quarta 13/07/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 13 DE JULHO DE 2011 Nº41064 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! A administração de Guaçuí vai adotar o sistema de placas indicativas sobre os locais de turismo de aventura e lazer e incentivar essa atividade. P ag. 13 Regional As motos são mais de trinta por cento da frota de veículos circulando em todo o Espírito Santo e seus condutores são os campeões em infrações P ag. 14 Segurança PRESO COM CRACK NO DISTRITO DE PACOTUBA O traficante Paulo Cesar (foto) estava com material para produzir 1.500 pequenas pedras de crack que seriam vendidas em Cachoeiro-ES e região. Pág. 15

Upload: folha-do-esanto

Post on 08-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

edição n 41064

TRANSCRIPT

Page 1: Quarta 13/07/2011

Leandro Ferreira PaixãoAssassinado

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QuARTA-FEIRA, 13 DE JulHO DE 2011 Nº41064 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

A administração de Guaçuí vai adotar o sistema de placas indicativas sobre os locais de turismo de aventura e lazer e

incentivar essa atividade. Pag. 13

RegionalAs motos são mais de trinta

por cento da frota de veículos circulando em todo o Espírito

Santo e seus condutores são os campeões em infrações Pag. 14

Segurança

PRESO COM CRACK NODISTRITO DE PACOTUBA

O traficante Paulo Cesar (foto) estava com material para produzir 1.500 pequenas pedras de crack que seriam vendidas em Cachoeiro-ES e região. Pág. 15

Page 2: Quarta 13/07/2011

02 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guar-dam! Lucas 11:28 // PP reúne lide-ranças , sábado,às 9h, no Shopping Cachoeiro // Dire-tório municipal de Cachoeiro-ES do partido tem o jor-nalista Jackson Rangel na presi-dência // Juninho , da Banca Cultu-ra // Botafoguen-se e curtindo o bom momen-to do time // Terror do tráfico de drogas em Pacotuba caiu // Uma ação da Polícia Ci-vil prendeu o bandido e uma grande quantidade de drogas // Segundo a PC o material daria para embalar mil e qui-nhentas pequenas pedras de crack para a venda aos usu-ários // Agora que o novo bis-po chegou vamos conhe-cer seu pensamento sobre vários assuntos // Entre eles a corrupção nas prefeituras // Povo lamentando a retira-da do ar do programa Ponto a Ponto, de Toninho Carlos// Fundo do Mercado da Pe-dra exalando odor insuportá-vel // Pela falta de limpeza do mega bueiro lá existente // O secretário de limpeza deve estar sem olfato // O Conse-lho Municipal de Saúde de-veria divulgar sua agenda de reuniões // A opinião é do médico Vicente de Paulo Mi-randa // Companhias do Ba-talhão de Polícia Ambiental agindo firme no interior do ES // Operações em Bom Jesus do Norte e Nova Venécia le-varam a prisão de várias pes-soas // Além da apreensão de pássaros e armas // A artis-ta plástica Ângella Borelli es-teve ontem na Câmara de Cachoeiro // Anunciou a doa-ção de uma escultura de már-more do cantor cachoeirense Roberto Carlos ao município // Segundo ela, o trabalho rendeu 1.188 dias e cerca de 6 mil horas // Secretário de Limpeza, tenente Moulon, vi-sitando o estádio Moreira Re-bello // Para ver o andamento da limpeza no local // Com o competente Carlão, o encar-regado // Em breve um mural sobre as notícias que correm nos bastidores do Mourad’s // Terá muita coisa “cabeluda”, do arco da velha // É esperar para conferir // Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres João 8:36 // A.W.

EditorialUm “Salve Geral” para a fauna e flora

O Batalhão de Polícia Ambiental do Espírito Santo, mesmo nunca dei-xando a desejar, está empreendendo várias operações de norte e a sul do es-tado no sentido de frear a ânsia insana de caçadores que insistem em desafiar as rígidas leis que regem o respeito ao meio ambiente e sua diversidade.

Nos últimos dois meses, as opera-ções tem se repetido nas áreas de atua-ção das unidades sul e norte – as prin-cipais guarnições ficam em Afonso Cláudio e Nova Venécia -, e os margi-nais que caçam pelo prazer de abater a presa estão enfrentando fogo cerrado. Marcação territorial sem limite e sem hora para acontecer.

Ainda assim, na calada da noi-te, os inimigos da natureza continu-am agindo. Só como exemplo, na tar-de da última segunda-feira policiais militares do Batalhão de Polícia Am-biental (BPAmb) realizaram operações nos municípios de Bom Jesus do Nor-te e Nova Venécia para cumprimento de mandados de busca e apreensão e para coibir a caça ilegal de animais sil-vestres.

Somente em Bom Jesus do Norte, Sul do Estado, foram apreendidos 18 pássaros que eram mantidos em cati-veiro de forma ilegal, além de 21 gaio-las e três alçapões usados para caça ile-gal.

Após denúncias anônimas, uma guarnição do BPAmb encontrou oito coleiras, dois trinca-ferros, três caná-rios da terra, um galinho da serra, dois sabiás, um sanhaço e um curió. Os ani-mais foram encaminhados para o Ins-tituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Cachoeiro de Itapemi-rim.

A região sul do Espírito Santo, por sua densidade de Mata Atlântica ou o que ainda resta dela, esses crimes am-bientais são mais comuns e mais di-fíceis de coibir, mas com o apoio do cidadão que pode fazer sua denúncia pelos telefones da Polícia Militar Am-

biental da Região do Caparaó através dos telefones: (28) 3553-2042 e (28) 3553-1398 ou através do e-mail [email protected], muitos crimes dessa natureza podem ser evitados.

As ferramentas sociais hoje ser-vem para todo o tipo de atuação que acrescente um pouco de cidadania a todos nós. Cabe a cada um fazer um pequeno grande esforço para que as leis sejam respeitadas e a vida animal e vegetal sobre esse planeta tão casti-gado tenha um pouco mais de condi-ções de sobrevivência.

Cruzar os braços para essa imbeci-lidade, jamais.

“nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o pro-pósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que de antemão esperamos em

Cristo”. Efésios 1:11 e 12

[email protected]

Uma vida feliz

Desfolhando

Charge

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Espaço Bíblico

A primeira lei espiritual nos diz: “Deus o (a) ama e tem um plano maravilhoso para sua vida”.

Deus tem um propósito para cada um de nós aqui neste mundo e na eternidade.

“Fomos escolhidos desde o princípio para sermos dele, e to-das as coisas estão acontecendo tal qual Ele decidiu”.

Deus quer nos moldar a fim de que sejamos instrumento para honra do Seu nome. Ele quer ter prazer em nós, em nossa compa-nhia.

A pergunta chave é: “Qual o propósito de Deus para a minha vida?

Uma vida dedicada às coisas materiais é morta, um tronco cor-tado; mas, uma vida moldada por Deus é uma árvore florescente.

Felizes os que confiam no Se-nhor – são como árvores planta-das às margens de um rio, cujas raízes alcançam as águas profun-das. Tais árvores não são afeta-das pelo calor nem se preocupam com longos meses de seca. Suas

folhas permanecem verdes e pro-duzem frutos deliciosos. (Jere-mias 17:7,8)

Segundo a Bíblia, você foi fei-to por Deus e para Ele.

Somente na comunhão com Ele descobrimos: nossa origem, identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importân-cia e nosso destino.

Viver e ser feliz é deixarmos Deus nos usar para os seus propó-sitos e não usarmos Deus para o que desejamos.

Precisamos acatar as reco-mendações da Palavra de Deus, tais como:

Dê importância aos seus so-nhos; defina claramente seus va-lores; estabeleça algumas metas; defina em que você é bom; aspi-re grande objetivos; vá à luta; seja disciplinado; acredite em si mes-mo; envolva outras pessoas; não desista jamais.

Seja feliz com Deus! Deus o aben-çoe.

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

[email protected]

O PT e os pesadelos com FHCJúlio César Cardoso

do contra as privatizações, mas o governo quer privatizar aeropor-tos paulistas: Guarulhos e Vira-copos.

O senador Walter Pinheiro está muito preocupado com os tucanos. Parece que não tem com o que se preocupar de útil no Se-nado. Mas vamos lá: filhos ingra-tos, os tucanos? E o que dizer do Lula em relação aos petistas de carteirinha, cujo partido não era voz unissonante pela candidatu-ra da Dilma Rousseff? Ingratidão do Lula para com os filiados? Mas tiveram que engolir! E veja que a Dilma já começou a des-montar o estado corrupto do go-verno Lula: defenestrou e man-dou pro limbo, inclusive deveria ser cassado no Senado, o Alfredo Nascimento.

Então, os tucanos são filhos ingratos, ou despeito dos petistas empedernidos que apenas soube-ram copiar o programa econômi-co do governo FHC? Continu-am a falar que pegaram o Brasil em frangalhos. Mas como não tiveram competência de come-çar tudo do zero, ou seja, iniciar um novo programa econômi-co, o que fizeram? Comportan-do-se como um bom aluno apli-cado, pois não tinham programa econômico nenhum pronto, a al-ternativa encontrada foi dar pros-seguimento às boas lições do governo FHC, com algumas pin-celadas, e colher depois os frutos de árvores plantadas nos gover-nos anteriores. E isso dói mui-to e continua a doer nos neurô-nios dos petistas recalcitrantes, que sempre comeram pelas mãos dos outros, mas não dão o braço a torcer. Por que será que os pe-tistas continuam tendo pesadelos com FHC?

O senador Walter Pinheiro (PT-BA), em artigo publicado no site Congressemfoco, sob tí-tulo “A morte em vida de FHC”, assim resumiu: “Toda a obra de FHC foi primeiro ignorada por Serra em 2002, depois por Ge-raldo Alckmin, em 2006, e nova-mente por Serra, em 2010. Como Pedro fez a Cristo, o PSDB ne-gou Fernando Henrique por três vezes”.

O político profissional Walter Pinheiro está de brincadeira. Cer-tamente, porque outra coisa não sabe fazer ou não tem competên-cia, usa o tempo ocioso do Sena-do para falar asneiras.

Muito diferente da posição do cortesão barato, Walter Pinheiro, não é o que pensa a presidenta Dilma Rousseff do ex-presiden-

te FHC, a qual declarou reconhe-cer o legado de FHC.

Se jogo sujo houve dos cor-religionários de FHC, o que não dizer da cúpula petista, que era contrária à candidatura de Dil-ma Rousseff, não-petista de qua-tro costados, mas apenas a prefe-rida de Lula?

Walter Pinheiro, se não fos-sem as privatizações, o Brasil ainda estaria com a telefonia da época de Pedro Álvares Cabral. O PT tem despeito porque nun-ca teve competência senão co-mer pelas mãos dos outros. Van-gloria-se de ter criado o Bolsa Família, que foi uma junção de programas originados em gover-nos anteriores. Está sempre latin-

Então, os tucanos são filhos ingratos, ou despeito dos petistas empedernidos que apenas souberam copiar o progra-

ma econômico do governo FHC?

Page 3: Quarta 13/07/2011

03Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A situação do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, é absolutamente insustentável. O mesmo vale para o domínio do Partido da República (PR) na pasta. Não bastassem as gravíssimas denúncias que ilustram as páginas da revista Veja desta semana, o próprio deputado mensaleiro Valdemar Costa Neto – que também é secretário geral da agremiação – escreveu e divulgou uma nota oficial onde descaradamente confessa que o Partido da República está loteando o Ministério dos Transportes e fazendo uso desta e de outras pastas para benefício exclusivo de sua máquina partidá-ria, em detrimento aos interesses da sociedade brasileira. Apenas isso já é suficiente para Dilma Rousseff – se quiser realmente hon-rar a faixa de Presidente do Brasil que adorna-lhe o peito – defe-nestrar Alfredo Nascimento, seus cupinchas e todo PR do gover-no federal. É ministro no olho da rua, já!

Mas só demitir o ministro Alfredo Nascimento e seus pares não é suficiente. A presidente Dilma Rousseff precisa instaurar, ime-diatamente, um inquérito administrativo para investigar a atuação

espúria do Partido da República na pasta e no governo, incluin-do todo o período de gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando as mesmíssimas pessoas lá estavam. Não é mistério para ninguém que quem segurava as pontas do PR era o falecido ex-vice-presidente José Alencar – que depois de morto virou san-to – e que a nota oficial do deputado federal Valdemar Costa Neto faz uma confissão clara da prevaricação, não apenas nos Trans-portes, mas em todas as pastas onde PR atua.

Lê-se no documento divulgado pelo deputado: “As relações mantidas com Órgãos da Administração Pública Federal, incluin-do o Ministério dos Transportes, são públicas e quase sempre con-sumadas em despachos e reuniões de trabalho organizadas por servidores das respectivas pastas. (...) Estas reuniões buscam ga-rantir benfeitorias federais para as regiões representadas por lide-ranças políticas do PR”. Mais claro impossível! O deputado e se-cretário geral do PR confessa que o Ministério dos Transportes do governo Dilma Rousseff – e “outras pastas” – se tornou uma re-partição do Partido da República e há muito deixou de atender os interesses da sociedade brasileira para dar atenção às demandas das “regiões representadas por lideranças políticas do PR”. Che-

gamos às raias do absurdo!É também premente que o Senado Federal instale um Comis-

são Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar profundamente a atuação e a bandidagem no Ministério dos Transportes. E o pedi-do de abertura de uma CPI já existe há anos e tramita no Congres-so Nacional. O senador paraense Mário Couto (PSDB-PA) vem batendo nessa tecla desde que assumiu seu mandato, em 2007. Sistemática e semanalmente, Couto sobe a tribuna com críticas contundentes e denúncias contra o diretor-geral do Departamen-to Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antô-nio Pagot, e contra os crimes no respectivo Ministério. Chegou a

hora do Senado Federal ouvir o senador Mário Couto e instaurar, por imediato, uma CPI para investigar e solicitar punições seve-ras aos bandidos que há quase uma década estão assaltando os co-fres públicos brasileiros no Ministério dos Transportes. E se o PT e o PMDB tentarem barrar a criação dessa CPI, podem ser con-siderados cúmplices de mais um escândalo de corrupção declara-da no Brasil.

E que ninguém se esqueça: o Partido da República (PR) nada mais é que o novo nome dado ao antigo Partido Liberal (PL), logo depois do escândalo do Mensalão, no governo Lula, e que solapou vários de seus correligionários, entre eles o próprio deputado Val-demar Costa Neto, que renunciou ao antigo mandato para fugir da cassação. Impossível não lembrar da imagem de Valdemar suando bicas enquanto o ex-deputado Roberto Jefferson jogava denúncias no ventilador e o apontava como um dos organizadores daquele que é um dos maiores escândalos de corrupção da história do Bra-sil, ao lado dos petistas José Dirceu e Delúbio Soares. Reeleito na aba do milhão de votos do palhaço Tiririca – e quem foi que dis-se que isso não teria um preço?! –, Valdemar voltou à cena e, no-vamente, é um dos protagonistas de outro escândalo de corrupção, prevaricação e má-fé na utilização do dinheiro público.

O mais chocante nessa história toda é que tornou-se patente a falta de vergonha na cara e a certeza de impunidade da classe po-lítica brasileira. E pior: além de criar uma enorme crise institucio-nal na já combalida gestão da presidente Dilma Rousseff, a coloca em xeque enquanto chefe do Poder Executivo e ser político capaz gerir a máquina administrativa do país. Ou Dilma exonera imedia-tamente Alfredo Nascimento e a cúpula do Partido da República no Ministério dos Transportes – e em “outras pastas” – ou a Presi-dente do Brasil estará assinando uma carta oficial de cumplicida-de com a bandidagem institucionalizada em seu governo. E, dife-rente de seu padrinho Lula, ela não poderá alegar que “não sabia de nada”. Chegamos, de novo, ao fundo do poço e a Presidente da República e o Senado Federal precisam agir rápida e severamente. É CPI e olho da rua, já! Porque há séculos PR nas portas deixou de ser “Príncipe Regente” ou “Partido da República”. Nas ruas o povo já grita: “Ponha-se na Rua”!

Ponha-se na Rua!

HELDER CALDEIRA - ESCRITOR, ARTICULISTA POLÍTICO, PALESTRANTE E CONFERENCISTAwww.magnumpalestras.com.br – [email protected]

artigo

O mais chocante nessa história toda é que tornou-se patente a falta de vergonha na cara e a certeza

de impunidade da classe política brasileira

Page 4: Quarta 13/07/2011

04 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

C A C H O E I R OQUEM TEM MEDO DA MORTE?

É hoje, nesta Quarta feira dia 13 a imperdível palestra do re-nomado escritor da Doutri-na Espírita Richard Simonetti com o tema "Quem tem medo da morte?" que será no Salão Cristas do Maison Belas Artes à partir das 19:00 horas. Venha e traga sua família.

GasolinaPostos sem estrutura vendem gasoli-na cara e prejudicam economia de Ca-choeiro. Não são poucos os motoris-tas de Cachoeiro que aproveitam para abastecer o tanque em cidades vizinhas devido ao preço abusivo praticado em Cachoeiro.Cidades como Iconha, Ita-pemirim, Rio Novo do Sul, Caste-lo, Mimoso, Jerônimo Monteiro e até mesmo Vitória e Campos são benefi-ciadas pelos altos preços praticados por aqui. Quantos já não aproveitaram para encher o tanque quando circulam por estas cidades. Além disso, milhares de veículos que circula em Cachoeiro pro-venientes da região sul do estado do Es-pírito Santo, Norte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais deixam de abastecer aqui devido ao elevado preço praticado.

Itaóca Um relatório solicitado pelo Mi-nistério Público do Trabalho sobre a quantidade de poeira emitida por empresas do setor de rochas orna-mentais, instaladas em Itaóca Pedra, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, aponta que o ar do distri-to está sobrecarregado de pó de cal-cário. Desde 2008, o órgão acompa-nha a situação dos trabalhadores da região, que sofrem com os resíduos vindos das moageiras. O estudo téc-nico, elaborado pela Superintendên-cia Regional do Trabalho, aponta que cerca de 20 empresas estão emi-tindo pó acima do limite tolerável, o que pode ser nocivo tanto à saúde dos trabalhadores, quanto à dos mo-radores do distrito.

+Não se esqueçam.. é Hoje à partir das 19h no Maison Be-las Artes, a paletra de Richard Simonetti com o tema "Quem tem medo da Morte?"+ Eu vou estar lá com minha câ-mera registrando tudo o que for

possível.+ Férias das crianças chegan-do, mas não antes de um belo Arraía que o Colégio Cristo Rei irá oferecer nesta 6ª-feira+Meio de semana ao som de Legião Urbana

Curta Metragem

O CASAMENTO DO MEU EXData prevista de estreia: 29 de Julho de 2011. Sete amigos de faculdades se reúnem novamente para o casamento à beira mar de dois deles. Laura (Ka-tie Holmes) é a dama de honra e uma das melho-res amigas da noiva, Lila (Anna Paquin). As duas têm uma coisa em comum: a paixão pelo noivo, Tom (Josh Duhamel). Duran-te os dias que antecedem o casamento amizades e alianças são testadas e um triângulo amoroso começa se formar.

C I N E M A

Newton BragaPor Wellington [email protected]

PAITeve inicio nesta segunda, dia 11, os atendimentos do novo PAI – Pronto Atendimento Infantil Dr. Gilson Ca-roni, que passa a funcionar em frente ao Hospital Infantil. O horário de aten-dimento permanece o mesmo. De se-gunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas, e sábados, domingos e feriados das 7 às 19 horas. Com um ambiente mais humanizado e confortável, os primei-ros pacientes atendidos se sentiram em casa. Com a inauguração da nova sede do PAI, o Hospital Infantil busca trazer maior suporte ao atendimento ambula-torial. Além de espaços mais amplos, o pronto atendimento passa a atender casos de média complexidade. Outra facilidade é o transporte de pacientes em casos de internação, uma vez que o novo PAI fica localizado bem em fren-te ao hospital.

opinião

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

www.folhaes.com.br - [email protected]

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem identificação completa será desconsiderado

C A C H O E I R O

Evento: LA TEQUILALocal: The One Club, Cacho-eiroData: 15/07/2011Hora: 22hValor: Masc R$25,00 Fem R$15,00 - Atração: Dj Claudi-nho + Dose dupla de tequila du-rante toda a noite.

Evento: LUAN SANTANALocal: Exposição, CachoeiroData: 16/07/2011Hora: 17hValor: Pista 3ºlt R$50,00 1ºlt Camarote R$100,00 - Atração: Super show com Luan Santana

SEU FIM DE SEMANA

[email protected]

Espaço CidadãoJogo da Vida

Soélis Sanches - [email protected]

Inicia-se a jornada, a bola rola no gramado chamado vida. Quando se tem uma disputa, al-guém sai vencedor, e conseqüen-temente, outro perdedor. O tempo e os minutos transcorrem normal-mente, a vida segue, independen-te de nossas vontades. No gra-mado chamado vida, alguns irão sorrir pela vitória e outros tantos derramarão lágrimas pela derro-ta. Assim é o jogo da vida!

A sua carreira, os seus negócios, o seu casamento, os seus filhos, o seu relacionamento, tudo isso são partes dessa disputa. Saber con-viver com as vitórias e as derro-tas são virtudes dos vencedores. Quando você sentir que perdeu o jogo, lembre-se que o campeona-to continua, e que no final poderá erguer a taça da vitória. um jogo perdido não significa um campe-onato. um amor que se foi não significa que outro não virá, um emprego que se perdeu não de-termina que também não encon-trará outro, uma vida ceifada não representa que a vida não renas-cerá. uma dor que derrama lá-grimas pela sua face não quer

dizer que não voltará a sorrir no-vamente. A nossa vida é um jogo, algumas derrotas servirão como exemplos para grandes conquis-tas. Quando, enfim, estiver duvi-dando de quase tudo, inclusive de suas próprias convicções, e o de-

sânimo inundar o seu coração, re-corra ao Grande treinador da vida, e que está no banco a co-mandar a partida. No gramado chamado vida, você tem o melhor dos treinadores, basta buscá-lo e encontrará apoio, paz, carinho e muito amor. Jesus é o melhor trei-nador da sua vida, é Ele que lhe estancará as lágrimas, é Ele que é luz e entendimento, é Ele que lhe habilitará para que siga o cami-nho que lhe conduzirá à vitória. Abra o coração e busca ajuda no treinador dos treinadores, certa-mente, jamais irá perder o cam-peonato, talvez algumas partidas, mas o campeonato, nunca. E que Deus te ilumine sempre!!

O fácil, o difícil e o idealComo é fácil largar o verbo

e criticar ações ou gestos alheios, como é fácil achar erros e defei-tos noutros, como é fácil dizer que não é problema nosso, como é fá-cil culpar os políticos, ver os moti-vos das injustiças na própria justi-ça, analisar a violência e pensar que a culpa é da sociedade.

Como é fácil falar dos proble-mas, como é fácil dizer “Deus me ajude!, Deus queira!, se Deus qui-ser!”, como é fácil pensar que so-mos melhores que outros, mais fá-cil ainda olhar várias deficiências nas posturas das outras pessoas e pensar que não as temos, enfim muita coisa é fácil para nós...

Mas... como é difícil criti-car nossas próprias ações e nos-sos gestos, como é difícil ver nos-sos erros e defeitos, como é difícil admitirmos que muitas vezes é problema nosso, como é difícil re-conhecer os raros bons políticos e confiar na justiça, olhar a violência

e decidir ajudar para que ela di-minua. Como é difícil resolver pro-blemas, ter a coragem de enfren-tá-los, como é difícil ser digno de falar verdadeiramente “Obriga-do Deus”. Como é difícil ser sim-plesmente humano e reconhecer que somos iguais perante a na-tureza, enfim como é difícil muitas coisas...

Então... que tal experimen-tarmos como é bom rever nossos atos e gestos, como é gostoso en-xergarmos que somos aquilo que exemplificamos, como faz bem ajudarmos as pessoas sem que-rer nada em troca e sem apare-cer para que digam “como somos bons”. Como é certo escolher bem, como é sadio envolver-se com a comunidade para resolver situa-ções que ajudem a todos, como é bonito distribuirmos qualquer coi-sa que pudermos para que ou-tros se sintam bem, um sorriso, um abraço, um bom dia!

Rosinei Barros – [email protected]

Uma vida ceifada não re-presenta que a vida não re-nascerá.

Page 5: Quarta 13/07/2011

05Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O Plano Diretor Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES, lei desde 2006 e

elaborado com a participação da população, para direcionar e organizar o crescimento do município, abre inscrições a partir de hoje para a eleição do Conselho para o próximo biênio. Entidades aptas e in-teressadas em ter represen-tante no Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM) devem procurar o teatro mu-nicipal Rubem Braga até o próximo dia 10 de agosto.

Órgão consultivo e delibe-rativo, o conselho tem 14 de suas vagas destinadas à so-ciedade civil organizada, por meio de entidades e organi-zações representativas. Para concorrer, esses grupos pre-cisam ter comprovação de regularidade junto à Receita Federal, e mínimo de existên-cia de um ano. Outras 14 va-

políticamai

s

O Tribunal de Justi-ça do Espírito San-to (TJES) realizou uma sessão extraordinária para julgar processos contra juízes do Esta-do. um dos magistra-dos foi condenado à pena de censura e um outro julgamento foi adiado porque um dos desembargadores pe-diu vistas do processo. A sessão extraordiná-ria teve por objetivo diminuir o volume de julgamentos que estão na pauta e que impe-diam o andamento de sessões ordinárias. O juiz afastado da 9ª Vara Cível de Vitó-ria, João Miguel Fi-lho foi condenado por unanimidade à pena de censura em um dos processos administra-tivos que responde. O processo a que ele responde é referente ao comércio de terre-no da Superintendên-cia dos Projetos de Po-larização Industrial (Suppin). A prática é vedada a juízes

Sessão extraordi-nária do TJES

PESQUISA

Cachoeiro inscreve para o Conselho do Plano Diretor

politica

AS INSCRIÇÕES das entidades devem ser feitas no site da prefeitura ou na sede da Semdurb

Desde 2006 elaborado com a participação da população, para direcionar e organizar o crescimento do município

O Brasil é o penúltimo país das Américas em participação feminina na política. As mulhe-res, apesar de repre-sentarem 51% da po-pulação, ocupam 8% das cadeiras na Câma-ra dos Deputados; no Senado, cerca de 5%; nos Governos Estaduais, a presença é de 5% e nas prefeituras, 10%. Em Vitória, mesmo com 52% do eleitorado fe-minino, há apenas uma vereadora. Enquanto em Vila Velha, nenhu-ma mulher ocupa o car-go municipal.

Mulheres ainda longe da política

ES investe na pesquisa científica e tecnológica

Fundação de Amparo à Pes-quisa do Espírito Santo (Fapes) divulgou os resultados de dois editais, disponíveis no site da instituição. Os dados são refe-rentes ao Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRO-NEX e também da Concessão de Cotas de Bolsas de Inicia-

ção Científica e Tecnológica (ICT).

O edital de bolsas de Inicia-ção Científica e Tecnológica concede 200 bolsas e atende a diversas instituições de ensi-no públicas e privadas do Esta-do. O objetivo é despertar voca-ções e estimular estudantes de graduação para a carreira cien-tífica e tecnológica, e para isso foi investido R$ 864.000,00.

Já o edital PRONEX visa apoiar a execução de projetos de pesquisa científica, tecnoló-gica e de inovação, dando su-porte financeiro aos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida ou no-

vos grupos, no Estado do Es-pírito Santo. Quatro propostas foram aprovadas, e os recur-sos chegam próximos a R$ 2.500.000,00.

O diretor presidente da Fa-pes, Anilton Salles Garcia, fala a respeito da importância des-ses editais. “O investimento em Bolsas de Iniciação Cien-tifica e Tecnológica é funda-mental para a formação, desde cedo, de jovens interessados pela pesquisa.

Foram solicitadas 412 bol-sas, o que demonstra que esta-mos investindo no lugar certo. Já através do PRONEX apoia-mos projetos que contribuem

para o crescimento do nosso Estado”

As bolsas de iniciação cien-tífica têm vigência de 12 me-ses, contados a partir da con-tratação dos bolsistas, que ocorre no início do mês de agosto. Já os contemplados pelo PRONEX têm 36 meses para concluir seus projetos, que serão contratados a partir da primeira quinzena de agos-to.

A lista completa com as ins-tituições contempladas com Bolsas de Iniciação Científica e as propostas aprovadas pelo PRONEX se encontram no site da Fapes : www.fapes.es.gov.br

gas são voltadas a represen-tantes do poder público.

As inscrições das entida-des devem ser feitas no site da prefeitura ou na sede da Secretaria Municipal de De-senvolvimento Urbano (Se-mdurb), no prédio Guandu Center, próximo à antiga es-tação ferroviária. É vedada a

eleição de mais de uma enti-dade do mesmo segmento.

No dia 10, podem vo-tar nas entidades inscritas to-dos os presentes na conferên-cia, desde que tenham mais de 16 anos de idade e participa-do das discussões durante o evento, devidamente creden-ciados no dia até às 18h30.

Após o credenciamen-to tem palestra ministrada pelo professor da Universi-dade Federal do Espírito San-to (Ufes), André Tomoyuki Abe, doutor em planejamen-to urbano. Em seguida ocor-re a votação, a apuração e, por volta das 20h, o anúncio das entidades eleitas.

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHAES

Page 6: Quarta 13/07/2011

06 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Wilson Márcio Depes, aDvogaDo

artigo

[email protected]

PESQUISA

geral

Minha vida de jor-nalista, de alguma for-ma, está ligada a uma entrevista que fiz com o então Ministro de In-dústria e Comércio, Se-vero Gomes, do gover-no militar do presidente Geisel. Conto. Ele veio a Cachoeiro, na déca-da de 1980, se não me engano, inaugurar as novas instalações da in-dústria de calçados Ita-puã. Eu era chefe da Sucursal de A Gazeta de Cachoeiro, que fun-cionava no edifício Pri-mus. Fui pautado, so-zinho, para cobrir o evento, que atraiu a im-prensa de todo o país.

Confesso que me senti meio perdido no meio daquela multidão de repórteres. Vivía-mos na época de dis-tensão, lenta e gradu-al, da ditadura militar. Severo Gomes era con-siderado, por todos da esquerda, como um em-presário nacionalista. E, por isso, de certa for-ma, era uma figura sim-pática a todos nós. Pois bem, vivendo aquela si-tuação de pânico, com medo de ser furado – àquela época a im-prensa vivia de “furos” – apelei para a emo-ção. Furei o bloqueio e consegui falar com o Ministro Severo. Dis-se que era um repórter iniciante e que precisa-va daquela entrevista para segurar meu em-

prego.O Ministro, então, me

recebeu, sozinho, num canto, longe dos outros repórteres, que ainda se preparavam para entrar em ação. Con-cedeu uma longa en-trevista, inclusive fa-lou sobre o processo de abertura democráti-ca. Entrevista esta que gravei; gravei num ve-lho e enorme gravador. Nem esperei a festa terminar de todo. Voltei para a sucursal e pre-parei duas páginas de matéria para A Gaze-ta. Fui para casa feliz, depois de longa ten-são.

No outro dia, a ma-téria foi destaque em todos os jornais do país, em primeira pá-gina. Os jornais me deram o crédito. E me senti o próprio “jorna-lista”. Severo Gomes era homem rico, deten-tor de grande fortu-na pessoal, empresário de criação de gado na Amazônia e da fábrica dos cobertores Parahy-ba, instalada em São José dos Campos, cida-de localizada no Vale do Paraíba. Foi consi-derado um dos políti-cos mais importantes na abertura democrá-tica. Tanto que, em ou-tubro de 1992, mor-reu em desastre aéreo, acompanhado de ulis-ses Guimarães, o car-del do PMDB

Minha vida de jornalista

O município de Cachoeiro de Itapemirim está preparando seu 1º Encontro Cachoeirense da Juventude Rural (Encajur)

Jovens discutem trabalho no campoO município de

C a c h o e i r o de Itapemi-rim está pre-parando seu

1º Encontro Cachoeirense da Juventude Rural (Enca-jur), que acontece no pró-ximo dia 29 de julho. O evento será uma oportu-nidade de jovens cachoei-renses, moradores das áre-as rurais, se encontrarem e conversarem sobre seus sonhos e os principais de-safios que vêm enfrentan-do no campo.

Depois de uma plená-ria na semana passada, no sentido de mobilizar os alunos da Escola Família Agrícola do município e motivar a participação de-les nas discussões sobre o assunto, os temas serão colocados em várias eta-pas.

Outras quatro reuni-ões estão previstas para os próximos dias, sendo que duas delas já têm data marcada – uma será no próximo dia 22, em Jacu, e outra dia 23, em Jabuti-cabeiras, sempre a partir das 19h30. Monte Alegre e Boa Vista também deve-rão contar com as plená-rias, mas ainda não há dia, hora e local definidos.

“Esse é um grande mo-mento para discutirmos a situação atual e perspec-tivas futuras da juventude rural de Cachoeiro de Ita-pemirim. O Encajur será

O ENCONTRO acontece no próximo dia 29 de julho

também um espaço de dis-cussão das reais potencia-lidades da agricultura, es-pecialmente a familiar do município e, quem sabe, a partir daí, criar no jovem a motivação para continuar vivendo e trabalhando no meio rural do nosso muni-cípio”, pontua o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Ar-canjo.

Enquanto os jovens par-ticipam das plenárias, a equipe da Secretaria Mu-nicipal de Agricultura e Abastecimento (Semag) está nos últimos preparati-vos para o evento. A pro-gramação já inclui lanches com música ao vivo, pai-neis e debates sobre edu-cação, saúde, cultura, es-portes e outras áreas de interesse do jovem do

campo.Jovens de toda a zona

rural do município estão convidados a participar do evento, que conta com pro-gramação e alimentação gratuita. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Segundo o gestor de Projetos e Recursos da Se-cretaria Municipal de Agri-cultura e Abastecimento, Edson Canchilheri, vai ser uma oportunidade de co-nhecer gente nova e con-versar sobre sonhos e ex-pectativas. “Esse encontro vai ajudar a nortear políti-cas públicas voltadas espe-cialmente para eles. É uma forma de dar continuidade a um programa municipal voltado para esse público, que começou com a inau-guração da Escola Família Agrícola”.

Page 7: Quarta 13/07/2011

07Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

RUA JOAQUIM VIEIRA, GUANDU(NA RUA DO TEATRO)

28 3521-7420

Rua Antônio Penedo,Gilberto Machado

28 3522-4700

Consulte nossaequipe no

primeiro pisodo Shopping

Cachoeiro

Rua 25 de Março, nº 33, 1º Piso do Shopping Cachoeiro Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES - CEP 29.300-100

28 3521-6111

Av. Jones dos Santos Neves, nº 414 - Trevo do IBC

Cel.: (28) 9955-0906

Tel.: (28) 3521-3003

Consultoria em Gestão EmpresarialPlanejamento Fiscal e Tributário

Advocacia Civil, Trabalhista e TributáriaContabilidade em Geral

Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Engenheira Mônica Perim, da Foz doBrasil assume presidência regional

É da Foz do Brasil, a nova presidente da Associa-ção Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (Abes/ES). Trata-se da en-genheira química e ambiental MÔNICA PERIM, in-tegrante da concessionária desde 1996 e atualmen-te na equipe técnica da construção das nove novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) nos distri-tos e da Pequena Central Hidrelétrica da Ilha da Luz.

Bom dia especialNosso bom dia especial de hoje vai para o casalMARIA ANTONIETA ‘TIETA’ e ELÇO FONTOURA DA SILVA, empresários da TOPÁZIO GRANITOS!!!

A advogada e assistente

social PATRÍCIAPERIM e oempresário

do CentroMédico e

Psicológicode Cachoeiro

- CMPC,AUGUSTOWALACE.

Adquira no quiosque da NELSAT, no primeiro piso do Shopping Cachoeiro, a sua SKY Livre, a parabólica digital da SKY, sem mensalidade e com 43 canais.

Destaque

Desejamosum especialparabéns paraa eleganteFERNANDA,filha do nossogrande amigo, osuperintendentedo HospitalEvangélicode Cachoeiro- HECI, oeconomistaWAGNERMEDEIROSJÚNIOR.A belafestejou, mais um anode vida, nodomingo (10).

Imobiliária Multi Imóveis

28 3511-2029

Quiosque no 1º Piso do Shopping Cachoeiro

28 3521-9991

O site da IMOBILIÁRIA MULTI IMÓVEIS (www.multiimoveis.com) ofe-rece aos seus clientes um banco de dados atualizado, com uma rela-ção de imóveis para venda e locação. Além disso, a empresa dispo-nibiliza informações a respeito dos lançamentos na área imobiliária.

CVC Viagens: parcelamento em até 10x sem jurosAproveite já as melhores ofertas de passagens nacionais e internaci-onais do mercado, com parcelamento em até 10x sem juros no boleto bancário. Só na CVC você tem parcelamento imbatível, sem compro-meter seu limite no cartão de crédito. Contatos ligue: 28 3521-6111.

No últimodomigo,as amigasKAMILLASARTIMICHALSKY, SORAYAMICHALSKYGUEDES e MAGALIDUTRAMARTINSforam ascampeãsabsolutasde beleza,desenvolturae simpatia,na 34ªCorrida deSão Pedro.

O destaque especial de hoje é o ‘superman’ da Oficina doCorpo Academia, o renomado

nefrologista SÉRGIO DAMIÃO.

Sky Livre é na Nelsat

Foto: AGGFoto: AGG

CIAC “Raymundo Andrade”Comprometidos com a filosofia da escola e com o sucesso dos alunos, todos os educadores do CIAC “RAYMUNDO ANDRADE” passam periodicamente porcursos de atualização. Desta forma, chega ao edu-cando um ensino forte e dinâmico. Por isso, os alu-nos encontram um ótimo ambiente de aprendiza-gem e amizade, onde os professores são educado-res e companheiros. Contatos ligue: 28 2101-4899.

Page 8: Quarta 13/07/2011

08 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

nos ensaios das quartas-feiras do Studio 27.

Entrevistado dessa se-mana para o Projeto Me-mória Viva, seu Vivinho foi prestigiado pelas pre-senças ilustres de Fernan-do Gomes, Marilena Mig-none e René de Oliveira. Sua entrevista é uma peça única no repertório cultu-

ral de nossa cidade. Pena que vários trechos tive-ram de ser censurados pelo próprio entrevista-do. O que restou, no en-tanto, é um compêndio de arte e sabedoria, e poderá ser apreciado no Youtube, conta de Gilmleão, Proje-to Memória Viva, Cineclu-be Jece Valadão.

por Gilson Leão

Telefone: (28)3522-9296

MÚSICA E CULTURA

[email protected]

Vivinho da Flautax

Silvino Santana

Somente os car-teiros do Bai-minas e uns poucos vizinhos conhecem o Sr.

Silvino Santana em Ca-choeiro.

Muita gente sabe no en-tanto quem é Seo Vivinho e todo mundo ligado a arte e cultura já ouviu falar em Vivinho da Flauta.

Pois este é o codinome de um dos mais importan-tes instrumentistas cacho-eirenses. Vivinho da Flau-ta, o mago do Baiminas.

Vivinho começou na flauta aos oito anos de ida-de incentivado por um vi-zinho que também era mú-sico.

Seu primeiro instru-mento foi uma flauta de taquara com a qual bata-lhou nos palcos e bares de calçada por mais de vin-te anos. Com essa flauti-nha tentou estudar música mas, segundo ele próprio, a teoria musical não entra-va em sua mente. Abando-nou os estudos e tornou-se auto-didata dos grupos de choro da cidade.

Perguntei se sua flauta de 09 furos tinha susteni-dos e bemóis e a resposta foi registrada em vídeo: o que é isso?

Vivinho portanto toca de André do Sapato Novo, a Brasileirinho sem saber

ao menos o que é um be-mol. Quanto mais o que é um sustenido.....

Anos depois sua flauta de taquara “deu broca” e seu Vivinho mandou cons-truir a flauta de ferro que executa até hoje.

Seu instrumento por-tanto é único, de fabrica-ção própria e execução ex-tremamente complexa.

Na época áurea da ban-da de Zé Nogueira, Vivi-nho deixava a flauta de lado e empunhava o sur-dão para faturar um tro-co no carnaval. Fora de temporada acompanhava Zé Nogueira em incursões pelas casas noturnas da ci-dade, só que nestes mo-mentos retornava ao seu instrumento de infância. Tocavam em todos os lu-gares em que a boa músi-ca fosse apreciada, das ca-sas de família até a zona boêmia.

Um de seus casos mais engraçados foi o convi-te proveniente de meu avô Quincas Leão para toca-rem na casa de um amigo. O primeiro pedido foi o samba muito em voga na época: “A casa do gago”. Segundo ele, depois de executada a música a ri-sadaria foi geral, e só en-tão eles perceberam que o dono da casa era comple-tamente gago.

“O gago pulava, sorria Qui qui qui toma mais um limãoToma mais um limãoQui qui qui você fica bom”

Vivinho foi durante mais de 30 anos funcio-nário da Estrada de Fer-ro Itapemirim que fazia o percurso Cachoeiro X Ma-rataízes. Depois de apo-sentado continuou a traba-lhar como inspetor escolar em várias escolas da cida-de. Nunca porém, aban-donou a música, apesar da dificuldade que tem de sair de casa a noite, devi-do aos cuidados de sua es-posa. Mesmo nosso artista portando seus dignos oi-tenta e três anos de idade, ela alimenta intenso ciúme de seu flautista genial.

Sua participação na vida artística da cidade entretanto não se resume a música. Em sua família outro artista se destacou na área da cerâmica e ar-tes plásticas. O conheci-do Fulica, ou Carlito San-tana, o “Poeta do Barro”, é seu primo em primeiro grau.

Só nos resta pedir vida longa para Seo Vivinho e sua flauta, e um pouco mais de paciência a sua santa esposa para que pos-samos contar mais com ele

Vivinho da Flauta, o mago do Baiminas

Renê de Oliveira e Vivinho, dois dos maiores talentos da música cachoeirense

Vivinho tocou até Bossa Nova no Studio 27

Fernando Gomes, Mateus Percisi e Rene de Oliveira, presenças ilustres na entrevista de Vivinho

Page 9: Quarta 13/07/2011

Mais de 500 mergulhadores participaram de um concerto musical debaixo d'água, no sába-do (9), perto de Big Pine Key, no estado da Fló-rida (EUA). O show de quatro horas de duração foi transmitido por uma rádio local.

O homem que aterrorizou Halle Berry du-rante o fim de semana foi finalmente iden-tificado pela polícia de Los Angeles e está preso, na segunda-feira (11). Richard Fran-co, 27, foi detido às 23:15 próximo à casa da atriz. Berry esteve na delegacia de Hollywood para identificar o suspeito. Fran-co tentou invadir a casa da atriz no sábado (9) e no domingo (10), pulando o muro.

“Se precisar, raspo o cabelo.”, ADiz o ator mirim Henry Fiuka que interpreta o Rafael de "Morde & Assopra".

Juliana Diniz & Ronaldinho GaúchoJuliana Diniz é vascaína assumida, mas marcou presença no camarote da Rádio Globo, no En-genhão, durante o clás-sico Flamengo x Flumi-nense. A cantora e atriz conferiu a performance de Ronaldinho Gaúcho

nos gramados e deu sor-te ao time rubro-negro, que venceu por 1x0, no domingo (10). Além de levar sorte ao time, ainda acertou o placar do jogo e levou para casa uma camisa do Flamengo, um presente da rádio.

JRC O L U N A

A panicat Nicole Bahls ganhou um novo bichinho de estimação: um cachorro. E logo foi anunciar a

novidade com direito a foto e tudo no Twitter. Além de contar sobre o novo animal ela também revelou o

nome dele que é Neymarzinho.

Concerto musical

Sagui-pigmeu de 12,7 centímetros Um sagui-pigmeu, de três meses de idade, que mede 12,7 cen-tímetros e pesa ape-nas 60 gramas pode ser o menor do mun-do. O animal chamado "Reillo", que era do ta-manho de um dedo hu-mano e foi abandona-do pelos pais ao nascer, pertence ao zoológi-co de Lincoln, no esta-do de Nebrasca (EUA). "Reillo" foi cuidado pela tratadora Sarah Jurgen, de 26 anos.

'Casamento coletivo' de cãesUm casamen-to simbólico de cães foi reali-zado no sába-do (9) em Lima, Peru. A cerimô-nia coletiva reu-niu vários "ca-sais", algumas deles usando trajes especiais para o evento.

Protesto em HyderabadIndiano raspa o cabelo durante protesto de es-tudantes contra o partido UPA (Aliança Progressista Unida) em Hyderabad, na Índia, em defesa da criação do estado de Te-langana. A proposta in-cluiria Hyderabad, capi-tal do estado de Andhra Pradesh e sede de mui-tas empresas de softwa-re como a Microsoft. Os defensores da Telangana dizem que a região pro-pensa à seca tem sido es-quecida pelo governo.

Crocodilo de 5,5 metros Um grupo de turis-tas que passeava na semana passa-da pelo rio Adelai-de, pouco mais de 100 quilômetros ao sul de Darwin, na Austrália, ficou espantado quan-do um crocodilo de 5,5 metros de al-tura saltou para fora d'água e fi-

cou ao lado do bar-co, segundo o jornal "Northern Territory News". O réptil co-nhecido como "Bru-tus" é atraído por um pedaço de car-ne de búfalo que o guia oferece ao ani-mal. O flagra foi feito pela fotógrafa Katrina Bridgeford, do "NT News".

FÉRIAS NA ITÁlIA

Leonardo DiCaprio parece gostar da Itália. Em maio, o ator esteve em Portofino, Verona e

Veneza com sua suposta nova namorada Blake Lively e na última semana ele foi visto nas ilhas

de Sardenha e Capri com outra loira: sua mãe Ir-melin. Na sexta-feira (8), Leo jantou com Irmelin e alguns amigos em Capri, entre eles o ator Gerard Butler. No sábado (9), DiCaprio foi visto curtindo

um passeio de Scooter com outro amigo.

AGRESSÕES >>Tudo indica que as sombras do passa-do não incomodam mais Luana Piovani. A atriz falou aber-tamente na tar-de desta segunda--feira (11), em seu Twitter, sobre as agressões sofridas pelo ex-namorado, Dado Dolabella, em 2008.

As próximas Olimpía-das serão realizadas em Londres e a abertura do evento promete con-tar com grandes estre-las da música britânica,

entre elas, os ex-Bea-tles, Paul McCartney e Ringo Starr, este último que realizará sete shows pelo Brasil no próximo mês de novembro.

Abertura dos Jogos Olímpicos

Finalmente identificado Ac

ordo

sob

re a

gua

rda

de G

uy

Com a guarda do filho caçula, Guy, de seu casamento relâmpago com Jonatas Faro, Danielle Winits já entrou em acordo com o ator para as visitas ao pequeno. Segundo o jornal Extra, Jonatas poderá buscar o fi-lho aos domingos, quando não estiver tra-balhando. Os dois estão separados desde março, após ficarem casados por apenas três meses e Danielle já está namorando.

Gato equilibrista Homem é flagra-

do tomando sol com seu gato de estima-ção se equilibrando

na cabeça em Union Square Park, em

Nova York, nesta se-gunda-feira (11). Ele

é figura recorrente na cidade, e uma de

suas aparições recen-tes ocorreu em maio

co luna j r@fo lhaes .com.br

Page 10: Quarta 13/07/2011

10 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vendo terreno 600m2, escriturado, com muro de arrimo e muros de divisa prontos. Alto Vila Rica, tra-tar fone (28) 8801 6290. Valor R$ 250.000,00

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zum-bi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ila-rio Ribeiro.

Vende-se um terreno, na rodo-via Cachoeiro x Muqui em Santa Fé de Baixo. 4.600 m² a 8 Km de Cachoeiro. Terreno com água. Tel 3522-8455 - 9956-7735. em fren-te ao asfalto.

Vende-se uam Casa na rua Car-doso nº 300, Próximo ao Condo-mínio da Polícia Federal. Em Ita-óca Praia - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Vende-se casa no bairro Gilson Caroni, Valor R$ 20 mil. tel 9921-6932 - Josué ou 9978-8177 Ed-son.

Vende-se uma casa no Alto Village com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com excelente localização em uma esquina que liga Rua Wa-lace de Castro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, su-permercado, posto milica, creche e praça de laser. 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, copa, gara-gem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa pequena em Marataízes com vol-ta em dinheiro. 9885-6333 e 9905-9409

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bair-ro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empre-gada com área de serviço, cozi-nha, copa e sala de estar. Refor-mado com armários embutidos, piso de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reformado na Rua Raimundo An-drade Edifício Paulo Sul, Aparta-mento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia

Vende-se 2 casas no bairro Gil-son Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932. Vende-se apartamento em cons-

trução com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Miko-nos - 3º andar - aptº 303 - Bair-ro: Gilberto Machado - 3 quar-tos, lindo, área de lazer comum com pisci1na na cobertura. Tele-fone: 3522-5609 / 9883-1663. Fa-lar com Luciana.

Vende-se casa com 80m² de cons-trução e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Le-andro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ramos nº 62, bair-ro: Novo Parque em frente a pra-ça, mais ônibus na porta. Tratar di-reto com o proprietário - França : 9939-0031

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 va-randas, sala, copa, cozinha, 1 ba-nheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritu-ra. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Va-lor: R$60 a 65 mil ou preço a com-binar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alquei-re, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tra-tar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafa-el. Telefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comer-cial • Toda montada • Estoque • Es-trutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento garantido. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRA-TAR DIRETO COM O PROPRIE-TÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medin-do 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110VENDO TERRENO, Bairro Gilber-to Machado, excelente localiza-ção, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO,

Aluga-se ponto comercial de 2m² ide-al para chaveiros, no Edificio Franklin( Térreo ) tratar no tel 3522 1660, ou no local procurar Erick ou Simone

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quar-tos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua

Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escri-tório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cacho-eiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acaba-do (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com am-pla área projetada para bar e chur-rasqueira e garagem - KM 90 óti-ma localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez co-elho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo terreno situado no Alto Vila Rica ótima localização, va-lor R$ 45.000,00 aceito troca por automóvel.Tel:9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funciona-mento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independên-cia, sem nenhum protesto. Boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende-se um lote. 390 m², bair-ro Gilberto Machado. Excelen-te localização, contatos pelo tel 28 3511-6249 - 9956-5151. Falar com Dina

Ford Fiesta Hatch 1.6 (flex) - 2010/2011 - Preto – 18.000 km - Completo, único dono, revisado, - IPVA pago, ainda na garantia e com cheiro de novo. Tratar 9916-3443

Vende-se Palio quatro portas, preto, comple-to, unica dona. R$ 3.000,00 de entrada e mais 49 x de R$ 672,00 - 9925-0001 ou 3036-4201

Astra Elegance Sedan ano 2004/5 – 2.0 – Flex – Completo. contato: [email protected]. Telefones: (27) 8116-6362 ou (27) 3019-4343

Vende-se um Gol geração 4 preto 4 portas 2006/2007, básico com alarme e trava, único dono. Tel 9271-8032.

Vendo ou troco Citroen C3 Completo 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Pálio Branco 2 portas 1.0 fire 2003/2003 bá-sico R$ 14.000,00 ou R$ 6.500,00 entrada +27 x 364,16 - Ana Cláudia 28 9983-0001

Fiesta Hatth.0 2005 1.0, motor zettech-rocam, trava e alarme, cor prata, superconservado R$17.500,00 - 9923-5777 Vende-se D20 ano 89, cor vermelha, di-reção Hidráulica, 2 portas - 9975-0268 / 3511-6563 ou 9955-3966

F4000 ano 87 carroceria dobrada Filé, Ven-do ou troco por casa na praia tel: 9905-0970 -Nando

Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas por-tas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, mo-

Passa-se Farmacia monta-da. Para reais interessados entrar em contato - 28 9918 6044.

Vende-se um Refrigerador Ele-trolux 37 ano 2004 R$ 500,00 - 1 Fogão Daki 2003 R$ 200,00 e um Depurador Suggar R$ 100,00 . Tel 3511-4648. Falar com Hélio ou Ana Maria

vendo 01 carregadeira Ca-terpillar 988a ano 1976, fun-cionando em perfeito es-tado. 04 pneus em bom estado. Tudo funcionando. Aceitamos troca em granito. Valor R$ 70.000,00. Contato: 21- 7817-9727 aloisio.

Vendo loja de papelaria, xerox, artigos de presente, boutique e etc. Toda montada, funcio-nando em perfeitas condições na Avenida Monte Castelo, 53, bairro Independência, firma re-gistrada com mais de 10 anos de funcionamento, motivo da venda: Mudança de cidade. Telefones de contato, 28 9901 7350 e 28 9255 9631, boas condições de pagamento.

Aluga-se Loja 35m² com me-zanino excel. Localização no 2º piso do shopping Cacho-eiro. Aluguel a combinar. (28) 9968-3145

VENDE-SEJazida de Mármore Branco

em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VIDRO E PORTAS

BALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VIDRO CONTATO:9985-1506

tor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, mo-tor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Honda Fit 2005/2005 completo auto-mático. Prata. 3521-6854 / 9975-1026

Fiorino 94, carroceria estendida. R$ 10.200,00 - 9945-4646 (Vilceir)

Vespa 76. Preta - R$ 1.500,00. Vilceir 9945-4646

Capota estrada de fibra, semi-nova. Vilceir 9945-4646

sete de setembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

ALUGO SALA COM ESCRITORIO MO-BILIADO EM CACHOEIRO. BAIRRO IBITIQUARA. ACESSO À INTERNET BANDA LARGA, RECEPÇÃO, LUZ, ÁGUA, IPTU INCLUSO NA MENSALI-DADE. R$ 500,00. TEL. (28)3517.2351

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localização, capa-cidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Itaóca Praia - Aluguel para temporada casa ampla e arejada - 2 quartos, 2 ba-nheiros, garagem, 3 quadras da praia - Ótima Localização. Beth (28) 3529-2043 - 8805-6499.

Aluga-se uma casa na rua das Acácias, 37, vila rica, 3 quartos, sala cozinha, ba-nheiro, área de serviço. Copa, banheiro, área de serviço. Tel 3522-6147

Aluga-se ponto comercial no Edificio Franklin no centro da cidade de cacho-eiro de Itapemirim próximo ao Posto Oa-sis. sala com 2m² ideal para chaveiro, tel 35221660 ou tratar no proprio Edificio.

Aluga-se apartamentos e salas comer-ciais no Edificio franklin, no centro da cida-de de cachoeiro de itapemirim TEl 3522 1660

Aluga-se uma casa na Rua Padre José de Anchieta, Ilha da Luz. Com 2 quartos, sala x copa, cozinha, suite, terraço e co-bertura - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Aluga-se um apartamento com 2 quar-tos, sala , cozinha e banheiro. Rua Nilton Prado nº 04 - Bairro Ibitiquara. Próximo ao Tiro de Guerra. Falar com Edna: Tel 3511-5644 ou 9976-2070.

Page 11: Quarta 13/07/2011

11Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

AIROMAV – Assoc. das Ind. De Rochas Or-nam. De Atílio Vivácqua, convoca nos termos da lei e do estatuto todos seus associados a partici-parem da Assembléia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 26 de Julho de 2011, terça- feira no Auditório da Secretaria de Educação de Atílio Vivácqua, situada na Praça José Valentim Lopes, nº 06, Centro, Atílio Vivácqua, com pri-meira chamada às 8:00 hrs, com dois terços dos associados e a segunda chamada às 8:30 hrs para início da Assembléia, para deliberar os seguinte assunto:

- Contribuição do associado para manutenção da estrutura de resíduo industrial.

Antecipando nossos agradecimentos pela pre-sença de V.Sª na Assembléia subscrevemo-nos.

ATÍLIO VIVÁCQUA- ES, 12 SE JULHO DE 2011.

ADEMIR POSSEBOM DEBONNAPRESIDENTE - AIROMAV

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

2º. Grau completo (Minino) - conhecimento em Sistemas Operacionais ( Linux, Windows) - conhecimento em Redes TCP/IP - noção de manuten-ção de hardware - Disponibilidade - conhecimentos em rede HFC.

Enviar Currículos:e-mail: [email protected]: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE ANALISTA SUPORTE JR

2º Grau completo, conceitos básicos de informática, residente no mu-nicípio e experiência na área. Benefícios: Ticket Refeição, vale transporte, comissão e plano saúde (após o término de contrato de experiência).

Enviar Currículos:e-mail: [email protected]: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE VENDEDOR EXTERNO

Vende-se um volante Joystick universal, com carregador e pi-lha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Máquina de recarga de cartucho semi-nova, com pressurizador e alguns ml de tinta- barato - 9955-3120 ou 3517-8437

Processador Dual Core 2 duo E4600 2.4GHz - Placa Mãe GIGABYTE GA-945GCMX--S2 - Placa de Vídeo NVI-DEA 9600GT - Memória 4GB RAM - 2 HD's 40GB e 250GB - Monitor LCD 22" - Wides-creen - Home Theater com 5 caixas de som e 1 subwoofer - Teclado (Mini) - Mouse X6--70D- Impressora HP D1660 - 2pç Joystick TWIN SHOCK - R$ 1.400,00 - 9945-6122 e 3518-7169

Serviços de informática em geral, manutenção, redes, roteamento de modem, com-partilhamento de internet. Orçamento gratuito em do-micílio - 9882-6613 - Ander-son Castro.

REPRESENTANTE COMERCIAL.Procura representada para Curiti-ba e região metropolitana. Como re-presentante ou preposto. Tratar 041-9969-2155 emial [email protected]. Mande a c/c que deposito o valor. Att.Pedro.

OPORTUNIDADE DE EMPREGOA Embratel chegou em Cachoeiro, e está cadastrando vendedores para o Livre, o melhor telefone fixo do Bra-sil. Seja um vendedor do Livre: entre-gue ainda HOJE o seu curriculum com foto no ponto de vendas da Embratel, no Shopping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma excelente oportunidade de ga-nhos permanentes.”

INSTRUTORES DE INFORMÁTICAExperiência no ensino de informá-tica, boa verbalização, boa didáti-ca. Ambos os Sexos, disponibilida-de de horários. Empresa sólida no mercado a vários anos assina car-teira e dá toda estrutura ao candi-dato. Contatos 3511-1990.

Procuro emprego como balconista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionis-ta. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se estoquista de auto pe-ças, preencher currículo pelo site www.pegab.como.br

Page 12: Quarta 13/07/2011

12 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA

geralHaverá um debate sobre os projetos de implantação da Cozinha Comunitária e do Restaurante Popular em Cachoeiro

notaTom

e

Sesa vai atender em casaPacientes que sofrem de apneia obstruti-va do sono, doença pul-monar obstrutiva crôni-ca e outras patologias respiratórias receberão assistência em suas re-sidências, prestada por uma empresa contrata-da pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O serviço é um dos úni-cos do país para pacien-tes do Sistema Único de Saúde (SuS). Além do Es-pírito Santo, somente São Paulo oferece o trata-mento domiciliar. A assi-natura deste contrato foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino; a superintenden-te regional de Vitória, lucia lessa; e o sócio ad-ministrativo da empresa vencedora do pregão de registro de preços, Glo-bal Hosp, Marcos Santa-na leal.

Segurança Alimentar é tema em Cachoeiro-ESOs projetos de

implantação da Cozinha Comunitária e do Restauran-

te Popular em Cachoeiro de Itapemirim-ES como par-te da política de segurança alimentar e nutricional do município serão debatidos em conferência a partir de amanhã. Usuários, órgãos e entidades que integram a estrutura de atendimento, como do programa Compra Direta Quilombola, partici-pam do evento, que acon-tece no campus I do Centro Universitário São Camilo – ES, no bairro Paraíso.

Para organizar a confe-rência, a Secretaria Muni-cipal de Desenvolvimen-to Social (Semdes) montou uma comissão formada por representantes da prefeitura e da sociedade civil organi-zada. “Até por ser a primei-ra edição, o tema da con-ferência é bem abrangente. Vamos fazer uma avalia-ção da política que estamos implantando em Cachoei-ro e conferir os parâmetros da legislação que instituiu a política nacional de segu-rança alimentar”, destaca a secretária municipal de De-senvolvimento Social, Nil-céia Pizza.

Petrobrás abre concurso públicoAs inscrições para o concurso público da Pe-trobras começaram on-tem . A oferta é de 589 vagas para car-gos de nível médio e superior. No Espírito Santo, foram destina-das 22 oportunidades para cargos de nível médio. As chances de nível superior são na-cionais. A remuneração mínima inicial varia en-tre R$ 1.801,37 e R$ 2.615,86, para cargos de nível médio, e en-tre R$ 5.770,31 e R$ 6.217,19, para os de nível superior. Os pro-fissionais também re-cebem benefícios como previdência comple-mentar, plano de saú-de (médico, hospitalar, odontológico, psicoló-gico e benefício far-mácia) e benefícios educacionais para de-pendentes, entre outros.

USUÁRIOS, órgãos e entidades participam do evento

Amanhã 18h- Credenciamento19h- Abertura oficial19h30- Apresentação cultural20h- Conferência magna: “Ali-mentação adequada e saudá-vel: direito de todos”, com o secretário de Estado de Assis-tência Social, Trabalho e Direi-tos Humanos, Rodrigo Coelho21h- Debate21h30- Encerramento

Quinta- feira 8h30- Apresentação sobre as ações da Subsecretaria de Se-gurança Alimentar e Nutricio-nal da Semdes9h- Leitura e apreciação do re-gimento interno10h- Instalação dos grupos de trabalho – facilitadoresEixo 1 – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimenta-ção adequada e saudável e a

soberania alimentar – Facilita-dora: Nilcéia Pizza, secretária municipal de Desenvolvimento SocialEixo 2 – Plano Nacional de Se-gurança Alimentar e Nutricio-nal – Facilitador: Pedro Maku-mdundu Kitoko, presidente do Conselho Estadual de Seguran-ça Alimentar (Consea - ES).Eixo 3 – Sistema e Política Na-cional de Segurança Alimentar e Nutricional – Facilitador: José Gomes de Oliveira Filho, geren-te de Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado de As-sistência Social, Trabalho e Di-reitos Humanos (Seastdh).13h30- Instalação da plenária para análise, discussão e apro-vação das propostas dos gru-pos.16h- Eleição dos Delegados à IV Conferência Estadual de Segu-rança Alimentar e Nutricional

Amanhã 18h- Credenciamento19h- Abertura oficial19h30- Apresentação cultural20h- Conferência magna: “Ali-mentação adequada e saudá-vel: direito de todos”, com o secretário de Estado de Assis-tência Social, Trabalho e Direi-tos Humanos, Rodrigo Coelho21h- Debate21h30- Encerramento

Quinta- feira 8h30- Apresentação sobre as ações da Subsecretaria de Se-gurança Alimentar e Nutricio-nal da Semdes9h- Leitura e apreciação do re-gimento interno10h- Instalação dos grupos de trabalho – facilitadoresEixo 1 – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimenta-ção adequada e saudável e a

soberania alimentar – Facilita-dora: Nilcéia Pizza, secretária municipal de Desenvolvimento SocialEixo 2 – Plano Nacional de Se-gurança Alimentar e Nutricio-nal – Facilitador: Pedro Maku-mdundu Kitoko, presidente do Conselho Estadual de Seguran-ça Alimentar (Consea - ES).Eixo 3 – Sistema e Política Na-cional de Segurança Alimen-tar e Nutricional – Facilitador: José Gomes de Oliveira Filho, gerente de Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Seastdh).13h30- Instalação da plenária para análise, discussão e apro-vação das propostas dos gru-pos.16h- Eleição dos Delegados à IV Conferência Estadual de Se-gurança Alimentar e Nutricio-nal.

Programação:

Page 13: Quarta 13/07/2011

13Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA

regionalA administração municipal vai adotar o sistema de placas indicativas sobre os locais de turismo de aventura e lazer de Guaçui

notaTom

e

Denúncias aumentam pelo 181O serviço Disque-Denún-cia registrou, no segundo trimestre de 2011, um aumento no número de li-gações feitas à Central. De abril a junho foram recebidas 6.670 liga-ções contra 5.933 en-tre janeiro e março des-te ano. Essas ligações contêm informações re-lativas à localização de criminosos e atividades ilícitas em todo o Estado.Somente no mês de ju-nho, foram registradas 2.063 ligações – sendo 1.866 relativas a novas informações e 197 rela-cionadas a informações complementares às de-nuncias feitas anterior-mente

Guaçui-ES implementa ações de turismo no sulGu a ç u í - E S ,

município do extremo Ca-paraó, que explorar ain-

da mais as potencialida-des turísticas do Parque Nacional que separa os estados do Espírito San-to e Minas Gerais. O mu-nicípio, cercado por belas montanhas, cachoeiras, minas, patrimônios e pon-tos como o monumento do Cristo Redentor, chama a atenção de quem passa pela BR 482.

A intenção da munici-palidade é a implantação de placas que possam si-nalizar os principais atra-tivos turísticos e assim elaborar um plano para o desenvolvimento do tu-rismo no município. De acordo com o secretário municipal da Cultura, Tu-rismo e Esporte, Wildes José Ferreira, o Município tem um potencial turístico que precisa e merece ser explorado.

A ideia de implantar as placas surgiu a partir da visita de uma jovem re-pórter de Vitória, que veio conhecer a cidade para fa-zer um trabalho voltado ao turismo. “Há muito tem-po participo de atividades voltadas ao turismo. Per-cebo que aqui em Guaçuí temos um grande poten-cial que precisa ser explo-rado. Por isso, fiz um le-vantamento das principais áreas que temos e que pre-cisam ter placas de sinali-zação”, enfatizou.

O MUNICÍPIO de Guaçuí-ES quer expor suas belezas para o visitantes que procura a região

CNH Social para quem precisaPara quem precisa tirar carteira de habilitação, mas a grana está curta, uma boa notícia: está em vigor no Espírito Santo o programa social de For-mação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veícu-los Automotores. É preci-so se inscrever e atender a alguns critérios. Fique atento ao prazo. O cro-nograma está a seguir. A CNH Social é um pro-grama do governo do Es-tado que tem por finali-dade facilitar o acesso à primeira habilitação nas categorias "A", "B" e "AB", e nos casos de mu-dança de categoria para as habilitações "D" e "E. O programa se destina a pessoas de baixo poder aquisitivo, com renda fa-miliar de até dois salários mínimos. Podem se inscre-ver aqueles que estive-rem comprovadamente desempregados há mais de 02 (dois) anos, benefi-ciários do Programa Bol-sa Família, egressos do sistema prisional e alunos da rede pública de ensi-no que comprovem bom desempenho escolar.

Se destacam entre os atrativos turísticos de Guaçui, os distritos de São Pedro de Rates, São Tiago e São Miguel do Caparaó; algumas ca-choeiras como Carlito, Tremedeira e Barra, e locais de visitação como o Cemitério dos Escravos. Serão con-feccionadas 30 placas que servirão para orientar os turistas que passa-rem pela cidade. A função é indicar distritos, cachoeiras, patrimônios, fazendas e localidades rurais.

Uma das sugestões apresentadas foi a do comandante da Polícia Mi-litar Ambiental de Guaçuí, tenente Roberto Martins, que sugeriu acres-centar em algumas placas o telefo-ne e o e-mail da Polícia Militar Am-biental para que as pessoas possam denunciar a degradação ambiental. “Recebemos muitas denúncias atra-vés do nosso e-mail, por isso, acho interessante acrescentar nas placas nossos contatos”.

Áreas de turismo

Page 14: Quarta 13/07/2011

14 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA

segurançaAs motos são mais de trinta por cento da frota de veículos circulando em todo o Espírito Santo e seus condutores são os campeões em infrações

notaTom

e

CNH pela internetOs motoristas que precisam tirar a segunda via da Car-teira Nacional de Habilita-ção ou que quiserem reque-rer a CNH definitiva agora podem solicitar esses servi-ços pelo site do Detran do Espírito Santo. Os requisi-tos são os seguintes: a CNH precisa ter sido emitida pelo Detran/ES; data de emis-são deve ser após 29 de no-vembro de 2007; motorista não pode ter nenhum impe-dimento administrativo ou ju-dicial; Não pode estar com a CNH suspensa, cassada ou com a permissão cancelada e a carteira não pode estar com o exame médico para vencer em até 30 dias. Para conseguir o serviço, a pessoa deve acessar o site www.de-tran.es.gov.br. Após preen-cher as informações, o usuá-rio imprime o boleto para o pagamento da taxa no ban-co. O valor é R$ 147,82. Se-gundo o Detran, o documen-to é entregue na casa do requerente em três dias.

Motocicletas: aumentam a frota e os acidentesElas são mais de

trinta por cento da frota de veí-culos circulando em todo o Espí-

rito Santo e seus conduto-res são os campeões absolu-tos em infrações de trânsito e no número de acidentes com mortes e mutilações que incapacitam para sem-pre. De janeiro a junho, de um total de 18.264 notifi-cações, foram 9.237 multas para quem anda de motoci-cleta, segundo o Batalhão de Trânsito da Polícia Mi-litar.

O Departamento Esta-dual de Trânsito – Detran – revela que há cerca de 380 mil motos registradas con-

tra mais de 670 mil auto-móveis. Esses números se multiplicam no interior do Estado onde existe uma moto para cada carro. Essa diferença causa surpresa ao comando do Batalhão de Trânsito que fez esse apa-nhado mostrando que as motos são responsáveis por 51% das multas.

“O número total assusta. E piora, ainda mais, quando vemos que a maioria des-ses autos de infração é de condutores não habilitados, pessoas que não têm cartei-ra de motorista para andar de moto", frisa o coman-dante do batalhão, tenente--coronel Marcos Tadeu Ce-lante.

Encontro produtores de café ConilonCom o objetivo de continu-ar com o desenvolvimento do trabalho de orientação sobre o cultivo de café Co-nilon aos produtores rurais de Iconha, o Instituto Ca-pixaba de Pesquisa, As-sistência Técnica e Exten-são Rural (Incaper) realiza amanhã , em parceria com a prefeitura municipal, o Encontro de Produtores de Café Conilon. As palestras do encontro terão inicio a partir das 9 horas, no sa-lão comunitário da comu-nidade de Bom Destino e para cerca de 80 pessoas. logo após, às 13 horas, será realizada uma visi-ta técnica na propriedade do Sr. Valentin Cremonini, que foi um dos primeiros a implantar uma unidade de produção de café Conilon na região com a orienta-ção dos técnicos do Inca-per

USUÁRIOS, órgãos e entidades participam do evento

O quadro é mais assus-tador, segundo as autori-dades de segurança, já que somadas as multas aplica-das a todos os tipos de ve-ículos, são 2.824 registros de condutores inabilita-dos, 15% do total de infra-

ções do primeiro semestre de 2011. Entre os motoci-clistas, foram notificados 2.069 condutores que não têm a licença para dirigir.

“Esse é o principal ín-dice entre as motos, com 22% do total de infrações.

É um número assustador. A impressão é que está mais fácil comprar uma moto do que tirar a carteira de per-missão", diz o tenente-co-ronel.

Uma motocicleta pode ser parcelada em 72 me-

ses, com parcelas abaixo de R$ 150,00, sem entra-da. E com um litro de com-bustível percorrem-se até 40 km. "Essas facilidades reforçam a necessidade da fiscalização", defende Ce-lante.

Sem licença

O Samu registrou 2 mil ocorrências a mais é a di-ferença entre as estatísti-cas de acidentes com motos atendidos pelo Samu, en-tre 2009 e 2010, no Estado. No ano passado, dos 10,4 mil casos, 5,4 mil envolviam motos.

O Departamento Esta-dual de Trânsito do Espí-rito Santo (Detran-ES) vai

ampliar a formação dos mo-tociclistas até o final des-te ano. Uma das mudanças previstas está no material didático entregue aos Cen-tros de Formação dos Con-dutores (CFCs), que incluirá, agora, informações exclusi-vas para quem busca a car-teira de habilitação para motociclista.

O material virá com a le-

gislação específica para mo-tos, além de dicas de mecâ-nica, regras de segurança e direção defensiva, por exem-plo. A intenção é melhorar a formação desse condutor.

Outra ação será o envio panfletos educativos para os motociclistas com cartei-ra tipo A (moto) e tipo A/B (moto e carro). Nesse mate-rial estará a explicação da

legislação de trânsito, dei-xando claro ao motociclista o que pode e o que não pode ser feito, além de detalhes das punições e das

O Detran-ES ainda quer modificar as ques-tões que são utilizadas, hoje, nas provas teóricas, acrescentando assuntos que abordem situações do cotidiano.

Prevenção OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

Page 15: Quarta 13/07/2011

15Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

políciapolíciam

ais

PESQUISA

Traficante é preso com crack no distrito de Pacotuba

Um trabalho em conjunto das delegacias de Cachoeiro - Dipo, Depatri e DCCV -, que envolveu mais de dez policiais

Ladrão de fé rouba santoA policia militar foi acionada para comparecer na Rua Bai-xo Guandú, no bairro Zum-bi, onde segundo a vitima luiz Marcelo da Silva, 37, sua casa foi arrombada e o invasor te-ria levado uma botija de gás e varias imagens de santo. A PM realizou buscas, mas o au-tor não foi localizado, a vitima foi orientado a procurar a De-patri.

Um trabalho em con-junto das delega-cias de Cachoei-ro - Dipo, Depatri e DCCV -, que en-

volveu mais de dez policiais, sob o comando do delegado Eduar-do Martelo, na manhã de ontem resultou na prisão de um dos tra-ficantes mais temidos da loca-lidade de Pacotuba, distrito de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Paulo Cesar Lopes, 39 anos, co-nhecido como “Petéco” foi pre-so em flagrante em sua resi-dência depois que vinha sendo investigado por ser responsável por um intenso movimento de trafico de drogas naquela região.

Segundo a policia ele tam-bém é acusado de ser o mandan-te de uma tentativa de homicídio contra um menor de no dia 15 de setembro de 2010 onde foram efetuados 12 tiros contra a viti-ma que conseguiu escapar sem

por Ronaldo Índio Brasil

SEGUNDO a policia ele também é acusado de ser o mandante de uma tentativa de homicídio

Foragidos da Justiça são presos em CachoeiroPoliciais da RP 2627

conseguiram deter duas pessoas que estariam fo-ragidos da justiça no ES. A primeira prisão aconteceu na Rua José Nunes Sobri-nho, no bairro Alto União, onde foi detido Leonardo Gomes de Oliveira, 39, vul-go “Jaburuna”, morador do bairro são Luiz Gonzaga.

Ele foi abordado na rua em atitude suspeita e após uma averiguação via Cio-des, os policias foram in-formados de que o mesmo estava com dois mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Viana. Lá ele havia sido condenado a 10 anos de prisão por rou-bo e formação de quadri-lha.

Ainda segundo a poli-

cia, ele era um dos integran-tes do grupo do traficante “Naim” que aterrorizava os moradores do município de Jerônimo Monteiro, mas foi assassinado em Maratai-zes. Leonardo é fugitivo da colônia penal agrícola de Viana onde segundo teria fugido pela porta da frente da penitenciária. Ele foi en-caminhado para o DPJ e fi-cou a disposição da justiça

A segunda prisão da mesma equipe aconteceu na Rua Dulce Santos, no bairro Basiléia, onde um homem foi avistado em ati-tude suspeita e ao ser abor-dado pela guarnição tentou passar nome errado dizen-do se chamar Marcos. Mas como já é conhecido da po-licia teve que falar a verda-

de e se identificou como Rogério Marques Francis-co Filho, 29, anos morador do bairro Recanto.

Ele estaria foragido do Instituto de Reabilitação Social de Vila Velha desde o dia 14 de maio deste ano. Segundo Rogerinho, como é conhecido, ele estava trabalhando na rua porem disse que não se adaptou ao sistema e não retornou mais para a unidade prisio-nal, voltando novamente para Cachoeiro.

Ele foi encaminhado para o DPJ onde permane-ceu à disposição da justi-ça. Nas próximas horas, os dois foragidos deverão ser encaminhados novamente para suas unidades de ori-gem.

OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

Prova para Cabos acontece no domingo Acontece no próximo domingo, das 14 às 18 horas, a prova para o Curso de Habilitação de Cabos da Polícia Militar do Espírito Santo. A prova será re-alizada no Bloco VI da Faesa, localizada na Avenida Vitória, número 2.220, Ilha de Santa Maria, em Vitória. Participa-rão da prova 1.645 policiais inscritos. Os portões da facul-dade serão abertos às 13 ho-ras para os candidatos. O re-sultado parcial será divulgado na terça-feira no site da Polícia Militar, na Intranet.

Polícia Ambiental apreende aves e armasPoliciais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) reali-zaram operações nos municípios de Bom Jesus do Norte e Nova Venécia para cumprimento de mandados de busca e apreen-são e para coibir a caça ilegal de animais silvestres. Somente em Bom Jesus do Norte, Sul do Esta-do, foram apreendidos 18 pás-saros que eram mantidos em ca-tiveiro de forma ilegal, além de 21 gaiolas e três alçapões usa-dos para caça ilegal. Após de-núncias anônimas, uma guarnição do Bpamb encontrou oito colei-ras, dois trinca-ferros, três caná-rios da terra, um galinho da ser-ra, dois sabiás, um sanhaço e um curió. Os animais foram encami-nhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Cachoeiro de Itapemirim. O co-mandante do Pelotão da Polícia Ambiental do Caparaó, tenen-te Roberto Martins, enfatiza que “existem outras denúncias não só em Bom Jesus, mas também em outros municípios da região e que todas serão devidamente atendi-das e os procedimentos de praxe serão adotados”. As denúncias poderão ser feitas pelos telefo-nes da Polícia Militar Ambiental da Região do Caparaó através dos telefones: (28) 3553-2042 e (28) 3553-1398 ou através do e-mail [email protected].

ser atingido. O autor dos dispa-ros também já foi identificado pela Delegacia de Crimes con-tra a Vida

De posse de um mandado de buscas e apreensão expedi-do pela 1ª vara criminal, os po-liciais realizaram uma busca na casa do acusado e conseguiram

apreender uma grande quantida-de de drogas que seriam comer-cializadas por ele.

Foram aprendidas uma ba-lança de precisão utilizada para pesar as drogas, 40 pedras de crack prontas para serem comer-cializadas, uma touca ninja, ma-teriais para embalar as drogas,

R$ 1.000 e uma pedra de maior proporção pesando cerca de 370 gramas de crack que, segundo a polícia, daria para fazer aproxi-madamente 1500 pedras peque-nas da droga.

Paulo Cesar foi encaminhado para o DPJ onde foi recolhido e ficou a disposição da justiça.

Page 16: Quarta 13/07/2011

16 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Hoje o destaque da coluna é a esperta GEOVANA DA SILVA RODRIGUES, filha dos proprietários da Panificadora Bela Vista. ADRIANO e ANDRÉIA

40 Graus+ Livro sobre o centenário da Santa Casa de Cacho-eiro em fase final de pro-dução + Futsal de base de Cachoeiro revelando ta-lentos e cidadãos para o futuro com muita empol-gação + Venda Nova do Imigrante se integrando a Rota do Café e do Impe-rador da qual faz parte o seu município vizinho + É Conceição do Castelo que obteve um grande retorno com o turismo de aventura durante o primeiro semes-tre + Trio “Os Gargan-

ta de Ouro” preparan-do mais uma gravação de CD com músicas inéditas + Festival da Sanfona e da Viola movimentando o mu-nicípio de Mimoso do Sul neste mês + Banda Vida Boa, de Bom Jesus do Norte, começando a apa-recer no cenário do sul do estado + Cachoeiro Stone Fair de 23 a 28 de agos-to, em meio às pedras or-namentais, estão previstos shows musicais + Bibliote-ca do Palácio das Águias, em Marataízes atraindo

visitantes até em perío-do de inverno + Coral Voz dos Anjos se destacando em apresentações em vá-rios municípios do sul do estado + Projeto “Dança no ES” chegando a Caste-lo no final de julho e dedi-cados aos artistas locais + Selo sobre Newton Braga será lançado em meados de setembro para homena-gear ao poeta cachoeirense + Casa dos Braga revitali-zada e agora patrimônio cultural do Espírito San-to com todo merecimento

AlegriaHumor - Já no dia 23, o hu-morista Pedro Bismark traz para o teatro o show “Bo-beira pega”, protagonizado por seu personagem Ner-so da Capitinga, imortaliza-do pelo programa de televi-são “Escolinha do Professor Raymundo”. A partir das 21h, Nerso vai contar histó-rias, piadas e causos inédi-tos e consagrados. Saraus e show de talentos da tercei-ra idade também fazem par-te da programação de julho. O Teatro Municipal Rubem Braga fica na Avenida Bei-ra Rio, bairro Guandu. Mais informações pelo telefone: 3155-5356.

Luan Música - O fenômeno Luan Santana estará mais uma vez no sul do Estado. Des-sa vez, em Cachoeiro de Ita-pemirim. Os fãs da música sertaneja universitária já ini-ciaram a contagem regressi-va para o show do dia 16 de julho, no Parque de Expo-sições do bairro Aeroporto. Luan Santana é um dos des-taques no cenário da música atual e responde por suces-sos como "Meteoro", "Adre-nalina", "Sinais", "Um bei-jo" e "Amar não é pecado", que está na trilha sonora da novela Morde e Assopra, da Rede Globo.

Lazer - Estão abertas as inscri-ções para quem quiser colo-car qualquer tipo de comércio no Parque de Exposições “Ge-raldo Santos”, durante a Fes-ta de Alegre e 39ª Exposição Agropecuária, que acontece de 11 a 14 de agosto. Interes-sados devem procurar o Proto-colo, que fica na Avenida Jerô-nimo Monteiro, antiga loja da Tutuca, com o formulário em anexo completamente preen-chido, além dos documentos solicitados. As inscrições vão até o dia 16 de julho. Informa-ções pelo telefone 28 3552-4411 (SEMTUCE) e 28 3552-2046 (Protocolo).

Alegre Show - No dia 22, dois ta-lentos da nova geração da música brasileira sobem ao palco do teatro Rubem Bra-ga juntos para uma apresen-tação. De um lado, a carioca Nina Becker apresenta can-ções dos elogiados álbuns "Azul e vermelho". Do ou-tro, o cantor e composi-tor mineiro Pedro Morais mostra o segundo álbum de sua carreira, "Sob o sol". O show será às 20h. A abertu-ra será feita pelo músico ca-pixaba Alexandre Lima.

Música

CulturaApoio - Secretaria de Esta-do da Cultura publicou no Diário Oficial, o resultado final do edital de concessão de prêmio para circulação de shows musicais produzi-dos no Espírito Santo (edital número 005/2011). Foram investidos R$ 4.855.000,00 neste ano com o lançamento de 22 editais de incentivo à cultura. Esses recursos irão beneficiar artistas e agentes culturais, com a proposta de tornar a atividade cultural uma importante estratégia de desenvolvimento e inclu-são social.

Cultura – A prefeitura de Cachoeiro lançou um con-curso cultural vai estimu-lar alunos de escolas pú-blicas a conhecerem a obra de Newton Braga. As inscrições estarão aber-tas até o final de julho. As inscrições deverão ser fei-tas pelas escolas na Secre-taria Municipal de Cultu-ra. Cada unidade de ensino poderá inscrever apenas um trabalho por categoria. Por isso, todas devem fa-zer uma seleção prévia da produção dos alunos. O edital do concurso e a fi-cha de inscrição estão dis-poníveis no site da prefei-tura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). Mais informações: 3155- 5221.

Braga