rolagem manual – use o “mouse” este é o último dos seis artigos enumerados em nossa...

12
ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSEEste é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica- introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada neste site na entrada Textos, para registrar informações pesquisadas sobre Ciência Iniciática das Idades - Ciência dos Deuses.

Upload: thomas-costa-de-sa

Post on 07-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE”

Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada neste site na entrada Textos, para registrar informações

pesquisadas sobre Ciência Iniciática das Idades - Ciência dos Deuses.

Page 2: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

Em nosso primeiro artigo dessa série ,“O que é o Oculto”, esclarecemos que o termo OCULTO refere-se aos mundos invisíveis, que nossos sentidos não conseguem percebê-los e em grande parte, ainda, não percebidos nem pelos super sensores desenvolvidos pela moderna tecnologia.

No segundo artigo, esclarecemos que Ciência Iniciática das Idades é a sabedoria dos deuses, transmitida aos homens no caminhar das eras e que tem como objeto o Oculto. Acrescentamos, ainda, que essa ciência tem como uma de suas características a utilização de linguagem simbólica .

No terceiro artigo, enunciamos a Premissa Básica da Ciência Iniciática das Idades:parte do princípio de que: “O VISÌVEL É MANIFESTAÇÃO DO INVISÍVEL” e, assim, determina o Invisível pelo Visível, a Idéia pela Forma.

Utiliza símbolos para exprimir suas idéias, ou seja: a expressão do invisível é a idéia, e a forma, o símbolo.

No quarto capítulo, frisamos que as formas de registro variam de acordo com o desenvolvimento tecnológico e que hoje, temos como uma das formas de registro, o filme.

Page 3: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

Neste último artigo, vamos ilustrar com o filme de Wat Disney “Branca de Neve e os Sete Anões “ que, tanto quanto o conto, são registros em criativa forma, para divulgar a sabedoria divina.

Então, tentaremos identificar quais conhecimentos dos mundos invisíveis, conhecimento do oculto, estão expressos no visível do filme.

Muito da interpretação que apresentaremos, foi extraída do artigo do Professor Henrique José de Souza, “Em Torno da Branca de Neve e os Sete Anões “– publicado na revista Dhãranã - N° 7 de 1979.

Por considerarmos o filme como de conhecimento da maioria, vamos poupar o leitor da narrativa sobre o mesmo, entretanto algumas vezes recordaremos algumas cenas para interpretar e identificar qual conhecimento dos mundos invisíveis está expresso na cena visível do filme.

Nossa ilustração será apresentada em duas partes: a primeira onde apresentaremos os personagens e os elementos principais;, e a segunda parte onde identificaremos os conhecimentos do oculto, simbolizados pelos personagens, elementos , ou cenas do filme.

Page 4: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

PERSONAGENS: Branca de Neve; Rainha Madrasta; Fiel Caçador; Sete Anões; e o Príncipe.

ELEMENTOS: Espelho Mágico; Floresta Negra; Animais e Aves da Floresta; Mina de Diamantes; Ferramentas dos Anões; e Maçã Envenenada.

O OCULTO NO FILME DE WALT DISNEYO professor Henrique José de Souza, no seu artigo “Em Torno da Branca de Neve e os Sete Anões”, afirma que o título do filme bem que poderia ser: “Branca de Neve e os Sete Gnomos”, pois os Anões representam os elementais das minas, ou da terra, que são os Gnomos.

Acrescenta que o termo Gnomo deriva do sânscrito GNAIN dos quais derivou JINA e GÊNIO.

Gnomo, ou Espírito da Natureza ou Elemental da Terra, guardião e mantenedor das florestas, dos campos das minas, do solo, enfim da terra.

A POLARIDADE DO BRANCO E O NEGRO Branca de Neve na sua alvura imaculada representa a Branca ou Proveitosa Magia, que é a Sabedoria dos Deuses.

Page 5: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

A Rainha Madrasta , que transforma-se em Bruxa com suas vestes negras, representa a Magia Negra, ou da humana ignorância sobre as coisas superiores ou divinas.

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES Podem estar a nos revelar, que num mundo paralelo e invisível existe outra hierarquia , diferente da humana, e responsável pela construção e manutenção dos universos. Deus o Arquiteto; Devas,os Mestres de Obras; e os Elementais da Natureza, os Operários. Branca de Neve simboliza os Devas e os Anões, os Elementais.

ESPELHO MÁGICO: Representa a Consciência que, com a voz da razão, responde contrariamente aos desejos inferiores da Rainha Madrasta.

FIEL CAÇADOR COMPADECE-SE DE BRANCA DE NEVENa cena em que o fiel caçador, depois de levar Branca de Neve até o início da floresta, tenta apunhalá-la pelas costas, mas compadece-se e implora, que ela fuja pela floresta para muito distante, poderíamos identificar a Luta entre o Bem e o Mal.

Page 6: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

A parte espiritual que faltava à Rainha se manifesta no Caçador. O Bem venceu o Mal.

A FUGA PELA FLORESTA Nas trevas das noites na floresta, Branca de Neve sofre horrores com as formas tenebrosas, formadas pelos elementos da floresta. Até o brilho dos olhos dos animais a apavora.

Desesperada atira-se ao solo e adormece.

Ao acordar, rodeada de animais e pássaros, percebe: foi o medo que a assustou.

Pergunta onde poderia dormir, e os animais a conduzem à casa dos Sete Anões.

Identificamos nessa sequência de cenas, como as formas–pensamentos, construídas por nossas emoções e pensamentos mais grosseiros, podem nos atormentar. Diz, ainda, que, no caso, a própria Branca de Neve concluiu, que fora um dos Quatro Gigantes da Alma, o Medo, que a fizera transformar os elementos da floresta e o brilho do olhar dos animais em monstros. Mas, a luz do raiar do dia, o seu despertar, e sua harmonia com a floresta e os animais, que a rodeavam, trouxeram-lhe a compreensão.

A luz do saber nos livra dos pesadelos, criados pelas trevas da noite da ignorância.

Page 7: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

OS SETE ANÕES: Um dos ramos da Ciência do Oculto é o estudo da constituição do homem. Sobre nós, ela afirma, que o arquétipo criado por Deus constitui-se de Sete Princípios. Nosso itinerário evolutivo seria a realização desses princípios.

Ao realizarmos esses princípios, chamados Vestes, nos transformamos em luz e retornamos à Casa do Pai.

Aos sete Anões corresponde cada uma das cores e a união das cores é o branco – a Branca de Neve. Ocultamente, em vez das sete cores, as sete Vestes que, quando realizadas, reúnem-se para transformar-se em luz , o Espírito, - Branca de Neve.

O desenvolvimento desses sete princípios está representado, pelo trabalho cotidiano dos sete anões que, com suas ferramentas (enxadas, pás, picaretas), todas em forma do número 7, escavam os mundos interiores, para dele extrair suas riquezas, o “OURO FILOSOFAL”, a VERDADE.

Nos anões e suas ferramentas, identificamos o CABALÍSTICO NÚMERO SETE: os Sete Planos Cósmicos ;

os Sete Princípios para a Evolução Humana, ou as Sete Vestes;

Page 8: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

o Sétimo Dia da Queda das Muralhas de Jericó, após o exército israelita dar sete voltas em torno da mesma;

os Sete Dias da Semana;

os Sete Pecados Capitais;

as Sete Chagas.

A MAÇÃ ENVENENADA: Simboliza o grosseiro véu da matéria, que oculta e adormece o verdadeiro Homem , despertado gradativamente pelo desenvolvimento de suas Sete Vestes Ocultas.

CENA FINAL DO FILMEOs anões, depois de serem avisados pelos animais para retornarem para casa, encontram Branca de Neve como morta, pelos efeitos da maçã envenenada. Entretanto, não tiveram coragem de enterrá-la, devido sua extraordinária beleza.

Page 9: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

A cena final do filme pertence a outro conto “A Bela Adormecida” que, neste objeto de o nosso estudo, está representada pela Branca de Neve. Simboliza a Humanidade envolta pelos grosseiros véus da Matéria, que só desperta, quando o Hálito Divino bafeja e ressuscita o Espírito, adormecido e preso nas celas da Matéria. O misterioso Príncipe é quem representa esse Hálito Divino.

Construíram esquife de ouro e cristal e a velaram por todos os dias.

O Príncipe, que nunca deixara de procurar a Princesa, soube sobre uma linda jovem adormecida num esquife na floresta.

O Príncipe cavalga ao destino indicado, encontra a jovem, reconhece seu amor, a beija e a desperta daquele sono da morte.

Branca de Neve despede-se dos anões e é levada pelo Príncipe para o seu castelo dourado, onde viverão felizes .

Page 10: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

AXIOMAS E PRINCÍPIOS DA CIÊNMCIA DO OCULTOUm importante axioma muito utilizado no estudo da ciência dos deuses é: “DEUS É UNO EM ESSÊNCIA, TRINO EM MANIFESTAÇÃO E SÉTUPLO EM EVOLUÇÃO”

O Avatara Hermés deixou um conjunto de princípios, entre os quais destaca-se o da Correspondência: “ O QUE ESTÁ EM CIMA É COMO O QUE ESTÁ EM BAIXO E O QUE ESTÁ EM BAIXO É COMO O QUE ESTÁ EM CIMA”.

Com relação a nós humanos, algumas tradições religiosas confirmam este princípio, afirmando: “O HOMEM É IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS”.

Assim, o homem é uno em essência, trino em manifestação e sétuplo em evolução.A parte divina no homem manifesta-se em três corpos: Espírito, Alma e Físico e tem como itinerário evolutivo a evolução dos sete princípios do Arquétipo Divino, que corresponde as Vestes: Veste Física Densa; Veste Vital; Veste Astral; Veste Mental Concreta; Veste Mental Abstrata; Veste Búdica; e Veste Atmíca.

SIGNIFADO VERBETE EVOLUÇÃONão só recorremos ao esoterismo como, também, aos dicionários.

Page 11: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

DOS DICIONÁRIOS:Significado Genéricoprogresso paulatino e contínuo a partir de um estado inferior, ou simples para um superior, mais complexo, ou melhor; Significado em Biologia processo pelo qual, através de uma série de alterações gradativas, a partir de um estado rudimentar, todo organismo vivo, ou grupo de organismos adquire os caracteres morfológicos ou fisiológicos que o distinguem.

CONCEITO ESOTÉRICOEvolução é o processo pelo qual, através de uma série de alterações gradativas, a centelha divina, manifestada como energia, adquire consciência nos diversos planos do universo , por meio de veículos compatíveis com a densidade da matéria desses planos.

PROFESSOR HENRIQUE JOSÉ DE SOUZA: Transformação de Vida Energia em Vida Consciência.

INTENSÃO OCULTA DE WALT DISNEYAcreditamos que a obra de Walt Disney o imortalizou e, ainda, por ser ele um estudioso e pesquisador da Ciência do Oculto. alguns de seus filmes têm a intenção de divulgá-la por meio da linguagem simbólica, como ilustrado neste artigo.

Page 12: ROLAGEM MANUAL – USE O “MOUSE” Este é o último dos seis artigos enumerados em nossa crônica-introdução “Tesouro Achado, Tesouro Compartilhado”, publicada

CONCLUSÃO:Foi nossa intenção, se bem que um tanto pretensiosa, com a série dos seis artigos publicados nesse espaço cooperativo e democrático, esclarecer sobre a ciência dos deuses: seu objeto; seus enunciadores; premissa básica e linguagem utilizada; formas de registro; e agentes de transmissão.

Procuramos com a lenda do “Teseu e o Minotauro” e com o filme “Branca de Neve e os Sete Anões” exemplificar exercícios de busca na linguagem simbólica visível, ou seja, nas formas, o invisível das idéias, ou seja o conhecimento iniciático das idades.

FONTES: Artigo “Em torno da Branca de Neve e os Sete Anões” do Professor Henrique José de Souza - Revista Dharãnã n/ 7 de 1979 ; Devas e Elementais – Geoffrey Hodson; e Natureza Secreta do Homem - Vários Instrutores da SBE

IMAGENS: img.terra.com.br; confrariadecinema.com.br; malvadas.com.br; e planetadisney.blogspot.com.

MÚSICA: Ave Maria – Johan Sebastian Bach.