quarta 23/02/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2011 Nº40963 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! 53,2%: Povo quer Ferraço para prefeito Está detido na Delegacia de Polícia Judiciária, Akila Gustavo Silveira Costa, acusado de matar a tiros um jovem no bairro Novo Parque, em Cachoeiro, no último dia 11 pag.15 Polícia Equipe técnica do Idaf está promovendo em em diversas localidades de Cachoeiro de Itapemirim-ES, a campanha “Dia D” para recolhimento de embalagens de agrotóxicos. pag.13 Regional Pesquisa da Futura aponta Ferraço como favorito, enquanto o prefeito tem 8% Pág. 05 Povo rejeita Prefeito Casteglione

Upload: folha-do-esanto

Post on 18-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


35 download

DESCRIPTION

edição 40963

TRANSCRIPT

Page 1: quarta 23/02/2011

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2011 Nº40963 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

53,2%: Povo quer Ferraço para prefeito

Está detido na Delegacia de Polícia Judiciária, Akila Gustavo Silveira

Costa, acusado de matar a tiros um jovem no bairro Novo Parque, em

Cachoeiro, no último dia 11pag.15

PolíciaEquipe técnica do Idaf está

promovendo em em diversas localidades de Cachoeiro de

Itapemirim-ES, a campanha “Dia D” para recolhimento de embalagens de

agrotóxicos. pag.13

Regional

Pesquisa da Futura aponta Ferraço como favorito, enquanto o prefeito tem 8% Pág. 05

Povo rejeitaPrefeito Casteglione

Page 2: quarta 23/02/2011

02 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Quem vive unido a Cristo torna--se uma pessoa nova. As coisas antigas passa-ram. Tudo é novo 2 Coríntios 5, 17 // Acidentes com moto fazendo muitas vítimas // No ultimo final de semana trin-ta pessoas fo-ram atendidas na Santa Casa de Cachoeiro--ES // Algumas em estado gra-ve // Velocidade e álcool são as principais causas // É a vida se acabando na juventude // Pesquisa diz que prefeito Casteglione (PT) é ausente das comu-nidades // Vai acabar re-cebendo título de cidadão ausente na festa da cida-de // Também não cumpre o que promete // Vida do cachoeirense no caos // A periferia, então, é a que mais sofre com o descaso // Povo se sentindo enga-nado // Carnaval na Linha Vermelha // Pão e circo to-tal // Até dia 8 de março // Depois, o Brasil volta a funcionar // Mercado Mu-nicipal de Cachoeiro com-pletando 90 anos // De muita histórias, estórias e ‘causos’ // Betão e Lemin mandando bem no Cine-clube Jece Valadão // Ar-tigos publicados aqui na Folha do ES // Taça das Bolinhas // Mais uma pa-lhaçada da CBF // Já virou circo // Segurança pública preparando esquema es-pecial de Carnaval // Li-toral sul vai receber mais homens e viaturas // Nos dias de folia // Que são muitos e de permissivida-de quase total // Nas rodo-vias, a fiscalização quer coibir o uso de álcool ao volante // Cachoeiro Fute-bol Clube deverá empres-tar material de treino para o Estrela do Norte // Pare-ce que lá está sem mate-rial // Presidente do Estre-la deu entrevista na Rádio Tupi que o jogador Pinti-nho estava acertado com o clube // Só que o joga-dor foi parar no Capixaba Kennedense // Só restou para o presidente o pin-gado da padaria Brasil // Orlando da Hora colabo-rando com o time da Se-gunda Divisão // Esse é chapa quente // Sartório, tem que aprender com ele // Desfolhando desta quar-ta-feira produzido pelo In-terino // O titular volta em breve // Até o próximo

EditorialFeliz da vida com o quê?

A declaração do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Carlos Castegline (PT), de que está feliz com a pesqui-sa do Instituto Futura, publi-cada no ultimo domingo pelo jornal A Gazeta, que mostra a impressionante marca de 70,2% de reprovação do ca-choeirense quanto a adminis-tração, é no mínimo falsa.

Além de mascarada por essa afirmação, a questão pas-sa bem longe de apenas uma

pesquisa de números frios. É a população do maior muni-cípio do sul do estado e um dos maiores do Espírito San-to. Nunca, em outra adminis-tração, o Chefe do Executivo teve esse índice contra si.

Talvez, o prefeito tenha pre-ferido manter o estilo irônico como se fosse capaz de rever-ter esse quadro nos dois úl-timos anos de governo. Pura ilusão se pensa nisso, pois a pesquisa atiçou os prováveis

candidatos ao Palácio Bernar-dino Monteiro. Os números deram combustível para as candidaturas de 2012 e modi-ficaram o cenário do municí-pio.

A saúde vai de mal a pior, o trânsito cada vez mais ca-ótico, a segurança, idem, as obras prometidas não pas-saram do chamado ‘fogo de palha’ e o Orçamento Parti-cipativo ficou entalado. As li-deranças comunitárias, antes

chamadas a discutir a questão, estão frustradas e não acredi-tam mais no cumprimento das promessas de campanha.

Cada vez mais isolado, a não ser pelos adesistas de plantão, Casteglione não passou no teste da competência neces-sária a um administrador pú-blico. Ficou na promessa de renovação que não veio ape-sar da esperança dos eleitores num fato novo.

Rir de quê?

“Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes

pela palavra da verdade do evangelho”.Colossenses 1:3-5

[email protected]

A vida mais profunda

Desfolhando

opinião

Charge

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Espaço Bíblico

Esta epístola foi escrita quando Paulo era prisionei-ro em Roma. No preâmbulo ele agradece ao Senhor Deus a vida dos irmãos colossenses elogiando a fé, o amor e a es-perança existente no coração deles. Ele deseja que todos tenham fé em Cristo, amor para com o próximo e a espe-rança do céu.

Paulo fala do segredo da vida profunda que, como crentes, devemos ter em Cris-to. Aprofundem as raízes e tornem-se alicerçados e fir-mes em Cristo (1:23). Lan-cem a raiz-mestre da sua fé cristã para que penetre fun-do na vida de Cristo, como o jequitibá que penetra no co-ração da terra. As tempesta-des fustigam esta sólida ár-vore; ela, porém, resiste, pois

raízes profundas a sustentam. Em contraste, existem árvo-res cujas raízes podem esten-der-se por largas áreas, mas estão á flor da terra. Quando ruge contra elas a tempesta-de, tombam, porque suas ra-ízes não as podem sustentar.

Coloquem suas raízes em Cristo. Ele é a fonte da nos-sa vida.

Não apenas estamos em Cristo, mas Ele também está em nós. “Cristo em vós, a es-perança da glória” (1:27. Ser cristão é exatamente isto: vi-ver nele, essa gloriosa e ma-ravilhosa Pessoa, o Criador do universo, em quem temos redenção mediante o Seu san-gue, e tê-lo vivendo em nós.

D e u s nos aben-çoe!

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Artigo

Uma boa açãoJoão Baptista Herkenhoff mar e iniciou solenemente sua reda-

ção:“Uma boa ação é a do Banco do

Brasil. Tudo quanto é empresa pode falir, mas o Banco do Brasil sempre estará garantido. O Banco do Brasil só haverá de falir se o Brasil cair em fa-lência. Por esta razão, não existe ação melhor que a do Banco do Brasil.”

O Augusto releu o parágrafo e achou que estava ótimo. Entretanto, atento às recomendações da professo-ra, viu que seu trabalho estava incom-pleto, pois não tinha emoção. E per-guntou a si mesmo: como uma ação do Banco do Brasil pode comover?

Imaginou então a história de um homem que tinha colocado todo o dinheiro que economizou na com-pra de ações do Banco do Brasil. Es-sas ações, como todas as outras, caí-ram muito na bolsa. Embora sabendo que o Banco do Brasil era muito for-te, ele ficou desesperado, teve um en-farte e morreu.

No dia em que os trabalhos foram entregues, a professora comentou os textos para todos os alunos ouvirem.

“Augusto, meu querido aluno. Você é muito inteligente. Sua reda-ção está perfeita, não tem um só erro de português. Mas uma boa ação que eu dei como tema não é isso. Veja as boas ações que seus colegas aponta-ram: ajudar uma pessoa idosa a atra-vessar a rua; defender um colega que sofre uma injustiça; visitar uma pes-soa doente”.

Esse é o lamentável epílogo do in-sucesso escolar do Augusto.

Cabe um acréscimo, à margem. Triste sociedade onde até as crianças, de tanto ouvirem falar em queda da bolsa, supõem que uma boa ação seja a do Banco do Brasil.

O mundo seria melhor, se estives-se liberto da onipotência do capital e do seu mais nefasto vértice, o capital financeiro.

A força das palavras no contexto é que dá o timbre do que seja uma boa ação, como veremos no correr des-te texto.

A professora prescreveu o tema sobre o qual os alunos deveriam dis-correr: “Uma boa ação”. Recomen-dou que os meninos dessem asas à criatividade. Que o texto tivesse gran-deza e procurasse comover.

Augusto, sempre cioso de ser um bom aluno, pôs-se a meditar:

“Eu já sei muito bem o que vou escrever, não tenho a mínima dúvi-da sobre a boa ação que proporei aos

meus colegas. Só não sei como vou fazer para comover, pois é isto que a professora quer.”

Lembrou-se então o menino de uma frase que, dias antes, sua Mãe fa-lou baixinho, no ouvido do Pai:

“Marido, quando suas ações so-bem, você é um outro homem, você me emociona”.

Augusto então concluiu; “ação que emociona é ação que sobe”.

Entretanto, há ações que não so-bem, mas que são boas. Foi o que seu Pai falou dia desses na hora do jantar:

“As ações que temos caíram, com essa crise financeira internacional, mas quando a empresa é forte, como o Banco do Brasil, podemos ficar tranquilos. A ação cai hoje, mas sobe amanhã.”

Depois de todas essas reflexões, Augusto decidiu sobre o rumo a to-

Triste sociedade onde até as crianças, de tan-to ouvirem falar em que-

da da bolsa, supõem que uma boa ação seja a do Banco do Brasil.

[email protected]

Page 3: quarta 23/02/2011

03Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Jackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

palanque

Antenado IIOutro que está antenado no mercado po-lítico cachoeirense é o deputado federal César Colnago (PSDB), que promete re-paginar o partido em todo Estado que foi vencedor contra o petismo em nível na-cional. É que em Cachoeiro de Itapemi-rim o partido se entregou aos petistas com maior rejeição do Espírito Santo em tro-ca de cargos e favores. O pastor Marcos Mansur, presidente da sigla no Município, é autor desta “proeza”. De uma hora para outra, sem consultar a Regional.

@jacksonrangel

Antenado IO governador Renato Casagrande (PSB) está antenado em tudo o que acontece politicamente em Cacho-eiro de Itapemirim, focado em res-ponsabilidades do seu secretário de Direito Humanos, Rodrigo Co-elho, que tem origem na adminis-tração petista e teve de engolir sua indicação pelos medalhões do PT Capixaba.

ColigaçãoAssim como propõe o senador Ricardo Ferraço (PMDB), ma-gistrados da área eleitoral tam-bém defendem o fim da coliga-ção eleitoral. Isto implicaria em fortalecer os partidos e levam a vaga, pelo quociente eleitoral, os candidatos das siglas mais vota-dos. A proposta dá um sentido igualitário na condição de dispu-ta no pleito.

EntrevistaO deputado estadual Theodori-co Ferraço (DEM) dá entrevista hoje no jornal A Gazeta informan-do que seu futuro será a Prefeitu-ra de Cachoeiro de Itapemirim. O que preocupa o mercado político é a volúpia do PT, sem chances de disputar a eleição, continuar se lo-cupletando do dinheiro público, com assessores especializados nis-to. Principalmente, na área de fes-tejos, como Carnaval.

FederalSe o deputado estadual, Glauber Coelho (PR-ES), não for teimo-so, uma característica sua, po-derá evitar empecilhos e adver-sários, buscando acordos para ser futuro representante a fede-ral pelo Município de Cachoei-ro de Itapemirim, seu reduto. E com apoio do provável aliado em 2012, deputado estadual (DEM), Theodorico Ferraço.

PrisãoPor que até agora a Justiça não concedeu prisão provisória do home de 80 que vem abusando de crianças em Cachoeiro de Itapemirim, já com argumen-tos fundamentados pela dele-gada Ancila Zanol? A socie-dade não suporta mais pessoas com atos libidinosos ameaçan-do as futuras gerações.

AdvogadaO assassinato da advogada Eulina Andrade tem sido um caso emblemá-tico, mas novos elementos surgiram e, provavelmente, haverá surpresa no anúncio de provável indiciamen-to do suspeito do assassinato. Pesso-as têm sido ouvidas e o delegado vem construindo suas convicções para dar resposta à sociedade. Todo mundo aguardando.

Registrado: em 2003, Lula elogiou o ex-ditador Mu-barak. Em 2009, chamou o coronel Muamar Kadafi de “meu amigo, irmão e líder”.

Boa! Vereador de Vitória, Max da Matta (DEM-ES), em convocar o secretário da Fazenda para reve-larcomo se quebra uma Prefeitura rica. #JRV

Pesquisa de consumo in-terno do Planalto aponta que 65% entendem que Lula ficará influindo no govenro de Dilma. 11% acreditam que não. #JRV

Dos governos que conhe-ço no ES do PT, nenhum dele gosta de Saúde para o povo, deve ser uma sin-dorme genética universal. #JRV

Se o governador Renato Casagrande (PSB-ES) ficar muito tempo com seu secretáiro de Dirieito HUmanos, Rodrigo Coe-lho (PT), a casa cai. #JRV

‘Quero mostrar que es-tou em Trípoli e não na Venezuela. Não acredi-tem nos canais perten-centes aos cães vadios’, disse Gaddaf #JRV

InformalmenteAos correligionários e povo de Ca-choeiro de Itapemirim, em sua maioria, pode ficar tranqüilo que o deputado estadual, Theodorico Fer-raço (DEM), vai disputar as eleições de 2012 para prefeito. Por onde pas-sa no município bate um sentimen-to de arrependimento do eleitorado, pedindo sua volta. Ele só não reve-la publicamente e contundentemen-te, porque a legislação não permite.

Pesquisa & CasteglionePrefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Carlos Casteglione (PT), deve ler a pesquisa de cabeça para baixo. Além da estúpida reprovação pelo povo cachoeirense, a pesquisa da Futura revela que ele é preguiçoso, está rodeado de assessores incompetentes, e que está ausente do dia a dia da ci-dade. E no campo eleitoral, conseguiu reduzir seu patrimônio eleitoral de quase 50% a 8%, ficando em terceira colocação. Com isso, é o maior cabo eleitoral do seu adversário deputado estadual, Theodorico Ferraço (DEM), que já começa com 53,2%, sem fazer nenhum esforço. Em síntese, o Che-fe do Executivo Municipal não ganha nem para síndico, nem hoje, nem amanhã nem em 2012.

Page 4: quarta 23/02/2011

04 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas

CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ESTelefone (28)3521-8044 / e-mail: [email protected]

Site: www.folhaes.com.br

EXPEDIENTE:Jornalista: Jackson RangelEditor chefe: Ailton WellerDiagramador: Wellington RodyFotógrafa: Ana Paula GrecchiWeb Master: Emerson Passos

Espaço Cidadão

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação.

E-mail sem identificação completa será desconsiderado

AquisiçãoA Prefeitura Municipal de Castelo torna público que re-alizará a Chamada Pública nº 001/2011 para aquisição de gê-neros alimentícios (legumes e verduras) da Agricultura Fami-liar e do Empreendedor Fami-liar Rural, destinado ao atendi-mento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, du-rante o período de março a ju-lho de 2011. A apresentação de habilitação e projeto de venda será dia 03 de março.

SegurançaNove câmeras de segurança fo-ram recuperadas pela prefeitu-ra no trecho da Linha Verme-lha próximo à Antiga Estação, e nos acessos, como as ruas Capi-tão Deslandes e Bernardo Hor-ta. Para assim o cachoerense curti um carnaval tranquilo.As câmeras de vigilância em fun-cionamento em Cachoeiro estão ligadas a uma central, instala-da no Ed. Centro Administrati-vo “Hélio Carlos Manhães” (an-tigo Sesc), no centro da cidade.

FotografiaOs alunos do curso de foto-grafia ministrado por Rey-naldo Monteiro, apoiado pelo Executivo local através da se-cretaria de Trabalho e Desen-volvimento de Marataízes, fi-zeram nesse sábado uma aula de campo tendo como temá-ticos o nascer e o pôr do sol. Os locais escolhidos foram à praia dos Namorados, pon-te da Barra e Trapiche. Ainda foi clicada a comunidade pes-queira do Pontal

G U A R A PA R I

PROGRAMAÇÃOVem ai o Guaraverãofo-lia Carnaval Guarapari, de 04 a 08 de MARÇO a partir das 21horas:Dia 04, sexta-feira, Mi-lena e Rogerinho do Ca-vacoDia 05, sábado, Zé Pau-lo e Cleber LacerdaDia 06, domingo Qui-zomba e Higino & Ga-brielDia 07, segunda-feira,

C A C H O E I R OCURSO

A Escola do Servidor, uma iniciativa da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Adminbistração e Serviços Internos, vai abrir um novo curso.Os funcionários da prefeitura poderão participar das aulas de “Educação Financeira”, que vai ensinar a administrar melhor os recursos domésticos. As inscrições serão abertas na segunda quinzena de março e serão feitas mediante indicação dos secretários municipais.

+ O samba comeu sal-to na linha vermelha com neguinho da Bei-ja-flor.+ a partir das 20:00 hs.

+Quinta feita tem Moda de Viola no Atalanta.+ Um pouco cansada ao som da Banda Ponto de Equilibrio.

Newton BragaPor Ana Paula [email protected]

Curta Metragem

C I N E M AINCÊNDIOS

Estréia dia 25 de feverei-ro.Na leitura do testamen-to de sua mãe, os gêmeos Simon (Maxim Gaudet-te) e Jeanne (Mélissa Dé-sormeaux-Poulin) des-cobrem que eles têm um irmão e que o pai, que os dois achavam que ha-via falecido, estava vivo. Dentre muitos pedidos, a maioria desconfortantes, o último e mais importan-te vinha junto com duas cartas seladas: encontrar os dois e entregar-lhes.

Mateus & CristianoDia 08, terça-feira, Banda Moinho e BlacksetLocal das apresentações: Praia do Morro em fren-

te a Pedra do Marlin Azul, localizada próximo ao Trevo da Paz, na Av. Bei-ra Mar, sempre a partir das 21 horas.

[email protected]

Rima da Escola

Carlos Roberto Souza – [email protected]

Rimar com a escola é inves-tir na sua rima, na escola te-nho professores, amigos, pri-mos e prima.É maior adrenalina acor-

dar cedo e ir pra escola, aprender sobre as virtudes que andam reto e não se en-rola.Se você é um gabola na escola vai ser dar mal, pois se espalhar sobre uma pa-quera vai criar muito rival. É muito bom ter um sarau que valorizar a cultura, pois na escola é que se aprende a construir forte estrutura.Faltar à escola é loucura os

pais não devem incentivar, ler, conhecer, se envolver é o que tem que aplicar.Os pais foram e os filhos

vão, de geração em gera-ção, respeitando, todo mun-do aprende essa ligação.Não autorize pichação, bri-

gas ou vandalismo, pois isso é só o início para o fundo de um abismo.

Respeito aos mais velhos e aos colegas de classe, vai passando o aviso e construin-do a nova base.Passando pra outra fase,

não vase e não seja covar-de, pois a escola é nova vida que se compõe como uma grande obra de arte.

Fotografias da alma O que importa na vida

são os meios. Ou seja, é todo o processo de viver as fases da vida e seus mo-mentos mais simples, pois são eles que nos enchem de esperança e sonhos. E o que seria de nós sem sonhos? E como a vida seria muito mais dura se tivéssemos somen-te a consciência racional e seca, como um processo na-tural e triste: nascer, viver e morrer. Não… não é só isso. É necessária muita sensibili-dade para captar o que faz parte de cada percurso da vida, de cada momento.

Quando digo sonhar não quero dizer ser ingênuo ou idiota, mas simplesmen-te não perder o entusiasmo por aquilo que nos faz me-lhor, ou seja, não deixar de desejar as nossas próprias esperanças… porque quan-do estamos nos sentindo ve-lhos e solitários (mais ainda

do que o habitual) para-mos para ver fotografias de tudo que já se passou. Mas não são fotografias de pa-pel…

São as fotografias do nosso coração, aquelas que a nossa mente fez questão de congelar: imagens que ficam latejando em nossa vida toda: “esse momento eu não vou esquecer nunca”, “esse momento é muito im-portante”, “esse momento é tão comum mas tão bonito”, “esse momento é tão bobo, mas tão gostoso”, “esse mo-mento foi triste, doloso, di-fícil, mas imprescindível ”, e por aí vão as fotografias que ficam dentro de nós e que jamais se desgastam com o tempo porque foram registradas com a ALMA e nela mesma (na alma) ne-nhuma imagem perece com o tempo, pelo contrário, elas são preservadas.

Marcela Ribeiro Soares – [email protected]

Faltar à escola é loucura os pais não devem incentivar, ler, conhecer, se envolver é o que tem que aplicar.

Page 5: quarta 23/02/2011

05Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

políticamai

s

O líder do governo na Câmara, deputa-do Cândido Vaccare-zza (PT-SP), disse que a CPMF (Contribuição Provisória sobre Mo-vimentação Financei-ra) pode voltar, mas com nova nomencla-tura. O imposto foi derrubado pelo Con-gresso em 2007, mas a volta da taxa foi reivindicada à presi-dente Dilma Rousseff por governadores da região Nordeste, com quem ela esteve hoje, em Aracaju. “A CPMF não voltará, não com este nome. mas po-derá ser discutido, no âmbito da reforma tributária, por exem-plo, a criação de um novo imposto com destinação exclusiva para a saúde”, afir-mou Vaccarezza.

CPMF volta com outro nome

O ministro Orlando Sil-va (Esporte) será chama-do nos próximos dias ao Palácio do Planalto para explicar as denúncias de fraude envolvendo o pro-grama Segundo Tempo, do ministério. O chefe da Casa Civil, Antonio Paloc-ci, irá recebê-lo. Apesar do desgaste envolvendo o ministro, há forte disposi-ção no governo para “en-tender” suas explicações neste caso. Num momento turbulento para Orlando Silva, há quem enxergue uma ação, articulada por setores do Planalto e do PCdoB, de “resgate” do deputado federal Aldo Rebelo (SP). Seu desem-penho na votação do sa-lário mínimo ganhou elo-gios no governo.

Ministro chamado às falas

políticamai

s

políticapolíticapolítica

PESQUISA Enquanto Casteglione (PT) é rejeitado pela população, Ferraço (DEM) faz o caminho inverso do petista

70,2% não acreditam no governo Casteglione

A pesquisa do Insti-tuto Fu-tura, pu-b l i c a d a

pelo jornal A Gaze-ta, do último domin-go, mostrou que 59% da população acham que o prefeito Carlos Casteglione (PT) não tem a menor preocu-pação com o povo. Esse número reflete a matéria de ontem da Folha do Espírito Santo que mostrou a reprovação da admi-nistração petista por 70,2% dos cachoei-renses.

50,5% dos entre-vistados também consideram o pre-

feito um administra-dor incompetente e outros 58,2% disse-ram que Casteglione é um prefeito ausen-te nas comunidades no dia a dia da cida-de. E justamente por essa ausência, 40,2 por cento acreditam que ele desconhece os problemas de Ca-choeiro nas áreas de infraestrutura, saúde e trânsito, entre ou-tros.

Sobre a equipe de governo do petista, 50% disseram que seus auxiliares dire-tos deixam a desejar tanto na competência quanto no trato dire-to com o cidadão. FERRAÇO já se colocou a disposição do partido para a sucessão

Outra avaliação negativa do prefeito é quanto a seu estilo de administrar e 48,8% afirma-ram que ele não é trabalhador e, além disso, deixa de cum-prir as promessas de campa-nha acreditando que o eleitor tem memória curta e que, pas-

sado o tempo, não irá cobrar o que foi prometido à exaustão durante a campanha eleitoral.

Uma análise final da pesqui-sa Futura indica que o prefeito Carlos Casteglione (PT) tem os maiores percentuais de repro-vação do que de aprovação em

todas as classes sociais. Isso mostra que o prefeito não che-ga aos cidadãos de maior ren-da e formadores de opinião, nem aos menos favorecidos, num sinal de isolamento políti-co e social que só faz desgas-tar sua imagem

Avaliação OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 6: quarta 23/02/2011

06 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

RomáRio VaRgas, ConsultoR

aRtigo

[email protected]

PESQUISA Uma equipe técnica do Idaf está promovendo em Cachoeiro o “dia D”

Cachoeiro-ES descarta lixo tóxico

Uma equi-pe técnica do Institu-to de De-fesa Agro-

pecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) está promovendo em diver-sas localidades de Ca-choeiro de Itapemirim--ES, a campanha “Dia D” para recolhimento de embalagens de agrotóxi-cos. Com isso, os produ-tores rurais estão tendo a oportunidade de pro-mover a limpeza de suas propriedades, evitando a contaminação humana e também do meio am-biente.

O evento tem por ob-jetivo recolher as em-balagens vazias; os pro-dutos com prazo de validade vencido; sem nota fiscal e de uso proi-bido; além das caixas de papelão que envolvem os materiais.

Durante os trabalhos, um caminhão do Idaf es-tará circulando por di-versos locais da zona ru-ral do município, das 8 às 15 horas, recolhen-do os materiais junto aos produtores e prestando orientações quanto aos cuidados com os agrotó-xicos e outros temas re-lacionados à legislação

geral

DURANTE os trabalhos um caminhão do Idafe circulará

Hoje ITAOCA – Igreja CatólicaCOUTINHO – Quadra de

Esportes

AmanhãCÓRREGO DOS MONOS –

Igreja CatólicaSANTA FÉ – Igreja Católi-

ca de Santa fé de Cima

Sexta-feiraTIJUCA – Igreja CatólicaGRUTA – Igreja Católica

Programação da semana OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Há poucos meses fiz visitas a alguns poten-ciais Clientes em Vitó-ria, Guarapari e Ca-choeiro de Itapemirim para oferecer consul-toria e pela primeira vez na minha vida, três deles, prorietários de lojas tradicionais nas cidades, me deixaram perplexo ao dizerem, quase com as mesmas palavras, algo assim: “Você precisa bolar um treinamento para os clientes”.

A princípio não acreditei naquilo que ouvi e meio querendo rir achando que era uma brincadeira, per-guntei: Por quê? As res-postas dos três foram condensadas e pude resumir assim: “Mui-tos deles são chatos, perguntam demais, to-mam muito tempo, às vezes compram pou-co ou não compram nada, querem pagar com cartão e na mi-nha loja tem um car-taz dizendo que não aceitamos cartões, na troca de mercadorias, esquecem de trazer a nota fiscal e não lem-bram qual o vendedor que os atendeu, recla-mam demais...”.

Foram três lojas, uma de materiais de construção, uma de roupa feminina e a terceira de eletrodo-

méstico. Saindo dali, fui averiguar a his-tória dessas empre-sas. Todas herdadas dos pais, não procu-raram evoluir e acom-panhar o mercado, fa-turamento que mal dá para pagar as con-tas e, evidentemente, nunca treinaram suas equipes para vende-rem mais e melhor. O visual das lojas, tanto externo como interno, altamente comprome-tedores. Com tudo isso, a culpa é do cliente?

Empresas que pre-tendem permanecer e serem percebidas pelo mercado, têm que atu-alizarem em tecnolo-gia, inovação, visual atraente, funcionários bem treinados para atender com excelên-cia, fechar muitas ven-das oferecendo valor primeiro, fazendo um excelene relaciona-mento, tornando leal cada Cliente conquis-tado.

Vamos treinar sim os Clientes, para que eles comprem cada vez mais e indiquem novos e potenciais Clientes. Isso é possí-vel dando a eles to-das as possibilidades de preencherem suas necessidades e ainda ficarem satisfeitos com os produtos e/ou ser-viços adquiridos.

A culpa é do cliente?

em vigor. Segunda a engenheira

agrônoma do Idaf, Carla Saraceni de Almeida, es-pera-se com a campanha possibilitar que os produ-tores destinem de forma correta as embalagens e se sensibilizem quanto à importância para sua fa-mília, vizinhos e a natu-reza, além da obrigato-riedade de devolução.

É importante desta-car que, de acordo com a legislação estadual,

as embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvi-das, junto com as tam-pas e rótulos, na unidade de recebimento indicada na nota fiscal da compra do produto ou na loja em que foram adquiridas. Todo estabelecimento que comercializa agrotó-xico deve ter, obrigato-riamente, um local den-tro das normas exigidas para receber as embala-gens.

Page 7: quarta 23/02/2011

07Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

DISCUSSÃO DE RELACIONAMENTO

11Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Allan Stewart Königsberg (Nova Iorque, 1 de dezem-

bro de 1935) é um cineas-ta, roteirista, escritor, ator e músico americano, mais conhecido pelo pseudôni-mo de Woody Allen.

Muitos de seus filmes falam sobre neuroses com-portamentais do dia-a-dia, sempre com uma crítica mordaz e sutil em longos diálogos analíticos.

Nascido no dia 1º de dezembro de 1935, Allan Stewart Konigsberg desde pequeno já se envolvia no

mundo do entretenimen-to. Aos 15 anos, já como Woody Allen, o jovem co-meçou a escrever para co-lunas de jornais e progra-mas de rádio. Ao mesmo tempo, freqüentava a Uni-versidade de Nova York, mas nunca chegou a se formar. Em 1964, Woody já era um respeitável co-mediante, tanto que um disco chamado Woody Al-len, com as gravações de seus shows, foi indicado

ao Prêmio Grammy. Sua primeira experiência cine-matográfica aconteceu no ano seguinte, quando em uma dessas apresentações conquistou um produtor de cinema que o chamou para escrever e estrelar O que é que há, gatinha? Como diretor estreou em 1969, com “Um assaltan-te bem trapalhão”, e de lá para cá foram mais de 30 filmes, mantendo uma mé-dia de um filme por ano.

UM POUCO SOBRE WOODY ALLEN

O Cineclube Jece Vala-dão, reto-ma amanhã as suas ati-

vidades, após um perío-do de férias do nosso pre-sidente Beto de Souza, às 19h30, agora, de vol-ta de volta a sede oficial do Cineclube, funcionan-do no Centro Operário e de Proteção Mútua.

Para o retorno triunfal do Cineclube, o filme foi indicado pelo próprio pre-sidente, e trata-se de um clássico do cinema. Vence-dor de 4 Oscars* (melhor filme, melhor diretor, me-lhor atriz e melhor rotei-ro original), “Noivo Neu-rótico, Noiva Nervosa”, do premiado diretor Woody Allen, será a cartada da vez do Cineclube Jece Valadão.

Alvy Singer (Woody Allen), um humorista ju-deu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Kea-ton), uma cantora em iní-cio de carreira com uma cabeça um pouco compli-cada. Em um curto espaço de tempo eles estão mo-rando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.´

Falar de “Noivo Neu-rótico, Noiva Nervosa” é

abordar comportamentos que emergiram na década de 70 e se arrastaram pelos 80. O lance era fazer análi-se, discutir a relação era es-sencial e os casais acredita-vam piamente que, assim, estavam absolutamente sintonizados com o mun-do moderno. Esses elemen-tos estão em vários filmes de Woody Allen e, espe-cialmente neste, onde o ca-sal Alvy (interpretado pelo próprio cineasta) e Annie (Diane Keaton) se esbalda em diálogos cômicos/pro-fundos sobre casamento, sexo e afetos múltiplos.

A entrada é gratuita e haverá bate-papo após a exibição. Allen e Keaton contracenam com uma química perfeita em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Page 8: quarta 23/02/2011

08 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

BRUNA SCARAMUSSA, FABIANA PEÇANHA, DIANA MOURA e JULIANA CORTES. Elas são des-taque da Revista Leia desta semana nas bancas.

O novo articulista da Leia DOUGLAS MARTINS com sua bela LARISSA GUALBERTO

Lazer – Do dia 10 a 13 de mar-ço acontece em Marataízes, a tradicional Festa das Canoas que completa 101 anos em 2011. Para comemorar a data, o evento será uma continua-ção do carnaval.Este ano, a Festa das Canoas será organi-zada em parceira com a Igre-ja Católica, com o objetivo de resgatar a parte cristã da festa, mas sem perder o foco artísti-co e cultural, sempre presente nas comemorações

Canoas

Lazer – O município de Cas-telo-ES sai na frente e anteci-pa a folia de momo. Já no dia 2 de março, acontece a aber-tura do carnaval castelen-se com apresentação de Beto Kauê, às 21h, (Castelão). Todos os anos, a cida-de se mobiliza e promove a sua festa de forma ante-cipada ao carnaval carioca.

Carnaval

Aventura - O agroturismo sul capixaba está prestes a ganhar um reforço. Até o fim deste ano, a Gruta do Limoeiro, lo-calizada em Castelo, vai ga-nhar um centro de visitantes. O projeto, orçado em aproxi-madamente R$ 630 mil tem o objetivo de melhorar a in-fraestrutura do Patrimônio Histórico do Espírito Santo, além de protegê-lo e oferecer maior conforto aos turistas.A obra está sendo realizada atra-vés de uma parceria entre a Prefeitura de Castelo e a Se-cretaria Estadual de Turismo. A primeira fase - que compre-ende a terraplanagem - já foi realizada. A previsão é que até dezembro de 2011 o restante seja concluído.

Limoeiro

40 Graus

+ Carnaval de Alegre de 4 a 8 de março com variada pro-gramação + Bailes ao som das marchinhas do passado e des-file de fantasias são algumas das atrações + Banda Aço Doce é uma das grandes atra-ções da região do Caparaó + Cineclube Jece Valadão vol-tou revigorado e, após o car-naval, exibirá grandes filmes + Banda Auge vai abrir o Car-

naval em Conceição do Cas-telo, no dia 4 de março + Ins-crições para a Lei Mestre João Inácio até o dia 25 de feverei-ro, na Secretaria Municipal de Fazenda + Grupo de Caxam-bú, de Monte Alegre, localida-de de Cachoeiro-ES, se prepa-rando para novos vôos + Vai se apresentar em Vitória e na cidade do Rio de Janeiro em mostras de folclore + Palácio

das Águias recebendo grande visitação neste verão , em Ma-rataízes + Jogos abertos do ES vai reunir dez municípios do sul do estado em Cachoeiro + Tamara Angel passa o carna-val com a família no Baiminas + Grupo Ela de Teatro com no-vas produções para depois que o carnaval passar + Ricardo Ferraz preparando novos cur-sos de cartuns para este ano

Esportes – Continuam aber-tas até o dia 24 de feverei-ro as inscrições das equipes para a segunda edição do Tor-neio Distrital de Futsal. Pode se inscrever uma equipe de cada distrito de Cachoeiro de Itapemirim, na categoria adul-to masculino. Os jogos vão começar no dia 14 de março. Para participar da competição é preciso que o representante esportivo de cada distrito pre-encha a ficha de inscrição que está disponível na Secretaria Municipal de Esporte e La-zer, localizada no ginásio mu-nicipal “Nello Volla Borelli”, Nova Brasília. O atendimento é feito das 8h às 17h.

Futsal

Arte - O Grupo Gota Pó e Poeira, de Guaçuí completa, em 2011, 28 anos de estrada. São ao todo 14 componen-tes e 15 espetáculos escri-tos pelo ator e diretor Carlos Ola, um dos fundadores do grupo. Uma montagem es-pecial está sendo produzida para comemorar a data.

Poeira

Arte – Até o próximo dia 1º de abril estará aberta ao pú-blico a exposição “A cor car-ne”, na Sala Levino Fanzeres, em Cachoeiro de Itapemirim. A mostra é a primeira indivi-dual do cachoeirense Rudson Costa. Nela, o público vai po-der conferir a fase mais recen-te e realista da produção des-se artista visual, que há mais de dez anos vive no Rio de Ja-neiro. Suas referências vão de Michelangelo a Velásquez, Frans Hals a Lucien Freud, cujas obras colocam a figura humana em destaque, em suas proporções e emoções. Desde 2007, Rudson se dedica ao es-tudo de modelos vivos, orien-tado pelo mestre Lydio Ban-deira de Mello.

Carne

Carnaval II

Errata

Lazer - Já o município de Ita-pemirim começa a folia ain-da mais cedo. No próximo dia 28, às 23h, tem show de Flavi-nha Mendonça na praia de Ita-oca. O litoral sul certamente vai ferver de calor tradicional nes-ta época do ano e das atrações que farão parte da festa momes-ca nas praias do sul do estado.

Ontem errôneamente foi pu-blicada uma foto parabeni-zando Pastor Oséas onde na verdade trata-se do Pastor Humberto. Felicidades.

AtílioEsportes – O município de Atílio Vivácqua está desen-volvendo um programa espe-cial de verão para quem não curte uma praia. Todos os fi-nais de semana, até o dia 10 de março, a Secretaria Muni-cipal de Esporte e Lazer reali-za competições nas categorias mirim, juvenil e adulto mas-culino e feminino numa forma de proporcionar lazer para os moradores atilienses. Música e apresentações teatrais tam-bém fazem par-te do programa de verão de Atilio Vivácqua.

Page 9: quarta 23/02/2011

O aposentado britânico John Fellows, de 68 anos, ficou surpreso ao quebrar um ovo e encontrar outro em ta-manho menor dentro dele. “Eu trabalhei na agricultura por 20 anos, incluindo aves, mas nunca vi nada pareci-do com isso antes”, disse ele, que comprou o ovo em um supermercado em Weymouth.

“A maioria dos assentos estava ocupada pela imprensa, e os únicos “turistas” eram alguns moradores locais in-teressados. Mas o passeio guiado de ônibus de turismo pela cidade de Kate Middleton, a noiva do príncipe bri-tânico William, deslanchou no fim de semana.Aas atra-ções de Royal Berkshire oferece um vislumbre da cria-ção não tão comum assim de Kate. O roteiro abrange as casas onde ela viveu na infância, as escolas onde es-tudou, a igreja onde ela foi batizada e etc.

“A primeira é a calvície. A segunda é a ve-lhice. A terceira imagine o que vocês quise-

rem. Deus me livre e guarde.”O cantor Roberto Carlos falando sobre seus me-dos na entrevista coletiva de seu cruzeiro “Emo-

ções em Alto Mar”.

Nasci de novo!O ator Marco Antônio Gimenez foi assaltado na madrugada de on-tem, no Rio de Janei-ro. Em seu Twitter, ele contou que estava che-gando em casa quando foi abordado pelos la-

drões. “Nasci de novo! Acabei de ser assalta-do. Levaram meu car-ro em Botafogo, perto de casa. Mas graças a Deus nada aconteceu comigo!”, postou em seu microblog.

JRC O L U N A

Lucilene Caetano participou de uma ses-são fotográfica em uma praia na Zona Sul do Rio de Janeiro. O ensaio foi feito para a divulgação de seu novo programa, que contará a história do futebol brasileiro e será apresentado pela própria gata. A musa do futebol apareceu nas imagens de biquíni fio dental e exibiu curvas perfeitas nas areias cariocas.

Ovo duplicado

Cão mais feioO cão mais feio do Reino Unido, a cade-la “Gemma” não con-segue um novo lar por causa de sua aparência. O animal foi recusado por vários potenciais proprietários. A cadela de oito anos de idade foi colocada para ado-ção em um canil

» GOLPESBandida do botox

Sexo barulhentoIrmãos, foram presos em Bradenton, no es-tado da Flórida (EUA), depois que se envolve-ram em uma briga por causa de sexo baru-lhento.Um irmão ficou irritado porque o outro estava fazendo muito barulho durante a re-

lação sexual com sua namorada. Os irmãos, que moram com a mãe de 63 anos, tro-caram agressões físi-cas depois que um jo-gou um cinzeiro. Os dois acabaram detidos depois que a mãe li-gou para a polícia.

MULHER FILÉ SOFRE SEQUESTRO-RELÂMPAGO

Yani de Simone, mais conhecida como Mulher Filé, foi ví-tima de um sequestro-relâmpago, na madrugada de ontem, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Estava acompa-nhada de uma de suas dançarinas quando foi abordada pe-los assaltantes. “Ambas seguiam no Gol Vermelho da Mu-lher Filé pela Avenida Kennedy quando foram interceptadas por outro veículo onde estavam cinco homens. Quatro deles entraram no carro da funkeira. As vítimas foram deixadas na Rodovia Washington Luis. A moça quer recuperar o carro.

TV >>Fernanda Cardoso mostrou as curvas e esbanjou sensu-alidade em um ca-lendário para uma marca argentina. A ex-participante de reality show, que é garota-propa-ganda da marca, posou de shorti-nho e de barriga de fora em poses bem provocante.

Nívea Stelmann usou seu Twitter para para-benizar Deborah Secco por sua atuação no filme “Bruna Surfistina”.Pa-rabéns pelo filme! Atu-

ação impecável,beleza estonteante e coragem para poucas. Aprovei-te seu momento! Suces-so! Beijao Ni”, escreveu Nívea.

Parabenização

Passeio pela vida de Kate

Perfu

me d

e La

dy G

aga

Lady Gaga está prestes a lançar um perfu-me com seu nome - e a fragrância teria, se-gundo o site Aceshowbiz, sangue da cantora. De acordo com o site, Gaga teria pedido um cheiro “sexual” e, para isso, teriam sido ana-lisados o odor de uma amostra de sêmem e do próprio sangue da cantora. A intenção da cantora seria fazer com que seus fãs tivessem um “pouquinho” dela em sua pele. Estranho!

Ave andando de patins Nenhuma família que-ria adotar o gato por ser parecido com “Lord Voldemort”, vilão do “Harry Potter”,ele es-tava em um centro de animais no Reino Uni-do, conseguiu um novo lar. O felino foi adota-do pela britânica Sarah

co luna j r@fo lhaes .com.br

» SEXOSegredo dalongevidadeUma britânica de 103 anos disse que o segre-do para sua longevi-dade é o fato de nunca ter feito sexo.“Eu nun-ca me casei ou tive um namorado. Provavel-mente, teve algo a ver com isso. Gladys des-tacou que nunca fu-mou, experimentou álcool ou tomou remé-dios. Ela diz que pre-feriu dedicar sua vida a conhecer o mundo ao lado de sua irmã.

A americana conheci-da como “bandida do botox”, foi condena na Flórida, acusada de aplicar golpes em clí-nicas de beleza.Ela ia até as clínicas, aplicava botox e fugia sem pa-gar pelos procedimen-tos estéticos. Cirurgião afirmou que a mulher parecia gostar de apli-car injeções de botox, pois havia recusado anestesia em qualquer dos procedimento.

Page 10: quarta 23/02/2011

10 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zum-bi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ribeiro.

Vende-se i,a casa no bairro Gilson Caroni, Valor R$ 20 mil. tel 9921-6932 - Josué ou 9978-8177 Edson.

Vende-se uma casa no Alto Villa-ge com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com excelente localização em uma esquina que liga Rua Wa-lace de Castro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, su-permercado, posto milica, creche e praça de laser. 2 quartos, sala, co-zinha, 2 banheiros, copa, garagem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa peque-na em Marataízes com volta em di-nheiro. 9885-6333 e 9905-9409

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial Áttila Vi-vacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro In-dependência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com ar-mários embutidos, piso de mármo-re e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo re-formado na Rua Raimundo Andrade Edifício Paulo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia

Vendo ou troco áreas para reserva legal em Rive municipio de Alegre. falar com Dirceu. 9904-1412

Vendo ou troco Fazenda de 200 alqueires em Itupiranga Pará a 50 Km de marabá. Falar com Dirceu. 9904-1412

Vende-se uma casa com 3 quar-tos sendo 1 suite, com duas sa-las, copa, cozinha e banheiro, área de serviço, despensa, varanda ao redor da casa, armário embutido, 200 m² de terreno. Bairro BNH - 9885-8460 - Adriano

Vende-se 2 casas no bairro Gil-son Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de

R$20.000,00. Contato 9921-6932.

Vende-se apartamento em cons-trução com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gilber-to Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci1na na cobertura. Telefone: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Luciana.

Vende-se casa com 80m² de cons-trução e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Al-fredo Levy Ramos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ôni-bus na porta. Tratar direto com o pro-prietário - França : 9939-0031

Passa-se uma loja “Cosy” no Shop 1º piso Cachoeiro com todos os móveis e estoque. Tratar com Estela e Jani-ne 3521-8034 / 8804-3112 e 9916-7070

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Te-lefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varandas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefo-ne (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comercial • Toda montada • Estoque • Estrutu-ra fiscal em dia • Funcionários trei-nados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento garanti-do. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DIRE-TO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Ci-dade Nova, c/ 3 quartos, va-randa e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritório e ba-nheiro, na rua Nelson Borelli 71, otton marins. Falar com Miro -- 9956-7735.

Alugo casa 3 quartos, 2 banhei-ros sala, copa, cozinha, área de serviço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Super-mercado Polonini. Tratar com Margarida (28)3511-6541.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localização, capacidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se 2 casas no centro de Piúma para temporada de verão ou fixo. Tel: (28) 3522-3777 falar com Elizeu Ramos

Aluga-se uma casa para tempo-rada de verão, em cidade nova, com 3 suites, 2 quartos, 2 ba-nheiros, churrasqueira, garágem ampla a 50 metros da praia. Tra-tar: (28)9222-2700.

Aluga-se apartamentos e salas comerciais no Edificio franklin, no centro da cidade de cachoei-ro de itapemirim TEl 3522 1660

VENDO TERRENO, Bairro Gilber-to Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bair-ro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banhei-ros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ro-naldo.

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escri-tório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cacho-eiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasquei-ra e garagem - KM 90 ótima loca-lização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Pa-raíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se um terreno no bairro Vila Rica, próximo a casa das meni-nas. Valor R$15.000,00. Tratar com Deuclésio. Tel. (28)3511-2369.

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Verme-lha, José Felix Cheim Nº 32 - Bair-ro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ri-beiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funcionamen-to, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Mon-te Castelo, Independência, sem ne-nhum protesto. Boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vendo Siena 2001 - Ar, direção, tra-va - R$ 13.000,00 tel 28-9988-2082

Vende-se um Caminhão 1113 toco completo, direção, freio, por dentro e por fora, R$ 35.000,00 cel - 8808-0284.

Vende-se um Corsa Wind ano 95, 02 portas, trava + vidro elétrico. Contato: (28) 3522-7892 / 9938-2254, falar com Márcia.

Fiesta Hatth.0 2005 1.0, motor zet-tech-rocam, trava e alarme, cor pra-ta, superconservado R$17.500,00 - 9923-5777 Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Vende-se Toyota Corolla, automáti-

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, baixas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em apenas uma prestação mensal.

Vende-se em Atílio Vivacqua, uma TV simples de 14 polegadas, marca Semp, valor R$ 170,00. Vende-se uma gela-deira duplex 410l, marrom, marca Bras-temp. Valor R$ 430,00 Tratar com Quê-nia - 9917-0910

Vende-se duas mesas, sendo uma mesa giratória em granito e outra com base de mármore e tampo de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Valor: R$ 1.000,00 cada (o valo r pode ser dividido em até 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza

Vendo loja de papelaria, xerox, artigos de presente, boutique e etc. Toda monta-da, funcionando em perfeitas condições na Avenida Monte Castelo, 53, bairro In-dependência, firma registrada com mais de 10 anos de funcionamento, motivo da venda: Mudança de cidade. Telefones de contato, 28 9901 7350 e 28 9255 9631, boas condições de pagamento.

VENDE-SEJazida de Mármore Branco

em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217

VENDE-SEEquipamentos eletro-eletrônicosLivros e materiais didáticosMobiliário escolarUtensílios de refeitório/cantinaLaboratório de ciências

Contato: COTECI/Anchieta - 3511 1030

co, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, comple-to. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Chevette ano 93, álcool, pintu-ra nova, azul metálico, estofamen-to novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Vende-se Honda CBX 200 Stra-da Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétrica ano 2008. Le-onardo 9885-5626

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-No-vo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Page 11: quarta 23/02/2011

11Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se um volante Joystick uni-versal, com carregador e pilha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Fa-lar com João ou Igor.

HD de 40GB IDE - R$ 50,00 - 9974-3827

Vende-se computador simples, porém rápido, ideal para inter-net , msn e pesquisas escolares - Celeron 2.1Ghz, 1Gb de RAM, HD 40 Gb, Monitor CRT 14” digi-tal, teclado, mouse, tudo branco. R$ 350,00 9974-3827, 3518-7396 - Wellington

Precisa-se de Manicure com ex-periência 9901-8715 Sérgio de

Oliveira

Aulas de redaçãoPara aprimoramento pessoal, vestibulares e concursos. Au-las personalizadas, com melho-ra expressiva na interpretação e desenvolvimento de textos.(28) 9905 1903.

Auxiliar de Serviços Gerais. Mu-lher, tratar com Luciana (28) 3522 5609.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

A Embratel chegou em Cacho-eiro, e está cadastrando vende-dores para o Livre, o melhor te-lefone fixo do Brasil. Seja um vendedor do Livre: entregue ain-da HOJE o seu curriculum com foto no ponto de vendas da Em-bratel, no Shopping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma excelente opor-tunidade de ganhos permanen-tes.”

A comissão Pró Projeto Frei João”, convoca a todos que queiram participar da criação da entidade e aprovação do estatuto e eleição da primeira diretoria. A Assembleia acontecerá no Salão da Igre-ja Santa Rita de Cássia, na rua Manoel Domingos Monteiro, s/nº -Nova Brasília (de frente a Guarda Municipal) .Os trabalhos terão início as 19:30h e término as 21:30h do dia 02/03/2011.Compare-ça e ajude a organizar uma entidade que se dispõe a trabalhar na formação e recuperação de menores em Cachoeiro de Itapemirim.

Cachoeiro de Itapemirim, 22 de fevereiro de 2011.Comissão Pro Criação do Projeto Frei João.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

2º Grau completo, conceitos básicos de infor-mática, residente no município e experiên-cia na área. Benefícios: Ticket Refeição, vale transporte, comissão e plano saúde (após o término de contrato de experiência). Enviar Currículos: e-mail: [email protected] - Loja: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE VENDEDOR EXTERNO SERRA NORTE GRANITOS LTDA, já qualificada no processo IEMA n° 46315829, torna público que re-quereu no IEMA a Licença de Operação, para extração de granito no Sítio Boa Esperança, Vila Nelita, municí-pio de Água Doce do Norte-ES, em área abrangida pelo

DNPM 896.159/04.

COMUNICADO

Page 12: quarta 23/02/2011

12 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

saúde

Um estudo r e a l i z a d o nos Estados Unidos des-cobriu que

pacientes que tomam an-fetamina têm mais chan-ces de desenvolver o mal de Parkinson. As anfetami-nas são drogas sintéticas, fabricadas em laboratório, que fazem parte de alguns medicamentos usados para estimular o sistema nervo-so central - elas fazem o cérebro trabalhar mais de-pressa. Duas drogas avalia-das no estudo foram a ben-zedrina e dextroanfetamina, que são anfetaminas usadas para melhorar a atenção e a concentração de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperativida-de (TDAH) e narcolepsia.

Os pesquisadores exa-minaram 66.348 pessoas na

saúdemai

s

Segundo uma nova pesqui-sa, o cérebro das pessoas bi-língues funciona melhor e por mais tempo depois de desen-volver mal de Alzheimer, o que sugere que aprender um segundo idioma tem um efei-to protetor contra a doença.Os pesquisadores testa-ram cerca de 450 pacientes que tinham sido diagnostica-dos com mal de Alzheimer. Metade deles era bilíngue, e a outra metade só fala-va uma língua. Embora to-dos os pacientes tivessem níveis semelhantes de dis-função cognitiva, os bilín-gues tinham sido diagnosti-cados com mal de Alzheimer cerca de 4 anos mais tarde.

O autismo é quatro ve-zes mais comum em homens do que em mulheres. Ago-ra, uma nova pesquisa che-ga mais perto de descobrir por que.Segundo os pesqui-sadores, a testosterona e o estrogênio têm efeitos opos-tos sobre um gene apelida-do RORA. Nos neurônios, a testosterona diminui a capa-cidade das células de ex-pressar ou se ligar ao gene, enquanto o estrogênio au-menta essa capacidade. A nova pesquisa apóia estu-dos anteriores que mostra-ram que níveis elevados de testosterona no feto são cor-relacionados com traços au-tistas. Os cientistas acredi-tam que níveis mais elevados de testosterona fetal podem colocar um feto em risco de autismo. Porém, a pesquisa não prova que baixos níveis de RORA causam o autismo, só que eles estão associados com a doença.

REMÉDIOS: chances de desenvolver o mal de Parkinson

Remédio aumenta risco de mal de Parkinson

Autismo comum em homens

Bilíngue : protege mal de alzheimer

Estudo americano afirma que anfetaminas podem afetar desenvolvimento da doençaPESQUISA

Noventa anos após iniciados os primeiros estudos, a vacina contra a

dengue entra na fase final de prepa-ração e o Brasil pode ser o primeiro país a recebê-la.

Em março, executivos da empre-sa francesa Sanofi Pasteur desem-barcarão em Brasília para propor ao governo federal um acordo para que o país tenha prioridade na distribui-ção do imunizante.

A corrida pelo Brasil não ocorre por acaso. Considerada uma vacina para atacar uma doença comum em países pobres, multinacionais bus-

cam locais onde possam compensar seus investimentos. O Brasil, portan-to, seria perfeito: no país a doença é endêmica e, ao contrário da África, possui recursos para a vacina.

Os testes da terceira fase do imu-nizante desenvolvido pela Sanofi se-rão iniciados neste ano, com 30 mil pessoas. O Brasil fará parte desses testes. Se a eficácia do produto for comprovada, o primeiro pedido de registro e autorização será feito em 2013.

Vacina contra dengue pode chegar primeiro ao Brasil

Califórnia,(EUA) que parti-ciparam de um programa de saúde entre 1964 e 1973 e foram reavaliadas em 1995. No início do estudo, a mé-dia de idade era de 36 anos. Dentre todos os voluntários, 1.154 foram diagnosticados com mal de Parkinson. Os

voluntários usavam a anfe-tamina por dois motivos: ou para perder peso ou quando tomavam um dos dois me-dicamentos citados (a ben-zedrina ou a dextroanfe-tamina). De acordo com a pesquisa, aqueles que dis-seram tomar os remédios ti-

nham um risco 60% maior de desenvolver o mal de Pa-rkinson do que aqueles que não consumiam essas dro-gas. Já as pessoas que usa-vam medicamentos com an-fetamina para emagrecer não apresentaram um risco maior. Segundo o autor do estudo, o médico Stephen Van Den Eeden, do Centro de Pesquisas Kaiser Perma-nente, em Oakland, Califor-nia, as anfetaminas afetam a liberação e absorção da dopamina, neurotransmis-sor responsável pelos movi-mentos e, por isso, afetam o desenvolvimento do mal de Parkinson. Se outros estu-dos confirmarem essas des-cobertas, o risco de esses remédios desenvolverem o mal de Parkinson deverá ser considerado pelos médicos na hora de prescrever esses medicamentos.

Page 13: quarta 23/02/2011

13Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

regionalPESQUISA Os pais que ainda não se cadastraram para acompanhar a vida escolar de seus filhos tem que ficar atentos

Cadastro no “Mensagem Escolar” até segunda

Os pais que ain-da não se ca-d a s t r a r a m para acom-panhar a vida

escolar de seus filhos por meio do celular devem fi-car atentos, esta é a última semana para a inscrição no Serviço de Mensagem Es-colar (SME). Para receber as mensagens, é preciso fa-zer o cadastro do celular até a próxima segunda-feira (28) no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) – www.sedu.es.gov.br.

Por meio de mensagens de texto no celular, os pais saberão detalhes da vida es-colar de seus filhos como notas, faltas e eventos. Até agora, cerca de 5.000 pais se inscreveram no serviço. O SME será disponibiliza-do pela Sedu no decorrer do ano letivo de 2011.

Durante os períodos de recuperação ou de provas, os pais poderão saber, por

meio do SME, o desempe-nho do filho (o serviço aten-derá aos pais cadastrados no sistema, independente da nota do aluno).

Todas as escolas da rede pública estadual de ensino farão parte do sistema. O li-mite de cadastro, neste pri-meiro momento em que o sistema está em fase piloto, é de 50 mil telefones.

O secretário de Estado da Educação, Klinger Bar-bosa Alves, disse que o sis-tema de comunicação entre a escola e os pais não vai fi-car restrito apenas ao envio das notas dos estudantes.

“Na realidade, quere-mos abrir um novo canal de comunicação com os pais. Queremos, cada vez mais, envolver as famí-lias nas nossas unidades de ensino, para que elas possam participar direta-mente da vida de seus fi-lhos nas escolas”, frisou o secretário.

Prévia da inflação ofi-cial, o IPCA-15 (Índi-ce de Preços ao Consu-midor Amplo-15) teve variação de 0,97% em fevereiro, com ace-leração ante janeiro (0,76%), segundo os dados divulgados pelo IBGE. Considerando os últimos doze meses, fi-cou em 6,08%, muito próximo aos doze me-ses anteriores (6,04%). Em fevereiro de 2010, a taxa havia registra-do alta de 0,94%. O grupo educação, com alta de 5,88%, apre-sentou a maior varia-ção, refletindo os re-ajustes verificados no início do ano letivo, com destaque para os au-mentos nas mensalida-des dos cursos de ensi-no formal (6,41%).

Prévia da inflação em alta

As empresas e pessoas físicas que fizeram pa-gamentos com retenção de Imposto de Renda em 2010 têm até a próxima segunda-feira (28) para entregar a Dirf (Declara-ção de Imposto de Renda Retido na Fonte). O pra-zo é o mesmo para o en-vio do comprovante de rendimentos aos traba-lhadores. As pessoas ju-rídicas que deixarem de apresentar a declara-ção estão sujeitas à mul-ta mínima de R$ 500, se-gundo a Receita Federal. Já as empresas do Sim-ples e as inativas que não entregarem o documento pagarão pelo menos R$ 200. A penalidade para a não-entrega do com-provante de rendimentos é uma multa de R$ 41,43 por documento.

Prazo final para entrega do IR

O SERVIÇO promete ir além do simples acompanhamento de notas

notatom

e

Klinger Barbosa Alves avalia ainda que o SME é um sistema bastante sim-ples, mas que tem uma importância fundamen-tal na questão de envol-ver com mais intensidade a família na vida estudan-til dos filhos. O sistema vai sempre passar infor-mações bem objetivas.

Para o secretário de

Educação, a escola visa a ensinar os alunos, com uma melhora constante da aprendizagem. Mas todos têm responsabilidade com a educação dos estudan-tes. Para ele, além da par-ticipação da família, a co-laboração das igrejas, dos empresários, da mídia e da comunidade neste pro-cesso é fundamental.

Hoje, a Prefeitura de Anchieta vai assinar o Contrato do Consórcio Público para o Desen-volvimento Sustentável da Região Sul do Espí-rito Santo – Condesul/ES, às 10 horas, na Câ-mara Municipal de An-chieta.

O Condesul é formado por representantes dos municípios de Anchie-ta, Alfredo Chaves, Gua-rapari, Iconha e Piúma.

O Consórcio irá cuidar dos diversos interes-ses, ações e assuntos que envolvam os desenvolv imen-tos, trazendo be-nefícios para os cinco municípios do entorno. Esse desenvolv imen-to sustentável tem o objetivo de melhorar tanto a qualidade de vida da população Re-

gional e Local quanto à conservação da quali-dade ambiental.

Prefeitos vão assinar contrato do Condesul

Page 14: quarta 23/02/2011

14 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

De volta a Sergipe após dez anos, os jogadores do Botafogo foram recebidos com festa e tratados como astros pelos torcedores de Aracaju. O carinho era vis-to como necessário para minimizar a eliminação da Taça Guanabara, ocorrida no último domingo, na dis-puta de pênaltis contra o Flamengo. O grupo alvine-gro absorveu a recepção no Nordeste como uma im-portante motivação antes da partida contra o River Plate, hoje, pela primeira rodada da Copa do Brasil. O torcedor compareceu e vem nos apoiando porque quer seu time sempre ven-cendo, jogando para fren-te e deseja ver a Estrela Solitária no alto, indepen-dentemente do que acon-teceu. É muito bom receber esse carinho, e esperamos retribuir com a vitória hoje, afirmou Loco Abreu

A comissão técnica do Vas-co estava preparando a volta do volante Nilton na estreia do time na Taça Rio, mas os planos foram por água abaixo. Na segunda--feira, o jogador machucou o joelho direito novamen-te e terá que fazer uma artroscopia no local. A le-são, no entanto, é bem me-nos grave do que anterior. Ele já estava recuperado da cirurgia feita em setem-bro de 2010 por causa do rompimento do ligamen-to cruzado anterior e esta-va entregue à preparação física. O médico do clube, Fernando Mattar, prefe-re não precisar em quanto tempo Nilton poderá vol-tar, mas acredita que seja algo em torno de 15 dias a um mês.

O São Paulo tem 24 horas para devolver a Taça das Bolinhas à

Caixa Econômica Federal. É o que determinou o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro. A Justiça quer que o troféu fique com a Caixa Econômica Federal até que o caso tenha uma decisão final. A medida cautelar é consequência de uma ação em que tem o Flamengo como autor e a CBF como ré. O clube carioca quer ficar com a posse definitiva da Taça das Bolinhas depois de ser declarado, assim como o Sport, campeão da Copa União de 1987. A diretoria do São Paulo disse que não foi comunicada oficialmente sobre a decisão e avisou que vai continuar na luta para manter o troféu no Morumbi.

O ramo de atuação ago-ra é outro. Aposentado, Wa-shington esteve nas Laran-jeiras somente para exercer o papel de embaixador do Fluminense na Taça Liber-tadores da América e passar força para os ex-companhei-ros para a partida contra o Nacional, do Uruguai, hoje às 21h50m, no Engenhão, pela segunda rodada do Grupo 3. Mas não há como negar que seria muito im-portante para o Tricolor se o Coração Valente pudesse re-lembrar os velhos tempos e entrar em campo.

Com o empate na estreia,

em casa, com o Argentinos Juniors, por 2 a 2, um triun-fo diante do Nacional se tornou emergencial para o Tricolor. Ciente disso, Wa-shington se mostrou preo-cupado em transmitir con-fiança aos ex-companheiros em encontro nesta manhã e manteve a tranquilidade diante do início de ano irre-gular do Flu.

Com um ponto, o Flumi-nense é o segundo colocado do Grupo 3 ao lado do Ar-gentinos Juniors. O Améri-ca do México, que venceu o Nacional por 2 a 0 na es-treia, está na ponta.

PESQUISA A Caixa Econômica deve guardar o troféu até que haja uma decisão final sobre o caso

SP: 24h para devolver a Taça das Bolinhas

Visita

esporte

COM A TAÇA DAS BOLINHAS: Ceni, Juvenal e Zetti

ENCONTRO no Fluminense Rafael Moura e Washington

Luxemburgo rebate Joel

Nilton machuca o joelho

Desconheço qualquer ação nesse sentido e sou eu que estou cuidando do caso. Se isso realmente aconteceu, haverá um conflito de interesses, ja que o São Paulo se julga com razão nessa questão,disse diretor juridico

do Tricolor.Rafael de Piro, diretor jurídico do Flamengo, alertou que o São Paulo pode ser punido caso não acate a determinação da Justiça. Se o São Paulo deliberadamente descumprir

a decisão, a Justiça pode expedir um mandado de busca e apreensão da Taça das Bolinhas. Além de ser envolvido em um processo criminal, o São Paulo pode receber uma multa a ser definida pelo Juiz - disse Rafael de Piro. A Confederação Brasileira de Futebol aceitou o pedido do Fla de declarar os dois clubes campões depois de analisar um estudo do Rubro-Negro carioca mostrando que a decisão da Justiça sobre a competição de 1987 não impediria que mais de uma agremiação fosse declarada vencedora.No dia 14 deste mês, a Caixa Econômica entregou a taça ao São Paulo dando como justificativa à decisão anterior da CBF de não considerar o Flamengo campeão em 1987. Com a mudança, o impasse se instalou.

Page 15: quarta 23/02/2011

15Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

polícia

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

Akila Gustavo acusado de matar a tiros o jovem Bruno Pinheiros

AKILA se entregou, confessou e entregou a arma que usou para o assassinato

PESQUISA

Assassino se entrega em Cachoeiro-ES

Está detido na De-legacia de Polícia Judiciária, Akila Gustavo Silvei-ra Costa, acusado

de matar a tiros um jovem no bairro Novo Parque, em Ca-choeiro, no último dia 11.

De acordo com a Polícia Civil, Akila se entregou e con-fessou o crime contra Bru-no Pinheiros Guimarães, 24 anos. Ele também entregou a arma que usou para o assassi-nato. Aos policiais Akila disse que a motivação para o homi-cídio foi por causa das cons-tantes ameaças de morte que sofria da vítima.

Há um mês o acusado teve os retrovisores de sua moto furtados. Diante do fato ele foi tirar satisfação sobre o roubo, mas foi espancado por alguns

políciamai

s

Um veículo foi roubado e recuperado pela policia em Cachoeiro-ES. Segundo o dono do carro, ele havia es-tacionado o veículo próximo a um posto de gasolina e ao retornar, o automóvel já não estava no local. Na noite da última segunda-feira, o vei-culo foi recuperado. O car-ro, um ZW Saveiro Branco, placa MPO 4766, foi loca-lizado depois de denúncia anônima. Testemunhas rela-taram aos policiais que vi-ram um homem, não identi-ficado, conduzindo o veículo pela Rodovia 482, que liga Cachoeiro a Alegre. A po-lícia se deslocou até o lo-cal que fica próximo a lo-calidade de Morro Grande e encontrou a Saveiro. O carro estava abandonado no acostamento da pista e amassado. Havia manchas de sangue no interior e ex-terior do carro que foi guin-chado para o pátio creden-ciado do Detran e está à disposição da justiça.

A Polícia Militar registrou, na ultima segunda-feira, vários roubos um deles foi em uma residência e um roubo em via pública. Se-gundo uma dona de casa, que não teve o nome divul-gado, sua residência foi in-vadida por um homem não identificado que roubou R$ 100 do seu filho. A mulher informou ainda que seu ma-rido tentou deter o acusa-do entrando em luta corpo-ral com ele, mas o ladrão conseguiu fugir. No bairro Vila Rica, dois menores fo-ram surpreendidos por dois homens que roubaram seus aparelhos celulares próxi-mo à Escola Anísio Ramos. A polícia realizou buscas e um dos homens, de 20 anos, foi localizado e levado ao DPJ local. O produto do roubo não foi encontrado.

Veiculo recuperado

Roubos em via pública

por Ronaldo Índio Brasil

O numero de pessoas envol-vidas em acidentes de trânsito tem sido motivo de preocupa-ção na região do sul do esta-do. Somente em Cachoeiro de Itapemirim-ES no último final de semana foram registrados várias ocorrências envolvendo condutores de motos.

Trinta pessoas deram entra-da na Santa Casa, muitos de-les em estado grave, sendo ne-

cessária intervenção cirúrgica. De acordo com os boletins de ocorrências da PM muitos dos envolvidos conduzem os veícu-los sem estar devidamente ha-bilitado, o que demonstra um falta de experiência no transi-to contribuindo para que os aci-dentes aconteçam. Ainda de acordo com a PM, o número de acidentes também tem aumen-tado devido ao forte calor na re-

gião e o tráfego para as praias, piscina e clubes aumenta. A di-reção depois de ingerir bebidas alcoólicas também contribui para o aumento dos casos.

A Policia Militar tem inten-sificado a fiscalização e reali-zando os testes de bafômetro e quem for pego dirigindo em-briagado tem a moto apreendi-da, perde pontos na carteira e pode ser atuado em flagrante.

Crescem os acidentes motociclísticos no sul do ES OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

viciados e vaiado pela vítima. Desde então passou a sofrer as ameaças de morte por par-te de Bruno. No dia do crime soube que Bruno estava na rua zombando dele. De posse da

arma, Akila encontrou a víti-ma no meio da rua e efetuou os disparos. O rapaz chegou a ser socorrido, mas não resistiu e veio a óbito no mesmo dia.Akila ficará detido no DPJ até

sua transferência para o Centro de Detenção Provisória de Ca-choeiro onde ficará à disposi-ção da justiça. Se condenando poderá pegar de 6 a 20 anos de prisão.

Page 16: quarta 23/02/2011

16 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Leia,05 de Fevereiro de 201114 > > 15 05 de Fevereiro de 2011, Leia

Cristiane FeuContato: 28 9258 9389leiatudo.com/olharfashiontwitter @olharfashion

Notíc ias sobre Moda, Beleza, Decoração e Saúde

Ilumine-se com Ágatha Jóias