santos 2º semestre - universidade paulista - unip · realizada de forma manual, com exercícios ao...

2
novembro, 2005 unidade Multi Multi Multi Campus Santos Fisioterapeuta americano realiza curso no campus Estudantes do sexto semestre do curso de Fisioterapia, além de professores e profissionais da área, participaram do curso teórico e prático de Cinesioterapia com faixas elásticas e bolas, ministrado pelo norte-americano Phil Page, no dia 22 de junho. A cinesioterapia consiste em um tratamento por meio do movimento e engloba recursos e técnicas variados, podendo ser realizada de forma manual, com exercícios ao ar livre ou na água (hidroterapia), utilizando-se também bolas, pranchas, barras, pesos e outros recursos. Com diversas obras publicadas sobre o tema, Phil Page, que é fisioterapeuta e educador físico, é um divulgador das evidências científicas dessa técnica em diversos países, como Japão, Hong Kong, Coréia, Áustria, Austrália, Estados Unidos e Alemanha. Criatividade e inovação nas empresas Pense Diferente . Esse foi o tema central da palestra realizada para os alunos do curso de Administração de Empresas. Na abertura do evento, o coordenador do curso, Edison Monteiro, falou sobre a importância de aplicar técnicas de criatividade e inovação nas empresas, visto que a velocidade do desenvolvimento no mundo globalizado tem assustado cada vez mais as pessoas. O consultor de empresas e autor dos livros O ataque à s id é ias e Inova çã o: Como criar id é ias que geram resultados , Antonio Carlos Teixeira da Silva, seguiu a mesma linha de raciocínio do tema. Em sua conferência, Antonio Carlos contou a experiência que teve durante uma consultoria realizada em uma siderúrgica, quando aplicou o método de criatividade e inovação. “A empresa precisava fazer uma nova fiação na tubulação ao lado do alto-forno e, para isso, necessitava parar o forno por vários dias, gerando um enorme prejuízo. Durante essa ocorrência, um operário ouviu a conversa e perguntou se poderia fazer uma sugestão criativa. Como a empresa estava aplicando essa metodologia, o funcionário foi ouvido. A idéia do operário foi colocar um rato com um fio de náilon amarrado no rabo e soltá- lo no início do tubo que passava ao lado do alto-forno porque com isso eles conseguiriam passar os fios sem parar as atividades do forno”, narrou o palestrante. Para a realização do evento, os alunos propuseram a arrecadação de alimentos não perecíveis. Ao todo foram arrecadados 200 kg de alimentos que posteriormente foram doados à entidade Associação Lar Alvorada Nova, na cidade de São Vicente. Santos_2º semestre.indd 1 8/11/2005 16:55:44

Upload: phamtruc

Post on 09-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

novembro, 2005 unidadeMultiMultiMulti CampusSantos

Fisioterapeuta americano realiza curso no campus

Estudantes do sexto semestre do curso de Fisioterapia, além de professores e profissionais da área, participaram do curso teórico e prático de Cinesioterapia com faixas elásticas e bolas, ministrado pelo norte-americano Phil Page, no dia 22 de junho.

A cinesioterapia consiste em um tratamento por meio do movimento e engloba recursos e técnicas variados, podendo ser realizada de forma manual,

com exercícios ao ar livre ou na água (hidroterapia), utilizando-se também bolas, pranchas, barras, pesos e outros recursos.

Com diversas obras publicadas sobre o tema, Phil Page, que é fisioterapeuta e educador físico, é um divulgador das evidências científicas dessa técnica em diversos países, como Japão, Hong Kong, Coréia, Áustria, Austrália, Estados Unidos e Alemanha.

Criatividade e inovação nas empresasPense Diferente. Esse foi o

tema central da palestra realizada para os alunos do curso de Administração de Empresas.

Na abertura do evento, o coordenador do curso, Edison Monteiro, falou sobre a importância de aplicar técnicas de criatividade e inovação nas empresas, visto que a velocidade do desenvolvimento no mundo globalizado tem assustado cada vez mais as pessoas.

O consultor de empresas e autor dos livros O ataque às idés idés id iaséiasé e ias e iasInovaçãInovaçãInova o: Como criar idéo: Como criar idéo: Como criar id ias que geram éias que geram éresultados, Antonio Carlos Teixeira da Silva, seguiu a mesma linha de raciocínio do tema.

Em sua conferência, Antonio Carlos contou a experiência que teve durante uma consultoria realizada em uma siderúrgica, quando aplicou o método de criatividade e inovação. “A empresa precisava fazer uma nova fiação na

tubulação ao lado do alto-forno e, para isso, necessitava parar o forno por vários dias, gerando um enorme prejuízo. Durante essa ocorrência, um operário ouviu a conversa e perguntou se poderia fazer uma sugestão criativa. Como a empresa estava aplicando essa metodologia, o funcionário foi ouvido. A idéia do operário foi colocar um rato com um fio de náilon amarrado no rabo e soltá-lo no início do tubo que passava

ao lado do alto-forno porque com isso eles conseguiriam passar os fios sem parar as atividades do forno”, narrou o palestrante.

Para a realização do evento, os alunos propuseram a arrecadação de alimentos não perecíveis. Ao todo foram arrecadados 200 kg de alimentos que posteriormente foram doados à entidade Associação Lar Alvorada Nova, na cidade de São Vicente.

Santos_2º semestre.indd 1 8/11/2005 16:55:44

MultiMultiMulti unidadeDistúrbios de movimento são abordados em evento

Em parceria com a Associação dos Portadores de Distúrbios de Movimentos e Necessidades Especiais da Baixada Santista (Apdm), o curso de Fisioterapia, por meio do coordenador Erik Oliveira Martins, promoveu um Ciclo de Palestras.

Conceituados palestrantes de Santos e de São Paulo abordaram temas de grande interesse na área, voltados especialmente para a neurologia adulta e pediátrica. Foram abordados temas como Células-Troncoélulas-Troncoé , a cargo da professora Cristiane Nicodemos, além de Paralisia Cerebral, Cerebral, Cerebral Toxina BotulíToxina BotulíToxina Botul nicaínicaí , Trauma Raquimedular, Trauma Raquimedular, Trauma Raquimedular Distrofia Muscular, Muscular, Muscular Doenças Metabólicas, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, entre outros.

As palestras ocorreram de forma simultânea, envolvendo pais e portadores de distúrbios de movimento, além de acadêmicos e profissionais.

O Ciclo de Palestras contou ainda com a participação, na abertura oficial, do secretário de Saúde de Santos, Odílio Rodrigues, e dos diretores do campus, Tereza Gandelman e Edison da Silva Monteiro.

No evento foi possível ainda vivenciar práticas de equoterapia e participar de mesa-redonda com especialistas, bem como visitar exposição de artesanato, materiais hospitalares, ortopédicos e de carros adaptados ao portador de necessidades especiais.

A aplicação do novo

Código CivilUma das maiores

autoridades em Direito Civil no Brasil, Silvio de Salvo Venosa, compareceu ao campus para campus para campusministrar a palestra A aplicaçãA aplicaçãA aplica o do novo código civil neste séculoéculoé .

Professor Venosa foi juiz no Estado de São Paulo por 25 anos, aposentando-se como membro do Primeiro Tribunal de Alçada Civil. É membro da Academia Paulista de Magistrados e autor de várias obras, entre as quais, Direito Civil, em sete volumes.

Em sua conferência no auditório da unidade, Silvio de Salvo Venosa abordou o direito civil desde os primórdios até sua aplicabilidade na atualidade e o futuro. Temas como o direito de família, o reconhecimento da união estável, direitos da personalidade, entre outros, foram comentados pelo professor, levando ensinamentos de suma importância a alunos e professores.

Presentes à mesa estavam o coordenador do curso de Direito, Luiz Guilherme, os professores Gustavo Xistos e Paulo Ferraz, e o diretor da unidade, Edison da Silva Monteiro.

Santos_2º semestre.indd 2 8/11/2005 16:55:56