segredos e valor nutricional das frutas

12
Segredos dos frutos OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 1/12 Os frutos exercem uma grande influência sobre o nosso organismo e são especialmente ricos em vitaminas e minerais. Contêm princípios activos extraídos da polpa, da casca e até mesmo do caroço que constituem uma fonte de bemestar. Na continuação desta série de artigos, seguem segredos de mais alguns frutos. A sua existência vem da mais remota antiguidade. Ao longo da história, as diversas civilizações não dispensaram os frutos nos seus festins. Também a Bíblia descreve os deliciosos frutos suspensos nas árvores do Jardim do Paraíso. E ainda hoje, os frutos mais variados são alimentos indispensáveis em qualquer alimentação saudável e equilibrada. Ainda hoje, os frutos continuam a encantar pelas suas formas peculiares, aromas e sabores inigualáveis. São alimentos de eleição de uma alimentação equilibrada e natural. Rematam, como nenhuma outra sobremesa, o final das refeições. E enquanto ingredientes da mais variada pastelaria, doçaria ou gelataria, os frutos, dão também um toque muito especial, perfumando as mais diversas receitas. Alguns resultam, ainda, em magníficas entradas e outros, até acompanham alguns pratos principais, conferindolhes um agradável sabor agridoce. Especialmente aos frugívoros é importante conhecer as propriedades dos frutos, para mais facilmente os combinar de forma a constituir uma alimentação equilibrada. São apetitosos, uma fonte de bem-estar e um poço de curiosidades. Descobre connosco os segredos que escondem os mais variados frutos, numa série de artigos que te vamos propor. Verdadeiros dons da natureza, os frutos são alimentos extraordinariamente saudáveis e indispensáveis na nossa alimentação diária. Descobre o segredo de frutos tropicais, citrinos, pomos, drupas, frutos secos, entre muitos outros.

Upload: karvalhu

Post on 23-Jun-2015

578 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 1/12

Os  frutos  exercem  uma  grande  influência  sobre  o nosso  organismo  e  são  especialmente  ricos  em vitaminas  e  minerais.  Contêm  princípios  activos extraídos da polpa, da casca e até mesmo do caroço que constituem uma fonte de bem‐estar.  

Na  continuação  desta  série  de  artigos,  seguem segredos de mais alguns frutos. 

A sua existência vem da mais remota antiguidade. Ao longo  da  história,  as  diversas  civilizações  não dispensaram os frutos nos seus festins.  

Também  a  Bíblia  descreve  os  deliciosos  frutos suspensos nas  árvores do  Jardim  do  Paraíso.  E  ainda hoje, os  frutos mais  variados  são  alimentos indispensáveis em qualquer alimentação saudável e equilibrada. 

Ainda  hoje,  os  frutos  continuam  a  encantar  pelas  suas  formas  peculiares,  aromas  e  sabores inigualáveis.  

São alimentos de eleição de uma alimentação equilibrada e natural. Rematam, como nenhuma outra sobremesa,  o  final  das  refeições.  E  enquanto  ingredientes  da mais  variada  pastelaria,  doçaria  ou gelataria, os frutos, dão também um toque muito especial, perfumando as mais diversas receitas.  

Alguns resultam, ainda, em magníficas entradas e outros, até acompanham alguns pratos principais, conferindo‐lhes um agradável sabor agridoce.

Especialmente aos frugívoros é importante conhecer as propriedades dos frutos, para mais facilmente os combinar de forma a constituir uma alimentação equilibrada.

São apetitosos, uma fonte de bem-estar e um poço de curiosidades. Descobre connosco os segredos que escondem os mais variados frutos, numa série de artigos que te vamos propor.

Verdadeiros  dons  da  natureza,  os  frutos  são  alimentos  extraordinariamente  saudáveis  e indispensáveis na nossa alimentação diária. 

Descobre o segredo de frutos tropicais, citrinos, pomos, drupas, frutos secos, entre muitos outros. 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Page 2: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 2/12

Abacate É rico em vitamina E e contêm quantidades razoáveis de vitamina C, ambas antioxidantes, ajudando a evitar os efeitos nocivos dos radicais livres que originam certos tipos de cancro. É rico em gorduras que se pensa que diminuem os níveis de colesterol no sangue. Tem um elevado teor calórico. Muito utilizado na culinária. Pode ser servido simples, em salada ou com mariscos.

Abrunho O abrunho é uma espécie de ameixa silvestre, que possui uma forma mais ovalada e um sabor mais ácido sendo, por isso, utilizado principalmente na elaboração de licores. É um fruto rico em potássio, vitamina B1 e caroteno. Diuréticos e laxativos. Frescos conservam-se por mais tempo, se forem colocados no frigorífico. Comem-se frescos, secos e em compota.

Alperce/Damasco Rica fonte betacaroteno, ferro e potássio; Rico em fibras; Tem baixo valor calórico quando fresco, em sua forma seca seu valor calórico aumenta. Os alperces/damascos são tratados com dióxido de enxofre antes de serem secos, para preservação da cor e certos nutrientes. Esse tratamento pode desencadear uma reacção alérgica ou um ataque de asma em pessoas susceptíveis. Comem-se em fresco, secos, compotas e em doces.

Ameixa Há diversas variedades de ameixa. As mais conhecidas são: a vermelha, a amarela e a roxa. Tem alto poder laxativo. É composto por vitaminas do Complexo B, vitamina C, potássio e fósforo. É purgativa, depurativa. Tem acção antiviral e antibacteriana; É boa fonte de fibra, como celulose e pectina. Na restauração é servida como sobremesa, sendo também utilizada nas confecções culinárias de alguns pratos assados e não só.

 

Amêndoa É boa contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias. Há duas variedades de amêndoa, a doce e a amarga. Constitui um dos ingredientes base da pastelaria e confeitaria regional portuguesa é também utilizada como aperitivo de Bar e em licores. Fruta da amendoeira é também muito utilizada na industria cosmética para fazer cremes, sabonetes e loções.

Page 3: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 3/12

Amendoim Contem lípidos, proteínas, hidratos de carbono, celulose, sais minerais (fósforo, cálcio e ferro) e vitaminas A e B1. Tem um grande poder nutritivo e é de fácil digestão se mastigado correctamente, convém, no entanto, não abusar da quantidade. O amendoim também tem propriedades terapêuticas pois pode ser usado para problemas pulmonares e julga-se que, quando cru e sem sal, estanca as hemorragias. Muito utilizado no fabrico de óleo e manteiga de amendoim. Nos bares é utilizado como aperitivo salgado.

Amora A amora silvestre é quase um símbolo de Verão, mas existem, espalhadas pelo mundo, algumas plantações de amoras "não silvestres". Fruto da amoreira e de algumas espécies de silvas, tem um sabor ácido e adstringente. Fonte de vitaminas A, B e C que ajuda a combater infecções e a estimular o sistema imunitário. É rica em cálcio e fósforo. O doce de amora é muito apreciado e a sua época favorável é entre Julho e Agosto embora o comércio deste fruto seja praticamente inexistente.

Ananás Fruta típica de países tropicais. É composto por beta-caroteno, vitaminas A, B1, B6, C e D potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e celulose. Auxilia na digestão, é refrescante, ajuda a evitar a desidratação. Rico em fibras, está indicado no tratamento da prisão de ventre e das vias urinárias. Pode ser utilizado como opção de lanche ou sobremesas e ainda pode acompanhar preparações como assados, grelhados, frutos do mar, presunto, frango e outras carnes.

Anona Também conhecida por Fruta do Conde. É uma fruta que contém muito açúcar, portanto não é recomendada para quem faz regime de emagrecimento. O fruto tem casca verde e é coberto de saliências em forma de cone. É estimulante do apetite. É rica em carboidratos, potássio, vitamina C e complexo B. Alto teor de glicose, pessoa diabéticas deve evitá-la.

Avelã Contem proteínas, lípidos, hidratos de carbono, sais minerais (potássio, fósforo e cálcio) e vitaminas B1, B2 e C. Pelo seu conteúdo em vitamina B1, pode ser um excelente remédio contra as frequentes lacunas de memória. Tem também propriedades preventivas do aparelho urinário. Deve mastigar-se muito bem, de forma a que sua digestão não seja difícil.

Page 4: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 4/12

Banana A banana é composta por vitaminas A, B1, B2, C, D, E e H, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, iodo, enxofre, manganês, carboidratos, e vitaminas. É uma das preferidas dos bebés, pela sua consistência pastosa. Fruto bastante utilizado em culinária. Consome-se fresca, em flamejados e em guarnições. Quando seca é servida com aperitivo salgado.

Caju Considerado um alimento saudável, fonte de vitamina B2, que auxilia no combate a arteriosclerose, da osteoporose, doenças cardíacas e doenças gastrointestinais. Este fruto é rico em carboidratos e proteínas. Possui ferro, cálcio, fósforo, sódio e inúmeros tipos de aminoácidos. É abundante em fibras e em gordura monoinsaturada, que ajuda no aumento dos níveis de HDL, o bom colesterol.

Carambola A carambola é uma fruta muito bonita e bem diferente, tem uma forma delicada e cinco gomos. Tem sabor agridoce e sua cor varia do verde ao amarelo, dependendo do seu grau de maturação. A polpa da carambola é, em geral, de consistência rígida. De origem asiática, tem como principais nutrientes cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, C, B1 e B2. É usada no tratamento de eczema e diarreia.

Castanha A castanha fresca contem proteínas, lípidos, hidratos de carbono, sais minerais (grande quantidade principalmente potássio e fósforo), celulose e água. Pela sua riqueza em hidratos de carbono, a castanha constitui uma excelente fonte de energia. Em culinária, é um alimento muito versátil, podendo ser consumida apenas cozida ou assada, mas também, utilizada como acompanhamento de pratos (castanhas assadas, cozidas ou em puré).

Cerejas A cereja é uma fruta pequena, redonda e comummente vermelha (existem cerejas amarelas e roxas), muito apreciada na Europa. É fonte de Vitamina A e C. Além de fornecer sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. A cereja doce de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A ácida, de polpa bem mais firme, é usada no fabrico de conservas, compotas e bebidas licorosas.

Clementina Fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. A casca tem concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geleias. O valor nutritivo do sumo ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo.

Page 5: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 5/12

Coco Do coco, tudo é aproveitável. A parte comestível do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. Apresenta bom teor de sais minerais (Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro) e fibras, importantes para o estímulo da actividade intestinal. Entre nós é utilizado na pastelaria, ralado ou em farinha.

Dióspiro É uma fruta de sabor doce e agradável é rica em vitamina A e C. É fonte de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Sua cor varia do amarelo esverdeado ao vermelho alaranjado. Quando verde ele é amargo e adstringente. Depois de amadurecido, sua polpa fica macia e muito saborosa. Há algumas variedades de dióspiro que não têm sementes. O dióspiro é bastante sensível ao toque, devendo ser cuidadosamente manuseado.

Damasco Esta fruta, também designada por alperche, contem proteínas, hidratos de carbono. Rico em vitaminas B3, B5, C, betacaroteno e ácido fólico, além de pequenas quantidades de B1, B2 e B6, o damasco possui alto teor de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e enxofre. Devido ao betacaroteno, o damasco é muito saudável para a pele, todas as membranas e mucosas e para a visão. É um fruto de fácil digestão, com propriedades mineralizadoras e laxantes. Embora com mais calorias que os frescos, os damascos secos são considerados um dos melhores frutos para a saúde.

Figo A casca do figo varia de cor segundo a espécie, podendo ser roxa, esverdeada, vermelha e, em alguns casos, amarela. É rico em açúcar, potássio, cálcio e fósforo. Rico em magnésio, potássio e ferro; Rico em fibra (pectina), fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Apresenta-se na forma fresca ou seca. É servido como sobremesa, como acepipe e em compotas (muito conhecidos no Algarve pelos doces de figo). Sendo um fruto de Verão a sua melhor época é entre Julho e Setembro.

Framboesa A framboesa encontra-se no estado selvagem. É um fruto de Verão, devendo ser consumido em perfeito estado de maturação, estando disponível a partir de Maio podendo a sua época prolongar-se até Setembro. Excelente fonte de vitamina C que ajuda na prevenção de cancro, na absorção de ferro por parte do organismo e na saúde da pele, ossos e dentes. O chá de folhas de framboesa é utilizado para limpar, desintoxicar o aparelho digestivo, aliviar em casos de cistite, diarreias, indigestão e reumatismo. O chá de framboesas não deve ser tomado no início da gravidez pois pode desencadear contracções com risco de aborto. O vinagre de framboesas é utilizado para a tosse.

Page 6: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 6/12

Fruta-pão Fruta de clima tropical, de grande tamanho. A polpa da fruta-pão é rica em calorias, carboidratos, água, vitamina B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras. Industrialmente a polpa é aproveitada como fruta seca e farinha panificável, além de fonte para extração do amido e de farinha granulada semelhante. Na utilização caseira a polpa - quase madura - pode ser cozida, assada, transformada em puré ou cortada em fatias, para serem consumidas fritas (como a batatinha) com manteiga, mel ou melaço.

Ginja Espécie de cereja ácida. A ginga é famosa pelo popular licor - a ginjinha. É um fruto doce e perfumado.

Goiaba Tem forma arredondada ou ovalada, casca lisa ou ligeiramente enrugada e a cor pode variar entre o verde, o branco ou o amarelo. Combate a diarreia e os tumores. É composto por vitamina C, vitaminas A e B1, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Apresenta 5 vezes mais vitamina C que a laranja; Pode ser consumido inteira, em forma de compota, doces, gelado ou sumo.

Groselha Fruta de verão, de reduzidas dimensões. Rica em vitaminas C, B2, B6 e E, a groselha possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio. Distinguem-se duas espécies destas bagas:

as negras que são aromáticas; as vermelhas que são ácidas.

As groselhas são uma das frutas mais nutritivas de todas.

Kiwi Por ser rico em vitamina C, o kiwi possui propriedades anti-anémica, anti-escorbútica e digestiva. Também é estimulante do apetite e tem propriedades laxantes. É usado tradicionalmente na medicina chinesa para o tratamento do câncer de mama e estômago. O fruto é colhido ainda imaturo, pois não amadurece na planta. O kiwi pode ser consumido cru ou em sumos, compotas, doces, gelados e saladas. Pode ser encontrado durante todo o ano.

Page 7: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 7/12

Laranja É um dos frutos mais ricos e mais populares. Portugal é referido como possuidor das melhores laranjas do mundo. Contém vitaminas A, B C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio. Aumenta a resistência e regula a função intestinal. O sumo da laranja deve ser consumido imediatamente após a sua preparação, pois a vitamina C oxida-se e perde-se com muita facilidade.

Lichia É um fruto pequeno, de casca fina, mas rugosa e dura, com uma cor vermelha rosada intensa. A polpa é gelatinosa, translúcida, sucolenta e de excelente sabor. É uma fruta rica em vitamina C, com pequenas quantidades das vitaminas do complexo B e de minerais. É responsável por instigar o apetite, proporcionar efeitos reconstituintes para o organismo e favorecer a digestão. Devido à grande quantidade de água que possui, a polpa da fruta repõe o líquido perdido pelo organismo nos dias mais quentes. O sabor é perfumado, o que faz com que sejam muito utilizadas como ingrediente de saladas de frutas.

Lima Combate a falta da vitamina C. Pode ser usada para temperar e amaciar carnes, aves e peixes e não confere seu sabor próprio e distinto aos pratos (ao contrario do limão). O sumo de lima pode ser usado como substituto do sal para carnes e peixes. Quando usado na salada de frutas evita a descoloração natural das outras frutas.

Limão Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada do mundo. O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico, adstringente, curam feridas e combate o vómito. Devido à sua acidez, é utilizado sobretudo em temperos e como ingrediente aromático de doçarias e bebidas como por exemplo os licores de limão.

Maçã A maçã está associada ao pecado original em que Adão se deixou tentar pela paixão e pelo desejo. Contém betacaroteno, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina, proteínas, sódio, enxofre, ferro, sílico, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cloro. Cheia de fibras, actua no bom funcionamento do intestino. Pode ser consumida de muitas maneiras - ao natural, assada, em tortas, doces, gelatinas, molhos, etc. Os sumos, bálsamos e licores de maçã são rejuvenescedores e estimulantes.

Page 8: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 8/12

Manga As mangas variam muito de tamanho, cor e forma, mas quase todas apresentam polpa suculenta e sabor definido. É depurativa e refrescante, tem a propriedade de fazer suar e é digestiva. Contém betacaroteno, vitaminas A, B, C, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, selênio, zinco. Suas fibras ajudam no funcionamento intestinal.

Maracujá O maracujá é uma boa fonte de hidratos de carbono. Contém vitaminas C, B2 e B5, ferro, cálcio e fósforo. Rico em celulose. Existem muitas espécies de maracujá, que variam de tamanho e cor. Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante.

Marmelo O marmelo cru é uma boa fonte de vitamina C, mas, durante a cozedura, perde-se grande parte dessa vitamina. Também contém vitaminas do complexo B e alguns sais minerais. É adstringente e fortificante do aparelho digestivo. Geralmente, o marmelo não é consumido ao natural. No entanto, é uma fruta óptima para fazer doces em pasta (marmelada) ou geleia, xaropes e licores.

Medronho Verifica-se que o medronho é uma boa fonte de ácido ascórbico (vitamina C), com valores semelhantes aos citrinos. Fruta bastante apreciada, é consumido cru quando bem maduro, ou sob a forma de geleia e doce. A partir do seu sumo, obtém-se aguardente de medronho, famosa especialidade algarvia. É também possível fazer doces e licores. O licor comercialmente mais famoso é o Brandy Mel.

Melancia A melancia tem propriedades alcalinas, com muita vitamina A, B1, B2 e C, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e sódio. É composta, basicamente de água (cerca de 97%) o seu conteúdo em açúcar é escasso, apenas 7%. É de fácil digestão, mas se por vezes lhe atribuem propriedades prejudiciais, é pelo mau hábito de comer melancia depois das refeições e em grande quantidade. Usado muitas vezes como fruto decorativo.

Melão Este fruto contém proteínas, hidratos de carbono, sais minerais e bastante água. Contem ainda vitaminas A, B1, B2, e C. O seu sumo fornece ainda zinco, iodo potássio e ácido fólico. Deve comer-se preferencialmente fora da refeição ou então no início, por fermentar muito rapidamente no estômago.

Page 9: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 9/12

Meloa A meloa, é um grande diurético e alcalinizante dos humores. Tem um efeito de limpeza do aparelho digestivo, pelo que é um alimento muito benéfico, mineralizador e energético. Uma fatia com 100 gramas proporciona mais de metade da dose recomendada de vitamina C e é uma fonte privilegiada de betacarotenos. É muito apreciada quando servida com vinho do Porto.

Mirtilo Os Mirtilos (Blueberries) contêm vitamina C, potássio, ferro e fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Também muito ricos em taninos, vitamina E e manganésio. É uma fruta pequena e conveniente para se usar em muitas receitas como batidos, molhos, saladas e doçarias. Também se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascar ou cortar.

Morango O morango é um fruto, que crescia espontaneamente nas florestas e montanhas, até que começou a ser cultivado. Mais rico em vitamina C do que a laranja ou limão. Contem proteínas, açúcares, sais minerais (ferro, sódio), rico em vitamina E e betacarotenos. Recomendado para sobremesas ao natural ou em bolos.

Nectarina É considerada uma variedade de pêssego, mas tem uma pele brilhante e lisa, sem penugem. A polpa é, também, mais doce do que a do pêssego careca. É digestiva e diurética e contém vitamina B1 e provitamina A, rica em betacaroteno, ácido fólico, vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Se a fruta amadurecer na árvore, a sua concentração de vitaminas e minerais pode ser de seis a sete vezes maior que a dos pêssegos.

Nêspera Esta fruta originária da China apresenta uma cor amarela, pele firme e lisa, polpa saborosa e muito suculenta. Rica em açúcares, é também uma grande fonte de vitamina A e C, fósforo e cálcio. Contêm uma boa quantidade de hidratos de carbono, pelo que é um bom alimento.

Nozes São ricas em vitaminas do complexo B, aminoácidos, omega-3 e minerais. Beneficia o sistema nervoso, reduz o colesterol ruim (LDL) e protege contra doenças cardíacas. São também ricas em vitaminas A, C e E. As suas proteínas ultrapassam facilmente as dos ovos ou leite, pois não se alteram facilmente. São muito utilizadas na culinária e servem-se também simples, como aperitivo no bar. Comer cerca de 150 g de nozes, por semana, reduz em 50% a probabilidade de se sofrer de doenças cardíacas.

Page 10: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 10/12

Papaia É uma fruta tropical muito rica em açúcares, sais minerais, nomeadamente fósforo, cálcio, magnésio e sódio, e vitaminas A, C, e D. A papaia é uma excelente fonte de betacarotenos, um antioxidante que protege a pele. Mas um dos maiores benefícios deste fruto é a existência de papaína, uma enzima que favorece a digestão.

Pêra A pêra originária da região mediterrânea, é rica em vitamina B1, além de outros elementos do complexo B igualmente benéficos ao sistema cardiovascular. É também rica em potássio, fósforo, zinco, cobre e níquel. Este fruto ajuda a fazer as digestões pesadas e actua como regulador da função intestinal. É servida ao natural, confeccionada, em compota e em aguardente.

Pêssego Contem tanta quantidade de hidratos de carbono como as maçãs, a sua capacidade mineralizadora e o seu ácido são bastante benéficos ao aparelho digestivo. É um fruto rico em vitaminas A, B1, B2, e C e em potássio, fósforo e níquel. É servido ao natural, em compota, em licores e pode ser confeccionado na presença do cliente.

Pinhão Semente do pinheiro manso, é rico em ácidos gordos essenciais, vitamina B1, B2, PP e em cálcio e ferro. Excelente fonte de proteínas e lípidos. Este fruto é muito utilizado na culinária e doçaria.

Pitanga A pitanga apresenta-se em forma de bagas, achatadas nos dois pólos e divididas em gomos salientes. Apresenta uma quantidade razoável de vitamina A, C e complexo B. Boa fonte de cálcio, fósforo e ferro. Indicada para artrite, diarreia, febre, gota e reumatismo. Muito utilizada também em produtos cosméticos.

Pitaya Nativa da América Tropical, a Pitaya pertence à mesma família dos cactos. É rica em calorias, proteínas, carboidratos, vitamina C, ferro e cálcio. Sua polpa, de exótica coloração acinzentada, apresenta propriedades digestivas e funciona como um leve laxante natural. Pode ser consumida ao natural (abra a fruta e com uma colher saboreie a polpa) ou entrar na preparação de deliciosos cocktails, sumos e molhos para saladas.

Page 11: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 11/12

Romã A incomparável suculência da romã deve-se ao seu elevado teor de água. É, também, rica em açúcar, vitaminas C e do complexo B. Tem uma acção anti-inflamatória, digestiva e ligeiramente adstringente. A sua casca cozida é usada, no tratamento da diarreia, devido à grande quantidade de tanino que contém. O licor grenadine é derivado da romã. É muito utilizado nas composições de bar. Manda uma tradição portuguesa que, no dia de Reis, se ofereça aos descendentes 3 bagos como garantia de dinheiro e saúde para todo o ano.

Tâmara A tâmara, constitui o alimento nacional dos árabes. Apresenta açúcar natural, proteínas, sais minerais (potássio, magnésio, cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas A, B1, B2, e C. As tâmaras frescas são carnudas e suculentas. Como fruto seco, podem servir de aperitivo ou de ingrediente de tartes e doces.

Toranja Comendo-as em jejum “ao pequeno-almoço”é um grande depurativo e laxante. Possui até 5 vezes mais vitamina C que o tomate, a laranja e o limão, mas para tirar o maior proveito nutricional devem consumir-se bem maduras. Rica em betacaroteno, ácido fólico, além de pequenas quantidades de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e E. Tem alto teor de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, possuindo também poucas partes de cobre, ferro, manganês e zinco. Muito produzida na região do Algarve

Tangera Foi criada a partir do cruzamento da toranja com a tangerina, de onde se obteve um sabor mais doce. Apresenta características muito semelhantes às da maioria dos citrinos.

Tangerina De aroma e sabor adocicado, a tangerina é essencialmente um fruto de Inverno. O valor nutritivo varia de acordo com a espécie. É composto por vitaminas A, B e C, potássio, fósforo, betacaroteno, potássio, sódio e ferro. É bastante depurativa e as suas qualidades podem beneficiar reumáticos, hepáticos, convalescentes, constipados, obesos, febris e ulcerosos.

Page 12: Segredos e Valor Nutricional Das Frutas

Segredos dos frutos  

OBSERVAÇÕES: As imagens e textos foram extraídos de diversos sítios na Internet. Página 12/12

Uva A uva é extremamente rica em vitamina A, B1, B2, e C, sais minerais e água, é ligeiramente diurética. O seu teor de açúcar é elevado, o que faz com que seja um fruto muito calórico. A partir das uvas, também se obtém um fruto seco “as passas”, utilizadas na culinária e não só. As uvas aumentam a secreção biliar, estimulam os centros nervosos, fortalecem a circulação e proporcionam vigor e pureza ao sangue.