scott pilgrim contra o mundo - analise critica

4
Scott Pilgrim Contra o Mundo: uma análise crítica Scott Pilgrim Contra o Mundo é um filme de 2010, dirigido por Edgar Wright e adaptado da série de HQ’s do canadense Brian Lee O’Malley. A premissa do filme relata a vida de Scott Pilgrim, um jovem canadense que é baixista em uma banda de garagem chamada Sex Bob-omb e, aos seus 22 anos, namora uma garota colegial ( Knives Chau). Sua vida, ganha um novo sentindo quando ele conhece a garota de seus sonhos, literalmente, e faz o possível para ficar com ela (Ramona Flowers). Contudo, ficar com Ramona não é tarefa fácil, uma vez que ele tem que enfrentar a Liga dos Sete Ex-Namorados do Mal de Ramona, para enfim ter a chance de namorar com ela. Toda a ação da história resume-se na vontade de Scott Pilgrim conseguir ficar com Ramona Flowers. Além disso, é importante ressaltar que no universo desse filme, a realidade é comparável a um fliperama ou mesmo a uma HQ, onde as onomatopeias podem ser lidas na tela, ou os sons vistos, e os desafios enfrentados pelo protagonista são literalmente níveis a se passar, tal como em um vídeo game. Isso fica claro já na apresentação do filme, onde o logo da Universal e a música aparecem em modo 8-bit, referência comum em alguns jogos arcade antigos. Esse recurso alia a experiência do espectador com outros meios e dá um ponto de vista singular a esta história. Isto posto, podemos enquadrar alguns passos identificáveis no filme com relação a Jornada do Herói de Campbell, no que segue: Mundo Comum: Há uma curta apresentação épica sobre a história. Um narrador dá o local em que a história se segue (Toronto, Canada) e a situação (Scott Pilgrim está namorado uma garota no colegial). Nesse primeiro momento, conhecemos seu universo comum e seu cotidiano.

Upload: leo-raoni

Post on 02-Feb-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Análise Crítica sobre o Filme + Passos da Jornada do Herói

TRANSCRIPT

Page 1: Scott Pilgrim Contra o Mundo - Analise Critica

Scott Pilgrim Contra o Mundo: uma análise crítica

Scott Pilgrim Contra o Mundo é um filme de 2010, dirigido por Edgar Wright e adaptado da série de HQ’s do canadense Brian Lee O’Malley. A premissa do filme relata a vida de Scott Pilgrim, um jovem canadense que é baixista em uma banda de garagem chamada Sex Bob-omb e, aos seus 22 anos, namora uma garota colegial ( Knives Chau). Sua vida, ganha um novo sentindo quando ele conhece a garota de seus sonhos, literalmente, e faz o possível para ficar com ela (Ramona Flowers). Contudo, ficar com Ramona não é tarefa fácil, uma vez que ele tem que enfrentar a Liga dos Sete Ex-Namorados do Mal de Ramona, para enfim ter a chance de namorar com ela.

Toda a ação da história resume-se na vontade de Scott Pilgrim conseguir ficar com Ramona Flowers. Além disso, é importante ressaltar que no universo desse filme, a realidade é comparável a um fliperama ou mesmo a uma HQ, onde as onomatopeias podem ser lidas na tela, ou os sons vistos, e os desafios enfrentados pelo protagonista são literalmente níveis a se passar, tal como em um vídeo game. Isso fica claro já na apresentação do filme, onde o logo da Universal e a música aparecem em modo 8-bit, referência comum em alguns jogos arcade antigos. Esse recurso alia a experiência do espectador com outros meios e dá um ponto de vista singular a esta história. Isto posto, podemos enquadrar alguns passos identificáveis no filme com relação a Jornada do Herói de Campbell, no que segue:

Mundo Comum: Há uma curta apresentação épica sobre a história. Um narrador dá o local em que a história se segue (Toronto, Canada) e a situação (Scott Pilgrim está namorado uma garota no colegial). Nesse primeiro momento, conhecemos seu universo comum e seu cotidiano.

Chamado à aventura: o protagonista vê sua rotina quebrada em forma de um sonho/delírio, em que se imagina em um deserto, sozinho e a miragem de uma mulher de patins que passa ao seu lado e diz, “você não está sozinho”. A materialização do sonho completa-se quando Scott Pilgrim encontra essa mulher em sua realidade e, atraído por ela, convida-a para sair. A aventura, no caso dessa obra, é introspecta, pois somente o universo de Pilgrim e poucas pessoas ao seu redor será afetado. O próximo passo natural, na teoria de Campbell, seria a recusa ao chamado. Todavia, o passo seguinte identificado foi a Travessia do Limiar

Travessia do Limiar: o ingresso a um novo mundo (namorar Ramona Flowers), dá-se também de forma literal no filme, onde vemos Ramona pegando na mão de Scott e os dois, flutuando em uma rua, entrando por uma porta, que pode simbolizar o acesso a essa aventura.

Testes, aliados, inimigos: as principais provações de Scott Pilgrim dão-se por meio das batalhas onde ele deve derrotar os sete ex-namorados de Ramona Flowers. É aqui onde grande parte do filme é desenvolvida e conhecemos a história por trás de cada término

Page 2: Scott Pilgrim Contra o Mundo - Analise Critica

de relacionamento, além de identificarmos os aliados de Scott (amigos) e as dificuldades que o protagonista deve passar e os seus receios. Em sua primeira batalha, podemos identificar o passo “Encontro com o Mentor”. Por meio de uma única palavra, o amigo e colega de quarto de Pilgrim, Wallace Wells, vendo a iminência de um ataque diz ao protagonista: “lute!”. E assim Pilgrim o faz.

Recusa ao chamado: Em meio a tantos desafios vencidos, o cansaço afeta o protagonista, que começa a questionar se tudo aquilo vale a pena, ou seja, o esforço em lutar com todos aqueles oponentes é realmente digno da recompensa em namorar Ramona. Nesse momento do filme, o casal tem um breve rompimento, o que faz Pilgrim entrar em um processo de momentâneo retrocesso a tudo aquilo que já havia conquistado. Contudo, o mentor (seu amigo de quarto Wallace Wells), conversa com ele, que reúne forças para continuar lutando pelo seu objetivo.

Aproximação do Objetivo: nesse momento do filme, ocorre a batalha final entre Pilgrim e o último ex-namorado do mal de Ramona Flowers em que, surpreendentemente, mata o protagonista. Mais uma vez somos levados (o espectador e o protagonista), para o deserto da solidão, o delírio de Pilgrim, e ele visualiza Ramona Flowers em seu sonho novamente. Todavia, dessa vez Ramona dá a entender que ele não deveria estar lutando por ela, e sim por si mesmo.

Provação Máxima: no deserto da solidão imaginado por Pilgrim morto, surge uma vida, tal como nos videogames, ou seja, uma nova chance para lutar por aquele ideal. Contudo, o protagonista agora luta não pelo amor de Ramona, mas pelo amor-próprio. E ele volta a vida para enfrentar a última batalha, vencendo-a com ajuda de Ramona e de Knives Chau ( ex de Pilgrim).

Conquista da Recompensa/ Depuração: finalmente ele pode ficar com Ramona, mas em um primeiro momento não o faz, uma vez que ele ainda tem questões a resolver com a sua ex-namorada, que o ajudou. Knives aceita que Pilgrim siga com Ramona, pois todo aquele tempo o objetivo do protagonista era esse.

Caminho de Volta/Retorno Transformado: o relacionamento, abalado pelas batalhas e provações da jornada, pode também ter um recomeço entre Scott e Ramona e isso também é feito de forma literal no filme, onde eles passam novamente por aquela porta simbólica, significando uma volta ao mundo anterior, contudo transformados (os dois) pela experiência que passaram. Ainda como em um fliperama, uma contagem regressiva e a palavra “continue” aparecem na tela, deixando o final aberto para que o espectador especule sobre o destino do casal.

Scott Pilgrim Contra o Mundo é um bom exemplo de adaptação de HQ’s para o cinema, uma vez que respeita a linguagem dos dois meios e não anula nenhum dos dois. As referências a cultura pop no filme são diversas e podem até passar despercebidas ao espectador, tendo que ver mais de uma vez para encontra-las.