quinta - 23/02/2012

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES QUINTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2012 Nº41228 WWW.FOLHADOES.COM SÓ JESUS CRISTO SALVA ! A Associação de Criadores e Produtores do Espírito Santo (Acepes) está sendo despeja- da pela Prefeitura de Cacho- eiro de Itapemirim, num ato draconiano e de má-fé. De forma unilateral como se fosse uma entidade qualquer, nascida ontem. Para ação tão pusilânime, suspeita-se de inte- resses além do público. Ao rigor do mesmo critério, por não es- tar cumprindo esta ou aquela finalidade, sem mencionar quais outras concessões da cidade deveriam ter contrato de comoda- to rescindido. Os cachoeirenses conhecem a história da Acepes que nasceu com a criação do Parque de Exposição Carlos Caiado Bar- bosa, no Governo Gerson Camata, 1982. Do início da administração Roberto Va- ladão (PMDB), iniciou-se parceria com o Governo do Estado, tendo como interlocu- tor e administrador o então vice-governa- dor José Moraes, também produtor rural. Construiu-se então, com visão futurista, o maior Parque Permanente de Exposição do Espírito Santo. Então nasceu a Acepes. De modo intempestivo, surpreendente, o Prefeito Carlos Casteglione (PT), unilateral- mente, cassa o direito de gerenciar desta entidade idônea, de pessoas honradas, que receberam apoio por quase três décadas de governantes responsáveis, transforman- do o Parque de Exposição num palco de ec- léticos eventos. Para tanta ousadia e por tudo que esta administração se atreve a se incrustar com objetivos escusos, faltando menos de 1 ano para encerrar o governo, não me surpreen- deria que já exista um projeto maléfico em favor de algum grupo (Prefeitura de Ca- choeiro não tem competência para adminis- trar), que represente Caixa Dois. Este jornal se posiciona contra esse ato dis- cricionário e bandido ao transformar os pro- dutores rurais em estorvos depois de tantas conquistas, cuja história é inequívoca de pro- bidade, sem oferecer nenhum prejuízo ao cachoeirense como monopólios por ai. CARLOS CASTEGLIONE CASSA ACEPES A QUE PRETEXTO? Por Jackson Rangel

Upload: folha-do-esanto

Post on 26-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição:Nº41228

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta - 23/02/2012

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES QuInTA-FEIRA, 23 DE FEvEREIRO DE 2012 nº41228 WWW.FOLHADOES.COMSÓ JESUS CRISTO SALVA !

A Associação de Criadores e Produtores do Espírito Santo (Acepes) está sendo despeja-da pela Prefeitura de Cacho-eiro de Itapemirim, num ato

draconiano e de má-fé.

De forma unilateral como se fosse uma entidade qualquer, nascida ontem. Para ação tão pusilânime, suspeita-se de inte-resses além do público.

Ao rigor do mesmo critério, por não es-tar cumprindo esta ou aquela finalidade, sem mencionar quais outras concessões da cidade deveriam ter contrato de comoda-to rescindido.

Os cachoeirenses conhecem a história da Acepes que nasceu com a criação do Parque de Exposição Carlos Caiado Bar-bosa, no Governo Gerson Camata, 1982.

Do início da administração Roberto va-ladão (PMDB), iniciou-se parceria com o Governo do Estado, tendo como interlocu-tor e administrador o então vice-governa-dor José Moraes, também produtor rural.

Construiu-se então, com visão futurista, o maior Parque Permanente de Exposição do Espírito Santo. Então nasceu a Acepes.

De modo intempestivo, surpreendente, o Prefeito Carlos Casteglione (PT), unilateral-mente, cassa o direito de gerenciar desta entidade idônea, de pessoas honradas, que receberam apoio por quase três décadas de governantes responsáveis, transforman-do o Parque de Exposição num palco de ec-léticos eventos.

Para tanta ousadia e por tudo que esta administração se atreve a se incrustar com objetivos escusos, faltando menos de 1 ano para encerrar o governo, não me surpreen-deria que já exista um projeto maléfico em favor de algum grupo (Prefeitura de Ca-choeiro não tem competência para adminis-trar), que represente Caixa Dois.

Este jornal se posiciona contra esse ato dis-cricionário e bandido ao transformar os pro-dutores rurais em estorvos depois de tantas conquistas, cuja história é inequívoca de pro-bidade, sem oferecer nenhum prejuízo ao cachoeirense como monopólios por ai.

CARLOS CASTEGLIONE CASSA ACEPES A QUE PRETEXTO?

Por Jackson Rangel

Page 2: Quinta - 23/02/2012

02 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Oséias, 6:3 - Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Se-nhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele des-cerá sobre nós como a chuva, como chuva se-rôdia que rega a terra//E agora o ano começa de verdade // Quase no terceiro mês de 2012 //Hoje é o Dia do Esportista// Tribunal de Justiça do ES criou a 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual // Para apurar casos de improbidade administrativa // As Câ-maras de Vereadores do Espírito Santo estão sen-do investigadas pelo Mi-nistério Público Estadu-al (MPES) // Conforme o procurador-geral de Jus-tiça, Fernando Zardini, o objetivo é verificar a le-galidade dos aumentos concedidos aos verea-dores para a legislatura de 2013 //Ancila Zanol tra-balhando firme na Delega-cia da Mulher // Associa-ção dos Pais e Amigos dos Excepcionais com novo endereço eletrôni-co: [email protected] Salmos // Vale Logística se preparando para atuar em Cachoei-ro-ES // Assaltantes ata-cando no centro da cida-de e em plena luz do dia // Audácia dos marginais é grande // Polícia preci-sa barrar a gangue dos malotes // Tem diretor que não sabe ouvir críticas // Falar que está tudo orga-nizado é apenas contar história // Para fazer os contratos dos jogadores é precisa fazer curso na Fe-deração // George “Good Night” colado com Sa-bonete pelas bandas de Castelo // Tenente Mou-lon mandará sua equipe de limpeza para o está-dio Moreira Rebello // Ela fala e cumpre // Em bre-ve, o secretário de Obras mandará sua equipe tam-bém // Cadê Muca? // Por onde anda? // E o Cha-pisco? //119:50 O que me consola na minha angús-tia é isto: que a tua pala-vra me vivifica // A.W

[email protected]

Desfolhando

opiniãoCharge

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM...

Preso em Cachoeiro com maconha e cocaína

ES investe 6,4 mi no Meio Ambiente

Recebi esta mensagem de uma pessoa muito querida:

“Que o sol ao nascer te faça sor-rir mostrando que mais um dia se ini-cia. Que o vento leve teus sonhos até Deus e que tudo se realize. Quando entardecer e tudo estiver escuro, não desanime. As estrelas vão brilhar... e logo mais a lua aparecerá. Mas, se as nuvens cobrirem os céus, feche os olhos e perceba que nem todos os dias terminam como a gente quer.To-davia, podem começar como a gen-te sonha!”

Gostei imensamente das pala-vras. Não sei quem é o autor, mas sei que estava inspirado. Pensei em rela-cionar a mensagem com o texto bí-blico acima. O ser humano tem sem-pre os seus sonhos. Por exemplo, eu tenho um que é muito grande e sei que as minhas mãos sozinhas não poderão realizá-lo. Mas Deus pode fazer os seus milagres, as suas ma-

ravilhas, transformando totalmente a nossa rotina de vida.

Aconteceu com Pedro, o apósto-lo, que emprestou o barco para Jesus que o transformou num lindo púl-pito de onde Jesus, sentado, pregou um dos seus maravilhosos sermões e depois, num horário totalmente in-viável, impróprio para pescar, Jesus manda Pedro lançar as redes ao mar e a pesca maravilhosa (Lucas 5:1-11) aconteceu, enchendo totalmente os dois barcos. Posteriormente, Pedro faz uma pregação e quase 3.000 pes-soas se decidem por Cristo, e ele se tornou pescador de homens (Mateus 4:19; Lucas 5:10b).

Amigo leitor, coloquemos nos-sos sonhos e preocupações na pre-sença do Senhor. Obedeça-mo-lo e Ele entrará com as suas providên-cias. Amém.

Rev. Dr. Caruso Godinho - Ca-pelão do H.E.C.I.

“Agrada-te do Senhor e Ele satisfará aos desejos do teu co-ração” Salmo 37:4

FÉ INABALÁVEL E CONFIANÇA TOTAL EM DEUS

[email protected]ço Bíblico

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão:Representante responsávelGráfica & Editora GracalAv. Aristides Campos, 191

Gilberto MachadoCachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora LeiaJornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.brwww.leiapesquisa.com.brwww.olharfashion.com.br

www.leiatudo.com

www.folhaes.com.br - [email protected]

www.folhadoes.com

Dia sim, outro tam-bém, as guarnições da Polícia Militar Ambiental no sul do Espírito Santo enca-minham às Redações das mais diversas mí-dias, os resultados das operações de com-bate à caça, ao tráfi-co, da extração ilegal de madeira e pesca predatória. Os peri-gos que correm a fau-na e a flora brasilei-ra estão incluídos nas mais bizarras e insa-nas formas de des-truição que o ser hu-mano pode produzir para depredar, matar, aniquilar.

A vasta, ainda bem, região do Caparaó onde existem resquí-cios da Mata Atlânti-ca é o alvo preferido de verdadeiros bandi-dos travestidos de ca-çadores que insistem em destruir o pouco que restou da maior cobertura florestal do planeta.

São várias as incur-sões da Polícia Mi-litar Ambiental nes-sa grande área verde, mas o efetivo reduzi-do se transforma no principal empecilho para que os bravos agentes protetores da natureza possam rea-lizar um trabalho ple-no.

Mesmo assim, é preciso elogiar o em-penho e a luta dos po-liciais para, ao me-nos, tentar amenizar o poder de fogo que os caçadores pos-suem para usar em suas jornadas que ter-minam na morte ou captura de diversos animais, entre mamí-feros e aves.

Como dissemos no primeiro perío-do do editorial, es-ses bandidos continu-am agindo na sombra e calada da noite para cometer os mais bár-baros crimes contra os indefesos animais.

Policia Ambiental enfrenta os predadores da natureza

Page 3: Quinta - 23/02/2012

03Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CAULES

TWITTADAS

A sorte que a maioria dos

criminosos também pula carnaval, fica

bêbados e entra de ressaca

#JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Tenham uma madrugada saudável e um adormecer com

bons sonhos. #JRV

@jacksonrangel11

A maioria das verdades

fundamentais da vida parecem absurdas da

primeira vez que as ouvimos. Elizabeth Goudge #JRV

@jacksonrangel11

Para lembrar: O carnaval foi criado

pela Igreja Católica, ala jovem, para

compensar a penitência da quaresma.

#JRV

@jacksonrangel11

Mais um dia passa. Ainda nada

excepecional aconteceu. Mais na gestação da vida, é a soma dos

momentos que resulta em mudança #JRV

@jacksonrangel11

Ficha Limpa Nasceu do sentimento do povo brasileiro

Supremo Tribunal Federal validou a Fi-cha Limpa, que impedirá já nas eleições de 2012, candidatos ímprobos, confirmados em segunda instância por colegiado da Justiça.

Mas, independenteFicha Limpa Nasceu do sentimento do povo dos debates técnicos sobre sua constitucionalidade, prevaleceu o sentimento popular, aquele voz com muita dificuldade de traduzir sua vontade de com-bate à imoralidade pelos seus representan-tes.

A Lei da Ficha Limpa, de certo modo, dis-persa aquele sentimento de culpa do eleito-rado de não saber votar. Com a nova legis-lação, o filtro promoverá uma seleção de candidaturas – não exterminando os maus políticos -, mas refreando os agentes vicia-dos em máquinas administrativas públicas ineficazes pela ferrugem da corrupção en-dêmica.

O STF cumpriu um papel importante e de-mocrático para dissipar as dúvidas sobre a aptidão da lei em favor do País, contudo, em ato contínuo, naquela discussão dos poderes do Conselho Nacional da Justiça, CNJ, terá de ampliar a visão positivista contra a ban-da podre do Judiciário para que não conta-mine o processo democrático com interesses submetidos às quaisquer influências politi-queiras.

A Ficha Limpa é instrumento, a partir de agora, do eleitor, principalmente, menos in-formados, instrua sua inclinação por candi-datos peneirados, buscando o currículo de capacidade de pretendentes de moral iliba-da para tratar dos seus direitos.

Trata-se de marco histórico, cuja eficácia, espera-se, não seja suplantada pela malan-dragem brasileira.

Viva a Ficha Limpa! Parabéns à sociedade brasileira! Viva a democracia!

palanque

Partidos mais seletivos na escolha de novos filiados / Ficha Limpa estámudando os critérios / Prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati, já deixou a prisão por acusa-ção de homicídio / Pode voltar por impro-bidade administrativa / TJ-ES está mar-cando em cima / Comitê Suprapartidário volta a se reunir nos próximos dias, em Cachoeiro / Ministério Público do Espírito Santo abrindo vagas para estagiários / For-mação para futuros promotores / Agora, o ano começou de verdade

IMPROBIDADEO Tribunal de Justiça do Espirito Santo quer dar celeridade ao julgamento de processos por improbidade administrativa e para isso foi criada a 3ª Vara da Fazenda Pública Esta-dual com oobjetivo de enfrentar o problema. Segundo oassessor da Corte, Paulino Lou-renço (foto) havia muitas queixas na mo-rosidade nos processos e dentre eles foram encaminhados para a nova Vara um com 52 volumes, relacionado ao governo de José Ignacio Ferreira.

Jackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

REFORÇANDOO prefeito de São Paulo e idealizador do PSD no país, Gilberto Kassab, vem ao Espírito Santo para reforçar o partido para as eleições municipais aqui no Estado. Durante o evento que vai reunir a militância, serão discutidos com os pré-candidatos alianças na visão geopolítica do processo eleitoral. A priorida-de do partido, no entanto, é ter candidaturas próprias pelo menos nos principais municí-pios da Região Metropolitana

PROLONGANDOA Assembleia Legislativa só retoma as atividades na próxima segunda-feira e os deputados, com isso, vão continuar curtin-do a folga prolongada após o carnaval. No retorno dos trabalhos, o assunto em desta-que deverá ser a possível saída de Rodrigo Chamoun (PSB) da presidência para ir para o Tribunal de Contas e a eleição para quem vai substituí-lo no comando da Casa. Um dos cotados para assumiro o lugar é o demista Theodorico Ferraço

Page 4: Quinta - 23/02/2012

04 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opiniãowww.folhadoes.comNewton Braga

Por Maicon Gaburo [email protected] / @gaburo123

Poder, amor, traição, conquistas, sexo e história são os grandes ingredientes para constituição política da monarquia mais sólida do planeta

Quatro damas britânicas

O império britânico sempre despertou as mais dís-pares paixões. Para bem ou para mal, as histórias nar-radas pelas paredes dos palácios da Inglaterra ao lon-go dos séculos, sempre renderam extraordinários argumentos para grandes filmes.

Poder, amor, traição, conquistas, sexo e história são os grandes ingredientes para constituição políti-ca da monarquia mais sólida e – supostamente – ge-lada do planeta.

Ao longo dos séculos, quatro grandes damas bri-tânicas se destacaram – três rainhas e uma primei-ra-ministra – e suas biografias cinematográficas se tornaram sucessos retumbantes e clássicos instantâ-neos na telona.

Eis que, no próximo domingo, dia 26 de feverei-ro de 2012, o Oscar de Melhor Atriz provavelmente será entregue à Meryl Streep por sua monumental interpretação da primeira-ministra britânica Marga-ret Thatcher, na produção franco-inglesa “A Dama de Ferro” (“The Iron Lady”, 2011), dirigida por Phylli-pa Lloyd.

Considerada a maior atriz de todos os tempos – 18 vezes indicada ao Oscar (venceu duas vezes, até hoje) e 26 vezes ao Globo de Ouro (venceu oito, incluindo o prêmio pelo filme atual, em janeiro) – “Meryl Stre-ep é um assombro no papel”, como bem descreveu a crítica de cinema Isabela Boscov, da revista Veja, con-cluindo: “uma interpretação lapidar, cravando-a tan-to nas minúcias quanto na imponência”.

Se Meryl não levar a estatueta, teremos mais uma “oscarizada” injustiça, apesar do calibre de suas con-correntes: Glenn Close (“Albert Nobbs”); Viola Davis (“The Help”); Rooney Mara (“Millenium – The Girl With The Dragon Tattoo”); e Michelle Williams (“My Week With Marilyn”).

Não por acaso, a Sétima Arte reserva essas per-sonagens aos seus astros mais brilhantes e talento-sos. Cate Blanchett, Emily Blunt, Helen Mirren e Meryl Streep cumpriram com maestria a árdua empreita-da de interpretar as quatro maiores damas britânicas que – cada uma em seu tempo – mudaram os rumos da história do Reino Unido e – por que não?! – da po-lítica mundial.

MáquinaRubem BragaOs produtores de toma-te do distrito de Córre-go dos Monos vão con-tar com o apoio de uma máquina para classifi-car os frutos, capaz de fazer a lavagem, seca-gem e polimento

Artistas e produto-res culturais de Ca-choeiro de Itapemi-rim têm pouco mais de duas semanas para garantir inscri-ção na Lei Rubem Braga

vagasAinda restam mais de 100 vagas para os cursos gratuitos de qualificação profis-sional que a prefei-tura de Cachoeiro de Itapemirim vai ofe-recer em março

Helder Caldeira

Jornalista Político

FeiraTelecentroA escola municipal Anacleto Ramos foi selecionada, pelo se-gundo ano consecuti-vo, para participar da Feira Brasileira de Ci-ências e Engenharia promovida pela USP

Monitores de telecen-tros de Cachoeiro par-ticipam de um curso do programa de inclusão digital Telecentro.BR. Com a capacitação,eles iram auxiliar os usua-rios do telecentro

CarnavalA Secretaria Municipal de Defesa Social prepa-rou um esquema de se-gurança especial para o período do Carnaval em Cachoeiro. Câme-ras de monitoramento vão auxiliar no trabalho

O Parque de Exposições de Cachoeiro vai ficar pequeno para uma das ban-das mais querida na área do Sertanejo Universitário do país, Fernando e So-rocaba. O mega evento será no dia 02 de março de 2012, prometendo para a cidade inteira. Os ingressos já estão a venda!!! Valor dos ingressos: Pista: 1° lote - inteira: R$40, meia R$ 202° lote - inteira: R$50, meia: R$ 25. Você não poder perder essa!!!

FERNANDO E SOROCABA

FERNANDO E SOROCABA prometem agitar o povo de Cachoeiro-ES com seu mega show

Page 5: Quinta - 23/02/2012

05Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

geralA M B I E N T E As estações hidrológicas integrarão a Rede de Monitoramento Hidrológico do Iema

O Governo do Estado assinou três contra-tos, no valor total de R$ 6,4 milhões, para a confecção da nova cartografia capixa-ba, 20 estações hidrológicas para monito-rar os rios e um Plano Estadual de Resí-

duos Sólidos. A nova cartografia do Espírito Santo terá um mapeamento em escala 1/10.000 para todo o terri-tório capixaba, em substituição à cartografia existente elaborada na década de 70 pelo IBGE.

Isso permitirá identificar, inclusive, a extensão exa-ta da área de Mata Atlântica no Estado e acompanhar o avanço da cobertura florestal com os projetos em an-damento. O trabalho contratado é uma das ações do

Programa Reflorestar e prevê o mapeamento do uso e ocupação das terras no Estado; mapeamento da hidro-grafia, apresentando não só um maior detalhamento dos cursos d’água, como a inclusão de novos corpos hídricos ainda não cartografados; e mapeamento da hipsometria (curvas de nível) para todo o Estado

As estações hidrológicas integrarão a Rede de Monitoramento Hidrológico do Iema, que será com-posta por 53 estações automáticas até 2015. Já o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem como objetivos diagnosticar a situação atual, suge-rir diretrizes e propor metas e ações em curto, mé-dio e longo prazos.

ES INVESTEEM MEIOAMBIENTE

O GOVERNADOR Casagrande apresentou os detalhes dos contratos que contemplam as ações ambientais no ES

www.folhadoes.com

Programa Reflorestar e prevê o mapeamento do uso e ocupação

das terras no Estado

Da Redação

notaLeilão de veículos

no dia 28 de fevereiro o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) levará a leilão 168 ve-ículos sucateados, entre carros e motos, que se-rãovendidos em lotes de cinco a dez veículos. Se-rão 109 motos em lotes divididos em grupos de nove a dez, e 59 carros, separados em lotes de cinco a seis veículos. O leilão ocorrerá no pátio da Sede do Detran|ES, na Avenida nossa Senho-ra da Penha, n° 2.270.

Novo Parque campeãoO último dia de folia em Cachoeiro de Itape-mirim não foi diferen-te dos demais. A pro-gramação organizada pela Secretaria Munici-pal de Cultura agradou a todos que comparece-ram à Linha vermelha. Sem nenhum registro de violência, os foliões se divertiram com paz e tranqüilidade. A agre-miação carnavalesca Explosão do novo Par-que conquistou o título do carnaval 2012.

Tom

e

Campeonato de futsalSeguem abertas até amanhã, as inscrições para o Campeona-to Municipal de Futsal de Base e para o Tor-neio Distrital de Futsal 2012. As competições são uma realização da prefeitura de Cachoei-ro de Itapemirim, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Os jo-gos serão realizados nas quadras dos bair-ros e distritos partici-pantes. Os interessados devem se dirigir ao gi-násio municipal “nello-volla Borelli”, nova Brasília.

Page 6: Quinta - 23/02/2012

06 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

geralC O N C U R S O Os salários são, respectivamente, de R$ 4.052,96 e R$ 6.611,39 para 40 horas semanais

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está com inscrições abertas para o concurso público e a seleção visa preencher 28 vagas para os cargos de analista e técnico judiciário. Os

salários são, respectivamente, de R$ 4.052,96 e R$ 6.611,39 para 40 horas semanais. Os apro-vados vão atuar em Brasília.

O cargo de analista exige que os candidatos tenham o nível superior. As chances são para área judiciária (16 vagas) e nas especialidades biblioteconomia (5), medicina/clínica médica (2), medicina/psiquiatria (1) e psicologia (1).

Já para concorrer ao cargo de técnico, é ne-cessário ter o nível médio. De acordo com o edital, as vagas para técnico judiciário são na especialidade telecomunicações e eletricidade (3).

As inscrições devem ser feitas no site www.cespe.unb.br/concursos/stj2012 das 10h de hoje até as 23h59 do dia 16 de março. Os valo-res das taxas de inscrição são R$ 50 para téc-nico judiciário e R$ 80 para analista judiciário.

Os testes objetivos serão aplicados no dia 6 de maio, no turno da manhã, para os analistas, e na parte da tarde, para os técnicos.

PROCESSOSELETIVO DE JUSTIÇA

O STJ abriu inscrições para o processo seletivo cujas provas estão marcadas para o mês de maio

www.folhadoes.com

As inscrições devem ser fei-tas no site www.cespe.unb.

br/concursos/stj2012

Da Redação

Governo sacrifica saúdeO governo federal anun-ciou um corte de 55 bilhões de reais no orçamento para 2012. Mas o dinhei-ro para o sistema público de saúde não deveria ser afetado. Como Lula, Dil-ma, Alexandre Padilha & Cia. têm assegurado as-sistência médica gratuita, de qualidade, paga pelos contribuintes, fica muito cô-modo cortar, no orçamen-to, a verba que iria mitigar a dor dos assegurados do SuS. Com efeito, esse go-verno petista continua não sendo sério, pois os gas-tos com Brasília permane-cem desafiando os contri-buintes nacionais e não se vê nenhuma atitude gover-namental moralizadora. no Senado Federal, por exem-plo, todos os senadores, ex--senadores e familiares têm assistência médica gratuita sem terem contribuído com algum centavo.

O círculo do bemum círculo do bem. Para quem é mais sensível acre-ditar no ser humano pode fazer efeitos milagrosos, me desculpem os secos in-veterados. Se puderem co-mer direito, tomar os remé-dios, ter onde dormir, e a quem recorrer, todos esta-remos melhor.voluntários. Esse tema tem me chamado a atenção. Tem um número meio chuta-do correndo por aí dizendo que são 42 milhões de pes-soas no país, fazendo algo. O que daria quase um ter-ço da população brasilei-ra, e uma certa dúvida de que, se fosse verdade mes-mo, haveria tanta miséria. Mas, depois do que vi essa semana, não duvido é de mais nada. Será por saber disso que a presidente Dil-ma assina seus discursos pú-blicos mandando um "beijo no coração"?

[email protected]

[email protected]

Page 7: Quinta - 23/02/2012

07Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

saúdeP E S Q U I S A Os pesquisadores ressaltam, no entanto que o asmático precisa tomar algumas precauções antes de se exercitar

Consulta de saúde

Comer menos contra Alzheimer

Pouco mais de um mês após a polêmica envolvendo pró-teses de silicone, o Institu-to nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (In-metro) iniciou uma consulta pública sobre o regulamen-to de implantes mamários no Brasil. As críticas e su-gestões deverão ser enca-minhadas para o endereço Instituto nacional de Metro-logia, Qualidade e Tecnolo-gia (Inmetro), diretoria da Qualidade (Dqual), divisão de Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac), Rua da Estrela n.º 67, 2º andar, Rio Comprido, CEP 20.251-900 - Rio de Janei-ro (RJ).

A redução da ingestão diá-ria de alimentos a cerca de 500 calorias (pouco mais do que alguns legumes e chá) por dois dias pode aumen-tar a vida dos seres humanos, afirma reportagem do diário britânico The Guardian. Pes-quisadores do Instituto nacio-nal sobre o Envelhecimento, em Baltimore, Estados unidos, afirmam que ratos e camun-dongos criados com pouca co-mida aumentam sua vida útil em até 40% e que efeito se-melhante foi observado em seres humanos.

Até pouco tempo atrás, a re-comendação médica era que as pessoas que sofriam de asmas deveriam malhar com moderação. No entanto, es-

tudos recentes descobriram que eles po-dem e devem se mexer, principalmente executando atividades aeróbicas.

O esporte, ao contrário do que se pen-sava, ajuda no controle da asma, desde que praticado adequadamente.Pesquisa-dores da Universidade de Ohio, nos Esta-dos Unidos descobriram que o treinamen-

to físico é seguro e melhora a capacidade cardiorrespiratória do asmático.

Em testes, descobriu-se que os exercí-cios aeróbicos leves e moderados reduzi-ram marcadores de inflamação típicos da asma.Os pesquisadores ressaltam, no en-tanto que o asmático precisa tomar algu-mas precauções antes de se exercitar.

Para esportes aquáticos, como nata-ção ou hidroginástica, deve-se optar por piscinas aquecidas, protegidas do frio e tratadas com sal, já que o cloro é um fator irritante.

EXERCÍCIOCONTRAA ASMA

ENTRE os exercícios recomendados, a natação é um dos destaques para o tratamento dos males da asma

www.folhadoes.com

Ômega contra câncerum tratamento à base de vi-taminas B ou de suplementos de ácidos graxos com ôme-ga-3 não reduziu o risco de câncer em mais de 2,5 mil pessoas na França com históri-co de doença cardíaca, mos-tra um estudo publicado nos ArchivesofInternal Medicine. "Esperávamos descobrir uma ação benéfica dos suplemen-tos contra o risco de câncer", disse valentina Andreeva, au-tora do estudo e pesquisado-ra da universidade de Paris. "Ao contrário, não constata-mos nenhum efeito desses su-plementos."

O treinamento físico melhora a capacidade cardiorrespiratória

do asmático

Da Redação

Page 8: Quinta - 23/02/2012

08 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vitrine e s t a t o d o m u n d o v ê

“Entre Aspas”“O Baile de Carnaval à fantasia, com o enre-do “O Iate Clube é Aqui”, no último dia 18, foi sucesso total! Gente bonita, música excelen-te, Samba&Cia deram um show à parte, comi-da e bebida à noite toda, decoração de Car-naval imitando o Iate Clube. Muitas fantasias e povo super animado. Todos os ingredientes para uma festa perfeita...” MARILENE DEPES

Topázio Granitos: sinônimo de tradição em qualidadeA TOPÁZIO possui vários modelos de pedras de granito e a mai-or variedade de peças de acabamento para deixar sua obra mais bonita, valorizando o seu empreendimento. Visite o lindo show-room na Avenida Mauro Miranda Madureira, nº 493, Coramara.

Destaque especialA eficiente secretária do RotaryClube Cachoeiro, MARINETE BANDEIRA GOMES vai se

dedicar também, a uma nova bandeira, a do PT do B Mulher.

HighlightsEm março, a Revista Leia comemora mais um ano de circulação. ### HG2 STUDIO prepa-rando muitas novidades para 2012. ### Al-moço de Negócios retorna no próximo dia 05.

Foto: Vitrine

Exclusivo: A primeira aparição pública, nas colunas sociais, dos lindos gêmeos Enzo e Murilo,filhos do simpático casal Sabrina Carletti e do empresário do Posto Oásis, João Luiz TravagliaNo domingo (19), no Jaraguá Tênis Clube, longe da agitação do Carnaval, o casal SABRINACARLETTI e JOÃO LUIZ TRA-

VAGLIA chegou para passaro início da tarde, distribuindo

sorrisos e confessando que sãouma mãe e um pai muito coru-jas. A propósito, esta é, com

total exclusividade, a primeira aparição pública, nas colunas sociais, dos gêmeos ENZO e

MURILO, desde o nascimento em 06 de setembro do ano pas-sado. Para simplificar o quan-

to esta família é querida e mui-tíssima especial, parafraseamos o cantor e compositor JORGE

BENJOR: ela é “abençoada por DEUS e bonita por natureza”.

Fotos: Vitrine

“Entre Aspas”Um bom dia especial para a secretária Muni-cipal de Gestão Estratégica, MARA TOSATO.

28 3511-2029

Amigos muitoqueridos da

Coluna Vitrine:o ex-prefeito

de Cachoeiro e ex-deputado,

por váriosmandatos,

JOSÉ TASSOANDRADE e

sua linda esimpáticaMÁRCIA

BREZINSKI.

Foto: Rotary Clube Cachoeiro

Page 9: Quinta - 23/02/2012

Os internautas bateram o martelo: Viviane Araújo é a grande musa do carnaval carioca em 2012! A Rainha de bateria do Salgueiro teve 72% da preferência dos fãs na "final" da enquete promovida pelo EGO.

Ivete preparou uma surpresa os fãs nesta quarta-feira (22). Contrariando os rumores de que não se dá bem com Claudia Leitte, a cantora convidou ela para participar do tradicional arrastão da quartade Cinzas

RuMORES>> PROvOCAÇÕES>> nAMORAnDO>>

Chris Brown trocou de ofensas com o lutador de luta livre CM Punk que iniciou as provocações pelo Twitter. Brown pos-tou em em resposta as provocações que o lutador tem impotencia sexual

Claudia Raia confirmou não estar mais so-zinha e beijo muito neste Carnaval. A atriz esteve no camarote da revista Caras, na Passarela do Samba carioca, acompanha-da do ator Jarbas Homem de Mello

Através de seu perfil no Twitter, Ricky Martin ressaltou a saudade que sen-te do Brasil e revelou que pode vir ao país no ano que vem para curtir o Car-naval. Ainda pelo Twitter ele incenti-vou os seguidores a fazerem o mesmo

Adele não gostou nada de ter seu discurso de agradecimento interrom-pido nesta terça-feira, 21, no Brit Mu-sic Awards, em Londres, e não se fez de rogada: levantou o dedo do meio para fazer o famoso gesto obsceno

Posso passar meses sem fazer ou pensar em sexo.

Maitê Proença , garantindo que não sente falta de sexo

Tem sexo noite sim e outra também.

Arlindo Cruz , que tenta ter uma vida sexual ativa com a

mulher, Barbara

Page 10: Quinta - 23/02/2012

10 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

vende-se um apartamento, 124 m², bairro idependência, ótima localização, financiá-vel, telefone para contato 9279-8700.

vendo um terreno de 360 m² no bairro vila Rica/ próximo à Casa das Meninas. va-lor 25.000,00. Contato (28) 3511-2369 e 9996-2142

"Alugo área para depósito 170m², proxi-mo ao centro de Cachoeiro e vendo mar-tele bosch 30 kg revisado Tel. (28) 3036-4155/ 3511-9101 (horário comercial)

vende-se 3 casas 2 de 120m e 1 de 60m ,todas terminadas e gradiadas,IPTu do ano pago, 2 estão alugadas,Rui Pinto Bandeira Rua: João Afonso de Miranda prox. ao mor-ro do cigano tel(028)9958-9478,falar com nelsom ou Marlene

vendo-se imóvel na Rua Mario Augusto de Moraes Bairro Gilberto Machado proximo a pracinha dos macacos.( Uma área medindo 340 m toda edificada com jardim, piscina, area para festa com co-bertura churraqueira e cosinha, sáuna com 2 banheiro e sala de descanso mais dois quartos uma copa e dois banheiros) Fone para contato 28-99615366/ 35227168 / 30361887

vendo quarto e sala no centro da cidade R$ 50 mil / Telefone (21) 9636-6294

vendo sítio na Tijuca com telefone, urgência. 2 Alqueires. Entrar em contato 3517-4609 falar com João ou Marcos, dispenso curiosos.

vende-se um lote no bairro Gilberto Ma-chado próximo ao Jaraguá. Dina - 9956 5151

O sitio Fonte das Águas e Casa de Cam-po. Convida você, sua família, amigos, igre-jas, escolas para desfrutar nesta nova tem-porada, das pequenas cachoeiras, da área de churrasqueira do parque infantil e outras atividades. LIGuE AGORA E FAÇA SuA RESERvA TEL: (28)9881-5939/9884-3657ACESSE: sitiofontedasaguas.com.br

vende-se apartamento no bairro vila Rica com 160m², 2 quartos, 2 banheiros sala de estar, sala de jantar, cozinha conjugada, va-randa, área de serviço com churrasqueira sem garagem não financiável pela caixa Tel: (28)9938-9856/(28)3517-7410 Dir-ley

vEnDO APARTAMEnTO, com Escritura, no Conj. Residencial Áttila vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empre-gada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com armários em-butidos, piso de mármore e granito. valor: R$ 210.000,00 – À vISTA. Tratar com Fa-brício – (28) 9955-1197.

vende-se um apartamnento todo reforma-do na Rua Raimundo Andrade Edifício Pau-lo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 3521-4485 , Audicéia

vende-se um terreno de 416m² em Mara-taízes, próximo ao Supermercado navio. Informações pelo fone: (28) 3517-5104 /

(28) 9918-4484 falar com Jorge

vende-se três casas na rua Papa João Pau-lo I nº 21 - vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

vende-se um terreno na rua Elias dos San-tos, Bairro Basiléia medindo 200 m² - Con-tato: Ronaldo (27) 9243-9110

vEnDO TERREnO, Bairro Gilberto Macha-do, excelente localização, 400m², c/21 me-tros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º an-dar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1sui-te), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima lo-calização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

um galpão, 500m² em Marataízes, exce-lente localização, 9945-4646. vilceir

vende-se dois andares de casa com terre-no de fundo, no bairro Paraíso, ótima visi-nhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

vende-se uma casa no bairro Gilson Caro-ne, urgente. valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

vende-se uma casa no bairro Gilson Caro-ne, valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

vendo lote esc. e registrado na região que mais valoriza no ES, localizado na Praia das neves, P. Kennedy. Apenas R$ 18.000,00, tratar 9884-3458.

vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha vermelha, José Fe-lix Cheim nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funcionamento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independência, sem nenhum protes-to. Boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

vende - se casa de 120m² em Marataizes com dois quartos, sala, cozinha, copa, ba-nheiro e varanda. Contato: Fabricio Fontes. Cel: (28) 9996-0618 e 3517 - 0425.

vendo apartamento no Centro da cida-de 2 quartos , 2 salas,2 banheiros, cozinha serviço. Comercial, Residencial R$ 150 mil (21)9636-6294

APROvEITE!!!! vendo lote 640m2, Exce-lente localizaçäo, no Bairro Gilberto Ma-chado.Contato: 9956.5151 c/ 5537.

EXCELEnTE OPORTunIDADE!!!! vendo lote, 390m2 na Rua: Agostinho Madurei-ra, Bairro Gilberto Machado.

vende-se um imóvel com 2 quartos, sala, banheiro, cozinha, varanda, quar-to de serviço e garagem situado na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 06 - bairro Independencia - tratar com Ademir ou Cristiane pelos telefones:

vende-se Padaria Completa funcionan-do. 9925-1398. Wellington

Aluga-se Loja 35m² com mezanino excel. Localização no 2º piso do shopping Ca-choeiro. Aluguel a combinar. (28) 9968-3145

vendo antena rural para celular com cabo de 5m, kit e o aparelho celular, eu instalo. valor : 400,00 Tel: 9882-0033 \ 8111-3728

REPRESENTANTE COMERCIAL. Procura re-presentada para Curitiba e região metropo-litana. Como representante ou preposto. Tratar 041-9969-2155 emial [email protected]. Mande a c/c que deposito o valor. Att.Pedro.

Zaka Comércio Contrata-se auxiliar de escritório e estoquista, Avenida Aristides Campos, nº 113, onde funcionava o an-tigo Frangão. Informações pelo fone: (28) 3522-6769 / 3517-1000 falar com Patrícia Ferreira

Procuro emprego como balconista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionista. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se estoquista de auto peças, preencher currículo pelo site. www.pegab.como.br

Precisa-se de vendedor de autopeças com experiência

Interessados preencher o currículo pelo site www.pegab.com.br

Precisa-se de balconista com experiência, padaria Bela Vista. Tel. 3521-7434

VENDE-SE1 amassadeira 25 Kg (Gepanix)

2 armários de Pão de Sal1 Vitrine Visorâmica Gelopar 2m1 divisória - 1 Vitrine polar 1,80 m

1 Caixa Polar - 1 Cafeteira1 forno a Gás de 8 telas

1forno de Lenha de 5 telas9925-1398 - Wellington

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VIDRO E

PORTASBALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VIDRO CONTATO:9985-1506

3517.2592/9938.0176/9988.2440.OBS: sala e cozinha modulada com roda forro e gesso.

vende-se uma casa, bairro Km90, 225m², duplex, 3 quartos c/ suite, 2 salas , cozinha, copa, àrea de serviço, varanda, terraço, gaagem para 2 carros. valor R$ 150.000,00.Tel. para contato 9974-1938

Daniel Teixeira Monteiro - Consul-tor em riação, manutenção e hospe-dagem de sites e vendas de e-mails marketing -planos de hospedagem a partir de r$ 19 mensais. vindo de ou-tro servidor ganha 50% de descon-to na primeira parcela. E-mail marke-ting (muito mais eficiente que g-mail e hotmail juntos. Caso queira por sua marca na internet criamos ainda o seu site. - [email protected] - Tel: 9975 -9270 / 8802-1070 / 9251-4559.

Vende-se comput. DualCore 1.80 Ghz - 2 gb de ram - 1 TB de hd, palca de videio geforce 9500 gt de 1 gb, fon-te de 500 wats reais, leitor de cartões de memória, 9 portas usb, gravador de dvd, monitor lcd 17´5". R$ 1.250,00 - Thiago - 28 9968-9953

Manicure e pedicure a domicílio telefo-ne de contato (28) 9945-7277 falar com Ta-mires. vende-se Material para montar uma pe-quena escola. Mesas, cadeiras, mesas de es-critório, fichario pequeno, livros pedagógicos, etc. Preço a combinar. Rua José Lobato, nº 75 Otto Marins - Josélia - 3521-9874 ou 9959-4592.

vende-se 1 bicama com uma estante de pa-rede formica, 2 colxões de solteiro, 1 armário de marfin 4 portas, 1 mesa de computador marfin, 1 comoda de 4 gavetas marfin e 1 colxão de casal. R$ 980,00. Falar com Már-cia, 9905-2910

vendo ou troco Citroen C3 Comple-to 1.4, 2010/2011. Falar com Már-cia 3522-7892 / 9938-2254

Escort Hobbi ano 94\95, cinza, 2 portas, básico todo revisado e com documentação em dia. valor : 5000,00 tel: 9882-0033 \ 8111-3728

vendo CRF 230/2009, BOuLEvARD 800/2007, CBX 750/87, e PALIO WEEKEnD 1.4/ 2007, PEuGEOT 206 05/06 interessados falar com Flavio (28) 9961-8691

vende-se um Logus 94/95. R$ 4 mil. Tratar 9901-6784

vende-se uma Honda twister ano 2004 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

vende-se uma Honda CG 150 ks ano 2006/2007 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

vende-se um Fiat uno Mille Eco-nomy 09/09. Perfeito estado. Tra-tar 81129241 / 99630903 / 99025083

vende-se uma motocicleta suzuki, modelo yes 125, ano 2008/2008, com 12.750 km. cor prata, pneus e baterias novos, emplacada. Hécio - 9257-7416

vende-se uma moto Titan 125, Ano 2003, completo, cor azul.valor R$ 3.500,00Tel p/ contato 9974-7490 ou 99453981, falar com Francisnei.

vende-se Tornado XR 250 , ano 2004, cor vermelha. valor R$ 5.800,00, troco por granito de 1°.Tel: 99882387, falar com neto

vende-se uma F-350/4x4, ver-melha carroceria de madeira, ano 2002 modelo 03 completa, ar, dire-ção e vidro.Tel (28) 9959-4010 ou (28) 5329-1134Falar com Ailton.

Moto CG Fan 150 esi, ano/mo-delo: 2009-2010, cor: preta, Km: 18.000, valor: r$ 5.500,00. Contato: (28) 9989-7440 - 9883-8843

vende-se um Gol G III, 2000/200, branco, 4 portas, todo revisado bá-sico, valor : R$ 13.500.Contato: 9882-2925

Alugo apartamento terreo (tempora-da) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataí-zes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localização, ca-pacidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Itaóca Praia - Aluguel para temporada casa ampla e arejada - 2 quartos, 2 ba-nheiros, garagem, 3 quadras da praia - Ótima Localização. Beth (28) 3529-2043 - 8805-6499.

Aluga-se apartamento Edifício Topázio, Bairro Gilberto Machado, 4 quartos(2 suítes), 4 vagas de garagem , dep. de empregada, área de lazer completa. Informações pelo fone (28)9956-5151 falar com Dina

Alugo Galpão no aeroporto na rua da vimacom. valor : 1200,00 (28) 9961-8691

Aluga-se casa 4 quartis, 2 banheiros,s ala, copa, cozinha conjugada, àrea de serviço e garagem,

Page 11: Quinta - 23/02/2012

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

VENDO:

ASTRA 2.0 SEDAN

ELEGANCE

Ano: Fabricação

2004, Modelo 2005

Flex, cor bege.

Tratar: vitor.vargas@

hotmail.comTelefone: (27)8116-

6362

COMUNICADOEmpresa de serviços de vitória precisa de vendedores para a região sul do ES, principalmente para Cachoeiro.Encaminhar currículos para:[email protected]

Page 12: Quinta - 23/02/2012

12 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

regionalCAPACITAÇÃO O programa contempla a formação continuada em gestão administrativa e pedagógica de gestores

Diretores da rede pública de ensi-no têm até o próximo dia 29 para se inscrever no Programa de For-mação de Gestores Escolares – Progestão Online, oferecido pelo

Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria Secretaria de Estado da Educação (Sedu). As inscrições podem ser fei-tas nas Superintendências Regionais de Educa-ção (SREs). Ao todo são 200 vagas.

O programa contempla a formação continu-ada em gestão administrativa e pedagógica de

gestores da rede pública de ensino. A propos-ta é formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um projeto de gestão de-mocrática da escola pública, focada no sucesso dos alunos.

O curso será dividido em 10 módulos estru-turados em unidades didáticas. Os participantes vão aprender técnicas que envolvem a constru-ção coletiva de projeto pedagógico, desenvol-vimento da gestão de servidores e promoção do sucesso da aprendizagem do aluno e sua perma-nência na escola.

EDUCAÇÃOCAPACITAVIA ONLINE

DIRETORES da rede pública de ensino têm até o próximo dia 29 para se inscrever

www.folhadoes.com

O curso será dividido em 10 módulos estruturados em unidades didáticas.

Da Redação

notaApoio ao menor aprendizO Adolescente Aprendiz, projeto desenvolvido pela prefeitura de Cachoei-ro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvi-mento Social (Semdes), vai contar com um sistema de informática que integrará empresas, entidades, Mi-nistério Público e o do Tra-balho, num cadastro único da aprendizagem no mu-nicípio. Desenvolvido pela Dataci, empresa de Tec-nologia de Informação de Cachoeiro, o programa irá agrupar todas as informa-ções relacionadas ao as-sunto

Nissan faz recallA nissan do Brasil anunciou a convocação de 35.280 proprietários da picape Frontier para inspecionar o torque do parafuso da jun-ta da coluna de direção e também dos parafusos da trava do capô. As unidades convocadas para o recall foram produzidas a partir de 2007. De acordo com o comunicado da montadora, recentemente foi detectado mau funcionamento na jun-ção da coluna e da caixa de direção, que pode levar ao desgaste do encaixe es-triado e, assim, diminuir a sua durabilidade com o uso em condições severas.

Tom

e

Lei Rubem BragaArtistas e produtores cultu-rais de Cachoeiro de Ita-pemirim têm pouco mais de duas semanas para garan-tir inscrição na Lei Rubem Braga de incentivo à cultu-ra do município. O prazo termina no dia 2 de março, e não deve ser prorroga-do pela Secretaria Munici-pal de Cultura (Semcult). O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal da prefeitura (www.cacho-eiro.es.gov.br), desde o dia 16 de janeiro.

Page 13: Quinta - 23/02/2012

13Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CONTO CINCO

TRIBUNA LIVRE PARA OS CRIATIVOS

Embora este meu amigo seja um idiota, eu não concordo com

ele...

“O VERDADEIRO HOMEM QUER DUAS COISAS: PERIGO E JOGO. POR ISSO QUER A MULHER: O JOGO MAIS PERIGOSO.”

RECADO DE Friedrich Nietzsche

Segundo a lenda Nietzsche odiavafascistas, nazistas e políticos brasileiros

Estão procurando o rapaz. Se afogou ontem. Procurar-am o dia inteiro hoje, e nada. Quero dizer, nenhum sinal. Vão esperar ele boiar. Parece que no terceiro dia o

corpo vem à superfície. Matemática sinistra. Eu saí de bicicleta para buscar laranjas. Voltei, fiz suco, bebi e me preparei para me preparar. Já era hora. Georges Brassens na vitrola. Mentira. É um aparelho de CD portátil. Eu cos-tumava tomar banho ouvindo música bem alto, velas ac-esas e incensos. Eu ficava deitado no chão, a água quente caindo, e eu buscando minha alma em outra dimensão espiritual. Aí então eu pen-sava em meninas nuas, etc. Juventude. Matemática sinistra. Me preparei, como eu ia dizendo, ouvindo música. Raspei a barba. Cortei as unhas. Passei talco nos pés. Os sapatos são velhos. Fedem mesmo que eu os lave todo dia. As meias estão boas, gan-hei de presente no meu aniversário. Trinta e nove anos. Faz uma semana. Matemática sinistra. Criei um ritual. Homens idiotas criam rituais.* No sétimo dia após meu an-iversário eu saio de bicicleta para pescar. Vou pescar em uma ponte. Antigamente alguns moleques pulavam desta ponte. Eles se divertiam e se exibiam. Eu nunca tive coragem de pular. Bem, também nunca tive muita vontade. Hoje em dia muitos bar-cos passam debaixo dela, da ponte. Tornou-se mais perigoso pular. Então eu vou até lá pescar e fico alguns minutos comtemplando a água, vesgo. Não uso isca. Não tenho a mínima vontade de bater nos peixes com um paralelepípedo ou um pedaço de pau. Quando eles já estão fora da água se debatendo, obviamente. Por fim, pulo na água de vara e roupa. Hoje coloquei um terno branco que nunca lembro de usar. Confiro o relógio. Ainda funciona. Não aguenta água. Vou deixar ele aqui. Entro na garagem, se ouso chamar isso de garagem. Subo na bicicleta e percebo que um pneu furou. A ponte é longe. Vou entrar e tomar mais suco de laranja. Já deve estar gelado agora.

* Um amigo me advertiu sobre essa constatação, insistindo que o Homem, o Sapiens, é idiota, e que dizer Homem idiota seria redundância: bastaria dizer Homem. Embora este meu amigo seja um idiota, eu não concordo com ele. Mas fica a opinião dele, por homenagem. Sendo assim, a frase “Homens idiotas criam rituais” pode ser tranqui-lamente substituída por “Homens criam rituais”, caso o leitor, bem treinado, tenha se ofendido...Felipe Mourad - Guarapari - 03/01/2012

Poetas Velhos [Paulo Leminski]

Bom dia, poetas velhos.Me deixem na bocao gosto dos versosmais fortes que não farei.

Dia vai vir que os saibatão bem que vos citecomo quem tê-losum tanto feito também,acredite.

Page 14: Quinta - 23/02/2012

14 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

segurançaAPREENSÃO Todos os envolvidos e os materiais apreendidos foram encaminhados para delegacia de plantão em Piúma

Policiais do Batalhão de Polícia Mi-litar Ambiental, lotados na 4ª Com-panhia em Cachoeiro de Itapemirim--ES, apreenderam mais arma, desta vez, um revólver calibre .38, com

cinco munições intactas, bem como, duas re-des e uma tarrafa, na localidade conhecida por Rio do Pinto, zona rural de Itapemirim.

Os policiais realizavam diligências na re-gião, atendendo solicitação do CIODES-SUL, quando flagraram quatro pessoas, que pratica-vam atividade de pesca, usando equipamentos

não permitidos, pois, nessa época do ano, em razão da piracema, não é permitida a utiliza-ção desses materiais para o exercício da pesca.

Todos os envolvidos e os materiais apreen-didos foram encaminhados para delegacia de plantão em Piúma, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo pelo Delegado de Plantão.

Foram apreendidos nessa ação, um revól-ver marca Taurus calibre 38, com cinco mu-nições de mesmo calibre, todas intactas e uma tarrafa

PRISÃOPOR PESCAILEGAL

REDE e revólver foram apreendidos na operação realizada pela Polícia Militar Ambiental, em Itapemirim

www.folhadoes.com

Foram apreendidos nessa ação, um revólver marca Taurus calibre 38, com munições

Da Redação

notaTom

e

Cursos de capacitação em CachoeiroAinda restam mais de 100 vagas para os cur-sos gratuitos de qualifi-cação profissional que a prefeitura de Cachoei-ro de Itapemirim vai ofe-recer em março, em par-ceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. As inscrições estão aber-tas e 118 pessoas já ga-rantiram participação em capacitações que po-dem ser decisivas para a conquista do emprego.

Sul do ES contra drogasSete municípios capixa-bas realizaram esta se-mana, em Cachoeiro de Itapemirim, a primeira reunião da Rede Gesto-ra da Macrorregião Sul de Políticas sobre Drogas, além da reunião do Con-selho Municipal de Pre-venção e Políticas sobre Drogas – Comsod, para o planejamento das ações de 2012. A coordenação do apresentou os primei-ros resultados do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps – AD), localizado no bairro Otton Marins e entregue este mês à comunidade.

IR na RedeA Receita Federal confir-mou que vai liberar o pro-grama de computador para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda a partir das 18h do próximo dia 24, na página da Receita Federal na in-ternet. Mas as pessoas físi-cas que preencherem a de-claração nesses dias terão, no entanto, que esperar até março para enviar o docu-mento. O prazo para a en-trega do documento será de 1º de março a 30 de abril pela internet ou em disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Page 15: Quinta - 23/02/2012

15Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

nota

políciaD R O G A S Ao realizar a abordagem encontraram com Isaias Ferreira, foi encontrado uma quantidade de maconha

Policiais militares que realizavam o serviço de prevenção e repressão ao trafico de drogas na Linha Ver-melha se depararam com um ho-mem e duas mulheres em um vei-

culo. A atitude suspeita chamou a atenção dos militares que ao realizar a abordagem encontraram com Isaias Ferreira, 36, mora-dor do bairro Zumbi Eucalipto, uma quanti-dade de maconha

A PM seguiu até a residência do acusado onde após ser efetuadas buscas acabou en-

contrando oito pacotes de maconha em sa-colas plásticas. As drogas pesaram cerca de cinco quilos e meio. Além da maconha, fo-ram encontradas 49 gramas de cocaína, uma balança de precisão e R$ 200.

Isaias foi autuado em flagrante pelo dele-gado do plantão sul Faustino Antunes e res-ponderá pelo crime de tráfico. As duas mu-lheres envolvidas após serem ouvidas foram liberadas. Os militares também aprenderam quatro armas de fogo na operação de carna-val.

PRESO COMDROGAS EM CACHOEIRO

ISAIAS Ferreira, 36, foi preso após serem encontradas oito pacotes de maconha em sua residência

www.folhadoes.com

Foi encontrado oito pacotes de maconha em

sacolas plásticas

Por Ronaldo Índio Brasil

Cinco mortes no sul neste feriado.Cinco corpos deram passagens neste final de semana no Servi-ço Médico Legal de Cachoeiro-ES, entre eles os corpos de dois adolescentes de 15 anos vítimas de aci-dentes motociclísticos. um deles aconteceu em Jaciguá zona rural de vargem Alta; ou-tro em Pequiá, municí-pio de Iuna-ES. Jefer-son da Silva Cardoso e Jonathan de Lucas-morreram também vi-timas de duplo homi-cídio. Alexandre de Souza, 23 e Luciano Sebastião Pereira, 28, moradores de Minas Gerais, foram mortos depois de invadirem uma residência e faze-rem uma família de re-fém. E em Itaoca Pedra foi assassinado a tiros Agildo Schultz, 36. Os casos foram encami-nhados para as dele-gacias dos respectivos municípios.

Adolescente é preso com arma um adolescente de 17 anos foi detido pela Policia Militar de pos-se de um revolver de calibre 22 municiado. Ele disse a policia que encontrou a arma pró-ximo a um dos banhei-ros químicos. O me-nor foi apreendido e encaminhado para o DPJ onde foi apresen-tado ao delegado de plantão Faustino Antu-nes que o encaminhou áJustiça.

Page 16: Quinta - 23/02/2012

16 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

DAEMON GENTE QUE ACONTECEby Biccas JR - [email protected]

Preguiça, DJ Malboro e Taciana Magalhães em recente evento no Kahlua

Equipe FAMA fazendo divulgação em Iriri da volta do Festival

Mistic - É desse jei-to! Dia 25 de feve-reiro, sábado, a res-saca do carnaval é no Espaço Mistic em Cachoeiro! Com os DJs May Rocha e Ale Barcelos, a festa marca a despedida da agência do atual espaço para a nova sede no Rancho Im-perador!

Ressaca

Marataízes - Um show a parte nes-se carnaval foram as manobras feitas pela galera do kite-surfe nas praias de Marataízes. Alian-do saúde e diver-são, estes atletas agregaram beleza as paisagens do li-toral.

Kitesurf

40 GrausEntrevista com o doutrinador Tauã Lima Verdan

Música: Uma paixão, algo neces-sário para quem quer contemplar as complexidades do cotidiano

Direito: Instrumento apto a sanar as mazelas sociais e dessedentar as carências do povo

Cachoeiro: A cidade em que pude

ter contato com uma visão mais progressiva da vida.

Vida: Um eterno e contínuo reco-meço. A oportunidade de apren-der e evoluir a cada dia, sem medo ou pudor

Viagem: É uma experiência deli-ciosa, a oportunidade de conhecer novos hábitos e novas culturas.

Empresário - Sem dú-vidas, o carnaval mais badalado do sul do Espírito Santo foi na casa do empresário Marcos Tosta (Maru-la). Junto com sua es-posa Mirela, o casal recepcionou os ami-gos em Itaipava e fi-zeram desse carnaval inesquecível.

Marula

SambaRock - O se-gundo Festival Co-letivo Canarinho Samba Groove Itaú-nas dá continuidade ao carnaval. Com iní-cio na quarta-feira de cinzas, conta com a presença das bandas Cinco Dois Dois, Pro-jeto Feijoada entre outras.

Itaúnas

Divulgação - O Car-naval foi de muito trabalho pro pesso-al da divulgação do Festival de Alegre. Elaine Sobreira jun-tou sua turma e par-tiu pro litoral com a mídia do FAMA. O carnaval acabou mas os preparativos para o Festival estão ape-nas começando.

Fama