sindprevs/sc em pauta nº 02

8
Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT Federação aprova indicativo de greve - pág. 3 JORNAL DO SINDPREVS/SC Março - 2014 Ano 1 Número 2 Assembleia Estadual Ordinária e Plenária Sindical de Base em março 8º Congresso Estadual do Sindprevs/SC será entre 28 e 31 de maio “Sempre Juntos Sempre Fortes” será o tema do 8º Congresso Estadual do Sindprevs/SC, que será realizado nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio, na Pousada Vila do Farol, em Bom- binhas/SC. Ao ressaltar a união, a Diretoria do Sindprevs/SC quer chamar os novos servidores para o Sindicato. Todos os direitos que os trabalhadores possuem resultaram da luta da categoria e é preciso fortalecer a unidade para afastar as ameaças de retrocessos e permitir novas conquistas. A mudança na data do Congres- so Estadual deveu-se ao adiamento do Congresso Nacional da Fenasps para novembro e vai ampliar o prazo para eleição dos delegados no INSS, Ministério da Saúde e Anvisa. Entre os dias 10 de março e 23 de maio, a direção do Sind- prevs/SC vai percorrer os locais de trabalho de todo estado para eleger os delegados que participarão do 8º Congresso Estadual. As reuniões elegerão um delegado para cada 5 servidores presentes. O Congresso Estadual define a linha de atuação do Sindicato e abre o processo eleitoral para o triênio 2014/2017. Participe! Dias 20 e 21 de março, acontecem respectivamente a Plenária Sindical de Base e a Assembleia Estadual Geral Ordinária do Sindprevs/SC, no auditório da Fecesc, em Floria- nópolis. A Plenária é dirigida exclu- sivamente para os Diretores de Base e Representantes dos Aposentados e Pensionistas e vai discutir, além da pauta da Assembleia Ordinária, a mobilização dos servidores diante do indicativo de greve da Fenasps para abril. Na Assembleia ordinária, às 13 horas, dia 21 de março, os servidores apreciarão o relatório financeiro anu- al de 2013, elaborado pelo Conselho Fiscal, seguindo o artigo 28, inciso I, do estatuto do Sindprevs/SC. Da pauta da Assembleia, ainda constam a Campanha Salarial e a mobilização da categoria.

Upload: sindprevs-sc

Post on 07-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Sindprevs/SC em Pauta nº 02

Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT Federação aprova indicativo de greve - pág. 3

Jornal do SindPrEvS/SC

Março - 2014Ano 1

Número 2

Assembleia Estadual Ordinária ePlenária Sindical de Base em março

8º Congresso Estadual do Sindprevs/SCserá entre 28 e 31 de maio

“Sempre Juntos Sempre Fortes” será o tema do 8º Congresso Estadual do Sindprevs/SC, que será realizado nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio,

na Pousada Vila do Farol, em Bom-binhas/SC. Ao ressaltar a união, a Diretoria do Sindprevs/SC quer chamar os novos servidores para o Sindicato. Todos os direitos que os trabalhadores possuem resultaram da luta da categoria e é preciso fortalecer a unidade para afastar as ameaças de retrocessos e permitir novas conquistas.

A mudança na data do Congres-so Estadual deveu-se ao adiamento do Congresso Nacional da Fenasps para novembro e vai ampliar o prazo para eleição dos delegados no INSS, Ministério da Saúde e Anvisa. Entre os dias 10 de março e 23 de maio, a direção do Sind-prevs/SC vai percorrer os locais de trabalho de todo estado para eleger os delegados que participarão do 8º Congresso Estadual. As reuniões elegerão um delegado para cada 5 servidores presentes.

O Congresso Estadual define a linha de atuação do Sindicato e abre o processo eleitoral para o triênio 2014/2017. Participe!

Dias 20 e 21 de março, acontecem respectivamente a Plenária Sindical de Base e a Assembleia Estadual Geral Ordinária do Sindprevs/SC, no auditório da Fecesc, em Floria-nópolis. A Plenária é dirigida exclu-sivamente para os Diretores de Base e Representantes dos Aposentados e Pensionistas e vai discutir, além da pauta da Assembleia Ordinária, a mobilização dos servidores diante do

indicativo de greve da Fenasps para abril.

Na Assembleia ordinária, às 13 horas, dia 21 de março, os servidores apreciarão o relatório financeiro anu-al de 2013, elaborado pelo Conselho Fiscal, seguindo o artigo 28, inciso I, do estatuto do Sindprevs/SC. Da pauta da Assembleia, ainda constam a Campanha Salarial e a mobilização da categoria.

Page 2: Sindprevs/SC em Pauta nº 02

2

Estadual

Sindprevs/SC em Pauta é uma publicação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina.

Textos, Edição, Fotos e Editoração: Rosangela Bion de Assis (390/SC JP), Marcela Cornelli (921/SC JP) e Clarissa Peixoto (3609/SC JP)

Projeto Gráfico: Cristiane Cardoso

Logotipo e Ilustrações: Frank Maia

Tiragem: 6.000 exemplares.

[email protected]

Os textos assinados não correspondem à opinião da Diretoria do Sindprevs/SC.

Valmir Braz de Souza (Coordenação Geral) • Fátima Regina da Silva (Diretora da Secretaria-Geral) • Elaine de Abreu Borges (Diretora da Secretaria-Geral) • Valéria Freitas Pamplona (Diretora do Depto. Administrativo e Financeiro) • Osvaldo Vicente (Diretor do Depto. Administrativo e Financeiro) • Luiz Fernando Machado (Diretor do Depto. de Política e Organização de Base) • Ana Maria Pereira Vieira (Diretora do Depto. de Política e Organização de Base) • Luciano Wolffenbüttel Veras (Diretor do Depto. de Formação Sindical e Estudos Sócio-Econômicos) • Fernando Domingos da Silveira (Diretor do Depto. de Formação Sindical e Estudos Sócio-Econômicos) • Janete Marlene Meneghel (Diretora do Depto. de Comunicação) • Marco Carlos Kohls (Diretor do Depto. de Comunicação) • Vera Lúcia da Silva Santos (Diretora do Depto. Jurídico) • Rosemeri Nagela de Jesus (Diretora do Depto. Jurídico) • Rosi Massignani (Diretora do Depto. de Aposentados e Pensionistas) • Clarice Ana Pozzo (Diretora do Depto. de Aposentados e Pensionistas) • Maria Nilza Oliveira (Diretora do Depto. de Política de Seguridade e Saúde do Trabalhador) • Jane da Rosa Defrein Lindner (Diretora do Depto. de Política de Seguridade e Saúde do Trabalhador) • Teresinha Maria da Silva (Diretora do Depto. Sócio-Cultural e Esportivo) • Terezinha Ivonete de Medeiros (Diretora do Depto. Sócio-Cultural e Esportivo) • Márcio Roberto Fortes (Diretor do Depto. de Relações Intersindicais e Relações de Trabalho) • Giulio Césare da Silva Tártaro (Diretor do Depto. de Relações Intersindicais e Relações de Trabalho)

www.sindprevs-sc.org.br | [email protected] | @sindprevs | Sindprevs Santa Catarina

Atendimento externo das 9h às 18h | Rua: Angelo La Porta, 85, Centro, Florianópolis/SC - CEP: 88020-600 | (48) 3224-7899

Diretoria SINDPREVS/SC ExPEDIEnTE

Auditoria Cidadã da Dívidaterá núcleo em Santa Catarina

o Núcleo da Auditoria Ci-dadã da Dívida de Santa Catarina será coordenado pelo Sindprevs/SC. A cria-

ção do Núcleo já foi formalizada e a primeira reunião aconteceu em fevereiro.

Para promover a formação dos membros do Núcleo, a Auditoria Cidadã realizará um curso piloto de formação. O Sindprevs/SC participou da reunião com Maria Lúcia Fatorelli, Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, para aprovar os temas e o organograma. O curso inicial terá duração estimada de 30h/aula, incluindo as leituras e fóruns a car-ga horária pode chegar à 60h. Ele abordará a história da dívida, seus mecanismos, técnicas de auditoria, ferramentas de coletas de dados nos estados, entre outros tópicos.

Inicialmente o público alvo são os participantes dos núcleos estadu-ais. A partir da experiência obtida,

posteriormente, a meta é organizar um curso de 120h, certificado pelo MEC (Ministério da Educação). Há universidades interessadas em oferecer a proposta como curso de extensão.

Consequências da dívidaNo dia 6 de fevereiro, como

parte da programação do lan-çamento da Campanha Salarial 2014, foi realizado Seminário Nacional da Auditória Cidadã da Dívida, na Câmara Federal. No evento, foram demonstrados os valores do pagamento da Dívida Ativa e as causas do endividamen-to do País.

O sítio da Fenasps disponibili-zou a palestra apresentada por Ma-ria Lúcia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida.

Durante o Seminário, os deputa-dos federais Ivan Valente (Psol/SP) e Chico Alencar (Psol/RJ) coloca-ram a importância do tema e sua

relação com o arrocho imposto aos servidores públicos. Várias entida-des nacionais, representantes da Fenasps e do Sindprevs/SC partici-param do evento.

Contra a PEC 99No dia 5 de fevereiro, represen-

tantes da Fenasps e demais cate-gorias entregaram um documento da Auditoria Cidadã da Dívida no Congresso Nacional reivindicando a mudança na forma de cobrança dos juros das dívidas dos estados, baseada na Taxa Selic.

CoM iNforMAções dA feNAsps

Page 3: Sindprevs/SC em Pauta nº 02

3

Nacional

SPFs de Santa Catarina lançam Campanha SalarialFórum Estadual das Entidades dos Servidores Públicos Federais de Santa Catarina lançou no último

dia 22 de janeiro, a Campanha Salarial 2014. O ato aconteceu no átrio da Justiça Federal, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Participaram da atividade as entidades: Sindprevs/SC, Sintrajusc, Sinasefe, Assibge e Conlutas, além de representantes das categorias de servido-res federais.

Com o lema, "Jogando juntos a gente conquista", a Campanha Salarial faz alusão à Copa do Mundo e ao “padrão Fifa”, numa forma de exigir valoriza-ção dos servidores públi-cos federais que “vestem a camisa pelo país”.

Reivindicações• Definição de data base - 1º de maio;• Política Salarial permanente com reposição inflacionária, valo-rização do salário base e incorpo-ração das gratificações;• Cumprimento por parte do go-verno dos acordos e protocolo de intenções firmados;• Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;

• Retirada dos PLs e Decretos contrários aos interesses dos Ser-vidores Públicos;• Paridade e Integralidade entre ativos, aposentados e pensionis-tas;• Reajuste de benefícios; e• Antecipação para 2014, da par-cela de reajuste de 2015.

Os servidores federais estão há mais de três anos sem reajuste salarial concreto. O governo não

negocia com a categoria, destina cada vez menos recursos para o funcio-nalismo e, o pior, está criando um abismo entre os pisos das carreiras de até 600%, isso dentro do mesmo Plano Geral do Poder Executivo (PGPE).

CoM iNforMAções do fóruM estAduAl dos spfs.

o

Fenasps aprova indicativo de greve para abrilo dia 8 de fevereiro foi realizada, em Brasília, a Assembleia Nacional da Fenasps, que aprovou

indicativo de Greve para segunda quinzena de abril. Estavam pre-sentes os estados de RN, PI, SP, PR, RS, SC, MG, CE e Oposição do DF e BA.

Na avaliação da Assembleia Nacional, a conjuntura é de intensificação dos ataques aos direitos dos trabalhadores. O governo, além de não incluir ne-nhum valor no Orçamento Geral da União para fazer a correção dos salários dos servidores, não

cumpriu os acordos de greve firmados em 2012.

EntidadesA Fenasps participou da Reu-

nião Ampliada do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais, onde diversas categorias entre elas Polícia Federal, Judi-ciário Federal, Condsef, Andes, Si-nasefe e Fasubra, informaram que estão construindo movimento de Greve, com indicativo de paralisa-ção a partir da segunda quinzena de março.

Na reunião, foi informado que os Hospitais Federais do Rio de Janeiro deflagraram greve pela

jornada de 30 horas e melhores condições de Trabalho.

Ato de LançamentoAproximadamente dois mil

servidores realizaram no dia 5 de fevereiro, um Ato Público de lançamento da Campanha Salarial 2014, em frente ao Ministério do Planejamento. Na ocasião, foi entregue ofício com a pauta de reivindicações dos servidores públicos federais para governo e parlamentares, que se comprometeram em responder ainda em fevereiro.

foNte: feNAsps

n

Page 4: Sindprevs/SC em Pauta nº 02

4

Unificado

GEAPFenasps divulga seus candidatospara os conselhos da Geap Saúde

Os trabalhadores do Ministério da Saúde, da Anvisa, do INSS, da Funasa e dos ministérios da Pre-vidência Social e do Trabalho de todo o país receberam correspon-dências da Geap/Autogestão em Saúde com senhas a serem habili-tadas no sítio no qual serão reali-zadas as eleições para os conselhos Administrativo (Conad) e Fiscal (Confis) da Fundação.

A votação ocorrerá das 8h do dia 17 até às 18h do dia 19 de mar-ço, no site: http://www.eleicoesge-apsaude2014.com.br.

A Fenasps orienta os trabalha-dores a habilitar as senhas recebi-das por carta, no site das eleições da Geap, www.eleicoesgeapsau-de2014.com.br, e votar nos can-didatos apoiados pela Federação, Condsef, Fasubra e servidores da Geap. As chapas que representarão

os direitos dos trabalhadores juntos aos Conselhos da Geap precisa-rão dos votos dos servidores para elegerem-se.

Esclarecimentos da Fenasps:1. Nos

campos “CPF” e “identidade” devem ser colo-cados “somente números, in-clusive o dígito verificador”, sem traços ou pontos;

2. No campo “matrícula”, deve ser colo-cada matrícula “SIAPE” que se encontra no contracheque.

Os servido-

res precisam novamente mostrar a força da categoria, como fizeram em 2012.

foNte: feNAsps

Fórum de Comunicação prepara agenda de lutas para 2014

eguindo o encaminhamen-to da última reunião do Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora, ocor-

rida em 18 de fevereiro, as entidades que compõem o Fórum preparam atividades para 2014.

Entre as ações propostas para o ano, está previsto um planejamen-to estratégico que definirá priorida-des da luta por uma comunicação democrática e soberana. Alguns eixos de atuação já foram defini-dos: a luta pela democratização

dos meios de comunicação; a realização do 2º Seminário Unificado de Imprensa Sindical e a criação de uma Agência de Notícias Sindical e de movimentos sociais na internet.

A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 11 de março, às 13h, na sede do Sind-prevs/SC. Para o mês de abril, as entidades preparam um ato de rua, em Florianópolis, para a coleta de assinaturas do projeto de lei de iniciativa popular.

O Fórum permanece aberto para a participação de outras enti-dades e já conta com uma execu-tiva responsável por convocar as reuniões gerais. Para a elaboração do projeto da Agência de Notícias Sindical, já está constituída uma comissão composta pelas seguintes entidades: Sindprevs/SC, Sinasefe, Sintrajusc, Sindaspi, Sintaema, Sindsaúde, CpCC/Desacato e Sintespe.

S

Candidatos ao Conselho Fiscal da Geap - Confis

Candidatos ao Conselho Administrativo da Geap - Conad

Page 5: Sindprevs/SC em Pauta nº 02

5

HospitalFlorianópolis

HF completa um mês em mãosde uma Organização Social

S

AgendaMARçO16 - Encerramento da

temporada no Complexo Esportivo e de Lazer Ademir Rosa

17 a 19 - Eleições para o Conad e Confis da Geap

20 - Plenária Sindical de Base do Sindprevs/SC, 9hs, no auditório da Fecesc

21 - Assembleia Estadual Geral Ordinária, 13hs, no auditório da Fecesc

25 - Reunião do Núcleo Estadual de Auditoria Cidadã da Dívida, na sede do Sindprevs/SC

28, 29 e 30 - Congresso Nacional da Intersindical, em São Paulo

28, 29, 30 e 31 - 8º Congresso Estadual do Sindprevs/SC, Pousada Vila do Farol, Bombinhas/SC

MAIO

AGOSTO19 e 20 - Eleição da nova

diretoria do Sindprevs/SC

MARçO, ABRIL E MAIOReuniões nos locais de trabalho do INSS, MS e Anvisa para eleição dos delegados ao 8º Congresso Estadual do Sindprevs/SC

em ouvir o apelo da comu-nidade e dos trabalhado-res, o governo Raimundo Colombo entregou o Hos-

pital Florianópolis no dia 16 de dezembro nas mãos de uma Organi-zação Social. No dia 22 de janeiro, o Hospital, que estava fechado e passava por reformas desde 2009, foi reaberto já nas mãos da OS. Em um mês foi possível perceber muitos problemas nesta gestão. Para tratar das demandas dos trabalhadores, o Sindprevs/SC e o SindSaúde reuniram-se no dia 13 de fevereiro, com representantes da nova direção do Hospital – a Organização Social SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Os dirigentes sindicais levaram as demandas dos trabalhadores como a falta de servidores e a falta de medicamentos. Eles lembraram que a vinda da nova gestão e a con-tratação de novos servidores não pode comprometer a qualidade do atendimento à população. A Di-retora atual pela OS, Sirlene Dias Coelho, disse que novos e antigos servidores deverão passar por capa-citação e que a baixa qualificação de profissionais seria uma realida-de do mercado em Santa Catarina.

A Diretora atribuiu a problemas oriundos da falta de um melhor planejamento na obra do Hospital, a não previsão de uma farmácia, de um laboratório e de um banco de sangue. Ela salientou que estariam sendo tomadas as providencias ne-cessárias. “As organizações sociais são mal vistas, então se não entrar-mos na linha, podem usar tudo contra nós”, disse a nova Diretora.

Quanto a uma possível comissão que seria montada pela SES para avaliar a SPDM, a direção informou que divulgou comunicado solicitan-do que os trabalhadores indicassem um nome, mas também não deixou muito explícito o critério e o papel desta comissão.

A conversa não avançou muito. O Sindprevs/SC reforçou a questão da liberação dos dirigentes sindicais do HF para participação das ativida-de sindicais, nos moldes que sempre foi negociado com a administração e destacou o acordo com a SES de que os trabalhadores teriam a garantia de se manterem nos cargos que já ocupavam antes da OS assumir. Nada foi garantido pela nova administração. A gestão da OS ainda é uma incógnita para os trabalhadores que dedicaram anos de suas vidas ao Hospital e a popu-lação. Também não ficou explícita a situação em que se encontram os trabalhadores contratados direta-mente pela SPDM. Mais do que nunca trabalhadores, movimentos sociais e sindicais e a população terão que ficar atentos ao que está acontecendo no HF para garantir que ele se mantenha público, 100% gratuito e com atendimento de qualidade. Nossa luta ainda não acabou.

OuTuBRO17 - Posse da nova diretoria

do Sindprevs/SC para o triênio 2014/2017

Page 6: Sindprevs/SC em Pauta nº 02

6

Jurídico

Plantão advogados: segundas e terças das 9h às 12h e das 13h às 18h | [email protected]

PCCS/MS

Trabalhadores da APS de Timbó garantem turno estendido

d

30horas

Atendimento do Jurídico: segunda, terça, quinta e sexta das 9h às 18h na quarta-feira, não há atendimento para encaminhamento das demandas internas.

esde o início do turno estendido, a APS de Timbó reunia condições legais de aplicá-lo. Mas, a chefia local

desestimulava alegando que a medi-da poderia impactar no atendimento das metas institucionais. Uma série de controvérsias sobre os índices da agência criaram um impasse para a implementação do turno estendido. Porém, neste início de fevereiro, finalmente os trabalhadores da APS de Timbó garantiram essa vitória e estão fazendo 6 horas de trabalho.

Em agosto de 2013, o Sindprevs/SC realizou uma reunião com os trabalhadores da agência de Timbó, levando para a discussão com a chefia local e a Gerência de Blu-menau, dentre outros assuntos, a condição da APS e o direito de seus

trabalhadores de terem sua jornada de trabalho reduzida.

Com a unidade dos trabalhado-res, em conjunto com os represen-tantes sindicais, as chefias local e regional emitiram parecer favorável à implantação do turno estendido, que já deveria ter sido aplicado em novembro de 2013.

Depois de muita pressão, a APS de Timbó, desde 3 de fevereiro, conquistou o turno estendido, ga-rantindo um melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho aos servidores. Uma vitória da categoria que se manteve mo-bilizada e atuou em parceria com o sindicato. A exemplo da APS de Timbó, o Sindprevs/SC continuará a luta para que todas s APSs do Es-tado conquistem o turno estendido.

Servidores da Anvisa contra a pressão e a perseguição

Os representantes do Devisa/Fenasps estão denunciando o acelerado processo de sucateamen-to da Anvisa. Nos estados, faltam servidores e os poucos que restam sofrem com a pressão das chefias e a falta de pessoal. O último con-curso público só previu servidores para a sede, em Brasília.

O governo também está cri-minalizando os trabalhadores que lideram as mobilizações. Em relação ao Termo de Acordo, assinado em 2013, os servidores já receberam a primeira parcela (pou-co mais de 10%). Foi implantado o Grupo de Trabalho (GT) mas, já na primeira reunião, o gover-no recusou-se a discutir pontos pendentes da negociação com os servidores.

PCCS/InSSNão houve recurso no Tribu-

nal Superior do Trabalho (TST), aguarda-se até fevereiro o Recur-so Extraordinário no Supremo Tribunal Federal.

A ação do PCCS dos servido-res do Ministério da Saúde en-contra-se na 6ª Vara da Justiça do Trabalho. Este processo obteve ganho judicial e os pagamentos dos valores inscritos em Requisi-ção de Pequeno Valor (RPV) ou Precatórios serão efetuados no decorrer do ano de 2014.

Os servidores estão recebendo correspondências de assessorias jurídicas pedindo para que façam contato para receber esclareci-mentos sobre Ação do PCCS e

seu pagamento, usam desse argu-mento para oferecer outras ações, muitas vezes já ajuizadas pelo sindicato.

Os servidores não precisam e não devem fazer contato com qualquer assessoria jurídica, para evitar que se criem falsas expectativas ou eventuais golpes. O Sindprevs/SC, está tomando as medidas cabíveis para agilizar o pagamento da RPV ainda no primeiro semestre de 2014 e dos Precatórios no exercício deste ano, bem como fazendo reuniões conjuntas com a assessoria jurídica e com o Gerente Geral da Agência da Caixa Econômica Federal – PAB / TRT 12ª Região.

Os recursos serão disponibili-zados pela União em uma única conta judicial na Caixa Econômi-ca Federal. É preciso apenas ficar atento somente às orientações repassadas pelo Sindicato e aguar-dar o ofício que comunicará a liberação do pagamento da Ação e as orientações necessárias para saque dos referidos valores.

Page 7: Sindprevs/SC em Pauta nº 02

7

Prorrogado prazo para compensaçãodos dias da greve do MS de 2012

Reunião da Mesa Setorial discuteponto eletrônico e jornada de 30 horas

n

Ministério da Saúde

o dia 24 de janeiro, no anexo do Ministério da Saúde, em Brasília, entidades sindicais, e

representantes da Fenasps par-ticiparam da sétima reunião Extraordinária da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde. A Coor-denadora de Gestão de Pessoas, Elizabete Matheus, abriu a reu-nião e definiu como pauta: ponto eletrônico e jornada de trabalho (30 horas).

Apesar da posição da Fenasps, contrária à instalação do ponto eletrônico, o governo, de forma unilateral, vem instalando o pon-to eletrônico em todos os locais de trabalho. A assessoria jurídica da Fenasps elaborou Nota Téc-nica em que aponta argumentos contrários à instalação do ponto eletrônico e lista os benefícios da jornada de 30 horas para todos os trabalhadores. Na reunião, a Federação cobrou dos repre-sentantes do governo respostas às ponderações colocadas pela Fenasps neste documento.

A Coordenação de Gestão de Pessoas (CGESP) informou que, no caso do Rio de Janeiro, vão implementar o ponto eletrônico, em regime experimental, a par-tir de 3 de fevereiro. Apesar da reivindicação dos representantes da Fenasps de que fosse tudo suspenso em nível nacional, a Coordenação de Pessoas infor-mou que por tratar-se de questão sob Gestão do Ministro da Saúde não poderia negociar tal assunto

Foi divulgado em 17 de janeiro, o Memorando Circular nº 01/2014/SAA/SE/MS que prorroga o prazo para compen-sação dos dias paralisados durante a greve dos servidores do Ministério da Saúde e Funasa, nos meses de junho a agosto de 2012. O novo prazo para compensação é 31 de julho de 2014.

O Memorando foi negociado na Mesa Setorial de Negocia-ção Permanente do Ministério da Saúde e ratificado pela Secre-taria de Relações de Trabalho do Mpog (Ministéio do Planeja-mento, Orçamento e Gestão). O documento foi enviado a todas as unidades administrativas do MS.

sem debater com o governo.

Quanto à implan-tação da jornada de trabalho de 30 horas, segundo informações da Gestão de Pessoas, já foi elaborada uma minuta de exposição sobre o tema sem a participação da ban-cada sindical que se encontra na Conjur.

A CGESP infor-mou ainda que vai procurar o Ministério do Planejamento para sensibilizá--lo quanto à necessidade dos tra-balhadores da saúde lotados em unidades do SUS terem o direito ao turno estendido. O MS está usando a nomenclatura de turno ininterrupto para descaracterizar a luta das entidades pela manu-tenção das 30 horas semanais.

As entidades cobraram da CGESP reunião urgente para tra-tar desse assunto, pois em todos os locais de trabalho, em função da renovação dos convênios, os gestores estaduais e municipais estão impondo o cumprimento da jornada de 40 horas para to-dos os trabalhadores cedidos.

foNte: plANtão feNAsps

Page 8: Sindprevs/SC em Pauta nº 02

8

Imagens de um verão

Temporada 2014

ncerra-se no dia 16 de março, a temporada 2014 no Camping do Complexo Esportivo e

de Lazer Ademir Rosa, do Sind-prevs/SC, em Ponta das Canas. Quase 1.500 pessoas entre filia-dos, dependentes e convidados passaram pelo Camping nesta temporada.

Esse ano, os campistas usufruí-ram de um salão totalmente novo e ampliado, com área para o bar, churrasqueiras, mesas, lavanderia e banheiros. A meta é deixar o outro salão do camping com o mesmo padrão de conforto.

Repetindo uma tradição, os campistas organizaram no mês de janeiro um Baile, com DJ Mar-

quinhos e atividades como Bingo, Torta na cara e torneios de Sinuca, ping-pong, dominó e canastra. Em fevereiro, até o fechamento desta edi-ção do Jornal, foram realizados torneios de futebol, vôlei, bocha e bingo. Ainda estavam previstos na programação o Baile do Havai, Lual com DJ Marquinhos, entre outras atividades.

O Camping do Sindprevs/SC é um espaço privilegiado para encontrar os colegas, confraterni-zar, descansar e repor as energias para as batalhas de 2014.

E