sindnews ed. junho 2015

6
SindNews SindNews Informativo do Sindicato Rural de Rondonópolis MT www.sindrural.org.br [email protected] Órgão oficial do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis - MT Ano XVI - Nº 25 30 de Junho - 2015 Rondonópolis -MT EDIÇÃO DIGITAL Sob responsabilidade da Aprosoja - MT, Senar-MT e Abiove - Associação Brasileira da Indústria de Óleo Vegetal, o Sindicato Rural realizou neste início de mês, o “Curso de Qualidade de Vida no Trabalho – Soja Plus”, destinado a orientar os produtores rurais, seus filhos e gestores de unidades produtivas, sobre o conjunto de legislações que afeta a propriedade rural. Como curso de interesses múltiplos, o Soja Plus abordou temas como, meio ambiente, questões trabalhistas, segurança e saúde no trabalho e assistência social, ministrado pela especialista e instrutora do Senar/MT, Valéria Eller. Amplo em seus objetivos, o Soja Plus permitiu que o produtor rural pudesse se movimentar com seguran- ça em meio ao conjunto de leis que regulam a atividade produtiva rural, sem problemas e mais facilmente, no que se refere à legislação específica. O curso é um resumo das obrigações e deveres do produtor com relação à sua atividade fim, suas obrigações ambientais e o bem estar de seus colaboradores: um passo a passo na intricada teia de leis, regras e regula- mentações, estaduais e federais, De acordo com Murillo Alves Moreira, supervisor de projetos da Aprosoja MT: “o Soja Plus, realizado pelo Sindicato Rural de Rondonópolis, é um programa criado e articulado pela Aprosoja e Abiove, de âmbito nacional e tem em sua base o propósito de apresentar o esforço da cadeia da soja brasileira aos importadores internacio- nais da produção nacional, a garantia de procedência, cuidados fitossanitári- os e ambientais, ligados à oleaginosa brasileira. Esta é uma preocupação do mercado mundial, que cada vez mais, impacta as operações de exportação e importação da soja”. Segundo o supervisor, assim que termina o curso, a Aprosoja MT faz uma visita técnica à propriedade do produtor participante do Soja Plus, para checar in loco suas condições de trabalho na área de legislação e observância às normas estabelecidas e, ajuda-lo a adequar-se às leis que regulam sua atividade, preparando-o para atender, não só os requisitos das leis, como também aos critérios adotados pelos mercados, nacional e internacional, relativos à sua atividade econômica. Soja Plus Sindicato realiza curso de qualidade de vida no trabalho Soja Plus Sindicato realiza curso de qualidade de vida no trabalho Murillo Alves Moreira, supervisor de projetos da Aprosoja MT Valéria Eller - instrutora do Senar/MT

Upload: decode-web

Post on 22-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: SindNews ed. junho 2015

SindNewsSindNewsInformativo do Sindicato Rural de Rondonópolis MT

www.sindrural.org.br [email protected]

Órgão oficial do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis - MT

Ano XVI - Nº 25 30 de Junho - 2015 Rondonópolis -MT

EDIÇÃO DIGITAL

Sob responsabilidade da Aprosoja -MT, Senar-MT e Abiove - Associação Brasileira da Indústria de Óleo Vegetal, o Sindicato Rural realizou neste início de mês, o “Curso de Qualidade de Vida no Trabalho – Soja Plus”, dest inado a or ientar os produtores rurais, seus filhos e gestores de unidades produtivas, sobre o conjunto de legislações que afeta a propriedade rural.

Como curso de interesses múltiplos, o Soja Plus abordou temas como, meio ambiente, questões trabalhistas, segurança e saúde no trabalho e assistência social, ministrado pela especialista e instrutora do Senar/MT, Valéria Eller.

Amplo em seus objetivos, o Soja Plus permitiu que o produtor rural pudesse se movimentar com seguran-ça em meio ao conjunto de leis que regulam a atividade produtiva rural, sem problemas e mais facilmente, no

que se refere à legislação específica.

O curso é um resumo das obrigações e deveres do produtor com relação à sua atividade fim, suas obrigações ambientais e o bem estar de seus colaboradores: um passo a passo na

intricada teia de leis, regras e regula-mentações, estaduais e federais,

De acordo com Murillo Alves Moreira, supervisor de projetos da Aprosoja MT: “o Soja Plus, realizado pelo Sindicato Rural de Rondonópolis, é um programa criado e articulado pela Aprosoja e Abiove, de âmbito nacional e tem em sua base o propósito de apresentar o esforço da cadeia da soja brasileira aos importadores internacio-nais da produção nacional, a garantia de procedência, cuidados fitossanitári-os e ambientais, ligados à oleaginosa brasileira. Esta é uma preocupação do mercado mundial, que cada vez mais, impacta as operações de exportação e importação da soja”.

Segundo o supervisor, assim que termina o curso, a Aprosoja MT faz uma visita técnica à propriedade do produtor participante do Soja Plus, para checar in loco suas condições de trabalho na área de legislação e observância às normas estabelecidas e, ajuda-lo a adequar-se às leis que regulam sua atividade, preparando-o para atender, não só os requisitos das leis, como também aos critérios adotados pelos mercados, nacional e internacional, relativos à sua atividade econômica.

Soja PlusSindicato realiza curso de qualidade de vida no trabalhoSoja PlusSindicato realiza curso de qualidade de vida no trabalho

Murillo Alves Moreira, supervisor de projetos da Aprosoja MT

Valéria Eller - instrutora do Senar/MT

Page 2: SindNews ed. junho 2015

Estamos às vésperas de mais uma Exposul, a 43ª edição da sua história. O Parque de Exposições, que já sediou cinco Agrishows Cerrados e uma edição nacional da Expoinel, a g rande expos ição do Ne lore brasileiro, está pronto! Foram d é c a d a s d e e s f o r ç o d a s subsequentes diretorias do Sindicato Rural para que pudéssemos chegar a o s 9 5 m i l h õ e s d e r e a i s comercializados na feira em 2014, homens e mulheres que doaram pa r t e de suas v i das pa ra o desenvolvimento da mais importante entidade sindical do Sistema Famato e sua grande exposição.

A Exposul é o exato reflexo do potencial produtivo, econômico e tecnológico do agronegócio do sul de

Mato Grosso. Não teria atingido a d i m e n s ã o q u e apresenta se, em contrapartida, não dispuséssemos d e u m a g r o -negóc io ág i l e cheio de energia e, uma produção rural com altos í n d i c e s d e produtividade e forte incorporação d e n o v a s tecnologias.

Esta edição da E x p o s u l d e Rondonópolis, a realizar-se de 08 a 1 5 d e a g o s t o próximo, trará em sua programação uma inovação de peso: a VITRINE

AGROPEC. Na segunda, terça e quarta-feira (10, 11 e 12/08), a e x p o s i ç ã o s e d i a r á a agrodemonstração de máquinas e equipamentos a campo, exposição e lançamento de novas tecnologias de ponta e, um ciclo de palestras e debates, com palest rantes e especialistas de todo o país. Dentre estes, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, o Presidente da Aprosoja M T, R i c a r d o To m c z y k e o Governador de Mato Grosso, Pedro Taques.

Esta programação terá lugar no Parque de Exposições apenas durante o dia e será um espaço destinado somente à difusão de tecnologia e negócios. Os portões

estarão abertos e livres para todos os que quiserem participar desta programação. Esta iniciativa da Comissão Organizadora vem atender uma antiga reivindicação das empresas expositoras, voltada para a realização de negócios e apresentação de novas tecnologias de produção agropecuária. Uma iniciativa que já deu certo, à vista do grande número de empresas envolvidas.

M a s a E x p o s u l t e m u m compromisso com Rondonópolis e as cidades da região sul do estado. S u a p a r t e p o p u l a r e d e entretenimento continuará sendo realizada nos dias 8, 9, 13, 14 e 15 de agosto. Nestes cinco dias a Exposul colocará no palco da Arena de Rodeios, uma linha de shows nacionais de altíssimo nível, além de rode io , com a presença dos campeões de Barretos, provas hípicas e sorteio de cinco veículos “0 km”.

Enfim, a Exposul está aí. É o grande momento da cidade e seu povo que, junto com a população regional, tradicionalmente realiza a e x p o s i ç ã o c o m o s u c e s s o costumeiro.

A Comissão Organizadora espera por todos em agosto no Parque de Exposições e, terá o privilégio de recebê-los com a hospitalidade típica do homem do campo.

Francisco Olavo Pugliese de Castro Presidente

Página 2 Rondonópolis - MT, 30 de Junho de 2015Sind NewsSind NewsInformativo do Sindicato Rural de Rondonópolis MT

Expediente:

Sindicato dos Produtores Rurais de RondonópolisRodovia MT-270, Km 08, Vila Paulista - Cxp-1015CEP:- Rondonópolis - MT - 66-3423-2990 e-mail: [email protected]

Produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato RuralJornalista Resp: Paulo MelloProd. e Arte: Jorn. Ailton Lima

Presidente:Francisco Olavo Pugliesi de Castro

1º Vice Presidente:Aylon Gonçalo de Arruda

2º Vice Presidente:Sergio Luiz Mattei

2º Secretário:Antônio Stratis

3º Secretário:Reinaldo Assis Aguiar Junior

4º SecretárioEduardo Tomczyk

Diretoria Sindicato Rural1º Tesoureiro:Michael Erlanderson A. F. Pagno2º Tesoureiro:Carmen Clarice Schneider

3º Tesoureiro:Ernando Cabral Machado

4º Tesoureiro:Alberto Torremocha

Conselho Fiscal Eletivo

Conselho Fiscal Suplentes

Antônio Miguel Weber dos Santos, Paulo Eduardo Beer, Ricardo Tomczyk

Ari Torremocha, José Guimarães Rezende João Batista de Lima

Sind NewsSind NewsInformativo do Sindicato Rural de Rondonópolis MT

Fotos: Assessoria/Internet

1º Secretário: Adevaldo Narciso da Costa

Palavra do PresidentePalavra do Presidente

Francisco Olavo Pugliese de Castro

Page 3: SindNews ed. junho 2015

Página 3Sind NewsSind NewsInformativo do Sindicato Rural de Rondonópolis MT

Rondonópolis - MT, 30 de Junho de 2015

Diretoria do Sindicato Rural lamenta morte de Araújo e busca nome em substituição

Diretoria do Sindicato Rural lamenta morte de Araújo e busca nome em substituição

A Diretoria do Sindicato dos P r o d u t o r e s R u r a i s d e Rondonópo l i s ,vem a púb l i co externar o seu pesar e a sua solidariedade aos milhares de fãs rondonopolitanos pelo passamento prematuro do cantor Cristiano Araujo. O artista foi vítima de um acidente automobilístico na BR-153, no km 614, entre Morr inhos e o t revo de Pontalina, por volta das 3h30, quando voltava de um show em Itumbiara, Sul do estado de Goiás, no último dia (24), quando o veículo em que viajava, um Range Rover, saiu da pista e capotou. A namorada do cantor, Al lana Coelho Pinto de Moraes, de 19 anos de idade,

que viajava com Cristiano, faleceu no local. O artista ainda chegou a ser socorrido com vida e encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas não resist iu aos

ferimentos e também veio à óbito. O cantor que iniciou a sua carreira solo na capital Cuiabá (MT), se apresentaria num grandioso show no dia 13 de agosto durante a 43ª Exposul.

Seu falecimento desfalca a linha de shows nacionais d o e v e n t o e , e m b o r a sabendo que Cristiano não poderá ser substituído, a Direção do evento, e o produtor musical Marcos Mioto, responsável pela grade de shows da feira, já negociam um novo nome, de âmbito nacional, com data disponível, para se apresen-tar no lugar de Cristiano Araujo. Este novo nome será devidamente anunciado nos próximos dias.

Cristiano Araujo e Allana Coelho Pinto de Moraes

Page 4: SindNews ed. junho 2015

Página 4Sind NewsSind NewsInformativo do Sindicato Rural de Rondonópolis MT

Rondonópolis se mantém entre as 30 maiores cidades exportadoras

Rondonópolis se mantém entre as 30 maiores cidades exportadoras

Rondonópolis - MT, 30 de Junho de 2015

Mesmo com uma queda de 5,01% nas negociações de exportação, Rondonópolis manteve-se entre os 30 maiores municípios exportadores do Brasil. A principal cidade da região Sul de Mato Grosso é a porta de saída de matéria-prima para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Sorriso e Nova Mutum, no Médio-nor te mato-grossense, ficaram em 37º e 54º lugar respecti-vamente, enquanto Cuiabá em 62º.

As informações são da Balança Comercial Brasileira por municípios, d ivu lgada pe lo Min is tér io do Desenvolv imento, Indústr ia e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Entre janeiro e maio Rondonópolis embarcou US$ 485,5 milhões, montante inferior aos US$ 511,1 milhões registrados em 2014 no mesmo período. Os envios de soja em grão recuaram 46,95%, tendo apenas US$ 72,4 milhões negocia-dos. Em contrapartida, os envios de algodão subiram 121,57%, alcan-çando o volume de US$ 52,8 milhões, ainda assim o município se destacou como o primeiro do estado.

Entre os cinco estados brasileiros com maior volume de exportações, or iundas do agronegócio , os principais produtos embarcados por

seus municípios estão a soja em grãos, farelo de soja, açúcar, carne de frango, café, carne bovina e suco de laranja.

No ranking brasileiro, São Paulo ficou em primeiro lugar, com exporta-ções de US$ 1,52 bilhão. O comple-xo sucroalcooleiro l iderou os embarques do estado, com US$ 419,48 milhões: US$ 378,03 milhões de açúcar de cana ou beterraba e US$ 41,03 milhões de álcool.

O complexo soja, com US$ 340,72 milhões, ficou em segundo lugar nas exportações de São Paulo no mês

passado. Desse valor, US$ 307,53 milhões são de soja em grãos, U S $ 2 8 , 1 5 milhões de farelo de soja e US$ 5,04 milhões de óleo de soja.

A s c a r n e s o c u p a r a m a terceira posição nos embarques

do estado de São Paulo em maio, com US$ 173,34 milhões: US$ 128,75 milhões de carne bovina, US$ 39,48 milhões de carne de frango e US$ 3,35 milhões de carne suína.

Mato Grosso

Mato Grosso foi o segundo estado que mais exportou em maio, com US$ 1,49 bilhão. O complexo soja foi o principal setor, atingindo US$ 1,35 bilhão: representados por US$ 1,07 bilhão de soja em grãos, US$ 268,72 milhões de farelo de soja e US$ 7,51 de óleo de soja.

As carnes ficaram em segundo lugar nas exportações estaduais no mês passado, com US$ 97,82 milhões. A carne bovina foi responsável por vendas externas que somaram US$ 82,21 milhões, seguida pela carne de frango, com US$ 12,56 milhões, e carne suína, com US$ 441,81 mil. Em terceiro lugar estão as fibras e produtos têxteis, com US$ 17,88 milhões.

Fonte: MDIC

Page 5: SindNews ed. junho 2015

Página 5Sind NewsSind NewsInformativo do Sindicato Rural de Rondonópolis MT

Câmara aprova MP que desobriga emplacamento de máquinas agrícolas

Rondonópolis - MT, 30 de Junho de 2015

Câmara aprova MP que desobriga emplacamento de máquinas agrícolas

A Câmara dos Deputados apro-vou, por votação simbólica, na noite da última terça-feira (23), a Medida Prov isór ia (MP) 673/15, que suspende a obrigatoriedade de emplacamento e licenciamento de máquinas agrícolas e veículos usados para puxar estes equipamen-tos. É o caso de tratores, colheitadei-ras, retroescavadeiras e pulveriza-dores motorizados. No lugar da placa e da licença, estes veículos terão registro único em um cadastro nacional – identificando o maquinário e seus proprietários –, que passará a ser exigido a partir de 1º de janeiro do ano que vem. O deputado Adilton Sachetti (PSB-MT) afirma que a medida acaba com uma obr igator iedade que, se aplicada, acarretaria em cobrança desnecessária para o produtor rural. “Esta MP resolve um problema que há mui to tempo preocupa os produtores”, diz Sachetti. “Custaria dinheiro e tempo a quem trabalha no campo”. A proposta foi aprovada na forma do relatório apresentado na comis-

são mista, que estabelece que o registro seja providenciado sem custos pelo Ministério da Agricultura. O texto desobriga ainda o licencia-mento desses veículos e máquinas para transitar em vias públicas, trecho que constava na MP original. O argumento é que o valor do licenciamento anual, equivalente a um percentual do preço do veículo,

encarece o custo de produção da agricultura.

O setor também reclama da dificuldade de os agricultores terem de se deslocar para os centros urbanos a fim de realizar procedi-mentos burocráticos.A MP segue agora para análise do Senado Federal.

Dep. Federal Adilton Sachetti - PSB

Page 6: SindNews ed. junho 2015

Página 6Sind NewsSind NewsInformativo do Sindicato Rural de Rondonópolis MT

Rondonópolis - MT, 30 de Junho de 2015

A entrevista deste mês do S I N D N E W S t r a z a executiva Renata Tiveron, diretora da ZF Xperience, r e s p o n s á v e l p e l a realização da VITRINE AGROPEC, dentro da p r o g r a m a ç ã o d a 4 3 ª Exposul de Rondonópolis. Graduada em Pedagogia e P s i c o l o g i a p e l a Universidade de Uberaba MG e pós graduada em marketing e RP, tem um longo cur r ícu lo como executiva de marketing e eventos, entre eles o trabalho como gestora em A&B para a Copa do Mundo, em Cu iabá e Brasília.

SN - A Vitrine Agropec é a grande novidade na p r o g r a m a ç ã o d a Exposul 2015. Como nasceu a ideia?A Diretoria do Sindicato Rural já acompanhava e, há muito tempo, sentia essa necessidade, devido o potencial da região, do estado e de reivindicações dos expositores e produtores rurais que participam da feira. Mato Grosso é o Celeiro do Brasil e, Rondonópolis, o Celeiro do estado, desta forma, buscaram uma empresa, a ZF E x p e r i e n c e q u e p o s s u í a expertise no segmento e ótimos resultados, para que colocasse em prática esta oportunidade. A V i t r i n e A g r o P e c - F e i r a Tecnológica de Negócios e d e s e n v o l v i m e n t o d a Agropecuária é decorrência desta oportunidade.

S N - Vo c ê a c r e d i t a q u e a agrodemonstração, aliada a um foco maior na difusão de tecnologia, é a tendência das feiras agropecuárias?Com certeza, embora todos nós

que t raba lhamos no setor estejamos, cada vez mais, envolvidos no desenvolvimento tecnológico deste segmento, a prática em demonstrações de m á q u i n a s a c a m p o v e m demonstrando sua eficácia. É o resultado na prática. Ver e sentir a máquina no trabalho de campo é sempre decisivo.

SN - Com a presença, entre outros, do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, de Ricardo Tomczyk, da Aprosoja e, do Governador Pedro Taques, como palestrantes, o ciclo de palestras complementa ou rivaliza com a Agropec?Diria que além de completar com excelência, teremos a possibili-dade de prospectar novas soluções e identificar caminhos assertivos, uma vez que todos eles possuem objetivos comuns,

na busca sustentável e ética do estado, do Brasil e do universo da produção rural. Serão momentos imperdíve-is e memoráveis com a presença dessas autorida-des, todas envolvidas na busca de soluções para o agronegócio brasileiro e estadual.SN - Quais os segmentos industriais brasileiros m a i s r e c e p t i v o s a o s propósi tos da Vi t r ine A g r o p e c e , q u e j á confirmaram presença? Tr a n s p o r t e : v e í c u l o s , caminhões, util itários, e motos; Software e Hardware; Agricultura de Precisão; Armazenamento e Silagem; E q u i p a m e n t o s p a r a Irr igação; Ferramentas; E q u i p a m e n t o s p a r a A g r i c u l t u r a F a m i l i a r ; Máquinas e Implementos para Agricultura, Pecuária e Construção; Vestuário e;

Insumos; entre outros. Será apresentado na Vitrine um mix de todas as necessidades técnicas afetas à produção rural

SN - A Exposul, pela dimensão que apresenta é a maior e mais importante feira agropecuária de Mato Grosso. Como a Vi t r i n e A g r o p e c p o d e r á alavancar os números de comercialização?A Vitrine dará oportunidade de realização, pelos participantes, de excelentes parcerias com insti tuições, associações e en t idades , envo lvendo as melhores e maiores empresas expositoras do setor, além de Instituições financeiras e clientes em po tenc ia l , se jam e les pequenos, médios ou grandes produtores. Isto, com certeza, abrirá um leque de oportunidades de negócios.

ENTREVISTA SINDNEWS

Renata Tiveron, diretora da ZF Xperience

Renata Tiveron, diretora da ZF Xperience