saiba como furar - bricomat.combricomat.com/wp-content/uploads/pdf/saiba-como-furar.pdf · tipos de...

5
A forma mais fácil de fazer! www.bricomat.com Bricolage Saiba como furar Ajudamos a construir

Upload: ledang

Post on 09-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Saiba como furar - bricomat.combricomat.com/wp-content/uploads/pdf/Saiba-como-furar.pdf · Tipos de berbequim Esquadro Grampo de Carpinteiro Torno ... Só depois será feito o furo

A forma mais fácil de fazer!

www.bricomat.com

Bricolage

Saiba como furar

Ajudamos a construir

Page 2: Saiba como furar - bricomat.combricomat.com/wp-content/uploads/pdf/Saiba-como-furar.pdf · Tipos de berbequim Esquadro Grampo de Carpinteiro Torno ... Só depois será feito o furo

2

Resumo de Ferramentas1

Temos de considerar duas grandezas, a VELOCIDADE e a POTÊNCIA.Trabalhando sobre materiais duros é imprescindível uma potência elevada e também um mecanismo percutor. Para materiais moles, é determinante o factor velocidade, dependendo dela a precisão de perfuração. Máquinas eficazes e versáteis devem ter sempre as duas prestações.O domínio da velocidade e da potência é fundamental no perfurar e no percutir. Não são todos os materiais que podem ser aborda-dos com velocidade e potência máxima.

Utilização de berbequins e brocasEscolhida a máquina, utilizar-se-á uma broca adequada, em função do material que vai ser perfurado. A máquina deve estar desligada aquando da introdução da broca no mandril e no seu apertar, com a chave.A colocação das brocas é facilitada nas máquinas com mandril de fecho automático.

Tipos de berbequim

Esquadro

Grampode Carpinteiro

Tornode bancada

Guiade Perfuração

Verruma Receptor de PóBrocas e serrascranianas

Berbequimcom Bateria

MarteloElectropneumático

Berbequimde Coluna

BerbequimPercutor

Perfuração por meio de berbequim2

Berbequim – Aparafusador, com bateriaSão alimentados por um acumulador/bateria, cujo carregamento se obtém com ligação prévia à rede, o que lhes permite poderem ser utilizados sem ligação directa à rede eléctrica. A sua autonomia é limitada devido a uma menor potência.Aparafusam, desaparafusam e perfuram em superfícies pouco duras. Existem berbequins com e sem percussão, e também sem fio.

Martelo electropneumáticoSão destinados à perfuração de materiais duros. São muito potentes, o que lhes permite reduzir o tempo e o esforço de perfuração, todavia são pouco precisos no perfuramento de materiais moles.

Berbequim de ColunaSão dois elementos essenciais a considerar. Trabalhando sobre materiais duros é imprescindível uma potência elevada e também um mecanismo percutor. Para materiais moles, é determinante o factor velocidade, dependendo dela a precisão de perfuração. Máquinas eficazes e versáteis devem ter sempre as duas prestações.O domínio da velocidade e da potência é fundamental no perfurar e no percutir. Não são todos os materiais que podem ser abordados com velocidade e potência máxima.

Berbequim e brocasEscolhida a máquina, utilizar-se-á uma broca adequada, em função do material que vai ser perfurado. A máquina deve estar desligada aquando da introdução da broca no mandril e no seu apertar, com a chave.A colocação das brocas é facilitada nas máquinas com mandril de fecho automático.

Berbequim percussor ou percutorSão polivalentes. Perfuram madeira, metal e betão. Esta sua acção é devido à percussão, cujo batimento acompanha a perfuração e permite atravessar materiais rijos (betão, pedra, etc.). É uma função que pode ser ligada para a perfuração de materiais rijos/duros, e desligada para perfurar materiais menos rijos, como a madeira, plástico, etc..

Tipos de berbequim3

Bricolage Saiba como furar

Page 3: Saiba como furar - bricomat.combricomat.com/wp-content/uploads/pdf/Saiba-como-furar.pdf · Tipos de berbequim Esquadro Grampo de Carpinteiro Torno ... Só depois será feito o furo

3

Utilização de berbequim em pedra,betão e ladrilho

Outros materiais 5

4

4.1) Pedra/betão ou ladrilhos durosSão requeridas máquinas de percussão ou martelos pneumáticos. Para atravessar uma camada mais mole antes do betão a máquina deverá funcionar como berbequim, ligando-se a percussão quando chegar ao betão. Desse modo evitar-se-á a danificação da superfície mole da parede.

4.2) Brocas para pedra ou betãoAs suas pontas são em carboneto metálico. Atenção, só as brocas para betão poderão perfurar pedra, e não ao contrário.Verificar sempre se o diâmetro da broca se adapta à máquina, antes da utilização.

4.3) Materiais molesA percussão não deve ser utilizada na perfuração de materiais moles: (cerâmica, ladrilhos, gessos, madeiras, etc), em virtude da vibração poder danificar os mesmos ou produzir grandes orifícios.

4.4) Travão de ProfundidadePermite limitar a profundidade do furo, bem como ajustar a distância desejada, para a frente ou para trás da máquina.O mesmo costuma ter um guia que facilita o pré-ajuste. Não se dispondo de um travão, pode enrolar-se um pedaço de fita adesiva na broca, obtendo-se, assim, de uma referência visual do perfuramento.

4.5) Punho LateralPermite a comodidade de utilização e o momento da fixação, em trabalhos pesados.

5.1) Grandes furosPodem ser conseguidos com a utilização directa de uma serra craniana. De outra forma optativa, deverá desenhar-se o perímetro do furo grande com furos de pequena dimensão. Neste caso, a broca deve ser retirada com regularidade, evitando que se encham de pó. Só depois será feito o furo final com a serra craniana.

5.2) DetectoresA fim de detectar a presença de cabos ou tubagens antes de iniciar a furar, devem ser utilizados detectores de corrente ou metais. Pontos de referência devem marcar a zona que não deve ser furada. Se detectadas peças de betão, também não deve ser perfurado esse ponto.

5.3) PóProvoca-se pó sempre que se perfura. O mesmo poderá ser recolhido colocando-se um envoltório abaixo do ponto a perfurar. Ao perfurar tectos, aconselha-se a colocação de um copo de plástico ou metade de uma bola de ténis na base da broca. Também se comercializam receptores de pó para acoplar à máquina.

5.4) CerâmicaNo seu perfuramento, deverá ser usada uma broca com ponta de carboneto metálico, anti-derrapante, marcando-se o ponto a perfurar com um furado metálico e pintando-se com um marca-dor. O início do orifício deverá ser perfurado ligeiramente, utilizando duas tiras de fita adesiva transparente, cruzadas, sobre esse ponto.

5.5) Vidro/CristalNo seu perfuramento, deve ser usada, exclusivamente, uma broca especial para vidro/cristais. Deve ser colocada uma coroa de mástique (massa de vidraceiro) à volta da zona a perfurar, enchendo a mesma com vaselina, para lubrificar a broca. O vidro deve ser colocado numa superfície bem plana, furando-se com velocidade reduzida. Devem ser utilizados óculos de protecção.

Bricolage Saiba como furar

Page 4: Saiba como furar - bricomat.combricomat.com/wp-content/uploads/pdf/Saiba-como-furar.pdf · Tipos de berbequim Esquadro Grampo de Carpinteiro Torno ... Só depois será feito o furo

4

7.1) Brocas para madeira (dois tipos):1) Brocas de hélice rápida: fazem furos de lado a lado, ou cegos, em qualquer tipo de madeira.2) Broca helicoidal (em fora de hélice): Para os furos de lado a lado, tem uma ponta para entrar e uma lâmina dupla.

7.2) Brocas planas para madeiraColocada entre as duas superfícies cortantes, têm uma ponta para centrar. Fazem furos cegos de grande diâmetro, até 35mm, transversais ou no sentido do fio. É uma operação feita a grande velocidade: De 1500 a 3000 voltas/minuto.

7.3) Perfurar a direitoNão é fácil perfurar a direito na madeira. Na perfuração dos cantos, recomendamos utilizar uma guia de perfuração. Pode utilizar um esquadro para peças mais largas.

7.4) As LascasNa perfuração de painéis de camadas sobrepostas (estratificados), é fácil a formação de lascas ao retirar a broca, depois de atravessar a peça de madeira. Pode evitar-se esse facto, colocando um pedaço de madeira por baixo da peça que está a ser perfurada, apertando as duas peças, em simultâneo, com um grampo de carpinteiro.

7.5) Fazer um encaixePrimeiro, desenha-se no local de peça o tamanho da cavidade pretendida: (por exemplo, para colocar uma fechadura). A seguir, devem ser feitos, vários orifícios secantes e cegos, com alinhamento ao longo do encaixe. Devem ser perfurados primeiro os extremos, seguindo-se o centro e, finalmente, os outros, evitando-se, assim, esvaziar o local.

Bricolage Saiba como furar

Metal6

6.2) Furar placas finasNão perfurar nunca uma placa metálica fina fixando a mesma com a mão. Há o perigo, findo o furo, de a broca poder fazer girar a placa. A placa deve ser fixada a uma bancada de trabalho com a ajuda de um torno de bancada ou grampo de carpinteiro.

6.3) Grandes diâmetros e a sua perfuraçãoPreviamente deverá ser feito um pequeno furo, servindo de guia para o orifício desejado sobre o metal. Se necessário, pode ser feito em três fases: iniciar com uma broca de 5mm. Seguindo-se de uma de 8mm e terminando com uma de 10mm. Obter-se-á, desse modo, o furo com as dimensões desejadas.

6.4) Lubrificação ao perfurarNo perfuramento de ferro ou aço não deve ser feita força ou pressão, nem deve nunca utilizar-se percussão. A lubrificação das superfícies deve ser feita com vaselina, durante o trabalho, para as arrefecer.

6.5) Furar tubosUtilizar um suporte que os prenda, garantindo a sua imobilidade, durante a perfuração.

6.1) Berbequim de colunaNos materiais metálicos a perfurar com precisão, recomenda-se a utilização de berbequim de coluna, que permite o ajustamento milimétrico da profundidade de perfuração e regula a velocid-ade relativamente à dureza do material a perfurar.

1

2

3

(1)

(2)

Madeira7

Page 5: Saiba como furar - bricomat.combricomat.com/wp-content/uploads/pdf/Saiba-como-furar.pdf · Tipos de berbequim Esquadro Grampo de Carpinteiro Torno ... Só depois será feito o furo

Construção Bricolage Decoração Jardim

Loja 1Luanda | CoqueirosRua Rainha Ginga, Nº39 - R/Ctelm: +244 928 356 [email protected]

Loja 2 Luanda | Mutamba – Sede Calçada do Município, 10- R/C, 1º e 2º pisostelm: +244 928 355 [email protected]

Loja 5Viana – CentroParque da Mopictel.: +244 947 646 [email protected]

Loja 6 Luanda Sul(Junto ao Ginga Shopping)tel: +244 947 646 [email protected]

Loja 3 Luanda | BenficaRua do Partido,Bairro Cabo Lombotel: +244 928 189 [email protected]

Loja 4 Viana - EstalagemEstrada da Estalagem(Junto à Moagem de Kwaba)tel: +244 928 189 [email protected]

Aprenda a utilizar ferramentas, a pintar, a tratar do seu jardim e a fazer decorações...Tudo com o seu toque!

Nas Bricodicas vai encontrar a forma mais fácilde fazer e concretizar os seus projectos.Com esta ajuda vai conseguir poupare ser mais rápido.

www.bricomat.com

A forma mais fácil de fazer!

Ajudamos a construir

A informação disponível nas Bricodicas é meramente informativa e indicativa na ajuda à resolução de alguns trabalhos de bricolage e uso de ferramentas.A Bricomat não é responsável pelo uso indevido da informação disponível, nem é responsável por quaisquer consequências de prejuízo físico ou material que advenham do uso da mesma informação.A Bricomat não se responsabiliza igualmente por erros gráficos que induzam de forma errada a interpretação dos conteúdos da informação disponível nas Bricodicas.