custos diretos os itens Vale-Transporte, Uniformes, Equipamentos de Proteção Individu-al/Coletiva, Seguro de Vida em Grupo, Taxa Assistencial, Vale-Alimentação e Café da Manhã, concluindo que o orçamento distanciou-se das prescrições do mencionado preceito legal, bem como exarou determinações à Secreta-ria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA. Jul-gados improcedentes os demais itens questionados pela representante. Determinado o envio de cópia do presente Acórdão à representante e à representada, nos termos do artigo 58 do Regimento Interno desta Corte.

Unanimidade/Maioria.

Relator: Eurípedes Sales.

2) TC 4.161.02-08

Interessadas: Secretaria Executiva de Comunicação – Secom e Rede de Informações para o Terceiro Setor – Rits – Termo de Parceria 01/SMCIS/2002 R$ 2.377.215,00.

Objeto: Execução por organização especializada para pres-tação de serviços auxiliares, compreendendo as atividades de capacitação em Linux, desenvolvimento de projeto com tecnologia de comunicação e informação, atendimento e supervisão nas unidades telecentro.

Page 19: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

TOrii

19

Tribunal de Contas do Município de São Paulo • Nº 45 • Novembro de 2010

Resultado: Aprovado o Termo de Parceria 01/SM-CIS/2002. Determinado o retorno dos autos à Subsecreta-ria de Fiscalização e Controle – SFC para efeito do controle da execução do ajuste e exame do Termo de Aditamento 001, constante da pasta anexa. À vista da existência, na atualidade, do Decreto Municipal 46.979, de 6 de feve-reiro de 2006, que dispõe sobre o fomento à execução de atividades de interesse público, com base na Lei Federal 9.790/99, foi determinado à SFC que elabore procedimen-tos de auditoria específicos a serem aplicados quando da fiscalização de termos de parcerias firmados pelo Poder Público Municipal com OSCIPs, de forma a analisar com rigorismo a sua adequação aos requisitos da Lei Federal 9.790/99 e às normas do mencionado Decreto Municipal, tendo presente o interesse público convergente a funda-mentar a realização do termo de forma a diferenciá-lo de um mero contrato, bem como para avaliar os resultados alcançados com a execução do ajuste.

Unanimidade.

Relator: Maurício Faria.

2.514ª S.O.

15/09/2010

1) TC 153.09-04

Interessados: Serviço Funerário do Município de São Paulo – SFMSP e A. Tonanni Construções e Serviços Ltda. – Pregão Presencial 039/SFMSP/2008 – Contrato 22/2008 R$ 8.499.996,08 est.

Objeto: Prestação de serviços de limpeza, asseio, conser-vação de áreas externas e predial a serem executados em todas as áreas dos Cemitérios e Crematório do Município de São Paulo, visando à obtenção de adequadas condições de salubridade e higiene, com a disponibilidade de mão de obra, saneantes domissanitários, incluindo o fornecimento de papel higiênico, papel toalha e sabonete líquido para as mãos, materiais e equipamentos, necessários ao serviço complementar executado pelo Serviço Funerário.

Resultado: Conhecido o procedimento licitatório Pregão Presencial 039/SFMSP/2008 e julgado regular o Contrato 22/2008, com relevação das impropriedades detectadas, quais sejam, a comprovação do patrimônio líquido da contratada não ter sido feita relativamente à data da apre-sentação da proposta e a falta da emissão da ordem de serviço, pois não foram suficientes para macular o certame nem o ajuste, além de não terem ocasionado prejuízo ao erário. Determinado, a pedido, o envio de cópia do relató-rio e voto e do presente Acórdão ao Ministério Público do Estado de São Paulo.

Unanimidade.

Relator: Roberto Braguim.

2) TC 1.756.07-43

Interessadas: Secretaria Municipal de Educação – SME e Armazena Armazéns Gerais Ltda. – Contrato 100/SME/2007 R$ 513.000,00 est.

Objeto: Contratação emergencial de empresa de armaze-namento dos materiais destinados à composição do kit de uniformes escolares

Resultado: Acolhido o Contrato emergencial 100/SME/2007.

Unanimidade.

Relator: Eurípedes Sales.

2.522ª S.O.

06/10/2010

1) TC 1.613.10-91

Interessado: Vereador Antonio Carlos Rodrigues (Câmara Municipal de São Paulo – CMSP).

Objeto: Consulta acerca da prorrogação de validade do concurso público para provimento de cargos de Procurador do Município de São Paulo – Nível I.

Resultado: Pelos votos dos Conselheiros Edson Simões – Relator, Eurípedes Sales – Revisor e Maurício Faria, foi conhecida a consulta, em face da precisa exposição do questionamento formulado pelo Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, e, quanto ao mérito, foi emitido parecer a respeito da matéria questionada, nos seguintes termos: ‘A Prefeitura Municipal de São Paulo, de acordo com o atual entendimento dos Superiores Tribunais do País e segundo o que restou expressamente consignado no Edital do Concurso realizado para o provimento de trinta cargos vagos da carreira de procurador do Município de São Paulo – Nível I, cuja homologação ocorreu em 16 de outubro de 2008, poderá prorrogar o prazo de validade do concurso realizado, por mais um período de dois anos, aproveitando, no aludido prazo, a lista remanescente dos candidatos aprovados, além dos 30 (trinta) cargos inicial-mente previstos, em tudo observados a necessidade e a disponibilidade financeira do Município de São Paulo.’ Ven-cido o Conselheiro Antonio Carlos Caruso, consoante voto divergente apresentado, que não conheceu da consulta, por ausência de pressupostos de admissibilidade previstos no artigo 61 do Regimento Interno deste Tribunal. Pelos mesmos votos, foi determinada a expedição do V. Parecer à Presidência da Câmara Municipal de São Paulo, acompa-nhado das principais peças instrutórias dos autos.

Maioria.

Relator: Edson Simões.

2.525ª S.O.

20/10/2010

1) TC 389.08-60

Interessados: Secretaria Municipal de Assistência e De-senvolvimento Social – SMADS e Banco do Brasil S.A. – Contrato 19/SMADS/07 R$ 683.850,00.

Objeto: Prestação de serviços de pagamento de benefícios assistenciais do Programa Garantia de Renda Familiar Mí-nima Municipal – PGRFMM e emissão aos beneficiários de cartões magnéticos que se fizerem necessários.

Resultado: Acolhido o Contrato 19/SMADS/07, visto que regular.

Unanimidade.

Relator: Antonio Carlos Caruso.

2) TC 3.259.03-56

Interessadas: Secretaria Municipal de Transportes – SMT e Companhia de Engenharia de Tráfego – CET – Con-trato 676/03-SMT R$ 3.028.166,90.

Objeto: Contratação para pagamento de resíduos dos modos operacionais com serviços de detecção, registro e processamento de infrações de trânsito no Município de São Paulo.

Resultado: Julgado regular o Contrato 676/03-SMT, com relevação das seguintes falhas: 1) a intempestividade da publicação do extrato contratual e do envio das informa-ções a esta Corte, pela sua natureza formal e sua inaptidão para comprometer a legalidade do ajuste; 2) a ausência de comprovação da regularidade fiscal da contratada com o sistema previdenciário, exigido pelo artigo 195, § 3º, da Constituição da República e reiterado pelo artigo 29, inciso IV, da Lei Federal 8.666/93, considerando: (a) a atipicidade do objeto do contrato em análise, que serviu tão somente para o pagamento de saldo contratual de serviços já execu-tados pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET; (b) o fato de os referidos serviços dizerem respeito ao próprio objetivo social da empresa, sociedade de economia mis-ta destinada a gerenciar o trânsito no Município de São Paulo; (c) a existência de ação judicial discutindo a alíquota devida para o pagamento da contribuição previdenciária quando da formalização do ajuste.

Unanimidade.

Relator: Maurício Faria.

ExpedienteTCM Informativo é uma publicação do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.Av. Prof. Ascendino Reis, 1.130 • CEP: 04027-000• Tel: [11] 5080-1140• Site: www.tcm.sp.gov.br • E-mail: [email protected]

• PRESIdEnTE: Conselheiro Edson Simões• VICE-PRESIdEnTE: Conselheiro Roberto

Braguim

• CoRREgEdoR: Conselheiro Eurípedes Sales

• ConSElhEIRoS: Antonio Carlos Caruso e Maurício Faria

• EdIção: Assessoria de Imprensa do TCMSP

• JoRnAlISTA RESPonSáVEl: Arquimedes Azol Fernandes Mtb 16.592

• EdIToR: nadia Carlin Mtb 35.295• REdAção: Viviane Batista, Joelma Santos e

Fábio Marcondes• EdIToRAção, CTP, IMPRESSão E

ACABAMEnTo: Imprensa oficial do Estado de São Paulo

TCMinformativo

Page 20: TCM informativo - Tribunal de Contas do Município de São ... · preservação da democracia e da éti- ... comemorativa da Revolução Consti- ... O trabalho da Escola cresceu e

20

ESCOLA DE CONTASTribunal de Contas do Município de São Paulo Nº 45 Novembro de 2010

Diretor da Escola de Contas do TCM, Moacir Marques da Silva, durante curso no jornal O Estado de S.Paulo

Turma do 21º Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Grupo Estado

Diretor da Escola de Contas do TCM dá palestra no Curso de Jornalismo Aplicado do Grupo Estado

do Grupo Estado, empresa que reúne os jornais O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e Rádio Eldorado. O tema escolhido pela coordenação do curso foi a “Estrutu-ra e Funcionamento do Tribunal de Contas do Município de São Paulo”.

Moacir Marques abordou temas rela-cionados ao poder público no Brasil, como as principais atribuições do TCM e sua organização jurídica, a fiscaliza-ção dos órgãos municipais, o conceito amplo de auditoria e o controle externo das contas públicas. Ele falou, também, sobre a importância da participação de qualquer munícipe, partido político, associação ou entidade nas denúncias de irregularidades não só ao TCM, mas também à Câmara Municipal e aos ór-gãos do Poder Executivo.

A palestra durou aproximadamente três horas e foi considerada produtiva pelos alunos jornalistas. Para Frederico Silva, formado em jornalismo e relações inter-nacionais, o tema foi proveitoso: “gosto de aprender sobre os procedimentos de órgãos públicos, entender as regras e como são tomadas as decisões. E tam-bém quero aprofundar meu conheci-mento sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal”. A mesma opinião teve o jorna-lista Guilherme Waltenberg: “a palestra esclareceu os processos de acompanha-mento e fiscalização do gasto do dinhei-ro público”. Para a jornalista Daniela Schmid, de Petrópolis, no Rio de Janei-ro, a questão da prestação de contas por parte dos órgãos públicos é importante e os jornalistas devem ficar atentos a isto. “Achei interessante e, por ser de outro

Estado, tive a oportunidade de conhecer como funciona a administração pública em São Paulo.”

O diretor da Escola de Contas do TCM fi-cou impressionado com o alto nível dos participantes e, principalmente, com o interesse nas questões que envolvem a administração pública. “O jornalista é um profissional que contribui para a maior efetividade das instituições, se-jam públicas ou privadas e, por isso, é de fundamental importância que co-nheça bem o seu funcionamento.” Para ele, a possibilidade de contribuir com a formação desses profissionais “engran-dece esta escola e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo em seu pa-pel preventivo e educacional.”

Coordenado pelo jornalista Francisco Arouche Ornellas, o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado foi criado em 1990 e reconhecido como Extensão Universi-tária em Jornalismo pela Faculdade de Comunicações da Universidade de Na-varra, da Espanha. Anualmente, recebe em média duas mil inscrições e oferece 30 vagas e, eventualmente, outras duas vagas para estudantes estrangeiros. Para Ornellas, os alunos aceitaram o desafio de se testar, colocar à prova a sua própria história de vida e abrir uma porta para o futuro: “o Curso Estado, há 20 anos, capacita o jovem jornalista e dá a ele ferramentas para o exercício do jornalismo ético. Entre essas fer-ramentas, é imprescindível o conheci-mento da estrutura de poderes no País. Daí, a grande importância de dominar o controle das despesas públicas”.

Conforme proposta do Presidente do TCM, Edson Simões, a Escola Superior de Gestão e Contas Públi-

cas Conselheiro Eurípedes Sales colocou-se à disposição da mídia em geral para dar cursos sobre os Tribunais de Contas e a Administração Pública. No dia 13 de outubro, o diretor da Escola de Contas, Moacir Marques da Silva, ministrou a pri-meira palestra para 30 jornalistas do 21º Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado