sos news # 03

4
Ano I - Número 03 Maio de 2012 PARE PARA PENSAR “É possível doar muito sem criar obrigações: a maneira de dar vale muito mais do que o donativo.” Pierre Corneille Você sabe qual é a função do Banco de Remédios? Vire a página e descubra.

Upload: ze-nox

Post on 28-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Boletim das ONGs SOS Rim e Banco de Remédios.

TRANSCRIPT

Page 1: SOS News # 03

Ano I - Número 03Maio de 2012

PARE PARA PENSAR “É possível doar muito sem criar obrigações: a maneira de dar vale

muito mais do que o donativo.”Pierre Corneille

Você sabe qual é a funçãodo Banco de Remédios?

Vire a página e descubra.

Page 2: SOS News # 03

2

Banco de Remédios: fazendo a diferença

VOCAÇÃO ASSISTENCIALA missão das nossas entidadesSOS RimÉ uma associação de amparo social que tem por finalidade(s) promover o bem estar, a proteção e o amparo em geral dos doentes renais crônicos, onde quer que se encontrem, bem como estimular estudos e pesquisas científicas relativas aos problemas renais crônicos.

Banco de RemédiosA missão do bancoderemédios.org é estabelecer ações para captação de medicamentos novos e em desuso nos lares residenciais, descartando adequadamente os não aproveitá-veis e repassando gratuitamente os aproveitáveis à população compro-vadamente de baixa renda e que tem uso contínuo.

Banco de ÓrgãosDoar órgãos é um ato de solidarieda-de. O banco de órgãos está criando uma lista virtual de doadores poten-ciais através de um cadastro único, que viabilizará a rapidez no envio de informações às entidades envolvidas na captação e convencimento dos seus familiares à doação, através de um pré--cadastramento do cidadão doador.

Banca JurídicaA bancajuridica.org é um escritório de advocacia associado a SOS Saúde e SOS Rim, cujo foco principal é dire-cionado para o Direito Previdenciário. Nossa missão é, facilitar a vida dos seus associados que são segurados da Previdência Social. Busca assegurar, por meio de ações administrativas e ou judiciais, o cumprimento dos seus direitos sociais.

SOS SaúdeInstituição de Previdência Complemen-tar iniciou sua implantação de ativi-dades em 2011. A nova Empresa tem como objetivo procurar soluções para os problemas sociais e humanos do país. O trabalho da Banprev é centra-do na segurança e na proteção do ser humano, por meio de seguros e planos de previdência social complementar.

Quem somosDámaso Roberto Macmilann, transplantado renal há 27 anos.Com Formação em: administração de empresas, direito e especialista em propriedade intelectual.Palestrante sobre assuntos de políticas públicas na saúde e responsabilidade social.Atualmente: Diretor Presidente da SOS Rim, SOS Saúde, Banprev e Banca Jurídica.

SOS News - Edição e Design Gráfico: José Francisco AlvesFone: 51 9941.5777 - E-mail: [email protected]

Uma iniciativa da SOS Rim, que mantém em sua sede, local para acondicionamento e distribuição, de forma gratuita e organizada,

para medicamentos de uso contínuo à co-munidade que não tem possibilidade de os adquirir. A sistemática do projeto baseia-se na arrecadação de medicamentos não mais utilizáveis, já que muitas vezes as embalagens de remédios vêm com quan-tidade maior que a prescrita para o trata-mento, ou o mesmo é interrompido. As-sim, em lugar de se jogar fora essa sobra, o Banco de Remédios cumpre o papel de arrecadar e distribuir tal excedente, evi-tando o seu desperdício. Proporciona-se, com isso, que outros pacientes com menor poder aquisitivo utilizem-no. Cria-se, as-sim, uma grande rede de doação e colabo-ração a quem tanto precisa.

A linha de ação deste programa visa minimizar as despesas de famílias caren-tes, bem como educar e conscientizar a população quanto ao risco da posse de medicamentos em desuso nas residências e/ou do seu descarte em locais inadequa-dos. Ao mesmo tempo, objetiva despertar para o fato de que aquilo que está sendo desperdiçado e atrapalhando pode ser apro-veitado em beneficio de outros cidadãos.

A SOS Rim, por sua vez, é uma As-sociação de Amparo Social e Científico

aos pacientes renais crônicos e tem como foco dar-lhes apoio social e jurídico, tal como na aposentadoria, auxílio-doença, isenções fiscais, disponibilização de medicamentos via judicial ou através do atendimento social. Um exemplo é o encaminhamento de documentação para acesso aos medicamentos especiais junto aos órgãos públicos municipais, estadu-ais e federais, pois, na maioria das vezes, o usuário desconhece os trâmites admi-nistrativos. No plano científico, a SOS Rim vem realizando parcerias com várias entidades e pesquisadores, a fim de bus-car novos caminhos para os pacientes, dos quais a associação traça o perfil, no estado e no país. São feitas pesquisas na área de fármacos que os auxiliem nos tratamentos contínuos e que lhes propor-cionem melhores condições de vida. A SOS Rim não se restringe só ao âmbito da “doença” em si, mas também a fatores econômicos e relações familiares e psico-lógicas dos pacientes. Dispõe, para esse fim, de serviço de assistência social.

Page 3: SOS News # 03

3

Page 4: SOS News # 03

4

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois de maio deste ano, por unani-midade, o Projeto de Lei 3331/2012, que torna crime a exigência de

cheque-caução, nota promissória ou mesmo o preenchimento de formulários adminis-trativos como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial. A proposta segue agora para votação no Senado.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comemorou a aprovação da medida, que ainda eleva a pena se a negativa de atendimento resultar em lesão corporal de natureza grave. “Aquilo que era uma resolução passa a ser

crime previsto pelo Código Penal. Essa é uma forma de punir e até triplicar a punição em caso de morte”, explica.

O projeto, elaborado pelos ministérios da Saúde e da Justiça, também aumenta a pena para instituições e profissionais que condicionarem o atendimento médico emer-gencial a qualquer tipo de garantia financeira. A pena definida pelo projeto é de detenção de três meses a um ano e multa. “A expectativa do ministério é coibir o crime, que é exigir a cobrança de qualquer pagamento antes que se salve a vida de quem precisa de atendimento”.

Também passa a ser obrigatória a di-

Hospitais privados: aprovado PL que torna crime exigir cheque caução

Atendimento psicológico“A SOS Rim está dispo-nibilizando para seus associados o serviço de psicoterapia individual e grupos psicoeducativos, que serão realizados na instituição. Estamos realizando a triagem dos interessados a partir deste mês. Para fazer parte desta seleção compareça a SOS RIM, maiores informações envie um e-mail para [email protected]”.

PAINEL

Faça parte da nossa AssociaçãoAssocie-se agora mesmo e desfrute

todas as vantagens que nossas institui-ções oferecem:

• Assessoria Jurídica;• Atendimento Psicológico;• Assistência Farmacêutica;

• Assistência Social;• Caixa Assistencial.

Ligue agora para 3433.7640. São apenas quinze Reais mensais.

vulgação de cartaz alertando para a nova regra. “Essa medida reforça o conhecimento da população sobre seus direitos na hora de um atendimento emergencial”, diz o minis-tro, que afirma ainda que o próximo passo é avançar para a regulação do atendimento dos serviços de urgência e emergência dos hospi-tais privados. “Ainda esperamos a aprovação no Senado, mas a assistência ao paciente nas emergências sempre será prioridade absolu-ta”, completa o ministro.

Por Rodrigo Abreu, daAgência Saúde, ASCOM/MS

Veja na página 02 mais informações sobre as nossas entidades