sias iniciou processo eleitoral para os conselhos deliberativo e … · 1. e-mails protegidos...

8
Expediente Conselho Deliberativo: Indicados pela Patrocinadora - Instituidora IBGE: Francisco Garrido Barcia (Presidente) Paulo Bahia de Araújo Paula Dias Azevedo Eleitos pelos participantes e assistidos: Idília Marques Pereira Jorge Pinto Gomes Maria do Socorro Pacheco Pinho Conselho Fiscal: Indicados pela Patrocinadora - Instituidora IBGE: Celia Maria Felisberto Francisco Soares Ferreira Eleitos pelos participantes e assistidos: Renato Bordignon (Presidente) Indicada pelos Conselheiros Deliberativos eleitos pelos participantes e assistidos: Nadir Alves Barbosa Ribeiro Diretoria Executiva: Diretor Presidente: Carlos Alberto Pereira Diretor Administrativo e Financeiro: Luiz Augusto Britto de Macedo Endereço para correspondência: Rua do Carmo, 11 – 6º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20011-020 www.sias.org.br Produção Editorial e Projeto Gráfico: Atalho Comunicação Corporativa www.atalhocomunicacao.com.br Jornalista Responsável: Barbara Castro (Reg. MTb 18976/RJ) Tiragem: 9.000 mil exemplares Ano 10 - Edição 39 De Janeiro a Março de 2013 [email protected] Dê preferência à solicitação por e-mail para registrar o seu pedido e acompa- nhar o atendimento. Rio de Janeiro: 21 2505-0050 Demais localidades: 0800 282 9647 Fax: 21 2505-0060 [email protected] OUVIDORIA SIAS iniciou processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e Fiscal - Página 5 Leia também: A importância do seu e-mail particular no cadastro da SIAS. Página 03. Encerrada a pesquisa de satisfação. Confira! Página 04. Conheça o projeto de Educação Financeira e Previdenciária da SIAS. Saiba mais! Página 06. O Relatório Anual de Informações de 2012 já está disponível no site da SIAS. Página 07.

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SIAS iniciou processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e … · 1. E-mails protegidos (anti-SPAM) Por questões de segurança, os e- mails do IBGE possuem rigorosos sistemas

ExpedienteConselho Deliberativo:Indicados pela Patrocinadora - Instituidora IBGE:Francisco Garrido Barcia (Presidente)Paulo Bahia de Araújo Paula Dias AzevedoEleitos pelos participantes e assistidos:Idília Marques PereiraJorge Pinto Gomes Maria do Socorro Pacheco Pinho

Conselho Fiscal:Indicados pela Patrocinadora - Instituidora IBGE:Celia Maria Felisberto Francisco Soares FerreiraEleitos pelos participantes e assistidos:Renato Bordignon (Presidente)Indicada pelos Conselheiros Deliberativos eleitos pelosparticipantes e assistidos:Nadir Alves Barbosa Ribeiro

Diretoria Executiva:Diretor Presidente:Carlos Alberto PereiraDiretor Administrativo e Financeiro:Luiz Augusto Britto de Macedo

Endereço para correspondência:Rua do Carmo, 11 – 6º andar, Centro,Rio de Janeiro, RJ, CEP 20011-020www.sias.org.br

Produção Editorial e Projeto Gráfico:Atalho Comunicação Corporativawww.atalhocomunicacao.com.brJornalista Responsável:Barbara Castro (Reg. MTb 18976/RJ)Tiragem: 9.000 mil exemplares

Ano 10 - Edição 39 De Janeiro a Março de 2013

[email protected]

Dê preferência à solicitação por e-mail para registrar o seu pedido e acompa-nhar o atendimento.

Rio de Janeiro:21 2505-0050Demais localidades:0800 282 9647Fax: 21 2505-0060

[email protected]

OUVIDORIA

SIAS iniciou processo eleitoral paraos Conselhos Deliberativo e Fiscal - Página 5

Leia também:A importância do seu e-mail particular no cadastro da SIAS. Página 03.Encerrada a pesquisa de satisfação. Confira! Página 04.Conheça o projeto de Educação Financeira e Previdenciária da SIAS. Saiba mais! Página 06.O Relatório Anual de Informações de 2012 já está disponível no site da SIAS. Página 07.

Page 2: SIAS iniciou processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e … · 1. E-mails protegidos (anti-SPAM) Por questões de segurança, os e- mails do IBGE possuem rigorosos sistemas

Ano 10 - Edição 39 De Janeiro a Março de 201302

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E O SERVIDOR PÚBLICOA Lei Nº 8.112, de 12 de dezembro de 1990, que dispôs sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (RJU), entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 1991, alterando significativamente as relações de trabalho dos empregados do IBGE, que passaram a servidores públicos estatutários. No início de sua vigência, um dos benefícios do RJU era a remuneração da aposentadoria, onde o ser-vidor, ao se aposentar, dentre outras vantagens, passava a receber a remuneração do padrão de classe imediatamen-te superior, havendo, portanto, um ganho salarial.

Posteriormente, com a reforma da previdência iniciada com a Emenda Constitucional (EC) nº 20, de dezembro de 1998, os critérios de cálculo dos salários da aposentadoria do ser-vidor público foram alterados, até que se chegou aos dias de hoje quando o servidor, ao se aposentar, dependendo do ano em que ingressou no serviço público, tem seus pro-ventos calculados pela média aritmética simples das 80% maiores remunerações que foram base das contribuições a partir de julho de 1994.

Recentemente, a partir de 04 de fevereiro de 2013, com o início do funcionamento do FUNPRESP – Regime de Pre-vidência Complementar para os servidores públicos da União, inicialmente os do Executivo, todos os servidores admitidos a partir desta data, quando se aposentarem es-tarão sujeitos aos mesmos critérios e limites dos emprega-dos regidos pela CLT, ou seja, terão como teto de aposen-tadoria R$ 4.159,00, em valores de hoje.

Nesse contexto, os Planos de Benefícios oferecidos pelas Entidades de Previdência Complementar se apresentam para o servidor público como uma alternativa frente à re-dução do poder aquisitivo no momento da aposentadoria.

As Entidades de Previdência Complementar se organi-zam em “Abertas”, representadas pelos bancos. e em “Fechadas”, conhecidas como Fundos de Pensão ou Entidades Fechadas de Previdência Complementar, cria-das por empresas ou instituidores.

As Entidades Abertas de Previdência Complementar ofere-cem Planos de Benefícios chamados PGBL e VGPL que são produtos bancários com finalidade lucrativa. Em ambos os casos, o aplicador (participante) se obriga ao pagamento da “taxa de carregamento” (% sobre as contribuições) que chega até 10% sobre o valor dos depósitos (a média de mer-cado está em 3%), além da “taxa de administração” (% sobre o acumulado) que varia de 1,5 a 2,0% ao ano.

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar, tam-bém chamadas Fundos de Pensão, oferecem Planos de Benefícios criados por Patrocinadores (empresas) e Insti-tuidores (associações) e não possuem finalidade lucrativa, ou seja, os resultados obtidos são revertidos para os partici-pantes, depois de deduzida a “taxa de administração”.

Os Planos de Benefícios são classificados, confor-me sua modalidade, em:

• Plano de Benefício Definido - BD: Aquele cujos benefí-cios programados têm seu valor ou nível previamente es-tabelecidos, sendo o custeio determinado atuarialmente, de forma a assegurar sua concessão e manutenção. Ex. Os Planos CLT e RJU atualmente administrados pela SIAS;

• Plano de Contribuição Definida - CD: Aquele cujos bene-fícios programados têm seu valor permanentemente ajus-tado ao saldo de conta mantido em favor do participante, inclusive na fase de percepção de benefícios, consideran-do o resultado líquido de sua aplicação, os valores aporta-dos e os benefícios pagos;

• Plano de Contribuição Variável - CV: Aquele cujos be-nefícios programados apresentem a conjugação das ca-racterísticas das modalidades de contribuição definida e benefício definido.

Tendo em vista essa nova realidade para muitos dos atuais e fu-turos servidores do IBGE, que terão expressivas reduções sala-riais no momento de suas aposentadorias, a SIAS vem agindo no sentido de oferecer a seus potenciais participantes opções de planos de previdência complementar que lhes garanta no futuro uma renda extra, suplementar à sua aposentadoria.

Neste sentido, já foram encaminhados à apreciação da Supe-rintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC, órgão do Ministério da Previdência Social responsável pela aprovação dos Planos de Benefícios, dois regulamentos de Planos de Benefícios, ambos na modalidade de Contribuição Definida e tendo como Instituidor a AFUSI - Associação de Funcionários da SIAS, cujo estatuto permitirá a adesão de ser-vidores e ex-servidores do IBGE, inclusive seus familiares.

Conforme já divulgado pela SIAS em informes anteriores, um dos planos corresponde à conversão do atual Plano RJU em Plano Instituído, em atendimento à determinação da PREVIC, e será acessível somente aos atuais participantes e assistidos do Plano RJU. O outro Plano será oferecido aos empregados e ex-empregados da SIAS, aos funcionários e ex-funcionários do IBGE, bem como a seus ascendentes, descendentes, côn-juges e cônjuges dos ascendentes e ascendentes.

Oportunamente, assim que os referidos regulamentos forem aprovados, a SIAS iniciará o processo de divulgação e esclare-cimentos sobre as opções oferecidas, suas vantagens e opor-tunidades. Entretanto, para que possam desde já conhecer melhor o que significa um Plano Instituído, bem com o papel do Instituidor, recomendamos acessar a “Cartilha do Instituidor da Previdência Associativa”, por meio do endereço:

http://www.mpas.gov.br/arquivos/office/3_090119-102129-046.pdf, bem como o endereço

http://www2.sias.org.br/fr20/docs/Estatuto%20novo%20da%20AFUSI.doc

para conhecerem o estatuto da AFUSI, futura Instituidora dos referidos planos.

A SIAS permanece ao inteiro dispor para maiores esclareci-mentos sobre o assunto.

Carlos Alberto PereiraDiretor Presidente

EDITORIAL

Page 3: SIAS iniciou processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e … · 1. E-mails protegidos (anti-SPAM) Por questões de segurança, os e- mails do IBGE possuem rigorosos sistemas

Ano 10 - Edição 39 De Janeiro a Março de 201303

Informações importantes podem não chegar ao destinatário por conta de cadastros errados, incompletos ou desatualizados.

A SIAS tem um compromisso em manter os participantes e assistidos atualizados sobre todas as questões de inte-resse. Por este motivo é tão importante manter os dados atualizados nos registros da SIAS. Conheça os principais fatores que dificultam a comunicação entre a SIAS e os par-ticipantes e veja como solucionar:

1. E-mails protegidos (anti-SPAM)

Por questões de segurança, os e- mails do IBGE possuem rigorosos sistemas de filtragem de e-mails indesejados, conhecidos como anti-Spam. Em geral, esses filtros blo-queiam a entrada de mensagens de e-mails que não este-jam listados entre os contatos ou que enviam mensagens recorrentes. A SIAS e o IBGE realizaram em conjunto to-das as providências necessárias para que as mensagens enviadas cheguem aos participantes, porém, não é pos-sível garantir que 100% dos destinatários receberão os e--mails enviados.

Como solucionar:Cadastre, junto à SIAS, mais de uma opção de e-mail,

sendo pelo menos um deles, seu e- mail particular.

2. E-mails incorretos ou contas excluídas

Outro problema recorrente no envio de e-mails são os e--mails cadastrados errados ou com dados antigos, de con-tas que não existem mais.

Como solucionar:Faça a atualização dos dados cadastrais na SIAS. Verifi-que se as informações de contato estão corretas e infor-me qualquer alteração de e-mail, telefone e endereço.

3. Contato não localizado

Às vezes é importante entrar em contato para solicitar ou repas-sar uma informação urgente. Com a rotina corrida, por vezes, o contato via telefone residencial não é suficiente para localizar o participante, seja por motivo de mudança, horário de trabalho ou porque não há ninguém em casa para receber o recado.

Como solucionar:Cadastre um número de celular. A SIAS só vai utilizá-lo para situações de necessidade e de interesse da SIAS ou do participante ou do assistido.

SAIBA A IMPORTÂNCIA DE CADASTRAR E-MAILS PARTICULARES E NÚMEROS DE CELULAR JUNTO À SIAS

Page 4: SIAS iniciou processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e … · 1. E-mails protegidos (anti-SPAM) Por questões de segurança, os e- mails do IBGE possuem rigorosos sistemas

Ano 10 - Edição 39 De Janeiro a Março de 201304

Pesquisa de satisfação reforça a confiança dos participantes e assistidos no cumprimento das obrigações da SIAS

A SIAS realizou uma pesquisa entre os participantes e as-sistidos com o objetivo de avaliar a imagem e o nível de satisfação com a gestão, a comunicação, os produtos e ser-viços oferecidos. Os questionários foram aplicados em uma amostragem constituída de pessoas dos seguintes grupos: participantes ativos (ativos no IBGE e na SIAS), participantes aposentados (aposentados no IBGE e ativos na SIAS), assis-tidos por invalidez e assistidos por tempo de serviço e ida-de. Os resultados servirão para definir ações de melhoria da imagem da SIAS entre os participantes e assistidos, além, é claro, de otimizar os serviços e a comunicação da entidade.

A pesquisa mostrou que a confiança de que a SIAS segue cumprindo suas obrigações foi demonstrado por 59% dos participantes ativos (ativos no IBGE e na SIAS); 73% dos par-ticipantes aposentados (aposentados no IBGE e ativos na SIAS); 76% dos Assistidos por invalidez e 81% dos assistidos por tempo de serviço e idade. Sete em cada 10 entrevistados considera o plano de saú-de da SIAS adequado às necessidades do participante. Já na pergunta livre sobre qual é o principal ponto positivo da SIAS, apresentou com maior destaque o plano de saúde com 16%, o bom atendimento com 9% e a segurança/con-fiança/credibilidade com 8%.

Além disso, nota-se uma necessidade de implementação de novos meios de comunicação, incentivo e aperfeiçoamento do uso da internet e aprimoramento dos canais já existentes. Segundo a pesquisa, os canais de comunicação com os par-ticipantes e assistidos, por ordem de preferência são: O SIAS comunica com 72%, o SIAS notícias com 47%, o site da SIAS

O Projeto de Educação Financeira e Previdenciária já é o primeiro passo para a melhoria da percepção da SIAS entre os participantes e assistidos.

NOTA DE AGRADECIMENTO: Ao ensejo da divulgação desta pequena amostra da pesquisa de satisfação, a Direção da SIAS aproveita para agradecer a todos que contribuíram para o alcance destes resultados, dedicando parte do seu tempo para responder às perguntas formuladas.

com 39% e a central de atendimento com 25%. O site da SIAS já foi visitado por 21% dos participantes ativos (ativos no IBGE e na SIAS); 30% dos participantes aposentados (aposentados no IBGE e ativos na SIAS); 41% dos Assistidos por invalidez e 50% dos assistidos por tempo de serviço e velhice.

Cerca de 50% dos entrevistados não conhecem as condi-ções das próprias aposentadorias o que demonstra um bai-xo nível de educação financeira e previdenciária. O Projeto de Educação Financeira e Previdenciária, já aprovado pela PREVIC, é o primeiro passo para a melhoria da percepção da SIAS entre os participantes e assistidos (Leia mais sobre o Projeto de Educação Financeira e Previdenciária da SIAS na página 06 deste jornal e também no site da SIAS).

Page 5: SIAS iniciou processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e … · 1. E-mails protegidos (anti-SPAM) Por questões de segurança, os e- mails do IBGE possuem rigorosos sistemas

Ano 10 - Edição 39 De Janeiro a Março de 201305

Desde 2001, a Lei Complementar nº 108 estabeleceu a

obrigatoriedade da participação paritária de represen-

tantes do patrocinador/instituidor e de representantes

dos participantes e assistidos nos Conselhos. A exigên-

cia foi fundamental para a melhoria da governança dos

fundos de pensão por aproximar ainda mais a gestão

das entidades da vida do participante e assistido.

A Comissão Eleitoral e o Regulamento das Eleições

foram aprovados pelo Conselho Deliberativo da SIAS

(RECOD 001/2013), conforme dispõe o Artigo 63 do Estatuto.

Está disponível no site da SIAS o resultado da Homolo-

gação da inscrição para o Conselho Deliberativo. A par-

tir de 1º de julho de 2013 , às 8:00 horas os participan-

tes e assistidos poderão votar nos candidatos de sua

preferência seu voto é muito importante. Ressaltamos

que o término da votação para o Conselho Deliberativo

ocorrerá no dia 09/07/2013, às 17:00 horas.

Além do processo tradicional de votação pelos Correios, os

eleitores também poderão votar pela internet, com recursos

de segurança como acesso por CPF e senha personalizada.

Acesse o edital, o regulamento e toda a documentação disponívelno site: https://www.rzc-rotinas.com.br/SIAS2013/https/votacao.cfm

Iniciado processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e FiscalEm conformidade com a Lei Complementar nº 108, SIAS convoca

representantes dos participantes e assistidos para a formação dos Conselhos.

Page 6: SIAS iniciou processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e … · 1. E-mails protegidos (anti-SPAM) Por questões de segurança, os e- mails do IBGE possuem rigorosos sistemas

Ano 10 - Edição 39 De Janeiro a Março de 201306

A ESCOLHA DO NOMEDO PEFPEm março, a SIAS realizou uma gincana entre os seus funcionários, que deveriam indicar sugestões de nomes para o Proje-to. Os cinco vencedores foram premiados com ovos de Páscoa:

Assim, no período de 13 e 24/05/2013, os participantes e assistidos puderam votar em um dentre cinco nomes.

1. SIAS – O futuro é já!2. FinanSIAS3. Pense +4. De olho no Futuro5 . Bem Viver Bem

E mais: em comemoração à aprovaçãodo Projeto, a SIAS sorteou um tablet

para aqueles que votaram.

Com a aprovação do Projeto, a SIAS foi dispensada, pela PREVIC, do envio, em meio impresso, do Relatório Anual de Informações – RAI para a residência de seus participantes e assistidos, salvo se expressamente requerido. Isso representa um melhor gerenciamento dos custos administrativos. Importante lembrar que os Relatórios dos últimos 5 (cinco) anos continuam acessíveis através do nosso site.

Ficou curioso para descobrir o nome vencedor? Acesse www.sias.org.br e descubra!

Em fevereiro, a SIAS recebeu a notificação da PREVIC (Ofí-cio nº 595/2013/CGAC/DIACE/PREVIC) comunicando a aprovação do Projeto de Educação Financeira e Previden-ciária apresentado pela entidade em 31/10/2012. O Projeto, que foi elaborado por equipe interna, aborda uma série de ações com o objetivo de conscientizar e promover a educa-ção nos campos financeiro e previdenciário e otimizar a in-tegração da entidade com seus participantes e assistidos.

O projeto aborda três tópicos básicos: informa-ção, instrução e orientação.

1) Informar

Veicular informações, fatos e dados para que a comu-nidade SIAS adquira conhecimentos sobre o Sistema Previdenciário e a própria entidade.

2) Instruir

Em um segundo momento, a SIAS, visando o apren-dizado, irá desenvolver conceitos específicos em matéria de previdência, a fim de que seu participante e assistido possa entender melhor e se tornar mais participativo.

3) Orientar

Com uma atuação ativa, a SIAS irá promover e auxi-liar o participante para o melhor uso das informações e instruções recebidas.

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA PARA VOCÊProjeto foi aprovado pela PREVICe está em implementação.

Page 7: SIAS iniciou processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e … · 1. E-mails protegidos (anti-SPAM) Por questões de segurança, os e- mails do IBGE possuem rigorosos sistemas

Ano 10 - Edição 39 De Janeiro a Março de 201307

RELATÓRIO ANUAL 2012 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NOSITE DA SIAS

A SIAS já disponibilizou o Relatório Anual de Informações referente ao ano de 2012. Desta vez, a entidade foi dispensada pela PREVIC de produzir e enviar os RAIs na versão impressa.

Os participantes e assistidos poderão acessar o RAI 2012 pela internet.

Educação Previdenciária e FinanceiraOs brasileiros que trabalham na França e os franceses que atuam no Brasil podem totalizar o tempo de contribuição nos dois países para requerer a aposentadoria por idade. Além do somatório do tempo de contribuição, os trabalhadores transferidos de um país para o outro podem continuar contribuindo no país de origem durante o

FIQUE SABENDO!prazo de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 24 meses, evitando assim a dupla contribuição.

O Brasil também tem acordos previdenciários bilaterais em vigor com Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Japão, Luxemburgo e Portugal.

http://www2.sias.org.br/demo/2012/REL2012.pdf

Os interessados poderão acessar o conteúdo completo do RAI 2012 pelo site da SIAS ou pelo link abaixo:

OUVIDORIA: Um compromisso da SIAS, um benefício para todosParticipantes, assistidos e demais interessados podem procurar a OUVIDORIA da SIAS para registrar elogios, sugestões, reclamações e denúncias.Em operação desde dezembro de 2012, a Ouvidoria SIAS é um canal de comunicação direto, com o participante e o assistido, que busca torna- los mais próximos e integrados, assim como viabilizar um espaço colaborativo de diálogo e sugestões com os gestores da SIAS.

É importante salientar que a OUVIDORIA não substitui os canais de atendimento da SIAS, responsáveis pela primei-ra orientação e atendimento de pedidos dos participantes, assistidos e terceiros. A OUVIDORIA é um canal aberto para o participante dentro da SIAS e tem também uma função pró-ativa de mudanças e constantes melhorias na cultura da organização, sempre considerando a satisfa-ção do participante.

Existem duas formas disponíveis para contato com a OUVIDORIA. São eles:

URNA: A SIAS disponibilizou uma urna para recebimento de manifes-tações por escrito. Ela está disponí-vel de segunda a sexta, das 8h às 18 h, na sede da SIAS (Rua do Carmo, 11 – 6º andar – Centro, Rio de Ja-neiro/RJ).

SITE: Acesse o site www.sias.org.br. No menu superior, clique na aba OU-VIDORIA. No menu esquerdo, clique em “FORMAS DE CONTATO” e siga as orientações do site.

Page 8: SIAS iniciou processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e … · 1. E-mails protegidos (anti-SPAM) Por questões de segurança, os e- mails do IBGE possuem rigorosos sistemas

Ano 10 - Edição 39 De Janeiro a Março de 201308

A carteira de investimentos dos recursos dos planos administrados pela SIAS acumulou, em março, uma rentabilidade global de 0,35%, inferior às Metas Atuariais dos Planos de Benefícios de 3,49% (Plano CLT - INPC + 5,75% ao ano), 3,43% (Plano RJU – INPC + 5,50% ao ano) e 1,97% (Plano de Gestão Administrativa - CDI + 1,40% ao ano). Os recursos encerra-ram o 1º trimestre com o montante de R$ 113,3 milhões, assim distribuídos entre os segmentos de aplicação: Renda Fixa – R$ 93,2 milhões; Renda Variável - R$ 19,5 milhões; Empréstimos – R$ 478 mil; Imóveis – R$ 97 mil. A carteira de Renda Fixa (82,27% do total dos investimentos) é composta basicamente por Títulos Públicos Federais indexados à inflação (IPCA) e Depósitos a Prazo com Garantia Especial (DPGEs) que contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), além de cotas de Fundos de Investimentos, tendo acumulado uma rentabilidade de 0,57% equivalente a 35,09% do CDI. Na renda variável, a carteira é composta basicamente por cotas de Fundos de Investimentos em ações, nas categorias Di-videndos, Valor e Ibovespa Ativo, obtendo rentabilidade acumulada de -0,86%, acima do IBOVESPA que acumulou rentabi-lidade de -7,55%. A carteira de empréstimos a participantes e assistidos, com rentabilidade de -3,33%, representa somente o saldo das parcelas a receber de seus mutuários deduzidos das provisões (inadimplência), uma vez que as concessões estão suspensas desde 2009. A carteira de imóveis possui apenas o registro contábil de direitos a receber de alienações anteriores. A SIAS possui, em carteira, exposição em fundos indexados ao IMA-B e Títulos Públicos Federais NTN Série B (NTN-B 2020) sendo precificadas pela marcação a mercado. Sendo assim, o baixo nível da rentabilidade Global e do segmento de Renda Fixa se deve à volatilidade das taxas de juros no mercado secundário de NTN-B.

Panorama SIAS – 1º Trimestre de 2013.

SIAS em números

Rentabilidade e Indicadores(Acumulado no ano)

Alocação da Carteira(em R$ mil)

Evolução: Rentabilidade AcumuladaSIAS x Meta atuarial

Total de Benefícios pagos pela SIAS(posição em 31/03/2013)

Tipo Valor (Mil)

CLT RJU

Aposentadorias 695 573

Pensões 929 63

Pecúlio 30 1.432

Total 1.654 2.068

Número de Participantes Plano CLT(posição em 31/03/2013)

Aposentados 202

Pensionista 484

Total de Participantes assistidos

686

Participantes Ativos 19

Total de participantes plano CLT

705

Número de Participantes Plano RJU(posição em 31/03/2013)

Invalidez 164

Pecúlio 5.929

Invalidez e Pecúlio 1.815

Total Participantes assistidos

270

Aposentados 218

Pensionistas 52

Total Participantes ativos

7.908

Total Participantes Plano RJU

8.178