seminario bioeletrogenese 2015.ii

2
SEMINÁRIO BIOELETROGÊNESE Obs.: os alunos deverão discutir as questões abaixo e durante a aula prática ocorrerá a correção/discussão dos pontos abordados. 1-Caso considerássemos num indivíduo, uma célula hipotética com concentração extracelular de Na + =150mmoles/L; concentração intracelular de Na + =5mmoles/L/; concentração extracelular de K + =3mmoles/L e intracelular de K + =120mmoles/L; PNa + =1 e PK + =100. Essa célula apresentaria potencial de repouso de -85mV. Pergunta-se: a)O que aconteceria com o potencial de repouso desta célula, caso um indivíduo desenvolvesse um quadro de insuficiência renal, em que a calemia aumentasse para 6mmoles/L? b)Caso o Na + intracelular aumentasse para 10mmoles/L, isto iria interferir no potencial de repouso desta célula? Por quê? 2-A hipercalemia e a hipocalemia são distúrbios eletrolíticos comuns na prática médica, ocorrendo em até 30% dos pacientes hospitalizados, como nos casos abaixo: a)Diarreia intensa perda de K + nas fezes; b)Paciente portador de diabetes mellitus tipo 1 tomando doses ineficazes de insulina menor atividade da bomba Na + /K + ; c)Insuficiência renal rins não conseguem eliminar na urina o K + da dieta. Estes distúrbios citados acima levam à fraqueza muscular, que pode ser precedida de contrações musculares espontâneas (no caso de hipercalemia) e evoluir para paralisia muscular. Justifique. 3-O que aconteceria com a excitabilidade celular e com a responsividade da fibra muscular cardíaca, em casos de isquemia cardíaca (infarto do miocárdio), levando à falta de ATP e, portanto, inibição da bomba Na + /K + -ATPase?

Upload: igor-mello

Post on 11-Jan-2016

12 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

bioelketro

TRANSCRIPT

Page 1: Seminario Bioeletrogenese 2015.II

SEMINÁRIO BIOELETROGÊNESE

Obs.: os alunos deverão discutir as questões abaixo e durante a aula prática ocorrerá a correção/discussão dos pontos abordados.

1-Caso considerássemos num indivíduo, uma célula hipotética com concentração extracelular de Na+=150mmoles/L; concentração intracelular de Na+=5mmoles/L/; concentração extracelular de K+=3mmoles/L e intracelular de K+=120mmoles/L; PNa+=1 e PK+=100. Essa célula apresentaria potencial de repouso de -85mV. Pergunta-se:

a)O que aconteceria com o potencial de repouso desta célula, caso um indivíduo desenvolvesse um quadro de insuficiência renal, em que a calemia aumentasse para 6mmoles/L?

b)Caso o Na+ intracelular aumentasse para 10mmoles/L, isto iria interferir no potencial de repouso desta célula? Por quê?

2-A hipercalemia e a hipocalemia são distúrbios eletrolíticos comuns na prática médica, ocorrendo em até 30% dos pacientes hospitalizados, como nos casos abaixo:

a)Diarreia intensa perda de K+ nas fezes;

b)Paciente portador de diabetes mellitus tipo 1 tomando doses ineficazes de insulina menor atividade da bomba Na+/K+;

c)Insuficiência renal rins não conseguem eliminar na urina o K+ da dieta.

Estes distúrbios citados acima levam à fraqueza muscular, que pode ser precedida de contrações musculares espontâneas (no caso de hipercalemia) e evoluir para paralisia muscular. Justifique.

3-O que aconteceria com a excitabilidade celular e com a responsividade da fibra muscular cardíaca, em casos de isquemia cardíaca (infarto do miocárdio), levando à falta de ATP e, portanto, inibição da bomba Na+/K+-ATPase?

4-Justifique as afirmativas abaixo:

a)O valor do potencial de repouso é diretamente proporcional ao diâmetro da fibra nervosa.

b)As variações da concentração de K+ extracelular, e portanto o gradiente químico de K+ causam alterações no potencial de repouso da célula.

c)A bomba Na+/K+-ATPase é estimulada pelos hormônios insulina e adrenalina e o seu funcionamento depende dos níveis de O2 no sangue arterial.