cro notícias dezembro de 2013

32
1 DEZEMBRO - 2013 Notícias ANO 44 - Nº 5/2013 - DEZEMBRO 2013 - Órgão de Divulgação do Conselho Regional de Odontologia - Rio Grande do Sul Rua Vasco da Gama, 723 - 90420-111 Porto Alegre - RS Fone (51) 3332-9299 - Fax 3330-6688 O CRO/RS tem a satisfação de informar a implantação de sua Ouvidoria com a proposta de qualificar o atendimento e serviços prestados pela Autarquia. A Ouvidoria está disponível no portal www.crors.org.br e também pode ser acionada via e-mail ([email protected]). A intenção é mediar e orientar as relações institucionais, acolhendo as manifestações não solucionadas por outros meios de atendimento e qualificar o trabalho desenvolvido pela atual gestão Gestão & Mercado Propostas para mudar paradigmas em 2014. Comece novo, o ano-novo. Pág. 8 Comissão de Ensino Buscar resoluvidade às questões ligadas ao ensino odontológico é proposta central da comissão. Pág. 11 Uma linha direta de comunicação com a classe

Upload: crors

Post on 27-Mar-2016

306 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

1

DEZEMBRO - 2013

Notícias

ANO 44 - Nº 5/2013 - DEZEMBRO 2013 - Órgão de Divulgação do Conselho Regional de Odontologia - Rio Grande do Sul

Rua Vasco da Gama, 723 - 90420-111Porto Alegre - RS

Fone (51) 3332-9299 - Fax 3330-6688

O CRO/RS tem a satisfação de informar a implantação de sua Ouvidoria com a proposta de quali� car o atendimento e serviços

prestados pela Autarquia. A Ouvidoria está disponível no portal www.crors.org.br e também

pode ser acionada via e-mail ([email protected]).A intenção é mediar e orientar as relações institucionais,

acolhendo as manifestações não solucionadas por outrosmeios de atendimento e quali� car o trabalho desenvolvido

pela atual gestão

365 dias e UM desejo:365 dias e UM desejo:365 dias e UM desejo:Que você sorria e faça Que você sorria e faça Que você sorria e faça

sorrir. Iluminado Natal e sorrir. Iluminado Natal e sorrir. Iluminado Natal e Feliz 2014!Feliz 2014!Feliz 2014!

Gestão & MercadoPropostas para mudar paradigmas em

2014. Comece novo, o ano-novo.Pág. 8

Comissão de Ensino Buscar resoluti vidade às questões ligadas ao ensino

odontológico é proposta central da comissão.Pág. 11

Uma linha direta de comunicação com a classe

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 1 19/12/2013 11:40:24

2

DEZEMBRO - 2013

Palavra do Presidente

CONSELHEIROS EFETIVOS

Flávio BorellaPresidente José Elvídio Gi� oni Pinto de MoraesSecretário Maria Rita Ibañez de LemosTesoureira Cléo Getúlio Saldanha Ogér Souza Pinto

MEMBROS SUPLENTES

Elaine da Silveira Framarin Fernando Ramão Vidal Paulo Roberto da Fonseca Pedro Luiz Sanfelice Rogério Miranda Pagnoncelli

Comissão de DivulgaçãoCD – Magali Lora Jornalista e Publicitária – Cristina ForteAssessora Técnica

Editora ResponsávelJornalista Cristina Forte – MTb [email protected]

ComercializaçãoElisete Donner - Fone [email protected]

Periodicidade: bimestralTiragem: 25 mil exemplares

FALE DIRETO:Cadastro (51) 30261714Divulgação (51) 30261750Cobrança (51) 30261720Fiscalização (51) 30261741Geral (51) 30261700Fax (51) 30261717

Rua Vasco da Gama, 72390420-111 – Porto Alegre/RSE-mail: [email protected]: www.crors.org.brHorário de Atendimento: segunda à sexta-feira, das 9h às 18h

*Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, bem como conceitos e promoções veiculados nos anúncios publicados.

Muitas ações foram desenvolvidas pelo CRO/RS neste ano de 2013. Além daquelas previstas no plano anual de gestão, iniciamos o ano com o novo Código de Ética Odontológica (CEO), e isso fez o Conse-lho trabalhar por inteiro, não parando sequer nos � nais de semana. O importante é que, dessa forma, conquistamos o � m da pan� etagem no Estado.

Novas comissões foram criadas, cujos trabalhos constituem mo-tivo de orgulho. Entre elas: Convênios e Credenciamentos, Odontolo-gia Hospitalar, Ensino, Municipários e Odontologia do Trabalho. Isso proporcionou plena integração entre jovens valores e colegas mais ex-perientes.

Tivemos, em abril, a campanha de vacinação contra a gripe con-templando de maneira inédita os CDs. Realizamos com sucesso um dia de vacinação nas dependências do CRO, embora os colegas pudessem fazer a vacina também nos postos de saúde.

Em maio, junto com o CECO, � zemos a abertura da Semana de Prevenção ao Câncer Bucal na cidade de Lajeado. No dia 31, o dia “D” contra a doença, estivemos em 80 cidades gaúchas.

Entregamo-nos, com intensidade, aos Projetos de Lei, especial-mente a Odontologia Hospitalar e Odontologia do Trabalho, este úl-timo, quase que perdido, mas que foi resgatado, nos deixando espe-rançosos. A Odontologia Hospitalar, que estava viva e aprovada pelo Congresso, está sofrendo sérias ameaças do executivo, fazendo com que o sistema Conselhos se mobilize.

Entre os novos serviços, entregamos em dezembro o portal de transparência, contendo “todas” as informações sobre o Conselho. Em janeiro, estaremos instituindo a ouvidoria e, em março, o novo site do CRO/RS.

Registro aqui os meus agradecimentos a todos aqueles que de alguma forma participaram de nossa gestão. Os sucessos alcançados nesse ano de 2013 seriam impossíveis sem a ajuda de vocês. Não vou nomear ninguém, seria uma lista extensa e com certeza cometeria a injustiça de deixar alguém de fora, mas quero que esse agradecimento chegue a todos que se sentem parte do nosso Conselho. Termino dese-jando um feliz natal e um ótimo ano-novo a toda classe odontológica. E que venha 2014, com todos os seus desa� os!

Flávio Borella,Presidente do CRO/RS

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 2 19/12/2013 11:40:24

3

DEZEMBRO - 2013

Democratização

Transparência nas fi nançasdo CRO/RS é palavra de ordem

A decisão de democratizar informação financeira veio antes da “lei da transparên-cia” no CRO/RS. Desde 2004, o CRO/RS vem informando e disponibilizando à classe os dados financeiros da Ins-tituição. Conforme vem sen-do noticiado e praticando há alguns meses, o compar-tilhamento das informações financeiras é uma realidade que tem agradado a classe.

Informações objetivas so-bre o uso do dinheiro (cuja origem são as anuidades) es-tão disponibilizadas à classe em seu site e na sede da Au-tarquia, relacionando despe-sas e investimentos efetua-dos com as verbas disponíveis.

“A decisão de informar tem por objetivo participar aos inscritos como está sendo usado o dinheiro que na ver-dade é deles, é da classe”, co-loca a conselheira tesoureira, Maria Rita de Lemos. É a tão aclamada “lei da transparên-cia”, sendo praticada por há-bito da atual gestão, resume.

Gastos e investimentos praticados pela Autarquia estão à disposição no site ou em consulta presencial.

Interatividade: nova plataforma de comunicação estimula parti-cipação do ins-

crito

O inscrito que visitar a nova sede terá outra opção para se informar e co-municar com a Autarquia. O “Painel Interati-vidade”, como está sendo cha-mado, será um painel de LED, instalado no sa-guão do novo prédio, com in-formações atu-alizadas sobre ações e ativi-dades do Con-selho, acompa-nhado de � chas onde o inscrito pode se manifestar, criticar e sugerir.

Democratização dainformação é palavra de ordem.

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 3 19/12/2013 11:40:31

4

DEZEMBRO - 2013

Coluna da Ética

Cléo Getúlio Saldanha, CD(*)

Segundo a Wikipedia, “Código de Ética é um do-cumento de texto com di-versas diretrizes que orien-tam as pessoas quanto as suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela socieda-de como um todo, enqua-drando os participantes a uma conduta politicamen-te correta e em linha com a boa imagem que a entida-de ou a profissão quer ocu-par. Inclusive incentivando à voluntariedade e à hu-manização destas pessoas e que, em vista da criação de algumas atividades pro-fissionais, é redigido, ana-lisado e aprovado pela sua entidade de classe, orga-nização ou governo com-

petente, de acordo com as atribuições da atividade desempenhada, de forma que ela venha a se ade-quar aos interesses, lutas ou anseios da comunidade beneficiada pelos serviços que serão oferecidos pelo profissional sobre o qual o código tem efeito”. A me-lhor definição de ética pro-fissional a meu juízo, como

sendo um conjunto de nor-mas de conduta que deve-rão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.

Seria a ação “reguladora” da ética agindo no desem-penho das pro� ssões, fa-zendo com que o pro� ssio-nal respeite seu semelhante quando no exercício da sua pro� ssão.

Será que as normas bastam para o bem conduzir de uma

profi ssão?

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 4 19/12/2013 11:40:32

5

DEZEMBRO - 2013

Coluna da Ética

Relacionamentopro� ssional X paciente

A ética pro� ssional estudaria e regu-laria o relacionamento do pro� ssional com seus pacientes, colegas e socieda-de em geral, visando a dignidade hu-mana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua pro� ssão. Ela atinge todas as pro-� ssões e quando falamos de ética pro-� ssional estamos nos referindo ao cará-ter normativo e até jurídico que regu-lamenta determinada pro� ssão a partir de estatutos e códigos especí� cos.

O cumprimento de normasdepende da cada um

Será que as normas bastam para o bem conduzir de uma profissão? Creio que não. É necessário cumprir as normas e isto depende de cada um. Muitas vezes ao inquirirmos algum deslize praticado por algum colega deparamos com a seguinte afirmação: “mas na esquina da minha clínica está acontecendo um deslize ainda maior, comparando com esse o meu é fichi-nha...”; o CRO/RS não faz comparati-vos de intensidade, mas julga a todos com imparcialidade e justiça, para elevar o fator humano mais próximo ao ideal do bem conviver.

Viva a sociedade que tem regras e parabéns a quem as cumpre!!!

* Presidente da Comissão de Ética do CRO/RS

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 5 19/12/2013 11:40:32

6

DEZEMBRO - 2013

Twitcam e ouvidoria

Toda relação precisa de diálogo. No princípio, para que as partes se conhe-çam; no desenrolar – leia--se durante – para que se entendam. No nosso caso, inscrito, conhecemo-nos

Inscrito, vamos conversar?CRO/RS insti tui linha direta

com a classe

parcialmente, ousamos di-zer: sabemos o seu nome, seu endereço, local e data de formatura, en� m, os da-dos cadastrais. Somente nú-meros e caracteres revelan-do seres estáticos... Sabe-se

não ser esta uma verdade!!!E vocês, o que sabem do

Conselho? Que é apenas uma Autarquia federal que � scaliza o exercício pro� s-sional e aplica o “tal” do Có-digo de Ética...

Vamos conversar?

Vamos melhorar a relação?

Tomamos a iniciativa e,

de pronto, já apontamos a

solução.

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 6 19/12/2013 11:40:33

7

DEZEMBRO - 2013

Twitcam e ouvidoria

Por isso, o convite. Va-mos conversar? Vamos me-lhorar a relação? Tomamos a iniciativa e, de pronto, já apontamos a solução. Apre-sentamos na edição ante-rior os dois novos canais de comunicação entre inscrito e Conselho: a Ouvidoria e o Twitcan. Sabe aquela his-tória de dúvidas, sugestões ou reclamações? Sim. Ago-ra temos a plataforma apro-priada para isso.

Funcionamento

A Ouvidoria funcionará da seguinte forma: o inscri-to encaminha a sua dúvida, reclamação ou sugestão por e-mail e via telefone (com número a ser divulga-do). A mensagem será en-caminhada ao ouvidor.

A resposta será dada ao ins-crito em prazo determinado.

É ou não é uma maneira mais “humana” de se rela-cionar? Apesar de utilizar o meio digital, é uma res-posta pessoal, um contato direto. Concorda?

Desfrute da Ouvidoria do CRO/RS! Será um pra-zer apreciar a sua idéia e, se possível, implantá-la.

O Twitcan é diferente... mas não muito. Semanalmente, às terças-feiras, das 13h às 13h30min, o presidente do CRO/RS estará disponível para uma conversa com os inscri-tos. Para tanto, os interessa-dos devem seguir o CRO/RS no Twitter, onde será dispo-nibilizado o link para o Twi-tcan. É possível acessar sem conta no Twitter, porém sem interação, ou seja: para enviar perguntas, é necessário estar logado no microblog.

E o Twitcan?

CRO/RS aumenta cada vez mais ainteração com a

classe

SERVIÇO

A conectividade é possível através:Site: www.crors.org.brE-mail: [email protected]

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 7 19/12/2013 11:40:34

8

DEZEMBRO - 2013

Gestão & Mercado

Que venha 2014Prof. Dr. Marcos Rocha(*)

Bem, 2013 já foi, ou está quase indo... Foi um ano intenso, com muitos altos e baixos em nossa economia, incertezas, medos...

E na sua vida? E no seu consul-tório, como foi 2013? Quais foram suas vitórias e conquistas? O que você acabou não fazendo pela fa-mosa “falta de tempo”?

Que tal mudar esse paradigma para o próximo ano? Que tal che-gar ao � m de 2014 com uma ex-tensa lista de realizações? Como? Simples: Comece a agir agora.

Atitude é o primeiro passo da realização. Não deixe para janeiro para por suas “resoluções” de ano--novo em prática, quer exemplos:

E no � m de 2014 você olha para trás, observa que efetivamente nada fez de sua lista de resoluções de ano-novo e aí passa as resoluções

para 2015, 16, 17... E assim vai... Tenho uma má notícia para você: a vida é curta. Comece a agir hoje, faça um bom plane-jamento, bem detalhado, mas tire-o do papel. Não busque a perfeição. Tem uma frase que eu gosto bastante que diz: “Feito pode ser melhor do que perfeito”. Se dê ao direi-to de errar algumas vezes...

Henry Ford, de maneira bri-lhante, nos ensinou: “O fracasso é apenas uma oportunidade para recomeçar de maneira mais inte-ligente”. Thomas Edison foi ain-da mais profundo e a� rmou: “Eu não errei dez mil vezes tentando inventar a lâmpada elétrica. Eu descobri dez mil maneiras pelas quais ela não deveria ser feita”. Fantástico não?

Por isso eu te convido a agir, mas agir agora não amanhã. Tire antigos planos do papel, analise viabilidade de projetos guarda-dos, escute opiniões de gente de fora do segmento da odontolo-gia, você poderá se surpreender com a quantidade de informa-ções valiosas que consegue ao

abrir o seu cérebro a no-vas idéias.

A vida é curta e daqui a uns 365 dias você já estará à porta de 2015 e ao olhar para trás o que você efetivamente terá realizado?

“Feito podeser melhor

do que perfeito”

“O fracasso é apenas uma

oportunidade para

recomeçar...”

“Insanidade é...”

para 2015, 16, 17... E assim vai... Tenho uma má notícia para você: a vida é curta. Comece a agir hoje, faça um bom plane-jamento, bem detalhado, mas tire-o do papel. Não busque a perfeição. Tem uma frase que eu gosto bastante que diz: “Feito pode ser melhor do que perfeito”. Se dê ao direi-to de errar algumas vezes...

Vou começar o regime;

Vou começar a correr;

Vou parar de fumar;

Vou fazer uma atualização;

Vou reformar o consultório;

Vou investir mais em marketing;

Vou fazer um site;

2014:

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 8 19/12/2013 11:40:35

9

DEZEMBRO - 2013

Que venha 2014

Está certo. É a primeira coisa que nos vem à cabeça ao pensar-mos em um calendário. É lógico: através deles controlamos a pas-sagem dos dias, organizamos nosso tempo e nos lembramos de datas importantes...

Esse, encartado nesta edição como um presente para você, inscrito, também tem seu quê de magia, embora não seja místico ou misterioso. É o que você vai descobrir ao folheá-lo. Além do carinho empregado na sua confecção, traz destacadas, em cada mês, datas importantes para a Odontologia gaúcha. É um agrado simples, mas repleto de signi� cados: ao lembrá-lo dos aconteci-mentos relevantes à pro� ssão, deixamos implícita a mensagem de que queremos você sempre junto à Instituição, construindo a Odontologia que desejamos.

Está certo. É a primeira coisa que nos vem à cabeça ao pensar-mos em um calendário. É lógico: através deles controlamos a pas-

Calendário Temático

Para contar os dias e...

Albert Einstein uma vez disse: “Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e querer obter re-sultados diferentes.”

Permita-se inovar, sem medo de errar.

Desejo a você um 2014 muito produtivo e com muitas e muitas novas idéias borbulhando em sua vida pessoal e pro� ssional.

Forte abraço e boas festas.

*Sobre o Autor:Marcos Rocha é Cirurgião-dentista,

Empresário, Mestre em Odontologia pela USP, Pós-graduado em Adminis-

tração de Empresas, Autor do Blog Marketing em Odontologia e Perso-

nal & Executive Coach Especializado no segmento Odontologia. (www.

marketingemodontologia.com.br)Contato com o autor: marcos@

marketingemodontologia.com.br

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 9 19/12/2013 11:40:36

10

DEZEMBRO - 2013

Sul Brasileiro

Evento contou com oprestígio de lideranças expressivas

Djalmo, Maria Rita e Fernandointegram representação gaúcha

Dois dias de intenso debate marcaram o III En-contro Sul Brasileiro de Odontologia, realizado nos dias 7 e 8 de novem-bro em Curitiba, Paraná. O mote que norteou as discussões do evento foi a quali� cação do trabalho das equipes de saúde bu-cal na Estratégia de Saúde da Família, com questões ligadas ao acesso, proces-so de trabalho e procedi-mentos para avaliação das equipes.

Nos mais de 120 pôs-teres inscritos no evento, predominou a troca das experiências municipais, além de exposições de tra-balhos cientí� cos e técni-cos. Os participantes, que acabaram com as vagas

Encontro debate qualifi cação das equipes de saúde bucal na Estratégia

de Saúde da Famíliadisponibilizadas mais de 20 dias antes do início da programação, foram cerca de 1.150.

“A participação gaúcha no evento foi extrema-mente expressiva, com trabalhos de alta qualida-de, revelando experiências positivas das localidades, compartilhadas com o grande público. Cabe um reconhecimento especial à equipe de nosso Estado: CDs Djalmo Sanzi Souza, Ramsés Araújo e Fernando Ritter. O sucesso do evento passou por vocês”, decla-rou o presidente do CRO/RS, Flávio Borella.

O IV Encontro Sul Brasi-leiro de Saúde Bucal será realizado em 2015, no Mato Grosso do Sul.

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 10 19/12/2013 11:40:42

11

DEZEMBRO - 2013

Instrumento

A Comissão de Ensino do CRO/RS foi uma idéia amadurecida e ma-terializada pela atual gestão com intuito de analisar e � scalizar a qua-lidade do ensino odontológico no Rio Grande do Sul.

A Comissão, presidida pelo CD Rafael de Araújo Vidal, é composta pelos CDs Rogério Miranda Pag-noncelli, Rafael Bender Carpena de Menezes de Oliveira, Cristina Silva Baumgart, Leonardo Kucker Za� ari, Felipe Oliveira, Guilherme Fritscher e Leandro Reichert. Os integrantes da comissão dividem as tarefas de estu-dar e analisar processos, emitir pare-ceres e discutir assuntos referentes aos cursos de Graduação, Especiali-zação e Habilitação em Odontologia.

A Comissão assessorará o Con-selho nos assuntos pertinentes ao aprimoramento técnico e cientí� co dos pro� ssionais, nas discussões sobre residências em Odontologia, análise dos documentos que com-põem os processos de reconheci-mento e credenciamento dos cur-

Comissão de Ensino do CRO/RS irá analisara qualidade da formação profi ssional

A proposta é buscar resolutividade para problemasrelacionados à legislação e ao ensino odontológico

sos de especialização e consequen-temente dos títulos emitidos aos inscritos na qualidade de Especia-listas, bem como a � scalização dos cursos ministrados por entidades de classe e instituições de ensino superior, com vistorias e auditorias, buscando manter a qualidade do ensino a nível de especialização.

Orientação sobre ajustamento dos cursos em relação à

Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de

Odontologia

Será tarefa da Comissão conscien-tizar e orientar os inscritos sobre como saber se o curso de Especialização cursado ou pretendido está de acor-do com a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, bem como buscar apro-ximação com os coordenadores dos cursos para orientá-los no sentido de manter ou formatar os cursos de acor-do com as mesmas Normas.

“Tam-bém pode-rá apresen-tar ao plenário sugestões para o aprimoramento dos currículos de graduação e pós--graduação, assim como promover estudos relacionados à ética pro� s-sional sugerindo modi� cações, alte-rações ou inclusões nas legislações referentes aos cursos de Especializa-ção e planejar, desenvolver e acom-panhar programas de educação continuada dos pro� ssionais inscri-tos”, coloca Rafael Vidal.

Além disso, será o elo de ligação entre o Conselho e os acadêmicos de Odontologia, além de atuar junto à comissão de Ensino do CFO e junto ao MEC e seus órgãos para solução de problemas relacionados à legisla-ção e ao ensino odontológico.

Buscar solução dos problemas ligados à legislação e ao ensino é objetivo da Comissão

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 11 19/12/2013 11:40:43

campanhas de esclarecimento e valorização nas mais diversas mí-dias.

Forte mobilização

Lutamos ainda pela inclusão das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família e capacitação de Auxiliares de Saú-de Bucal pela nossa regional (18ª), quali� cando assim o atendimento público, que tem uma grande de-manda reprimida.

Temos também presença atu-ante dos Cirurgiões-dentistas nos conselhos municipais de saúde de nossa região.

Força da Vento do Mar

Não podemos deixar de enalte-cer a Operação Vento do Mar, pro-movida pelo CRO/RS e que vem movimentando a região durante o veraneio, com orientações de saú-de bucal para a população e � sca-lização dos serviços, estimulando a denúncia por parte dos usuários

Pelo CD Andre Luís Torre Dambrós (*)

A Odontologia no Litoral Norte evoluiu muito nos últimos anos. Se antes a população local procu-rava os grandes centros para o seu tratamento, hoje já encontra aqui, a sua disposição, pro� ssionais das mais diversas especialidades. Esta evolução se deve muito a vinda de uma faculdade de odontolo-gia (ULBRA-Torres) para a nossa região, o que deu uma “sacudida” na classe, que começou a procurar aperfeiçoamento e atualização. Além da renovação, o fato propor-cionou a presença de Cirurgiões--dentistas em todas as cidades da região.

Esta mudança, junto com a atu-ação do CRO/RS e da Polícia Civil, está desconstruindo a “tradição” dos práticos aqui na região, onde muitos “consultórios” foram fecha-dos. Também estamos atentos às boas práticas da categoria para o engrandecimento e importân-cia de nossa pro� ssão, tanto a ní-vel público quanto privado, com

Litoral gaúcho: uma nova realidade em saúde bucal

da Odontologia sobre práticas da-nosas à saúde.

Outra questão que devemos ressaltar é o aumento das pessoas que aproveitam o tempo disponí-vel nas férias para cuidar da saúde, e isto inclui uma visita ao Cirurgião--dentista das nossas cidades, o que rea� rma a qualidade dos pro� ssio-nais da região.

E para � nalizar, convidamos todos para que conheçam as be-lezas do Litoral e desfrutem deste pedaço abençoado do Rio Grande do Sul.

* Delegado Regional do CRO/RS - Litoral

12

Pelo Rio Grande

DEZEMBRO - 2013

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 12 19/12/2013 11:40:47

13

DEZEMBRO - 2013

Fiscalização

Processos de FiscalizaçãoRelatório das ações

efetivadas no período de janeiro a novembro de

2013

PROCESSOS POR PUBLICIDADEIRREGULAR:

EPAO’s - 215;CD’s - 096;TPD’s - 004.Total - 315 processos.

PROCESSOS POR FALTA DEINSCRIÇÃO:

EPAO’s- 063;CD’s - 009; ASB’s - 012; TPD’s - 006;APD’s - 001.Total - 091 processos.

PROCESSOS POR EXERCÍCIOILEGAL/IRREGULAR:

TPD’s - 020;ASB’s - 010;TSB’s - 002;APDS’s- 001; Leigos - 003.Total - 036 processos

PROCESSOS DIVERSOS:

- 008 Planos de Saúde- 016 Biossegurança (EPAO, CD e TPD e LB); - 004 Outros (Min. Trab., acobertamento, etc...)- 018 Cartões de Descontos- 054 outros.Total: 100 processos

A PROPÓSITO

* Total de Processos de Fiscalização ins-taurados: 542.* Dos Processos de Fiscalização instaurados:Foram arquivados (resolvidos): 291Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s): 038Processos de Fiscalização transformados em Processos Éticos: 39

VISITAS DE ROTINA

CD’s 2276TPD’S 115 • Capital 419EPAO 327 • Metropolitana 301ASB’s 371 • Interior 2483APD’s 005LB’s 009TSB’s 027Outros 073Total 3203

efetivadas no período de

Inscritos têm procurado saber a origem dos processos de � scalização instaurados pelo CRO/RS. Em atendimento à solicita-ção, a Comissão de Fiscalização nos apre-senta um relatório.

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 13 19/12/2013 11:40:48

14

DEZEMBRO - 2013

Vento do Mar

Em 2014 serão sete anos de uma história de su-cesso. A operação de cunho educativo realizada anualmente pelo CRO/RS no litoral, conhecida por Vento do Mar, chega a sua sétima edição - consoli-dada como um dos grandes eventos de saúde.

A estratégia tem foco na promoção da saúde bucal através de orientações efetivadas por pro� s-sionais, distribuição de material informativo e ati-vidades lúdicas. Um estímulo ao cuidado da saúde da boca.

Alerta sob o sol

Um alerta especial foi rati� cado pelo CRO/RS: o único pro� ssional habilitado para cuidar da boca do ser humano é o cirurgião-dentista. “Buscamos instruir as pessoas para que evitem a contratação de não habilitados, bem como planos de saúde ir-regulares, desrespeitosos, que constituem um dos grandes problemas enfrentados pela odontologia”, coloca o presidente do CRO/RS, Flávio Borella. “Des-de já � ca o convite para que os colegas estejam jun-to ao seu Conselho na Vento do Mar.”.

Agende e participe

Tramandaí dias 18 e 19 de janeiro – junto ao quiosque do SESC/RS

Laranjal dias 8 e 9 de fevereiro - junto ao quios-que do SESC/RS

Só sorrisos: beira da praia é motivo de festa esaúde

Operação chega a sua 7ª edição no Litoral

Garotada compartilha proposta de

saúde

Como nas edições

anteriores, Vento do

Mar 2014 valoriza

o CD

anteriores,

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 14 19/12/2013 11:41:04

15

DEZEMBRO - 2013

Ano passado a limpo

2013: Fatos positi vos e negati vosque interferem na profi ssão

Tarefa difícil esta de resumir um ano em poucas páginas. Ain-da assim, abraçamos a missão. O que o leitor encontrará aqui é um apanhado de acontecimentos marcantes do ano de 2013. São conquistas da classe, como a elimi-nação da pan� etagem nos centros urbanos do Estado e a inclusão dos Cirurgiões-dentistas no grupo prioritário de vacinação contra a In� uenza, resultados positivos em diversas ações, a exemplo do avan-ço de PLs relacionados à Odonto-logia, e também frustrações, como a negativa por parte da prefeitura de Porto Alegre para a proposta de criação do cargo de especialista.

Pan� etagem: � m do � agelo

No primeiro dia do ano, enquan-to (quase) todos descansavam dos festejos de reveillon, um fato mu-daria a história: o novo Código de Ética Odontológica – CEO entra em vigor. A pan� etagem – assim como diversas outras práticas publicitá-rias – passa a ser considerada falta ética com punição prevista. Isso, em conjunto com uma intensa atuação do setor de Fiscalização, elimina das ruas essa prática que tanto denigre a pro� ssão e contri-bui para uma concorrência desleal

entre colegas.

PLs: avanços em favor daOdontologia

O ano iniciou, também, com uma nova meta esta-belecida pela atual gestão do CRO/RS: em 2013, os Projetos de Lei que têm como alvo a atividade

* Presidente da Câmara de Verea-dores de Porto Alegre, Dr. Thia-go Duarte – Equiparação salarial com a classe médica

* Prefeitura de Uruguaiana – Re-negociação da carga horária

* Prefeitura de Caxias do Sul – O � m da isonomia entre CDs e médicos

* Deputado Federal Assis Melo – Odontologia do Trabalho

* Deputado Federal Beto Albuquer-que – Odontologia do Trabalho

* Deputado Federal Alceu Morei-ra – Odontologia do Trabalho

* Senador Paulo Paim – Odonto-logia Hospitalar

* Deputado Afonso Hamm - PL da Odontologia

* Secretário Ciro Simoni - Mais Dentistas e Vacinação.

entre colegas.

PLs: avanços em favor da

com uma nova meta esta-belecida pela atual gestão do CRO/RS: em 2013, os

odontológica avançariam. Para tal, foi adotada uma estratégia de ne-gociação com autoridades envol-vidas. Elas aconteceram, e foram muitas:

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 15 19/12/2013 11:41:09

16

DEZEMBRO - 2013

16

Vacinação Ser incluído no grupo prioritá-

rio para vacinação contra o vírus In� uenza era uma antiga demanda da classe. Era também uma convic-ção da atual gestão, que foi atrás de apoio junto ao Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, e do Coor-denador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, para alcançar o ob-jetivo. Em decorrência, foi anuncia-da a inclusão dos pro� ssionais da Odontologia entre aqueles que re-cebem as doses na primeira fase da campanha. Em 20 de abril, o CRO/RS imunizou em sua sede mais de 600 inscritos.

Vento do MarO período de férias escolares,

quando muitas famílias se deslocam

para o litoral, é também o momen-to no qual o CRO/RS realiza uma de suas ações mais efetivas: operação Vento do Mar. Na sua sexta edição em 2013, o evento contou com ativi-dades educativas para os banhistas e ação � scalizatória nos municípios do litoral. O público estimado foi de 1.300 famílias.

Caravanas do CRO/RS

A avaliação da atual gestão era de que a Autarquia estava distante dos seus inscritos do Interior. Para reverter a situação, uma idéia ino-vadora: realizar, periodicamente, atividades por todo o Estado. En-tre os temas, eleitos pelos próprios profissionais, o novo CEO, hepa-tites virais, previdência privada e responsabilidade civil. A ação se revelou um grande sucesso, atrain-do grande público em todas edi-ções.

Convênios e Credenciamentos

Foi também o ano em que a Co-missão de Convênios e Credencia-mentos do CRO/RS se consolidou como uma das mais atuantes da Autarquia. Instituída em 2012, a co-missão vem realizando um impor-tante trabalho ao manter a questão dos planos odontológicos em cons-tante discussão, conscientizando cada vez mais CDs da necessidade de mudar a relação entre operado-ras e pro� ssionais.

Cobertor curto com Prefeitura de Porto Alegre

O início das negociações foi promissor. Uma série de reuniões deixou encaminhada a criação do cargo de CD Especialista Municipá-rio. Entre fevereiro e abril, chegou a ser noticiado que a aprovação era

Ano passado a limpo

inscritos.

Operação Vento do Mar 2013 atingiu público estimado de 1.300 famílias.

Caravanas do CRO/RS:pensadas para aproximar a

Autarquia dos inscritos do Interior

A Comissão de Convênios eCredenciamentos do CRO/RS se consolidou

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 16 19/12/2013 18:54:55

17

DEZEMBRO - 2013

ao presidente da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Por-to Alegre, José Fortunati. Pron-tamente aceita como uma solu-ção para diver-sos problemas e n f r e n t a d o s pelos municí-pios na oferta de saúde bucal, a proposta che-gou ao minis-tro da Saúde, Alexandre Padi-lha, que foi re-ceptivo à idéia. No momento, trabalhos de bastidores são feitos para que o projeto se tor-ne realidade o mais brevemen-te possível.

17

uma questão de tempo. As diver-sas autoridades envolvidas, entre elas o prefeito de Porto Alegre, José

Fortunati, o vice, Sebastião Melo e o secretário da Saúde, Carlos Casar-telli, davam declarações nesse sen-tido. Foi então que veio o anúncio: em 24/07, após meses de silêncio, a prefeitura informa que não há ver-bas para concretizar as exigências da classe.

Mais Dentistas, porém diferente do Mais Médicos

Então, na luta pela ampliação do mercado de trabalho, a idéia surgiu: na esteira do “Mais Médicos”, pro-grama do governo federal, por que não criar o “Mais Dentistas”? Quan-to às controvérsias do primeiro, ha-via uma certeza: na Odontologia, há pro� ssionais su� cientes, dispos-tos a ocupar todas as vagas criadas. Nada de importação!!! A medida seria implementada com a contra-tação de um CD para cada equipe da Estratégia de Saúde da Família. A proposta foi apresentada primei-ramente ao secretário da Saúde do Estado, Ciro Simoni e, em seguida,

Ano passado a limpo

Após diversas rodadas de ne-gociação, clas-

se é frustrada com anúncio

de que não há recursos para

pleitos.

Diversas reuniões e muito trabalho político � zeram com o que o projeto “Mais Denstistas”,

elaborado pelo CRO/RS, chegasse às mãos do ministro

da Saúde!

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 17 19/12/2013 11:41:32

18

DEZEMBRO - 2013

18 InformaESPECIALIDADESIMPLANTODONTIACD-5909 JOSE HENZ CD-6747 MOACIR CARAGNATO PERIN CD-7686 GELCIO DIAS DOS SANTOS CD-8440 GUSTAVO PEDROSO ZAMBRANA CD-8981 VLADIMIR WOLLMEISTER CD-9055 ADAUTO CESAR RATTI CD-9206 FERNANDES MENEGON CD-9946 LUIS NIVINDO CORREA TRIACA CD-10450 RODRIGO BETTI MAIA CD-10626 AIRTON BORTOLINI CD-10996 ALTEMIR CESAR FERREIRA CD-11354 JEAN CARLO DALL’ALBA CD-11536 EDUARDO SCHORRCD-11951 ANDRE TADDEUCCI CD-12403 ALYSSON JUNIOR TOMAZZONI CD-12564 ALEXANDRE GUSTAVO CONCER CD-12640 ALEXANDRE BOLACEL CATTELAN CD-12764 GABRIEL SANTAROSA CD-12919 RUBENS FRAI MARTINS CD-12933 EDUARDO ESTIMA MELLO CD-13320 JEREMIAS MARTINHO VAZ PINTO CD-13510 CAMILA MIRANDA GOMES CD-14025 CRISTIANO GATTO CD-14983 EVANDRO FERRI CD-15096 MAXIMILIANO RAIMUNDO NORA FILHO CD-15144 ROBERTO FREDERICO MATTES CD-15455 RODRIGO BARTH CD-15893 CRISTIANE DA ROCHA TOLKSDORFCD-16089 GUSTAVO JOAO SCHORR CD-16124 CRISTIANE DA SILVA GROSMAN CD-16306 RICARDO FERLINI AGNE CD-16438 MARIANA ESTEVES CAUDURO CD-16689 CRISTIANA MARIANI KRIESE CD-16768 MICHELE BENEDETTO CD-16923 LOURENCO SCHMIDT PINTO CD-17236 JONAS WOBETO CD-17478 GUILHERME MENEGAT CD-17682 RICARDO DALLEGRAVE CORREA DA SILVA CD-18077 WILLIAM REINALDO ROOS CD-18164 MANUEL BARRIOS JUNIOR CD-18176 MORGANA SCHELLE EISINGER CD-18200 JOSIE EUGENIO OTTONELLI CD-18205 ALEXANDRE MOLARDI DE AGUIAR CD-18509 DIEGO FERNANDES RIBEIRO CD-18805 RICARDO SCHILLING LIMA CD-19301 NATALIA FLACH CD-19523 GERONIMO DA SILVA PERIN CD-21589 WILSON NAVARRO JUNIOR

ODONTOLOGIA LEGALCD-12733 ALESSANDRA KICHLER CD-14053 RICARDO MATTANA CD-14369 ANA PAULA RECKZIEGEL CD-18132 CARLOS HENRIQUE TROJANER NUNES CD-19263 HELENISSA PERES CD-21590 ALCEU LUIS DA SILVA MARTINS JUNIOR

ODONTOPEDIATRIACD-15526 ALINE HUSEK EMANUELLI DE ARAUJO LIMA CD-15717 ADAUE SIEGERT DE OLIVEIRA CD-17658 GERSON ARISOLY XAVIER ACASIGUA CD-17787 CAROLINA CAMPORESE FRANCA PINTO CD-21592 CAMILA SCATENA

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIALCD-5010 SILVIA ZIMMERMANN CD-8274 DJALMA ADRIANO DEOBBER CD-13214 EDMAR PEREIRA NETO CD-15771 MARCOS ANTONIO JURACH CD-17881 MATHEUS BALESTRIN

ORTODONTIACD-5301 REGES MARIO DAL FORNO CD-6665 JULIO CESAR LAMMEL CD-7686 GELCIO DIAS DOS SANTOS CD-8799 JOSE LUIS ZAGOCD-9070 FABRICIO COSTA DA SILVA CD-9342 ADROALDO LINDOLFO LICKS CD-9551 LIEGE PASSOS RATTI CD-10720 DENISE LINO DOS SANTOS CD-10953 SIGMAR MIGUEL SCHMIDT CD-11218 ELVIO LUIS SCHNEIDER CD-12440 TAIS LISSANDRA SCHORR CD-12603 ALAN MARLON DA SILVA PEDROSOCD-13081 JANICE APARECIDA COGO FARINACD-13326 CAROLINE RIBEIRO CD-13544 DIRCEU MENON CD-13970 LUCIANNE PONTES SARAIVA JUSTO CD-14074 CLAUDIA MORELLO CD-14245 ROBERTO STROIEKE CD-14409 THIAGO CAUMO FERRI CD-14472 LUIZ OTAVIO SILVA BREIER CD-14646 EDER OLIBONI CD-15226 ALEXANDRA ANTES PEREIRA FALEIRO CD-15409 ALINE SARAIVA FALCAO CD-15571 LUCIENE MAYER KNEBEL CD-15640 DIANA PAULA PICO CD-15699 GABRIELE BRANDALISE CD-15754 ADRIANA MARIA ALBARELLO CD-15972 JULIA DE ANDRADE DONINELLI CD-16180 TANISE PORTAL DA SILVA CD-16326 PATRICIA CHE-LING KAM OLIVEIRA CD-16359 DECIO REINALDO CONCEICAO

CD-16621 RAFAEL DLUGOKENSKI DA SILVA CD-16628 BRUNO ALMEIDA AZAMBUJA CD-16629 BRUNO ALPI ROSSETTI CD-16681 BRUNO SILVEIRA SCHRANK CD-16695 FABIANE AZEREDO CD-16754 CHARLES LOBO HENZ CD-16787 FRANCINE PICOLI BRAGA CD-16820 ANA PAULA LAIDNER KEHRWALD WINTERCD-16830 GABRIELA DELLA GIUSTINA BULLA CD-16967 LEO DIAS PEREIRA FILHO CD-17146 DEBORA TERESINHA WORM CD-17194 GABRIELA VALIM CORREA CD-17327 JOAO GUILHERME LIBARDONI CD-17441 LENISE MACHADO SUSSENBACH CD-17642 ALINE SEGATTO PIRES ALTMANN CD-17650 DEBORA BITENCOURT ROST CD-17924 MARIANE AIMI CD-18000 MAITE MANSUR MOUSSALLE CD-18132 CARLOS HENRIQUE TROJANER NUNES CD-18165 MARCELO LOVATO ALENCASTRO CD-18262 GUILHERME SFOGGIA CD-18280 BRUNELA MARTINELLI TODESCATTCD-18327 EDUARDO NASR MIRAMBEL CD-18345 FERNANDA SCHEIBLER HECK CD-18374 THAIS PIAZZA JOST CD-18389 EDUARDO OSTROWSKI BERGONSI CD-18535 ANA CAROLINA DA CUNHA PAIVA MACEDO CD-18592 CARLA ROBERTA RITTA DE MELO CD-18593 CATARINE GRISACD-19018 DENISE UECKER CD-19143 ADAYR DOS SANTOS MIRANDA JUNIOR CD-19157 FELIPE WEHNER FLORES CD-21590 ALCEU LUIS DA SILVA MARTINS JUNIOR CD-21602 LUCIANA LARA SORIA

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARESCD-5926 VERA MARTINEZ KIRCHER CD-10688 LARISSA SIMON BROUWERS CD-11165 ROSSANA BERNARDES CD-11793 ANGELA MARIA CEOLIN COLPO CHIARATTI CD-18719 FERNANDA DIFFINI SANTA MARIA

PATOLOGIA BUCALCD-15487 LARISSA CUNHA CE

PERIODONTIACD-10833 MARCIA VALLI DA FONTOURA CD-17415 DANIELA BROILOCD-19159 GIANCARLO SCARANTO CD-19911 DANILO LAZZARI CIOTTI

PROTESE DENTARIACD-7527 JULIO CARLOS SCHERER CD-8929 MARCELO SPALDING SCHUMACHER CD-9696 GIANNE OLIVEIRA DE OLIVEIRA TREIN CD-11875 AUDREI PELISSER CD-13966 ALESSON RODRIGO VIAU CD-15759 DANIELI PARISE BOLZAN CD-15802 GABRIELA MICHELS CD-16043 MIRELA LOPES MARQUES CD-16046 PAULA CLEVESTON DE OLIVEIRA CD-16076 EDUARDO PY GONCALVES FLORES CD-17245 MARIANA HUBNER FRAINER CD-17347 LUCIANA LEILA LAWISCH CD-17515 EDNEI DE CASTILHOS MEIRELES CD-17538 CAIO VINICIUS MULLER CD-17714 LIVIA ZUCHETTO DOS SANTOS CD-17944 ARIANE DA SILVA CAMARGO CD-18164 MANUEL BARRIOS JUNIOR CD-19912 GUILHERME DA GAMA RAMOS

RADIOLOGIA ODONTOLOGICA E IMAGINOLOGIACD-17525 LUCAS TURRA CHIARELLO CD-18216 CRISTINA TOMBINI LEAL CD-18371 RENATA MARDER CD-18718 ETIELE BECK FERREIRA

SAÚDE COLETIVA E DA FAMÍLIACD-7442 LEONOR CRISTINA TOCCHETTO SILVEIRA CD-15909 ANA PAULA SCHERER MONTEIRO CD-16065 ANDRESSA LEWANDOWSKI CD-17817 ROSSANA RAD FERNANDEZ CD-20517 JAQUELINE BRAMRAITER MAROSO DAGOSTIM CD-20522 LETICIA BOFF PIRILLO

INSCRIÇÕES CANCELADAS JORNAL ANTERIORCD-17075 ROGERIA ACEDO VIEIRACD-17214 ANA CAROLINA DOS REIS ZAPAROLICD-17295 CARLA COSTA MOREIRACD-17336 RICARDO TRAESEL GELESKYCD-17673 MONICA AIRES DE MEDEIROSCD-17722 SARA CIOCCARI OLIVEIRACD-17830 ADRIANE LEHNENCD-17894 CAROLINE TELLESCD-18036 FERNANDA VIANNA GAELZERCD-18226 JULIA ELIS JOHANNCD-18507 RODRIGO CARVALHO PINTO COELHOCD-18536 FERNANDA DORNELLES MARTINS CUOZZOCD-18824 PATRICIA TAVARES CORREA DUTRACD-18932 CRISTIANO GALINA BOLZANCD-18962 VANESSA MUELLERCD-19058 ELOISA GALSKI SLAWSKICD-19190 GUSTAVO GIACOMELLI NASCIMENTOCD-19240 TASSIA FRANCIELA NATT FERRARINI

CD-19250 MOHAMAD NAGI BOU WADICD-19279 KATIA BUSATO MOCCELIN DEROSSICD-19347 RAFAEL SARKIS ONOFRECD-19358 CRISTIANE FRANTZ ARENDCD-19618 MARCOS PAULO MARCHIORI CARVALHOCD-19632 FABIANE ALVES FARIASCD-19870 CASSIA FERREIRA GUIMARAESCD-19902 CHRISTOPHER CORBELLINICD-19903 DANILO MAREGA BORGESCD-19936 MARCOS SABADINCD-19971 ROSILENE APARECIDA DE OLIVEIRACD-19989 CRISTIANE FURUSECD-19998 JULIANA ANDRADE CARDOSOCD-20084 SUELIN FATIMA SOARES GUIMARAESCD-20115 RENAN CARLOS BRUSCHICD-20143 BRUNA LUISA DE OLIVEIRA VENTURINICD-20216 EDSON MEDEIROS DE ARAUJO JUNIORCD-20269 IVANA DENISE PINTOCD-20272 LIGIA GOMES TORRES HOMEMCD-20299 ARTUR CUNHA VASCONCELOSCD-20721 EDUARDO DARUGE JUNIORCD-20739 HERIKA JULIANA DE ARAUJO LUCENACD-20881 MANOELA MOURA DE BORTOLICD-21026 SABRINA GAUTO CAMARDELOCD-21030 RAFAEL MACIEL AVILACD-21060 JONATHAN HARMOLLY SPINDOLA DA SILVACD-21079 THALITA CASAROTTI CARDOSOCD-21091 ROMULO KAIZER CARELLICD-21125 BRUNA JORNADACD-21130 ESTELA LA BELLA MACHADO DE MACHADOCD-21134 GABRIELA DE ABREU PEGORAROCD-21135 JESSICA COPETTI BARASUOLCD-21139 JULIANA VIEIRA PINTOCD-21153 ROGER BORGES RODRIGUESCD-21267 BRUNO KAUER MORAISCD-21345 RENATA MARQUES DA SILVACD-21391 OLZEMIR MACHADO JUNIORCD-21407 CAROLINE DORNELESCD-21465 MARIANA GOULART DENESCD-21504 VANESSA CARAMORI RODRIGUESEPAO-11 SERVICO ODONTOLOGICO AGRALE S.A - TRATORES E MOTORESEPAO-192 GABINETE ODONTOLOGICO DO SINDICATO UNIFICADO DOS

TRABALHADORES NA AGRICULTURA FAMILIAREPAO-478 GABINETE ODONT.SIND.TRAB. RURAIS DE CACIQUE DOBLEEPAO-558 GABINETE ODONT. SINDICATO TRAB. RURAIS DE NAO ME TOQUEEPAO-670 GAB.ODONT.DO SIND.TRAB. RURAIS DE CARLOS BARBOSAEPAO-740 CLINICA ODONTOLOGICA DO CIRCULO OPERARIO CAXIENSEEPAO-934 CENTRO CLINICO ODONTO BENTO LTDAEPAO-1083 CLINICA ODONTOLOGICA DO SINDICATO DOS TRABALHADO-

RES RURAIS DE PARAISO DO SULEPAO-1255 DENISE LINO DOS SANTOSEPAO-1280 ODHOS ATENDIMENTO DOMICILIAR E HOSPITALAR S/C LTDAEPAO-1395 FERNANDO DE PAULA DOERINGEPAO-1401 DREHMER SERVICOS DE SAUDE LTDAEPAO-1478 RCS-CLINICA DE DIAGNOSTICO RADIO ODONTOLOGICO LTDAEPAO-1481 CLINICA ODONTOLOGICA ROSALEN LTDA.EPAO-1574 CENTRO ODONTOLOGICO ALVORADA SOCIEDADE SIMPLES LTDA.EPAO-1584 RITTER & CIA LTDAEPAO-1823 DAMASCENO & BAPTISTA CLINICA DENTARIA LTDAEPAO-1869 AMP CLINICA E RADIOLOGIA ODONTOLOGICA LTDA.EPAO-2003 OLIVEIRA E OLIVEIRA CLINICA ODONTOLOGICA ESTEIO LTDA.EPAO-2148 CLINICA DE CIRURGIA PLASTICA ARDAISEPAO-2268 CLINICA ODONTOLOGICA ABRAHAM LTDAEPAO-2318 ZAPAROLI ODONTOLOGIA LTDAEPAO-2319 SORRISO VIP SERVICOS LTDAEPAO-2322 SAFFER ODONTOLOGIA INTEGRADA LTDAEPAO-2485 CLINICA ODONTOLOGICA RIOGRANDENSE LTDAEPAO-2492 ASSOCIACAO CIRCULO PLANOS DE SAUDEEPAO-2615 GIOVANI WEBER - ODONTOLOGIAEPAO-2649 DAMASCENO & BAPTISTA CLINICA DENTARIA LTDA EPPEPAO-2666 ODONTO INTEGRADA PANAMBI LTDAEPAO-2760 BARLETTA & CIA S/S LTDAEPAO-2848 SLAWSKY TRAUMATO - ORTOPEDIA E ODONTOLOGIA S/SEPAO-2890 CLINICA ODONTOLOGICA FLESCH LTDAEPAO-3007 MARTINS & MARTINS SERVICOS LTDAEPAO-3035 CIRCULO OPERARIO CAXIENSETPD-204 NOE NIEDERAUER DE MENEZESTPD-753 MARCO ANTONIO SOARES RUOSOTPD-940 MARGARETE ADRIANE MAYRHOFERTPD-992 JULIANA CRISTINA PETRY BUENOTPD-1072 SIGLIA ADRIANA CAMPOS TORTELLITPD-1118 MARIA LUISA VARGAS DA SILVATPD-1170 KELLY JANINE KLAUCKTPD-1237 GERUSA APARECIDA BENEDETTITPD-1277 MARI ESTER BONOTTO LAGNITPD-1366 MARCELO ACKERMANN ALMADATPD-1535 MANUELA DE CASTRO TAUFER DA SILVEIRATPD-1733 VANESSA PEREIRATPD-1794 JAQUELINE FERREIRA DO NASCIMENTO BASSANITPD-1952 MARGOT GONCALVESTPD-1967 GUILHERME BREITENBACHTPD-2027 ADRIANO MARTINS COUTINHOTPD-2082 RAUL TESCHETPD-2086 LEANDRO CAMARGO CARDOSOTPD-2187 GIOVANA BORGES PERESTPD-2230 DENIS BAO MOTTATPD-2233 ANIELI GOLINTPD-2326 SELMA PAZ MOREIRATPD-2333 MARCOS VINICIUS RODRIGUESTPD-2448 ANA REGINA MORAES PEREIRATPD-2469 BRUNA HELENA RECH ROCHATPD-2490 CARLA PATRICIA FREITASTPD-2662 VANESSA WEBER LIKESTPD-2667 CAMILA FLORES FERRAZ

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 18 19/12/2013 18:57:33

19

DEZEMBRO - 2013

19

InformaTPD-2682 HELOISA HELENA DE OLIVEIRA CRISTALTPD-2732 ANA LUCIA TAVARES SCHAURICHLB-300 ORTODONTIA TORELLY LTDATSB-50 MARILZA DE FATIMA GUARDATSB-299 MARCO ANTONIO SOARES RUOSOTSB-366 CAROLINE MARTINS BORGESTSB-613 JANAYNA GOEDERTTSB-657 ALINE CRISTINA DOS SANTOSASB-114 IARA TREVISAN SCHIRMERASB-253 MARIA LUISA COELHO PALMAASB-353 TATIANA FLORES BALTOREASB-368 ANGELA GARCIA KOLAKOVSKIASB-382 SIMONE MARIA BONFANTI HENKESASB-749 PATRICIA POSTAL BRUSTOLINASB-809 GEOVANEA DA SILVAASB-814 VIVIANE LACERDA CUNHAASB-1069 MARY LUCIA DA SILVA BARRETOASB-1166 SONILVETE RAFAGNIN FOIATTOASB-1380 LEOCADIA GOTTSCHICKASB-1424 ALINE HAHN DA CUNHAASB-1816 VERA LUCIA BORGES OLIBONIASB-1912 DAIANE SANTOS DA CUNHA CARDOSOASB-1943 GISELE FACCOASB-1993 DAIANA RECKASB-2045 ELENA TERESINHA GASPARIN TRESASB-2153 TATIANA POHLMANN CASEMIROASB-2328 PRISCILA DA COSTA RODRIGUESASB-2484 ANA ELLEN REIS POLETTIASB-2487 ALEXANDRA DOS SANTOS SCHERERASB-2505 SIMONE REGINA LENHARTASB-2691 MARIANA ALVES E SOUZAASB-2712 VERONICA MACHADO DOS REISASB-2852 LUCIANA GABRIELA GOMESASB-2860 CRISTIANE SA DOS SANTOSASB-2874 JANAYNA GOEDERTASB-2936 FRANCIELI MARIA DORACHENSCKIASB-2961 BLANCA BRUMASB-3128 ROSITA MARIA ANTUNES FIGUEREDOASB-3261 JANE MARISE KLEINASB-3291 GREICE ADRIANA PEREIRA SILVAASB-3318 ALESSANDRA BONELLAASB-3353 KELLEN ZUCCOASB-3456 LUIZA VERONICA FERREIRA COMERLATOASB-3503 LILIANI TRINDADE MARTINS DA SILVAASB-3577 ADRIANA DOS SANTOS SILVEIRAASB-3655 FERNANDA LAIS MOLONASB-3733 DAIANE CASTRO DA SILVAASB-3818 GIULIANA TRAMONTINIASB-3844 LETICIA RODRIGUES GONZAGAASB-3996 AMANDA GONCALVESASB-4006 NEIDILENE REIS DA SILVAASB-4187 LEDA TERESINHA DE OLIVEIRAASB-4316 ALINE CRISTINA DOS SANTOSASB-4418 DANIELA JOSIANE GLOWACKIASB-4662 DANIELA DE LIMA GUIMARAESASB-4738 ROSE ELAINE DE SOUZA RIBEIROASB-4886 TAIRINI FAGUNDES DA SILVAASB-4968 QUEILA GRACIELE ALVESASB-4986 CLEONICE FEIJO GONCALVES PINHEIROASB-5206 ANGELA MARIA MARTINS PEDROZOASB-5304 NELY BRIAO LISBOAASB-5497 LUCIANE DA ROSA COLARES

INSCRIÇÕES CANCELADAS CD-3 HELIO NUNES DA COSTACD-220 ADAI BONILHACD-483 AYMORE GAURY DE BEMCD-676 ODIR FROSICD-770 MARIO FLORESCD-852 SOLON TUBINO FERREIRACD-1295 THEO OLIVEIRA DE VASCONCELLOSCD-1397 JERONYMO FILIPPOZZI GRILLOCD-2392 ARI JACINTHO NUNESCD-3729 ANTONIO CARLOS CERESERCD-4701 GILBERTO GUIDALLI STREHERCD-5540 ROBERTO RITZELCD-5570 CARLOS ROBERTO PEITER NUNESCD-5754 HEIDI ROTTACD-6029 SILVANA GUERREIROCD-6107 MARIA LUIZA FETTERCD-6599 VIRGINIA REGINATTOCD-12064 LISEANE FERREIRA DOS SANTOSCD-12889 KARLA ZANINI KANTORSKICD-13553 CAROLINA BORIO DODECD-14828 DIEGO ALEGRETTI DE OLIVEIRACD-15627 NIVIA BEZERRA DE ALMEIDACD-16230 PAULA PEDROLO SILVEIRACD-16599 SLOAN ZIEMBOWICZ DA COSTACD-17345 MARIA CRISTINA LACERDA FARIACD-17827 MARISA BAGIOTTO ROSSATOCD-18120 FLAVIANE GUIMARAES BARBOSACD-18227 JULIANA CASSOL SPANEMBERGCD-18713 DANIEL LONGHICD-18779 MARIANA CAUMOCD-18937 FERNANDA VICENTE DE MELOCD-19940 EMMANUELA GIANASI BONACCORSICD-19941 EDUARDO VITOR DE CARVALHOCD-20002 ADRIELE BISOGNIN CAMERACD-20011 CATIELI GIRARDICD-20014 FELIPE RUFATTOCD-20016 GLAUCINEIA VASSOLERCD-20017 HERMES OLIVEIRA BRENNERCD-20018 IGOR DA ROSA RECHCD-20022 LAIS DIAS TAMS

CD-20024 LILIANE SCHIAVON QUEVEDOCD-20034 MILENA DAL PIVACD-20037 PEDRO HENRIQUE WENTZ TRETTOCD-20038 RAFAEL ARLINDO SCARANTOCD-20040 SABRINA VAZ DE CAMPOSCD-20042 SAMARINA ISABEL SILVA STEDILECD-20043 SANNY BOZZA SILVESTRICD-20047 AMAL HWAS BAJACD-20051 DANIELE DROGEMOLLERCD-20052 FELIPE CARNIELETTOCD-20054 FRANCIELE TIRLONICD-20055 FREDERICO XAVIER ROQUECD-20062 LEANDRO RAFAEL BAPTISTACD-20063 LUIZ PAULO ZANINI LAUDACD-20065 MARINA FRIGHETTOCD-20068 PATRICIA PIGATO SCHNEIDERCD-20069 PAULA FERNANDA DE GODOY GOERGENCD-20070 STHEFANIA DAY STOEVERCD-20071 TIAGO BOTTANCD-20076 CAIO DUTRA VIEGASCD-20078 WESLEY HENRIQUE LAFORGACD-20083 MAICO DALBOSCO PINTOCD-20088 AMANDA KLUG DOS SANTOSCD-20101 JOSIANE BARCELOS FLORESCD-20102 LUCAS BORIN MOURACD-20103 LUIZA HELENA SILVA DE ALMEIDACD-20104 MARCO AURELIO PLA BLASCOCD-20111 PATRICIA CANDEIA TONIAZZOCD-20112 PAULO ROBERTO COELHOCD-20117 SUZANA DOS SANTOS VANTICD-20120 TATIANA COLOMBELLICD-20123 WAGNER MISSIO DA SILVACD-20124 VINICIUS MARCEL FERSTCD-20125 BERNARDO MORO TORRESCD-20126 CARLA GRACIELA TRINDADE DISCONSICD-20127 DAIANA PADOVA SCARIOTCD-20128 DOUGLAS MOACIR DA ROSA TEIXEIRACD-20129 ELIZA ANCHIETA BORTOLOTTOCD-20130 FERNANDO SOUZA SIMIONICD-20131 FRANCISCA MARTELLO NAZARCD-20132 GABRIELA FONTOURA FELDMANNCD-20133 LUCAS ABREU PEREIRACD-20134 MARIANA STRECK DALLA PORTACD-20135 NITCHA HUYER DIHL DAITXCD-20136 PEDRO LUCAS MACHADOCD-20137 RAFAEL MARINCD-20139 ANDRESSA FAGUNDES PEREIRACD-20140 AROLDO ALVES JUNIORCD-20141 BELKIS MORCELLI BALKCD-20142 BIANCA MARINHO BRUMCD-20144 CRISTIANO DICKELCD-20145 FABIANE RIOS ROCHACD-20147 FABRICIO SONEGO VENDRUSCOLOCD-20148 FLAVIO PEDRO SCHUSTER FILHOCD-20150 HELEN FERNANDES LENZCD-20151 HEMERSON GUSTAVO COPETTICD-20153 JULIANA SPAT CARLESSOCD-20154 JULIANA TABIM PARODECD-20155 KELEN VARGAS BORTOLASO DE FREITASCD-20156 LAIZE MOURA DE ALMEIDACD-20157 LEONARDO FRANCO PIRESCD-20158 LUTIANA MACHADO ALESSIOCD-20160 MAITE MICHELE DREHERCD-20161 MARCELO MONTEIRO DE MONTEIROCD-20162 MARCELO ZAPPE FIGUEIROCD-20165 MATEUS BUSANELLO MENEGHETTICD-20166 MICHEL PEREIRA CRUZCD-20169 SUZANA RAMOS FERRARICD-20170 TANIRA MARTINS RIBEIROCD-20171 VITORIA DE OLIVEIRA CHAMICD-20172 ALESSANDRA NUNES MACHADOCD-20180 DANIEL ROSSICD-20181 DANIELA GUERRA ANDRIOLICD-20183 DIEGO BOBSINCD-20185 FABIANA KAPPER FABRICIOCD-20190 JANAINA FRANCA PESSAMIGLIOCD-20191 JULIANA PEREZ UMPIERRECD-20192 KARINA SEYBOTH HORNCD-20195 MARCELO GOULART RODRIGUES DA SILVACD-20198 MAURICIO CERNICCHIARO OURIQUESCD-20199 MAURICIO JOSE SANTOS MOREIRACD-20203 PEDRO GATTERMANN TORRESCD-20211 WERNER DE SOUZA MARKSCD-20212 SOFIA CONTE DALL AGNOLCD-20218 ANTONIO CESAR GIULIATO FANTONCD-20219 BRUNA SUCOLOTTI FORTESCD-20220 BRUNA VIDAL ROSACD-20224 CAROLINA GRAZZIOTIN ROCHACD-20226 CRISTINA SOARES CARVALHOCD-20228 FELIPE DAL AGNOLCD-20229 FERNANDA ALVES ROSACD-20231 GABRIELA JACQUES DE OLIVEIRA FILHOCD-20232 GISELLE DAS CHAGAS MARQUESCD-20233 GRASIELE GOMES VARGASCD-20234 JULIANA COELHO WERTHEINCD-20235 LARISSA BERGESCH GIOVANELLACD-20236 LETICIA SAAVEDRA ARGENTICD-20237 LUCIANE SOLANGE AREVALO OSORIOCD-20238 MARCELI CALGARO DE SOUZACD-20243 NATALIA RICCICD-20244 PAULA ROBERTA DA COSTA OLIVEIRACD-20245 THALES ALENCASTROCD-20247 VANESSA DANIELA CORBACD-20248 CARLOS FELIPE PAIVA DE SA

CD-20249 DANIELE CRISTINE CORNELIUSCD-20251 FABIOLA ARRALDICD-20255 FRANCIELI GROSS LEONARDICD-20256 GEORGEA TORELLY COSTAMILANCD-20257 GISELE REGINATTO VASCONCELOSCD-20258 ISMAEL WEBBER KUMMERCD-20260 MICHELLE LUCIANE CAPPELATTICD-20261 RAMON MATIASCD-20262 RUBEN DO NASCIMENTOCD-20263 THAMIRES MARIA MOLONCD-20264 VINICIUS PELISARICD-20270 LEONARDO CARVALHO DE MORAESCD-20274 BRUNA FIDELIX DA SILVEIRACD-20275 GUSTAVO DE MATOS DOS SANTOSCD-20276 TAMIRES CARDOSO BUENOCD-20285 FERNANDA TOMAZONICD-20288 FILIPE DOS SANTOS CLEZARCD-20300 GISELE PINHEIRO DE CAMARGOCD-20301 LUANA FERNANDA FERREIRA DA ROSACD-20562 EDIPO LUTIANO ENEAS PRZYBULINSKICD-20749 MARINA KRAS BORGES TUONCD-20764 FELIPE AUGUSTO DIAS FERREIRACD-20783 PABLO FERNANDO ROMERO LOPEZCD-20793 ILSO ROBERTO DA SILVACD-21108 GABRIEL MENDES MOREIRACD-21214 UYARA ADRIANE DALLA ROSACD-21563 KARINA ROSSOCD-21594 EVERTON GOMES LUMMERTZCD-21596 VITOR MASSOLI GUARDAEPAO-218 CLI.ODONT.SIND.CONDUTORES AUTONOMOS VEIC. ROD.STA.MARIAEPAO-543 GABINETE ODONT. SIND.TRAB.IND.ALIMENTACAO DE S.ROSAEPAO-548 GAB. ODONT. SIND. TRAB. IND. MET. MEC. E MAT. ELETRICO

PORTO ALEGREEPAO-559 GABINETE ODONT. DO SINDICATO RURAL DE SANTO ANGELOEPAO-1495 SINDIODONTO CLINCIA ODONTOLOGICA LTDA.EPAO-1747 TERRA & BARBOSA SERVICOS ODONTOLOGICOS LTDAEPAO-1862 PORTO ALEGRE ODONTOLOGIA LTDAEPAO-2103 CONSALTER CLINICA ODONTOLOGICA LTDA.EPAO-2114 EXCELENCIA ORTODONTIA LTDAEPAO-2395 SERVICO SOCIAL DA INDUSTRIA - SESIEPAO-2440 CLINICA ODONTOLOGICA ROMANI LTDAEPAO-2617 HELEN CRISTINA DE SOUZA BOSCHIEPAO-2916 RAFAEL NURY CARREIAEPAO-3033 SPA DENTAL CLINICA ODONTOLOGICA LTDATPD-60 OSCAR NORBERTO FROENERTPD-336 CLAUDIO CELSO DA SILVA LUZIATPD-378 ATILIO HUBER PEREIRATPD-610 EDILO NESTOR PFEIFFTPD-761 OSMAR CORREA MACHADO JUNIORTPD-1503 MONICA BARCELLOS GARCIATPD-2466 VIVIANA ROLLSING ROSATPD-2720 LARISSA BORGESTSB-696 MARIA ELENA DO NASCIMENTO ZANELLAASB-356 SIRLEI TONELLO DE LUCCAASB-728 ROSMARI DA ROSA SANTOSASB-972 NATALIA PALHANO ORTIZASB-1522 VIVIANE BORTOLUZASB-1588 ILMA LOURDES PRESTESASB-2669 GISELE MARISA DE AVILA PEREIRAASB-2879 VALQUIRIA FATIMA SCHUMACHER DE VARGASASB-3370 HELEN BORGES BERNARDONASB-4012 BEATRIZ LODI FREIREASB-4877 JESSICA SCHAFERASB-5079 LAIS PACHECO BORGESASB-5316 LUANA SILVA KOCHENBORGERASB-5475 ANDREZA REGINA NOVAES GOUVEAAPD-125 JADIANE GUSSO

INSCRIÇÕES PRINCIPAISCIRURGIÕES-DENTISTASCD-11763 CALINE ANGELICA FALSTER CD-21844 EDIVIANE LETICIA SCHMITZCD-21845 REBECA THAYSE DA SILVA IBALDO CD-21846 RENATA SOUZA DOS SANTOS CD-21847 MARCIA PITT SILVACD-21848 EDI APARECIDA SILVEIRA POSPICH CD-21849 KEYLLA WITTMANN CD-21850 MATHEUS AUGUSTO BRITO CD-21851 JULIA SOUZA MICHEL CD-21852 CAROLINA RIGHI ALVES CD-21853 VANESSA ROSANO CLIMUS CD-21854 CAMILA SCHMIDT ALENCASTRO CD-21855 LARISSA CAVASSOLACD-21856 TOMAS ANTONIO AGOSTINETTO CD-21857 ANA CLAUDIA BAGGIO CD-21858 NELSON DE OLIVEIRA COELHO NETO CD-21859 FERNANDO DALLA VECCHIA CD-21860 ALESSANDRA HEBLING RODRIGUES CD-21861 EDUARDO GIRARD SIQUEIRA CD-21862 AVNER LUIS BERTOLLO CD-21863 TAIS ELIANE KNUPPCD-21864 TARCISIO CARDOSO TEIXEIRA CD-21865 KELIAM MORAIS CD-21866 FABIANA CARLA PETER CD-21867 SABRINE THAIS BACH CD-21868 DENIS EIJI TAMAKICD-21869 BRAITNER LOVATTO CD-21870 JULIANA SILVEIRA POSPICHCD-21871 TIAGO AUGUSTO MORANZA CD-21872 ISADORA PERES KLEIN CD-21873 JULIA ROSA DE ALMEIDA CD-21874 CRISTIANO DEMARTINI CD-21875 DANIEL AUGUSTO OTTOBELLICD-21876 LETICIA DOS SANTOS BARRETO

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 19 19/12/2013 11:41:33

20

DEZEMBRO - 2013

InformaCD-21877 MIGUEL ANGELO SILVA WAGNER FILHOCD-21878 MICHELE FATIMA MASIOSKI CD-21879 MARIA EUGENIA VOLPATO PASSARINI DE RESENDE ZAMPIERICD-21880 JOAO CARLOS PEDREIRA BONSUCESSOCD-21881 RODRIGO BUENO ROCHA CD-21882 RAFAELA BRUNA CORDEIRO PIRES DE SOUZA CD-21883 ANA PAULA BRAGA JOAQUIM CD-21884 CIRO ANDRE JUSTO DO ESPIRITO SANTOCD-21885 DEBORA FELINI CD-21886 LILIAM RODRIGUES TAVARESCD-21887 RODRIGO SCHNEIDERCD-21888 BRUNA GIOTTO BRAGA CD-21889 RAFAELA SILVA MARIM CD-21890 GABRIEL GOULART VITORINOCD-21891 RAMON DA SILVA MACIEL CD-21892 PRISCILA PEROZA PIAIA CD-21893 LARISSA HOLDERIEDCD-21894 LARISSA MICHELI DIEL CD-21895 LAIZ LUCKNER BOGONI CD-21896 AMANDA POMPERMAIER CD-21897 DANIELA MARIA REZENDE CD-21898 BARBARA GUIDETTI QUINTEIRO CD-21899 EDUARDO VARELA PARENTE CD-21900 FELIPE RAMOS ROSACD-21901 DAIANA RUELA DA SILVA BRIGNONI CD-21902 GRACIELA REZENDE DE SOUZA CD-21903 DANIELE SALVALAGGIO CD-21904 KARINE VIEIRA ZAPPELINI

ENTIDADES PRESTADORAS DE ASSIST. ODONTOLÓGICAEPAO-3273 CLINICA ODONTOLOGICA PORTAL ODONTO LTDA.EPAO-3274 PORTELLA & PECH LTDA EPAO-3275 CLINICA MEDICA SPECIALITE LTDA EPAO-3276 SIM ODONTO CLINICA ODONTOLOGICA LTDA - MEEPAO-3277 CENTRO DE ORTODONTIA DRA CAROLINA DO NASCIMEN-

TO S/S LTDA EPAO-3278 CLINICA CRED DENTAL LTDA - ME EPAO-3279 DENTAL EXAMES LTDA - ME EPAO-3280 LBP ODONTOLOGIA E MEDICINA LTDA - EPP EPAO-3281 ALESSON E LINEIA ODONTOLOGIA EPAO-3282 STEFENON & PROVENSI LTDA - ME EPAO-3283 CLINICA DENTARIA BORTOLOZO LTDAEPAO-3284 SINDICATO DOS TRABALHADORES NO CALCADO DE NOVO

HAMBURGO EPAO-3285 CLINICA DENTARIA ORAL CLINIC LTDAEPAO-3286 AP FERNANDES CLINICA ODONTOLOGICA LTDA - MEEPAO-3287 SERVI SERVICOS MEDICOS SOCIEDADE SIMPLES LTDA - MEEPAO-3288 CELIA LUISA SILVEIRA SCHIRMER ODONTOLOGIA - MEEPAO-3289 CAMILA ARROSI & CIA LTDA-ME EPAO-3290 EDMAR DA SILVA MATTOS EPAO-3291 PEDRO MAURO DOMINGUES DE SOUZA EPAO-3292 ODONTO LABER CLIN. ODONTOLOGICA LTDAEPAO-3293 FRANCIELA NARA MERTEN -ME EPAO-3294 THIAGO SALVADOR & SANTOS SERVICOS MEDICOS LTDA-MEEPAO-3295 LAURI CAMPOS ME EPAO-3296 CLINICA ODONTOLOGICA DON RAFAEL EIRELI -MEEPAO-3297 CEDRO-CENTRO DE DIAGNOSTICO E REABILITACAO ORALEPAO-3298 CLINICA ODONTOLOGICA ABASCAL LTDA EPAO-3299 ARTDENTE - LOCACAO DE EQUIPAMENTOS ODONTOLOGI-

COS LTDAEPAO-3300 WEBBER & CECCONELLO CLINICA ODONTOLOGICA LTDA.EPAO-3301 ASSOCIACAO BEITH SHALOM EPAO-3302 EVA KRUGER - EIRELI EPAO-3303 CLINICA ODONTOLOGICA GEDSON LTDAEPAO-3304 VIVA SORRIR ODONTOLOGIA S/S LTDAEPAO-3305 CALU CONSULTORIO DENTARIO LTDA EPAO-3306 OHSE & CHRISTOFF SERVICOS ODONTOLOGICOS LTDAEPAO-3307 BOFF, VARGAS & CIA LTDA EPAO-3308 FONTOURA E SANTIAGO PROTESE DENTARIA LTDA-MEEPAO-3309 SAUDE BUCAL CLINICA ODONTOLOGICA LTDA EPAO-3310 NERY E NORONHA ODONTOLOGIA AVANCADA LTDAEPAO-3311 FASCIO RADIOLOGIA CIRURGIOES DENTISTAS ASSOCIADOS

S.S LTDA.EPAO-3312 CLINICA ODONTOLOGICA ANDREOLLA - EIRELIEPAO-3313 CENTRO CLINICO N H LTDA EPAO-3314 LIMA & JEREMIAS LTDA ME EPAO-3315 PREFEITURA DE GETULIO VARGAS EPAO-3316 CENTRO ODONTOLOGICO MMN S/S LTDAEPAO-3317 MARTINS E LUIZ SOLUCOES ODONTOLOGICAS LTDAEPAO-3318 CLINICA DENTARIA SANTIAGO LTDA

TÉCNICOS EM PRÓTESE DENTÁRIA TPD-2861 FERNANDA PINTO NUNES TPD-2862 JOSEANE BARBOZA DA SILVA TPD-2863 PABLO WEISSHEIMER LOPES TPD-2864 TACIANE INAIARA CEZA TPD-2865 MARCELO TOYOTA TPD-2866 GESICA MORONI TPD-2867 ALINE SCHERER TPD-2868 GOFFREDO GIUDICI TPD-2869 FABIANA SIGNOR TPD-2870 ROBERTA DELAZERI TPD-2871 GUACIRA MARIA GOMES TPD-2872 JUSTINE PERSCH TPD-2873 ANDERSON DUTRA BOLINA TPD-2874 NAGILA POHLMANN SANTOS TPD-2875 MAGDA CRISTINA FERREIRA SANTIAGO TPD-2876 DIEGO MARTINS LUIZ TPD-2877 CRISTIANE CIOCCA GALLINO TPD-2878 MICHELE ANTONELO DE OLIVEIRA TPD-2879 ENNIO LISBOA PESSOA TPD-2880 ALEXSANDRA FARIAS DE SOUZA FAMA TPD-2881 JEFERSON CRISTIANO DE BAIRROS TPD-2882 ALEX YAMADA TPD-2883 RAMON PEREIRA DIAS

TPD-2884 HUMBERTO GUSTAVO SCHWERT TPD-2885 TATIELI SOLANGE LERMEN MOREIRA TPD-2886 MARCELO MASSIERER TPD-2887 PRISCILLA NARDI DA COSTA TPD-2888 FABIANO ZAN TPD-2889 LUCIANO ABEL GUIZZO

LABORATÓRIOS DE PRÓTESE DENTÁRIALB-423 ALEXANDRE ZIMMERMANN PROTESE - MELB-424 COPETTI E PEREIRA LTDA

TÉCNICOS EM SAÚDE BUCALTSB-969 MARCELA SILVA DE OLIVEIRA TSB-970 GABRIELA DOS SANTOS LIMATSB-971 LUCILEIA CARNIEL TSB-972 JULIANA DOS REIS MARTINSTSB-973 CASSIANE OLIVEIRA RODRIGUES TSB-974 CLEONICE DA SILVA BRAGA TSB-975 ALINE WENDEL TSB-976 MARIA ALICE NEVES DE MELO TSB-977 CAROLINE KANITZ TSB-978 DEISE WITT LEAL DOS SANTOS TSB-979 NURIA CRISTINA DE OLIVEIRA SOARESTSB-980 TATIANE DOS SANTOS ROCHATSB-981 JULIANA SILVA DE FRAGA TSB-982 NIKOLAS DE OLIVEIRA SOLTIS TSB-983 MAIRA CORNELI ZIEGLER TSB-984 THAIS DA SILVA MELO TSB-985 PRISCILA SILVEIRA ROCHA TSB-986 JOSIANE FARIAS DE LEMOS TSB-987 ANA PAULA REINALDO COSTATSB-988 ALINE MARCHONATTOTSB-989 CAROLINI LINK PEREIRA TSB-990 PAOLA GRASIELE DE LIMA PRADO TSB-991 CARLA MARIA VICENTE DE AMORIM TSB-992 CAREN LUCIANE CARVALHO BISCARO TSB-993 VERIDIANA DA SILVA TSB-994 CAMILA CARVALHO LOUREIROTSB-995 KETELIN SA THOMAZTSB-996 JESSICA MARASCHINTSB-997 NAIARA MENDES DE FREITAS MONTEIROTSB-998 JESSICA GUTERRES

AUXILIAR EM SAÚDE BUCALASB-6463 GRASIELE BOEIRA CAMPOS ASB-6464 JESEBEL CAETANO SANTOS ASB-6465 LETICIA SILVA DOS REIS ASB-6466 NICOLE ZANOTTO CRIXEL ASB-6467 PAMELA FRARE BRISOTTO ASB-6468 ALESSANDRA DE SOUZA ASB-6469 SILMARA DE OLIVEIRA ASB-6470 SILVANA MACHADO DA SILVAASB-6471 FRANCIELE SILVA GUNZEL ASB-6472 NIVALDO KASE MALAQUIAS ASB-6473 JESSICA FERNANDES PEREIRA ASB-6474 ISAURA FERNANDA SOUZA DOS SANTOSASB-6475 STEFANI MACHADO DA SILVAASB-6476 TAINARA HASAN BEDIN FORTUNATO ASB-6477 ANGELA CAMILA BORTOLI ASB-6478 ANGELITA FATIMA RIEGER DE OLIVEIRAASB-6479 TAISI CAMPELO FROS NASCIMENTO ASB-6480 LARISSA FERNANDA DE QUADRO KLAGEMBERGASB-6481 LILLIAM THAIS REIS DOS SANTOS ASB-6482 ELISANDRA HEBERLE BRUM ASB-6483 JANAINA MOURA RIBEIRO ASB-6484 ROSANGELA CRISTINA LIBARDONI LEVITZKI ASB-6485 FERNANDA DOS SANTOS DORNELES ASB-6486 ROSIMAR BOSCATO DOS SANTOS ASB-6487 CINTIA OLIVEIRA DOS SANTOS ASB-6488 CLAUSIA CAVALHEIRO FERNANDES ASB-6489 PAULA GARTNER RIGODANZO ASB-6490 FERNANDA FAO DA ROSA ASB-6491 JULIANA ASSIS DOS SANTOSASB-6492 KELEM DA SILVA DE OLIVEIRA ASB-6493 MAGNA XAVIER VIEIRA ASB-6494 MARCIA DAMIANA SANTOS SANTANA ASB-6495 PAULA BESSAUER ASB-6496 CATILZA SILVA DE SOUZA ASB-6497 THAIS ROZIANY FLOR APOLOASB-6498 DENISE DE OLIVEIRA CABRAL ASB-6499 FERNANDA CLAUDIA THOMAS ASB-6500 FRANCIELI MEOTTI OLIVEIRA ASB-6501 VALQUIRIA FERREIRA SANTOS ASB-6502 ANGELA PACHECO PALTIAN ASB-6503 FERNANDA TEIXEIRA DAITX ASB-6504 VIVIANE DA SILVEIRA LUTZ OLIVEIRA ASB-6505 JULIANA DOS SANTOS SELISTRE ASB-6506 SUELLEN DONATES LOVISON SERAFIMASB-6507 MARCIA SALETE DREHER HUNHOFF ASB-6508 NAOMI IASMINE RAMIREZ MOREIRA ASB-6509 SILVANE DE CASTROASB-6510 FRANCIELE RIBEIRO SAMPAIO ASB-6511 ANA HELENA OLIVEIRA CAPELLI ASB-6512 TUANE SELAU ASB-6513 NARA REJANE DA SILVA MACHADO ASB-6514 JOSIANE PASSOS VELEDA ASB-6515 JOSENARA DA ROSA LUZ ASB-6516 MARILIZE COELHO FLORES ASB-6517 DIEIZON JARDIM DA COSTA ASB-6518 ELEN VALADAO SOARES ASB-6519 MILEIA BALDINASB-6520 ERCI DE FATIMA BILHAR ASB-6521 VIVIANI GONCALVES RODRIGUES DA SILVEIRAASB-6522 ANDRESSA TERRA FERNANDESASB-6523 TACIANE FORSTER LOBUR

ASB-6524 MICHELINE SILVEIRA CARPES ASB-6525 ANGELICA BERTOLETTI THOMANN ASB-6526 MARINES DOS SANTOS FAGUNDES ASB-6527 ELIANE MARCHET ASB-6528 MARLISE ADRIANE DOS SANTOS ASB-6529 DELVANI LENZ ASB-6530 FERNANDA PEREIRA GARIBALDI ASB-6531 ALINE GOMES ALVESASB-6532 PATRICIA FLORINDO NUNES ASB-6533 ROSANGELA DE JESUS BRAGAASB-6534 LUANA OLIVEIRA DE LIMA ASB-6535 ALINE BORGHETTI ASB-6536 DANIELE GIOVANAZ ASB-6537 GRAZIELA ELIANA ALVES PEDROSO ASB-6538 BIANCA PESSI ASB-6539 JEAN VAGMAG JACINTO ASB-6540 KLEUFI GOULART CASTRO ASB-6541 RAQUEL MICHAEL CAPELETTIASB-6542 CAROLINA BOENI ASB-6543 DEISE SCHONARDT ASB-6544 GABRIELA ROCHA DE MATOS ASB-6545 ANGELICA SILVA DA SILVA ASB-6546 GLAUCIA CANTILIANO DOS SANTOS ASB-6547 CLAIR JANETE DOS SANTOS CERVI ASB-6548 PAOLA GRASIELE DE LIMA PRADO ASB-6549 CILME CHARQUE ASB-6550 JANITA DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO ASB-6551 LIDIANE ROSA DE MENESES ASB-6552 MAGALI CHAGAS OLIVEIRA ASB-6553 FLAVIA CEZAR DA ROSA ASB-6554 ARIANE ALANA PEREIRA DE REZENDEASB-6555 SCHEILA DA SILVA ASB-6556 IONE DE OLIVEIRA GOZDZIUK ASB-6557 LUANA DOS SANTOS PEDROSOASB-6558 MAIKIELI DE OLIVEIRA ROMANI ASB-6559 SILVANA LETICIA S. DUARTE DO NASCIMENTO ASB-6560 AMANDA TAYANE DE ZANONI MATOS ASB-6561 FABIANA PRATES ALVES MACHADO ASB-6562 VANESSA LISBOA DE AZEVEDO ASB-6563 FRANCIELI TOLENTINO DA SILVA ASB-6564 ADRIANE GUERREIRO LEMOS ASB-6565 HELENA GUCKERT ASB-6566 PRISCILA SILVEIRA DA ROCHA ASB-6567 CILEN LOPES DE OLIVEIRA RODRIGUESASB-6568 ELISA PETSEN ASB-6569 BRUNA SCHAIANE MORAES RODRIGUESASB-6570 ADRIANA LONDERO VENTURINI ASB-6571 CACIANA MARAFON ZANCHIN ASB-6572 BIANCA RODRIGUES CARVALHO ASB-6573 CARINE MACHADO GODOI ASB-6574 DAIANE MEDEIROS TORRES ASB-6575 TALITA FERREIRA ASB-6576 VANUSA OLIVEIRA DA ROSA ASB-6577 ELIANE DE FATIMA BORGES ASB-6578 ELUSANE CABRAL DINIZ ASB-6579 CIBELE BOHM DE CAMPOS ASB-6580 JANAINA AMARAL ASB-6581 ROBERTA SILVEIRA DOS SANTOS ASB-6582 TATIANE JACQUES FALLER ASB-6583 ANALISE CONCEICAO GROHE ASB-6584 ANGIE NIVAN APARECIDA RIBEIRO

EMPRESAS DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOSEPO-84 GUILHERME RUHMANN - ME EPO-85 CASSIA COUTINHO LUCAS EPP

ESPECIALIDADESCIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILO FACIAISCD-17247 MAURICIO DENDENA CD-18017 ROLF MUNER FILHO CD-18516 DIEGO MARCEL CADORE REMUSSI CD-21899 EDUARDO VARELA PARENTE

ENDODONTIACD-13651 CINTIA MUNIZ COUTO CD-16422 FERNANDO MULLER TEIXEIRACD-16507 ANA LUISA GRINGS DANNENHAUER CD-17099 FABIANA BORELLA CAMARA CD-17254 ROBERTA DE ARAUJO NORONHA NERY CD-17548 FREDERICO VIGHI DA ROSA CD-17843 GISELE GHIGGI CD-18222 ISABEL KAWSKI PORCIUNCULA CD-18336 ANGELA LIMBERGER CD-18734 LUCIANA LUNARDI MOUSQUERCD-18967 ALINE LICKS CD-18977 ELIDIANE ZANATTA CD-19042 SABRINA DHEIN CD-19282 ANDIARA ALVES DA SILVA CD-21576 LUCIENE DOS SANTOS TEIXEIRA CD-21904 KARINE VIEIRA ZAPPELINI

ODONTOLOGIA LEGALCD-15037 INGRIT FERNANDA PARLOW

ODONTOPEDIATRIACD-16601 TATHIANE LARISSA LENZI CD-18512 DEISI FATIMA DAMIN CD-21880 JOAO CARLOS PEDREIRA BONSUCESSO

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIALCD-14445 ANDREIA GONCALVES NEVES CD-14490 SIMONE APARECIDA KERN DA SILVA CD-15310 KATIUCE STRIBE KEPPLIN CD-15471 FERNANDO POSSENATTO SAMPAIO

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 20 19/12/2013 11:41:33

21

DEZEMBRO - 2013

CD-4386 GILBERTO DUTRA ALVESCD-4507 REGINA GOZZER BENJAMIN SULZBACHCD-7664 CLEUSA MARIA RODRIGUES AL-ALAMCD-8431 LEANDRO FANCHINCD-9301 CARMEN SILVA FISCHER TAVARESCD-10823 HENRIQUE ALEXANDRE PRESTES BARRIOSCD-11056 ALEYSSON OLIMPIO PAZACD-11819 FELIPE JOSE DIAS MENDESCD-12666 MARCOS VINICIUS REICD-13167 CAROLINA PANTOJA CALANDRINE DE AZEVEDOCD-13281 SILVANE SA FRANCOCD-15220 REGIA CRISTINA SORAGGICD-15240 FERNANDA JACOBS MONTINICD-15604 ALESSANDRA IRIGOYEN CORREA DA SILVA REICD-17061 LEONARDO MARIANO DA SILVACD-17456 RENATA PEREIRA BENDER MONTEIROCD-17505 RODRIGO HERMONT CANCADOCD-17601 VERIDIANA CRISTINA SENS DE OLIVEIRACD-17746 ISMAR EDUARDO MARTINS FILHOCD-18537 ALLISSON PRADO MENEZESCD-18806 LENIANA SANTOS NEVESCD-18814 LUCIANA GOMIDE FERREIRACD-19080 TALINE SILVA MARCHETTICD-19252 LISIANE MIRANDA DOTTACD-19539 RICARDO CARNEIRO LINO DA SILVACD-19685 FRANCIELE REGINA RAMOSCD-19757 LETICIA FERNANDA HAASCD-20309 DAIANA DAL MOLINCD-20417 CASSIO CHITOLINACD-20419 CINTIA HAASCD-20711 BRUNO ANTONIO STELZER DA SILVACD-20736 THIANE BARP BENINICD-20737 ANDRE PINTO COTRIMCD-20934 LUCIANE DA SILVA E SILVACD-20995 NAIANDRA NOGUEIRA MARCHESANCD-21055 VANESSA ZALESKICD-21064 SIONARA SEIBTCD-21082 RAFAEL TORTORACD-21093 CAMILLE BAPTISTA VAN DER BROOCKECD-21300 ROGER JUNGESCD-21383 HENRIQUE MULLER DE QUEVEDOCD-21518 RAISSA JORGE RELVASCD-21547 KEYLLA MARA CARDOSOCD-21577 FERNANDA MARQUES MACHADOCD-21580 RAFAEL REIS XAVIER DOS SANTOSCD-21605 ALINE WENGINOVICZCD-21607 BARBARA PARABONICD-21640 ROGERIO DORING JUNIORCD-21652 JIULIANI RADUNZCD-21745 RAFAELA SIMONETICD-21798 CAROLINE PEREIRA DE OLIVEIRACD-21809 TAIANE ANTUNES DA SILVACD-21828 GABRIEL DA SILVAEPAO-218 CLI. ODONT. SIND. CONDUTORES AUTONOMOS VEICULOS

ROD. STA. MARIAEPAO-380 GABINETE ODONT.COOP. AGRIC. MISTA GENERAL OSORIO LTDAEPAO-924 CENTRO-X RADIOLOGIA MAXILO-FACIAL E DOCUMENTA-

CAO ORTODONTICA S/C LTDA.EPAO-1316 CLINICA MEDICA E ODONT. CCNH LTDAEPAO-1578 CLINICA ODONTOLOGICA MAXIDENTE LTDAEPAO-1799 COMAR CLINICA E PLANO ODONTOLOGICO LTDA.EPAO-1845 CLINICA ODONTOLOGICA MAXIDENTE LTDAEPAO-1942 EDU & GUSTAVO CLINICA DENTARIA LTDAEPAO-2163 H3 SERVICOS ODONTOLOGICOS S/S LTDAEPAO-2361 CLINICA BONATTO - DERMATOLOGIA E ODONTOLOGIA

SOCIEDADE SIMPLES LTDAEPAO-2731 CLINICA DENTARIA NILTON ZIRBES S/SEPAO-2847 SUAVEDENT GP - SERVICOS ODONTOLOGICOS S/S TPD-102 ERIKA ANNA SUHNEL FERREIRA DA SILVA TPD-186 ADELINA PIERINA AVRELA TPD-324 JOSE ANTONIO ROSBACK ROCHA TPD-1412 EDUARDO HENRIQUE SILVA E SILVA TPD-1444 CRISTIANE GONCALVES DIAS TPD-2057 MARIANA MARTINS ROSA TPD-2290 RUBEM CARVALHO TABORDES TPD-2299 PAULO CEZAR CARVALHO DE AVILA TPD-2372 CARMEM LUCIA FERREIRA LEITE OLIBONI TPD-2586 INDIANA BLINI MOLINA TPD-2664 CRISTIANO PANERAI SOVERAL TPD-2760 CYNTHYA ANTINORI NOBREGA TSB-514 SOANE DA SILVA RODRIGUES TSB-573 FRANCIELE BEATRIZ GARCIA TSB-575 DIANIFER STAUB ASB-111 CARMEM LUCIA BITTENCOURT LOPES ASB-1756 DAIANE DA SILVEIRA MOURA ASB-2167 IRINEO SCHOLLES ASB-2520 SANDRA CARVALHO ASB-2955 VANESSA PEDRETTI ASB-2993 FRANCIELI GONCALVES DE SOUZA ASB-3269 SANDRA CRISTINA NUNES ASB-3358 DEISE WITT LEAL DOS SANTOS ASB-3769 MARISTELA ANTUNES DUTRA ASB-3944 GUIDA MARA MATIOTI ASB-4037 SHEILA ARIANE WINTER ASB-4043 GLAUCIA CASTELAN ASB-4441 CAMILA SLAVIERO FAVRETO ASB-4500 IVETE LESEUX ASB-4670 NILVA MORAES ASB-4869 ELIANE REGINA BARBOSA MENEGHINI ASB-5074 SABRINA STRASSBURGER MARTINS ASB-5855 DIEGO RODRIGUES DO COUTO PEREIRA

HABILITAÇÕESACUPUNTURACD-7797 LENIRA DA LUZ BARRETO

InformaCD-16483 FERNANDA DE MATTOS GALLIO CD-16485 GRASIELA BOANOVA VIEIRA CD-16799 RAFAEL HEINEN CD-16897 ARIANE SOARES KRASSMANN CD-17671 LUCIARA VANIZE OTTONELLI STOPIGLIACD-17886 TIAGO LUIS BESKOWCD-19039 RICARDO CARPES POSSAMAI CD-20328 SERGIO ESTELITA CAVALCANTE BARROS

PERIODONTIACD-9808 MARCIA TORRES GASTAL CD-12713 JALUSA BURMANN VIECILI CD-16202 VIVIANE LEAL BARBOSA CD-16423 FLORINDA RODRIGUES PINHEIRO MACHADO PRATES PILLONCD-16691 DANIELE DAI PRA CUNHA CD-18476 BRUNA FRIZON GREGGIANIN CD-20293 INGRID WEBB JOSEPHSON RIBEIRO SANADA CD-21849 KEYLLA WITTMANN CD-21860 ALESSANDRA HEBLING RODRIGUES CD-21868 DENIS EIJI TAMAKICD-21871 TIAGO AUGUSTO MORANZA

PROTESE BUCO MAXILO FACIALCD-13981 HEITOR RIBEIRO BIRNFELD

PROTESE DENTARIACD-6078 NESTOR OSCAR KUNRATH JUNIOR CD-7216 SOLANGE STUMM CD-9178 GISELA MARGUIT SCHULTZ GIONGO CD-9898 CHARLES AUGUSTO RUBENICH DE FREITASCD-10980 DALILA MARIA WEBBER CD-12541 PATRICIA SANTOS DE CASTRO CD-13546 ENRICO KIRST DA SILVA CD-14871 JULIANO PELLINI CD-15479 JOAO PAULO DE CARLI CD-16040 MARIA FERNANDA LOPEZ IBARGOYEN CD-16050 RAQUEL DE OLIVEIRA LOPESCD-16291 GUILHERME VERONEZI ROSTIROLLA CD-16461 KARIN ASTRID SEEHABER CD-17234 GIOVANNA VARGAS DOS SANTOS CD-17331 MARCO ANTONIO DE VILLA CD-17478 GUILHERME MENEGATCD-17543 FABIANA MARCHIONATTI BECKE CD-18316 PAULO RENATO CHRISTOFF BISSACOTTICD-18432 JULIANA GEHLEN WALCHER CD-18433 DENISE KNAPP CD-18515 RICARDO VIRGOLINO CARVALHO DA SILVACD-18647 MOZARA MIGNONI VIEIRA CD-18649 PRISCILA RODRIGUES DIAS GONCALVESCD-19030 LOURENCO OLIVEIRA CASTILLO CD-19145 ALINE CAMPOS OTANI BECK CD-21879 MARIA EUGENIA VOLPATO PASSARINI DE RESENDE ZAMPIERI

RADIOLOGIACD-21861 EDUARDO GIRARD SIQUEIRA

IMPLANTODONTIACD-5938 DENISE KALIKOSKY DE OLIVEIRA CD-6264 ROGERIO REIS LABREA CD-7888 IVAN SILVA DA SILVACD-8468 JORGE LUIS MOHRCD-8739 GEANCARLO MORO STEFANELLO CD-8812 ZILSON LUIZ RISSON CD-9332 VOLNEI FRANCISCO CARPES CD-9393 NILTON GUSTAVO SAUERESSIG CD-9572 EDUARDO ALOISIO FLECK NEUMANN CD-11085 ALEXANDRE CORREA TREMEA CD-11624 ROBERTO MAKOTO SUZUKI CD-12770 LEANDRO BECON VARGAS CD-13045 JANAINA NUNES DOS SANTOSCD-13170 CRISTIAN DEVES CD-14204 JERONIMO CHISTE CD-14487 ANDREY FELIPE MENDES CD-14724 JONAS TIBOLA CD-15191 EVERTON SCHER DE OLIVEIRA CD-15819 TIAGO PINTO CARVALHO CD-16005 CASSIANO TURELA BORGES CD-17290 TOBIAS TRES GIACOMOLLI CD-17813 RAFAEL SILVA DA SILVA CD-18252 CRISTINA SOMBRIO DA SILVA CD-18266 LEONARDO FRIGERI TEIXEIRA CD-18471 LUCIANO OLIVEIRA CASTILLO CD-18555 ANDRE RITTER CD-18956 RODRIGO DUTRA SEGALA CD-19041 ROLF HOFF SCHMIDTCD-19232 VINICIUS VILELA GALLINA CD-19251 BRUNA LUZA KORSACK CD-20785 SIMONE MASSAROLLOCD-21868 DENIS EIJI TAMAKICD-21871 TIAGO AUGUSTO MORANZA

ESTOMATOLOGIACD-3567 HELENA WILLHELM DE OLIVEIRA CD-9403 CILON LUIS LISOSKI

DENTISTICACD-7714 MIRIAN REGINA SILIPRANDICD-8501 SIMONE BITTENCOURT DA SILVA CD-11639 VINICIUS TORESAN CD-13564 CAROLINA DOS SANTOS ROJAS CD-16643 GRASIELA FERRARI CD-17104 GRAZIANE MAZUTTI CD-18211 BARBARA BORGES VELEDA CD-19010 BIBIANE DARODA

CD-19091 DEISE OSMARI CD-19618 MARCOS PAULO MARCHIORI CARVALHOCD-19740 CINARA DEVES

SAÚDE COLETIVA E DA FAMILIACD-11149 KAREN LUCIANE ZAPPE PEREIRA SOTOCD-11218 ELVIO LUIS SCHNEIDER CD-13970 LUCIANNE PONTES SARAIVA JUSTO CD-14161 JORGE LUIS DE OLIVEIRA CD-18382 ANNE CAROLINE RITTER CD-19604 ANA CLAUDIA GUTERRES PRESTES CD-19871 EDUARDO MADRUGA LOMBARDOCD-21379 EDUARDO LUIS ZARDO

ORTODONTIACD-8579 DEJANIR LUIZ SALCHER CD-10115 PATRICIA NICEA SUDBRACKCD-10580 ADROALDO ANTONIO DA SILVACD-10970 LETICIA TRUGILLO MULLERCD-11407 CHRISTINE COSTA ACOSTACD-13372 MAURICIO SAUL KAISERCD-13554 DIOGO SANDRICD-13959 CEZAR DAL PIZZOLCD-13967 MATEUS CHIES GUERRACD-14047 ANDREA LETTICD-14123 CESAR BRASIL SPERBCD-14411 MARQUELI VOGTCD-14427 ERIKY ARTHUR GOTTARDOCD-14549 ALINE PILZ MONTEIROCD-14686 RENATA KLEIN SCHMIDTCD-14869 JOSUE HAAS WEHRMANNCD-15027 ANDRE ALEX BALDISSERACD-15299 LETICIA FREITAS DE OLIVEIRACD-15628 TATIANE GALDINO PIRESCD-15672 KATIUSCIA SOUZA VELHOCD-15702 GUSTAVO ACAUAN DE FILIPPISCD-15770 LEONARDO DUTRA OCHOACD-16175 PATRICIA GIACOMELLICD-16386 LUCIANA DE AGUIAR CABERTECD-16590 LUIS EDUARDO BIZOGNE MOREIRACD-16818 ALINE BONATTOCD-16879 LISIANE GRANDOCD-17130 VIVIANE MARTELLOCD-17180 ADEMIR DA SILVA MESQUITA JUNIORCD-17181 ANA KELI CALLEARICD-17251 PRISCILA MONZOCD-17439 KELLY PACHALY MORSCHCD-17482 KATIA RAQUEL WEBERCD-17588 LEONARDO PEREIRA LOURENCOCD-17641 ADRIANA CARBONI BIEHLCD-17646 BRUNA MOOG ELYCD-17809 MAKELEN MENDESCD-17920 LETICIA SPINELLI JACOBYCD-18006 MONIQUE FONINI TREVISANCD-18065 LUIS FERNANDO VALENTE ZUCUNICD-18136 DANIELA FRANCO LAMBERTCD-18143 FREDERICO OTTONI BRAGA BARREIROCD-18277 JULIANA ZANETTINICD-18295 MARIO ALFRAN MACHADO DE BASTOSCD-18305 BRUNA PEREIRA ARGENTACD-18395 FRANCINE KONRATHCD-18405 ROSANGELA COLETCD-18546 FERNANDO KLEINUBING RHODENCD-18568 GABRIEL CARRACD-18876 FABIANE FLACH COUTO CD-18886 GUILHERME DE ARAUJO VIDALCD-18952 MONICA REDINCD-19258 VINICIUS CATANEO GONCALVESCD-19268 DIEGO NAVARINICD-21861 EDUARDO GIRARD SIQUEIRACD-21876 LETICIA DOS SANTOS BARRETO

RADIOLOGIA ODONTOLOGICA E IMAGINOLOGIACD-10996 ALTEMIR CESAR FERREIRA CD-12739 ANA PAULA DANTE CD-16281 CAROLINA SCHULMANN MEDAGLIA PACHECOCD-16440 MARILIA DA CUNHA LOPES CD-16460 JULIENE SILVA ALVES

DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR E DOR ORO-FACIALCD-1806 JOSE ANTONIO CASANOVA CD-11343 CLAUDIA SCHERER GRAFF

ODONTOLOGIA DO TRABALHOCD-10252 LENISE PEREIRA BARRETO DE OLIVEIRACD-13835 BETHANIA MOLIN GIARETTA CD-17307 RICARDO RODRIGO RODRIGUES DA SILVA

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARESCD-12145 DANIEL LEMOS ABADIE CD-15546 ANELISE BIAZIN DA ROSA CD-21880 JOAO CARLOS PEDREIRA BONSUCESSO

INSCRIÇÕES CANCELADASCD-1705 ENYR DALL MAGROCD-2332 ROSINA MARIA CORREA DA SILVA PEDREIRACD-2616 ORLEI SILVEIRA DE RESENDECD-2803 JOAO ANTONIO RECHCD-3320 NARA MARLOWA PINHEIRO DE CAMPOSCD-3850 NILSON LEITE XAVIERCD-4041 DERMINDO FIORIN FRAZZONCD-4050 ENA VANDORA OLIVEIRA DE FARIASCD-4109 CERES MARIA SANTOS KRAMERCD-4370 IVO RENELI TAGLIAPIETRA

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 21 19/12/2013 11:41:33

22

DEZEMBRO - 2013

Odontologia do Trabalho

Vamos unir forças e buscar aprovação do Projeto de Lei

Sheila Rosembergas Vilas Boas, CD(*)

O Projeto de Lei (PL) 422/07, que trata da obrigatoriedade da Odontologia do Trabalho na Equipe de Saúde Ocupacional nas Empresas médias e grandes, depois de passar por todas as Co-missões, esbarrou em um parecer desfavorável na última, a Comis-são de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC, onde é julgado o mérito da constitucionalidade.

O relator, deputado federal Paes Landim, considerou o proje-to inconstitucional, argumentan-do em seu parecer que a saúde é de responsabilidade do Estado.

Concluímos então que o rela-tor não entendeu que a Odonto-logia do Trabalho NÃO faz trata-mento e que é IGUAL à Medicina do Trabalho, porém em sua área de atuação. E, se a Medicina do Traba-lho é constitucio-nal, a OT também é, bem como Enge-nharia do Trabalho, Enfermagem do Tra-balho e Técnicos de Engenharia de Se-gurança do Traba-lho que compõem a

Equipe de Saúde Ocu-pacional.

Com esse objetivo, estamos trabalhando, CFO e os CROs, com o apoio do CECO, para derrubar essa negati-va.

Já temos 19 votos favoráveis em sepa-rado! Daí vem a per-gunta: Quantos votos precisamos?

Do parecer do relator, quando for votado, valerão os votos dos integrantes des-sa Comissão que estiverem pre-sentes no dia. Somente se ven-cermos essa etapa, serão abertos os votos em separado.

Então para que servem esses votos em separado? Servem para que o autor proponha as mudan-ças que julgar necessárias no PL.

CRÉDITO: Arquivo CRO/RS

* Presidente da Comissão de Odontologia do Trabalho do Conselho Regional de

Odontologia/RSEspecialista em Odontopediatria e

Odontologia do Trabalho

Sheila em reunião com presidente Flávio Borella: apesar das adversidades vamos

buscar aprovação do PL

No nosso caso, todos os votos em separado lançados foram favorá-veis.

Cada voto favorável em sepa-rado que ganhamos tem a fun-ção de provar a legitimidade do PL e encorajar os Deputados que ainda estão indecisos a votarem conosco.

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 22 19/12/2013 18:58:24

23

DEZEMBRO - 2013

Comunicação

É isso mesmo. Os canais de co-municação da Autarquia, que são de vocês, inscritos, estão à dispo-sição, inclusive nas etapas de pro-dução editorial. Participe, venha fazer notícia! A Autarquia dispõe de diversas plataformas: a revista, que você lê agora; o site, em constante atualização com as notícias referen-tes à atuação do Conselho; a News Letter, enviada mensalmente - dire-tamente para o seu e-mail (se você não recebe, entre em contato com o setor de cadastro e atualize o seu

Inscrito: venha fazer a programação dosmeios de comunicação do CRO/RS

COMO PROCEDER:Contate com a COMUNICAÇÃO:

(51) [email protected]

endereço eletrônico!) - com um apanhado das notícias mais im-portantes; e a Rádio Web...

Para essa, fazemos uma re-ferência especial: a Rádio Web foi pensada especialmente para ser executada nos consultórios odontológicos. Com repertório musical de altíssima qualidade e inserções com notícias atuais sobre a Odontologia, é ideal para a sua sala de espera. Que tal nos enviar a sua notícia? Teremos o maior prazer em veiculá-la.

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 23 19/12/2013 11:41:35

24

DEZEMBRO - 2013

Espaço do Leitor

Prof. Rubens Garavello Machado. CD

O conceito de “obrigação de re-sultado” que durante certo tempo envolveu a atividade odontológica, é, em nossos dias, totalmente ana-crônica e insustentável. Lembramos que na obrigação de resultado exis-te um compromisso do pro� ssional, no caso CD, com um resultado espe-cí� co ao � nal do tratamento.

Esta re� exão nos ocorreu de-pois de recente divulgação no Jor-nal Nacional de sentença propala-da em São Paulo, dando ganho de causa a uma paciente de tratamen-to ortodôntico frente a um resulta-do não esperado. A partir daí, surge a polêmica: no tratamento Odon-tológico existe uma  obrigação de resultado  ou de  meio?  (nesta, o pro� ssional se compromete, não a obter um determinado resultado � nal, mas sim, procurar este resul-tado, fazendo uso de sua arte e ci-ência para que isso aconteça).

O ônus da independência...

Para a medicina é aceito, sem grandes discussões, o principio de  resultado de meio. O fato da Odontologia, se desvincular da medicina e surgir como ciência autônoma lhe acarretou o ônus de perder a prerrogativa paci� ca do entendimento que a medicina tem dessa modalidade. No entan-to, as inovações cientí� cas e tec-

Obrigação de Resultadonológicas da Odontologia tornam inadequado este antigo conceito de obrigação de resultado.

Existem três grandes fatores que interferem no resultado de um pro-cedimento odontológico, seja ele qual for: o fator da imprevisibilidade; o empenho do paciente em cum-prir aquilo que só a ele cabe fazer; e a resposta orgânica ao tratamento.

Evidentemente, ressalva-se que omissão voluntária, negligência, imperícia ou imprudência no tra-tamento, é agravante ao pro� ssio-nal e sempre caracterizarão culpa. Desta forma, é bem possível que ocorra resultados diversos do es-perado e desejado nas áreas da Ortodontia, da Implantodontia, e das Cirurgias Bucomaxilares, En-dodontia, Prótese e até mesmo da Dentística e da Endodontia sem que isto caracterize culpa ou dolo do cirurgião-dentista.

O compromisso do CDenvolve mais uma obrigação

de resultado....

Em uma pequena busca históri-ca apreendemos que a classi� cação das obrigações contratuais, em de meios e de resultado, é uma criação doutrinária do jurista francês René Demogue (1930).  Em nosso meio foi um eminente jurista, Menegale J. Guimarães, que no distante ano de 1937 introduziu o conceito de que “o compromisso do cirurgião-dentista envolve mais acentuadamente uma

obrigação de resultado, porque a patologia das infecções dentárias corresponde etiologia especi� ca e seus processos são mais singulares e restritos (...) consequentemente, mais fácil para o pro� ssional com-prometer-se a curar.”  Este conceito foi introduzido na doutrina jurídica e repetido por dezenas de autores desde que Aguiar Dias o citou em sua obra Da Responsabilidade Civil. Se isto foi válido para aqueles tem-pos NÃO É MAIS HOJE!

Infelizmente alguns tribunais continuam a formular suas deci-sões baseadas neste inadequado e superado conceito.

Evidentemente que a busca por saúde bucal está inserida num con-texto mais amplo que uma mera reparação de uma lesão dentária. Em nossos dias, só para exempli-� car, ao procurar um implante ou um tratamento ortodôntico, o pa-ciente não está somente buscando uma recomposição estética, mas uma reabilitação funcional e saúde bucal, que implica normalmente em restabelecimento de funções mastigatórias, fonéticas, periodon-tais, articulares, recomposição de dimensão vertical e resolução de problemas articulares. Se a estéti-ca poderia ser interpretada como a contratação de um serviço em que se pode pensar em obrigação de resultado, faz-se mister lembrar que para se obter este resultado, depende o tratamento, de aspec-tos � siológicos, que  � cam imbrica-

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 24 19/12/2013 11:41:35

25

DEZEMBRO - 2013

dos a condições orgânicas indivi-duais, impossíveis de previsão.

Consideremos também que o ju-rista Menagale fazia referência à “pa-tologia das infecções dentárias”;  o que para a época era perfeitamente aceitável, mas hoje é inadmissível. A moderna Odontologia não cuida so-mente das patologias das infecções dentárias,  mas é responsável por todo o sistema estomatognático do ser humano. O CD deixa de ter so-mente uma visão dentocêntrica (o dente como centro) para tornar-se um verdadeiro agente de saúde, que lida com um sistema que está em re-lação direta com o todo do paciente que o procura. Não é mais possível

relacionar o pro� ssional da Odon-tologia com aquele que cuida do dente. Sua atuação vai muito além disto. A dicotomia boca (dente) e restante do organismo não é mais possível ser mantida. Desta forma temos que pensar ao se falar em “tratamento dentário” que estamos indo muito além do dente. Tem que se entender que se está lidando com o corpo humano que possui características diferenciadas para cada tipo de pessoa, não sendo possível ao pro� ssional comprome-ter-se previamente a determinados resultados, frente às diversidades do organismo e reações particula-res da � siologia humana.

Assim como a Odontologia, nas ultimas décadas evolui cienti� ca-mente e tecnologicamente, o orde-namento jurídico, deveria acompa-nhar esta evolução adequando-se a esta nova realidade.

Ficar � xado, engessado, em con-ceitos formulados no distante ano de 1937(século passado) não é fazer jus-tiça e nem acompanhar a evolução. É algo absurdo, inadequado e ilegal.

Talvez fosse hora de todas as nossas Entidades de Classe promo-verem ações esclarecedoras e edu-cativas com o escopo de modi� car estes esdrúxulos conceitos.

Opiniões expressas nesta coluna são deresponsabilidade do autor.

Espaço do Leitor

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 25 19/12/2013 11:41:35

26

DEZEMBRO - 2013

Convênios

O CRO /RS sugere às operadoras quese adequem às normativas e ao CEO

A Comissão de Convênios e Creden-ciamentos do CRO/RS completou um ano de atividades ciente dos problemas existentes. Para enfrentá-los de� niu es-tratégias e elencou como metas:

• conhecer regras, normativas e • leis que regulamentam a relação • entre os CDs e os Planos;

• estabelecer um canal direto de • diálogo com a ANS;

• propor alterações/sugestões ao CFO;• conscientizar os CDs sobre seus

• direitos;• exigir que as operadoras cum-

pram o estabelecido. Assim foi feito. A CCC/CRORS bus-

cou parceria com o núcleo regional da ANS que permitiu a instauração de processos tanto junto ao CRO/RS, quanto à própria agência.

Números que marcam o mercado

Desde a publicação da Lei 9.656/98, que regulamenta a saú-de suplementar (planos de saúde) constatou-se o crescimento dos pla-nos exclusivamente odontológicos.

No Brasil:• em 2003 eram 4.325.568 bene-

� ciários; • em 2013 este número subiu

para 19.140.086.No Estado:• os planos de saúde exclusiva-

mente odontológicos atendiam, em julho de 2013, 576.000 pessoas: 5,19% da população.

Este número tem aumentado signi� cativamente a cada ano, as-sim como as receitas das opera-doras. Em 2012, o lucro foi de R$

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 26 19/12/2013 11:41:36

27

DEZEMBRO - 2013

Convênios

2.277.682.920,00, para uma despesa assistencial de R$ 1.111.623.447,00.

A mensalidade média paga pelos usuários vai de R$ 12,00 a R$ 15,00. Já os planos médico/hos-pitalares têm uma receita de R$ 93.096.058.726 para uma despe-sa de R$ 79.047.927.543,00, e uma mensalidade em média de R$ 140,00 a R$ 150,00.

Processo ético X atitude infratora

Analisando os dados percebe-mos que as operadoras de planos exclusivamente odontológicos tra-balham com uma margem de lucro bem maior que operadoras de pla-nos médicos, sendo que as mensa-

lidades pagas pelos usuários de planos e x c l u s i v a m e n t e odontológicos são extremamente bai-xas. A falta de regu-lamentação é o que permite esse cená-rio tão distinto.

As operadoras exclusivamen-te odontológicas procuram baixar cada vez mais os preços das mensali-dades a � m de agregar mais clientes. Para tanto, reduzem ao máximo os valores dos repasses aos prestado-res, impondo regras que infringem o CEO. Mediante esses fatos, o CRO/RS enviou um ofício para as operadoras apresentarem documentos, como

contratos com os CDs e manuais. Contra as empresas infratoras, serão abertos processos éticos.

AO LADO DO DENTISTAAO LADO DO DENTISTA

- 208 19 491- 208 19 491

1616

Comissão de Convênios e

Credenciamentos fecha um ano

com metas estabelecidas para o próximo período

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 27 19/12/2013 11:41:42

28

DEZEMBRO - 2013

Homenagem

Dias comemorati vos das profi ssões auxiliaresEles têm importância funda-

mental para o trabalho desenvol-vido na Equipe de Saúde Bucal. Trabalham muitas vezes “por trás dos panos”, em, como os nomes dizem, funções técnicas e auxilia-res. Eles são os Técnicos em Pró-tese Dentária, Auxiliares de Saúde Bucal e Técnicos em Saúde Bucal, que dividem junto com o CD a ta-refa de promover e zelar pela saú-de bucal e, neste período do ano, têm suas datas comemorativas: em 05/11, os TPDs; em 24/12, TSBs e ASBs.

Dia do TPDNo seu dia (05/11), uma home-

nagem foi publicada em jornais de grande circulação do Estado. Como o texto diz, trabalha junto ao CD com o objetivo de restituir a condição mastigatória e estética dos pacientes.

Dia do TSB e ASBNo momento do fechamen-

to da edição, não havíamos che-gado ainda ao dia 24. O que não signi� ca que as devidas homena-gens não foram feitas. Através da

TPDs, ASBs e TSBs têm suas datas comemorativas neste período do anorevista CRO Notícias estamos refor-çando os cumprimentos.

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 28 19/12/2013 11:41:43

29

DEZEMBRO - 2013

A Audiência Pública (03/12) na Câ-mara Federal trouxe alento àqueles que acompanham a tramitação do PL 422/07 (Odontologia do Trabalho). Com quase três horas de duração, o evento cumpriu as expectativas de esclarecer os parlamentares sobre o tema, já que o projeto havia recebi-do parecer contrário na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Representando o CRO/RS, a presi-dente da Comissão de Odontologia do Trabalho da Autarquia gaúcha, Sheila Rosembergas Vilas Boas, sustentou de maneira � rme a oportunidade de apro-

Audiência Pública

Audiência Pública reacende debate sobre Odontologia do Trabalho

vação do projeto, apontando os diversos benefícios que a medida traria à população e aos pro� ssionais. Em sua expo-sição, ela foi enfática ao a� rmar que o projeto não é inconstitu-cional, conforme conclui o pa-recer, e, por não possuir caráter assistencialista, não represen-taria ônus para os empresários.

O parlamentar Assis Melo, autor da requisição da Audiência, tam-bém se manifestou favorável ao tema, com um pronunciamento muito apre-ciado pelos pro� ssionais presentes.

Projeto de Lei 422/07, sobreOdontologia do Trabalho,

está na Câmara Federal

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 29 19/12/2013 11:41:44

30

DEZEMBRO - 2013

Voz do CD

CD Heloísa Helena Frainer Ilha Mo-reira(*) 

Os passos da Odontologia para se tornar conhecida como necessá-ria em todas as esferas que envol-vem saúde, fazem com que projetos de leis importantes tramitem no âmbito Federal há muitos anos sem conclusões. Alguns, neste momen-to com ação reativada, estão mo-vimentando a classe odontológica no sentido de esclarecer aos leigos a importância de reformulações. Várias são as frentes de atuação, tais como: Odontologia Hospitalar; Odontologia do Trabalho e Progra-mas de Saúde nos níveis municipais, estaduais e federal.

Não podemos mais aceitar que a Saúde Bucal não tenha a sua im-portância reconhecida na saúde do indivíduo. Não podemos aceitar que outros pro� ssionais diagnosti-quem, prescrevam e atestem pelo Cirurgião-dentista, justi� cando talato como resultado da falta do pro� s-sional nas unidades de atendimento de saúde ao enfermo, ao empregado, ao ser humano.  Momento de movimentação da classe

Odontologia é imprescindível no contexto saúde. Não há saúde geral se não houver saúde bucal, está lógi-

Só existe saúde, com saúde na boca...Então por que a Odontologia e seus profi ssionais não são valorizados?

Chega de dubiedade e morosidade nas avaliações dos Projetos de Leis que podem favorecer a população

e os pro� ssionais.

ca sustenta e rati� ca o atual momento de m o v i m e n t a -ção da classe, e s q u e c e n d o diferenças, bus-cando o reco-nhecimento e a formalização de nosso pro� ssio-nal em órgãos hoje carentes ou desprovidos, s implesmente por desconhe-cimento ou sub valorização de administradores.

A Odontologia precisa ser incluí-da nos hospitais, nas UTIs, nas Unida-des de Atendimento de Prefeituras, dos Estados, do SUS, nas empresas, com enfoques especí� cos para cada atuação, demonstrando e provando que muitas intercorrências, - doenças, - afastamentos da rotina normal de vida, poderão ser evitados e adminis-trados, com pro� ssionais competen-tes para conduzirem estas atuações.

Dubiedade e morosidadeque não se justi� cam mais

A cada semestre temos um ex-pressivo número de jovens que saem das Faculdades de Odontologia bus-cando o mercado de trabalho, afoitos pela realização e sucesso pro� ssional mas... deparam-se com grandes di� -

culdades para tal. Oferta de trabalho

sem a contratação re-gulamentar preconiza-da pelo Ministério do Trabalho e Emprego; remuneração por tra-balho não o� cial - bem abaixo dos valores mí-nimos; pequena ofer-ta de concursos para empregos públicos são algumas das im-portantes questões que a� igem e preo-cupam os pro� ssio-nais, principalmente os mais jovens. Se consultarmos os Pro-jetos de Leis que tra-mitam no Congresso

podemos observar que ainda temos muito para lutar, pois demonstram uma dubiedade de entendimentos complementada por morosidade nas análises que não se justi� cam mais.

Mãos à obra!!!

Temos pro� ssionais capacitados, temos demanda de trabalho e temos o mais importante: a certeza com-provada de que só conquistaremos saúde se tivermos uma boa SAÚDE BUCAL. Assim, é demonstrar a to-dos o quanto estão perdendo sem o nosso trabalho. Movimentação não só das Entidades de Classe mas tam-bém de cada um de nós.

Mãos à obra!* Membro Comissão Odontologia do Trabalho CRO/RS

diferenças, bus-cando o reco-nhecimento e a formalização de nosso pro� ssio-nal em órgãos hoje carentes ou desprovidos, s implesmente por desconhe-

culdades para tal.

sem a contratação re-gulamentar preconiza-da pelo Ministério do Trabalho e Emprego; remuneração por tra-balho não o� cial - bem abaixo dos valores mí-nimos; pequena ofer-ta de concursos para empregos públicos são algumas das im-portantes questões que a� igem e preo-

A Odontologia precisa ser incluída nos

hospitais, nas UTIs, nas Unidades de

Atendimento de Prefeituras, dos Estados,

do SUS, nas empresas, com enfoques

especí� cos para cada atuação

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 30 19/12/2013 11:41:48

31

DEZEMBRO - 2013

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 31 19/12/2013 11:41:48

2014... O novo ano vem repleto de novidades atrativas à classe.Entre elas é possível antecipar a atividade-chave do mês.

Confira, manifeste opinião ([email protected]) e agende participação.

Sucesso da agenda dependeda participação do profissional

2014

Janeiro Operação Vento do Mar – investida no Litoral aproveitando o grande fluxo e disponibili-dade da população para estimular o cuidado com a saúde bucal

Fevereiro Campanha Publicitária – Investimento na mídia com objetivo de conscientizar população sobre a importância de consultar o cirurgião-dentista

Março Fórum Itinerante - Representação do CRO/RS de desloca às cidades interessadas debatendo assuntos eleitos pelas localidades gaúchas

Abril Honra ao Mérito da Odontologia Gaúcha - Láurea aos profissionais que contribuíram para o avanço da Odontologia

Maio Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal

Junho Encontro dos Representantes do CRO/RS - Oportunidade onde os problemas locais são discutidos sobre um macro olhar

Julho Inauguração da nova sede do CRO/RS e de novos serviços disponibilizados à classe

Agosto Dia de mobilização em defesa dos pleitos da Odontologia

Setembro Saúde & Tradição – presença da Odontologia na celebração da Revolução Farroupilha

Outubro Entrega do Certificado de Inscrição Remida

Novembro Encontro dos Delegados – Oportunidade onde experiências positivas são compartilha-

das, traçadas metas comuns e potencializadas iniciativas em prol da Odontologia

Dezembro Natal Solidário

Mês Atividade

Revista CRO_DEZEMBRO.indd 32 19/12/2013 11:41:49