a gazeta economia....2016/07/13  · a gazeta quarta-feira, 2 de outubro de 2013 editora: elaine...

1
16 A GAZETA QUARTA-FEIRA, 2 DE OUTUBRO DE 2013 EDITORA: ELAINE SILVA [email protected] Tel.: 3321.8327 agazeta.com.br/dinheiro gazetadinheiro Economia. Ministério da Agricultura terá 796 vagas Pág. 22 MAPA DO INVESTIMENTO 9 PROJETOS ABREM 16.400 EMPREGOS NO ESTADO Empreendimentos vão desde portos até fábrica de painel solar DENISE ZANDONADI [email protected] Pelo menos nove grandes projetos deverão dar im- pulso para a economia ca- pixaba, sendo que alguns ainda estão em fase de li- cenciamento, mas outros já começam a ser instala- dos. São empreendimen- tos em várias áreas da eco- nomia, alguns destinados a atender a indústria do petróleo, mas não relacio- nados com o Complexo Gás-químico de Linhares, da Petrobras. São nove projetos, entre os de maior porte, que de- vem receber pelo menos R$ 5,7 bilhões em investi- mentos e que garantirão mais de 16 mil empregos diretos (16,4 mil) entre a implantação e a operação destas plantas industriais. Ainda um pouco longe do início da operação, já são considerados como possíveis de ser instala- dos. Segundo o secretário estadual de Desenvolvi- mento, Nery De Rossi, o destaque desses empreen- dimentos é que estão loca- lizados no Norte e Sul do Estado e também na re- gião próxima à Grande Vi- tória. desde terminais portuários voltados para a atividade petrolífera até montadoras de ônibus, co- mo a unidade que a Mar- copolo instalará em São Mateus, no Norte do Esta- do. “Inicialmente, serão apenas montados mi- cro-ônibus, mas posterior- mente poderão ser fabri- cadas peças também na unidade no Estado”, expli- ca De Rossi. NOVO Uma das novidades en- tre os novos projetos é a em- presa que se instalará em Colatina para produzir sis- temas de geração de ener- gia fotovoltaica. A Tech- no-Cells, uma das empresas do grupo Solar-Par, come- çará a produzir no final de 2014 e o objetivo é colocar no mercado equipamentos para gerar energia a partir da captação da luz solar. Vale destacar também que o Estado está prestes a receber obras de constru- ção de terminais portuá- rios tanto no Norte, quan- to no Sul. São portos vol- tados para atividades de apoio à exploração e pro- dução de petróleo e reparo de embarcações destina- das ao atendimento das plataformas, além de ter- minais de carga geral. São projetos que de- mandarão, segundo De Rossi, mão de obra especia- lizada a ser contratada, preferencialmente no Esta- do. “Mas, para que isto aconteça será preciso trei- nar e qualificar estes traba- lhadores”, afirma o secre- tário de Desenvolvimento. Todos estes projetos fazem parte do In- vest-ES, programa de in- centivos a novos empre- endimento desenvolvi- do pelo governo do Esta- do. Outras mil empresas, de todos os portes, parti- cipam do Compet-ES, programa que abrange 21 setores da economia. O objetivo é melhorar a produtividade e compe- titividade das empresas por meio de incentivos específicos.

Upload: others

Post on 27-Mar-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A GAZETA Economia....2016/07/13  · A GAZETA QUARTA-FEIRA, 2 DE OUTUBRO DE 2013 EDITORA: ELAINE SILVA ecferreira@redegazeta.com.br Tel.: 3321.8327 agazeta.com.br/dinheiro gazetadinheiro

16A GAZETA QUARTA-FEIRA, 2 DE OUTUBRO DE 2013

EDITORA:

ELAINE [email protected]

Tel.: 3321.8327agazeta.com.br/dinheiro

gazetadinheiro

Economia. Ministério daAgricultura terá796 vagasPág. 22

MAPA DO INVESTIMENTO9 PROJETOS ABREM 16.400EMPREGOS NO ESTADOEmpreendimentos vão desde portos até fábrica de painel solar

DENISE [email protected]

Pelo menos nove grandesprojetos deverão dar im-pulso para a economia ca-pixaba, sendo que algunsainda estão em fase de li-cenciamento, mas outrosjá começam a ser instala-dos. São empreendimen-tosemváriasáreasdaeco-nomia, alguns destinadosa atender a indústria dopetróleo, mas não relacio-nados com o ComplexoGás-químico de Linhares,da Petrobras.

Sãonoveprojetos,entreos de maior porte, que de-vem receber pelo menosR$ 5,7 bilhões em investi-mentos e que garantirãomais de 16 mil empregosdiretos (16,4 mil) entre aimplantação e a operaçãodestas plantas industriais.

Ainda um pouco longedo início da operação, jásão considerados comopossíveis de ser instala-dos. Segundo o secretárioestadual de Desenvolvi-mento, Nery De Rossi, odestaquedessesempreen-dimentoséqueestão loca-lizados no Norte e Sul doEstado e também na re-gião próxima à Grande Vi-tória.

Há desde terminaisportuários voltados para aatividade petrolífera atémontadorasdeônibus,co-mo a unidade que a Mar-copolo instalará em SãoMateus, no Norte do Esta-do. “Inicialmente, serãoapenas montados mi-cro-ônibus,masposterior-mente poderão ser fabri-cadas peças também naunidadenoEstado”,expli-ca De Rossi.

NOVOUma das novidades en-

treosnovosprojetoséaem-presa que se instalará emColatina para produzir sis-temas de geração de ener-gia fotovoltaica. A Tech-no-Cells,umadasempresasdo grupo Solar-Par, come-çará a produzir no final de2014 e o objetivo é colocarno mercado equipamentospara gerar energia a partirda captação da luz solar.

Vale destacar tambémqueoEstadoestáprestesareceber obras de constru-ção de terminais portuá-rios tanto no Norte, quan-to no Sul. São portos vol-tados para atividades deapoio à exploração e pro-duçãodepetróleoereparode embarcações destina-das ao atendimento dasplataformas, além de ter-minais de carga geral.

São projetos que de-mandarão, segundo DeRossi,mãodeobraespecia-lizada a ser contratada,preferencialmentenoEsta-do. “Mas, para que istoaconteça será preciso trei-nar e qualificar estes traba-lhadores”, afirma o secre-tário de Desenvolvimento.

Todos estes projetosfazem parte do In-vest-ES, programa de in-centivos a novos empre-endimento desenvolvi-do pelo governo do Esta-do. Outras mil empresas,de todos os portes, parti-cipam do Compet-ES,programa que abrange21 setores da economia.O objetivo é melhorar aprodutividade e compe-titividade das empresaspor meio de incentivosespecíficos.

Documento:AG02CAEO016;Página:1;Formato:(274.11 x 381.00 mm);Chapa:Composto;Data:01 de Oct de 2013 22:36:46