simmmei notícias n. 26 - dezembro 2013

6
NÚMERO 26 | DEZEMBRO DE 2013 Teatro como ferramenta educativa Dilma inaugura unidade da Balteau GEMA promove caminhada ecológica Página 6 Página 3 Página 4 Parceria amplia segurança às empresas Sistema colaborativo e integrado de segurança é a proposta da Rede de Indústrias Protegidas para as empresas de Itajubá. O lançamento do programa ocorreu na sede social do Clube Itajubense, em outubro. A iniciativa é resultado da parceria entre o Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), a Polícia Militar (PM) e a Prefeitura. O evento reuniu empresários, representantes das Polícias Civil e Militar, do comando do Exército e dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Houve ainda um coquetel e a apresentação da Orquestra da PM. De acordo com o tenente-coronel Alexandre Nocelli, comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar de Itajubá, a Rede é formada por “laços” ou grupos de empresas que são próximas entre si. O laço mantém um sistema de segurança integrado, em que o disparo dos alarmes alertam, além da PM, as outras indústrias. “Os responsáveis pelas portarias dessas empresas também se comunicam periodicamente e trocam informações referentes à segurança coletiva”. “A Rede é pioneira em Minas Gerais”, contou Nocelli. Para o prefeito Rodrigo Riêra, a implantação da Rede de Indústrias Protegidas era uma de suas prioridades desde que assumiu a Administração Pública, em janeiro passado. “Estamos dando um passo importante com esse lançamento. Hoje, a questão de segurança é o principal problema apontado pela população”, disse. “O programa é fundamental para nossa segurança”, acredita a gerente de Recursos Humanos da Cabelauto, Roseleila Vieira. “A PM também capacitou todos os seguranças para que possam executar os procedimentos de forma eficaz”, completou. O presidente da Helibras, Eduardo Marson, também concorda com os benefícios da implantação do programa. “O complexo industrial de Itajubá está crescendo, estamos em um novo patamar, com grande peso econômico. O nível atual exige maior segurança e é um dever nosso proporcionar proteção para nossos funcionários também. Estou muito otimista com essa rede integrada”, contou. Lançamento contou com a presença de empresários, políticos e autoridades de Itajubá

Upload: bill-souza

Post on 05-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo do SIMMMEI - Sindicato das Indústrias de Itajubá

TRANSCRIPT

Page 1: Simmmei Notícias n. 26 - Dezembro 2013

NÚMERO 26 | DEZEMBRO DE 2013

Teatro como ferramenta educativa

Dilma inaugura unidade da Balteau

GEMA promove caminhada ecológica

Página 6Página 3 Página 4

Parceria amplia segurança às empresas

Sistema colaborativo e integrado de segurança é a proposta da Rede de Indústrias Protegidas para as empresas de Itajubá. O lançamento do programa ocorreu na sede social do Clube Itajubense, em outubro. A iniciativa é resultado da parceria entre o Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), a Polícia Militar (PM) e a Prefeitura. O evento reuniu empresários, representantes das Polícias Civil e Militar, do comando do Exército e dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Houve ainda um coquetel e a apresentação da Orquestra da PM.

De acordo com o tenente-coronel Alexandre Nocelli, comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar de Itajubá, a Rede é formada por “laços” ou grupos de empresas que são próximas entre si. O laço mantém um sistema de segurança integrado, em que o disparo dos alarmes alertam, além da PM, as outras indústrias. “Os responsáveis pelas portarias dessas empresas também se comunicam periodicamente e trocam informações referentes à segurança coletiva”. “A Rede é pioneira em Minas Gerais”, contou Nocelli. Para o prefeito Rodrigo Riêra, a implantação da Rede de Indústrias Protegidas era uma de suas prioridades desde que assumiu a Administração Pública, em janeiro passado. “Estamos dando um passo

importante com esse lançamento. Hoje, a questão de segurança é o principal problema apontado pela população”, disse.

“O programa é fundamental para nossa segurança”, acredita a gerente de Recursos Humanos da Cabelauto, Roseleila Vieira. “A PM também capacitou todos os seguranças para que possam executar os procedimentos de forma eficaz”, completou. O presidente

da Helibras, Eduardo Marson, também concorda com os benefícios da implantação do programa. “O complexo industrial de Itajubá está crescendo, estamos em um novo patamar, com grande peso econômico. O nível atual exige maior segurança e é um dever nosso proporcionar proteção para nossos funcionários também. Estou muito otimista com essa rede integrada”, contou.

Lançamento contou com a presença de empresários, políticos e autoridades de Itajubá

Page 2: Simmmei Notícias n. 26 - Dezembro 2013

Editorial

Ano de conquistase realizações

Perfil

NÚMERO 26DEZEMBRO DE 2013SIMMMEINotícias2

EXPEDIENTE: Presidência SIMMMEI: André Luiz Martins Gesualdi. Conselho Editorial: Roseleila Vieira (Cabelauto), Rozale Gomes (Balteau), Juliana Gorgulho (PKC Group) e Sandra Ribeiro (SIMMMEI); Textos: Rafael Melo; Jornalista Responsável: Bill Souza (MTB 25.949 – SP). Projeto Gráfico e Editoração: Contexto. Tiragem: 6.000. SIMMMEI – Avenida dos Ferroviários, 725, Morro Chic, Itajubá – MG. Telefone: (35) 3623-5766.

O novo ano já chega a passos rápidos e se abre em esperança por dias ainda melhores para todos nós. Também traz a certeza de que devemos trilhar nesse caminho percorrido até agora, recheado de conquistas, realizações e muito trabalho em equipe.

Nesse ano que se encerra, tivemos momentos muito importantes para as indústrias e para os trabalhadores de Itajubá e região. Foram ações e atividades que nos uniram e nos fortaleceram cada vez mais porque mantivemos um diálogo franco e aberto, em especial, por ocasião dos encontros para definir a convenção coletiva 2013.

Um exemplo palpável desse entrelaçar de objetivos foi a criação de dois novos grupos de t rabalho do SIMMMEI: Grupo de Tecnologia da Informação e Comunicação e o Grupo Metal Mecânico. São espaços importantes e fundamentais para debater e adotar medidas em comum. Ambos já contam com parcerias importantes, como do Sebrae Minas e a Unifei (Universidade Federal de Itajubá).

A l i á s , c o m o p o n t o p r á t i c o , o s e m p r e s á r i o s d o s e t o r m e t a l mecânico participaram da Agenda de Relacionamentos, promovido pelo Sebrae – como mostramos nessa edição. Esses dois grupos vem somar a outros dois, já consolidados no sindicato: o Grupo de Recursos Humanos de Itajubá e o Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA), que promoveram uma série de atividades ao longo do ano.

Outro fato marcante de 2013 foi a celebração dos 25 anos do SIMMMEI e dos 80 anos da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), sem contar a inauguração da nova unidade da Balteau, que trouxe a Itajubá a presidente Dilma Rousseff. Com a expansão, novos empregos foram criados. É um alento e tanto para todos nós, apesar dos passos ainda cambaleantes da economia nacional.

Mas essa esperança e certeza são combustível para que, nesse espírito de parceria, possamos continuar no caminho certo, todos os dias de 2014.

Boa leitura!

Palestra sobre recrutamento e seleção na Unifei

Empresas de TIC se organizam em Arranjo Produtivo Local

Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Itajubá e região se organizam em busca do fortalecimento do grupo por meio de um Arranjo Produtivo Local (APL). A iniciativa, organizada pela Rede de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (RETIC), teve seu pré-lançamento, em setembro, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI).

Participaram do evento gestores de empresas do Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica), associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) e demais interessadas em fazer parte do grupo, que hoje conta com 17 associadas. O objetivo da RETIC é juntar forças, identificar as necessidades e buscar, em parceria, as soluções compartilhadas. Isso pode se dar por meio da captação de recursos financeiros, participação em feiras, treinamentos, certificações, compras e prestação de serviços.

A apresentação da RETIC aos presentes foi feita pelo presidente do grupo, Pedro Delalíbera, que ressaltou a importância do momento para as empresas e para a região de Itajubá. “Identificar e organizar os grupos que compartilham a vocação na área de tecnologia da informação é essencial para consolidar um polo de TIC na região de Itajubá”, acredita a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro.

Além do SIMMMEI e da INCIT, a APL tem apoio da FEPI, SEBRAE, o PCTI (Parque

Cientifico e Tecnológico de Itajubá), Rede Mineira de Inovação (RMI), Prefeitura Municipal de Itajubá, FUSPER e o SENAI.

O presidente da RETIC, Pedro Delalíbera, durante evento realizado na FEPI

Recrutamento e seleção foi o tema abordado em palestras promovidas pelo Grupo de Recursos Humanos de Itajubá (GRHI) do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). O público-alvo dos encontros, nos dias 27 e 28 de novembro, foram os cursos de Administração e de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

A gerente de Recursos Humanos da Cabelauto, Roseleila Vieira, disse que houve um interesse muito grande dos universitários pelos temas. “Houve uma interação bem interessante, com dúvidas

pertinentes ao assunto”, explicou. Ela contou ainda que muitos jovens buscam emprego, mas estão despreparadas e precisam de orientação sobre como se incluir no mercado de trabalho. “O candidato precisa demonstrar suas competências de maneira adequada. Queremos colaborar para que tenham êxito nesses processos seletivos”, disse.

Roseleila Vieira informou que as palestras fazem parte de um novo projeto do Grupo de RH. “Esse foi apenas o início. Queremos abrir um canal de comunicação com a comunidade”, contou.

Page 3: Simmmei Notícias n. 26 - Dezembro 2013

AmPliAção

NÚMERO 26DEZEMBRO DE 2013 SIMMMEINotícias 3

Dilma inaugura unidade da Balteau em Itajubá

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o governador do Estado, Antônio Anastasia, participaram da inauguração da fábrica Balteau Produtos Elétricos, no distrito industrial de Itajubá. A empresa, que pertence ao grupo Orteng, é associada ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI).

O evento, realizado no dia 14 de outubro, foi prestigiado por empresários, políticos e importantes personalidades de Itajubá, de Minas Gerais e de outras regiões do país. O SIMMMEI foi representado pelo seu vice-presidente, Luiz Eduardo Gurgel Mauad.

Além da presidenta, discursaram o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia; o prefeito de Itajubá, Rodrigo Riêra; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; o presidente da Orteng, Robson Braga; e o presidente da Balteau, Ricardo Vinhas.

“A inauguração da unidade da Balteau evidencia uma nova etapa do desenvolvimento da indústria brasileira, baseada na produção e incorporação de inovação nos processos produtivos e nos produtos”, discursou Dilma. “A Balteau é a única fabricante, no Brasil, de transformadores de instrumentos de alta tensão com capital 100% nacional”, contou

o diretor técnico da Balteau, José Mário Ribeiro Osório. “Vamos colaborar com o desenvolvimento da região do Sul de Minas, que tem grande vocação para se tornar um polo industrial nas áreas de tecnologia e eletroeletrônica”, completou.

A implantação da unidade é resultado do espírito empreendedor de seus sócios, que contou com financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e do

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A nova unidade tem 11 mil metros quadrados de área construída e passa a fabricar, além de produtos de baixa e média tensão, transformadores de corrente e de potencial até 550 kV. Foram investidos R$ 50 milhões na construção da fábrica, que terá capacidade produtiva anual de 50 mil peças de baixa e média tensão e 2,3 mil peças de alta tensão.

Presidente Dilma Rousseff com funcionários e diretores da empresa: nova unidade tem 11 mil metros

Ação solidária realizada por funcionários da Balteau, com apoio de algumas empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), arrecadou dez toneladas de alimentos e de outros produtos, que foram destinados a dez instituições sociais do município.

Criado em 2001, o Dia V nasceu de uma proposta do Sistema Fiemg em convidar as empresas para um dia de ação solidária com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a prática do voluntariado. A data é promovida há 12 anos e tem feito a diferença para os que ajudam e os que são ajudados. O lema da campanha deste ano foi “Mostre o seu lado voluntário – todo dia é dia de ser voluntário”.

“As ações do Dia V são norteadas por oito temas que levam à realização dos Objetivos do Milênio. Dentre os oito pilares ou temas, nós trabalhamos no primeiro pilar, que é Erradicação da fome e da miséria. O trabalho consistiu em mobilizar as pessoas

durante o mês de agosto para doação de alimentos e produtos de higiene para as entidades carentes de Itajubá. Ser voluntário é muito gratificante!”, explicou a supervisora de Recursos Humanos da Balteau, Rozale Gomes.

Ela disse que a ação de 2013 superou as expectativas do grupo. “Tínhamos como meta arrecadar nove toneladas”, comemora. As doações foram entregues no último domingo, dia 25, às seguintes entidades: Lar da Providencia; Lar Infantil 1º Passo; Lar dos Vicentinos (Vila Vicentina); Centro de Tratamento Laura Saia Palombo e nos dias 27 e 28/08 foram entregues para as entidades: 1ª Igreja Presbiteriana; Associação Casa de Guadalupe; Grupo SOS AIDS; Associação de Voluntários Viva Vida; Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração; e Associação das Amigas do Bairro Santo Antonio (Anjo Acolhedor).

A mobilização foi articulada pela Balteau,

envolvendo funcionários e seus familiares, clientes, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço da Balteau e também empresas associadas ao SIMMMEI. Funcionários das empresas se engajaram com a ação e mostraram entusiasmo com os resultados. “É realmente muito gratificante poder ajudar o próximo. Sentimos uma sensação maravilhosa ao ver os rostinhos das crianças e idosos quando receberam as doações”, contou a analista de Compras da Balteau, Fernanda Cristina Mota.

Balteau arrecada 10 toneladas de alimentos em ação solidária

Page 4: Simmmei Notícias n. 26 - Dezembro 2013

NÚMERO 26DEZEMBRO DE 2013SIMMMEINotícias4

meio Ambiente

GEMA promove caminhada ecológica na REPI

Contato com a natureza, integração e conscientização ambiental marcaram a Caminhada Ecológica promovida pelo Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA). A atividade, que comemorou o Dia da Árvore, levou profissionais da área de meio ambiente e técnicos em Segurança do Trabalho das empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) até a Rede Elétrica Piquet-Itajubá (REPI), no município de Wenceslau Braz.

A trilha, realizada em 28 de setembro, foi planejada e coordenada pelo grupo de escoteiros de Itajubá, sob a orientação do chefe Adenilson Ribeiro da Luz, responsável pelo Ramo Sênior e Guia, e o apoio dos chefes: Sérgio, Ronaldo e Larissa. O objetivo

foi sensibilizar os participantes sobre a necessidade da preservação ambiental. Atividades ao ar livre levam os participantes a ter um contato direto com ambientes preservados e a observação desses ambientes faz pensar como atitudes e ações das pessoas podem interferir de forma positiva ou negativa sobre o meio.

“Queremos fazer um agradecimento especial aos escoteiros, que nos conduziram durante nossa caminhada”, ressalta a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro. Para ela, o GEMA fortalece, através de suas atividades, “o respeito e a conscientização ambiental dos seus integrantes e possibilita que transmitam, de forma eficaz, essas ideias e sentimentos aos

demais funcionários”.“A caminhada foi excelente. Tivemos

contato com uma diversidade natural enorme, que nos traz muitas reflexões sobre a responsabilidade ambiental que devemos ter em nossas ações”, contou a analista ambiental da Fania, Joyce Luana Marciano da Silva.

Durante a caminhada, foram plantadas três mudas de árvores, duas de Ipê e uma de Pau Brasil. “Realizamos uma atividade incomum à nossa rotina, como plantar as mudas e ainda em um local inacessível. Foi uma experiência fantástica, que devemos transmitir também aos nossos parceiros e colaboradores”, disse o analista ambiental da Cabelauto, Thiago Morais Duarte.

SESI realiza ação solidária no Dia V

A equipe do SESI de Itajubá levou alegria e solidariedade ao grupo da terceira idade “Conviver”, mantido pela Associação das Antigas Alunas da Providência, em comemoração ao Dia V (Dia do Voluntário). Durante o encontro, as pessoas atendidas pela instituição participaram de uma palestra com José Fernando Bissacot e de um lanche comunitário, preparado pelos funcionários da unidade.

“A confraternização do Dia V celebra a ação transformadora e as conquistas do voluntariado realizado durante todo o ano. Essa iniciativa cria oportunidades de mudança e aprendizado tanto para quem recebe quanto quem pratica”, acredita a gerente do SESI Itajubá, Maria Gorete Bissacot Corrêa. O evento aconteceu em agosto.

A apresentação de Fernando arrancou risos e valorizou o talento que existe dentro de

cada uma das pessoas do grupo “Conviver”. “A palestra foi excelente. Com toda certeza trouxe muita alegria e motivação para o grupo nessa tarde”, disse a coordenadora do grupo e atual tesoureira da Associação das Antigas Alunas da Providência, Lila Pedroso Corrêa.

O DIA V é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio de sua Regional Sul. De acordo com os organizadores, é o momento de lançar iniciativas, de envolver voluntários, de sair às ruas e mostrar a força da solidariedade e de comemorar resultados.

Grupo do SIMMMEI contou com apoio dos Escoteiros de Itajubá

Equipe do SESI envolvida na campanha

Nova diretoria para gestão 2014-2017

Chapa única, encabeçada pelo engenheiro André Luiz Martins Gesualdi, foi aclamada como vencedora da eleição para a nova diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI) – gestão 2014-2017.

Durante a eleição, André Gesualdi foi reconduzido para mais um mandado à frente do Sindicato das Indústrias de Itajubá. Também fazem parte da nova diretoria Marcelo Fonseca Bortolotti, vice-presidente; Eduardo Assis Alvarenga, 1º secretário; Carlos Rogério de Vasconcelos, 2º secretário; Henrique Sérgio de Paula, 1º tesoureiro; e José Alfredo Cantelmo da Silva, 2º tesoureiro.

Já o Conselho Fiscal será composto por Célio Dias de Moura, Osvaldo Martinelli e Pedro Henrique Athanasio Delalibera, sendo suplentes Roberto de Castro Júnior, Carlos Vitor Rodrigues Masseli e Mário Aparecido di Lérnia.

Também ficou definido que André Luiz Martins Gesualdi e Marcelo Fonseca Bortolotti serão os delegados junto ao Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), tendo como suplentes Eduardo Assis Alvarenga e Henrique Sérgio de Paula.

Page 5: Simmmei Notícias n. 26 - Dezembro 2013

NÚMERO 26DEZEMBRO DE 2013 SIMMMEINotícias 5

Projetos sociAis

Mahle encerra mais uma turma do Projeto Formare

Cabelauto promove desenvolvimento da cidadania

Formatura de mais uma turma do Pescar da Alstom

Alunos da turma de “Mecânico de Montagem do Produto” participaram da formatura em 6 de dezembro. O curso profissionalizante faz parte do Projeto Formare, promovido pela Mahle em parceria com a Fundação Iochpe. São 22 alunos que se beneficiaram da capacitação durante dez meses.

Para a orientadora do projeto, Amanda de Almeida, o crescimento observado nos alunos é fantástico. “Recebemos um retorno muito positivo também dos pais. Temos quatro reuniões por ano, e eles nos relatam o quanto os filhos estão mais responsáveis e maduros”, contou. “Itajubá não oferece muitas oportunidades a esses

jovens. É extremamente gratificante poder oferecer algo e os ver ser bem sucedidos depois”, completou.

Os alunos recebem bolsa auxílio, convênio médico e odontológico, cesta básica, condução, uniforme, material didático e viagens culturais e técnicas. Durante a formatura são apresentados às empresas, têm seus currículos distribuídos e são auxiliados a obter empregos.

Os pré-requisitos para se inscrever são residir em Itajubá, Maria da Fé, Piranguinho, Piranguçu, São José do Alegre ou Pedralva; estar matriculado no 2º ano do Ensino Médio, ter renda per capita inferior a meio salário mínimo e não ser

dependente de colaboradores Mahle. O processo seletivo teve início em setembro e termina em janeiro do próximo ano. As etapas são prova, dinâmica em grupo, entrevista individual, exame médico e visita domiciliar.

A Fundação Iochpe premia três participantes do projeto, a nível nacional, que obtêm as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São concedidas bolsas de estudos integrais durante todo o curso superior de escolha do aluno. Este foi o sexto ano consecutivo que um estudante do projeto promovido pela Mahle conquista o primeiro lugar na disputa.

A formatura do Projeto DES reuniu em torno de cem crianças participantes do programa, familiares, colaboradores e parceiros. A cerimônia ocorreu em 20 de novembro, na Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt). Foram entregues certificados e medalhas aos formandos. Eles também realizaram apresentações musicais e, ao final, foi oferecido um coquetel.

O projeto, promovido pela Cabelauto, tem como foco o intercâmbio e troca de experiências e vivências entre crianças e idosos. Os alunos de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Santo Agostinho e São Sebastião realizaram atividades envolvendo os idosos do Asilo Vila Vicentina e do Lar da Providência.

A coordenadora do projeto, Luciene Bernardo, destacou a importância de despertar o espírito solidário desde a infância. “Fica muito evidente o desenvolvimento da criança durante a participação no projeto.

É uma transformação muito bonita que incentiva o respeito, humaniza a forma de interagir com o mundo e desperta a atenção e o carinho com o próximo”, acredita.

Ela contou ainda que, em 2014, pre tendem d ivers i f i car as esco las envolvidas no projeto. Para participar, a instituição precisa apenas demonstrar interesse e estar disposta a desenvolver

as atividades com os alunos.Durante o ano letivo as crianças

visitaram, mensalmente, os asilos para realizar atividades envolvendo oficinas de artesanato, jogos, música, dança, teatro e festas. A Cabelauto oferece apoio e todo material necessário para que os professores preparem e treinem as ações e apresentações junto dos alunos.

A formatura da turma de 2013 do Projeto Pescar ocorreu em 7 de novembro. Os jovens formandos participaram de um curso profissionalizante em “Serviços Administrativos” durante nove meses. A carga horária total foi de 1.100 horas.

De acordo a orientadora do Projeto, E l iana Ol ive i ra , o curso gera um amadurecimento muito grande nos jovens. “Eles chegam totalmente tímidos e carentes de direcionamentos e saem preparados para lidar com o mercado de trabalho e com as mais diversas situações da vida

cotidiana”, acredita. Ela disse ainda que o projeto trabalha com o desenvolvimento pessoal por meio de aulas de cidadania, teatro e dança, além das matérias técnicas do curso.

O programa, através de parceiros, oferece aos beneficiados cestas básicas, convênio médico e odontológico, vale transporte, cursos de inglês e de informática, alimentação e material escolar. Ao final do curso, a Alstom oportuniza o contato com o ambiente empresarial e encaminha os jovens para o mercado de trabalho

viabilizando a contratação.Para se inscrever no processo seletivo

é necessário ter entre 17 e 19 anos e renda abaixo de meio salário mínimo por pessoa. A seleção é feita através de uma prova de conhecimentos básicos, redação sobre a história e motivação do candidato, visita domiciliar, entrevista individual e dinâmicas em grupo. O processo de seleção para preencher as 14 vagas da turma de 2014 já está acontecendo. O resultado será divulgado entre os dias 15 e 20 de dezembro.

Alunos das escolas beneficiadas se reúnem para celebrar encerramento das atividades

Alunos que participam do curso são encaminhados ao mercado

Page 6: Simmmei Notícias n. 26 - Dezembro 2013

NÚMERO 26DEZEMBRO DE 2013SIMMMEINotícias6

sesi

Jeito divertido de falarsobre saúde e segurança

Peça teatral fala sobre norma ortográfica

Descontração e muitas risadas marcaram a passagem do Circo do SESI pelas empresas Balteau e Fania, associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). A trupe abordou, de forma divertida, assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalhador.

“O SESI quer sensibilizar e chamar a atenção dos funcionários da indústria sobre a importância da saúde e da segurança no trabalho de uma forma dinâmica e alegre”, explicou a gerente do SESI Itajubá, Maria Gorete Bissacot. De acordo com a gerente, o Circo do SESI é um projeto que já se apresentou em Belo Horizonte e Pirapetininga e agora está rodando diversas cidades do sul de Minas Gerais.

Para a supervisora de Recursos Humanos da Balteau, Rozale Gomes, os dois temas

abordados são prioridade para a empresa. “Fizemos questão de receber a peça e liberar os funcionários para que pudessem assisti-la”, afirmou. “Foram quatro apresentações ao longo do dia. Cada uma delas teve um público de 60 funcionários”, completou. As apresentações aconteceram em julho.

A peça, que durou em torno de 30 minutos, arrancou gargalhadas do público e foi elogiada pelos funcionários da empresa. “O pessoal gostou muito porque rir é bom, rir é saúde também”, enfatizou a técnica em Segurança do Trabalho, Juliana Aparecida. Ivan Denadai, técnico em Cálculo de Transformadores, ainda ressaltou: “Foi bem interessante a forma como foi passada a importância dos EPIs (Equipamentos de proteção individual). Foi mais eficaz que um treinamento formal”, acredita.

Aprendizado e diversão foram as marcas da apresentação de peça teatral, promovida pelo SESI, em setembro. As quatro apresentações do projeto “Na Ponta da Língua” tiveram como objetivo chamar atenção dos alunos das escolas visitantes – SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Escola Estadual Professor Rafael Magalhães – sobre as normas ortográficas, em vigor há quatro anos. Ao todo, 500 estudantes participaram da atividade.

“O teatro e a música são formas lúdicas e didáticas para o aluno realmente aprender as normas atuais da Língua Portuguesa. Essa iniciativa foi tão bem recebida e apreciada que estamos trazendo pela segunda vez ao município”, explicou a gerente do SESI em Itajubá, Maria Gorete Bissacot Corrêa. A primeira apresentação aconteceu em 2011.

“A apresentação foi excelente, estou

realmente encantada. Todos os alunos foram conquistados pela energia da trupe”, contou a pedagoga do SENAI, Marcele Silva Cruz. “Com certeza aprendemos bastante com essa atividade”, completou.

A a luna do Curso Técnico em Automação Industrial do SENAI, Caroline Stefany da Costa, também aprovou a apresentação. “O teatro foi muito bom porque apresentou, de forma original e inovadora, o que aprendemos em sala de aula”, acredita a aluna.

sAibA +

Apresentação arrancou risos e contribuiu para a conscientização dos funcionários

Alunos aprenderam e se divertiram durante as apresentações, realizadas no SESI

Piscina do SESI atende às exigências legais

“A qualidade da água das piscinas do SESI (Serviço Social da Indústria) Itajubá atende rigorosamente às normas exigidas pela Vigilância Sanitária”, declarou Fabio Forlenza, técnico especialista em tratamento de água de piscinas da empresa HTH. O técnico, que também é certificado pela NSPF (Fundação Nacional da Piscina, em português), realizou análises de água e capacitou funcionários do SESI na última sexta-feira, dia 9 de agosto.

“Nossa maior preocupação é com o bem-estar dos nossos sócios e dos atletas da Natação. Por isso, fazemos sempre a manutenção de nossas piscinas”, explica a gerente do SESI, Maria Gorete Bissacot Corrêa. A vistoria da HTH foi acompanhada pelo encarregado de manutenção da unidade, Francisco Marques.

Ele esteve presente durante todo o procedimento, que consistiu na realização de testes dos níveis de pH e cloro, exigidos pela legislação, além da alcalinidade. Na noite de sexta também foi ministrado, pelo especialista em tratamento de água, uma capacitação sobre tratamento de água destinada a três funcionários do clube. “Ao fazermos a manutenção, trabalhamos na prevenção de doenças”, disse Francisco Marques.

Técnico garante qualidade da água e capacita funcionários da unidade