suplemento do professor · ênfase ao uso do travessão nos diálogos, às aspas em pensamentos e...

4
Copyright © Editora do Brasil. Todos os direitos reservados. É proibido venda e alteração parcial ou total deste material. Suplemento do professor elaborado por Felipe Ramos Poletti ilustrações Andréa Corbani M aria da G lória C ardia de C astro Supl_prof_ Quem roubou minha infancia.indd 1 2/23/15 4:07 PM

Upload: others

Post on 24-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Suplemento do professor · ênfase ao uso do travessão nos diálogos, às aspas em pensamentos e reflexões dos personagens e também ao uso de maiúsculas para destacar certas falas

Copyright © Editora do Brasil. Todos os direitos reservados. É proibido venda e alteração parcial ou total deste material.

Suplemento do professorelaborado por Felipe Ramos Poletti

ilustraçõesAndréa Corbani

Maria da Glória Cardia de Castro

Supl_prof_ Quem roubou minha infancia.indd 1 2/23/15 4:07 PM

Page 2: Suplemento do professor · ênfase ao uso do travessão nos diálogos, às aspas em pensamentos e reflexões dos personagens e também ao uso de maiúsculas para destacar certas falas

2Copyright © Editora do Brasil. Todos os direitos reservados. É proibido venda e alteração parcial ou total deste material.

1

Sugestões Didáticas

2

3

4

O livro – antes da leitura: divida a turma em grupos e peça aos alunos

que, a partir do título, da capa e das imagens do livro, conversem e relacionem assuntos e temas que a obra possivelmente irá abordar. Cada grupo deverá apresentar à classe suas previsões, e um debate pode ser feito. Assim que aparecer o tema principal do livro, encaminhe a dis-cussão de modo que os alunos possam manifestar o que sabem e o que pensam sobre a rejeição materna. Caso esse assunto não seja colocado durante a discussão, sutilmente apresente a questão à classe.

A história – contextualizando o tema: organize a sala em círculo e con-verse com os alunos a respeito do drama vivido por Luciana. Deixe-os à vontade para contar casos e histórias semelhantes à de Luciana: pergunte se alguém conhece alguma pessoa – amigo ou parente – que viveu alguma situação como essa. Por ser um assunto delicado, a abordagem deve ser feita com muito cuidado; a hipótese de que algum aluno da sala possa sofrer ou ter sofrido rejeição materna não pode ser desconsiderada.

Entrevista – aprendendo mais sobre o assunto: convide um psicólogo

ou médico psiquiatra para conversar com a turma sobre a depressão pós-parto. Os alunos poderão fazer perguntas a esse profissional e aprender um pouco mais sobre o assunto. Na história, a mãe de Luciana demorou anos para procurar ajuda e tratar o sentimento de rejeição em relação à filha. Enfatize aos alunos a importância de procurar aju-da o quanto antes nesses casos e que a situação entre Luciana e sua mãe ficou insustentável justamente por Matilde nunca ter se tratado. Caso não seja possível a ida do médico ou psicólogo à escola, peça aos alunos que façam, em grupos ou individualmente, uma entrevista a ser encaminhada a esse profissional.

Pesquisa – Declaração dos Direitos da Criança: “Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão.” Esse é um dos princípios da Declaração dos Direitos da Criança, adotada pela Assembleia das Nações Unidas, de 20 de novembro de 1959. Proponha uma pesquisa aos alunos para que conheçam melhor os direitos universais da criança. Com a pesquisa concluída, eles devem associar os princípios que foram negados a Luciana ou que lhe foram desrespeitados em alguma situação vivida pela menina.

Supl_prof_ Quem roubou minha infancia.indd 2 2/23/15 4:07 PM

Page 3: Suplemento do professor · ênfase ao uso do travessão nos diálogos, às aspas em pensamentos e reflexões dos personagens e também ao uso de maiúsculas para destacar certas falas

3Copyright © Editora do Brasil. Todos os direitos reservados. É proibido venda e alteração parcial ou total deste material.

5

6

7

Música – desenvolvendo aptidões: aproveite o momento e relacione o prin-cípio sete da Declaração dos Direitos da Criança, que fala em “capacitá-la (a criança) em condições de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptidões”, com a importância que o estudo do piano teve na vida de Lu-ciana e o quanto a música ajudou-a a superar o seu drama. Reflita sobre como é fundamental que se estabeleçam condições para desenvolver as aptidões das crianças, apresentando ou colocando-as em contato com diferentes manifestações artísticas. Caso alguma criança toque algum instrumento musical, pinte ou mesmo goste de escrever, organize um sarau ou uma apresentação desses trabalhos para os colegas.

Dedicação – estudo e disciplina: as conquistas de Luciana não vieram com facilidade. Para conseguir a bolsa de estudos em Washington, ela percorreu um longo percurso, foram anos estudando música, horas e horas diariamente. Enfatize a importância da disciplina e da força de vontade para se alcançar um objetivo. Mostre que o sentimento de que é possível conseguir as coisas sem muito esforço – o que é muito forte e comum na sociedade brasileira – não corresponde à realidade. Para alcançar um objetivo (ser pianista, conseguir uma bolsa de estudos etc.), dedicação e força de vontade são fundamentais.

Pontuação – o uso feito pela autora: selecione trechos do livro que caracterizam o estilo da autora quanto à pontuação do texto. Dê ênfase ao uso do travessão nos diálogos, às aspas em pensamentos e reflexões dos personagens e também ao uso de maiúsculas para destacar certas falas e sentimentos. Mostre aos alunos os trechos que você selecionar e peça uma leitura silenciosa. Depois, oriente-os para que leiam em voz alta, dando a entonação adequada de cada trecho. Reitere a importância do uso correto da pontuação. Dê exemplos lendo os trechos selecionados com diferentes entonações, para que os alunos percebam a necessidade de pontuar corretamente um texto e assim obter o efeito desejado junto ao leitor.

Outro final – recontando a história: Luciana termina a história sem perdoar a mãe – mas também não lhe nega essa possibilidade. Proponha uma atividade em que os alunos possam recriar o final da história. Algumas possibilidades podem ser consideradas: Luciana perdoa a mãe, já que percebe que ela está se esforçando para mudar e procurou ajuda para que isso aconteça; Luciana nem cogita a possibilidade de perdoá-la, pois, mesmo com a ferida curada, a cicatriz pode ser vista ainda por muito tempo... enfim, os alunos podem recontar o desfecho da trama e apresentar o texto aos colegas na forma de dramatização.

8

Supl_prof_ Quem roubou minha infancia.indd 3 2/23/15 4:07 PM

Page 4: Suplemento do professor · ênfase ao uso do travessão nos diálogos, às aspas em pensamentos e reflexões dos personagens e também ao uso de maiúsculas para destacar certas falas

4Copyright © Editora do Brasil. Todos os direitos reservados. É proibido venda e alteração parcial ou total deste material.

RESPOSTAS DO SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

MADURA / DETERMINADA / AMOROSA / TALENTOSA / SENSÍVEL / PERSISTENTE.

A segunda, a quarta e a quinta alternativas estão corretas.

C, E, F, B, D e A.

Resposta pessoal.

Dona Adélia sabia que a menina tinha problemas com a mãe e, mesmo não sendo a primeira aluna da classe, Luciana era uma boa aluna e mostrava um grande amadurecimento para sua idade.

Marina, que foi praticamente uma mãe para Luciana e também lhe ensinou a tocar piano; dona Adélia, que confiou na menina e lhe concedeu a bolsa de estudos; José, seu pai, que esteve ao seu lado nos momentos de maior conflito com a mãe; e seu irmão caçula, Daniel, que nunca deixou de admirar a irmã.

1, 6, 2, 4, 7, 3 e 5.

Resposta pessoal.

1

2

3

4

5

7

6

8

Supl_prof_ Quem roubou minha infancia.indd 4 2/23/15 4:07 PM