rp iunidade biologia junior 3pss.doc

22
COLÉGIO GRACCHO Aluno (a)_________________________________ 3º PSS APOSTILA DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA Data _______/_______/2011 Prof.: Francisco Junior OBS: O conteúdo da recuperação paralela do 1º bimestre de 2011 são Lamarckismo, Darwinismo e Teoria Sintética Evolutiva (Neodarwinismo). Deste modo, os alunos deverão desenvolver a habilidade de relação entre os conceitos gerais sobre evolução, ou seja, principais características relações entre as teorias evolucionistas. Esse exercício deverá ser devidamente comentado, ou seja, cada questão deverá ser justificada, exceto as subjetivas que deverão ser comentadas. O aluno deverá entregar a resolução desse exercício no dia da aula de recuperação paralela, onde o professor recolherá as atividades e tirará as devidas dúvidas em relação ao gabarito sugerido. Esse material será utilizado na elaboração da avaliação, podendo ser retiradas questão para a elaboração da respectiva prova. Sugerimos a utilização de dos sites http://www.sobiologia.com.br/ e http://www.planetabio.com/ . Qualquer dúvida durante a preparação para a recuperação [email protected] , e bons estudos para todos... OBS: O exercício apresenta um gabarito sugerido que pode apresentar eventuais alterações em função da atualização dos conteúdos. Em caso de dúvida quanto ao gabarito enviar para [email protected]. 1. (Ufmg 2008) Analise a Figura 1, em que está representada uma população de bactérias que, logo após a introdução de antibiótico, se tornou resistente. a) A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a teoria evolutiva que permite explicar as mudanças observadas nessa população. JUSTIFIQUE sua resposta. b) Atualmente, os antibióticos são utilizados em larga escala tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Analise a tabela (Figura 2), em que está indicada a quantidade de antibióticos utilizada nos Estados Unidos, em diferentes situações. A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE uma medida no âmbito da Saúde Pública e uma medida no âmbito pessoal que podem contribuir para minimizar esse grave problema da resistência bacteriana a antibióticos.

Upload: geysa-mota

Post on 29-Dec-2015

327 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

COLÉGIO GRACCHO

Aluno (a)_________________________________ 3º PSS

APOSTILA DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA

Data _______/_______/2011 Prof.: Francisco JuniorOBS: O conteúdo da recuperação paralela do 1º bimestre de 2011 são Lamarckismo, Darwinismo e Teoria Sintética Evolutiva (Neodarwinismo). Deste modo, os alunos deverão desenvolver a habilidade de relação entre os conceitos gerais sobre evolução, ou seja, principais características relações entre as teorias evolucionistas. Esse exercício deverá ser devidamente comentado, ou seja, cada questão deverá ser justificada, exceto as subjetivas que deverão ser comentadas. O aluno deverá entregar a resolução desse exercício no dia da aula de recuperação paralela, onde o professor recolherá as atividades e tirará as devidas dúvidas em relação ao gabarito sugerido. Esse material será utilizado na elaboração da avaliação, podendo ser retiradas questão para a elaboração da respectiva prova. Sugerimos a utilização de dos sites http://www.sobiologia.com.br/ e http://www.planetabio.com/. Qualquer dúvida durante a preparação para a recuperação [email protected], e bons estudos para todos...

OBS: O exercício apresenta um gabarito sugerido que pode apresentar eventuais alterações em função da atualização dos conteúdos. Em caso de dúvida quanto ao gabarito enviar para [email protected].

1. (Ufmg 2008) Analise a Figura 1, em que está representada uma população de bactérias que, logo após a introdução de antibiótico, se tornou resistente.a) A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a teoria evolutiva que permite explicar as mudanças observadas nessa população. JUSTIFIQUE sua resposta.b) Atualmente, os antibióticos são utilizados em larga escala tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Analise a tabela (Figura 2), em que está indicada a quantidade de antibióticos utilizada nos Estados Unidos, em diferentes situações.A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE uma medida no âmbito da Saúde Pública e uma medida no âmbito pessoal que podem contribuir para minimizar esse grave problema da resistência bacteriana a antibióticos.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Ufmg 2008) Há algum tempo, a resistência a antibióticos vem­se tornando um problema mundial de Saúde Pública, porque dificulta o tratamento de infecções bacterianas.

2. Analise esta figura, em que está representada uma população de bactérias:

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,a) CITE dois fatores evolutivos que atuaram nessa população.b) EXPLIQUE, de acordo com a teoria neodarwinista, a atuação desses dois fatores evolutivos na população de bactérias representada.

3. A fragmentação de um ecossistema é uma das principais causas da extinção de espécies. Analise a figura 1. Além da extinção de espécies, a fragmentação de ecossistemas implica outras conseqüências igualmente danosas à natureza.a) CITE duas dessas conseqüências.b) CITE o número do fragmento ­ I, II ou III ­ em que a espécie remanescente apresenta maior risco de extinção. JUSTIFIQUE sua resposta.c) Analise o fragmento da figura 2.I) CITE o fator evolutivo que atuou nesse fragmento.II) EXPLIQUE como esse fator evolutivo atua.d) Observe as espécies representadas na figura 3. Além da fragmentação de ecossistemas, outras causas vêm contribuindo para a extinção dessas espécies. CITE duas dessas causas.

4. (Unesp 2007) Aquecimento já provoca mudança em gene animal. Algumas espécies animais estão se modificando geneticamente para se adaptar às rápidas mudanças climáticas no espaço de apenas algumas gerações, afirmam cientistas.

("Folha de S.Paulo", 09.05.2006.)

O texto pressupõe uma interpretação darwinista ou lamarckista do processo evolutivo? Justifique.

5. (Unicamp 2008) A evolução biológica é tema amplamente debatido e as teorias evolucionistas mais conhecidas são as de Lamarck e Darwin, a que remete a tira do Calvin a seguir.

Tradução:Quadro 1: Uma das criaturas mais peculiares da natureza, a girafa, está singularmente adaptada ao seu ambiente.Quadro 2: Sua tremenda altura lhe permite mastigar os suculentos petiscos mais difíceis de alcançar.Quadro 3: Biscoitos.

a) Como a altura da girafa, lembrada pela tira do Calvin, foi utilizada para explicar a teoria de Lamarck?b) Como a teoria de Darwin poderia explicar a situação relacionada com a altura da girafa?

6. (Ueg 2008) Na biologia, o processo de seleção pode envolver não apenas a aptidão de obter alimento ou escapar de predadores, mas envolve também critérios de seleção sexual. Sobre esse tema, responda ao que se pede.a) O que é seleção sexual?b) Exemplifique um modelo de seleção sexual.

7. (Uerj 2006) Considere as proposições a seguir, relacionadas ao conceito de evolução

das espécies.

I) O filósofo grego Anaximandro, que viveu por volta de 500 a.C., acreditava que os humanos evoluíram a partir de seres aquáticos parecidos com peixes. Esses seres teriam abandonado a água para se adaptar à vida terrestre por encontrarem melhores condições neste ambiente.II) Em 400 a.C., outro grego, Empédocles, propunha que homens e animais não surgiram como indivíduos completos, mas como partes de um corpo que se juntaram ao acaso, formando criaturas estranhas e fantásticas. Algumas delas, incapazes de se reproduzir, foram extintas, enquanto outras prosperaram.III) Sabe­se que mutações neutras, ou seja, aquelas que não alteram substancialmente a atividade biológica da proteína modificada, tendem a se acumular naturalmente a intervalos de tempo longos, porém estatisticamente regulares.

a) Aponte, para cada proposição dos primeiros evolucionistas citados, Anaximandro e Empédocles, a teoria evolutiva formulada no século XIX que a ela mais se assemelha e justifique sua resposta.b) Explique a aplicação do conhecimento das estruturas primárias de um mesmo tipo de proteína, encontrada em diferentes espécies de seres vivos, em estudos evolutivos.

8. (Ufmg 2006) O tabagismo é um importante fator de alterações patológicas no pulmão ­ como o câncer e o enfisema pulmonar. Substâncias presentes no cigarro podem lesar esse órgão comprometendo seu funcionamento. Duas enzimas ­ elastase e a alfa­1­antitripsina ­ são essenciais para manter a integridade do pulmão. Analise os esquemas da figura1.a) CITE o mecanismo genético que favorece o aparecimento de indivíduos deficientes para a síntese da enzima alfa­1­antitripsina.b) Foram descritos vários alelos responsáveis por diferentes variantes enzimáticas, como, por exemplo, M (mais freqüente) seguido de S e Z. Analise a tabela da figura 2.I) DETERMINE a probabilidade de casais heterozigotos para o alelo M terem descendentes com genótipo favorável ao desenvolvimento de enfisema pulmonar. EXPLICITE o seu raciocínio.II) Suponha que há um método para detecção desses alelos na população. RESPONDA:Como os dados obtidos por esse método poderiam ser utilizados pelo Ministério da Saúde em programas de prevenção?c) É comum fumantes sentirem falta de ar ao praticarem atividades físicas. Considerando essa informação,I) CITE a estrutura pulmonar lesada nesses fumantes.II) EXPLIQUE o processo fisiológico que provoca a falta de ar nesses indivíduos.

9. (Ufrj 2009) As figuras a seguir representam três diferentes explicações para a

diversidade da vida: o criacionismo, o lamarckismo (transformismo) e o darwinismo.

Associe cada figura a uma dessas explicações. Justifique sua resposta.

10. (Ufrrj 2006) A descoberta dos antibióticos foi um dos grandes passos para a evolução da medicina no mundo. Porém, o que era para ser uma solução acabou tornando­se um problema. Hoje, encontramos bactérias, como o 'Staphylococcus aureus', que são resistentes a quase todos os tipos de antibióticos conhecidos.

Como o mecanismo associado à resistência de cepas de bactérias a antibióticos pode ser utilizado para apresentar um contraste entre as explicações do processo evolutivo desenvolvidos por Charles Darwin e Jean Baptiste Lamarck?

11. (Ufrrj 2007) Num meio de cultura com determinada quantidade de um tipo de antibiótico, um pesquisador colocou uma população de bactérias. Após um período de tempo, a maioria das bactérias morreu e as bactérias sobreviventes foram colocadas em outro meio de cultura com o mesmo tipo e quantidade de antibiótico, dando origem a linhagens resistentes a eles.

Explique o que ocorreu a partir da Teoria Darwinista da Evolução.

12. (Ufscar 2006) Evolução em ritmo acelerado ­ Pesquisadores do mundo animal têm chamado a atenção para um fenômeno curioso: há cada vez mais elefantes, principalmente na Ásia, que nascem sem as presas de marfim características dos machos da espécie. ... O processo é desencadeado pela ação predadora dos caçadores, em busca do valioso marfim...

("Veja", 10.08.2005.)

a) Que nome se dá ao mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin para explicar a evolução das espécies ao longo do tempo? Não fosse a ação dos caçadores, qual o fenótipo dos animais mais bem adaptados: presença ou ausência de presas?b) Do ponto de vista genético e evolutivo, explique por que está havendo aumento na proporção de elefantes que nascem sem as presas.

13. (Ufal 2006) Os gráficos a seguir apresentam a distribuição das características de 3 populações, antes (linha pontilhada) e depois (linha cheia) da seleção natural. Identifique qual delas sofreu seleção direcional, qual sofreu seleção estabilizadora e qual sofreu seleção diversificadora.

14. (Unicamp 2006) A biodiversidade brasileira, no que diz respeito a aranhas, pode ser ainda maior do que suspeitavam os cientistas. É o que apontam as últimas descobertas de uma equipe de pesquisadores brasileiros. Entre janeiro e julho de 2005, o grupo identificou nove espécies novas de aranha, a maioria da região amazônica. Os pesquisadores também compararam geneticamente a espécie 'Ericaella florezi' com outras do mesmo gênero e sugeriram que a especiação pode ter se iniciado com o aparecimento da Cordilheira dos Andes, há cerca de 12 milhões de anos.

(Adaptado de "Brasileiros acham nove espécies de aranha em 2005","Folha de S. Paulo", 22/08/2005. http://www1.folha.uol.com.br/folhalclenclalult306u1 3625shtml)

a) Por que o surgimento da Cordilheira dos Andes teria iniciado o processo de especiação?b) Que processos posteriores devem ter ocorrido para que essas aranhas se tornassem espécies distintas?

15. (Unicamp 2007) Os morcegos, únicos mamíferos capazes de voar, têm se adaptado ao espaço urbano e passado a viver em casas e galpões abandonados. A conseqüência imediata desse processo é o aumento do número de ataques de morcegos hematófagos ao homem e a outros animais. Esses morcegos podem transmitir a raiva quando estão contaminados pelo agente causador dessa doença.a) Indique o agente causador da raiva e explique como a doença é transmitida.b) Os morcegos exercem papéis importantes nos ecossistemas. Indique dois desses papéis.c) As asas são estruturas presentes nos morcegos, aves e insetos e são consideradas evidências do processo evolutivo. Explique por quê.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO(Puccamp 2005) Pesquisas mostram que, em modalidades que exigem bom condicionamento aeróbico, o coração do atleta dilata, pois precisa trabalhar com grande volume de sangue.Em um esforço rápido e súbito, como um saque no tênis, uma pessoa normal pode ter o pulso elevado de 70 a 100 batimentos por minuto; para um atleta pode se elevar de 60 a 120 bpm, como mostra o gráfico a seguir.

16.

Se os filhos de atletas nascessem com corações maiores que a média da população, isso seria considerado um reforço para a teoriaa) neodarwinista.b) da seleção natural.c) da sobrevivência do mais apto.d) da herança dos caracteres adquiridos.e) da luta pela reprodução diferencial.

17. (Fatec 2008) "Nos últimos 100 anos, cientistas formularam diversas teorias para explicar por que o ser humano, ao contrário dos outros grandes primatas, tornou­se bípede em determinada fase de sua evolução. Uma pesquisa divulgada recentemente lança novos subsídios para explicar as origens do bipedalismo. No estudo, cientistas de três universidades americanas, da Califórnia, do Arizona e de Washington, mostram que um fator determinante para que o homem tenha passado a andar apenas com os pés foi a necessidade de gastar menos energia, dessa forma, adaptando­se melhor ao meio ambiente."

(Adaptado de: <http://veja.abril.com.br/250707/p_104.shtml>)

O texto anterior segue a linha de pensamento proposta por:a) Charles Darwin.b) Stephen Jay Gould.c) Thomas Huxley.d) Jean­Baptiste Lamarck.e) Gregor Meestendel.

18. (Pucmg 99) Considere as duas afirmativas a seguir:

I. O rato­do­deserto vive no deserto porque seu organismo está fisiologicamente adaptado para grande economia de água.

II. O rato­do­deserto tem seu organismo fisiologicamente adaptado para grande economia de água porque vive no deserto.

Assinale a afirmativa que Lamarck defenderia, e o argumento que utilizaria:a) I, baseado nas variações favoráveis que a espécie apresenta em relação ao seu tipo de habitat.b) II, baseado na necessidade de adaptação a uma característica do habitat.c) I, baseado na seleção natural representada pelas condições do meio.d) II, baseado na observação de que os indivíduos que mais se reproduzem naquele habitat são os mais aptos a sobreviver nele.e) tanto I, quanto II, levando em consideração a seleção natural e a herança de

caracteres adquiridos.

19. (Ufc 2004) "O ambiente afeta a forma e a organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama: de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável...".

O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a idéia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.a) Seleção natural ­ Charles Darwin.b) Herança dos caracteres adquiridos ­ Jean Lamarck.c) Lei do transformismo ­ Jean Lamarck.d) Seleção artificial ­ Charles Darwin.e) Herança das características dominantes ­ Alfred Wallace.

20. (Ufrs 2007) Uma professora de biologia explicou aos seus alunos que a quantidade de enzima lactase diminui muito ao longo do desenvolvimento de indivíduos originários de povos orientais, o que impede a degradação efetiva do açúcar do leite. Uma das alunas comentou que essa diminuição de lactase deveria ser causada pelo tipo de alimentação característico dos orientais: pobre em leite e seus derivados. A professora ponderou que a aluna havia expressado uma idéia que correspondia ao pensamento dea) Darwin.b) Morgan.c) Lamarck.d) Crick.e) Mendel.

21. (Ufsm 2003) Observe o diagrama:

Segundo esse diagrama, a evolução das espécies estaria de acordo com a teoria dea) Darwin.b) Mendel.c) Lamarck.d) Malthus.e) Wallace.

22. (Unifesp 2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre cor de pele na espécie humana.

A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou­se para permitir a

produção de vitamina D.À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.

("Scientific American Brasil", vol. 6, novembro de 2002.)

Nesses dois trechos, encontram­se subjacentes idéiasa) da Teoria Sintética da Evolução.b) darwinistas.c) neodarwinistas.d) lamarckistas.e) sobre especiação.

23. (Fgv 2009) A RESPEITO DA TENDÊNCIA DAS ESPÉCIES EM FORMAR VARIEDADES E DA PERPETUAÇÃO DAS VARIEDADES E ESPÉCIES POR MEIOS NATURAIS DE SELEÇÃO.

Assim começava a leitura dos trabalhos de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, há 150 anos, na noite de 1¡. de julho de 1858, em uma reunião da Sociedade Lineana, em Londres.Desde então, muito se pesquisou sobre os mecanismos evolutivos e estabeleceu­se que a sequência de eventos que explica a mudança evolutiva da população é:a) alteração do fenótipo ë mutação ë alteração do genótipo ë seleção.b) mutação ë variabilidade de genótiposë variabilidade de fenótipos ë seleção.c) seleção ë alteração do fenótipo ë produção de novos alelos ë mutação.d) variabilidade de fenótipos ë variabilidade de genótipos ë mutação ë seleção.e) variabilidade de fenótipos ë produção de novos alelos ë seleção ë mutação.

24. (Fuvest 2009) Em 2009, comemoram­se os 150 anos da publicação da obra "A origem das espécies", de Charles Darwin.Pode­se afirmar que a história da biologia evolutiva iniciou­se com Darwin, porque ele:a) foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.b) provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.c) propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.d) demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.e) foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo.

25. (G1 ­ cftmg 2008) A única alternativa que expressa os princípios básicos do naturalista inglês Charles Darwin (1809­1882) sobre a teoria evolutiva é:a) A seleção natural dificulta a adaptação das espécies ao meio, ao longo das gerações.b) As características adquiridas por um indivíduo são transmitidas aos seus descendentes.c) Os organismos atrofiam seus órgãos por falta de uso, dificultando a passagem de gens para sua prole.d) As espécies com organizações favoráveis às condições do ambiente têm maiores chances de sobrevivência.

26. (G1 ­ cftsc 2008) A Terra abriga uma notável biodiversidade, com milhões de espécies de seres vivos vivendo nos mais variados ambientes que compõem a biosfera. A teoria da evolução tenta explicar o mecanismo que propiciou essa imensa variedade de seres vivos. Sobre esse tema, assinale a proposição VERDADEIRA:a) Segundo o darwinismo, coelhos teriam orelhas longas em resposta à frequente solicitação da audição para perceber a proximidade de predadores.b) Para que uma espécie seja considerada adaptada num certo ambiente, ela deve ter um conjunto de características morfofisiológicas estreitamente associadas com sua capacidade de sobrevivência e de reprodução.c) Tanto para Lamarck quanto para Darwin, o ambiente tinha um papel importante no processo evolutivo. Lamarck acreditava que as diferenças individuais entre os organismos de uma mesma espécie seriam selecionadas naturalmente pelo ambiente.d) As mutações e a recombinação gênica diminuem a variabilidade genética nos seres vivos.e) Muitos antibióticos perdem sua eficácia no tratamento de infecções porque os micro­organismos vão­se habituando à sua presença.

27. (Pucrs 2008) Responda a questão com base no texto e nas afirmativas a seguir.

Em 1859, Charles Darwin publicou o livro A Origem das Espécies, propondo a Teoria da Evolução e causando uma verdadeira revolução na forma como se percebia a natureza. Na época, a maior oposição à teoria de Darwin veio das igrejas cristãs, as quais defendiam a versão bíblica da origem da biodiversidade e da origem do homem. Passados quase 150 anos, a Igreja Católica já aceita oficialmente a evolução como mecanismo gerador da biodiversidade atual, incluindo o surgimento da espécie humana.

I. Trabalhos envolvendo o sequenciamento de DNA mitocondrial de pessoas de diversas etnias, amostradas em todo o mundo, permitiu concluir que todos nós apresentamos uma ancestralidade comum, originada da África há cerca de 150 mil anos.As características das diferentes etnias, como cor de pele, estatura e formato de olho se fixaram há relativamente pouco tempo.

II. A presença de melanina na pele em maiores concentrações é necessária em latitudes equatoriais não apenas para proteger o DNA das células epiteliais contra a radiação ultravioleta, reduzindo a incidência de câncer de pele, mas principalmente para diminuir a fotodecomposição do ácido fólico, o que ocasionaria graves deficiências nutricionais.

III. Uma pele com baixas concentrações de melanina é necessária em altas latitudes, nas quais a pequena exposição solar ­ devida ao uso contínuo de roupas, aos dias mais curtos no inverno e ao convívio em cavernas ­ levaria à deficiência de síntese de vitamina D e a graves carências nutricionais.

IV. Na nossa sociedade, o uso do cérebro torna­se cada vez mais intenso, em razão do fácil acesso à informação, da complexidade dos problemas contemporâneos e do uso constante de computadores.Acredita­se que, em função disso, o homem deverá apresentar cérebros maiores e mais capazes no futuro.

As afirmativas compatíveis com a Teoria Evolutiva de Charles Darwin são: a) I, II e III, apenas.b) I, II e IV, apenas.c) I, III e IV, apenas.d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III, e IV.

28. (Uepg 2008) A respeito das diferentes teorias sobre a evolução, assinale o que for correto.(01) Lamarck afirmava que as características adquiridas pelos seres vivos através do "uso" são transmitidas às novas gerações.(02) Lamarck e Darwin desenvolveram seus estudos sobre a evolução admitindo a existência de uma seleção natural.(04) Darwin sustentava que apenas os indivíduos mais fortes ou mais bem dotados para a vida sobrevivem; os menos favorecidos ou inadaptados morrem ou migram.(08) Segundo Thomas Malthus, as populações crescem em progressão aritmética, enquanto as reservas alimentares crescem em progressão geométrica.(16) As teorias da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos e da seleção natural foram propostas, respectivamente, por Darwin e Lamarck.

29. (Uepg 2008) Com relação ao conceito de evolução dentro do campo da Biologia, assinale o que for correto.(01) As mudanças que as espécies sofrem por evolução sempre as tornam mais aptas a sobreviver em seu ambiente.(02) Órgãos vestigiais constituem evidências anatômicas da evolução. São estruturas que não desempenham nenhuma função no organismo atual, mas que são homólogas a órgãos importantes de outras espécies.(04) Constituem evidências evolutivas o estudo da anatomia e embriologia comparada, o estudo dos fósseis e o estudo da bioquímica comparada.(08) Órgãos da mesma origem evolutiva que desempenham funções diferentes são denominados análogos.

30. (Ufpel 2007) Antigamente creditava­se a uma divindade o surgimento dos seres vivos, o que ficou conhecido como Criacionismo, crença que persiste entre membros de muitas religiões. Posteriormente surgiu o Fixismo, defendendo o princípio da imutabilidade das espécies, ou seja, que os seres vivos não se modificavam ao longo do tempo. Já no século XVIII, o biólogo francês Buffon e sua equipe de colaboradores escreveram uma obra chamada "Histoire Naturalle", na qual reuniram todo o conhecimento biológico da época. Em 1809 o biólogo Jean­Baptista Antoine de Monet foi um dos primeiros defensores do Transformismo, segundo a qual os seres vivos modificavam­se através dos tempos, em contraposição ao Fixismo. Posteriormente, em 1859, Charles Robert Darwin expôs, em seu livro "Origem das Espécies", suas idéias a respeito do mecanismo da transformação das espécies, base da moderna teoria da Teoria da Seleção Natural.

Como base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmações.I. Os seres vivos produzem muitos descendentes, mas poucos chegam à fase adulta para reproduzir­se, por isso o número de indivíduos de cada espécie se mantém constante ao longo das gerações.II. As serpentes evoluíram de ancestrais que possuíam pernas muito curtas; quando, em determinada época, aconteceram mudanças radicais no ambiente, esses animais tiveram necessidade de modificar­se para se adaptar às novas condições e desenvolver o hábito de rastejar.III. Somente os indivíduos mais aptos sobrevivem, porque são mais adaptados às condições ambientais de modo que cada geração aprimora o grau de adaptação conseguido por seus ancestrais.IV. Quando novas necessidades se apresentam a um indivíduo, sua organização estrutural se altera de modo a torná­lo mais adaptado ao novo modo de vida. Assim os órgãos corporais se desenvolvem pelo uso da musculatura, ou atrofiam se pouco

utilizados.

As afirmações anteriores podem ser creditadas, respectivamente, aa) Darwin ­ Lamarck ­ Buffon ­ Lamarckb) Darwin ­ Lamarck ­ Darwin ­ Lamarckc) Lamarck ­ Buffon ­ Darwin ­ Darwind) Lamarck ­ Darwin ­ Darwin ­ Lamarcke) Lamarck ­ Darwin ­ Buffon ­ Darwin

31. (Ufpr 2006) A seleção natural é um dos principais fatores responsáveis pela evolução, juntamente com a mutação, a deriva genética e a migração genética. Para que a seleção natural ocorra em uma população, é imprescindível que haja:a) diversidade da composição genética dos indivíduos da população.b) alteração do meio ambiente, propiciando o favorecimento de alguns indivíduos da população.c) informações genéticas anômalas que produzam doenças quando em homozigose.d) disputa entre os indivíduos, com a morte dos menos aptos.e) mutação em taxa compatível com as exigências ambientais.

32. (Ufsc 2008) Jean­Baptiste Antoine de Monet (1744­1829), também chamado Jean­Baptiste Lamarck, e Charles Darwin (1809­1882) deram importante contribuição para o pensamento evolucionista. Sobre suas idéias, é CORRETO afirmar que:

(01) Lamarck acreditava que a adaptação dos seres vivos ao ambiente era resultado de modificações lentas e graduais ao longo de inúmeras gerações. (02) de acordo com Darwin, os indivíduos sofrem mutações com o propósito de melhor se adaptarem ao meio em que vivem, e assim deixarem descendentes mais bem adaptados.(04) de acordo com Lamarck, o uso freqüente e repetido de um órgão o fortalece, enquanto o desuso de tal órgão o enfraquece, processo que atualmente é conhecido como evolução divergente.(08) Darwin apresentou as observações de fósseis das ilhas Galápagos em defesa de suas idéias.

33. (Ufscar 2008) O Museu de Arte de São Paulo recebeu neste ano a mostra sobre o naturalista inglês Charles Darwin, que propôs no século XIX um mecanismo para explicar a evolução das espécies. Esse mecanismo é aa) seleção estabilizadora, que tende a promover o controle do tamanho das populações e melhor utilização dos recursos do ambiente.b) seleção sexual, que se baseia na semelhança entre os indivíduos da mesma espécie, o que promove o sucesso reprodutivo e crescimento populacional.c) seleção natural, que pressupõe a existência de variação entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas têm maiores chances de sobrevivência e reprodução.d) lei do mais apto, que se baseia na existência de indivíduos mais competitivos com melhor desempenho na obtenção de recursos do ambiente.e) seleção natural, que se baseia na existência de um grande número de indivíduos semelhantes entre si, que integram uma mesma espécie e que são igualmente aptos ao sucesso reprodutivo.

34. (Unifesp 2008) Nas figuras, as mudanças de cores nas esferas simbolizam a aquisição de novas características nas espécies ao longo do tempo.

As figuras que representam, respectivamente, a teoria criacionista, a transformista (Lamarck) e a darwinista são:a) I, II e III.b) I, III e II.c) II, I e III.d) II, III e I.e) III, II e I.

35. (Enem 2007) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

36. (Fgv 2008) "Assim, a forma do corpo e os membros em forma de barbatanas são caracteres puramente semelhantes quando se compara a baleia com os peixes, porque constituem, nas duas classes, uma adaptação especial em virtude do modo de locomoção aquática."

(Charles Darwin, in "A origem das Espécies")

No trecho acima, ao comparar os caracteres citados, Darwin está se referindo a uma situação hoje conhecida pora) convergência adaptativa, resultante da ação da seleção natural em ambientes com as mesmas características.b) convergência adaptativa, resultante da ação da seleção natural em ambientes com características distintas.c) divergência adaptativa, resultante da ação da seleção natural em ambientes com as mesmas características.d) divergência adaptativa, resultante da ação da seleção natural em ambientes com características distintas.e) irradiação adaptativa, resultante da competição entre diferentes espécies em um dado ambiente.

37. (G1 ­ cftce 2008) A teoria sintética da evolução ou neodarwinismo foi formulada,

tomando como base as noções de Darwin acerca da seleção natural e incorporando noções de Genética. São fatores considerados nessa teoria:a) mutação gênica e recombinação genéticab) seleção natural e uso ou desusoc) recombinação gênica e transmissão de caracteres adquiridosd) uso ou desuso e transmissão de caracteres adquiridos e) sobrevivência dos mais aptos e transmissão de caracteres adquiridos

38. (G1 ­ utfpr 2007) A Teoria Sintética da Evolução é:a) um outro nome da teoria de Darwin.b) um outro nome da teoria de Lamarck.c) uma mistura das teorias de Darwin e Lamarck.d) um desenvolvimento da teoria de Darwin, incluindo conceitos mais recentes. e) um desenvolvimento das teorias de Darwin e de Lamarck, excluindo delas os conceitos conflitantes.

39. (Pucmg 2009) A evolução biológica poderia ser definida simplesmente como "descendência com modificação". A hipótese básica da teoria evolucionista é que os organismos vivos de hoje são formas modificadas dos seus ancestrais, tendo sido selecionados por acaso ou por valor adaptativo. Assim a anatomia e a fisiologia comparadas podem fornecer evidências da evolução da vida na Terra.

Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar:a) Estruturas homólogas são aquelas que, apesar de desempenharem funções diferentes, apresentam estrutura semelhante e a mesma posição relativa no organismo, indicando mesma origem embriológica e ancestralidade comum.b) Estruturas que desempenham função similar, mas têm origem embrionária e estrutura anatômica diferentes são produzidas por um processo de divergência adaptativa.c) A deriva genética produz oscilação das frequências gênicas, principalmente em populações pequenas e isoladas, e independe da seleção natural.d) Os ossos da asa dos pássaros, da pata dianteira do cavalo e da nadadeira da baleia são semelhantes e com mesma origem embrionária, tendo sido selecionados por divergência adaptativa.

40. (Uece 2008) "Quando os ancestrais humanos foram para as savanas africanas, passaram a correr longas distâncias em pleno sol tropical. Os músculos em grande atividade esquentam o corpo. Indivíduos com cérebro grande e maior número de glândulas sudoríparas ­ e, consequentemente, menos pêlos ­ estavam melhor adaptados a esse ambiente."

(Nina G. Jablonski, "Revista Galileu", outubro de 2007).

Esse texto apresenta, em sua idéia central, informações que concordam coma) a idéia da transmissão dos caracteres adquiridos e da recombinação gênica.b) os conceitos de seleção natural e especiação.c) os princípios da seleção natural e da recombinação gênica.d) os conceitos de convergência adaptativa e caracteres adquiridos.

41. (Uel 2008) As barreiras geográficas interrompem o fluxo gênico, permitindo que duas populações separadas tomem caminhos evolutivos diferentes na medida em que os agentes seletivos atuantes são diferentes em ambientes diferentes. Acidentes naturais como montanhas e rios podem funcionar como barreiras geográficas, separando populações de mesma espécie que antes viviam juntas no mesmo espaço. Se essas populações se mantiverem isoladas por muito tempo, este tipo de evento pode levar a

um processo conhecido comoa) pangênese.b) seleção natural.c) panmixia.d) especiação.e) deriva genética.

42. (Uel 2008) "Com relação aos processos de evolução que atuam numa linha evolutiva de organismos que estão variando através dos tempos, Stebbins (1970) comparou estes processos com um automóvel percorrendo uma estrada."

(RAMALHO, M., BOSCO DOS SANTOS, J., PINTO, C. B. "Genética na Agropecuária". 2. ed. Lavras: UFLA, 2a ed. 2000. p. 346.)

Com base nos conhecimentos sobre evolução, analise as afirmativas a seguir:

I. A mutação corresponde ao motor do automóvel, pois é uma das fontes de variação genética, que é essencial para a progressão contínua da melhoria das espécies, sobre a qual a seleção exerce sua ação.II. A recombinação genética corresponde ao combustível, atuando pela mistura de genes e cromossomos, que ocorre durante o ciclo sexuado, fornecendo a variabilidade sobre a qual o fluxo gênico e a deriva genética exercem a sua ação.III. A seleção natural que dirige a variabilidade genética para a adaptação do ambiente pode ser comparada ao motorista do veículo. Juntas, seleção e recombinação podem ser comparadas ao câmbio e ao acelerador do automóvel.IV. O isolamento reprodutivo tem efeito canalizador semelhante à estrada que, com seus limites e sinalizações impostos sobre o motorista, permite a movimentação de vários veículos na mesma direção e ao mesmo tempo.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.a) I e IV.b) II e III.c) III e IV.d) I, II e III.e) I, II e IV.

43. (Uerj 2008) Recentemente, pesquisadores do University College de Londres, analisando o DNA de esqueletos de seres humanos que viveram na Europa no período neolítico, mostraram que esses primeiros europeus não possuíam o gene da lactase, enzima necessária à eficiente digestão do leite.O surgimento, ao acaso, desse gene representou uma característica competitiva altamente vantajosa para a espécie, aumentando sua freqüência na população.

Essa hipótese é um exemplo da proposição transformista denominada:a) Mendelismob) Criacionismoc) Lamarckismod) Neodarwinismo

44. (Ufal 2007) Ao longo do desenvolvimento da agricultura algumas espécies foram geneticamente melhoradas num processo seletivo conduzido pelo homem. Em populações naturais, a seleção promove a adaptação às condições ambientais. Nos dois casos, o processo seletivo atua desde que hajaa) endogamia.

b) nichos ecológicos amplos.c) variabilidade genética.d) partenogênese.e) isolamento reprodutivo.

45. (Ufpa 2008) Na figura a seguir é mostrada parte da variabilidade existente na população humana.

A respeito dessa variabilidade, considere os mecanismos genéticos referidos a seguir:

I. mutação gênica (alterações de bases nitrogenadas do DNA) responsável pelo surgimento de novos alelos.II. seleção natural responsável pelo surgimento de genes dominantes.III. recombinação gênica decorrente da segregação independente de cromossomos homólogos e de permuta ("crossing over") na meiose I.

A alternativa que identifica o(s) principal(ais) mecanismo(s) responsável(eis) pelo surgimento dessa variabilidade da população humana éa) I somenteb) II somentec) I e IId) I e IIIe) II e III

46. (Ufrgs 2008) "Os genes que determinam a cor da pele de uma pessoa são uma parte ínfima do conjunto genético humano ­ apenas seis dos cerca de 22.000 que possuímos", diz a geneticista Maria Catira Bortolini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Adaptado de: "Veja", ano 40, n. 22, p. 88, 06 jun. 2007.

Considere as seguintes afirmações sobre a variabilidade encontrada na espécie humana.

I ­ Grupos humanos de mesma origem geográfica podem apresentar mais variação genética que grupos de diferentes origens geográficas.II ­ Na África, a pele escura dos humanos foi selecionada porque os protegia da radiação ultravioleta do sol.III ­ A migração dos humanos para o norte da Europa induziu o surgimento de mutantes de pele clara, para que houvesse melhor aproveitamento da pequena insolação na síntese de vitamina D.

Quais estão corretas, de acordo com a teoria sintética da evolução?a) Apenas I.b) Apenas III.

c) Apenas I e II.d) Apenas II e III.e) I, II e III.

47. (Ufrrj 2007) A seleção natural foi o mecanismo apresentado por Charles Darwin para explicar o processo de fixação de novas características, ao longo do processo evolutivo, entre os organismos vivos. Com base neste mecanismo podemos, por exemplo, inferir que:a) As girafas possuem um pescoço longo para se alimentar das folhas mais altas das árvores.b) Mutações que garantem resistência de bactérias a antibióticos já se encontram presentes entre bactérias no momento da administração de tais antibióticos.c) Por serem unicelulares, as bactérias são evidências de que a evolução não ocorreu nestes organismos.d) A herança de caracteres adquiridos continua explicando parte das características dos organismos vivos.e) A descoberta das moléculas de ADN tornou a explicação da evolução através da seleção natural desnecessária.

48. (Ufsm 2008) A grande biodiversidade do Brasil ocorre devido à existência de muitas espécies de animais e vegetais que foram trazidas de "outros lugares" e aqui se estabeleceram. A respeito dos fatores evolutivos, pode­se afirmar que

I ­ a mutação gênica é uma alteração hereditária do DNA original.II ­ a recombinação gênica nos eucariotos ocorre por dois processos, um deles é a segregação independente dos cromossomos durante a meiose.III ­ a seleção natural permite que os indivíduos mais "aptos" a um determinado ambiente tenham mais chance de sobrevivência.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)a) I apenas.b) I e II apenas.c) II apenas.d) III apenas.e) I, II e III.

49. (Unifesp 2009) Considere as seguintes proposições:

I. Os mais fortes sobrevivem independentemente da situação e do ambiente.II. A seleção natural visa ao aperfeiçoamento da espécie e sua adaptação ao meio.III. Não é possível compreender adaptação desvinculada de informações sobre o ambiente e a descendência.

Segundo os princípios do darwinismo e da teoria sintética da evolução, está correto o que se afirma ema) I, apenas.b) II, apenas.c) III, apenas.d) I e II, apenas.e) I, II e III.

50. (Ufal 2006) Desde o surgimento dos primeiros organismos vivos no planeta Terra estes têm sofrido alterações que, paulatinamente, deram origem à grande diversidade

de seres vivos dos dias atuais. O estudo dessas alterações levou ao estabelecimento de diversas teorias que procuram explicar o fenômeno da evolução por meio de vários mecanismos, alguns aceitos e outros não.( ) O planeta Terra deve ter se originado há 4,5 bilhões de anos, tendo os primeiros organismos vivos sido procarióticos. Os seres eucarióticos só devem ter surgido há 1,5 bilhão de anos. Durante a evolução dos organismos surgiram diversos fenômenos biológicos segundo a seqüência:fermentação ë fotossíntese ë respiração aeróbica( ) Um pesquisador cortou a cauda de ratos durante várias gerações e os ratos continuaram a nascer com a cauda. Esse experimento demonstra que uma das leis criadas por Lamarck para explicar a evolução dos seres vivos estava correta.( ) Na teoria sintética da evolução considera­se que os fatores evolutivos promovem alterações nas freqüências gênicas. Os fatores evolutivos aceitos por essa teoria são as mutações gênicas e cromossômicas, além da oscilação genética. Os fatores não aceitos são a seleção natural e a migração.( ) Numa população em equilíbrio, em que os casamentos ocorrem ao acaso e a freqüência dos alelos "A" e "a" é de 0,5 para cada um, a probabilidade de se encontrar indivíduos "AA", "Aa" e "aa" é, respectivamente: 0,4; 0,3 e 0,3.( ) O desenvolvimento de mecanismos que determinam o isolamento reprodutivo é fundamental para a especiação. Tais mecanismos impedem o cruzamento entre indivíduos simpátricos.

GABARITO

1. a) Darwinismo ou Neodarwinismo, ou seja, seleção de linhagens de bactérias resistentes.

b) Restrição e controle do uso de antibióticos e evitar a automedicação.

2. a) Mutações e seleção natural.

b) As mutações geram variabilidade, sobre a qual agirá a seleção natural.

3. a) Redução de espaço e, portanto, de recursos disponíveis.Diminuição de variabilidade genética.Diminuição do fluxo de genes nas populações. Aumento do efeito de borda.

b) III. Além de poucos indivíduos, estes são de espécies diferentes, o que não permite a descendência fértil.

c)I) Seleção natural.

II) A população selecionada pelo meio é mais adaptada ao ambiente, portanto deixa maior número de descendentes. Os organismos menos adpatados foram eliminados.

d) Desmatamento e queimadas; caça e comércio ilegal de animais silvestres.

4. A interpretação é lamarckista, pois sugere que o animal se modifique para se adaptar às mudanças ambientais.

5. a) Segundo Lamarck, as girafas primitivas, de pescoço curto, forçadas a procurar

alimento em árvores altas (uso e desuso), sofreram, ao longo das gerações, um aumento no comprimento do pescoço, chegando ao tamanho atual.

b) Para Darwin, haveria inicialmente girafas com tamanhos variados de pescoço, todas buscando alimento nas árvores. Por meio da seleção natural, teria ocorrido a sobrevivência apenas dos animais com pescoços maiores.

6. a) Seleção sexual é o mecanismo de seleção natural pelo qual a fêmea de uma espécie escolhe durante o acasalamento um macho (ou vice­versa) com determinadas características.

b) Em drosófilas, machos de olhos brancos têm menores oportunidades de reprodução do que machos selvagens, de olhos vermelhos, que são preferidos pelas fêmeas. Outros exemplos: Em aves (pavão), macacos e leão.

7. a) A proposição de Anaximandro pode ser genericamente comparável à de Lamarck: os órgãos e estruturas dos seres vivos se desenvolvem ou se atrofiam em função da influência ambiental e do uso ou desuso desses órgãos. A proposição de Empédocles antecipou os princípios fundamentais da teoria da seleção natural de Darwin: ocorrem alterações nos seres vivos, mas apenas os organismos modificados que são mais aptos sobrevivem e se reproduzem.

b) Uma maior ou menor diferença entre as estruturas primárias de um tipo de proteína encontrada em várias espécies indicam um maior ou menor número de mutações ocorridas. A quantidade de mutações, por sua vez, é proporcional ao tempo decorrido desde que tais espécies se originaram de um ancestral comum.

8. a) Mutações.

b)I) MZ × MZMM MZ MZ ZZ1/4 ou 25%

II) Populações que apresenrtam porcentagens elevadas de alelos S e Z deveriam ser aconselhadas a definitivamente não fumar, pois teriam grandes possibilidades de desenvolver enfisema pulmonar.

c)I) Alvéolos pulmonares.

II) A hematose fica prejudicada, ou seja, as trocas gasosas ocorrem de maneira ineficiente nos alvéolos pulmonares.

9. A = Darwinismo. Ao longo do tempo, a diversificação das espécies ocorreu a partir de um ancestral comum.B = Lamarckismo. A vida surge sistematicamente e se transforma com o passar do tempo. A diversidade de espécies atual é o resultado de várias linhagens que surgiram em momentos diferentes e tiveram tempos diferentes para sofrer transformações.C = Criacionismo. As espécies são criadas em um determinado momento e não se transformam ao longo do tempo.

10. As duas explicações (seleção natural e transmissão de caracteres adquiridos) diferem

essencialmente com referência ao tempo de aparecimento das mudanças evolutivas. Para Lamarck, as mudanças surgem como resposta ao estímulo ou meio.Para Darwin, as mudanças surgem ao acaso e, quando a população é exposta a novidade ou mudança no meio, os indivíduos que já apresentam as mudanças sobrevivem e são capazes de deixar descendentes férteis. Se adotarmos a explicação darwiniana, com seleção natural, diríamos que, entre as bactérias, deve existir aquelas que já apresentam resistência ao antibiótico. Desta forma, quando o antibiótico é aplicado, as não resistentes são eliminadas, restando apenas as formas resistentes, que, então, se multiplicam e continuam a causar a infecção.Seguindo­se o modelo proposto por Lamarck, teríamos que admitir que, ao entrar em contato com o antibiótico, as bactérias desenvolveram a resistência e puderam, assim, sobreviver.

11. O antibiótico agiu como selecionador, e as bactérias que já possuíam características genéticas que se expressavam na resistência ao antibiótico sobreviveram.Antes da aplicação do antibiótico, já existiam bactérias resistentes. Essas bactérias sobreviveram e se reproduziram, gerando uma população formada apenas por bactérias resistentes. O antibiótico serviu então como fator de seleção natural da resistência ao antibiótico.

12. a) Seleção natural. A presença de presas seria o fenótipo favorável selecionado pelo meio.

b) Trata­se de seleção artificial provocada pelos caçadores. Estes provocam a diminuição da população de animais com presas, conseqüentemente devem nascer menor número de animais sem presas.

13. I ­ Seleção estabilizadoraII ­ Seleção direcionalIII ­ Seleção diversificadora

14. a) Ocorreu o isolamento geográfico, evento que inicia o processo de especiação.

b) Mutações e recombinações gênicas selecionadas pelo meio, provocando o isolamento reprodutivo.

15. a) Vírus, transmitido pela saliva de organismos contaminados.

b) Predadores de insetos, portanto, controle populacional e dispersores de sementes.

c) A origem embrionária de asas de aves e morcegos diferem de origem de asas de insetos. A função é a mesma, no caso, demonstrando uma convergência adaptativa.

16. [D]

17. [D]

18. [B]

19. [C]

20. [C]

21. [C]

22. [D]

23. [B]

24. [C]

25. [D]

26. [B]

27. [A]

28. 1 + 4 = 5

29. 2 + 4 = 6

30. [B]

31. [A]

32. 1

33. [C]

34. [C]

35. [B]

36. [A]

37. [A]

38. [D]

39. [C]

40. [B]

41. [D]

42. [C]

43. [D]

44. [C]

45. [D]

46. [C]

47. [B]

48. [E]

49. [C]

50. V F F F V