sab, 23/02/2013

16
BRASÍLIA ALO ANO 4 - Nº 1030 SÁBADO, 23 DE FEVEREIRO DE 2013 www.alo.com.br D ISTRIBUIÇÃO G RATUITA PÁGINA 2 PÁGINA 4 PÁGINA 15 UNB APURA CASO DE AGRESSÃO SEGUNDA CHANCE ESTADUAIS EM AÇÃO Aluna de Agronomia agredida no estacionamento do ICC registrou queixa na 2ª DP, entregou boletim de ocorrência à universidade, que prometeu apurar os fatos O piloto brasiliense Lucas Foresti acertou com equipe inglesa para mais um ano na World Series Mesmo classificado antecipadamente, Flamengo de Renato Abreu (foto) esconde o jogo para duelo diante do Olaria CAPITAL DAS FLORES A FEIRA PERMANENTE FUNCIONA NA CEASA. TRINTA PRODUTORES DO DF E ENTORNO PROCURAM ATENDER UM MERCADO CADA VEZ MAIS EXIGENTE, PRINCIPALMENTE EM ORNAMENTAÇÃO MOTOFRETISTAS TUMULTUAM AS VIAS CENTRAIS DE BRASÍLIA Protesto reuniu cerca de 150 motociclistas, que não concordam com a fiscalização punitiva já em ação, antes de o curso ser ministrado a todos. Eles alegam que não houve tempo hábil para todos se adequarem NOVAS NORMAS do Contran prevê instalação de vários equipamentos, entre eles a placa refletiva PÁGINA 5 Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência Roberval Eduão Thayse Lopes PÁGINA 13 Fábio Borges/VIPCOMM

Upload: alo-brasilia-comunicacoes-ltda

Post on 08-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Edição de Sábado, 23/2/2013 do Jornal Alô Brasília

TRANSCRIPT

Page 1: Sab, 23/02/2013

BRASÍLIABRASÍLIABRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

ANO 4 - Nº 1030SÁBADO, 23

DE FEVEREIRO DE 2013

www.alo.com.br

DIS

TR

IBU

IÇÃ

O G

RA

TU

ITA

PÁGINA 2

PÁGINA 4

PÁGINA 15

UNB APURA CASO DE AGRESSÃOSEGUNDA CHANCE

ESTADUAIS EM AÇÃO

Aluna de Agronomia agredida no estacionamento do ICC registrou queixa na 2ª DP, entregou boletim de ocorrência à universidade, que prometeu apurar os fatos

O piloto brasiliense Lucas Foresti acertou com equipe inglesa para mais um ano na World Series

Mesmo classifi cado antecipadamente, Flamengo de Renato Abreu (foto) esconde o jogo para duelo diante do Olaria

CAPITAL DAS FLORES

A FEIRA PERMANENTE FUNCIONA NA CEASA.

TRINTA PRODUTORES DO DF E ENTORNO

PROCURAM ATENDER UM MERCADO CADA VEZ MAIS

EXIGENTE, PRINCIPALMENTE EM ORNAMENTAÇÃO

MOTOFRETISTAS TUMULTUAM AS VIAS CENTRAIS DE BRASÍLIAProtesto reuniu cerca de 150 motociclistas, que não concordam com a fi scalização punitiva já em ação, antes de o curso ser ministrado a todos. Eles alegam que não houve tempo hábil para todos se adequarem

NOVAS NORMAS do Contran prevê instalação de vários equipamentos, entre eles a placa refl etiva

PÁGINA 5

Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência

Roberval Eduão

Thayse Lopes

o jogo para duelo diante do Olaria

PÁGINA 13

Fábi

o B

orge

s/VI

PC

OM

M

Page 2: Sab, 23/02/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

cidadescidadescidades&&&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidadesNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

BrasíliaBrasíliaBrasília&&&Brasília&&&Brasília&&&Brasília&&& S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 32 DURANTE A TARDE de

sexta-feira (22), o centro de operações da Polícia Civil

do DF fi cou sem energia. O transtorno resulto na queda do sistema que inviabilizou

o registro de ocorrência nas delegacias da cidadewww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Thay

se L

opes

Thayse Lopes

Desavenças entre gangues da QNL 18 e 20, em Ta-guatinga Norte,

quase termina em tragédia na madrugada de sexta-fei-ra (22), quando dois rapa-zes e uma menor tentaram matar outros dois jovens. A tentativa de homicídio, re-sultou no ferimento a bala no ombro esquerdo do jo-vem Rafael César da Silva Soares, que andava de bici-cleta na companhia de Ana Carolina de Barros Silva, ambos com 20 anos.

O crime aconteceu às 3h30 e o disparo que acertou Rafael foi feito pela menor, que estava com Alan Fran-cisco dos Santos, 32 anos, e Sérgio Soares Teixeira, 19 anos, conhecido na região como “Zoreia”. O trio foi preso pelos crimes de tenta-tiva de homicídio qualifi ca-do e roubo. Os dois rapazes ainda vão responder por cor-rupção de menor.

Sérgio Soares será indi-ciado ainda pelo porte ilegal de munição. Foram encon-trados na casa dele seis mu-

nições de revolver de calibre 38 e 147 projeteis para pis-tola ponto 40, de uso restri-to da polícia. “Ninguém com toda esse arsenal de muni-ção pode estar bem inten-cionado. Acredito que essas balas seriam usadas para execução de outros crimes”, afi rma o Daniel Gomes, de-legado chefe da 17ª DP, onde os crimes foram registrados.

O delegado acredita que o crime está ligado ao trá-fi co de drogas na região e a história só não terminou pior, pois Rafael conseguiu fugir apesar de estar balea-do. Já Ana Carolina não te-ve ferimento por causa de Alan Francisco, que conhe-ce a família da jovem.

Alan Francisco e Sér-gio Soares serão julgados e devem pegar no mínimo 30 anos de reclusão. Am-bos já possuem passagens pela polícia. O primei-ro por furto e tráfi co e Sér-gio por lesão corporal. A Rafael César também tem passagem pela polícia por receptação. O jovem foi à delegacia na manhã dessa sexta (22) e reconheceu os autores do crime.

SEGURANÇA Três pessoas são detidas por tentativa de homicídio em Taguatinga contra dois jovens. Um fi cou ferido

Guerra de gangues na QNLEntre janeiro e

março desse ano a 17ª DP já efetuou vin-te prisões, sendo 13 por tráfi co de drogas e 7 apreensões de me-nores. Os números dizem a respeito so-mente da região de Taguatinga Norte.

BalançoBalanço

A QUANTIDADE DE BALAS apreendidas pela polícia impressionou os policiais

UnB abriu sindicância pa-ra apurar agressão sofri-

da por aluna do 5º semestre de Agronomia, no estaciona-mento do Instituto Central de Ciências (ICC), na segunda-feira (18). O procedimento foi criado a partir de ocor-rência registrada na 2ª De-legacia de Polícia e entregue pela própria aluna agredida, em encontro na Reitoria, na manhã de quinta-feira.

Acompanhada da mãe, com ferimentos visíveis e bastante debilitada, a estu-dante foi recebida pela vi-ce-reitora Sônia Báo, no exercício da Reitoria. O en-contro ocorreu após a Univer-sidade identifi car e contatar a estudante para oferecer apoio administrativo, psico-lógico e acadêmico.

O grupo tem prazo de 30 dias para levantar informa-

ções que possam ajudar a es-clarecer a agressão, como o contexto em que ocorreu, a ação da segurança, se houve e o que dizem as testemunhas e até identifi car o autor. Fun-cionários da Prefeitura do campus já estão levantando

as imagens registradas pelas quatro câmeras de vigilância instaladas no estacionamen-to da Ala Sul do ICC, onde a agressão aconteceu.

“Não temos os poderes de investigação que a Polí-cia possui, mas a sindicância

pode ser uma ferramenta im-portante para auxiliar os poli-ciais a identifi car o agressor”, explica Denise Bomtempo, decana de Assuntos Comu-nitários. “Se o autor do crime for um membro da comuni-dade acadêmica, um aluno, um professor ou um servidor, independentemente de quem fez a identifi cação, a Univer-sidade pode abrir ainda um procedimento disciplinar”, complementa o prefeito do campus, Marco Aurélio Gon-çalves de Oliveira, responsá-vel pela segurança na UnB. O prefeito acrescenta que no caso de processo disciplinar, se o agressor for um aluno es-tá sujeito a penalidades que vão de advertência à suspen-são. Caso seja servidor pode ser até exonerado, de acordo com a legislação que rege o serviço público.

UnB apura agressão contra aluna INTOLERÂNCIA

Receita apreende mercadorias irregulares

CORREIOS

A Secretaria de Fazenda realizou na madrugada

de ontem operação “Pos-tal Tributário”, no Centro de Entrega de Encomen-das dos Correios, no SIA. Durante a ação foram vis-toriadas 400 encomendas, sendo que 75 fi caram apre-endidas para análise deta-lhada de seus conteúdos. Desse total, 25 remetentes foram convidados a prestar informações junto à Recei-ta. Por sonegar imposto, 31 pessoas foram multadas.

A operação foi coorde-nada pela Gerência de Fis-calização de Mercadorias em Trânsito da Secretaria de Fazenda e teve início às 4h. Os crimes analisados foram sonegação de ICMS, diver-gências entre as informa-

ções declaradas e falta de nota fi scal. Entre os produtos confi scados estavam brin-quedos, bolsas, produtos fi -toterápicos, agrícolas, peças automotivas, remédios e, principalmente, suplemen-tos alimentares importados.

Essa não foi a primeira operação da pasta, nesse ano, com o intuito de di-fi cultar o trânsito de mer-cadorias irregulares no DF. “Nós vamos difi cultar cada dia mais a vida de quem quer cometer crimes de sonegação. A Secretaria de Fazenda ainda vai fa-zer muitas operações com esse intuito em 2013”, garante o Paulo Rober-to Batista, gerente de fi s-calização de produtos em trânsito da SEF. (M.F)

Agência UnB

MARCUS FOGAÇA

Page 3: Sab, 23/02/2013

E com a construção do Expresso DF, vai reduzir em 40 minutos o trajeto de ônibus entre Santa Maria e Gama e o Plano Piloto.

Governo do Distrito Federal

Com o novo viaduto João Goulart, da EPNB, o GDF chegou junto dos moradores do Núcleo Bandeirante e região.

O GDF ouviu a população, trabalhou duro e entregou o viaduto da EPNB, uma obra que melhorou a vida de muita gente que agora trafega com mais agilidade e segurança no dia a dia. Os moradores do Gama, Santa Maria e Park Way logo, logo também vão se beneficiar com o Expresso DF, por onde vão circular somente ônibus articulados e biarticulados. Será uma redução de quarenta minutos, em média, no trajeto entre Santa Maria e Gama e o Plano Piloto.

Viaduto João Goulart Obras no Expresso DF

THADANORY, MORADOR DO NÚCLEO BANDEIRANTE

No Expresso DF, no Viaduto do Núcleo Bandeirante e em todo o Distrito Federal, o GDF chega junto para fazer a sua vida melhor.

Page 4: Sab, 23/02/2013

etcetc...

“Restauramos cerca de 20 ruas e trocamos

todo o asfalto da Avenida Elmo Serejo, que liga Taguatinga a Ceilândia. Fizemos

cerca de 10km de recapeamento, além de operação tapa-buraco

em toda a cidade”

CARLOS ALBERTO JALESADMINISTRADOR REGIONAL

DE TAGUATINGA

Capacitação

Dengue

Saúde

ADMINISTRAÇÃO de Brasília promove hoje (23) a primeira aula para síndicos deste ano. Mais de 400 interessados se inscreveram no curso, a turma com 120 síndicos e porteiros terá aula inaugural esta manhã no auditório da administração.

UMA AÇÃO conjunta de diversos órgãos do governo pretende conter o avanço da dengue no Gama. A ação é desenvolvida em conjunto com a Vigilância Ambiental, SLU, Agefi s, Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

AMANHÃ ÀS 9H, próximo à Vila Olímpica, acontece a 8ª Corrida de Rua de Planaltina. Para incentivar a prática de atividades físicas, o laboratório Pasteur oferece testes gratuitos de glicemia, brindes e kits informativos com dicas de qualidade de vida.

Começam as aulasdos síndicos 2013

Gama combate focos do mosquito

Testes de glicemiaem Planaltina

ALÔ BRASÍL IA 4 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 4 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

CIRCULA NA WEB um “cartaz” com as seguintes quadrinhas atribuídas a Nostradamus: “O Homem de Roma deixará seu posto//a fé humana se cobrirá com um véu//A morte, então, revelará seu rosto//Enviando rochas e fogo do céu//O Reino de Czar sentirá o primeiro corte//E no mundo todo impedirá a morte//O morto abandonará o caixão//Para devorar a carne do irmão”. Junte-se a isso a imagem de capa da série americana “The Walking Dead” e eventos como a renúncia do Papa, os meteoros sobre a Rússia e a volta de Chávez, a postagem é mesmo para intrigar qualquer um mais bobinho. Porém, uma pequena busca na WEB e já encontramos o desmentido no e-farsas, site criado especialmente para desmascarar essas besteiras. Faltou falarem da debandada dos golfi nhos: mais de 100mil, corcoveando em águas americanas, a caminho do show do Sting.

Imagina o que inventariam se além do Chávez, reaparecesse o Fidel! “The Walking Dead”, nada: “Los Muertos Andantes”! Não ri, não! Tudo

é possível! Ou você acha que eles largam os ossos?

E, por falar em osso, lembrei do Lion, cãozinho que a TAM (sempre ela!!) deixou fugir durante uma conexão no aeroporto de Brasília. Esta semana

até apareceu um igualzinho. A dona veio correndo, ansiosa pelo reencontro, mas não era ele. Alguns acreditam que os bichinhos têm morrido nos vôos e a companhia inventa essas histórias de fuga. Será? De qualquer modo, continuo torcendo para que ele reapareça.

Quem apareceu foi a tal Yoani Sánche. É incrível ver que ainda tem quem defenda a ditadura cubana no Brasil, e, mais ainda, de ver brasileiro usando de truculência em manifestações para calar a mocinha corajosa que fala da repressão que sofre seu País desde antes de ela nascer. Sei lá! Se ela tem apoio dos States ou se trazê-la foi só jogada pré-sucessória do PSDB, a presença dela por aqui até perde um pouco da graça. Mas a falta de liberdade de expressão incomoda, em qualquer lugar do mundo. Em sendo aqui, envergonha.

Enquanto socialistas das cavernas fazem zoada contra a blogueira, vem a notícia de que nossos parlamentares são os segundos mais caros do mundo... E reina a paz.

Ô, vergonha!

conceitoconceitoÔ, Vergonha!

NENA MEDEIROS, empregada pública, protetora de animaise escritora

Quem aos vinte anos não é comunista, não tem coração. E quem assim permanece aos quarenta anos, não tem inteligência. (Willy Brandt)

Beto Silva/GDF

Cerca de 150 moto-fretistas bloque-aram o trânsito na região central

de Brasília, por volta das 13h desta sexta-feira (22). O tráfego fi cou obstruí-do desde o início da Asa Norte até a altura do Pa-lácio dos Buritis, no Eixo Monumental. Os manifes-tatnes protestavam contra o prazo para se adaptar a nova resolução, que obri-ga o motociclista a fazer um curso de capacitação. Como noticiamos na edi-ção de sexta-feira (22), o Detran já fi scaliza se as normas do Contram estão sendo respeitadas.

Além da formação, os profi ssionais devem ins-talar equipamentos de se-gurança em seus veículos. Faixas refl etivas na moto, coletes com sinalizadores,

antena corta-pipa e mata cachorro são algumas des-sas mudanças. Outra mo-difi cação ocorre na cor da placa, que passa a ser ver-melha, a mesma de veícu-los de aluguel.

Reivaldo Alves, presi-dente do Sindicato de Mo-tociclistas Profissionais do Distrito Federal, diz que é injusto a fi scalização começar antes do curso ser dado à toda catego-ria. “Como eles começam a multar sem nem mesmo nos dar prazo hábil para regularização?” Ele infor-ma que, dos 40.000 mo-tociclistas do DF, apenas 150 já estão dentro dos pa-râmetros da nova lei.

A indignação se repete para outros motociclistas. Rosivaldo de Souza tra-balha há oito anos como motoboy e informa que o preço do curso – que cus-ta R$ 300. “Como eu pago um curso nesse valor, re-

cebendo R$ 770? Sem fa-lar nas outras alterações que preciso fazer na mo-to. Tudo fi ca aproximada-mente R$ 1.500”, explica.

Já o motociclista Leo-nardo Sousa, 40 anos, in-formou que comprou o colete de um amigo que de-sistiu da profi ssão por R$ 300. “O próprio governa-dor prometeu 10.000 cole-tes para serem distribuídos de graça para todos nós. Se eu fosse esperar, já teria si-do multado”, afi rma.

As multas por traba-lhar em moto sem curso é R$ 191,54 e sete pontos na carteira. A infração é con-siderada gravíssima e após 20 notifi cações no período de um ano, o condutor per-de a carteira de habilita-ção. A assessoria do Detran informa que as diretrizes de fi scalização do departa-mento vão ser discutida na próxima segunda-feira (25) com os motoboys.

TRÂNSITO Motoboys protestam contra novas regras e fecham avenida W3 e eixo Monumental

Queixas param o trânsitoANNE DE PAULA

ESTAGIÁRIA

Thayse Lopes

INDIGNADOS, motoboys paralisaram o trânsito da capital

Page 5: Sab, 23/02/2013

ALÔ BRASÍL IA 5 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 5 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

A MAIOR REDE DE ÓTICAS DO BRASIL

Voluntários visitam abrigo em Ceilândia

SOLIDARIEDADE

Um grupo com mais de 150 pessoas, acompa-

nhadas por servidores da Secretaria de Justiça, Di-reitos Humanos e Cidada-nia (Sejus), visita hoje (23), o Abrigo dos Excepcionais de Ceilândia (AEC) para participar do projeto Vo-luntário Cidadão. A visita vai levar ajuda às 64 pesso-as acolhidas no local.

Para o gerente do pro-jeto e subsecretário de Mo-bilização Social da Sejus, Carlos Eduardo Guima-rães, a importância do vo-luntariado é revelada no sorriso das pessoas que re-cebem a ajuda. “Cada vi-sita, cada sorriso, mostra o quanto é importante ser-mos solidários”, ressalta Carlos Eduardo.

Os voluntários leva-

rão alimentos e outros su-primentos básicos, como roupas, fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal e remédios. Eles se encon-trarão, às 13h, na Secreta-ria de Justiça, que fi ca na antiga Rodoferroviária, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). A saída em carreata será às 13h30, e os voluntários que não tiverem carro poderão conseguir carona no local.

A chegada ao abrigo, lo-calizado na QNN 29, Módu-lo C, Ceilândia Norte, está prevista para 14h.

Memória - O projeto Vo-luntário Cidadão foi criado em 2011 pela Secretaria de Justiça, Direitos Huma-nos e Cidadania e realizou ações em creches, abrigos e lares de idosos.

Brasília é a cidade que mais conso-me fl ores por ha-bitantes e possui

a maior concentração de jardins planejados do pa-ís, segundo dados da Fes-tFlor Brasil. Para atender à demanda da população, os empresários contam com a Associação Central Flo-res, criada em 2001 por um grupo de produtores locais.

Atualmente, a feira permanente possui 30 for-necedores, todos do DF e Entorno em uma área de 1,3 mil m², dentro da Ce-asa. É uma feira perma-nente com o objetivo de centralizar e ser referên-cia na venda e distribui-ção do produto. “Estamos numa área bem localizada, que atende a toda a popula-ção do DF e isso contribui para o sucesso do lugar”, comenta o produtor André Marques, 25 anos.

O local funciona com recursos próprios e con-tou com apoio do Sebrae-DF e do governo local para ser criado e manti-

do. “Tivemos consultorias e incentivos fi scais para conseguirmos criar a asso-ciação. Essa era uma de-manda antiga, que a cada ano que passa movimenta mais a economia da cida-de”, conclui a presidente.

Motivados pela cen-tralidade do local e pelas condições de segurança, limpeza e organização os consumidores tem cada

dia buscado mais o local, sobretudo quem trabalha com ornamentação. “Há pelo menos sete anos ve-nho a Central para com-prar fl ores para ornamentar a igreja que frequento”, conta a aposentada Marina Moisés, 61 anos.

Amantes da nature-za também aproveitam da diversidade de plantas e fl ores para irem ao local.

“Aqui eu encontro um pe-daço do céu. Acho que se todas as pessoas se de-dicassem um pouco para cuidar das plantas e viver esse clima de harmonia e beleza que elas oferecem não haveria tanto stress no mundo”, destaca a professora Márcia de An-drade, 49 anos. A Central Flores funciona todos os dias das 8h às 17h.

COMPORTAMENTO Feira especializada consolida DF como polo de consumo

Brasília, cidade das fl oresMARCUS FOGAÇA

ATUALMENTE, a feira, que funciona com recursos próprios, possui 30 fornecedores do DF e Entorno

Roberval Eduão

Reprodução/Facebook

Page 6: Sab, 23/02/2013

PETPETPETAlôAlôAlôPETPETPETAlôPETPETPETAlôPETPETPETAlôPETPETPET S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 36 DUAS AMIGAS resgataram 26 gatos

abandonados em um apartamento localizado na Rua Costa Azevedo, no Centro de Manaus. De acordo com a publicitária Luana Raposo os animais estavam há cerca de um ano trancados no local, sem

receber cuidadoswww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

PETPETPET

As clínicas e hos-pitais veteriná-rios que oferecem serviço de ambu-

lância para animais em es-tado grave de saúde, tem seis meses para se adequar as novas regras do Conse-lho Federal de Medicina Veterinária(CFMV). Ago-ra, o transporte deve estar equipado com soro, venti-lação, sistema de monitora-ção e maca para imobilizar, além de um médico para conduzir o animal de esti-mação em todo o processo. No Distrito Federal, poucos estabelecimentos possuem o serviço. Dos 20 locais pro-curados pelo jornal Alô Bra-sília, apenas dois possuem veículos adaptados.

Segundo o presidente do CFMV, Benedito Fortes, a mudança das novas regras garante que o atendimen-to aos bichos seja prestado dentro das condições neces-sárias de segurança, sani-dade e estrutura adequada - principalmente para os procedimentos cirúrgi-cos. “É uma forma de pro-teger os animais garantindo o bem-estar e, também, a tranquilidade de seus pro-

prietários”, informou Bene-dito. O presidente também comunicou que o Conse-lho realizará fi scalizações nos estabelecimentos vete-rinários para observar se os mesmos, estão seguindo as novas regras.

De acordo com o Con-selho, os veículos disponi-bilizados pelas empresas passam a se dividir em du-as categorias: unidades de transporte e ambulân-

cias veterinárias. A pri-meira terá a função única de remoção dos animais e a ambulância deverá ser uti-lizada somente para aten-dimentos emergenciais que deverão ser prestados, obri-gatoriamente, por um médi-co veterinário.

A veterinária Tába-ta Martins enfatizou que o transporte de emergência para animais é precário na capital do país. “Já traba-

lhei em uma clínica e o lo-cal não possuía o serviço. Para ser sincera, nunca fi -quei sabendo de alguma empresa que disponibiliza essas ambulâncias”, disse. Para Tábata, o novo sistema vai custar caro para ser im-plementado. “Vai aumentar muito. Acho que eles estão dando muito pouco tempo para os estabelecimentos cumprirem as normas”.

“Com certeza essas no-

vas regras poderão salvar a vida de diversos animais em estado crítico. No entanto, esses quesitos não deveriam ser obrigatórios”, opinou a veterinária. Para ela, por ser um serviço que será de custo elevado, nem todas as clíni-cas e rendas poderão utilizar o serviço. “Nem nosso siste-ma humano de saúde funcio-na, imagine para os animais. Na minha opinião, essa re-solução não vai vingar”, dis-

se Tábata.A estudante Natália da

Costa, 20 anos, cuida de dois cachorros e contou que os sempre leva ao veteriná-rio. Ela se preocupa com a falta de ambulâncias nos estabelecimentos. “Nunca fi quei sabendo de nenhu-ma que tenha o serviço. Se o ser humano precisa des-ses equipamentos, porque os animais não devem ter?”, ressaltou a estudante.

CLÍNICAS Hospitais especializados têm seis meses para oferecerem serviço móvel de atendimento de emergência

Ambulâncias para cachorroJÉSSICA NASCIMENTO

ESTAGIÁRIA

Para um atendimento imediato e com maior qualidade é importante que os proprietários de animais entendam as diferenças entre as categorias de estabelecimentos veterinários:

Hospitais Veterinários são capazes de assegurar assistência médica curativa e preventiva aos animais, de funcionamento obrigatório em período integral (24 horas), com a presença permanente e sob a responsabilidade técnica de médico veterinário.

Clínicas veterinárias são destinadas ao atendimento de animais para consultas e tratamentos clínico cirúrgicos, podendo ou não ter internamentos, sob a responsabilidade técnica e presença de médico veterinário.

Consultórios veterinários são de propriedade de médico veterinário, destinados ao ato básico de consulta clínica, curativos e vacinações de animais, sendo vedadas a realização de procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos e a internação.

Tipos de estabelecimentoTipos de estabelecimento

EQUIPAMENTO DE REMOÇÃO vai passar por inspeções do Conselho Federal de Veterinária

Reprodução

DIv

ulga

ção

Pensando em brasilien-ses que consideram bi-

chinhos de estimação como parte da família, um consul-tório veterinário que fi ca na 311 Norte, trouxe uma ma-neira diferente de observar os animais na hora do banho e tosa: pelo celular. O Bicho Bacana Pet Boutique dis-ponibiliza para clientes ca-ninos e felinos, tratamentos de oftalmologia, odontologia e acupuntura, além de hi-dratações para os pelos com marcas importadas.

O proprietário do local, Rafael Fonseca, 32 anos, contou que a iniciativa veio da vontade e necessida-de de trazer mais seguran-ça paras os clientes. “Nós,

que somos amantes de ca-chorros e gatos, queremos o melhor para os nossos bi-chinhos. Por isso, abrimos uma loja com que possua o máximo de transparência possível”, disse. O local de banho e tosa é ao lado da loja e possui uma por-ta transparente. “O sistema do celular será implantado em junho. Nem todos os do-nos podem acompanhar o serviço aqui no Pet. Por is-so, vamos disponibilizar es-sa modernização”. Todos os clientes que possuírem ce-lulares smartphones po-derão acessar pelo site da empresa, o trabalho feito pelos funcionários.

O banho custa a par-

tir de R$25 e a tosa R$40. O preço depende da raça e tamanho do bichinho. Se-gundo Rafael, o serviço via celular não irá aumentar na quantia do atendimento. No consultório, os animais po-dem receber hidratação à base de fruta por um va-lor de R$50. Uma consulta com o oftalmologista cus-ta R$170, já o odontolo-gista sai por R$150. Quem procurar o serviço de acu-puntura, deve desembol-sar R$120 em cada sessão. “Temos clientes fi delizados porque nosso pet é organi-zado, cheiroso e bem cuida-do. Tratamos os bichinhos como membros da nossa fa-mília”. (J.N)

O casal Ricardo Ro-drigues e Jenyfer

Rodrigues perderam o ca-chorrinho Lion no dia 11 de fevereiro durante uma conexão de um voo da TAM no aeroporto de Brasília. O casal ainda tem esperan-ças de que o animal de es-timação seja encontrado. Para ajudar nas buscas, um página no Facebook foi criada na última terça-feira (19). Até quinta-feira (21), o perfi l já tinha conse-guido 505 curtidas.

A timeline da rede so-cial possui várias fotos do bichinho e descreve algu-mas caraterísticas físicas que o cachorro possui co-mo: um machucadinho em

cima da orelha e seis dedos nas patas traseiras. Segun-do o casal, a gaiola onde Lion estava havia sido la-crada no aeroporto. Jenni-fer contou que está sendo amparada pela companhia aérea TAM. Porém, os con-

tatos com os donos têm fi -cado cada dia mais raros.

O animal foi presente de casamento da mãe de Jen-nifer. No dia do incidente, o casal estava se mudando de Campo Grande (MS) para a Praia Grande (SP). (J.N)

Banho ao vivo no celular Donos procuram por LionTECNOLOGIA DESAPARECIMENTO

Rep

rodu

ção

Page 7: Sab, 23/02/2013

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

LazerLazerLazer&&&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazerCULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

VidaVidaVida&&&Vida&&&Vida&&&Vida&&&www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 37 AMANHÃ (24) é o último dia do

espetáculo “Aos nossos fi lhos” com a atriz portuguesa Maria

de Medeiros, às 20h, no Teatro I do CCBB. Ingressos: R$ 3

(meia). Informações: 3108-7600. Classifi cação indicativa: 14 anos

Div

ulga

ção

Trenzinho

do Caipira

Pam

Sou

za/

Div

ulga

ção

TEATRO Projeto traz para as crianças a importância e a beleza da música erudita de Villa-Lobos

O grande ícone da música clássica brasileira ganha espaço entre os pequenos. O projeto

Villa-Lobos Para Crianças de Todas as Idades, da Dia do Abraço traz o espetáculo “O Trenzinho do Caipira”, que conta a história de seis personagens que recebem uma misteriosa carta de Villa-Lobos convidando-os para uma viagem de trem. Mas ao perder essa locomotiva

tão esperada, os seis acabam se questionando sobre o sentido dessa viagem e da própria vida. A peça está em cartaz hoje (23) e amanhã (24), às 17h, no Teatro da Caixa.

O Trenzinho do Caipira, nasceu do sonho de compartilhar com as crianças a importância e a beleza da música erudita. O projeto traz em seu ideal a soma de diversas linguagens para a construção da cena apresentando

o potencial criativo, multicultural, folclórico e pedagógico da obra de Villa-Lobos. Sem pretensão de fazer um histórico da vida de Villa-Lobos, o espetáculo aproxima o universo da criança usando a obra e vida desse renomado músico brasileiro. Assim, desmistifi cando o gênio, tirando-o do inalcançável lugar e o colocando ao pé do ouvido a fi m de tocar o ser criativo de quem vê e ouve.

A Cia do Abração é um

espaço de arte e cultura, que há 12 anos atua em Curitiba e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatrais para todas as idades, esteados em dramaturgia própria e difundidos como espetáculos de repertório da Cia. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas de diversas áreas, elaborada em investigações advindas de

processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

SERVIÇO – O espetáculo “Trenzinho do Caipira” acontece hoje (23) e amanhã (24), às 17h, no Teatro da Caixa. Ingressos: R$ 5 (meia).Classifi cação indicativa: Livre

Page 8: Sab, 23/02/2013

Isis Valverde resolveu jogar futebol mas acabou se machucando. A atriz postou nesta quinta-feira (21), uma foto mostrando o dedo coberto por um curativo e comentou: "Futebol com os meninos

não deu muito certo! Rs". Não foi dessa vez!

A conta de Gugu Libera-to no Instagram desde

que foi criada, não ficou um dia sequer parada. O apresentador já publicou imagens cuidando da be-leza, ensinando a fazer ovos mexidos e até home-nageando amigos. Nesta quinta-feira (21), ele pos-tou uma foto nostálgica. A imagem é de quando ele era criança, em preto e branco. Na legenda, Gugu escreveu: "Meu primeiro gravador K7 aos 11 anos".

Neymar de folga faz passeio de barco com amigo Gugu posta foto de quando era criança

Isis Valverde tenta ser jogadora de futebol e acaba se machucando

Thammy Miranda faz aulas de tiro para atuar em cenas de novela

Rihanna comemora aniversário com Chris Brown no Havaí

Andressa Urach chama atenção com coxas saradas

Gracyanne Barbosa exibe corpo sarado antes de ir à academia

A conta de Gugu Libera-to no Instagram desde

Neymar de folga faz passeio de barco com amigo Gugu posta foto de quando era criança

nemnemnemtetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContoContoContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemteteteContoteteteContoteteteContotetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemA L Ô B R A S Í L I A 8 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3Lazer&Vida

CURTIÇÃO NOSTALGIA

FEZ DODÓI?

MALHADA DISPOSIÇÃOSALVE JORGE

FESTEJANDO

Fotos: Reprodução

Andressa Urach postou nesta quinta-feira (21) uma foto no elevador. A vice-miss bumbum cha-

mou atenção com suas coxas saradas. Na legenda da imagem, a modelo escreveu: ''Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa!!!! Como é bom estar em casa!!!!''.

Neymar aproveitou o dia de folga para curtir com um amigo, o colega de Santos, André. Ele registrou o momento publicando uma imagem

no Instagram. Na legenda da imagem, o atacante da Seleção e do Peixe não pensou duas vezes e escreveu: “Poxa vida, hein".

O Carnaval já passou, mas Gracyanne Barbo-sa continua cuidando do corpo e não perde

o pique. Na manhã desta quinta-feira (21), ela publicou uma imagem no Instagram antes de ir à academia. Na legenda, a morena escreveu: “Va-mos treinar ? #saúde #fitness #treinoanimal". Isso é que é disposição!

Thammy Miranda, que interpreta uma inspetora de po-lícia na novela “Salve Jorge”, da TV Globo, utilizou

a tarde desta quinta-feira (21) para fazer aulas de tiro. A atriz está praticando as aulas, porque ela vai precisar aprender algumas técnicas para atuar em cenas da tra-ma. Na legenda da foto, a filha de Gretchen escreveu: “Vai brincando!!! Concentração!!! Animal!!!".

Sempre cercada de polêmicas, Rihanna comemorou seu aniversário acompanhada de Chris Brown em uma praia

no Havaí. A cantora, que completou 25 anos nesta quarta-feira (20), postou uma foto em seu Instagram sentada no colo do namorado, vestida com uma saia preta e biquíni.

Page 9: Sab, 23/02/2013

O apresentador Silvio Santos já está com a viagem de volta ao Brasil marcada e retomará as grava-

ções de seu programa no SBT no dia 4 de março. O apresentador tirou dois meses de férias na Flórida, nos EUA, onde tem casa, para descansar após um ano de trabalho intenso.

Nesta semana, o veterano Silvio Santos entrou na lista de bilionários da renomada revista Forbes, com uma fortuna estimada em R$ 2,5 bilhões. Atualmen-te, o apresentador comanda o Programa Silvio Santos, exibido aos domingos.

Mais um bilionário no planeta. Flávia Sampaio, 32 anos, está grávida. A namorada de Eike Batista

vai ter seu primeiro fi lho e ele o terceiro. A assessoria do empresário é enfática: "Não vamos comentar".Mas o assunto já circula aos quatro ventos. Amigos da morena confi rmaram e já combinam um chá de bebê. Em seu perfi l no Instagran, Flavia recebe cumprimen-tos diversos.

O bebê será o terceiro herdeiro de Eike, pai de Thor e Olin, do casamento com Luma de Oliveira. Flavia está no quinto mês de gestação.

O ator da saga Crepúsculo, Bronson Pelletier, foi condenado a dois anos em liberdade con-

dicional por ter feito xixi em público no aeroporto internacional de Los Angeles, em dezembro. A polícia prendeu o artista no momento do delito e averiguou que o ator estava embriagado.

Pelletier negou as acusações, apesar de exis-tirem vídeos que provam o contrário, mas essa semana não as contestou no tribunal.

Bronson foi condenado por intoxicação pú-blica, o que o levou a cometer o segundo delito, o de urinar em público. Além de ser condenado à condicional Bronson terá que frequentar 52 reuniões dos Alcoólicos Anônimos, tendo que participar de duas por semana. O ator interpre-tou o lobisomem Jared em quatro filmes.

Ex-Panicat deixa todos loucos ou tirar parte do biquíni

Apresentador Silvio Santos retoma gravações após longas férias

Bilionário empresário EikeBatista vai ser pai de novo

Ator de Crepúsculo é condenado por fazer xixi no meio da rua

A L Ô B R A S Í L I A 9 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3

MIRAGEM

NOVO HERDEIROPUNIÇÃO

BELO BIGODE

VOLTA AO BATENTE

Fotos: Reprodução

A modelo Nicole Bahls continua com tudo em cima, e ainda com a cor do verão. Ontem, a modelo foi se refrescar na praia da Barra da Tijuca, na zona

oeste do Rio de Janeiro, e exibiu o seu corpão a bordo de um biquíni com a parte de baixo branca e a de cima toda colorida, sem falar na viseira que ela só tirou para entrar no mar para proteger seu rosto do sol forte.Para tomar sol, a musa Nicole Bahls desamarrou a parte de cima e deitou de bruços. Quando fi cou quente demais, ela amarrou tudo em seu lugar e caiu no mar.

Na quinta-feira (21), a ex-panicat estava muito feliz por ter gravado uma entrevista para o De Frante com Gabi, do SBT, mas ela ainda não sabe quando o programa será exibido.

A L Ô B R A S Í L I A 9 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3Fotos: Reprodução

Lazer&Vida

Astro que interpretou Wolverine é o mais sexy barbudo

Famoso por interpretar o super-herói Wolverine na série de fi lmes 'X-Men', Hugh Jack-man, que está em cartaz em Os Miseráveis, fi cou no topo de uma pesquisa sobre os

barbudos mais atraentes de Hollywood, deixando pra trás galãs de primeira linha como George Clooney e Johnny Depp. Bradley Cooper fi cou em segundo lugar, seguido do jogador David Beckham.

A pesquisa, comandada pela clínica do cirurgião e apresentador de um programa na TV britânica, Dr. Asim Shahmalak, ouviu mil pessoas no Reino Unido. Mas não é todo o galã que consegue ficar bem com barba. Mesmo considerado um dos homens mais sexys do mundo, o astro Brad Pitt foi votado na categoria da barba menos atrativa. O cavanhaque, meio grisalho, do ator foi considerado um fator negativo pelas mulheres. Joaquin Phoenix apareceu em segundo na lista dos menos sexy, seguido de Simon Le Bom.

Page 10: Sab, 23/02/2013

1010minutosCruzadas Diretas

Horó

scop

o

10A L Ô B R A S Í L I A 1 0 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3Lazer&Vida

ÁRIES (20/03 a 20/04) - Sair da rotina faz um bem enorme, por isso apro-veite para conhecer lugares. Romance e con-quistas recebem boas vibrações. Cor: amarelo.

TOURO (21/04 a 20/05)Hoje você estará à vontade no ambiente familiar. Nos assuntos do coração, o clima é de sintonia e intimidade com a cara-metade. Cor: cinza.

GÊMEOS (21/05 a 20/06)Há forte ligação com as pessoas do seu convívio. No campo sentimental, não deixe pra depois o que gostaria de dizer agora. Cor: tons escuros.

CÂNCER (21/06 a 21/07)A Lua ativa a Casa da Fortuna, trazendo habili-dade para você organizar as fi nanças. No campo afetivo, demonstre o que sente. Cor: laranja.

LEÃO (22/07 a 22/08)Hoje, você se sentirá mais à vontade para agir do seu modo. O lazer, a diversão e as conquistas amorosas estarão em alta. Cor: bege.

VIRGEM (23/08 a 22/09)Aproveite o domingo para recarregar as baterias e descansar, você não é de ferro. No amor, a sua timidez vai falar mais alto. Cor: rosa.

LIBRA (23/09 a 22/10)Seu convívio com os amigos ganha novos estí-mulos e não se surpreenda se uma pessoa aca-bar se revelando muito interessante. Cor: vinho.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Aproveite os convites que receber para festas, reuniões e encontros. Caso esteja livre, invista em uma conquista! Cor: bege.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)A Lua aconselha você a seguir em busca das convicções. Nos assuntos do coração, declare todo o seu afeto a quem ama. Cor: vermelho.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01)A Lua aguça o jeito crítico, então, descarte o que não serve. No amor, intolerância. Cor: branco.

AQUÁRIO (21/01 a 18/02)Seu maior desafi o será pensar mais no bem-estar das pessoas com as quais convive do que em suas próprias conveniências. Cor: branco.

PEIXES (19/02 a 19/03)A Lua pede um pouco mais de atenção à saúde, pois problemas podem surgir neste período. A dois, demonstre o seu afeto. Cor: tons pastel.

Hoje você estará à vontade no ambiente familiar.

Há forte ligação com as pessoas do seu convívio. Aproveite o domingo para recarregar as baterias A Lua aconselha você a seguir em busca das

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 13 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 15). QUARTA (R$ 12). SEXTA A DOMINGO (R$ 16 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 18).

CINEMARK IGUATEMI (61) 3577-5140

CINEMARK PIER 21(61) 3352-4708

CINEMARK TAGUATINGA(61) 3481-8283

KINOPLEX PARKSHOPPING(61) 3223-1617

DURO DE MATAR UM BOM DIA PARA MORRER

O policial John McClane (Bruce Willis) está em busca de informações sobre o filho, Jack (Jai Courtney), com quem não fala há alguns anos. Com a ajuda de um amigo, ele descobre que Jack está preso na Rússia, acusado de ter cometido um assassinato. John logo parte para o país na intenção de rever o filho e, pouco após chegar, acaba encontrando-o em plena fuga do tribunal onde seria julgado. Ele não gosta nem um pouco de reencontrar o pai, mas a insistên-cia de John em ajudá-lo acaba, aos poucos, quebrando o gelo entre pai e filho.

Ação – Classifi cação: 12 anosDireção: John Moore

Onde está passando?Kinoplex Park Shopping – Sala 0214h50 17h 19h10 21h20Cinemark Pier 21 – Sala 0311h30 14h30 16h50 19h40 22h35

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL

Adaptação do romance escrito por Stephen Chbosky sobre um jovem e introvertido ca-louro na escola, que lida com sua primeira paixão e o suicídio do melhor amigo. Mes-mo com a dificuldade de se entrosar com outros alunos, ele acaba sendo aceito num grupo de veteranos que irão lhe mostrar o mundo de uma forma que ele não conhecia.

Drama/Romance - Classificação: 14 anosDireção: Stephen Chbosky

Onde está passando?Cinemark Iguatemi Brasília – Sala 0116h20

A HORA MAIS ESCURA Os ataques terroristas sofridos pelos Esta-dos Unidos em 11 de setembro de 2001 de-ram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Osama bin Laden, por ter des-coberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da opera-ção que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.

Suspense – Classifi cação:14 anosDireção: Kathryn Bigelow

Onde está passando?Kinoplex Park Shopping – Sala 0614h30 17h40 20h50 Cinemark Pier 21 – Sala 0415h15 18h15 21h15

OS MISERÁVEIS

Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

Musical - Classifi cação: 14 anosDireção: Tom Hooper

Onde está passando?Cinemark Pier 21 – Sala 0213h45 17h35 21h05

CINEMA

Page 11: Sab, 23/02/2013

PeloPeloPeloMundoMundoMundoPeloPeloPeloMundoPeloPeloPeloMundoPeloPeloPeloMundoPeloPeloPelo Viagem

Cooperação

OS GASTOS DE BRASILEIROS em viagem ao exterior em janeiro chegaram a US$ 2,293 bilhões, de acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados ontem (22). É o maior resultado registrado pelo BC na série histórica iniciada em 1969. Em janeiro de 2012, as despesas fi caram em US$ 2,001 bilhões.De acordo com o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, o aumento refl ete o crescimento da renda do brasileiro e também os preços mais baixos de produtos no exterior. “A massa salarial real do brasileiro continua subindo. Outro fator que tem infl uenciado isso são preços de ativos lá fora”, disse.Em janeiro, as receitas de estrangeiros no Brasil chegaram a US$ 695 milhões, ante US$ 666 milhões registrados em igual mês do ano passado. Com isso, o défi cit na conta de viagens internacionais (gastos de brasileiros no externo e de estrangeiros no Brasil) fi cou em US$ 1,598 bilhão, em janeiro deste ano, contra US$ 1,335 bilhão em igual período de 2012.Segundo os dados preliminares de fevereiro, até o dia 20, as despesas de brasileiros no exterior fi caram em US$ 1,358 bilhão, e as receitas de estrangeiros no Brasil chegaram a US$ 415 milhões. O défi cit nesse período fi cou em US$ 943 milhões. Em 2013, o BC espera que os gastos de brasileiros no exterior superem as receitas deixadas por estrangeiros em viagens ao Brasil em US$ 16,3 bilhões. No ano passado, essa conta fi cou negativa em US$ 15,588 bilhões.

EM VISITA A CUBA, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, assinou com o presidente cubano, Raul Castro, dez acordos de cooperação bilateral. Medvedev reuniu-se ainda com o líder cubano, Fidel Castro. O ex-presidente cubano afi rmou que teve um encontro “fraternal e amistoso” com o primeiro-ministro russo. Medvedev chegou à ilha na tarde de quinta-feira, depois de ter se reunido com a presidenta Dilma Rousseff no Brasil.No encontro com o governo cubano, o primeiro-ministro russo revisou antigos acordos feitos ainda no cenário da extinta União Soviética. Segundo o governo cubano, um dos acordos fi rmados tratou da regularização da dívida de Cuba com a Rússia, proveniente de créditos outorgados durante o governo soviético.Entre os acordos está a cooperação técnica para a “exploração e utilização do espaço ultraterrestre para fi ns marítimos e a cooperação em matéria de medicina nuclear e produção de preparados radioativos para fi ns médicos”.Além disso, Cuba e Rússia deverão cooperar nas áreas de educação, desde o ensino fundamental até o ensino médio profi ssionalizante. Na área de aviação, a Rússia apoiará Cuba para aumentar a frota de aviões da Corporação de Aviação Cubana S.A. No curto prazo, a ilha poderá alugar três aviões russos (AN-158) para “facilitar o transporte aéreo no país”.Essa foi a segunda vez que Fidel e Medvedev se encontraram em Cuba. A primeira vez foi em novembro de 2008. O primeiro-ministro russo termina vai embora de Cuba hoje (23).

Recorde de gastos em janeiro

Rússia e cuba fazem acordos

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

O PRESIDENTE DO SUPREMO Tribunal Federal (STF), Joaquim

Barbosa, marcou para quarta-feira o julgamento do Mandado de

Segurança 31.816, que diz respeito à votação dos vetos presidenciais. O

tema será o nono item da pauta

S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 311

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

BrasilBrasilBrasil&&&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil MundoMundoMundo&Mundo&&&Mundo&Mundo&Mundo&&&Mundo&

Transposição será concluída em 2015

SÃO FRANCISCO

O ministro da Integração Nacional, Fernando Be-

zerra Coelho, voltou a des-cartar qualquer alteração no calendário de conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. Durante o ba-lanço de dois anos da segun-da etapa do PAC, ele disse que, mesmo com as investi-gações sobre supostas irre-gularidades em cinco trechos do projeto, o empreendimen-to estará “100% concluído

até o fi nal de 2015”.O ministério encontrou

inconsistências em medi-ções nos contratos de obras e serviços nos trechos 1, 2, 9, 10 e 11. De acordo com representantes do órgão, os processos referentes a qua-tro desses lotes, todos inicia-dos em maio de 2012, estão em fase de conclusão. Um deles já foi concluído e en-caminhado para a análise do Ministério Público Fede-

Wla

lter C

ampa

nato

/AB

r

ELZA FIÚZA/ABr

Ant

onio

Cru

z/A

Br

A oferta de empre-gos na indústria da construção está em queda há sete

meses, e a retração verifi ca-da em janeiro foi ainda mais forte do que no mês anterior, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção, di-vulgada ontem (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesqui-sa, o índice do número de em-pregados do setor caiu para 45,8 pontos, ante 46,1 pon-tos em dezembro de 2012. Além disso, o nível de ativi-dade registrou 45,6 pontos no mês passado, abaixo do usual para meses de janeiro, que é média de 46,4 pontos.

Os indicadores da son-dagem variam de 0 a 100, e valores menores que 50 in-

dicam atividade desaqueci-da e queda no emprego. O levantamento foi feito entre 1º e 18 fevereiro, com 440 empresas de todo o país: 154 de pequeno porte, 192 mé-dias e 94 grandes.

Segundo o economista da CNI, Danilo Garcia, as expectativas de crescimen-to esperadas para o início deste ano não se concreti-zaram, e “o que se observa é a continuidade do cenário mais negativo do fi nal do ano passado”.

Apesar do fraco desem-penho da indústria da cons-trução, a CNI ressalta que as perspectivas dos empre-sários para os próximos seis meses ainda são positivas, embora o otimismo seja me-nor do que em fevereiro de 2012, quando analisados

quatro indicadores de ex-pectativa que fazem parte da Sondagem Indústria da Construção.

De acordo com a pesqui-sa, houve queda nos quatro indicadores. As projeções para o nível de atividade caí-ram de 62,2 pontos para 59,3 pontos; o índice de novos empreendimentos e servi-ços teve queda igual, de 62,2 pontos para 59,3 pontos; o indicador de compras de in-sumos e matérias-primas ce-deu de 62,1 pontos para 57,6 pontos; e o índice do núme-ro de empregados baixou de 60,8 pontos para 56,5 pontos.

Essa redução do otimis-mo, para o economista da CNI, comprova que ainda não há um claro sinal de re-cuperação do setor nos pró-ximos meses.

ECONOMIA Mês de janeiro teve nova redução nos postos de trabalho no setor de construção

Empregos em queda

O Exército vai ce-der 90 homens pa-

ra ajudar no combate à epidemia de dengue em Goiânia (GO). A diretora de Vigilância em Saúde da capital goiana, Flúvia Amorim, explicou que o reforço começa na pró-xima segunda-feira (25) e deve abranger ações de controle do mosquito transmissor e também de atendimento a pacientes com suspeita da doença.

Segundo ela, 60 sol-dados da Brigada de Ope-rações Especiais serão responsáveis por comba-ter a proliferação do mos-quito Aedes aegypti nas casas. A estimativa é fa-zer 16 mil visitas domici-liares neste mês.

“A presença de um soldado do Exército nos ajuda. Temos alguns lo-cais onde há difi culdade do agente entrar no domi-cílio. As pessoas acham que não precisa, que a casa está limpa. Desta forma, temos mais força e maior visibilidade nas ações”, explicou Flúvia.

Mais 30 homens vão trabalhar na orien-tação a pacientes que procuram as unidades básicas de saúde com sintomas de dengue, de-sempenhando funções administrativas como digitação e registro de fi chas. Além disso, qua-tro barracas serão mon-tadas próximo aos locais de atendimento à saúde com leitos de observa-ção e poltronas de hi-dratação.

Exército combaterá dengue

GOIÂNIA

NÚMERO DE empregados caiu de 45,8 pontos para 46,1 de dezembro a janeiro

BEZERRA COELHO descarta mudança no calendário

Roberval Eduão

ral e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Bezerra informou que as obras continuarão inclusi-ve nos trechos sob suspeita, e que as empresas envolvi-

das no caso já foram no-tificadas. “Vamos nos posicionar de forma aberta quando terminar o direito de resposta das empresas, quando apresentarão o contraditório”. A expecta-tiva é que as empresas se manifestem até abril.

O ministro infor-mou que 43% das obras de transposição já foram executadas e que 39% es-tão em curso. Há ainda obras que precisam ser li-citadas. “Estamos viven-do novo momento nessas obras e concluindo o sal-do remanescente”.

Page 12: Sab, 23/02/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

DURANTE um passeio com a fi lha e amigos no zoológico do Rio de Janeiro,

uma mulher de 42 anos fl agrou um jacaré bastante “folgado” relaxando

com o corpo sobre um grupo de tartarugas em um tanque

S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 312

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

BizarroBizarroBizarro.com.com.com

Rep

rodu

ção

Um grupo de mé-dicos encon-trou a resposta para um dile-

ma que incomoda os pas-sageiros aéreos desde que o avião foi inventado: tu-do bem soltar gases duran-te o voo? A recomendação dos especialistas é um en-fático ‘sim’, para alívio dos passageiros, embora para os tripulantes isso possa representar uma proble-ma que coloca em risco a segurança de bordo – uma vez que outro passageiro possa se revoltar e iniciar uma grande confusão.

Quando o gastroentero-logista dinamarquês Jacob Rosenberg se viu cercado pelo malcheiroso problema numa viagem de Copenha-gue a Tóquio, ele convocou algumas das mentes mais brilhantes da área para tentar entender a questão.

O estudo realizado a partir disso concluiu que, ao contrário do que se pensa normalmente, o que faz a fl atulência aumen-

Asia Walker, 30 anos, di-rigia próximo à praia de

Daytona, no estado norte-americano da Flórida, quan-do perdeu o controle de seu carro e foi de encontro a uma casa nos arredores. O motivo da desatenção da motorista é que ela mantinha relações sexuais enquanto dirigia.

“Ela disse à equipe de

investigação que estava tro-cando carícias com o namo-rado, então a equipe deduziu que esse foi o motivo dela ter perdido o controle do veícu-lo”, disse o porta-voz da Pa-trulha Rodiviária da Flórida, Kim Montes, em nota ofi cial.

A rede de TV NBC-2 relatou que a batida foi tão forte que os vidros do

outro lado da casa que-braram. Por sorte, o local estava desocupado no mo-mento da batida, no último dia 15. Charles Phillips, o namorado, não se machu-cou. Já Asia foi levada ao hospital com machucados causados pelos destroços, além de ter sido multada por negligência.

Liberando gases no arSEGURANÇA Flatular em voo é bom, mas tripulantes alertam para perigo

Pizzaria dá desconto para clientes armados

Americano dá chute no queixo de irmão peidão

Ex destrói coleção de games

Aluno corta a nuca de calouro durante trote

NA BALA

AMOR DESTRUTIVO

CASOS DE FAMÍLIA

NIVEL SUPERIOR?

AMOR SOBRE RODAS

A pizzaria All Around Pizzas passou a con-

ceder a seus clientes um desconto curioso e perigo-so: quem resolver comer uma pizza armado ganha 15% de desconto na con-ta fi nal. O interessado em aproveitar o desconto pre-cisa levar uma arma e sua licença para porte.

O dono do estabele-cimento, Jay Kaze, disse que pretendia oferecer o desconto por tempo limi-

tado, mas a resposta foi tão boa que está pensando em torná-lo permanente. Se-gundo Laze, 80% de seus clientes passaram a fre-quentar o lugar armados.

Jay Kaze é dono de uma arma e defensor assí-duo do direito ao porte nos Estados Unidos.

Isso pode dar bastante certo uma vez que os Es-tados Unidos têm leis bas-tantes fl exiveis em relação ao armamento pessoal.

Em Austin, no estado do Texas, Hector Es-

trada, de 33 anos, deu um chute no queixo do pró-prio irmão depois que se sentiu incomodado pelas fl atulências emitidas do parente, fazendo com que o homem batesse a cabe-ça e fi casse inconsciente.

De acordo com o site “City Pages”, os ofi ciais chegaram à casa e pren-deram Hector, que a todo

tempo alegou que o irmão simplesmente caiu e ba-teu a cabeça, e que o mo-tivo da agressão não teria sido os gases, versão con-testada pela vítima.

Estrada, que já tinha sido preso por agressão no ano passado, foi detido e será acusado novamente pelo mesmo tipo de crime. O irmão já garantiu que não vai perdoar a atitude do agressor.

Estudante do curso de agronomia da Uni-

versidade de Rio Ver-de, na região sudoeste de Goiás, Caio Rocha foi pa-rar em um hospital após o trote realizada na casa de um dos alunos, na se-gunda-feira (18). Na fes-ta para receber os novos alunos, um veterano foi cortar o cabelo do calou-ro com um canivete, mas acabou ferindo a nuca de-le, afi rmaram os policiais.

“Ele tirou o canivete dele e começou a cortar meu cabelo”, conta Caio. Ele foi hospitalizado e le-vou sete pontos. Apesar do ocorrido, o calouro não quis prestar queixa na de-legacia. “Ele me cortou sem querer”, justifi cou o

universitário. Entretan-to, a Polícia Militar este-ve no local e registrou a ocorrência.

A vice-reitora da Uni-versidade de Rio Ver-de, Maria Flaviana, não concorda com trotes des-sa maneira. Segundo ela, a instituição estabeleceu há 20 anos o trote solidá-rio, que é uma forma de comemorar a aprovação sem violência. Porém, muitos estudantes não pensam assim e acabam exagerando nas brin-cadeiras, explica a vi-ce-reitora. A educadora adiantou que o estudan-te responsável pelo trote não estudava na institui-ção e que a festa ocorreu fora da universidade.

MOTORISTA acabou perdendo o controle do automóvel chocou-se com uma casa

Reprodução

Reprodução

tar durante as viagens de avião não é o ar quente, e sim as mudanças de pres-são no sistema digestivo, que produz mais gás.

O resultado foi uma pro-funda revisão da literatura científi ca sobre fl atulência, olhando para questões so-bre o por que os gases das

mulheres têm cheiro pior que os dos homens (sim), o que causa o odor (enxofre) e qual é a média diária de gases eliminada por pessoa em condições normais (10).

O principal, segundo o estudo publicado na Nova Zelândia, é que os passa-geiros deveriam ignorar o

constrangimento e “liberar geral”. “Segurar gases sig-nifi ca inconvenientes para o indivíduo, como descon-forto e até dor, inchaço e dispepsia (indigestão), pi-rosia (queimação) só para listar alguns sintomas ab-dominais”, revelou o estu-do publicado.

Um usuário da rede so-cial Reddit (que ironi-

camente mudou seu nome para “NoMoreGFs4Me”, ou “sem mais namoradas pa-ra mim, em tradução livre) postou uma série de fotos mostrando uma coleção de jogos que teria sido destruí-da pela ex-namorada, pouco depois do rapaz anunciar o término do relacionamento.

“Isso foi o que encontrei quando voltei para casa”, escreveu o usuário. No tópi-co ele conta que, ao retornar para casa, viu apenas a cai-xa de sua coleção com todos os jogos destruídos, as capas rasgadas, e um martelo que seria a “arma do crime”.

De acordo com informa-ções do mesmo tópico, o pai da moça teria oferecido cer-ca de R$ 1 mil pelos danos, além de comprar um novo videogame para o rapaz com alguns games.

Sexo com carro em movimento

CIENTISTAS pedem que possíveis constrangimentos sejam deixados de lado em favor da saúde

Page 13: Sab, 23/02/2013

Jogorápido

“É mais fácil falar do beijo do Fred do que de problemas como o que aconteceram lá

naquele jogo (San José x Corinthians, onde um

torcedor morreu)”

DECOMEIA DO FLUMINENSE

Promessa

Sinalizador

APROVADO NOS exames médicos, Jean Chera assinou contrato com o Atlético-PR e agora aguarda a sua regularização para estrear com a camisa rubro-negra. O clube ainda não divulgou os detalhes do vínculo com o meia-atacante de 17 anos, revelado nas categorias de base do Santos, onde ganhou status de “novo Neymar”. Com passagens também por Genoa, da Itália, e Flamengo, ele ainda tenta se fi rmar. Apesr de ser tido como craque, o jovem ainda não se fi rmou em nenhuma das equipes por onde passou.

A POLÍCIA boliviana afi rma que há sufi cientes provas de que o sinalizador que matou o torcedor Kevin Douglas Beltran Espada, 14, saiu da torcida do Corinthians e entende que o responsável pelo disparo é um dos 12 que estão detidos na Bolívia. A informação é da fi scal investigativa do Ministério Público, Abigail Saba. “Há sufi cientes provas [de que saiu da torcida do Corinthians]”, afi rmou Saba, para em seguida minimizar declarações, dos próprios detidos, de que quem acionou o sinalizador já viajou para o Brasil.

Novo Neymar assina com o Atlético-PR

Acusação seráde homicídio

EsportesEsportesEsportesO PRESIDENTE DO UFC, Dana White, disse

que o vencedor de Lyoto Machida x Dan Henderson, pelo UFD 157, vai disputar o

título dos meio-pesados. Resta confi rmar quem será o adversário, uma vez que Jon

Jones coloca seu cinturão em jogo, em abril, diante do falastrão Chael Sonen. O

duelo acontece na noite de hoje, nos EUA

S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 313

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Dênis Oliveira de Sou-za largou o futebol

faz dois anos, mas estra-nhou quando viu seu no-me ser colocado como provável reforço do Pena-polense para a disputa do Paulistão. O ex-lateral-direito de 29 anos, que já defendeu o Santos e Co-rinthians, descobriu que uma pessoa ainda não identifi cada tem se pas-sado por “Dênis”, falsifi -cando documentos, para tirar dinheiro de clubes.

O “falso Dênis” acer-tou base salarial com o Penapolense no come-ço do ano (negociação conduzida por uma pes-soa que se passava por empresário) e só foi des-mascarado no exame mé-dico, quando notaram que o atleta tinha carac-terísticas diferentes da de Dênis. “Descobrimos a farsa nos exames. Não chegamos a dar qualquer dinheiro”, declarou o presidente do clube.

Golpista quase é contratado em São Paulo

GOLPE

Após as cidades-se-de da Copa de 2014

reclamarem dos custos excessivos das estrutu-ras temporárias exigidas pela Fifa (Federação In-ternacional de Futebol Associado), o governo fe-deral resolveu assumir parte desta depesa com o compromisso de pagar os equipamentos de energia para a transmissão mun-dial de TV durante a Co-pa das Confederações, que começa em 15 de ju-nho e ocorrerá em seis das 12 cidades-sede da Copa de 2014.

O Ministério do Es-porte anunciou inves-timento previsto de R$ 10,2 milhões para con-tratar uma empresa ou consórcio que forneça geradores de energia pa-ra a transmissão do sinal de TV dos estádios, pa-ra o mundo todo, nas seis arenas que receberão as partidas da competição futebolística este ano.

Governo pagabolada para custear a tv

COTAS

Pela abertura da oi-tava rodada da Ta-ça Guanabara, o primeiro tuno do

Campeonato Carioca, o Flamengo encara o Ola-ria, às 18h30 de hoje, no Estádio Raulino de Oli-veira, em Volta Redonda. Já classifi cado para a fase semifi nal do estadual, o ti-me rubro-negro deve man-dar um time misto a campo. Porém, o técnico Dorival Júnior não confi rma quem entra ou quem sai.

Na manhã desta quin-ta-feira, o elenco da equipe carioca realizou apenas um treino físico leve e outro de fi nalizações no campo 5 do Ninho do Urubu, sem pis-tas de quem jogará no fi nal de semana.

Entre as poucas certe-zas, está a saída do volan-te Elias, que será poupado. O jogador chegou com o Estadual em andamento e não realizou a pré-tempo-

rada com os demais com-panheiros, por isso fará um trabalho físico. O experien-te Renato Abreu entrará na vaga do companheiro.

Na última quarta-feira, o treinador realizou apenas um treino tático em campo reduzido e a expectativa era de que ele realizasse um co-letivo na atividade de quin-ta-feira. A atividade com bola comandada pelo trei-nador, debaixo de sol forte, foi apenas de fi nalizações. Como o time já está classifi -cado e garantido na primeira colocação do grupo B, segue a dúvida sob qual será a es-calação utilizada.

No fi nal do treinamento, Rafi nha, Adryan, Renato e Dorival fi caram cobrando faltas na entrada da gran-de área, com o objetivo de acertar o travessão e duas toalhas colocadas nos ângu-los. Apenas o menino Rafi -nha conseguiu acertar uma das toalhas.

CARIOCA Flamengo abre a rodada do fi nal de semana com mistério

Dorival esconde o jogoMaurício Val/VIPCOMM

São Paulo segue em busca da formação ideal

Oito times brigam por três vagas nesta tarde

PAULISTA CANDANGÃO

Na vice-liderança do Campeonato Paulis-

ta, o São Paulo afi rma que ainda não encontrou a for-mação ideal para a equi-pe. Mais uma chance para o técnico Ney Franco fazer seus teste será às 18h30 de hoje, quando o time rece-be o Linense, no Morumbi, pela nona rodada do tor-neio estadual.

O elenco, porém, de-monstra confi ança no trei-nador e no resultado dos testes que continuam sen-do realizados. Artilheiro da equipe no ano, com seis gols, o atacante Luís Fabia-no acredita que o Tricolor

pode exibir um futebol de alto nível em 2013. “Nosso time vem mudando algu-mas vezes, tentando achar a forma ideal, enquan-to seguimos com vitórias. Vamos e, quando achar a melhor fórmula, o São Pau-lo vai ser uma equipe mui-to forte”, avaliou.

Depois de insistir no mesmo esquema tático do ano passado (com um centroavante e dois atle-tas abertos na frente), Ney Franco mudou a estratégia no triunfo por 4 x 2 sobre o São Caetano, quando colo-cou apenas Luís Fabiano e Osvaldo no ataque.

A sexta e última rodada da fase de classifi cação

do primeiro turno do Can-dangão acontece hoje e vai decidir as três vagas restan-tes na semifi nal da Taça JK. Com apenas o Brasília clas-sifi cado antecipadamente, oito equipes seguem na bri-ga. São cinco na disputa pe-las duas vagas do Grupo A e três pela única no B.

Analisando as chances, vale lembrar que, com oi-to pontos, o Brasiliense joga pelo empate em casa contra o Ceilandense. Já o Luziâ-nia, com cinco, tem que ga-nhar do Gama e contar com tropeço do Unaí. Se os dois

vencerem, a decisão será pe-lo saldo de gols. O Unaí, em-patado com a equipe goiana, precisa bater o Brasília e se-car os concorrentes.

Ainda sonhando, Sobra-dinho e Legião, ambos com quatro pontos, precisam vencer seus compromissos e torcer para que a dupla do parágrafo anterior tropece.

No Grupo B, o Ceilân-dia tem 11 pontos e depende de si. Gama, com dois a me-nos, precisa bater o Luziânia e secar o atual campeão. Por fi m, com oito pontos, o Cei-landense joga tudo contra o Brasiliense torce contra Cei-lândia e Gama.

PAULISTA

HOJE, ÀS 15H30Brasiliense x Ceilandense SerejãoGama x Luziânia BezerrãoBrasília x Unaí Augustinho LimaCeilândia x Botafogo AbadiãoCapital x Legião CAVEBrazlândia x Sobradinho Chapadinha

RODADA COMPLETARODADA COMPLETA

Brazlândia x Sobradinho Chapadinha

RENATO ABREU é um dos que está confi rmado para ir a campo nesta noite

Dorival esconde o jogoMaurício Val/VIPCOMM

é um dos que está confi rmado para ir a campo nesta noite

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Rep

rodu

ção

Reprodução

Page 14: Sab, 23/02/2013

Jogorápido

“Ronaldo é um exemplo para muitos. É um

exemplo por tudo o que superou. Ele

é um exemplo de trabalho e superação para todos”

RAFAEL NADALTENISTA ESPANHOL DESTACA A

IMPORTÂNCIA DO FENÔMENO

Tragédia

Hall da Fama

O ATLETA olímpico e paralímpico sul-africanos Oscar Pistorius cancelou a participação em todas as provas previstas para os próximos meses para concentrar-se em sua defesa da acusação de homicídio da namorada, disse o agente do velocista. Entre as provas canceladas estão uma no Brasil, em março, assim como uma na Austrália, uma nos EUA e uma na Grã-Bretanha.

O NADADOR Gustavo Borges viveu mais um grande momento em virtude de suas conquistas no esporte. O brasileiro entrou para o Hall da Fama da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, instituição que defendeu por quatro anos, enquanto cursava economia. Gustavo Borges é um dos ídolos dos alunos da universidade e inspiração para novos atletas de destaque.

Pistorius cancela vinda ao Brasil

Brasileiro ganha prêmio nos EUA

ALÔ BRAS Í L I A 1 4 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3ALÔ BRAS Í L I A 1 4 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3Esportes

Um esporte que pro-move o condicio-namento físico, a melhoria cardio-

vascular e de quebra, queima mais de 600 calorias em meia hora de atividade. O Squash é uma modalidade esportiva co-nhecida em todo o Brasil, mas ainda pouco praticada. Cotado para entrar nas Olimpíadas de 2020, ele é uma opção muito procurada por tenistas em dias de chuva, como neste período, em Brasília. Jogado com o uso de raquetes e bolinha, um jogo de Squash possui o tempo mé-dio de 45 minutos, sendo pra-ticado, via de regra, por dois jogadores. Em Brasília, a Clu-becoat Fitness e Squash – jun-ção da academia Clube Coat e MDO Clube de Squash -, des-ponta como o maior centro de treinamento do Brasil.

Para praticar o Squash é necessário adquirir ou alugar os equipamentos utilizados no jogo, entre eles, a raquete, a bola e o tênis- do tipo indoor, como os de vôlei, futsal e tênis. Segundo o professor da Clube-coat Fitness e Squash e atleta da modalidade, Rafael Sardá, o Squash, é um esporte de al-to gasto calórico, dinâmico e motivante, uma excelente op-ção pra quem quer se divertir e correr muito ao mesmo tem-po. “Questões como agilida-de, concentração, resiliência e motivação são amplamente exigidos nos jogos de squash. Os benefícios vão muito além da parte física”, destaca.

O Squash é garantia de di-versão. A modalidade compe-titiva é jogada diante de um paredão, com delimitações específi cas, onde cada atle-

ta deve jogar a bola na parede de forma a difi cultar a recep-ção do seu adversário. Basi-camente, deve-se responder a bola do adversário antes que ela quique duas vezes no chão e devolvê-la ao paredão, res-peitando os limites superior e inferior. É um jogo de técnica simples, o que permite diver-tir-se muito já nos primeiros contatos com a modalidade.

CURIOSIDADE Apesar do uso de raque-

tes, as pernas - coxas, qua-dríceps e glúteos – são o membros mais solicitados durante a movimentação

dentro da quadra. Segundo Cristina, professora da Clu-becoat e atleta da modalida-de, o Squash consiste em um exercício completo onde de-senvolve-se a capacidade res-piratória, fl exibilidade, força e resistência muscular. “O Squash possui características que se assemelham ao treino intervalado. Ele consiste em disputas internas com peque-nos intervalos, o que dá ca-racterísticas de treinamentos intensivos, atualmente re-comendados como um dos melhores caminhos para a promoção da saúde e condi-cionamento físico”, explica.

MODALIDADES Atrativo e inovador, o Squash éum dos esportes que mais cresce pelo Distrito Federal

Em franca ascensãoReprodução

Fotos: Reprodução

MODALIDADE proporciona elevado gasto calórico

Em prova de pouca ex-pressão, o maratonista

olímpico brasiliense Ma-rílson Gomes dos Santos marcou sua estreia na tem-porada 2013. Sendo a úni-ca estrela a correr os dez quilômetros da 29ª Volta Pedestre Cidade de Itu, no município do interior pau-lista, o fundista confi rmou o favoritismo e venceu a competição.

De acordo com seu treinador, Adauto Domin-gues, o percurso da cor-rida não era considerado

fácil e Marílson fez um bom trabalho ao vencer e bater o recorde da prova, que agora é de 29min35. “O percurso tinha subidas e descidas e o Marílson se saiu muito bem”, afi rma.

NOVAS DISTÂNCIASAntes da corrida do úl-

timo sábado, o fundista já havia confi rmado que mu-daria o foco de competi-ções desse ano, trocando as provas de longa distância para competições mais cur-tas. “Por enquanto, não es-

tou pensando em maratona nem em conseguir índice para o Mundial de Mos-cou”, ressaltou, às vésperas da corrida, o quinto coloca-do na maratona olímpica.

De acordo com o mara-tonista, ele não tem inten-ções de alcançar o índice e ir para Moscou apenas pa-ra aumentar o número de integrantes da delegação brasileira. “É complicado pensar agora em conseguir índice. Também não quero ir para um mundial só por ir. Não compensa”, encerrou.

Marílson vence a primeira do ano com tempo recorde

CORRIDA DE RUA

Circuito Nacional Sesc abre calendário no Sul

TRIATHLON

Sete cidades vão sediar as etapas do Circuito

Nacional Sesc de Triathlon, de março a novembro. En-tre as etapas, o torneio co-meça no próximo dia 3, no Paraná. Passa pelo DF em 19 de maio e termina no Rio Grande do Sul.

Promovido pelo Ser-viço Social do Comércio – Sesc, o Circuito tem um caráter inclusivo e con-ta com um programa de incentivo ao esporte por meio do Projeto Sesc Tria-thlon. Trata-se da implan-

tação de núcleos regionais de iniciação esportiva on-de acontecem as etapas. O programa visa comple-mentar os efeitos positivos que o Sesc Triathlon ge-ra nas comunidades onde acontece, possibilitando que crianças de 8 a 14 anos de idade aprendam valores como cidadania, liderança e companheirismo.

Um dos atrativos do cricuito são as peculiari-dades. Em Brasília, por exemplo, a natação acon-tece no Lago Paranoá.

COMPETIÇÃO passará por Brasília no mês de maio

Brasília recebe grandes nomes da natação

SELEÇÃO NO CERRADO

Os melhores nadadores do Brasil e seus téc-

nicos desembarcaram em Brasília nesta semana para a Clínica de Natação CB-DA-Correrios Preparató-ria para 2016. O evento dá o pontapé inicial no ciclo que culminará nos Jogos Rio de Janeiro. Até este fi -nal de semana, atletas se-lecionados para o Projeto Medalha, os 50 melhores índices técnicos e outros 20 nadadores com poten-cial olímpico realizarão avaliações e treinos espe-ciais. Eles também assisti-rão a palestras ministradas pela comissão técnica mul-tidisciplinar da CBDA so-bre os mais variados temas (doping, biomecânica, etc) e a relatos de atletas reno-

mados, entre eles Gustavo Borges, medalhista nos Jo-gos de Atlanta e Sidney.

As nadadoras Tatia-na Lemos e Marina Nas-cimento, ambas treinadas pelo técnico Fábio Costa, foram as brasilienses con-vocadas para a Clínica.

A natação está entre as modalidades apontadas pelo Comitê Olímpico Bra-sileiro como vitais para um bom desempenho do país nos Jogos que acontecerão em casa. Segundo critérios aprovados pelo Ministério dos Esportes e pelos Cor-reios, dez nadadores foram selecionados para fi gurar no ‘Projeto Medalha’, do Governo Federal, que alo-ca recursos para as ações de potenciais medalhistas.

TATIANA LEMOS é uma das candangas na equipe

Page 15: Sab, 23/02/2013

Jogorápido

“Posso dizer que compartilho da opinião

de Felipe (Massa) de que o carro está em outro planeta se

comparado com o que começamos no primeiro

dia de testes no ano passado”

FERNANDO ALONSOPILOTO DA FERRARI SOBRE O NOVO

CARRO

Stock Car

Motociclismo

A MAIOR novidade no grid da Stock Car nesta temporada é o aumento de 32 para 34 carros. Vários pilotos e equipes já estão defi nidos para a temporada 2013, que começa no próximo dia 3 de março, no Autódromo de Interlagos, o mais tradicional do Brasil, com várias novidades nos cockpits e somente duas vagas ainda em aberto.

A CONFEDERAÇÃO Brasileira de Motociclismo coleta assinaturas, dos pilotos fi liados à entidade, para serem entregues ao Congresso Nacional e a Receita Federal com o objetivo de agilizar a regulamentação da Lei 12.649, de 17 de maio de 2012, que trata sobre a isenção de impostos para a compra de motocicletas para competição. Para assinar basta acessar o site da entidade em www.cbm.esp.br.

Restam somente duas vagas

Confederação quer isenção para pilotos

ALÔ BRAS Í L I A 1 5 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3ALÔ BRAS Í L I A 1 5 S Á B A D O , 2 3 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3Esportes

VELOCIDADE Brasiliense fecha com Comtec e é quarto brasileiro para 2013

Lucas Foresti tema segunda chance

Reprodução

Fotos: Reprodução

O brasiliense Lucas Foresti é o quarto brasileiro confir-mado para a dis-

puta da temporada 2013 da World Series. O brasileiro, que no ano passado estreou no certame pela Dams, vai competir pela Comtec ao la-do do veterano Daniil Move. Os dois, aliás, participaram de treinos privados da World Series, no início da semana em Valência.

Essa será a segunda tem-porada de Foresti no campe-onato. No ano passado, pela Dams, o brasiliense terminou na 23ª posição, tendo marca-do apenas oito pontos, com o sétimo lugar na caótica pri-meira corrida de Silverstone como melhor resultado.

Antes disso, ele já havia disputado a F3 Inglesa, con-

quistando três vitórias em 2011 e fechando o ano em sé-timo. Foresti, aliás, é um dos poucos pilotos brasileiros no exterior a ter sido revelado

pela F3 Sul-americana.Além dele, Pietro Fan-

tin (na Arden Caterham), Yann Cunha (AV) e André Negrão (Draco) são os outros

brasileiros confi rmados. Há apenas três vagas abertas no grid da World Series em 2013, uma na ISR e duas na estreante Zeta Corse.

Piloto passa fériase feriados treinando

SEM DESCANSO

O Carnaval de 2013 não teve marchinhas, ser-

pentina, muito menos con-fete para o piloto Yann Cunha. O motivo dessa privação, pelo menos, foi nobre: o competidor de Bra-sília realizou uma bateria de testes particulares com a equipe AV Formula, que defenderá na temporada da World Series, em Barcelo-na. Antes disso, o piloto já havia comprometido as fé-rias de fi nal de ano atrás de um volante.

O frio na região con-trastava com o céu aberto e o sol que banhava o circui-to catalão na última segun-da-feira, proporcionando um dia ideal para a práti-ca do automobilismo. Isso permitiu a Yann e ao time

do espanhol Adrian Val-les um novo passo à fren-te no melhor entrosamento e intimidade entre pilo-to, equipe e equipamento, uma vez que a AV é nova na categoria. “Não tenho o que reclamar, pois tive a pista só para mim e pu-de fazer o que mais gosto”, analisa o candango.

Em relação só treinos, serão três encontros de dois dias cada em um es-paço de 30 dias: no fi m de fevereiro, dias 22 e 23, o circuito espanhol de Mo-torland, em Aragón, dará uma prévia de como devem ser as equipes para 2013, com março recebendo os testes restantes, em Paul Ricard (dias 8 e 9), e Bar-celona (dias 19 e 20).

Campeão do Europeu de Fórmula 3 testará Ferrari

GRANDE PRÊMIO

A Federação Internacio-nal de Automobilismo

(FIA) anunciou na última semana que o campeão do Campeonato Europeu de Fórmula 3 em 2013 terá co-mo prêmio guiar um carro da Ferrari, em uma sessão de testes da Fórmula 1.

A principal intenção da entidade, junto com a acade-mia de formação de pilotos da escuderia italiana, é re-vitalizar a competição, cuja primeira prova será disputa-da no dia 22 de março, no cir-cuito de Monza.

Até agora, o único bra-sileiro confi rmado no Euro-peu de F3 é Pipo Derani, que correrá pela equipe britâni-ca Fortec. Ele, Pietro Fantin

e Felipe Nasr disputaram a competição no ano passado. Os três não tiveram seus pon-tos computados na disputa, e o melhor resultado foi de Fantin, quarto em Norisring.

NARSPor falar no brasiliense, es-te ano ele segue na GP2, a a principal categoria de acesso à Fórmula 1. Felipe Nasr vai correr pela escu-deria inglesa Carlin. No ano passado, em sua estreia na categoria ele teve quatro pó-dios, incluindo um 3º lugar na Malásia no seu primeiro fi nal de semana. A tempora-da começa em 23 de março, com os treinos para o Gran-de Prêmio da Malásia.

YANN CUNHA não quis saber nem da folia do Carnaval

LUCAS FORESTI terminou na 23ª colocação geral em sua estreia na temporada no ano passado

O autódromo paulista de Interlagos viveu

dois dias de movimenta-ção intensa entre segun-da (18) e terça-feira (19), com os testes preparató-rios que levaram à pista vários pilotos dos campe-onatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck. As equipes priori-zaram o trabalho de ajus-te dos equipamentos para a primeira corrida do ano, em 10 de março na pista gaúcha de Tarumã.

Foi o caso do para-naense Diogo Pachenki, que estreia na F-Truck em 2013 pela ABF Ra-cing Team. “Enfrentei alguns problemas mecâ-nicos. Quebrou o turbo no primeiro dia, hoje ar-rebentou uma correia do motor”, contou. “Foram meus primeiros treinos como piloto da catego-ria, eu considero o traba-lho bem produtivo. Acho que tive uma evolução constante, a preocupação foi conhecer o caminhão, o entrosamento com a equipe, essas coisas de primeira vez”. Paulo Sa-lustiano, seu companhei-ro de equipe, testou com o outro Mercedes-Benz. “Foi a primeira vez que andei com o caminhão campeão”, manifestou.

Equipes concluem testes

TRUCK

No ultimo sábado (16) foi realizada a 1ª etapa do

Campeonato Brasiliense e Copa Guará 2013, que con-tou com a participação de 64 pilotos.

A primeira corrida foi vencida por Pedro Lima. A segunda bateria teve vitó-ria de Veberlei Gonçalves. “Ótimas provas, ótimas dis-putas, todos os competido-res merecem os parabéns”, comentou Veberlei Gonçal-ves logo após as provas.

AGENDAA próxima corrida já

está marcada. Será no dia 23 de março, no mesmo local, mas com circuito invertido.

A organização do Campeonato Brasilien-se de Kart e Copa Guará é do GMC, presidido por José Argenta, com super-visão da FADF.

Competições iniciaram temporada

KART NO DF

FELIPE NARS chegou a competir na categoria em 2012

Page 16: Sab, 23/02/2013

O BMG bateu forte nas taxas de juros.

Vitor Belfort

Atleta patrocinado

pelo Banco BMG

Condições válidas para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos efetivos, conforme convênios irmados junto aos respectivos entes públicos. Aprovação do crédito sujeita à margem consignável e às especiicações contratuais e critérios da administração pública. Os empréstimos e inanciamentos aqui descritos são produtos do Banco BMG S.A., oferecidos através de seus correspondentes autorizados. Para aposentados e pensionistas: prazo de 9 a 58 meses, juros de 1,60% a.m. a 2,14% a.m. e 20,98% a.a. a 28,93% a.a., CET máx. 2,14% a.m. e 28,93% a.a. Para servidores públicos: juros de 1,73% a.m. a 3,50% a.m. e 22,85% a.a. a 51,11% a.a., CET máx. 3,99% a.m. e 59,92% a.a. Consulte outras taxas, prazos e demais condições para concessão do empréstimo ou inanciamento em um Correspondente Autorizado BMG. Sobre as operações descritas, incidirá IOF, conforme previsto na legislação vigente. Condições sujeitas a alteração sem aviso prévio. SAC: 0800 979 7050. SAC Deicientes Auditivos: 0800 979 7333. BACEN: 0800 979 2345. Ouvidoria: 0800 723 2044. Utilize seu crédito de forma consciente e somente em caso de necessidade. Data da publicação: 14/5/2012. As taxas de juros aqui divulgadas aplicam-se apenas às novas operações de empréstimos consignados contratadas a partir de 23/5/2012.

Servidor público, aposentado ou pensionista,

aproveite e solicite aqui seu Crédito Consignado.

Banco BMG. Quem precisa tem.

Quando o assunto é oferecer o que você precisa, o Banco BMG é imbatível. Ele acaba de reduzir as taxas de juros

para o Crédito Consignado. E está sempre pronto para atender você do jeito que você merece: com agilidade e sem

complicação. Em todo o Brasil. Coisas que só quem é o líder nacional em Crédito Consignado pode oferecer.