expediente - sias · 2012-01-03 · ano 8 - edição 35 julho - outubro de 2011 02 a seção de...

4
Expediente Conselho Deliberativo: Indicados pela Patrocinadora - Instituidora: Francisco Garrido Barcia (Presidente) Paulo Bahia de Araújo Paula Dias Azevedo Eleitos pelos participantes e assistidos: Idília Marques Pereira Jorge Pinto Gomes Maria do Socorro Pacheco Pinho Conselho Fiscal: Indicados pela Patrocinadora - Instituidora: Celia Maria Felisberto Francisco Soares Ferreira Eleitos pelos participantes e assistidos: Renato Bordignon (Presidente) Diretoria Executiva: Diretor Presidente: Carlos Alberto Pereira Diretor Administrativo e Financeiro: Luiz Augusto Britto de Macedo Endereço para correspondência: Rua do Carmo, 11 – 6º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20011-020 Website: www.sias.org.br Produção Editorial e Projeto Gráfico: Atalho Comunicação Corporativa www.atalhocomunicacao.com.br Jornalista Responsável: Débora Lelis (Registro MTb 09096/MG) Tiragem: 10.600 exemplares Periodicidade trimestral Ano 8 - Edição 35 Julho - Outubro de 2011 [email protected] Dê preferência à solicitação por e-mail para registrar o seu pedido e acompa- nhar o atendimento. Rio de Janeiro: 21 2505-0050 Demais localidades: 0800 282 9647 Fax: 21 2505-0060 Plano odontológico da SIAS tem prazo prorrogado de adesão para garantir vantagens especiais. Já são mais de 4 mil beneficiários da ODONTOPREV. Página 3 SIAS conta com novos membros nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e empossa diretor Administrativo Financeiro. Encarte 991220991-4/2008-DR/RJ SIAS

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Expediente - SIAS · 2012-01-03 · Ano 8 - Edição 35 Julho - Outubro de 2011 02 A seção de Educação Previdenciária e Financeira do site da SIAS encontra-se atualizada com

ExpedienteConselho Deliberativo:Indicados pela Patrocinadora - Instituidora:Francisco Garrido Barcia (Presidente)Paulo Bahia de Araújo Paula Dias AzevedoEleitos pelos participantes e assistidos:Idília Marques PereiraJorge Pinto Gomes Maria do Socorro Pacheco Pinho

Conselho Fiscal:Indicados pela Patrocinadora - Instituidora:Celia Maria Felisberto Francisco Soares FerreiraEleitos pelos participantes e assistidos:Renato Bordignon (Presidente)

Diretoria Executiva:Diretor Presidente:Carlos Alberto PereiraDiretor Administrativo e Financeiro:Luiz Augusto Britto de Macedo

Endereço para correspondência:Rua do Carmo, 11 – 6º andar, Centro,Rio de Janeiro, RJ, CEP 20011-020Website: www.sias.org.br

Produção Editorial e Projeto Gráfico:Atalho Comunicação Corporativawww.atalhocomunicacao.com.brJornalista Responsável:Débora Lelis (Registro MTb 09096/MG)Tiragem: 10.600 exemplares

Periodicidade trimestral

Ano 8 - Edição 35 Julho - Outubro de 2011

[email protected]

Dê preferência à solicitação por e-mail para registrar o seu pedido e acompa-nhar o atendimento.

Rio de Janeiro:

21 2505-0050Demais localidades:

0800 282 9647Fax: 21 2505-0060

Plano odontológico da SIAS tem prazo prorrogado de adesão para garantir vantagens especiais. Já são mais de 4 mil beneficiários da ODONTOPREV. Página 3

SIAS conta com novos membros nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e empossa diretor Administrativo Financeiro.Encarte

991220991-4/2008-DR/RJSIAS

Page 2: Expediente - SIAS · 2012-01-03 · Ano 8 - Edição 35 Julho - Outubro de 2011 02 A seção de Educação Previdenciária e Financeira do site da SIAS encontra-se atualizada com

Ano 8 - Edição 35 Julho - Outubro de 201102

A seção de Educação Previdenciária e Financeira do site da SIAS encontra-se atualizada com novos conteúdos. A seguir, você confere uma seleção das prin-cipais matérias. Para ler a íntegra das informações, acesse www.sias.org.br.

Educação Previdenciária e Financeira

Você sabe o que os chamados planos Instituidores significam na prática?Os planos para instituidores são um avanço da previdência complementar que possibilita o acesso de entidades de classe a planos de previdência privados.

Ao contrário dos planos com patrocinadores, que exigem vínculo entre a empresa patrocinadora e seus funcionários (caso da relação entre o IBGE e a SIAS), no plano para instituidores o vínculo é necessário apenas entre a entidade de classe, que pode ser um sindicato, uma associação, uma cooperativa ou um conselho profissional, e seus associados ou sindicalizados. Não há necessidade de um patrocinador.

Estes planos devem ser obrigatoriamente da modalidade de contribuição definida e apenas os participantes contribuem para a formação de sua aposentadoria. A grande vantagem é que

permitem o acesso à previdência complementar a um grande número de trabalhadores cujas empresas não oferecem planos de previdência.

A exemplo do que acontece com os planos tradicionais, os planos instituídos também se orientam pelas regras gerais aplicáveis aos fundos de pensão, subordinando-se, porém, a condições específicas.

Vários fundos de pensão já têm autorização estatutária para administrar esta categoria de plano e já detém em sua carteira planos para instituidores, como é o caso da Petros e da Refer. O assunto está regulamentado pela Resolução CGPC Nº 12, de 17 de setembro de 2002 e alterações subsequentes.

Programa de preparação para aposentadoria (PPA)Para a maioria das pessoas, o planejamento da aposentadoria termina quando elas deixam de trabalhar. Acreditam que, por terem acumulado uma reserva adequada, não seja mais preciso se preocupar com o futuro. Mas não é bem assim. Embora seja importante o planejamento enquanto se está na ativa e se poupa para acumular um patrimônio, não é o suficiente para garantir seu futuro. A tranquilidade vai depender da forma como os recursos acumulados serão administrados após a aposentadoria: o que inclui não só a decisão de onde investir, como a definição do quanto sacar mensalmente. Portanto, evite os erros que podem comprometer suas férias prolongadas.

Entrevista com o educador e planejador financeiro Marcos SilvestreHá 21 anos atuando na área, Marcos idealizou o PROF® (Programa de Reeducação e Orientação Financeira), conjunto integrado de programas em educação financeira pessoal, aplicados tanto individualmente a diversas famílias, quanto coletivamente aos colaboradores de várias organizações do país. Fundador da SOBREDinheiro® (Sociedade Brasileira de Estudos sobre Dinheiro), Marcos também empreende o Projeto Tesoureiros do Reino®, iniciativa de ação voluntária em educação financeira solidária. Leia em nosso site a entrevista em que este especialista aborda as possibilidades de manter a saúde do seu bolso.

Leia também em nosso site:

A opinião do especialista Ricardo Pereira, palestrante e educador financeiroUm dos tipos de crédito que mais cresce é o chamado Crédito Consignado, em que ofertas acessíveis e mais baratas de crédito são concedidas a partir da garantia do débito diretamente na folha de pagamento das empresas. Esta medida faz com que o risco de inadimplência seja muito mais baixo e os juros mais civilizados. Apesar de a ideia ser muito bem vinda, a facilidade dessa linha de crédito se chocou com a necessidade das pessoas em tomar o empréstimo no Brasil, causando um grande problema. Segundo Ricardo, caso não seja utilizada com inteligência, se torna uma corda para o enforcamento.

Dica de Livro

DEciSõES EconôMicAS – Você já PARou PARA PEnSAR?Autora: Vera Rita de Mello Ferreira Este livro, escrito pela psicanalista e maior especialista brasileira em psicologia econômica, explica, de maneira objetiva e prática, como evitar as temidas dívidas e rechear a poupança utilizando ape-nas o autoconhecimento. Você vai descobrir por que ir às compras é tão prazeroso que interfere em suas decisões financeiras, com a ajuda de idéias da psicanálise e de disciplinas como: psicologia econômica, economia comportamental, finanças comportamentais e neuroeconomia. Não espere encontrar nesta obra recomendações técnicas sobre investimentos. O foco é como a cabeça das pessoas funciona quando precisam tomar decisões sobre seu dinheiro e investi-lo, em especial no mercado financeiro.

Page 3: Expediente - SIAS · 2012-01-03 · Ano 8 - Edição 35 Julho - Outubro de 2011 02 A seção de Educação Previdenciária e Financeira do site da SIAS encontra-se atualizada com

Ano 8 - Edição 35 Julho - Outubro de 201103

PLANO BEM CONTA COM NOVAS REGRAS

ODONTOPREV - Plano tem novo prazo para adesões sem carência

As novas regras do Plano BEM começaram a valer em 01/10/2011. Estas regras alteraram o contrato firmado em junho de 2003, entre a SIAS, que atua como estipulante, e a BEM Guanabara Emergências Médicas Ltda, prestadora dos serviços de Emergência Médica Do-miciliar, Atendimento Médico Telefônico e Transporte Aéreo Terrestre.

As alterações firmadas entre o Plano BEM e a SIAS foram:

• Os valores das mensalidades foram unificados e o custo mensal pela participação na BEM passou a ser de R$ 3,33 para o titular e dependentes. As mensalidades são cobradas nos meses de janeiro e julho, através de boleto bancário;• Foi ampliada a elegibilidade para inclusão de dependentes, podendo ser estendida para todo o grupo familiar do usuário titular, limitado ao terceiro grau de parentesco consangüíneo (pai, mãe, filho, irmãos, avós, tios, sobrinhos e bisavós) e até o segundo grau de parentesco por afinidade (sogra, sogro, genro, nora, padrasto, madrasta, enteado, enteada, cunhado e cunhada).

Os serviços do Plano BEM incluem atendimento médico de emergência/urgência, remoção terrestre e, caso necessário, via aérea, do local onde está o paciente até o estabelecimento hospi-talar, limitada a prestação destes serviços às seguintes regiões:

• Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Alcântara, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis;• São Paulo: Grande São Paulo, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Santo André, Diadema;• Ceará: Fortaleza, Caucaia, Maracanau e Euzébio.

Nas localidades listadas a seguir, os serviços de Emergência Médica Domiciliar são prestados pelos parceiros da BEM:

O novo plano odontológico coletivo da SIAS já conta com mais de 4.000 beneficiários. O serviço é prestado pela ODONTO-PREV, empresa líder no mercado de planos odontológicos e é associado a Bradesco Seguros. A gestão do plano específico para participantes e assistidos da SIAS é de responsabilidade da Mapma Administradora de Benefícios, conforme divulgado no SIAS Notícias Nº 07.

Aqueles que ainda não fizeram sua adesão têm até o dia 15/01/2012 para se inscrever com vantagens especiais, como a contratação sem carência e início imediato do tratamento.

Para os que não aderirem ao novo plano no período de Campanha, os benefícios estendidos a todos os participantes e assistidos são:

• Ampliação da elegibilidade dos dependentes: cônjuge, companheiro(a), filho(a), pai, mãe, irmão,(ã), avô(ó), tio(a), sobrinho(a), neto(a), cunhado(a), primo(a) e outros até o 3º grau consangüíneo e 2º grau de parentesco por afinidade; • Atendimento nos consultórios e clínicas da rede credenciada sem autorização prévia e perícias.

São 3 opções de planos à disposiçãodos participantes e assistidos*:

INTEGRAL: cobertura para diagnóstico, urgência/emergência, ra-diologia, prevenção, dentística, periodontia e cirurgias, além dos procedimentos de próteses do rol mínimo da ANS (coroa total me-tálica, restauração metálica fundida, coroa provisória unitária, nú-cleo e cerômero para dentes anteriores) e ainda jaqueta acrílica.R$ 13,13 por pessoa.

SUPERIOR: coberturas do plano Integral + a cobertura completa para todos os procedimentos de próteses (inclusive eventos em ce-rômero e porcelana).R$ 34,06 por pessoa.

MASTER: coberturas do plano superior + ortodontia (documenta-ção e manutenção mensal ortodôntica).R$ 51,15 por pessoa.

(*) O grupo familiar deverá permanecer no mesmo plano.

Como aderir ao plano?Quem ainda não fez sua adesão deve preencher o Termo de Opção, assiná-lo e entregá-lo na Mapma Administradora (Rua Visconde de Inhaúma, 37 - 11º andar - Centro - Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20091-007). Lembramos que as vantagens especiais valem só até o dia 15 de janeiro para as adesões no mês de fevereiro/2012.

O formulário está disponível na Internet em: www.odontoprev.com.br/campa-nha/grupomapma ou www.mapma.com.br, clicando em Plano Odontológico.

Para obter mais informações sobre o plano ODONTOPREv li-gue para: 0800-727-6686 ou (21) 2216-4879.

• Amazonas: Acácias, Petrópolis e Manaus – região metropolitana;• Bahia: Brotas, Cabuía, Lauro de Freitas e Salvador – região metropolitana;• Distrito Federal: Candangolândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho, Taguatinga, Valparaíso e Brasília – região metropolitana;• Espírito Santo: Guarapari, Serra e Vitória – região metropolitana;• Goiás (Goiânia – região metropolitana);• Minas Gerais: Contagem e Belo Horizonte – região metropolitana;• Mato Grosso: Cuiabá – região metropolitana; • Pará: Belém – região metropolitana;• Paraíba: Bayeux, Cabedelo e João Pessoa – região metropolitana;• Pernambuco: Jaboatão, Olinda e Recife – região metropolitana;• Paraná: Londrina, S. J. Pinhais e Curitiba – região metropolitana;• Rio Grande do Norte: Alecrim, Bairro Vermelho, Camocim, Candelária, Pamamirim e Natal – região metropolitana;• Rio Grande do Sul: Rio Grande e Porto Alegre – região metropolitana.

Nas demais localidades o serviço se restringe ao atendimento através de Orientação Médica Telefônica.

Como solicitar atendimento?Para solicitar atendimento, os usuários devem ligar para a BEM e informar o nome completo através dos telefones: (21) 3232-1010 ou 0800-026-7227.

Atualização CadastralPara melhor atendimento aos usuários da BEM, os participantes e assistidos receberão, até o final de novembro, correspondência solicitando atualização cadastral junto à prestadora de serviço. O formulário anexado à correspondência deverá ser preenchido e enviado para a SIAS. Ressaltamos que o prazo foi prorrogado até o dia 15/01/2012.

A ODONTOPREv oferece planos que cobrem 95% dos municípios onde residem os participantes e assistidos. O associado que desejar indicar um profissional para fazer parte da rede credenciada deve entrar em contato com a Mapma Administradora pelo telefone (21) 2216-4879.

Page 4: Expediente - SIAS · 2012-01-03 · Ano 8 - Edição 35 Julho - Outubro de 2011 02 A seção de Educação Previdenciária e Financeira do site da SIAS encontra-se atualizada com

Ano 8 - Edição 35 Julho - Outubro de 201104

No período janeiro-outubro 2011, a rentabilidade global dos investimentos dos recursos garantidores dos planos administrados pela SIAS foi de 9,91%, sendo superior à Meta Atuarial de 9,74% (INPC + 5,5% ao ano) no mesmo período. A carteira de Renda Fixa (87% do total dos investimentos) acumulou rentabilidade de 12,10% equivalente a 125,32% do CDI e bem acima da meta atuarial, sendo composta ba-sicamente por Títulos Públicos Federais indexados à inflação (IPCA) e Depósitos a Prazo com Garantia Especial (DPGE) que contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). A rentabilidade acumulada do segmento de Renda Variável foi de -8,73%, superior a do Ibovespa que acumulou até outubro rentabilidade equivalente a -15,83%. O segmento de Renda Fixa encerrou o mês de outubro com o saldo de R$ 88,4 milhões, enquanto os segmentos de Renda Variável, Imóveis e Empréstimos com os saldos de R$ 10 milhões, R$ 97 mil e R$ 2,6 milhões, respectivamente. Quanto à rentabilidade global dos investimentos, no período 2003-2011 alcançou rentabilidade de 281,9%, superior em 39% à rentabilidade da meta atuarial dos planos de benefícios que foi de 174,66% no mesmo período.

Benefícios pagosTipo Valor (R$ Mil)

Plano CLT Plano RJU

Aposentadorias 2.556 1.695

Pensões 2.945 186

Pecúlio 610 3.509

Total 6.111 5.390

número de Participantes Plano cLT (posição em 31/10/2011)Participantes ativos 16

Participantes assistidos 728

Aposentados 234

Pensionistas 494

Total 744

número de Participantes Plano Rju (posição em 31/10/2011)

Participantes ativos 8.560

Invalidez 205

Pecúlio 5.986

Invalidez e Pecúlio 2.369

Participantes assistidos 267

Aposentados 218

Pensionistas 49

Total 8.827

Panorama SIAS

SIAS em números

Composição dos recursos por segmentode aplicação - jan/out 2011 (R$ mil)

Total de Benefícios Pagos pela SIAS

ALTERAÇÕES NO ESTATUTO PERMITEM A CRIAÇÃO DE PLANOS PARA INSTITUIDORESNo dia 26 de setembro, a Portaria PREVIC Nº 529 aprovou as alterações propostas para o Estatuto da SIAS. Estas alterações possibilitam que a SIAS passe a administrar planos de benefícios previdenciários para Instituidores, como sindicatos, associações, cooperativas e entidades de classe em geral.

Estas entidades de classe, atualmente, podem constituir uma entidade fechada de previdência complementar própria, sem finalidade lucrativa, ou podem instituir um plano junto a uma entidade fechada de previdência que já esteja em funcionamento, como a SIAS, por exemplo.

Portanto, o novo Estatuto da SIAS permite que a instituição administre planos de benefícios previdenciários instituídos na modalidade de Contribuição Definida, sem a figura do Patrocinador, como era obrigatório na redação anterior do Estatuto.

Caso a SIAS venha a administrar planos instituídos, os mesmos serão suportados apenas pelas contribuições dos participantes que integram o instituidor e não haverá, em hipótese alguma, gestão conjunta do patrimônio dos planos da SIAS, que continuam sendo administrados separadamente.

Gráfico Comparativo de Rentabilidades - jan/out 2011