seminário 3 - osasco - histórico da infecção hospitalar

22
Histórico das Infecções Nosocomiais

Upload: cecilia-soares

Post on 28-May-2015

1.050 views

Category:

Health & Medicine


4 download

DESCRIPTION

Segue seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar.

TRANSCRIPT

Page 1: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

Histórico das Infecções Nosocomiais

Page 2: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

AUTORA

Aline Luiza da Silva

Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do grau pelo consorcio Setentrional de educação a Distância(universidade de Brasilia/Universidade Estadual de Goias no Curso de Licenciatura em Biologia a Distância.

Page 3: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

INTRODUÇÃO

Este estudo destina-se a conhecer a evolução das infecções nosocomiais.

Page 4: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS O que são Infecções nosocomiais/Hospitalar ?

O ministério da saúde define infecção hospitalar ,como a infecção adquirida após a admissão ,que tenha sua manifestação durante a internação ou após a alta hospitalar,podendo estar relacionada a própria internação ou a procedimentos realizados no hospital.(Vilas Boas & Ruiz,2004).

Page 5: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS

No inicio o hospital era um local de abrigo para pobres,peregrinos,invalidos,e pessoas estigmatizadas pela sociedade.(NICHIATA et al.,2004).

Com o desenvolvimento do capitalismo foram criados os primeiros hospitais gerais para recuperar a força de trabalho. (NICHIATA et al.,2004).

Page 6: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS

A mudança do conceito de abrigo ,para um ambiente que busca a recuperação ,não tornou esses locais mais propícios para tal função. (NICHIATA et al.,2004).

Em 1863 Florence Nightingale estabeleceu os primeiros critérios para os cuidados ao paciente,enfatizando a limpeza no ambiente hospitalar. (NICHIATA et al.,2004).

Page 7: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS

Entre 1877 e 1897 com os estudos de Pasteur e Koch,iniciou-se o reconhecimento dos agentes causadores das doenças dando origem a,bacteriologia,imonologia,e epidemiologia. (NICHIATA et al.,2004).

Apartir desses estudos e pesquisas se estabeleceram as causas e os agentes causadores das infecções. (NICHIATA et al.,2004).

Page 8: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS Com a evolução das pesquisas e do conhecimento cientifico,foram criadas técnologias como , antibioticoterapia ,assepsia,desinfecção,e esterilização.(TREVIZAN et al.,2002).

A partir da década de 40 há o reconhecimento internacional sobre a infecção hospitalar moderna, devido uma pandemia de staphylococcus aureus (BRASIL, 1985)

Page 9: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS

Período pós guerra desenvolvimento de medicamentos como penicilinas aliados a analgesias.

Entre as décadas de 50 e 60 há uma limitação na produção cientifica sobre o assunto, período em que não havia muitos veículos de publicação. (LACERDA, 1987).

Voltando a crescer a partir dos anos 70,e tendo seu ápice nos anos 80. (LACERDA, 1987).

Page 10: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS

Na década de 60 com o desenvolvimento industrial no brasil, ocorre um aumento na urbanização levando a uma maior procura pelos serviços de saúde, que até então era realizado de forma desigual. (LUZ, 1979)No Brasil o reconhecimento dessa nova característica de infecção só ocorre por volta da década de 70 (OLIVEIRA & TEIXEIRA,1989).

Page 11: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS

Aumento no numero de hospitais mas não na melhora do atendimento, muitas mortes eram registradas, mas como ocorriam de forma isolada e não havia muita divulgação a população não tinha noção do tamanho do problema. (OLIVEIRA & TEIXEIRA,1989).

Com o advento da tecnologia da informação a mídia começa a divulgar em tom catastrófico noticias que preocupam a população. (LACERDA, 1987).

Page 12: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS

Infecção é a quarta causa de morte no país(Folha de São Paulo-1980).

Pesquisador diz que infecção hospitalar mata 150 mil por ano(jornal do Brasil).

Page 13: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

INFECÇÕES NOSOCOMIAIS NO SÉCULO 21

Podemos observar que mesmo com o alto investimento para se controlar a infecção hospitalar, a cada dia surgem novos surtos ,e cada vez mais agentes causadores desse tipo de infecção. (Vilas Boas & Ruiz,2004).

Atualmente um dos grandes problemas provocados pelas infecções nosocomiais esta relacionada ao ambiente cirúrgico. .(Vilas Boas & Ruiz,2004).

Page 14: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

INFECÇÕES NOSOCOMIAIS NO SÉCULO 21 Em um estudo realizado entre 1999 a 2002 no hospital Federal do RN,pode se observar que quanto mais complicada a cirurgia e com maior presença de secreções purulentas e tecidos contaminados maior é o risco, e também quando se usa métodos invasivos. .(Vilas Boas & Ruiz,2004).

Dos 621 pacientes analisados no estudo e que tiveram infecção hospitalar 14%(420) fizeram uso de sonda vesical de demora, 5,7%(180) cateter venoso central, 5%(156)drenos cavitario , 0,92%(29) traqueostomia. .(Vilas Boas & Ruiz,2004).

Page 15: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

INFECÇÕES NOSOCOMIAIS NO SÉCULO 21 Em estudos realizados sobre infecções hospitalar como causa da morbidade em idosos, pelos Professores Dr Paulo José Fortes Villas Bôas ,e Tania Ruiz ,observou que a maior incidência de infecção é no trato urinário (40,8 a 42%) , Pneumonia (11 a 32,9%), Infecção do Sítio Cirúrgico (8 a 24%) , e Sepsis (5 a 9,2%). .(Vilas Boas & Ruiz,2004).

A infecção aumenta o tempo em que o paciente fica internado em aproximadamente 4 dias, aumenta o custo da internação , e também a mortalidade nessa população estudada. .(Vilas Boas & Ruiz,2004).

Page 16: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

MULTIRESITÊNCIA BACTERIANA Atualmente existe uma discussão sobre o impacto da resistência bacteriana no contexto da infecção hospitalar ocasionado pelo:

• Uso indiscriminado de antibióticos , tornando-as mais resistentes.•Crescimento de técnicas invasivas que permitem a entrada de bactérias no organismo já debilitado. (SANTOS,2004).

Page 17: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

MULTIRESITÊNCIA BACTERIANA Quando os antibióticos são introduzidos em determinado ambientes as bactérias que ali estão se adaptam a esse contato tornando-se com o tempo resistentes.(SANTOS, 2004)

Nos hospitais ocorre muito o fenômeno de resistência ,porque se utiliza frequentemente a antibioticoterapia e é também um local com muitas bactérias (NEVES,1998).

Page 18: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

MULTIRESITÊNCIA BACTERIANA Existem três circunstancias que estão envolvidas nas infecções hospitalares:

1. Uso excessivo de antimicrobianos no ambiente hospitalar

2. A quebra de técnicas básicas no controle de infecção hospitalar, pelos profissionais da saúde como a lavagem das mãos.

3. Pacientes hospitalizados com imunidade baixa.(NEVES, 1998).

Page 19: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

BACTÉRIAS RESISTENTES DISSEMINADAS NO AMBIENTE HOSPITALAR

Um estudo realizado em dezembro 2010 na escola de enfermagem da USP concluiu que mesmo com limpeza rigorosa as bactérias entram pelos ambientes mais comuns como :• Telefones ,monitores ,macas ,mesas ,torneiras etc.. Entre as bactérias mais encontradas estão :• Staphylococcus aureus ,resistente a meticilina ,Clostridium

difficile acine-to-bacter baumannii, e Enterococcus resitentes a Vancomicina. (OLIVIEIRA & QUÉSIA,2010).

Page 20: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

BACTÉRIAS RESISTENTES DISSEMINADAS NO AMBIENTE HOSPITALAR

O modo mais comum de transmissão desses microrganismos ocorre por transmissão cruzada, através das mãos dos profissionais que acabam transmitindo de um paciente para outro. (OLIVIEIRA & QUÉSIA,2010).

Outro modo de transmissão é através de formigas e insetos que se tornam vetores de bactérias no ambiente hospitalar . (RODOVALHO et al ., 2007).

Page 21: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

MECANISMOS DE RESISTÊNCIA BACTERIANA

A resistência de micro-organismos a determinada droga pode ser intrínseca ou adquirida.(GOLD et al., 1996)

•A resistência adquirida ocorre quando surge a resistência em microrganismos que antes eram sensíveis a droga.• Isso pode ocorrer por alterações estruturais ou bioquímicas das células bacterianas ,uma simples alteração estrutural pode tornar uma bactéria resistente. .(GOLD et al., 1996)

Page 22: Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

CONSIDERAÇÕES FINAIS Observamos que diversas mudanças ocorreram no decorrer dos anos.No começo os hospitais eram locais sem a menor higiene ,e organização para a manutenção da saúde.O grande marco para a busca do controle dessas infecções foi a criação e utilização de antibióticos ,que durante um tempo conseguiu controlar o problema .Hoje o que se tem é uma grande diversidade de antibióticos e ótimas estruturas hospitalares.Porem, mesmo com essa realidade não se conseguiu atingir o objetivo almejado ,pois as bactérias estão em constante adaptação.