simulado objetivo s1 -...

18
SIMULADO OBJETIVO 2018 7º ano - Ensino Fundamental Gramática/Interpretação de Texto/ Produção de Texto/Inglês Livro Paradidático Dia: 21/08 - terça-feira 2º Trimestre Nome completo: Turma: Unidade: S1

Upload: vuonghanh

Post on 25-Jan-2019

489 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

SIMULADO OBJETIVO

2018

7º ano - Ensino Fundamental

Gramática/Interpretação de Texto/Produção de Texto/Inglês

Livro Paradidático

Dia: 21/08 - terça-feira

2º Trimestre

Nome completo:

Turma: Unidade:

S1

FORMA

ERRADA DEPREENCHIMENTO

FORMA

CORRETA DEPREENCHIMENTO

É PROIBIDO COLOCAR QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO NESTE LOCAL

PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA

SOMENTE COM CANETA AZUL

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA - 2º TRI

1. A prova terá duração de 2 horas e 30 minutos.

2. Prova e gabarito só poderão ser devolvidos após uma hora do início do simulado. 3. O aluno só poderá sair para ir ao banheiro ou beber água após 1 hora e 30 min de início da prova. 4. O aluno não poderá levar a prova para casa.

5. O preenchimento do gabarito deve ser feito com caneta AZUL. NÃO É PERMITIDO O USO DE

CANETAS COM PONTAS POROSAS. 6. O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o gabarito. 7. Durante a prova, o aluno não poderá manter nada em cima da carteira ou no colo, a não ser lápis,

caneta e borracha. Bolsas, mochilas e outros pertences deverão ficar no tablado, junto ao quadro. Não será permitido empréstimo de material entre alunos.

8. O aluno que portar celular deverá mantê-lo na bolsa e desligado, sob pena de ter a prova recolhida se o mesmo vier a ser usado ou tocar. Caso não tenha bolsa, o aluno deverá colocá-lo na base do quadro durante a prova.

9. O fiscal deverá conferir o preenchimento do gabarito antes de liberar a saída do aluno.

2018 – SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

1

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Um dos pronomes de tratamento com que as pessoas devem se dirigir a juízes de direito é Vossa

Meritíssima. Em sua composição, Meritíssima é um a) adjetivo empregado no grau comparativo de superioridade. b) adjetivo empregado no superlativo relativo. c) substantivo empregado no grau aumentativo sintético. d) adjetivo empregado no superlativo absoluto. e) substantivo empregado no grau aumentativo analítico. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve compreender que a palavra Meritíssimo está no mais intenso grau expresso por um adjetivo, por isso, está empregado no superlativo absoluto. A seguir, uma tirinha do Hagar, personagem criado pelo cartunista norte-americano Dik Bowne.

2. Há palavras e expressões que são utilizadas para dar características ao ser apresentado. Na tirinha acima,

observamos que a(s) palavra(s) a) “Max Malvado” é um substantivo composto, pois é formada por dois radicais. b) “Eu” e “Você” podem ser consideradas adjetivos pátrios. c) “Malvado” e “Belo” são adjetivos que acompanham o substantivo e atribuem qualidade. d) “Sorrir” e “Sorriso” podem ser consideradas adjetivos primitivos. e) “Nunca” é um adjetivo no grau superlativo absoluto. GABARITO: C COMENTÁRIO: A questão aborda o uso dos adjetivos, logo, o aluno precisa ter conhecimento de que “Malvado” atribui qualidade ao substantivo “Max”, e “Belo”, ao substantivo “Sorriso”.

O prêmio foi entregue a um garoto. Na biblioteca havia apenas um garoto estudando.

3. Quanto à classe morfológica, os termos em destaque possuem a) a mesma classificação, pois ambos são artigos indefinidos. b) a mesma classificação, pois ambos são numerais. c) a mesma classificação, pois ambos são artigos definidos. d) classificações diferentes, porque o primeiro é um artigo indefinido, e o segundo, um numeral cardinal. e) classificações diferentes, porque o primeiro é um numeral cardinal, e o segundo, um artigo indefinido. GABARITO: D COMENTÁRIO: Na primeira frase, o artigo não define o substantivo “garoto” de maneira precisa, e, no segundo caso, o numeral cardinal indica quantidade. 4. Os numerais aparecem em diversos gêneros textuais e das mais diversas formas, como, por exemplo, na

escrita de bilhetes, diários, receitas, bulas, regras de cuidado, listas de endereço etc. Dessa forma, o item em que é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses é:

a) “Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.” b) “Pigmalião reside na casa 22 (vinte e dois) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.” c) “Abram o livro, por favor, na página 70 (septuagésima).” d) “O que procuras está no art. 10 (décimo) do código que tens aí à mão.” e) “O Papa Pio X (dez), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi

canonizado em 1954.” GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno precisa conhecer as regras de leitura e uso dos numerais em diversos textos e no dia a dia.

2018 - SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

2

5. O pronome é a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às

pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo. Assim, o humor da tira decorre da reação

de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo

com a norma-padrão da língua, esse uso é inadequado, pois

a) contraria o uso previsto para o registro oral da língua.

b) o pronome do caso oblíquo que vem ligado à forma verbal “arrasar” deve ser “nos”.

c) o pronome do caso oblíquo que vem ligado à forma verbal “arrasar” deve ser “los”.

d) gera ambiguidade na leitura do texto.

e) apresenta dupla marcação de sujeito.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: No segundo quadrinho da tira, há o uso inadequado do pronome pessoal do caso reto “eles” em

“Vamos arrasar eles”, devendo, portanto, estar representado pelo pronome pessoal do caso oblíquo -los, tipo de

pronome que exerce a função de objeto.

“Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.” 6. Nesse trecho, os porquês estão usados corretamente, pois

a) são utilizados para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato de este não ir ao show ao vivo,

um estando sem acento pois está no início da frase, e o outro levando acento porque está no final da frase.

b) a primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um

substantivo que indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, sendo substituído

por “motivo”.

c) a primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A

segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final

da frase.

d) a primeira indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é um substantivo e que está

no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no

final da frase.

e) a primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A

segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.

GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve identificar que a primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, sendo substituído por “motivo”. 7. O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador.

Nesse caso, as falas se caracterizam pela utilização de verbos declarativos: dizer, afirmar, responder etc. Assim, a frase abaixo que se identifica com o discurso indireto é:

a) Perguntou o que fazer com tanto livro velho. b) Já era tarde. O ruído dos grilos não era suficiente para abafar os passos de Delfino. Estaria ele armado?

Certamente estaria. Era necessário ter cautela. c) Quem seria capaz de cometer uma imprudência daquelas? d) A tinta da roupa tinha já desbotado quando o produtor decidiu colocá-la na secadora. e) Era então dia primeiro? Não podia crer nisso. GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno deve compreender que a alternativa A é a correta, pois se identifica o verbo de elocução “perguntar”, e a frase está na 3ª pessoa.

2018 – SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

3

8. Os adjetivos no grau superlativo absoluto sintético expressam o grau mais intenso de um adjetivo. Os superlativos absolutos sintéticos de amável, fiel, eficaz, doce, incrível, íntegro, magnífico e próspero são, respectivamente,

a) amabilíssimo, fidelíssimo, eficacíssimo, dulcíssimo, incredibilíssimo, integérrimo, magnificentíssimo, prospérrimo. b) amabilíssimo, fidelíssimo, eficientíssimo, docérrimo, incrivelíssimo, integríssimo, magnificentérrimo, prospérrimo. c) amabilérrimo, fidelíssimo, eficacérrimo, dulcérrimo, incredibilérrimo, integríssimo, magnificentíssimo, prospérrimo. d) amabilésimo, fidelésimo, eficentérrimo, dulcíssimo, incredibilérrimo, integríssimo, magnificentíssimo, prospérrimo. e) amabilíssimo, fidelíssimo, eficentésimo, dulcérrimo, incredibilíssimo, integérrimo, magnificentérrimo, prospérrimo. GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno deve conhecer a formação desses adjetivos, que se dão por meio do adjetivo mais um sufixo: adjetivo + sufixo (-íssimo; -imo; - ílimo; -érrimo).

9. Há substantivos que apresentam uma única forma para indicar os dois gêneros. Quanto à flexão de gênero,

os substantivos jornalista, criatura, carneiro e baleia, são, respectivamente, a) sobrecomum, comum de dois gêneros, biforme e epiceno. b) sobrecomum, sobrecomum, epiceno, biforme. c) comum de dois gêneros, comum de dois gêneros, biforme, só é usado no feminino. d) comum de dois gêneros, biforme, biforme, epiceno. e) comum de dois gêneros, sobrecomum, biforme e epiceno. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno precisa ter conhecimento das regras de flexão dos substantivos e suas classificações, como comum de dois gêneros, sobrecomum, biforme ou epiceno.

O canto a seguir é muito conhecido pela torcida brasileira:

10. Alguns termos indicam a nacionalidade, naturalidade ou origem de uma pessoa. Esses termos estão ligados a países, cidades e estados de uma forma geral. Assim, a palavra “brasileiro” pode ser classificada como

a) adjetivo comparativo. b) adjetivo biforme. c) substantivo pátrio.

d) adjetivo superlativo. e) adjetivo pátrio.

GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve compreender que a palavra “brasileiro” se trata de um adjetivo pátrio, pois, nesse caso, indica nacionalidade.

O texto seguinte é referente às próximas quatro questões.

O shopping na Suécia que só vende produtos reciclados

Um centro comercial dedicado exclusivamente à venda de produtos reciclados, com uma área de 5 mil metros quadrados, o shopping center futurista ReTuna Återbruks galleria é, há dois anos, um êxito na cidade de Eskilstuna, a cerca de 100 quilômetros da capital sueca, Estocolmo. A Suécia é um dos países que mais reciclam no mundo: 99% do lixo residencial é reaproveitado, sendo metade incinerada para produzir energia. “Seu lixo é o tesouro de outra pessoa”, diz o lema desse shopping center sustentável, onde os suecos podem deixar brinquedos, móveis e outros itens usados em um depósito para que nada seja desperdiçado.

A fim de facilitar a entrega de itens usados para reciclagem, como máquinas de lavar e computadores, o acesso ao depósito do shopping sustentável* funciona no esquema “drive thru” ─ basta entrar ali com o veículo, descarregar os itens e sair rapidamente. Depois de uma seleção dos produtos, eles são distribuídos em diferentes seções do shopping para serem reaproveitados.

(Adaptado de http://www.bbc.com/portuguese/internacional-41956852)

*sustentável – que não envolve riscos ambientais.

2018 - SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

4

11. O texto que acabamos de ler trata-se de um(a) a) texto ficcional, ou seja, inverídico. b) depoimento do dono do shopping na Suécia. c) texto jornalístico. d) conto infantil. e) história contada em um noticiário da televisão. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno precisa saber diferenciar os diferentes tipos de texto para perceber que o lido acima é jornalístico.

12. Em relação à primeira linha do texto, a opção que define que o shopping vende somente produtos reciclados

e não outros tipos é: a) “exclusivamente”. b) “um centro”. c) “venda”.

d) “produtos reciclados”. e) “comercial”.

GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno precisa perceber que a palavra “exclusivamente” apresenta sentido próprio e exclui qualquer outro produto, chamando atenção apenas para o que ele quer.

13. A palavra “futurista” (linha 2), no contexto em que aparece, traz o sentido de a) turista. b) moderno. c) turista do futuro.

d) antigo. e) verídico.

GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno precisa ter ideia de palavras sinônimas para reconhecer que “moderno” tem sentido equivalente a “futurista”, de acordo com o contexto.

14. Podemos concluir, a partir da leitura do texto, que a) todo o lixo na Suécia é reaproveitado. b) o shopping não tem muitos visitantes. c) o preço dos produtos reciclados é muito caro. d) é um depoimento escrito em primeira pessoa. e) o shopping é muito bem-sucedido na cidade de Eskilstuna. GABARITO: E COMENTÁRIO: Com a leitura do texto, o aluno precisa perceber o “papel sustentável” que o shopping exerce na cidade de Eskilstuna.

O poema a seguir é base para as três seguintes questões.

O bicho

Vi ontem um bicho Na imundice do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato. Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.

BANDEIRA, Manuel. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Ática, 1985

15. O que motivou o “bicho” a catar restos de lixo foi a) a própria fome. b) a imundice do pátio. c) o cheiro da comida.

d) a amizade pelo cão. e) o fato de não ter o que comer.

GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno precisa entender o texto lido e chegar à conclusão de que a fome é o motivo que leva o homem a catar lixo como se fosse um bicho.

2018 – SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

5

16. No texto, a palavra detritos significa a) grama. b) restos de lixo. c) asfalto.

d) vasilha. e) arbustos.

GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno precisa ter ideia de palavras sinônimas para reconhecer que “detritos” tem sentido equivalente a “restos de comida”, de acordo com o contexto.

“O bicho, meu Deus, era um homem”

17. O verso acima dá impressão de a) espanto. b) alegria. c) brincadeira.

d) suavidade. e) alegria.

GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno precisa ter a sensibilidade de perceber as sensações e emoções que o poema traz, no caso, a impressão de espanto diante do que foi lido. A fábula abaixo é referente às próximas três questões:

A raposa e as uvas

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.

“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.

Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.” Esta fábula ensina que algumas pessoas, quando não conseguem o que querem, culpam as

circunstâncias. (http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

18. A frase que expressa uma opinião é: a) “a raposa passeava por um pomar.” b) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” c) “a raposa afastou-se da videira.” d) “aposto que estas uvas estão verdes.” e) “Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira.” GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno precisa saber o que é „argumento‟ e „opinião‟ para reconhecer que isso ocorre quando a personagem diz “aposto que”.

19. A frase “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas” significa que a) a raposa foi presa por um cacho de uvas. b) as uvas estavam presas. c) as uvas chamaram tanto a atenção da raposa, que ela se sentiu atraída por elas. d) a raposa e a uva foram capturadas por pessoas que conseguem o que querem. e) um cacho de uvas capturou a raposa. GABARITO: C COMENTÁRIO: Determinadas palavras são usadas “fora do seu sentido” próprio, como ocorre com a palavra “capturada”, que quer dizer “chamar a atenção para algo”, no texto.

20. O objetivo da raposa, na fábula, era a) conseguir uvas para matar a sede e adoçar a boca. b) capturar uvas para outras pessoas. c) descansar à sombra de uma videira. d) conseguir uvas verdes para fazer doce. e) colher as uvas, mas estavam verdes. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno precisa saber identificar e interpretar informações dentro da fábula para saber o que a raposa estava planejando.

2018 - SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

6

LIVRO PARADIDÁTICO As cinco questões seguintes dizem respeito ao livro paradidático trabalhado no segundo trimestre:

21. No livro “O mistério das aranhas verdes”, Flavinho foi sequestrado a) para colocarem em sua perna duas aranhas verdes. b) para colocarem em sua perna duas joias valiosas. c) para tirarem de sua perna duas joias valiosas deixadas pelo doutor Araripe. d) para tirarem de sua perna uma carta de despedida deixada pelo doutor Araripe. e) por engano. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno precisa ler a obra e saber interpretá-la, chegando à conclusão de que o Flavinho foi sequestrado porque alguém tinha colocado algo de valor no gesso de sua perna. 22. Os sequestros que acontecem durante a narrativa são a) dois, de Flavinho e Carol. b) três, de Flavinho, Carol e do namorado de Carol. c) três, um de Flavinho e dois de Carol. d) quatro, um de Flavinho, dois de Carol e um do namorado de Carol. e) quatro, dois de Flavinho e dois de Carol. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno precisa ler uma obra, saber interpretá-la e identificar que foram três sequestros que aconteceram durante toda a trajetória de Carol e seu irmão, na história. 23. A pessoa que estava por trás de todos os sequestros era a) o Doutor Araripe. b) o Homem de Terno Branco. c) o detetive Andrade.

d) o Doutor Ronaldo. e) alguém desconhecido.

GABARITO: B COMENTÁRIO: Durante a leitura, é interessante que se perceba que o Homem de Terno Branco foi o grande responsável pela “onda” de sequestros, mesmo que não tenha deixado isso explícito. 24. A origem das joias que haviam sido escondidas no gesso de Flavinho era a) Casa Imperial da Áustria. b) Reino da Antuérpia, na Holanda. c) República Popular da China. d) República Federativa do Brasil. e) Estados Unidos da América. GABARITO: A COMENTÁRIO: Poucos são os lugares mencionados na obra, mas a Casa Imperial da Áustria foi a grande protagonista, pois as joias vinham de lá.

25. O misterioso Homem de Terno Branco é a) pai do doutor Araripe. b) irmão do doutor Araripe. c) primo do doutor Araripe.

d) agiota do doutor Araripe. e) o próprio doutor Araripe.

GABARITO: B COMENTÁRIO: Uma informação importantíssima para o desfecho de toda a trama é o momento em que se descobre que o famoso e temível Homem de Terno Branco é irmão do doutor Araripe, responsável por esconder as joias.

2018 – SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

7

PRODUÇÃO DE TEXTO A sinopse oficial do filme Os incríveis 2 serve de apoio para responder às próximas duas questões.

Os incríveis 2

A família de super-heróis favorita de todo mundo está de volta em "Os Incríveis 2".

Mas, desta vez, Helena (voz de Holly Hunter) está em destaque, deixando Beto (voz de Craig T. Nelson) em casa com Violeta (voz de Sarah Vowell) e Flecha (voz de Huck Milner) no heroísmo do dia a dia da vida „comum‟. É uma transição difícil para todos, tornada mais difícil pelo fato de que a família ainda não conhece os superpoderes do bebê Zezé. Quando um novo vilão traça um plano brilhante e perigoso, a família e o amigo Gelado (voz de Samuel L. Jackson) devem encontrar uma maneira de trabalhar juntos novamente - o que é mais fácil dizer do que fazer, mesmo quando todos são incríveis.

https://www.guiadasemana.com.br/cinema/sinopse/os-incriveis-2

26. Sobre as características do gênero sinopse, pode-se afirmar que

a) se caracteriza por ser um texto longo e com todos elementos importantes presentes em um livro, uma série

ou um filme.

b) não apresenta os personagens da narrativa.

c) não aponta fatos importantes do enredo, por se tratar de um texto curto.

d) conta toda a obra, inclusive o final.

e) se caracteriza como um resumo breve, que conta em poucas linhas o tema ou assunto a ser tratado em

uma obra.

GABARITO: E

COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno reconheça as características do gênero sinopse.

27. É correto afirmar que

a) tanto a sinopse quanto o resumo são textos narrativos com marcas descritivas.

b) são textos que trazem como característica principal condensar as ideias gerais do texto original.

c) a sinopse, diferente do resumo, tem como característica principal o poder se síntese.

d) o resumo é uma versão mais completa da sinopse, pois não apresenta máximo de linhas.

e) ambos os gêneros não tem como objetivo permitir ao leitor acesso a algumas informações gerais sobre o

texto original.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno reconheça e diferencie as características dos gêneros sinopse (apresenta

a obra) e resumo (sintetiza as ideias centrais do texto).

28. Sobre o gênero resenha, podemos afirmar que

a) ao elaborá-la, deve-se procurar resumir o assunto, bem como avaliá-la, destacando os pontos fortes e fracos.

b) é gênero textual que em forma de vídeo expressa a opinião do autor sobre filmes e séries.

c) não é necessário o título.

d) não é preciso apresentar opinião, apenas apresentar e sintetizar a obra.

e) é um texto injuntivo, em que o autor ensina a como melhorar uma obra literária.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno reconheça as características do gênero resenha, que é resumir e avaliar

uma obra cultural.

29. A característica mais importante de um resumo é a) a argumentação. b) a criatividade. c) o enredo.

d) a concisão. e) a injunção.

GABARITO: D COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno reconheça a característica principal do gênero Resumo.

2018 - SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

8

A seguir, uma resenha do livro Diário de um banana, de Patrick Jeffrey.

Um livro que li em menos de uma semana. E como eu amo quadrinhos, amei esse livro. Se você ainda acha

que esse livro é “só para crianças” você está tremendamente enganado. Todos que lerem esse livro vão adorar.

Não é considerado muuuito infantil por ter piadas bem engraçadinhas até, que eu ri bastante.

O livro conta o dia a dia de Greg Heffley, que decide deixar registrado em um caderno, não diário como sua

mãe gosta de dizer, as suas aventuras de Halloween, na escola, em casa com seus dois irmãos, Manny (o bebê)

e Rodrick (o rockeiro). Ele leva uma vida normal, adora jogar video game e sonha o tempo todo em ser famoso em

qualquer cargo, mesmo que seja como segurança da escola.

Esse é o primeiro livro de uma série que virou Best-Seller do New York Times. Gostei muito, pois é uma

história leve e engraçada, logo nas primeiras páginas você já começa a rir e mesmo depois do livro acabar você

ainda está rindo lembrando-se das aventuras de Greg.

O autor Jeff Kinney é também ilustrador, então todas as páginas são recheadas de desenhos dos

personagens e das situações vividas por eles de um modo cômico, assim faz com que a história fique mais

engraçada ainda. https://clubdelivros.wordpress.com/2014/08/14/resenha-diario-de-um-banana-1/

30. Pode-se afirmar que o texto anterior

a) apresenta apenas uma síntese do livro.

b) apresenta a obra, apontando, principalmente seus pontos negativos.

c) narra a história de Greg, após ler seu diário.

d) apresenta o livro, indicando sua leitura por julgar próprio apenas para crianças.

e) faz uma crítica positiva do livro, indicando-o a todas as idades.

GABARITO: E

COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno reconheça a função de uma resenha, que é apresentar e avaliar a obra.

Sabão em barra caseiro Ingredientes:

1/2 kg de soda cáustica

1 litro de água;

3 litros de óleo de cozinha (usado e já saturado em frituras);

2 litros de álcool (de posto de gasolina).

Preparo:

Ferva 1 litro de água. Simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo. Coloque a soda cáustica na

água fervendo, dentro de um balde de plástico e, imediatamente, retire o óleo do fogo e despeje por

cima. Em seguida, coloque o álcool. Mexa (com um pedaço de pau) durante 15 minutos. Despeje numa

caixa de papelão forrada com sacolas de plástico, vire as borda delas um pouco para cima.

Observação: A altura do sabão, dentro da caixa de papelão é em torno de 5 a 6 cm.

Dica: Fazendo o sabão na lua nova, ele ficará melhor.

http://www.ecologiaonline.com/receitas-para-preparar--sabao-caseiro

31. Com base no texto anterior, podemos afirmar que a receita

a) é um texto injuntivo e tem por finalidade descrever como o sabão é feito.

b) de sabão apresenta o imperativo na 3ª pessoa do singular, mostrando menor formalidade.

c) de sabão é um texto injuntivo, porque dá orientações sobre a produção do sabão.

d) apresentada não é um texto injuntivo, porque não contém verbos no imperativo.

e) de sabão não é correta, pois o autor não indicou o tempo gasto para seu preparo.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno reconheça, por meio do texto, as características do texto injuntivo.

2018 – SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

9

“(...) Pegue duas medidas de estupidez

Junte trinta e quatro partes de mentira

Coloque tudo numa forma

Untada previamente

Com promessas não cumpridas

Adicione a seguir o ódio e a inveja

As dez colheres cheias de burrice

Mexa tudo e misture bem

E não se esqueça: antes de levar ao forno

Temperar com essência de espírito de porco,

Duas xícaras de indiferença

E um tablete e meio de preguiça (…)”. (Os anjos – Legião Urbana)

32. A letra da música Os anjos, de autoria de Renato Russo, apresenta elementos que a identificam com o

seguinte tipo textual:

a) Narração.

b) Descrição.

c) Injunção.

d) Dissertação.

e) Argumentação.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno reconheça um texto injuntivo, sua função de instruir sobre algo, mesmo

que de modo jocoso e fictício.

2018 - SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

10

33. Em nosso dia a dia, deparamo-nos com vários textos que têm um objetivo específico no que se refere à

mensagem transmitida. A campanha acima apresenta

a) instruções de auxílio à proliferação do mosquito.

b) apenas ilustrações e frases curtas, dificultando o entendimento.

c) técnicas imprudentes em relação à proliferação do mosquito.

d) exemplos que não devem ser seguidos se quisermos prevenir os focos do mosquito.

e) instruções de como agir contra a proliferação do mosquito.

GABARITO: E

COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno, através da campanha, reconheça a função do texto injuntivo, que é

auxiliar no combate ao mosquito.

Seres amarelos milenares, os Minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários, Kevin, Stuart e Bob, vão até uma convenção de vilões nos Estados Unidos e lá se encantam com Scarlet Overkill (Sandra Bullock), que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.

Ficha técnica

Diretor: Kyle Balda, Pierre Coffin Elenco: Chris Renaud, Pierre Coffin, Michael Keaton País de origem: EUA Ano de produção: 2015 Classificação: Livre

Fonte:http://www.adorocinema.com/filmes/filme-210493/

34. Após analisar o texto acima, podemos classificá-lo como a) resenha crítica. b) sinopse. c) entrevista. d) conto. e) poema. GABARITO: B COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno reconheça o gênero sinopse, que tem como objetivo apresentar a obra para instigar o leitor/expectador.

Dirigido por Daniel Filho, Se Eu Fosse Você foi um grande sucesso

de público (mais de 3 milhões e 600 mil espectadores) em 2006. Sim,

deixei passar na época e não o assisti. Ontem, numa sessão especial,

pude tirar este atraso.

O filme é bem produzido e conta uma história simples, mas bem

desenvolvida, ainda que banal tanto na telinha quanto na telona: e se um

dia você acordasse com o corpo de seu cônjuge, e vice-versa. Claro que

esse mote só poderia gerar uma comédia. Mas embora realmente permita

boas gargalhadas, o diretor preferiu fugir do pastelão e investiu com mão

leve (e, convenhamos, nem teve muito trabalho) na qualidade de seus

protagonistas.

Glória Pires e Tony Ramos mostram por que são tão queridos pelo

público: mais que carisma, possuem um talento que vai além das fronteiras

da telinha. Glória tem o papel mais difícil, mas foge com maestria do

estereótipo do machão que „coça o saco‟ - destaque para sua cena de

descida da escada com sapato de salto alto e a regência do coral. Não há

como escolher adjetivos suficientes para a interpretação de Tony Ramos -

a cena da piscina, apesar de exagerada, e a da primeira tentativa de fazer

sexo são impagáveis.

2018 – SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

11

Juntos em cena, a dupla não deixa para ninguém, o que acaba fazendo com que atuações como a de

Thiago Lacerda e Antônia Frering, esta em especial, pareçam amadoras. Os coadjuvantes, por sinal, apresentam

participações bem fracas, até porque receberam textos fracos e, portanto, pouco acrescentam às cenas. Ary

Fontoura é completamente desperdiçado. Duas boas exceções: Maria Gladys, sempre talentosa (e, infelizmente,

nos últimos anos sempre como empregada), e Patricia Pillar, em cena única, mas imperdível.

Já está em DVD, então divirta-se: ainda que um pouco longo e asséptico (e, com o excesso de atores

globais, possa parecer meio estranho de se assistir na tela escura), é um ótimo entretenimento. Mas também

aproveite para pensar nos tais “papéis” que a sociedade adora impor: isto é para eles, aquilo é para elas… O

século 21 já começou faz tempo e algumas mentes retrógradas ainda vão demorar a perceber.

(http://cinemagia.wordpress.com/2008/03/12/se-eu-fosse-voce/)

35. Ao escolher esse gênero textual, o produtor do texto objetivou a) construir uma apresentação irônica do filme. b) evidenciar argumentos contrários ao filme. c) elaborar uma narrativa com descrição de tipos literários. d) apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente. e) afirmar que o filme transcende o seu objetivo inicial e, por isso, perde sua qualidade. GABARITO: D COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno reconheça as características do gênero Resenha.

INGLÊS 36. In which sentence, the present continuous is being used as future? (Em qual frase o present continuous está

sendo utilizado com ideia de futuro?) a) She is watching TV at the moment. b) She is traveling to Hawaii next vacation. c) She is working today. d) She is drinking too much soda lately. e) She is coming to the party right now. GABARITO: B COMENTÁRIO: Essa alternativa mostra uma expressão temporal futura (next vacation). 37. Choose the correct alternative according to the picture. (É a alternativa correta de acordo com a figura.)

a) She is going to have a baby soon. b) She will have a baby soon. c) She has a baby.

d) She had a baby. e) She have a baby.

GABARITO: A COMENTÁRIO: A alternativa mostra o uso correto de futuro planejado com a estrutura BE GOING TO.

2018 - SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

12

38. What prohibition is represented by the sign? (Qual proibição está

representada pela placa?)

a) Can‟t dance here.

b) Can‟t eat here.

c) Can‟t sing here.

d) Can‟t run here.

e) Can‟t take pictures here.

GABARITO: B COMENTÁRIO: A alternativa mostra a interpretação da placa como a proibição de comer no local.

39. Choose the alternative that represents a suggestion to the situation bellow. (É a alternativa que representa uma sugestão para a situação abaixo.)

She got bad grades on the test.

a) She could build models as a kid. b) She could dance before the accident. c) She could run fast.

d) She could study harder. e) She could sleep in the afternoon.

GABARITO: D COMENTÁRIO: A alternativa faz uma sugestão para a situação apresentada, que é estudar mais para melhorar as notas. 40. Choose the alternative that represents someone asking for permission. (É a alternativa que representa

alguém pedindo permissão:) a) Can I use your cellphone? b) Can you pass me the butter? c) Can she drive?

d) Can they arrive on time? e) Can he ride a horse?

GABARITO: A COMENTÁRIO: Na alternativa correta, a pessoa pede permissão para utilizar o telefone. 41. What is the weather like in the picture bellow? (Como está o tempo na imagem abaixo?)

a) Rainy b) Snowy c) Foggy

d) Stormy e) Partly cloudy

GABARITO: E COMENTÁRIO: A figura mostra um céu parcialmente nublado.

2018 – SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

13

42. Choose the correct sentence that best represents the picture. (É a alternativa que melhor representa a figura.)

a) Thor is the first in the line.

b) Thor is the second in the line.

c) Thor is the third in the line.

d) Thor is the fourth in the line.

e) Thor is the fifth in the line.

GABARITO: B COMENTÁRIO: O personagem Thor está em segundo lugar na fileira. 43. Choose the correct alternative according to what we have studied regarding be going to. (É a alternativa

correta de acordo com o que foi estudado relacionado ao be going to.)

a) The Incredibles going are to save the city.

b) The Incredibles are going to save the city.

c) The Incredibles be going to save the city.

d) The Incredibles is going to save the city.

e) The Incredibles been going to save the city.

GABARITO: B COMENTÁRIO: A alternativa faz concordância entre sujeito e verbo. 44. What profession can you see in the picture? (Qual profissão se consegue ver na figura?)

a) Waiter b) Photographer c) Architect

d) Actor e) Politician

GABARITO: D COMENTÁRIO: A foto mostra um ator atuando em frente a uma câmera.

2018 - SIMULADO OBJETIVO – 7º ANO – 2º TRIMESTRE

14

45. What Picture represents a Blue-collar job? (Qual figura representa um Blue-collar Job?) a)

b)

c)

d)

e)

GABARITO: C COMENTÁRIO: A alternativa correta mostra um trabalhador braçal (Tradução livre da expressão do enunciado).

PARABÉNS, FAMÍLIA UP!Nossos alunos já sabem: no UP, você é melhor.

LUGAR GERALGUSTAVO VALOTO BISSOLI GOUVEA

Engenharia da Computação

UFES 2018

GUSTAVO VALOTO BISSOLI GOUVEA

Fonte: INEPno ENEM 2017

(Entre as escolas com mais de 150 alunos de 3ª série do Ensino Médio)

(Entre as escolas com mais de 200 alunos de 3ª série do Ensino Médio)no ENEM

29 APROVADOS!

MEDICINA - EMESCAM 2018/2

MEDICINA - UVV 2018/2

E ainda: das 85 vagas, 32 são do UP!

www.upvi com.brx.

JARDIM DA PENHA

(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI

(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO

(27) 3062 4967

VILA VELHA

(27) 3325 1001